• Nenhum resultado encontrado

Programa de Unidade Curricular

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de Unidade Curricular"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

0x08 graphic

Programa de Unidade Curricular

Faculdade de Arquitectura e Artes

Mestrado Integrado em Arquitectura

Unidade Curricular : PROJECTO III – Recuperação Arqcª e Urbana

Planeamento Urbano

Semestres: 9º e 10º

Nº ECTS: 41

Regente:

Professor Doutor Peixoto Alves

Assistentes:

Assistente Mestre Maria Tavares; Assistente Teresa Pinto; Assistente Maria do Carmo

Pereira

Carga Horária Lectiva Semanal :

Aulas Teóricas:

Aulas Teórico-práticas: 18

horas

Orientação Tutorial:

Língua de Ensino: Português

Objectivos:

Despoletar uma reflexão sobre o território, a cidade, o objecto arquitectónico, o desenvolvimento sustentado e a interacção entre todos estes vectores e a inovação enquanto factor indutor de vectores de competitividade territorial.

Fazer a síntese do Know how adquirido, operacionalizando-o por forma a dar resposta a uma encomenda de tipo “profissional”, sob a forma de trabalho de fim de curso.

Levar o aluno à integração de temáticas actuais como a mobilidade global e a dimensão inclusiva da arquitectura, o paradigma comunicacional e a sua tradução territorial e arquitectónica.

Competências a adquirir:

0. Capacidade de criar obras arquitectónicas como um fenómeno multi-dimensional, tendo em conta as funções dos edifícios, bem como o contexto em que se inserem. 1. Conhecimento da Arquitectura como fenómeno cultural, tendo em conta as condições históricas, geográficas (físicas e sociais) e tecnológicas.

(2)

2. Conhecimento da Arquitectura como fenómeno profissional, tendo em conta a gestão e os códigos profissionais.

3. Conhecimento da Arquitectura como fenómeno científico, tendo em conta as fontes, a importância, a validade e a utilização, os métodos e técnicas de investigação no campo das ciências sociais, da cultura e das tecnologias, bem como os métodos e técnicas de concepção arquitectónica e urbanística.

4. Conhecimento da Arquitectura como fenómeno artístico, encarando a Arquitectura como uma das Belas Artes, bem como da relação existente entre a Arquitectura e as Belas Artes.

5. Compreensão como fenómeno morfológico, tendo em conta factores coerentes e ordenados hierarquicamente: ambiente urbanístico, edifícios, interiores e pormenores de edifícios.

6. Compreensão da Arquitectura como processo, tendo em conta o ciclo de vida dos edifícios, a participação das diversas partes envolvidas neste processo controlado, e os aspectos físicos, sociais e económicos inerentes

7. Compreensão da Arquitectura como fenómeno social, tendo em conta a necessidade de ir ao encontro da procura social de habitação e alojamento, bem como do comportamento social e humano.

8. Compreensão da Arquitectura como fenómeno económico, tendo em conta a necessidade de satisfazer as necessidades económicas de investimento e de exploração. 9. Compreensão da Arquitectura como fenómeno utilitário, tendo em conta a situação (dinâmica) do espaço de construção, com o objectivo de satisfazer as necessidades físicas, fisiológicas e psicológicas do Homem, dos grupos sociais e das organizações. 10. Compreensão da Arquitectura como fenómeno estático, tendo em conta a situação (estável) do sistema material de um edifício, afim de satisfazer as necessidades mecânicas e físicas.

11. Compreensão da Arquitectura como fenómeno tecnológico, tendo em conta a realização do sistema material de um edifício, afim de satisfazer as necessidades de produção, construção e gestão.

Metodologia de Ensino

As aulas teóricas destinam-se a facultar ao aluno o conhecimento e aquisição dos indispensáveis quadros teórico-práticos e a fundamentar e enquadrar as actividades práticas

As aulas práticas, destinam-se a dar resposta aos exercícios apresentados, levar à aplicação dos conhecimentos adquiridos em anos anteriores, bem como dos agora transmitidos, permitir a troca das experiências vividas e conhecimento adquirido por cada aluno ou grupo, durante a execução dos exercícios, privilegiando a apresentação dos trabalhos para esse fim.

(3)

Programa da Unidade Curricular / Conteúdo programático:

1 - Parte teórica

- Espaço e cidade:

- Espaço e estrutura: seus componentes.

- Composição urbana. Tipologias e morfologias das edificações e urbanas. Interacção e conexão entre espaços. O edifício e a cidade.

- O edifício:

- A dimensão conceptual do projecto, o lugar e a formalização. O desenho, o projecto e o plano. O organigrama como resultante da encomenda e da pesquisa funcional. Tipologia, formalização e comunicação da ideia (o projecto). A comunicação à obra: componentes e sua importância.

- A dimensão construtiva do projecto

- Dimensão técnica da projectação. - Dimensão operacional do plano/projecto. - Dimensão jurídica e económica da execução. - Materiais e cor. Os novos materiais.

. COMPONENTE DE PLANEAMENTO URBANO

Conceito e tipos de planeamento urbano; Metodologia; Áreas urbanas problemáticas; Morfologia urbana: elementos, forma e produção de cidade; Conceito de desenho urbano: desenho urbano como concepção da forma e espaço urbano, escalas de intervenção, equipamentos e mobilidade de pessoas e bens. Planeamento e gestão urbana; Sistemas de informação geográfica.

Estudos de caso.

2 - Parte prática

Sobre o território definido - caracterizado por forte diversidade funcional, morfológica e social, a que se associa uma deficiente rede de infra-estruturas -, serão desenvolvidos vários exercícios de escala e complexidades variáveis.

1- Trabalho de grupo:

Análise da área de estudo relativamente a Características físicas, Acessibilidades, Actividades, Infra-estruturas, Condicionantes impostas pelo quadro legal e regulamentar. Elaboração de um dossier de pesquisa.

2- Execução de um trabalho individual a definir.

Definição de uma estratégia de intervenção, para a área em estudo, e desenvolvimento de uma unidade arquitectónica de acordo com enunciado a apresentar. Desenvolvimento do trabalho, anteriormente apresentado em formato metodológico e cientificamente enquadrado nas normas europeias, bem como de um dossier de comunicação à obra com todas as peças necessárias.

IV - AVALIAÇÃO

A avaliação pretende-se formativa e contínua, isto sem que tal invalide o recurso a instrumentos específicos, e momentos específicos de avaliação como frequências e exames.

(4)

Bibliografia Principal

(duas obras)

1-Autor(es) :

CONSIGLIERI, V.

Título

A morfologia da arquitectura, volumes I e II

Edição

1ª Edição

Local

Lisboa

Editora

Editorial Estampa

Ano

1994.

2- Autor(es)

Manuel Castells

Título

A Questão Urbana

Edição

1º Edição

Local

Rio de Janeiro

Editora

Paz e Terra

Ano

1983

3- Autor(es)

Lobo, Margarida Sousa e outros

Título

NORMAS URBANÍSTICAS volumes I, II e III

Edição

1º Edição

Local

Lisboa

Editora

DGOT/UTL

Ano

S/d

(5)

Bibliografia Complementar

(duas obras)

Autor(es)

John A. Dutton

Título

New American Urbanism: Re-forming the Suburban Metropolis

Edição

Local

New York

Editora

Skira

Ano

S/D

Autor(es)

Teresa Fidélis

Título

Planeamento Territorial e Ambiente

Edição

Local

Cascais

Editora

Principia

Ano

2001

Metodologia de Avaliação Contínua / Elementos relevantes

(até 500 caracteres)

Três trabalhos que traduzem diferentes fases do trabalho global, que integram uma apresentação “pública”. Produção de um pequeno Paper sobre as temáticas de abordagem ao projecto.

Apresentações do trabalho em curso à turma.

Recursos Didácticos (até 2750 caracteres)

Para a concretização dos objectivos e competências exigidas aos alunos com materialização nos conteúdos programáticos da disciplina recorrer-se-á aos seguintes recursos didácticos: - Computadores com acesso à internet;

- Bibliografia especializada e disponibilizada na mediateca e biblioteca da UL;

- Indicação de textos fundamentais para a aprendizagem, elementos estatísticos para a elaboração de trabalhos de investigação e outra informação julgada relevante; - Material multimédia (documentários, imagens, etc.)

Palavras-chave (escolha 4 palavras que identifique a unidade curricular e o seu

conteúdo)

Referências

Documentos relacionados

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

A partir deste momento é dada indicação para a seleção da população em estudo e é ativado o envio da medicação pelo promotor, ficando o FH da Unidade de

Os autores relatam a primeira ocorrência de Lymnaea columella (Say, 1817) no Estado de Goiás, ressaltando a importância da espécie como hospedeiro intermediário de vários parasitos

Inicialmente, até que as ações estejam bem delineadas, a proposta é de que seja realizada apenas uma reunião geral (Ensino Fundamental e Educação Infantil)

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

Both the distribution of toxin concentrations and toxin quota were defined by epilimnetic temperature (T_Epi), surface temperature (T_Surf), buoyancy frequency (BuoyFreq) and

Assim, este trabalho apresenta uma abordagem que tem como objetivo principal: (i) analisar a cobertura de código levando em consideração os fluxos de chamadas existentes no sistema