• Nenhum resultado encontrado

Química. 9º ano. a) b) c) d) e)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Química. 9º ano. a) b) c) d) e)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Química

Tarefa 01 – Professor Willian – Frente A

01. O fenômeno central de interesse da química é o processo de transformação da matéria, comumente denominado reação química. Em relação às evidências macroscópicas e microscópicas das transformações químicas, assinale a alternativa correta.

a) A ebulição de substâncias é um exemplo clássico de reação química. b) A fermentação não é um processo químico.

c) O enferrujamento é um processo de oxirredução, portanto um fenômeno químico. d) Os processos químicos não estão atrelados com a liberação ou absorção de energia. e) Todas as reações químicas são processos rápidos e reversíveis.

02. As reações químicas costumam ocorrer acompanhadas de alguns efeitos que podem dar a dica de que elas estão ocorrendo.

Assinale a alternativa em que a imagem NÃO apresenta uma reação química.

a) b)

c) d)

e)

03. O derretimento das calotas polares pode ocorrer devido ao aquecimento global, causado geralmente pelo aumento da quantidade de gás carbônico na atmosfera, resultado principalmente das queimadas e veículos automotores. Os fenômenos que são aqui mencionados podem ser físicos e químicos.

Com base nos conhecimentos de Química e nos fatores presentes no texto,

a) o derretimento das calotas polares refere-se a fenômenos químicos que transformam água pura em água salgada do mar.

b) o derretimento do gelo não é uma transformação, e sim uma separação de misturas.

c) nas queimadas nota-se a transformação de algumas matérias, ao que se dá o nome de fenômeno químico.

d) os gases formados na combustão não têm influência no derretimento das calotas polares.

04. Utilizando um exemplo de situação do cotidiano, um jovem estudante deseja explicar à sua família o que é que se entende por fenômeno químico. Entre as situações indicadas a seguir, é correto escolher como exemplo

a) o borbulhar de gás quando se abre um refrigerante. b) o brilho de pedras quando polidas com cera de parafina. c) o aroma que exala de uma carne assando na churrasqueira. d) a espuma que se forma na lavagem das mãos com sabonete. e) a mudança de cor quando se adiciona café a uma xícara de leite.

05. Uma companhia de reciclagem comprou algumas toneladas de garrafas PETs (poli (etileno tereftalato)) de uma Cooperativa de catadores de materiais recicláveis. Antes de o material ser usado, o laboratório físico-químico desta companhia colheu uma amostra e a submeteu a uma série de testes. Um desses testes consiste em colocar uma fração da amostra em um equipamento e aquecê-la até o plástico derreter. Assinale a alternativa que descreve a transformação que ocorreu com a amostra.

a) A amostra sofreu solidificação, cujo fenômeno é classificado como químico. b) A amostra foi fundida, cujo fenômeno é classificado como físico.

c) A amostra entrou em ebulição, que é um fenômeno classificado como físico. d) A amostra sofreu um fenômeno físico denominado condensação.

(2)

06. O aterro sanitário é uma técnica que consiste na compactação de resíduos sólidos no solo, os quais são periodicamente cobertos com terra ou um material inerte. Ao longo dos trabalhos de deposição e após a conclusão de um setor do aterro, são produzidos gases pela decomposição do lixo. Um desses gases é o metano (CH4) que pode sofrer combustão completa de acordo com a equação química não balanceada:

CH4(g) + O2(g) → CO2(g) + H2O(v)

Com base nas informações acima e nos conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA: a) A decomposição de material orgânico, que dá origem ao metano, corresponde a um fenômeno

químico.

b) A reação de combustão completa do gás metano ocorre mesmo na ausência de oxigênio.

c) Os menores coeficientes inteiros de CH4, O2, CO2 e H2O que acertam a equação são 1, 1, 1 e 2,

respectivamente.

d) A partir de uma determinada massa dos reagentes obtém-se uma menor massa dos produtos.

07. No cotidiano, é comum a utilização do termo “química” com tom depreciativo. Frases do tipo “este produto tem muita química” ou “esse remédio é natural, não tem química” traduzem o entendimento errado acerca de o que é a matéria, as suas transformações e o que se denomina química. O mundo natural e material é composto integralmente por átomos, e tudo o que nos cerca se transforma pelas propriedades intrínsecas do material e das energias que fluem entre os corpos. Em outras palavras, o mundo material é integralmente químico. O estudo da matéria e suas transformações, por sua vez, foi estruturado em áreas científicas mais restritas, tais como a Química e a Física. Considerando esse tema, em relação à Química e às transformações da matéria, julgue os itens a seguir.

00. Uma maçã, que é um material totalmente natural, não possui substâncias químicas. 01. Substâncias químicas são aquelas artificiais, ou seja, produzidas pelo homem. 02. O derretimento de uma pedra de gelo é um exemplo de transformação química. 03. Todo material é composto por átomos, assim, em todos os materiais, há “química”. 04. O apodrecimento de um alimento é essencialmente um fenômeno químico.

08. Considere a seguinte frase de Carl Gustav Jung: “O encontro de duas personalidades assemelha-se ao contato de duas substâncias químicas: se alguma reação ocorre, ambos sofrem uma transformação.”. Nesta frase, o autor relaciona o encontro de dois seres humanos com o processo das reações químicas e as transformações. Dos processos a seguir, assinale aquele que não pode ser classificado como uma reação química.

a) Digestão de alimentos.

b) Produção de sabão a partir de óleo e soda cáustica. c) Queima de papel.

d) Fotossíntese. e) Fusão da água.

Tarefa 02 – Professor Willian – Frente A 01. Nos quadros são apresentados dois processos.

Os processos 1 e 2 referem-se, respectivamente, a a) fusão e liquefação.

b) sublimação e fusão. c) ebulição e liquefação. d) ebulição e condensação. e) sublimação e liquefação.

02. Alguns trabalhos científicos correlacionam as mudanças nas concentrações dos sais dissolvidos na água do mar com as mudanças climáticas. Entre os fatores que poderiam alterar a concentração de sais na água do mar podemos citar: evaporação e congelamento da água do mar, chuva e neve, além do derretimento das geleiras. De acordo com o conhecimento químico, podemos afirmar corretamente que a concentração de sais na água do mar

a) aumenta com o derretimento das geleiras e diminui com o congelamento da água do mar. b) diminui com o congelamento e com a evaporação da água do mar.

(3)

03. A comparação entre as proporções isotópicas de amostras de um mesmo material, que têm a mesma idade, encontradas em diferentes regiões, pode ser utilizada para revelar se elas têm ou não a mesma origem. Se as proporções são iguais, então é possível que tenham a mesma origem, mas se forem diferentes, é certeza que não têm a mesma origem. A tabela a seguir apresenta os dados de algumas amostras de água, incluindo a de um cometa no qual uma sonda pousou recentemente.

Com base nesses dados, pode-se afirmar corretamente que a água de nosso planeta

a) é proveniente dos cometas e a água da Terra e a do cometa têm propriedades físicas muito parecidas. b) não é proveniente dos cometas, apesar de a água da Terra e a do cometa terem propriedades físicas

muito parecidas.

c) não é proveniente dos cometas, porque a água da Terra e a do cometa apresentam propriedades físicas muito diferentes.

d) é proveniente dos cometas e a água da Terra e a do cometa têm as mesmas propriedades físicas. 04. Um recipiente a céu aberto conforme apresentado abaixo, contem gelo submerso em água líquida em

equilíbrio. A temperatura e pressão do sistema são constantes: 25 ºC e 1 atm.

A medida em que o tempo passa, pode-se afirmar sobre o sistema que:

a) a temperatura do sistema água-gelo no interior do copo permanecera constante e igual a 0º C. b) a massa do gelo vai aumentar.

c) a pressão de vapor dá água variará com o derretimento do gelo.

d) a molaridade da água na fase líquida será diferente daquela obtida na fase sólida. e) a massa do recipiente aumentará.

05. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. Um sistema composto por água e gelo pode ser classificado como heterogêneo e bifásico, e contém uma substância composta.

02. Ao se preencher um cilindro de aço com ar atmosférico seco e livre de partículas sólidas, com pressão interna de 2 atm, teremos em seu interior uma mistura homogênea contendo substâncias simples e compostas.

04. Ao se acender uma vela, o calor inicial fornecido pelo pavio incandescente faz com que a parafina sofra fusão e vaporização, para então sofrer a combustão.

08. Alguns apreciadores de bebidas destiladas preferem gelo seco ao invés de gelo, pois o primeiro resfria mas não causa a diluição da bebida.

16. Uma mistura eutética apresenta variação na temperatura de fusão e uma temperatura de ebulição constante, enquanto que uma mistura azeotrópica apresenta variação na temperatura de ebulição e uma temperatura de fusão constante.

06. Quanto aos estados físicos da matéria, assinale o que for correto.

01. A fusão é um processo que ocorre com rompimento de ligações e formação de átomos livres, elétrons e íons, numa distribuição neutra de cargas.

02. O ponto de ebulição de uma substância pura varia de acordo com a pressão atmosférica.

04. A passagem de uma substância do estado gasoso para o estado líquido pode ocorrer sem variação de temperatura.

08. A vaporização é um processo que ocorre à temperatura ambiente, embora se intensifique em temperaturas mais altas.

(4)

07. Principalmente no setor industrial, as mudanças de fase das substâncias são fenômenos muito comuns. Elas vão desde a água fervente em uma caldeira, até o ferro derretido que é jogado em moldes para virar uma peça, quando esfriar. Com base nas mudanças de fase, analise as afirmações abaixo.

I. Calefação é o nome dado à mudança em que a substância passa do estado líquido para o estado sólido.

II. Fusão é a mudança do estado sólido para o estado líquido; portanto, trata-se de uma reação que absorve calor.

III. Liquefação é a mudança do estado gasoso para o estado líquido; portanto, tratase de uma reação que libera calor.

IV. Vaporização, calefação e ebulição são tipos de evaporação que um líquido pode sofrer quando passa para o estado gasoso.

V. A sublimação é o nome dado à mudança de estado em que a substância passa do estado líquido para o estado gasoso.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Apenas as afirmações I e V são verdadeiras. b) Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras. c) Apenas as afirmações III e V são verdadeiras. d) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras. e) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.

08. O gás carbônico pode ser obtido no estado sólido, conhecido comercialmente como gelo-seco. Um cubo de gelo-seco (CO2 sólido), exposto às condições ambientais, sofre uma diminuição de tamanho

transformando-se em um vapor. Essa mudança de fase é conhecida como: a) evaporação.

b) condensação. c) sublimação. d) ebulição.

Tarefa 03 – Professor Willian – Frente A

01. A tabela a seguir contém dados sobre alguns polímeros plásticos utilizados em embalagens encontradas no nosso dia a dia.

Adaptado de: Journal of Chemical Educacion,1996, v.73, p.A173. A partir da análise das informações contidas na tabela, assinale a alternativa correta.

a) Se comparado, nas mesmas condições, a massa de 1mL de polipropileno é do maior que a massa de 1mL de polietileno de alta densidade.

b) Ao colocarmos uma amostra de massa igual a 10 gramas, separadamente, de cada um dos plásticos da tabela em 5 copos contendo água potável (d = 1g/mL), apenas o polipropileno irá flutuar.

c) O processo utilizado para separar sólidos imiscíveis em água é conhecido como destilação fracionada. d) Ao colocar uma amostra de massa igual a 10 gramas de politetrafluoretileno (teflon) em um copo com

água, ele irá afundar.

(5)

02.

Densidade Quando me centro em mim,

cresce a minha densidade. Mais massa

no mesmo volume

das minhas possibilidades. Cheio,

deixo de flutuar.

htttp://www.spq.pt/. Acesso em 20/7/2014

Se, no contexto do poema, os versos acima fossem relacionados a um objeto sólido, a) este flutuaria, se colocado num líquido de menor densidade.

b) este afundaria, se colocado num líquido de maior densidade. c) este afundaria, se colocado num líquido de menor densidade. d) este flutuaria, independentemente da densidade do líquido.

03. Um experimento de laboratório para estudo de misturas foi realizado em uma aula prática, empregando-se as substâncias da tabela seguinte:

Os alunos documentaram os reagentes por meio de fotografias:

Uma fotografia do resultado da mistura de 3 dessas substâncias, seguida da agitação e da decantação, é apresentada a seguir:

(6)

É correto afirmar que, no tubo de ensaio contendo a mistura do experimento, a fase superior é composta de __________ e a fase inferior é composta de __________.

As lacunas no texto são preenchidas, correta e respectivamente, por: a) água e iodo … tetracloreto de carbono

b) água e iodo … benzeno

c) tetracloreto de carbono e iodo … benzeno d) benzeno … água e iodo

e) benzeno e iodo … água

04. Arquimedes descobriu que o volume de qualquer corpo podia ser calculado medindo-se o volume de água movida quando o corpo é submergido na água.

Ele pôde concluir que a densidade de um corpo, a partir desta descoberta, corresponde à relação entre sua massa e o volume deslocado pelo mesmo.

Sobre a densidade dos materiais, é CORRETO afirmar que

a) quanto maior o volume ocupado, maior é a densidade do material. b) a densidade é uma propriedade geral da matéria.

c) os materiais gasosos, em geral, são mais densos que os sólidos.

d) a água é mais densa que a gasolina pois, quando misturadas, ela permanece sob a gasolina no recipiente.

e) o chumbo, material usado na fabricação de baterias de automóvel, possui baixa densidade.

05. Em um experimento, foram separados três recipientes A, B e C, contendo 200 mL de líquidos distintos: o recipiente A continha água, com densidade de 1,00 g/mL; o recipiente B, álcool etílico, com densidade de 0,79 g/mL; e o recipiente C, clorofórmio, com densidade de 1,48 g/mL. Em cada um desses recipientes foi adicionada uma pedra de gelo, com densidade próxima a 0,90 g/mL.

No experimento apresentado, observou-se que a pedra de gelo a) flutuou em A, flutuou em B e flutuou em C.

b) flutuou em A, afundou em B e flutuou em C. c) afundou em A, afundou em B e flutuou em C. d) afundou em A, flutuou em B e afundou em C. e) flutuou e A, afundou em B e afundou em C.

06. Ao adicionar um ovo de galinha a um recipiente contendo água, o ovo vai para o fundo. Em seguida, à medida que se coloca salmoura nesse recipiente, observa-se que o ovo flutua na superfície da solução obtida.

O ovo flutua após a adição de salmoura porque a) a densidade da solução é menor que a do ovo. b) a densidade da solução é maior que a do ovo. c) a densidade do ovo diminui.

(7)

07. Uma peça metálica com geometria cúbica foi fabricada com um dos elementos químicos apresentados na tabela a seguir.

Considerando-se a aresta do cubo igual a 2,5 cm e a massa total da peça igual a 112,5 g, conclui-se que o metal utilizado para construção da peça metálica foi:

a) a Pt b) o Au c) o Pd d) a Ag e) o Cr

08. A densidade é considerada uma propriedade física específica das substâncias, que varia com a temperatura em função da contração ou expansão do material considerado, além de explicar o porquê dos icebergs flutuarem nos oceanos.

O mercúrio é um metal líquido nas condições ambiente e muito agressivo à saúde humana em função de sua toxicidade, pois é bioacumulativo, ou seja, não é metabolizado pelo organismo. Possui um valor de densidade igual a 13,6 g/cm3 nas condições ambiente.

Assim, pode-se afirmar que um frasco de vidro contendo 100 mL de mercúrio possui uma massa, em kg, correspondente a: a) 2,72 b) 7,3 c) 1,36 d) 2720 e) 1360

Tarefa 04 – Professor Willian – Frente A

01. Assinale a alternativa que apresenta somente substâncias puras, simples ou compostas. a) água, ar, cloreto de sódio e amônia.

b) iodo, ácido acético, água mineral e ácido nítrico. c) oxigênio, cloreto de amônio, iodo e água. d) cloro, água, amônia e ar.

e) vinagre, água do mar, ácido sulfúrico e nitrogênio. 02. O vapor obtido pela ebulição das seguintes soluções:

I. água e sal II. água e açúcar III. água e álcool

é constituído de água pura apenas: a) no caso I

b) no caso II c) no caso III d) nos casos I e II e) nos casos II e III 03. Julgue os itens a seguir:

01. as substâncias puras podem ser simples ou compostas

02. as moléculas de uma substância composta são formadas por átomos de um mesmo elemento químico 04. as soluções são consideradas misturas homogêneas

08. água com querosene formam uma mistura homogênea 16. uma solução pode ser uma mistura heterogênea

(8)

04. Se esses materiais forem classificados em substâncias puras e misturas, pertencerão ao grupo das substâncias puras

Ar, gás Carbônico, Naftaleno, Iodo, Latão, Ouro 18quilates a) Ar, gás carbônico e latão

b) iodo, ouro 18 quilates, e naftaleno c) gás carbônico, latão e iodo

d) ar, ouro 18 quilates e naftaleno e) gás carbônico, iodo e naftaleno

05. O número de substâncias simples com atomicidade par entre as substâncias O3, H2O2, P4, I2, C2H4, CO2 e

He é: a) 5 b) 4 c) 3 d) 2 e) 1

06. Assinale a alternativa que apresenta, na seqüência, os termos corretos que preenchem as lacunas da seguinte afirmativa: “Uma substância... é formada por ...contendo apenas ...de um mesmo ...”.

a) mposta; moléculas; elementos; átomos. b) mposta; moléculas; átomos; elementos. c) ímica; elementos; moléculas; átomos. d) mples; átomos ; moléculas; elementos. e) mples; moléculas; átomos; elementos.

07. As substâncias químicas podem ser classificadas em simples ou compostas. Selecione, abaixo, todas as opções em que houver pelo menos uma substância simples:

01. H2O, Hg, HI, Fe

02. CO2, HCl, H2S, SO2

04. CO, NaCl, CH4, CO2

08. H2SO4, SiO2, H3PO4, O2

16. Au, AgCl, H2CO3, NH3

08. O número de elementos, de átomos, de substância e de moléculas representados em um sistema formado por: a) 3,12,4,5 b) 9,4,5,4 c) 5,5,5,5, d) 4,3,3,2 e) 12,5,4,4

Referências

Documentos relacionados