• Nenhum resultado encontrado

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, HABITAÇÃO E RECURSOS HÍDRICOS GABINETE DE RECONSTRUÇÃO PÓS CICLONE IDAI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, HABITAÇÃO E RECURSOS HÍDRICOS GABINETE DE RECONSTRUÇÃO PÓS CICLONE IDAI"

Copied!
52
0
0

Texto

(1)

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, HABITAÇÃO E RECURSOS HÍDRICOS GABINETE DE RECONSTRUÇÃO PÓS CICLONE IDAI

RELATÓRIO DE RECONSTRUÇÃO E

RECUPERAÇÃO PÓS CICLONES

IDAI E KENNETH, 2019

(2)

ÍNDICE

SUMÁRIO EXECUTIVO ... 3

GLOSSÁRIO ... 6

I. NOTA INTRODUTÓRIA ... 7

I.1.OBJECTIVO DO RELATÓRIO ... 9

I.2.METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO ... 9

II. BASE LEGAL E REFORÇO DA CAPACIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DO PREPOC ... 10

II.1.BASE LEGAL ... 11

II.2.CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL ... 11

III. MOBILIZAÇÃO DE FINANCIAMENTO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PREPOC ... 13

III.1.MOBILIZAÇÃO DE FINANCIAMENTO ... 13

III.2.COORDENAÇÃO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PREPOC ... 16

III.3.RECURSOS EXECUTADOS ... 17

IV. INTERVENÇÕES SECTORIAIS DE RECONSTRUÇÃO E RECUPERAÇÃO ... 18

IV.1.SECTOR PRODUTIVO ... 19

IV.1.1. Agricultura ... 20

Fonte: GREPOC/2019 ... 20

IV.1.2. Indústria e Comércio ... 21

IV.2.SECTOR SOCIAL ... 23

IV.2.1. Habitação e Edifícios Públicos ... 23

IV.2.2. Educação ... 25

IV.2.3. Saúde ... 26

IV.2.4. Segurança Alimentar ... 38

IV.2.5. Cultura e Desporto ... 40

IV.3.SECTOR DE INFRA-ESTRUTURAS ... 40

IV.3.1. Estradas e Pontes ... 40

IV.3.2. Energia ... 42

IV.3.3. Água e Saneamento ... 43

IV.4.ASSUNTOS TRANSVERSAIS ... 46

IV.4.1. Ambiente ... 46

IV.4.2. Redução de Risco de Desastres ... 47

IV.4.3. Género ... 48

IV.4.4. Governação ... 49

IV.4.5. Meios de subsistência e protecção Social ... 50

(3)

ÍNDICE DE TABELAS E GRÁFICOS

Figura 1 - Cronograma dos eventos pós ocorrência dos ciclones Idai e Kenneth ... 10

Figura 2 - Mapeamento dos Bairros de Reassentamento em Sofala e Cabo Delgado ... 50

Gráfico 1 - Descrição de Recursos Financeiros Mobilizados e disponíveis para a Recuperação e reconstrução ... 13

Tabela 1 - Défice Sectorial para a reconstrução e recuperação ... 14

Tabela 2 - Execução Física 2019 ... 18

Tabela 3 - Distribuição de Sementes e Kits de Produção por Província ... 20

Tabela 4 - Edifícios Públicos intervencionados em Cabo Delgado ... 24

Tabela 5 - Salas de Aula Reabilitadas e em curso no Âmbito dos Ciclones ... 25

Tabela 6 - Reabilitação de Infraestruturas de Educação e Cabo Delgado ... 26

Tabela 7 - Unidades Sanitárias intervencionadas em Sofala ... 27

Tabela 8 - Unidades Sanitárias intervencionadas em Sofala ... 36

Tabela 9 - Unidades Sanitárias intervencionadas em Cabo Delgado ... 37

Tabela 10 - Grau de execução de Estradas e Pontes em Execução ... 41

Tabela 11 - Obras de reparação do Sector de Águas ... 43

Tabela 12 - Bairros de reassentamento no âmbito do Ciclone Idai - Província de Sofala ... 46

(4)

SUMÁRIO EXECUTIVO

i. O Relatório de Reconstrução e Recuperação pós-Ciclones Idai e Kenneth, para o período de 15 de Março a 31 de Dezembro de 2019, constitui um instrumento de monitoria e avaliação do Programa de Reconstrução e Recuperação pós Ciclones (PREPOC), aprovado pelo Governo a 15 de Agosto de 2019. O Programa traduz as necessidades de recuperação e reconstrução, cujas as actividades foram priorizadas pelos Orgãos Centrais do Estado, Distritos e Municípios e define mecanismos de implementação, financiamento, monitoria, avaliação apresentando desafios, constrangimentos e propostas de soluções para a implementação do Programa de Reconstrução 2019-2024.

ii. Tendo em conta o grande volume de investimentos necessários para restaurar os activos, meios de subsistência e infra-estruturas que foram afectadas a vários níveis pelos ciclones e inundações, o Governo conta com a participação de várias entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, ligadas ao processo de desenvolvimento do País. O PREPOC considera também a necessidade da reconstrução resiliente de infra-estruturas produtivas, económicas e sociais de longo prazo, que será precedida de estudos aprofundados, para garantir maior resistência a calamidades.

iii. No Capítulo I, O Relatório de Reconstrução e Recuperação pós Ciclones tem como base as necessidades de recuperação e reconstrução identificadas no documento do “Post Disaster Needs Assessment” (PDNA) e o Programa de Reconstrução pós Ciclones Idai e Kenneth (PREPOC), aprovados a 02 de Maio e 13 de Agosto de 2019 respectivamente.

iv. No Capítulo II, referente às Acções realizadas pelo Gabinete de Reconstrução pós Ciclone Idai (GREPOC), apresenta as principais acções desenvolvidas no âmbito das atribuições do Gabinete, estabelecidas pelo Decreto 26/02 de 11 de Abril de 2019.

v. No Capítulo III é partilhada a informação referente aos recursos mobilizados e o estabelecimento de Parcerias, onde são apresentados também os recursos financeiros, comprometidos, desembolsados e o défice financeiro actual, para a implementação do PREPOC e também os recursos assegurados para o Plano Anual de 2020.

vi. No Capítulo IV, referente às acções de Recuperação e Reconstrução, são apresentadas as principais actividades realizadas nas dimensões física, económica e social:

A. A dimensão física da recuperação refere-se à reabilitação e reconstrução das infra-estruturas físicas dos sistemas danificados. Inclui as acções realizadas em infra-estruturas, de transporte tais como estradas, pontes, portos e aeroportos , redes de telecomunicações, infraestruturas de abastecimento de água e saneamento, infra-estruturas de energia eléctrica entre outras. Inclui também a reconstrução e a reabilitação de edifícios e instalações públicas, habitações, locais históricos e património cultural. Para o sector da habitação,

(5)

assim como a construção de habitações resilientes a desastres ou ainda habitações em zonas mais seguras.

B. Na recuperação económica, são apresentadas as acções de assistência em meios de vida e subsistência realizadas. A recuperação económica refere-se à reabilitação do tecido económico afectado pelos desastres e abrange a reconstrução nos sectores produtivos como a agricultura, pecuária, pesca, comércio, artesanato, turismo, indústria e serviços. A dimensão económica inclui a recuperação da capacidade produtiva nestes sectores e a revitalização geral das actividades económicas com uma capacidade reforçada na gestão sustentável dos recursos naturais, protecção ambiental, conservação da biodiversidade e adaptação às mudanças climáticas. A recuperação económica abrange o apoio ao sector privado, em especial aos pequenos empresários e empreendedores para a retoma às suas actividades económicas, a criação de novos empregos e a melhoria das condições de trabalho e produção.

c. A recuperação social abrange a reconstrução e restabelecimento dos diferentes serviços sociais como a educação, a saúde, a protecção da infância, a preservação do património e desenvolvimento e promoção cultural. Estes aspectos têm em atenção as necessidades de recuperação de grupos vulneráveis (idosos, crianças, especialmente as órfãs, se houver; jovens, agregados familiares monoparentais, pessoas portadoras de deficiências), que precisem de assistência social especial para sobreviverem aos impactos dos desastres, com actividades como a promoção da equidade no acesso ao serviços de facilitação e reduzindo as barreiras, tanto as novas como as antigas, no acesso e utilização dos mesmos, em especial para os grupos vulneráveis pré-existentes, como aqueles cuja vulnerabilidade se vê agravada após o desastre.

vii. Ainda no Capítulo IV, serão também apresentadas as realizações na componente dos assuntos transversais da recuperação, referentes à integração das questões de desenvolvimento correspondentes a todos os sectores, fase e processo de desenvolvimento. Em termos concretos, serão reportadas as realizações do Género, com base numa análise desagregada dos resultados imediatos de recuperação em cada dimensão, os programas de recuperação devem ser sensíveis às questões de género, assegurando a igualdade de género e promovendo a equidade entre homens e mulheres, respondendo às necessidades diferenciadas dos mesmos e empoderando as mulheres ou o grupo mais desfavorecido, conforme o contexto. No ambiente recuperação pode incluir o apoio à reabilitação de ecossistemas ou ambientes naturais danificados, como bacias hidrográficas, áreas protegidas, zonas húmidas, florestas, etc. Esta reabilitação dará uma especial atenção à recuperação dos serviços ecossistémicos e a abordagem de redução de riscos de desastres baseada nos ecossistemas e a Governação que focaliza as intervenções dos actores governamentais dos vários Ministérios, Instituições Públicas, incluindo as Autarquias. Serão apresentadas as acções de recuperação visando, também, o reforço da capacidade dos funcionários e instituições públicas de prestarem serviços

(6)

aos cidadãos e na melhoria da eficiência na prestação de contas e transparência no Sector Público.

viii. O Quinto Capítulo irá apresentar os principais desafios, constrangimentos e propostas de solução para a implementação do PREPOC.

ix. O Sexto e o último Capítulo, irá trazer a reportagem fotográfica das acções realizadas e/ou em curso por sector.

(7)

GLOSSÁRIO

BAD Banco Africano de Desenvolvimento CBO Organização baseada na comunidade OSC Organização da Sociedade Civil

DCP Plataforma de Cooperação para o Desenvolvimento

DFID Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido

DPG Grupo de parceiros de desenvolvimento DRF Quadro de recuperação de desastre

RRD Redução do risco de calamidades

EU União Europeia

BEI Banco Europeu de Investimento

PES Planos Económicos e Sociais

FAO Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação GACOR Escritório de Coordenação de Reconstrução

GoM Governo de Moçambique

IDH Índice de Desenvolvimento Humano

FIDA Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola

FMI Fundo Monetário Internacional

INGC Instituto Nacional de Gestão de Calamidades OIM Organização Internacional para Migração JICA Agência de Cooperação Internacional do Japão

LCC Conselhos Consultivos Locais

LOLE Órgãos Locais do Estado

MEF Ministério da Economia e Finanças M&A Monitoria e Avaliação

ONG Organizações não-governamentais de ONG PDNA Avaliação de Necessidades Pós-Desastre

PEDD Planos Estratégicos de Desenvolvimento Distrital

PREPOC Programa de Reconstrução e Recuperação Pós Ciclones (inglês DRF)

ONU Organização das Nações Unidas

PNUD Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

UNESCO Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura

UNFPA Fundo de População das Nações Unidas

UNHABITAT Programa de Assentamento Humano das Nações Unidas UNICEF Fundo das Nações Unidas para a Infância

ONU MULHER Organização das Nações Unidas para a Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres

BM Banco Mundial

PMA Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas

(8)

I. NOTA INTRODUTÓRIA

1. O “Relatório do Reconstrução e Recuperação pós Ciclones Idai e Kenneth - 2019” é o instrumento de monitoria e avaliação do Programa de Reconstrução e Recuperação pós Ciclones (PREPOC) que visa dar uma resposta aos estragos causados pelos ciclones tropicais IDA e Kenneth, que atingiram o território Moçambicano respectivamente a 14 Março de 2019 e a 25 de Abril do mesmo ano. O Ciclone IDAI desenvolveu ventos fortes (180-220 km/h) e chuvas fortes (mais de 200 milímetros em 24 horas) atingindo as províncias de Sofala, Manica, Zambézia, Tete e Inhambane e causaram inundações que atingiram mais de 10 metros de altura, devido ao transbordo da água dos rios e também provocou uma grande de tempestade na cidade costeira da Beira e áreas circundantes da província de Sofala.

2. Por seu turno, o Ciclone Tropical Kenneth atingiu os distritos de Macomia, Mocímboa da Praia e Ibo, na província de Cabo Delgado, com rajadas de vento de até 220 km/h, tornando-se no ciclone mais forte que jamais atingiu o continente africano. Os levantamentos efectuados estimam que cerca de 18.029 pessoas tenham sido deslocadas. 3. A Avaliação de Necessidades Pós-Calamidades (PDNA), realizada entre 16 de Abril e

2 de Maio de 2019, com base em suas principais conclusões e recomendações, estimou os danos significativos em infra-estruturas dos sectores produtivos e sociais do País em US $ 1,51 mil milhões e perdas em US $ 1,48 mil milhões. O Impacto significativo no tecido Humano e Social, foram os óbitos ocorridos, contabilizados em 650 e a desaceleração do crescimento económico, dos 4.5% inicialmente previstos, para a estimativa anual de 2.5%, confirmada

4. pelos dados provisórios do INE, que em conjunto com a estimativa do PIB, apuraram o crescimento económico de 2.2%, o mais baixo desde o ano de 2000.

5. Para o efeito, o presente Programa (PREPOC) foi implementado tendo em atenção as seguintes prioridades definidas:

• Garantir a segurança alimentar e os insumos agrícolas para a próxima estação de plantio, para garantir uma colheita em Março de 2020;

• Substituir os serviços meteorológicos (serviços de alerta prévio, infra-estrutura, equipamentos), para garantirem a monitoria da estação chuvosa e ciclónica que se aproxima;

• Restaurar os serviços básicos (água, saneamento, electricidade), para as famílias afectadas;

• Reabilitar infraestruturas e equipamentos da administração pública para garantir que o Governo possa restaurar as suas funções e assegurar os serviços ao público. 6. As principais realizações apresentadas neste relatório têm como base os recursos disponibilizados, para responder as necessidades de recuperação de emergência e de curto prazo, sem descurar a abordagem de reconstrução mais eficaz que vise reforçar as

(9)

capacidades, abordando os factores de risco subjacentes, com a finalidade de melhorar as condições de vida e contribuir para o bem-estar e desenvolvimento humano.

(10)

I.1. Objectivo do Relatório

7. Apresentar o nível de execução Física e Financeira das acções previstas no PREPOC, para o exercício económico de 2019, e perspectivar a implementação em 2020

I.2. Metodologia de Elaboração do Relatório

8. Para responder ao objectivo deste instrumento, foi solicitada a todos os Sectores de Âmbito Central e Municípios com acções no âmbito do PREPOC, para submeterem informação detalhada referente a actividades realizadas, recursos financeiros mobilizados, disponíveis e executados, focalizando as áreas afectadas definidas no PREPOC, designadamente, Província de Sofala (Cidade da Beira, Dondo, Nhamatanda, Caia, Goromgosa, Muanza, Buzi e Cheringoma), Província de Manica (Cidade de Chimoio, Manica, Sussundenga, Gondola, Vanduzi, Mecate e Mossurizi), Província de Tete (Cidade de Tete, Mutarara, Doa, Macanga, Moatize, Tsangano e Angonia), Província da Zambézia (Chinde), Província de Inhambane (Govuro e Vilanculo), Província de Nampula (Memba e Erati) e Província de Cabo Delgado (Pemba, Mueda, Ibo, Macomia, Quissanga e Meluco).

9. Foi Igualmente solicitada informação ao Sistema das Nações Unidas e aos Parceiros de Cooperação, através do secretariado do Development Cooperation Partner (DCP), por forma a globalizar as diversas intervenções.

(11)

II. BASE LEGAL E REFORÇO DA CAPACIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DO PREPOC

10. No âmbito da implementação do PREPOC, foram implementadas acções no âmbito legal e reforço da capacidade Institucional para a implementação do Programa de Reconstrução pós Ciclones (PREPOC), reflectidas em medidas de resposta à ocorrência dos Ciclones Idai e Kenneth, que se circunscrevem na Figura abaixo:

Fonte: GREPOC, 2019

(12)

II.1. Base Legal

11. Aprovados os seguintes Regulamentos e Decretos:

i. O Decreto nº 26/2019 (11 de Abril de 2019), que criou o Gabinete de Reconstrução pós Ciclone Idai;

ii. O Decreto nº 27/2019 (11 de Abril de 2019), que aprovou as facilidades Aduaneiras e Fiscais no âmbito das acções de reconstrução e recuperação das áreas afectadas pelo Ciclone; e

iii. O Decreto nº 45/2019 (22 de Maio de 2019) ampliou o mandato para actuar nas áreas afectadas

II.2. Capacitação Institucional

12. Foi estabelecido o Gabinete de Reconstrução pós Ciclone Idai, através das seguintes medidas estruturais:

a. Estabelecido o funcionamento da Sede do GREPOC na Cidade da Beira e as suas representações nas Cidades de Maputo e Pemba;

b. Equipadas as referidas instituições em meios de trabalho como, equipamento informático, mobiliário e uma viatura;

c. Concluída a Contratação de 8 Técnicos:

o 4 Especialistas de áreas específicas: Coordenador de Projectos (1), para a componentes do Mecanismo de Facilitação da Reconstrução e Recuperação- componente do PNUD), Infra-estruturas (2), Administração e Finanças, Informática e Comunicação (1).

o 4 Técnicos da área de Apoio Administrativo, designadamente, oficial de Um (1), Recursos Humanos, dois (2), Motoristas e um (1) Assistente Administrativo;

d. Em curso:

o A contratação de 18 Especialistas: Coordenadores de Projectos (2 para componente financiada pelo Banco Mundial e Banco Africano de Desenvolvimento), Infra-estruturas (4 sendo 3 Seniores e 1 Júnior), Aquisições (2), Monitória e Avaliação (2), Gestão financeira (2),

(13)

Contabilista (1), Comunicação (1), Salvaguardas Ambientais (1), Salvaguardas sociais (1), Violência Baseada no Género (1), Jurista (1); o A contratação de pessoal de apoio

13. Está em curso:

a. O estabelecimento de um sistema de Monitoria e Avaliação;

b. O Estabelecimento de Unidades de Implementação do Programa Multinacional de Recuperação e Resiliência de Emergência Pós Ciclones IDAI e Kenneth em Moçambique, Malawi e Zimbábue (PICIREP), financiado pelo BAD e do Programa de recuperação e resiliência de emergência do ciclone Idai e Kenneth do Banco Mundial através da constatação de 6 especialistas e 9 especialistas respectivamente, designadamente Coordenador de Projecto, Especialistas de aquisição, Gestão Financeira, Infra-estruturas, Monitoria e Avaliação, Contabilista Infra-estruturas Habitacionais e Edifícios Públicos, Salvaguardas Ambientais, Salvaguardas Sociais, Violência Baseado no Género e de Comunicação.

(14)

III. Mobilização de financiamento para a implementação do PREPOC

III.1. Mobilização de Financiamento

14. Segundo as atribuições do GREPOC, referidas no Decreto da sua criação, foram realizadas actividades de mobilização de financiamento para a implementação do PREPOC que resultou no compromisso de financiamento de 1.651,86 Milhões de dólares, dos quais 152 milhões de dólares foram utilizados na Resposta Humanitária, 118 Milhões de USD do FMI foram injectados directamente no Orçamento do Estado de 2019, ficando o remanescente de 1.4 mil milhões de USD para o Programa de Reconstrução.

Gráfico 1 - Descrição de Recursos Financeiros Mobilizados e disponíveis para a Recuperação e reconstrução

Fonte: GREPOC, 2019

15. O exercício feito com os sectores a beneficiarem de recursos financeiros provenientes dos Parceiros, para o desenvolvimento das suas actividades de recuperação e/ou reconstrução, permitiu apurar, para além do défice Global para a recuperação e reconstrução, a identificação dos sectores de Estradas e Pontes, Habitação e a

1,164.14 USD 398.44 USD 895.34 USD Valor Executado 2019 Compromissos Pós-Conferência 487.72 USD Comfirmados Pós-Conferência 2019 Compromissos Conferência de Doadores 2019 1.651.86 USD Valor Desembolsado 2019 234.92 USD Necessidades PDNA 3.167,11 USD Déficit Global 1.648.69 USD 2019

(15)

Agricultura como os apresentam maiores necessidades de mobilização de recursos adicionais, conforme descreve o Tabela 1.

Tabela 1 - Défice Sectorial para a reconstrução e recuperação

Fonte: GREPOC, 2019

16. No período em análise, foram assinados Acordos de Financiamento e estabelecidas Parcerias no âmbito da implementação dos compromissos dos parceiros para a recuperação e reconstrução no valor de 729.5 milhões de dólares dos quais, 668.94 milhões de dólares em Acordos de Financiamento e 60.56 milhões de dólares em Memorandos de Financiamento, descritos abaixo por Parceiro.

17. Com o Banco Mundial, foi assinado um Acordo de Financiamento no valor de 510 milhões de dólares, dos quais:

• 210 milhões de dólares têm como Agência de Implementação o GREPOC, com o qual foi assinado um Acordo de Financiamento no dia 1 de Outubro de 2019, que compreende 3 componentes, designadamente:

Componente 1: USD 80 Milhões, para: i) Programa de Reconstrução de Habitação (42), ii) Reconstrução de Infra-estruturas de Públicas (16) (Serviço ao Cidadão) e iii) Apoio ao Sector

Sector Necessidades PDNA / PREPOC (Milhões USD) Valor Confirmado Pelos Parceiros (Milhões USD)

Défice por Sector (Milhões USD)

Acção Social e Género 57.30 46.60 -10.70

Agricultura e Segurança alimentar 608.10 125.34 -482.76

Água e Saneamento 106.20 75.00 -31.20

Ambiente 106.40 0.00 -106.40

Cultura 1.01 0.19 -0.82

Educação 135.80 49.97 -85.83

Energia 201.40 26.70 -174.70

Governança (MAEFP, MJ e MINT) 18.40 19.25 0.85

Habitação 758.50 103.24 -655.26

Industria e Comérco (Sector Privado) 161.10 22.00 -139.10

Meios de subsistência 57.70 0.73 -56.97

Pesca 19.40 1.31 -18.09

Reducao de Risco de Desastres 15.50 60.00 44.50

Saúde 235.50 63.00 -172.50 Trasporte 648.80 Estradas 600.78 160.00 -440.78 Caminhos de ferro 18.93 0.00 -18.93 Portos 18.75 0.00 -18.75 Aeroportos 10.35 0.00 -10.35 Telecomunicações / Radio 36.00 0.00 -36.00 FMI 118.00

Multisectoriais (Valores prometidos para sectores

em processos de definição) 24.00

(16)

Privado (22) recuperação de edifícios, compra de equipamentos e acesso ao financiamento;

Componente 2: USD 123 Milhões (Co-financiado 50% pela Holanda) para: Protecção Costeira, Reabilitação do Sistema de Drenagem da Cidade da Beira - II Fase;

Componente3: Despesas com a Implementação, Monitoria e Capacitação Institucional (Todos Sectores) – USD 7 Milhões.

• 110 milhões de dólares destinados ao financiamento adicional do Programa de Reconstrução de Estradas Rurais das Províncias da Zambézia e Nampula, Manica, Tete e Cabo Delgado, assinado a 3 de Outubro de 2019, dos quais, 35 milhões de dólares foram desembolsados em Maio de 2019, através do Mecanismo de Resposta Imediata (IRM) para reposição de vias de acesso danificadas pelo Ciclone Idai nas Províncias de Sofala, Manica, Tete e Zambézia a ser executado pela ANE;

• 45 Milhões de dólares para o financiamento adicional ao Projecto de Protecção Social Pós-Emergência, com o financiamento da IDA/CRW 35.00 milhões de dólares e MDTF 10.00 milhões de dólares, assinado a 18 de Novembro de 2019; • 75 Milhões de dólares para o financiamento adicional ao Projecto de Apoio Institucional e Melhoria de Serviços de Água (WASIS-II), para reabilitação das infra-estruturas de abastecimento de água após os ciclones Idai e Kenneth. O Acordo de Financiamento foi assinado no dia 22 de Julho de 2019, tendo sido desembolsados 10 milhões de dólares, em Maio de 2019, através do Mecanismo de Resposta Imediata (IRM), a ser executado pelo FIPAG;

• 60 Milhões de dólares do financiamento adicional ao Projecto de Gestão Integrada de Agricultura e Recursos Naturais, assinado no dia 24 de agosto de 2019, dos quais, 10 milhões de dólares foram desembolsados em Maio de 2019, através do Mecanismo de Resposta Imediata (IRM) e executado pela FAO, por via da Agência de Implementação FNDS;

• 90 Milhões de dólares correspondem a alocações através dos Programas em curso (energia, educação, saúde, meio ambiente, gestão de risco de desastres), dos quais 25 milhões de dólares foram disponibilizados para a reconstrução resiliente de salas de aulas, através do Programa PforR; 20 milhões de dólares estão em alocação ao Fundo de Gestão de Calamidades programa PforR, e 30 milhões de dólares através do Projecto de Melhoria de Eficiência e Qualidade da Energia Eléctrica (PERIP).

18. Com o Banco Africano de Desenvolvimento, a 20 de Agosto de 2019 foi assinado um Acordo de Financiamento de 50 milhões de dólares para o Programa de Recuperação e

(17)

Resiliência de Emergência Pós Ciclone Idai e Kenneth em Moçambique: (2019-2022) em que:

• Reabilitação de Infra-Estruturas (Estradas, Energia, Meteorologia): 21.38 Milhões de dólares;

• Recuperação Agrária (Agricultura e Pecuária): 13.20 Milhões de dólares destinados à promoção da produtividade e resiliência, através da reabilitação de Sistemas de Irrigação e Provimento de Sementes;

• Gestão do Programa, Capacitação Institucional, Monitoria e Avaliação para todos os Sectores – 8.38 Milhões de dólares.)

• Contingências (Física e Financeira) e correcção Cambial – 5.24 Milhões de dólares.

19. Com o Programa da Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD), foi assinado a 14 de Agosto de 2019, o Acordo de Financiamento de 72.2 Milhões de dólares no programa designado Mecanismo de Recuperação a ser implementado pelo PNUD, sob a coordenação do GREPOC, para o período de 2019 – 2024, destinados ao desenvolvimento da capacidades e sistemas nacionais para planificar e implementar o programa de recuperação e resiliência, alinhados com o PDNA:

20. No exercício económico de 2019, já foram mobilizados pelo PNUD, 54.0 Milhões de dólares, provenientes de vários Países. Outro Financiamentos para suprir o défice de USD 18.2 Milhões estão em processo de mobilização.

21. Com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional - JICA, foi assinado a 21 de Junho 2019, um Acordo de Financiamento de 6.4 Milhões de dólares a implementar no período de 2019-2022, que agrega as seguintes componentes:

• Projecto Piloto de Mapeamento das zonas de risco e adopção de medidas para a concepção de padrões de dimensionamento para as áreas identificadas. O projecto será implementado na Cidade da Beira e inclui a reconstrução, em regime piloto, de uma escola na Beira e de um hospital em Nhamatanda;

• Capacitação Institucional e intercâmbio entre as várias partes envolvidas.

• Com o Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, foi rubricado um Acordo de financiamento no valor de € 888 607.34, provenientes do Fundo Especial das Comunidades dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), com a finalidade única de contribuir para o apoio à reabilitação e reconstrução de infra-estruturas destruídas pelo Ciclone Idai, em Moçambique.

(18)

III.2. Coordenação para a implementação do PREPOC

a. Elaborado o PDNA, aprovado pelo Conselho de Ministros a 14 .de Maio de 2019; b. Elaborado o Programa de Reconstrução pós Ciclones (PREPOC), aprovado pelo

Conselho de Ministros a 13 de Agosto de 2019;

c. Realizado o Seminário para a definição de critérios de priorização e arranjos institucionais para o PREPOC: 08 e 09 de Julho na cidade de Chimoio, com a participação de Pontos Focais do PDNA do Nível Central e Provincial,

Administradores e Quadros do SDPI Distrais, Vereadores Municipais, Parceiros e Sector Privado, totalizando 120 Pessoas;

d. Realizado o Seminário para elaboração do Programa de Alojamento pós ciclones (PALPOC), na cidade de Maputo nos dias 12 e 13 de Agosto, envolvendo Pontos Focais do PDNA de nível Central, Quadros dos Municípios de Sofala e Cabo Delgado, do MEF e MOPHRH, totalizando 60 Participantes;

e. Elaborado e Aprovado o Programa de Alojamento pós Ciclones (PALPOC); f. Realizados encontros com o Sector Privado em Sofala (Associação dos

Empreiteiros de Sofala, AECOPS, ACCIS e ACB) para o diálogo em torno da participação do empresariado nacional no processo de recuperação e reconstrução pós Calamidades.

III.3. Recursos Executados

22. Em relação a execução dos Projectos em 2019, foi facturado até ao final do ano, cerca de 234.92 milhões de dólares, dos quais foi pago 212.82 milhões de dólares, valor resultante das contribuições dos Parceiros e de intervenções de ONG’s, Sector Privado Nacional e Internacional, mais concretamente nos sectores de abrigo temporário, unidades sanitárias e escolares, informação esta detalhada no Relatório Financeiro de Recuperação e Reconstrução para o período em análise.

23. Importa referir que neste período em análise registou-se uma enorme movimentação das ONGs na execução de acções e projectos na componente de recuperação económica e social, enquanto ainda decorria o processo de elaboração do PREPOC, que culminou com a sua aprovação em Agosto de 2019. Como conqu6encia foram implementados muitos projectos sem a prévia planificação.

24. Durante a Conferência Internacional de Doadores, foi anunciado pelo FMI um compromisso de 118 milhões de dólares para o apoio a recuperação e a reconstrução, valor injectado directamente no Orçamento do Estado de 2019.

(19)

IV. INTERVENÇÕES SECTORIAIS DE RECONSTRUÇÃO E RECUPERAÇÃO 25. As Intervenções de recuperação e reconstrução, realizados por sectores do Estado

(ANE, EDM, FIPAG, FNDS, GREPOC, MICULTUR, FNDS, MASA entre outros) e a intervenção de ONGS, Parceiros Nacionais e Internacionais, incluindo o sector privado no período em analise permitiu alcançar as metas, resumidas na Tabela abaixo:

Tabela 2 - Execução Física 2019

Sector Unidades Quant. Execução

2019 (%)

Estradas Km de estradas/Pontes 3.819 1.575 41,2%

Energia Km de linha de transmissão 1.345 1.000 74.3%

Saúde

N. de Unidades Sanitárias

destruídas 89 74 83,1%

N. de Unidades de instalações

complementares danificadas 3 1 33,3%

Educação N. de Salas de Aulas destruídas 4.745 811 17,09%

Habitação parcialmente destruídasN. de casas total ou 290.000 69 0,0%

Agricultura

N. de Famílias que receberam

sementes 433.056 167,604 38.7%

N. de Aves vacinadas 4.900.000 -

-Fonte: GREPOC, 2019

• 1574.5 Km de Estradas dos 3818 Km planificados corresponde a 41,2% do total da rede Nacional Danificada (3490 km), sendo 585 Km de extensão em Sofala, 510 Km de extensão em Manica, 637.5 Km de extensão em Tete;

• 1000Km de linhas de transmissão (400 km de Rede de Média Tensão e 600 km de Rede de Baixa tensão Correspondente a 74.3% do total da e linhas de transmissão afectada (1.345 km); 330 km de linhas de distribuição correspondente a 3.2% do total da linhas de distribuição afectada (10.216 km) e 47 Postos de Transformação correspondente a 1.2% do total de Posto de Transmissão afectados (4000).

• 167,604 Famílias beneficiaram de assistência em sementes e Kits de produção correspondente a 38.7% do total Famílias afectadas (433.056);

(20)

• 14 Unidades Sanitárias (US´s) foram concluídas, 44 US’s foram parcialmente concluídas e 16 US’s estão com obras em curso, totalizando a intervenção em 74 US’s dos total de 89 US’s afectadas;

• Cerca de 32 Milhões de dólares, equivalente a 1.9 mil milhões de Meticais, foi coberto em seguros no total de 66.5 milhões de dólares planificados, equivalente a 4.1 mil milhões de meticais, dos quais, para a Banca 52 mil dólar, Automóvel 34.8 mil dólar, remoção de Casco 112 mil dólar, engenharia 731 mil dólar, equipamento e Stock 794 mil dólar, estruturas de Publicidade 2.2 mil dólar, infra- estrutura e equipamento 20 milhões de dólar, Infra-estruturas aliados a stock, interrupção e lucros cessantes, incluindo Equipamentos 2.7 milhões de dólar e Multi Risco 2.5 milhões de dólar.

• Recuperados no sector de Energia, 400 km de Rede de Média Tensão (MT), 600 km de Rede de Baixa tensão (BT); 47 Postos de Transformação e 15 Torres metálicas.

IV.1. Sector Produtivo

26. Os impactos do ciclone Idai e Kenneth no sector produtivo foram entre outros, os seguintes:

• 433,056 famílias afectadas e com necessidades de assistência em sementes • 116,476 m2 de tanque de peixe afectados; mais de USD$ 39 milhões, de renda

perdida devido ao desemprego; 9,710 animais mortos; 1,728,800 alevinos perdidos; 4.9 milhões de animais precisam de vacinação; 2,044 tanques de piscicultura destruídos e 4,309ha de terra irrigada precisa de reabilitação.

• Várias dezenas de empresas paralisadas ou com redução significativa de produção por inutilização total ou parcial das suas instalações ou equipamento

27. No exercício económico de 2019, foi possível implementar as seguintes acções por sectores de actividade:

(21)

IV.1.1. Agricultura

• Distribuídas 235,640 toneladas de Semente; 3,471 Kits de produção; 414,922 Instrumentos Agrícolas e 8,210 Vouchers, beneficiando a 167,604 Agregados Familiares. O detalhe destas acções consta do Tabela 3.

• Os Kits de produção distribuído são compostos por: 5 kg de Milho OPV - ZM , 09; 6 kg de Feijão Nhemba - IT18, Embalagens de 10 gr de Hortícolas (Abóbora, Alface e Couve), 250 ml de insecticida e 1 kg de Maconzeb, 5 kg de Fertilizante (NPK) e 5 kg de Fertilizante (NPK), Regadores Plásticos de 10 litros, Pulverizadores de 16 litro e1 Catana, 1 Enxada e 1 Foices de 14".

Tabela 3 - Distribuição de Sementes e Kits de Produção por Província

Cultura/Kits/Provincia Manica Sofala Tete Zambézia Nampula Delgado Cabo Total

Insumos Agrícolas e E-Vouchers Distribuídos

Milho Kgs 63,328 85,888 - - 12,449 153,366 Feijão Kgs 33,745 44,026 - - 77,771 Hortícolas Kgs 545 1,304 1,544 1,110 4,503 Enxadas Unid 35,316 72,288 58,816 37,000 60,284 263,704 Catanas Unid 17,658 36,144 29,408 18,500 41,324 143,034 Regadores Unid 3,361 2,249 2,249 - 325 8,184 E-Voucher 1 Unid 4,327 3,883 - - 8,210 Nº de Famílias 25,411 41,814 29,408 18,500 49,000 164,133 Kits Distribuídos Nº Kits / Famílias 204 1,423 1,129 159 556 3,471

Nº Total de Famílias Beneficiadas

Nº de Famílias 25,615 43,237 30,537 18,659 556 49,000 167,604 Fonte: GREPOC/2019

(22)

IV.1.2. Indústria e Comércio

28. Para responder a recuperação deste sector, algumas medidas foram propostas ao Governo, designadamente: I) Estabelecimento de um quadro de medidas legais provisórias, ii) Isenções de direitos aduaneiros, iii) Prorrogação dos prazos da submissão do IVA, ISPC, IRPC e iv) Isenção de taxas/sobretaxas nos sectores do transporte e energia.

29. Para responder às necessidades da recuperação do Sector Produtivo e Privado, foram introduzidas as seguintes medidas:

• Facilidades Aduaneiras que consistiram em conceder a possibilidade de saída antecipada na importação de material de construção e produtos alimentares. Igualmente, foi estendido para 90 dias o prazo para a sua regularização;

• Facilidades Fiscais com maior incidência sobre os operadores económicos sujeitos ao Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRPS) da segunda Categoria, através do deferimento do pagamento anual do IRPC relativo ao ano de 2018 a Maio de 2019 para Dezembro de 2019, onde os pagamentos podiam ser feitos por prestações mensais, obedecendo o Decreto no 45/2010 de

2 de Novembro e, também, dispensado o pagamento por conta do exercício económico de 2019;

• Foram também adoptadas medidas adicionais para apoio ao sector privado, tais como, redução da conta de eletricidade em 50%;

• Na área de Seguros, foi implementada foi realizado a cobertura de seguros em cerca de 32 Milhões de dólares, equivalente a 1.9 mil milhões de Meticais, do total de 66,5 milhões de dólares previstos, equivalente a 4.1 mil milhões de meticais, dos quais, para a Banca 52 mil dólares, Automóvel 34.8 mil dólares, remoção de Casco 112 mil dólares, engenharia 731 mil dólares, equipamento e Stock 794 mil dólares, estruturas de Publicidade 2.2 mil dólares, infra- estrutura e equipamento 20 milhões de dólares, Infra-estruturas aliadas a stock,

(23)

interrupção e lucros cessantes, incluindo Equipamentos 2.7 milhões de dólares e Multi Risco 2.5 milhões de dólares.

Área afectada pelo Ciclone IDAI

30. Foram adoptadas medidas de redução de tarifa de transporte ferroviário em 50%, para passageiros e para materiais de construção que usavam as linhas de Sena e Machipanda. 31. Foram implementadas actividades de geração de emprego no Distrito de Dondo (Posto administrativo de Savane e Posto administrativo de Mafambisse - Localidade de Mutua) e Distrito de Chibabava (Posto administrativo de Goonda), que consistiram no seguinte:

a) Treinados e apoiados com kits iniciais 519 famílias, para pequenos novos negócios;

b) Criados 3,083 empregos, através de actividades de geração de renda desenvolvidas nas comunidades vulneráveis mais afectadas da província de Sofala;

c) Treinamento de 3,083 famílias em associativismo, gestão de negócios, poupança e crédito;

d) Treinados os grupos específicos constituídos por 1,775 Mulheres e 1,308 homens, para a criação de aves, produção de panelas de barro e produção de fogões com eficiência energética, pequenos negócios, serviços (cabeleireiro, padaria), carregamento de celular etc.);

e) Treino intensivo e apoio com ferramentas e equipamentos de protecção a 155 pedreiros (homens locais), sendo a carga teórica de 30% e a prática de 70%, em técnicas de construção segura e resiliente, organizados grupos de artesãos, para facilitar a prestação de serviços na comunidade do Distrito de Dondo (Posto administrativo de Savane e Posto administrativo de Mafambisse - Localidade de Mutua) e Distrito de Chibabava (Posto administrativo de Goonda).

Áreas efectadas pelo Ciclone Kenneth

32. No âmbito de apoio ao Sector Privado na Província de Cabo Delgado, foram: a) Identificadas 30 empresas para beneficiarem de desconto de 30% na

facturação de energia;

(24)

financiamento pós-Kenneth para as PME’s e a Rede Comercial Rural, estando as propostas em avaliação;

c) Assistidas 911 PME’s pelo Centro de Orientação ao Empresário (COrE), em plano de negócios e gestão nos distritos de Ibo, Macomia, Quissanga e Pemba.

IV.2. Sector Social

33. Os impactos no sector social originaram a destruição total ou parcial de cerca de 290,000 habitações, 89 centros de saúde, 3 centros de saúde , 2 centros de formação de saúde, 4,219 salas de aulas, 10 centros culturais, 5 edifícios históricos, 2 centros de formação de saúde.

IV.2.1. Habitação e Edifícios Públicos

34. Para apoiar a implementação do Programa de Habitação, o GREPOC, com auxílio de Parceiros, desenvolveu a partir do PREPOC, o Programa de Alojamento Pós Ciclones PALPOC, cujas intervenções incidem sobre:

a) Reconstrução Parcial e Total de Habitação;

b) Reforço da Habitação (Retrofitting – Melhoria de partes já reconstruídas); c) Recuperação Integrada e Resiliente de Assentamentos Humanos (podendo ser desenvolvimento de novos centros assentamentos ou bairros urbanos).

35. Ainda no quadro do PALPOC, foram realizadas, em coordenação com diversos Parceiros, acções de treinamento e capacitação em “técnicas de construção de edifícios resilientes” ou de reconstrução para durar / Build Back Better: “BBB”

• Foram construídos com o apoio de Parceiros integrados no Cluster de Abrigo: “Shelter Cluster” 69 casas.

• Foi realizado o Seminário Técnico de Recuperação de Habitação, de 12 a 13 de Agosto de 2019, no Hotel Avenida, envolvendo todos os actores do sector de Habitação (nível Central, Provincial, Distrital, abrangendo Grupos Profissionais, Academia, Parceiros e Sociedade Civil), para a Harmonização do PALPOC, e partilha de boas práticas internacionais e nacionais no processo de reconstrução.

• Foram realizados treinamentos sobre construções resilientes pela UN-Habitat (em parceria com o GREPOC) em Dondo, para estudantes, artesões locais e técnicos do sector de Habitação de 28 a 31 de Outubro.

36. Na componente de Edifícios Públicos, foi reabilitada a Cadeia Distrital de Macomia, em parceria com o CICV e beneficiaram de obras de mitigação, particularmente na reposição da cobertura o Registo Civil e Notariado, Sala de Sessões, Serviços Distritais

(25)

de Educação, Juventude e Tecnologia, casa geminada do Chefe do Posto Administrativo Sede no Distrito de Quissanga.

37. Foram celebrados contratos e iniciadas as obras para a reabilitação das Secretarias Distritais, residências oficiais das Administrações dos Distritos de Macomia, Quissanga e Ibo em Cabo Delgado, segundo ilustra a Tabela que se segue.

Tabela 4 - Edifícios Públicos intervencionados em Cabo Delgado

Item Descrição Execução Custo (MT)

1.1 Reabilitação do edifício da Secretaria Distrital no Distrito de Ibo 80 %

33.908.407,65 1.2 Reabilitação da Residência Oficial do Administrador no distrito de Ibo 90%

2.1 Reabilitação do edifício da Secretaria Distrital no Distrito de Macomia 45%

45.212.751,01 2.2 Reabilitação da Residência Oficial do Administrador no Distrito de Macomia 60%

2.3 Reabilitação da casa de hóspedes no Distrito de Macomia 45% 3.1 Reabilitação do edifício da Secretaria Distrital no Distrito de Quissanga 60%

19.443.950,99 3.2 Reabilitação da Residência Oficial do Administrador no Distrito de Quissanga 80%

(26)

IV.2.2. Educação

1. No exercício económico de 2019, foi concluída a reabilitação ou reparação de 75 Escolas, correspondendo a cerca de 707 salas de aula convencionais, nas Províncias de Cabo Delgado (171), Zambézia (158), Nampula (67), Tete (74), Manica (34) e Sofala (230). Segundo o Tabela 4.

Tabela 5 - Salas de Aula Reabilitadas e em curso no Âmbito dos Ciclones

Salas de Aula Reabilitadas no Âmbito dos Ciclones Idai/Kenneth

Províncias

Reabilitação de Salas

Convencionais Reposição de Salas Precárias pelas Populações Sub Total Salas Convencionais em Construção Total Resiliente Não Resiliente

C. Delgado 64 101 - 171 0 165 Zambézia - - 158 158 158 Nampula - - 67 67 67 Tete 5 10 59 74 74 Manica 34 - - 34 28 62 Sofala 54 176 - 230 55 285 Total 154 269 284 707 83 811 Fonte: GREPOC, 2019

2. Em curso a reabilitação ou reparação de 83 salas convencionais, nas Províncias de Manica (28) e Sofala (55).

3. Nas Províncias afectadas pelo Ciclone Idai, foram assistidas 366,795 Crianças (48.2 % meninas), em idade escolar, em intervenções educacionais fornecidas pelos Parceiros em 660 espaços de aprendizagem, em 15 distritos.

4. Cerca de 8,815 Professores foram afectados pelo ciclone Idai, tendo, consequentemente, sido desalojados ou perderam suas propriedades e, necessitando, por isso de assistência humanitária nas províncias de Sofala, Manica, Tete, Zambézia e Inhambane em 660 espaços de aprendizagem em 15 distritos.

Área afectada pelo ciclone Kenneth

5. Na Província de Cabo Delgado, foi reabilitado um total de 163 salas de aula e 13 blocos administrativos (Tabela 5), com o custo estimado de 1.5 Milhões de dólares.

(27)

Tabela 6 - Reabilitação de Infraestruturas de Educação e Cabo Delgado

Ordem Distrito

Salas de Aula Blocos Administrativos Custo (000, MT) Fonte de Financiamento Total Convencionais 1 Pemba 8 8 0 12.000,00 Iniciativa/Escola 2 Ancuabe 36 4 7 6.000,00 HELPO 3 Macomia 86 36 6 54.000,00 HELPO, Fundação NEMA, Save the Children e OIM

4 Metuge 2 0 0 Save the Children

5 Quissanga 5 5 0 7.500,00 DPEDH

6 Meluco 17 0 0 Governo Local e a Comunidade

7 Ibo 11 11 0 16.500,00 HELPO, Fundação Ibo,

Fonte: Governo da Província de Cabo Delgado, 2019

6. Na Província de Cabo Delgado, foram assistidas 23,489 (48.3 % meninas) alunos em 84 espaços de aprendizagem em 9 distritos e 392 Professores/as (38.5 % mulheres) em 83 espaços de aprendizagem em 9 distritos.

IV.2.3. Saúde

7. Concluída a reabilitação total de 15 Unidades Sanitárias, sendo: 14 em Sofala e 1 em Cabo Delgado; 49 US’s foram parcialmente reabilitadas, sendo: 41 na Província de Sofala e 8 na Província de Cabo Delgado; 12 US’s estão com a reabilitação em curso em Sofala, com recurso aos fundos provenientes de vários parceiros (Sector Privado Nacional e Internacional, ONG;s e Parceiros de Cooperação), totalizando 72 Unidades Sanitárias intervencionadas.

(28)

Área afectada pelo ciclone Idai

8. Na Província de Sofala, que foi o epicentro do Ciclone Idai, teve 80 unidades sanitárias afectadas, designadamente:

i. 14 US’s foram totalmente reabilitadas: Marrocanhe, São Lucas, Marombe, Chissinguana, Mbimbiri, Macorococho, Mascarenha, Inhavininga, Grudja, Rio Buzi, Chinamacondo, Mutindir, Jasse Manguena e Macurungo;

ii. 41 US’s foram parcialmente reabilitadas; iii. 12 US’s com a reabilitação em curso,

9. Ainda para a Província de Sofala foi feita a reabilitação parcial ou total de 4 unidades sanitárias, nomeadamente 24 de Julho, Chirassicua, Wirikize e Siluvo.

A tabela abaixo apresenta o detalhe das intervenções realizadas nas infra-estruturas Sanitárias da Província de Sofala.

Tabela 7 - Unidades Sanitárias intervencionadas em Sofala

Distrito Unidade Sanitária Danos Causados Ponto de Situação Tipo de Intervenção

1 BEI RA HC DA BEIRA Destruição parcial (Direcção do hospital, Consultas externas, Ginecologia, SUR, Radiologia, Ortoprotezia, Banco de Sangue, Psiquiatria, UGEA, SAP – Urgência, Antiga mal nutrição, Armazém, Lavandaria, Manutenção, Incineradora, Bloco de pediatria, Medicina legal, Anatomia patológica). Destruição Total (Bloco operatório, Berçário, Alpendre, Oftalmologia, Bloco principal, SAP internamento) Concluída a reabilitação do Bloco Operatório, imagiologia, Banco de Sangue. Em curso a 2ª fase (impermeabilização do edifício principal, Centro Ortopédico, Consulta Externa e Direcção) Parcial (Prazo da 2ª fase Abril 2020) Em curso a reabilitação do Bloco de Psiquiatria Prazo Março 2020 Concluída a reabilitação do Bloco de Oftalmologia e construção de Lavandaria Completa (Entregue) Em curso a reabilitação e ampliação do Berçário Prazo Agosto 2020 2 CS CHOTA Parcial

(29)

Distrito Unidade Sanitária Danos Causados Ponto de Situação Tipo de Intervenção Destruição parcial do tecto (enfermaria, CCS, PAV, SMI) Concluída a reabilitação de cobertura (Entregue)

3 CS MASCARENHA Destruição do tecto de laboratório, farmácia, consultas, maternidade. Concluída a reabilitação de todos edifícios da US Completa (Entregue) 4 PS CHAMBA Destruição parcial do tecto (gabinetes de consulta externa e bloco de circuncisão masculina) Concluída a reabilitação de cobertura do edifício principal Parcial (Entregue) CS MUNHAVA Destruição parcial do tecto (bloco atendimento externo, bloco de consultas de atendimento a criança, laboratório, bloco de circuncisão masculina) Concluída a cobertura do atendimento externo Parcial 5 (Entregue) 6 CS MACURUNGO Destruição parcial do tecto (bloco de consultas externas, farmácia, gabinetes de consultas de doenças crónicas, deposito de medicamentos, maternidade e passagem coberta) Concluída a reabilitação dos edifícios e construção de banco de socorro, bloco administrativo e muro Completa (Entregue) 7 CS NHACONJO Destruição parcial do tecto (bloco de atendimento externo, farmácia, banco de socorros, PAV, consulta pré-natal, laboratório, estomatologia, cozinha, ATS, TB)

Sem financiador

8 CS PONTA GEA Destruição total do tecto de todos os edifícios

Concluídas as coberturas do atendimento externo, maternidade, farmácia, laboratório, SAAJ, depósito de medicamentos, centro nutricional, centro de documentação. Parcial (Entregue) Concluída a reabilitação do Dep. Prov. Vacinas Completa (Entregue) Concluído Sistema de canalização de água Completa (Entregue)

(30)

Distrito Unidade Sanitária Danos Causados Ponto de Situação Tipo de Intervenção

Destruição total do tecto de todos os edifícios

Concluída a cobertura

de alguns edifícios (Entregue) Concluída a reabilitação da maternidade e sistema de água Completa (Entregue) Concluída a reabilitação o bloco de pediatria, sala de espera, muro de vedação Completa (Entregue)

10 PS MATADOURO Destruição total do tecto dos edifícios Concluída a reabilitação de cobertura

Parcial (Entregue) 11 CS MARROCANHE Destruição total do tecto de todos os edifícios Concluída a reabilitação da US e

residência

Completa (Entregue) 12 CS NHANGAU Destruição total do tecto de todos os edifícios Concluída a cobertura US, 2 residências e casa

de espera para MG

Parcial (Entregue)

13 CS INHAMIZUA

Destruição do tecto falso do bloco de atendimento externo e destruição completa dos tectos dos blocos em construção (maternidade, casa de incineradora, guaritas e passagem coberta)

Em curso a reabilitação do tecto dos edifícios da US

Prazo

(Março 2020) 14 Enfermaria de Epidemias (CTD) Destruição total do tecto de todos os edifícios Concluída a cobertura Parcial

(Entregue) 15 CS CERÂMICA Destruição total do tecto e da casa dos

funcionários

Em negociação com

parceiro

16 CS MANGA LOFORTE Destruição total do tecto de todos os edifícios Concluída a reabilitação de cobertura

Parcial (Entregue) 17 PS MILITAR Destruição de toda a cobertura e vidros das

janelas dos edifícios

Em negociação com

parceiro

18 CS 24 DE JULHO

Destruição parcial do tecto e vidros (usada como centro de acomodação, requer reabilitação por mau uso)

(31)

Distrito Unidade Sanitária Danos Causados Ponto de Situação Tipo de Intervenção Destruição total do tecto

do edifício Concluída a reabilitação (Entregue)

20

BUZI

HR BUZI

Maternidade com tecto parcialmente danificado e janelas, Enfermarias com tecto parcialmente danificado, casa de espera para mulher gravida com tecto danificado, Bloco de atendimento externo com tecto parcialmente danificado e tecto das residências dos funcionários Em curso reabilitação da bloco principal e casa de espera Prazo (Abril 2020) 21 CS GUARA GUARA

Vidros das janelas quebradas e algumas chapas da casa de funcionários desprenderam-se

Concluída a

reabilitação parcial das residências, requer outra intervenção Parcial (Entregue) 22 CS BANDUA Todo o tecto da US danificou-se, incluído casa de espera para mulher gravida e residências dos funcionários Concluída a reabilitação parcial da Maternidade, bloco de atendimento externo e passagem coberta Parcial (Entregue) 23 CS INHAMICHINDO Todo o tecto da US danificou-se, incluído casa de espera para mulher gravida e residências dos funcionários Concluída a reabilitação da US, faltando a reabilitação das residencias Parcial (Entregue) 24 CS INHARONGUE Todo o tecto desabou e janelas Em negociação com parceiro

25 CS GRUDJA Todo tecto da US e residências dos funcionários danificados e estiveram submersos Concluída a reabilitação da US e residências Completa (Entregue) 26 CS DANGA Todo o tecto da US desabou e casa de funcionários, janelas, casa de espera para mulher gravida desabou

Concluída a reabilitação da US e residências Parcial (Entregue) 27 PS RIO BUZI Destruição de Janelas do PS e destruição parcial do tecto da casa de funcionários Concluída a reabilitação da US e residência Completa (Entregue) 28 CS BARADA Destruição do tecto das residências dos

funcionários

Em negociação com

UNICEF

29 CS INHAVININGA

Destruição total do tecto da US e das casas dos funcionários,

Concluída a

(32)

Distrito Unidade Sanitária Danos Causados Ponto de Situação Tipo de Intervenção espera para mulheres

gravidas (Entregue)

30 CS AMPARA

Destruição das chapas de passagem coberta, despreendimento de chapas da maternidade, vidros de todas as janelas quebrados e

desabamento da casa de espera para mulheres grávidas

Em curso a reabilitação Prazo

(Abril 2020)

31 CS MAROMBE

Destruição parcial das chapas da US e da residência dos técnicos, vidros das janelas, e desabamento da casa de espera para mulheres gravidas

Concluída a reabilitação do tecto falso, janelas, pintura, fechaduras e reforçada a cobertura da US e residências, bem como as latrinas

Completa

(Entregue)

32 CS CHISSIMGUANA

Destruição do tecto da casa dos funcionários, vidros das janelas da US e da casa dos técnicos e desabamento da casa de espera para mulheres gravidas Concluída a reabilitação da US Completa (Entregue) 33 CS BURA Destruição do tecto da US e casa dos funcionários e desabamento da casa de espera para mulheres gravidas

Em curso a reabilitação Prazo (Abril 2020)

34

DONDO

CS DE DONDO

Todas enfermarias, bloco de atendimento externo, laboratório e guarita com a cobertura danificada e tecto falso Concluída a cobertura dos blocos de Maternidade, Pediatria, Laboratório, Banco de Socorro e Atendimento Externo. (excepto pintura exterior) Parcial (Entregue) Concluída a cobertura do Bloco de Medicina e passagem coberta. (excepto pintura exterior) Parcial (Entregue) Concluída a reabilitação/ampliação da Maternidade, incluindo pintura Completa (Entregue)

35 CS MAFAMBISSE Destruição parcial do tecto de Laboratório, Farmácia e Maternidade Em curso a reabilitação da maternidade e laboratório Prazo (Março 2020)

(33)

Distrito Unidade Sanitária Danos Causados Ponto de Situação Tipo de Intervenção

36 CS MACHAROTE Destruição total do tecto da US e residências Em curso a reabilitação da US e residências Prazo (Março 2020) 37 PS BAPTISTA Laboratório, farmácia e maternidade desprendimento parcial das chapas Concluída a reabilitação de cobertura Parcial (Entregue) 38 CS BLOCO 9 Tecto parcialmente destruído Concluída a reabilitação (excepto

pintura exterior)

Parcial (Entregue)

39 CS MUTUA

O tecto do bloco principal, casa espera de mulher gravida e residências desabaram. Concluída a intervenção parcial da infra-estrutura. Requer outra intervenção Parcial (Entregue) 40 CS CHIBUABUABUA Tecto da US e da residência desabou Concluida a reabilitação (excepto

pintura exterior) Parcial (Entregue) 41 CS CANHANDULA Tecto da US e das residências destruídos parcialmente Concluída a reabilitação de cobertura Parcial (Entregue) 42 CS SAVANE

Tecto da casa espera de mulher gravida e do bloco principal destruído parcialmente Concluida a reabilitação (excepto pintura exterior) Parcial (Entregue) 43 CS CHINAMACONDO Destruição do tecto da US e das residências

Concluída a

reabilitação das infra-estruturas

Completa (Entregue) 44 CS SENGO Destruição do tecto da US e das residências

Em curso a reabilitação (por se apurar os trabalhos finais recomendados) Prazo (Março 2020) 45 CS THUNDANE Desabamento completo do tecto e abertura de

fissuras nas paredes

Concluida a

reabilitação (excepto pintura exterior)

Parcial (Entregue) 46 PS LUSALITE Desabamento de uma parede da sala de

palestras

Concluída a

reabilitação parcial da US. Requer outra intervenção.

Parcial (Entregue) 47 CS SAMORA MACHEL Destruição parcial do tecto da US e da

residência

Concluída a

reabilitação parcial da US. Requer outra intervenção.

Parcial (Entregue) 48 PS MILITAR Destruição do tecto da US Sem financiador

(34)

Distrito Unidade Sanitária Danos Causados Ponto de Situação Tipo de Intervenção

44 CS SENGO Destruição do tecto da US e das residências

Em curso a reabilitação (por se apurar os trabalhos finais recomendados) Prazo (Março 2020) 45 CS THUNDANE Desabamento completo do tecto e abertura de

fissuras nas paredes

Concluida a reabilitação (excepto pintura exterior) Parcial (Entregue) 46 PS LUSALITE Desabamento de uma parede da sala de palestras Concluída a reabilitação parcial da US. Requer outra intervenção.

Parcial (Entregue) 47 CS SAMORA MACHEL Destruição parcial do tecto da US e da

residência

Concluída a

reabilitação parcial da US. Requer outra intervenção.

Parcial (Entregue) 48 PS MILITAR Destruição do tecto da US Sem financiador

49 MA C H A N G A CS MACHANGA Destruição parcial do tecto do bloco de atendimento externo, maternidade, enfermaria, casa de espera para mulheres grávidas

Em curso a reabilitação do edifícios. Concluída a reabilitação da casa de espera para mulher gravida Prazo -2020 50 CS NHAMACHIRE Destruição parcial do tecto e janelas, destruição parcial das paredes da casa de espera para mulheres grávidas, destruição total das casas dos funcionários

Em curso a construção de nova US com fundos do Orçamento do Estado. Concluída a reabilitação da casa de espera para mulheres gravidas

Prazo (Dezembro 2020)

51 CS CHINHUQUE Destruição parcial do tecto da US e residência

Concluída a reabilitação de cobertura da US (em preparação a 2ª fase) Parcial (Entregue) 52 CS INHARINGUE Destruição parcial do tecto, janelas, desabamento da casa de espera para mulheres grávidas, destruição parcial do tecto da casa dos funcionários Concluída a reabilitação de cobertura da US (em preparação a 2ª fase) Parcial (Entregue) 53 CS DIVINHE

Destruição das janelas da maternidade e

desabamento parcial do tecto na lavandaria, guarita, cozinha e alpendre para viaturas

Em negociação com

parceiro

(35)

Distrito Unidade Sanitária Danos Causados Ponto de Situação Tipo de Intervenção

55 CS BUENE

Destruição do tecto da US, casa de funcionários e desabamento da casa de espera para mulheres gravidas Concluída a reabilitação de cobertura da US (em preparação a 2ª fase) Parcial (Entregue) 56 MU A N Z A CS MUANZA Desprendimento de chapa na enfermaria do bloco principal Concluída a reposição da parte da cobertura Parcial (Entregue) 57 CS SANGUZI MUANA Destruição do tecto da US, casa de funcionários e desabamento da casa de espera para mulher gravida

Concluída a

reabilitação parcial da US. Requer outra intervenção. Parcial (Entregue) 58 CS WIRIKIZE Destruição do tecto de lavandaria, casa de banho e 6 chapas de casa de funcionários Feito o levantamento pelo Parceiro

59 CS NSITUCULO Desprendimento de Chapa na US Concluída a reposição da parte da cobertura Parcial (Entregue) 60 CS NHANSATO Destruição do tecto da US e desabamento da

casa de espera

Concluída a

reabilitação parcial da US. Requer outra intervenção.

Parcial (Entregue)

61 CS GALINHA

Destruição parcial do tecto da US e casas dos funcionários,

desabamento da casa de espera para mulheres gravidas,

Concluída a

reabilitação parcial da US. Requer outra intervenção. Parcial (Entregue) 62 NHAM AT ANDA

CS TICA Desabamento parcial do tecto do CS e das casas de funcionários

Concluída a reabilitação da cobertura, tecto falso, pintura da US, excepto as residências Parcial (Entregue) 63 CS LAMEGO Tecto parcialmente destruído e inundação do edifício e casas dos funcionários Concluída a reabilitação parcial da US e residências. Requer outra intervenção. Parcial (Entregue) 64 CS VINHO Desabamento parcial do tecto e vidros das janelas.

Concluída a

reabilitação parcial da US. Requer outra intervenção.

Parcial (Entregue)

65 CS MUTONDO Desabamento parcial do tecto e vidros das janelas da US e residências

Em curso a reabilitação Prazo (Julho 2020) 66 CS METUCHIRA Desabamento parcial do tecto Concluída a cobertura, janelas, bomba de água Parcial

(36)

Distrito Unidade Sanitária Danos Causados Ponto de Situação Tipo de Intervenção

67 CS SILUVO

Desabamento da casa de espera para mulheres grávidas e tecto das casas dos funcionários Sem financiamento 68 CS CHIRASSICUA Desabamento do tecto de passagem coberta, destruição do sistema de abastecimento de água e desabamento do tecto da casa dos funcionários

Concluída a

reabilitação dos blocos da maternidade e atendimento externo e passagem coberta. Em curso a reabilitação da residência, tanque elevado Prazo (Agosto) 69 CS CHIADEIA Destruição parcial do tecto e residência dos

funcionários

Concluída a

reabilitação parcial da US. Requer outra intervenção.

Parcial (Entregue)

70 CS NHARUCHONGA

Desabamento da casa de espera para mulheres grávidas e danificação do tecto das residências e vidros

Concluída a

substituição de vidros, pintura do tecto falso, construção de casa de espera para MG e revisão do sistema de abastecimento de água Parcial (Entregue) 71 CS CHIRO Destruição parcial do tecto da US e desabamento da casa do Agente de Serviço Concluída a reabilitação parcial da US. Requer outra intervenção.

Parcial (Entregue)

72 CS MBIMBIRI

Destruição total do tecto da US e das casas dos funcionários,

desabamento da casa de espera para mulheres gravidas Concluída a reabilitação Completa (Entregue) 73 CS MACOROCOCHO Destruição parcial do tecto da US e da casa dos funcionários,

desabamento da casa de espera para mulher gravidas

Concluída a reabilitação de cobertura, tecto falso, pintura geral, havendo necessidade de melhorar a reabilitação da residência Completa (Entregue) 74 CS JASSE MANGUENA

Destruição total do tecto da US e das casas dos funcionários e das casas de banho Concluída a reabilitação da US Completa (Entregue) 75 HR Nhamatanda Desabamento do tecto das enfermarias, Bloco de atendimento externo, lavandaria, secretaria, banco de socorro, oftalmologia e outros Concluída a reabilitação do sistema de esgoto, bloco de atendimento externo, banco de socorro, Enfermarias, sistema de água. Havendo necessidade de Completa

(37)

Distrito Unidade Sanitária Danos Causados Ponto de Situação Tipo de Intervenção Concluída a reabilitação da lavandaria Completa (Entregue) Concluída a reabilitação da maternidade Completa (Entregue) 76 PS Nhampoca Destruição parcial do tecto do bloco de maternidade e atendimento externo do novo CS em construção Concluída a cobertura Parcial (Entregue) 77 CSRII Mecuzi Destruição parcial do tecto da US, casa do funcionário, destruição total do tecto de casa de banho e desabamento da casa de espera para mulher gravida

Em curso a reabilitação Prazo (Julho 2020)

78 PS Muda Destruição parcial do

tecto Concluída a reabilitação (excepto pintura exterior) Parcial (Entregue) 79 CHI BABAVA CS MUTINDIRI Destruição parcial do tecto da US e Casa de espera para mulher gravida Concluída a reabilitação Completa (Entregue) 80 MA R R O ME U CS MALINGAPANSI Destruição parcial do tecto do bloco de maternidade e atendimento externo do novo CS em construção Sem financiamento

Fonte: Governo de Moçambique/MISAU, 2019

Infra-Estruturas Institucionais de Saúde

Tabela 8 - Unidades Sanitárias intervencionadas em Sofala

Instituição Danos Causados Ponto de Situação intervenção Tipo de 1 Laboratório de HAA Destruição do tecto Em negociação com Parceiro

2 Direcção Provincial de Saúde

Destruição de vidros das janelas, portas e fechaduras da DPS, tecto e vidros de residências

Concluída a reabilitação parcial, excepto residências

Parcial (Entregue)

(38)

Instituição Danos Causados Ponto de Situação intervenção Tipo de EMOFAR (RPF, RPFH, Laboratório, Banco de Sangue RIM) Destruição completo do tecto do edifício, guarita e alpendre

Em curso a reposição da cobertura (equipa de manutenção da DPS) com fundos do OE

(Junho 2020)

4 ICS da Beira

Desabamento total do tecto do bloco dos laboratórios e bloco salas de aulas (12), desabamento parcial dos tectos dos blocos da Direcção, Lar Feminino e Lares Masculinos, tecto do armazém, parque e guarita e murro de vedação

Na fase conclusiva a reabilitação do bloco administrativo e Laboratório

Prazo (Março

2020) Feito o levantamento para

reabilitação das salas de aulas, Refeitório e Lar feminino pela JICA (excepto 2 lares masculinos)

5

Depósito Prov. Medicamentos Manga

Destruição parcial do tecto do armazém de equipamento e material medico cirúrgico e do depósito Provincial de Medicamento

Sem financiamento

6 SDSMAS Beira Destruição total do tecto Concluída a reabilitação da cobertura Parcial (Entregue) 7 SDSMAS Buzi Desabamento completo do tecto Concluída a reabilitação de todo edifício Completo (Entregue) 8 SDSMAS Machanga Destruição parcial do tecto Sem financiamento 9 SDSMAS Muanza Destruição parcial do tecto Concluída a reabilitação da cobertura Parcial

(Entregue)

10 CFS Formação

Desabamento parcial do tecto na lavandaria, guarita, cozinha e alpendre para viaturas

Feito o levantamento pela JICA

Fonte: Governo de Moçambique/MISAU, 2019

Área afectada pelo ciclone Kenneth

Tabela 9 - Unidades Sanitárias intervencionadas em Cabo Delgado

Nº DISTRITO SANITÁRIA UNIDADE FINANCIAMENTO FONTE DE NECESSIDADE SITUAÇÃO PONTO DE OBS.

01 MACOMIA CS TI Macomia sede FHI360/MSF/Cruz

Vermelha Reposição da cobertura da

maternidade, depósito de medicamentos, Reposição da cobertura do depósito de medicamentos e do Parcial

Referências

Documentos relacionados

Mais de 15 anos de experiência nas áreas de Inteligência de Mercado e Estratégia de Negócios, carreira construída em empresas como. Geofusion, Burger King e Linx além da

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Desta forma, a qualidade higiênico-sanitária das tábuas de manipulação dos Laboratórios de Técnica Dietética, Tecnologia de Alimentos e Gastronomia e das

Em 2007, para efeitos do cálculo da participação das freguesias criadas em data posterior ao Recenseamento Geral da População de 1991, a classificação adoptada, no âmbito

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Verificamos que pacientes diagnosticados com HH apresentam maior predisposição de desenvolver cirrose hepática, pois o depósito crônico de ferro no tecido hepático provoca lesão

AUTENTICO BIENESTAR CONFORTO AUTÊNTICO SILENCIO SILÊNCIO AISLAMIENTO TÉRMICO NATURAL ISOLAMENTO TÉRMICO NATURAL COMODIDAD PARA CAMINAR CONFORTO AO CAMINHAR BIENESTAR