• Nenhum resultado encontrado

O IFAM É A MELHOR UNIVERSIDADE DO AMAZONAS OU A MELHOR INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O IFAM É A MELHOR UNIVERSIDADE DO AMAZONAS OU A MELHOR INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS?"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

O IFAM É A MELHOR UNIVERSIDADE DO AMAZONAS OU A MELHOR INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS?

Simplesmente os dois. Mas o destaque sempre fica para a organização acadêmica UNIVERSIDADE. Os resultados estão no site do INEP/MEC (http://portal.inep.gov.br/). São duas tabelas. Uma sobre os resultados do Conceito Preliminar do Curso – CPC (8.665 cursos analisados). E a outra sobre o Índice Geral de Cursos (IGC), que analisou a qualidade de 1.387 Instituições de Educação Superior em 2011. Essa tabela que será analisada neste texto. Na tabela do IGC aparecem separados as universidades dos centros universitários e das faculdades e são todas essas organizações acadêmicas chamadas de Instituições de Ensino Superior (IES). Veja a tabela abaixo:

Tabela 01: Organizações Acadêmicas Divisão das Instituições de Ensino Superior (IES)

Universidades Centros Universitários Faculdades

Fonte: MEC

Entre todas as Instituições de Ensino Superior (IES), o IFAM é o primeiro.

E no ranking das UNIVERSIDADES do Estado do Amazonas, assim se configura o IFAM: em primeiro!

NOME SIGLA CATEGORIA IGC FAIXA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO

AMAZONAS IFAM Pública 2,91 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO

AMAZONAS UFAM Pública 2,69 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO

AMAZONAS UEA Pública 2,52 3

(2)

REPERCUSSÕES

O Reitor João Dias “congratula e se rejubila com todos os segmentos (corpos docente, discente e técnico administrativo) e a sociedade amazonense por mais essa notícia do INEP, que consagra o Instituto Federal do Amazonas como uma instituição de ensino das mais conceituadas no cenário nacional, visto que foi avaliada como a 3ª universidade na região Norte e a 1ª Instituição de Ensino Superior do Amazonas”. De acordo com o Prof. Antônio Venâncio Castelo Branco, “a avaliação foi merecida e representa o trabalho de todos, professores, administrativos e alunos, deve ser comemorada por todos nós, pois juntos constituímos o IFAM. No entanto o resultado não é motivo para comodismo, devemos buscar a excelência, a ascensão a novas faixas. PARABÉNS A TODOS QUE CONTRIBUIRAM DIRETA E INDIRETAMENTO PARA ESTE MOMENTO”.

“Não é surpresa”, comenta o Prof. João Batista Neto, coordenador da Avaliação Institucional. “Quem acompanha diariamente a instituição sabe da qualidade dos nossos cursos superiores e o comprometimento dos nossos alunos, técnicos, professores, coordenadores e gestores é intenso. E como o INEP é um órgão sério, deu a lógica. Estranho seria se tivéssemos um resultado diferente.”

O Diretor Geral do Campus Manaus Centro, o Prof. Júlio César Araújo de Freitas, afirma que “este é o resultado de um trabalho em equipe, a despeito de ser árduo, que nos remete a credibilidade e confiabilidade do compromisso dos servidores e dos discentes com o ensino ministrado neste campus. Só me resta agradecer aos alunos por ter nos escolhido como a sua unidade acadêmica”.

“Esse é o resultado do trabalho dos servidores e gestores em prol de uma educação de qualidade. Quem acompanha o cotidiano desse campus sabe que essa união de esforços foi fundamental para que o INEP constatasse a qualidade das dimensões didático-pedagógico, docente e infraestrutura oferecidas por essa unidade de ensino”, afirma a Profa. Sheylla Luz, diretoria de ensino do Campus Manaus Centro do IFAM. De acordo com o Chefe de Departamento de Ensino Superior do Campus Manaus Centro do IFAM, Prof. Francisco Mendes dos Santos, “Essa nota é resultado da sinergia do trabalho de todos nós professores, coordenadores e servidores administrativos em prol de uma educação de qualidade e gratuita para os nossos objetivos começo, meio e fim: os alunos”.

Esses resultados são sobre os cursos do Campus Manaus Centro do IFAM, avaliados pelo INEP/MEC. O CMDI e a CMZL ainda não foram avaliados em todos os critérios que compõe a fórmula do IGC, estando ausente desse cálculo do resultado geral do IFAM como Instituição de Ensino Superior.

(3)

IGC 2011: COMO FOI REALIZADO O CÁLCULO

O texto a seguir é um pouco complexo, mas vale a leitura para entender como o INEP/MEC chegou a conclusão que o IFAM é a melhor universidade e a melhor Instituição de Ensino Superior (IES) do Amazonas, chegando em 3º no ranking das universidades da Região Norte.

O fim do ano é muito esperado pelos dirigentes educacionais de todo o país, pois é nesse período que se publicam os resultados dos dados do MEC sobre colégios, cursos e IES. O ENEM foi divulgado há quinze dias e agora vem a publicação do CPC e do IGC. Segundo o INEP/MEC, o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é um indicador que avalia as IES e é resultado da média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da graduação e do conceito da Capes aplicado aos programas de pós-graduação.

O cálculo do CPC é complexo e leva em conta sete itens: Desempenho de alunos concluintes no Enade (20%), Indicador de Diferença do Desempenho (35%), Estrutura Física (7,5%), Projeto Pedagógico (7,5%), Número de professores doutores (15%), Número de professores mestres (7,5%) e Professores com regime de trabalho integral (7,5%). De forma simples o próprio INEP/MEC apresenta que o CPC tem como pesos: Desempenho dos Estudantes (55%), Infraestrutura / Organização Didático Pedagógica (30%) e o Corpo Docente (15%). O IFAM apresentou resultados satisfatórios, mas poderia ter ido melhor. Por questões milimétricas não se conseguiu reproduzir no CPC o grau satisfatório que já tivemos de outras avaliações do MEC, onde o IFAM é uma IES conceito 4 (máximo até 5) e possui a maior parte dos cursos superiores com notas 4 e 5.

(4)

Já o IGC é um indicador de qualidade construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único instrumento a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. Divulgado anualmente, o resultado final do IGC é expresso em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). Notas 1 e 2 nas faixas são consideradas insatisfatórias.

Na apresentação dos resultados, o MEC divide as Instituições de Ensino Superior em três categorias acadêmicas: universidades, centros universitários e faculdades. Ao olhar para a tabela na categoria acadêmica UNIVERSIDADE, se verificará que o IFAM está na mesma faixa que a UFAM, a UEA e a UNINILTONLINS. São instituições na faixa 3, consideradas pelo MEC como instituições satisfatórias. Porém, ao olhar os valores contínuos, nota-se que o IFAM está à frente. E mais, por 0,4 o IFAM não muda de faixa e seria a única instituição de ensino superior nota 4 de todo Estado do Amazonas.

Universidades do Amazonas – IGC 2011

NOME SIGLA CATEGORIA IGC FAIXA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO

AMAZONAS IFAM Pública 2,91 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO

AMAZONAS UFAM Pública 2,69 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO

AMAZONAS UEA Pública 2,52 3

UNIVERSIDADE NILTON LINS UNINILTONLINS Privada 2,11 3 Fonte: INEP/MEC

Índice Geral de Cursos da IES

IGC – Faixas IGC - Contínuo

1 0,0 a 94 2 95 a 194 3 195 a 294 4 295 a 394 5 + 395 Fonte: INEP/MEC

(5)

RESULTADOS EM RELAÇÃO AO ESTADO, REGIÃO NORTE, REGIÃO NORTE/NORDESTE, IF’S DO BRASIL E RESULTADO NACIONAL

Nessa parte, irá se apresentar tabelas, resultados e comentários sobre o IFAM em relação ao Estado, Região Norte, as Regiões Norte e Nordeste, IF’S do Brasil e perante também o resultado Nacional.

Tabela 01: Universidades, Centros Universitários e Faculdades do Amazonas (19 IES) – IGC 2011 Comentário: O IFAM é mais do que a melhor universidade do Amazonas. Ela é a melhor Instituição de Ensino Superior do Estado. Nenhuma instituição pública ou privada de ensino teve resultado melhor. Está à

frente da UFAM e da UEA E bem à frente da FAMETRO, La Salle, FUCAPI, Dom Bosco, UNINILTONLINS, etc. NOME SIGLA UF CIDADE CATE-

GORIA

ORGANIZAÇÃ O

IGC

Contínuo FAIXA do IGC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO

AMAZONAS IFAM AM Manaus Pública Universidade 2,91 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO

AMAZONAS UFAM AM Manaus Pública Universidade 2,69 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO

AMAZONAS UEA AM Manaus Pública Universidade 2,52 3

FACULDADE LITERATUS FAL AM Manaus Privada Faculdade 2,52 3 FACULDADE METROPOLITANA DE

MANAUS FAMETRO AM Manaus Privada Faculdade 2,37 3

FACULDADE LA SALLE AM Manaus Privada Faculdade 2,37 3

ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO

AMAZONAS ESBAM AM Manaus Privada Faculdade 2,22 3

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR

FUCAPI CESF AM Manaus Privada Faculdade 2,12 3

FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO FSDB AM Manaus Privada Faculdade 2,12 3 UNIVERSIDADE NILTON LINS

UNINILTO

NLINS AM Manaus Privada Universidade 2,11 3 CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE UNINORTE AM Manaus Privada

Centro

Universitário 2,06 3

FACULDADE MARTHA FALCÃO FMF AM Manaus Privada Faculdade 2,04 3 CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE

MANAUS

CEULM/UL

BRA AM Manaus Privada

Centro

Universitário 1,94 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO

SUPERIOR DO AMAZONAS CIESA AM Manaus Privada

Centro

Universitário 1,82 2

FACULDADE DO AMAZONAS IAES AM Manaus Privada Faculdade 1,78 2 INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR

MATERDEI

IES-MATERDEI AM Manaus Privada Faculdade 1,67 2

FACULDADE TÁHIRIH FT AM Manaus Privada Faculdade 1,58 2

FACULDADE BOAS NOVAS DE CIÊNCIAS TEOLÓGICAS, SOCIAIS E

BIOTECNOLÓGICAS FBNCTSB AM Manaus Privada Faculdade 1,08 2 FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE

MANAUS FOM AM Manaus Privada Faculdade 0,75 1

(6)

Tabela 02: Universidades da Região Norte (21 universidades) – IGC 2011

Comentário: O IFAM é a terceira melhor universidade da Região Norte. Está atrás da UFRA e da UFPA, do Pará. Mas bem à frente da UFRR, UNIR, UFAP, UFAC, etc. Dos Institutos Federais da Região Norte, o IFRR é o que mais se aproxima, em sexto lugar com nota no IGC contínuo 2,80.

NOME SIGLA UF CIDADE CATE-

GORIA ORGANIZAÇÃO IGC Contí nuo FAIXA do IGC UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA UFRA PA Belém Pública Universidade 2,97 4 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ UFPA PA Belém Pública Universidade 2,96 4 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E

TECNOLOGIA DO AMAZONAS IFAM AM Manaus Pública Universidade 2,91 3 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO

TOCANTINS UFT TO Palmas Pública Universidade 2,84 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA UFRR RR Boa Vista Pública Universidade 2,81 3 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E

TECNOLOGIA DE RORAIMA IFRR RR Boa Vista Pública Universidade 2,80 3 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE

RONDÔNIA UNIR RO Porto Velho Pública Universidade 2,75 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM AM Manaus Pública Universidade 2,69 3 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ UNIFAP AP Macapá Pública Universidade 2,56 3 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE UFAC AC Rio Branco Pública Universidade 2,55 3 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS UEA AM Manaus Pública Universidade 2,52 3 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ UEAP AP Macapá Pública Universidade 2,37 N. R. UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA UNAMA PA Belém Privada Universidade 2,25 3 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA UERR RR Boa Vista Pública Universidade 2,13 3 UNIVERSIDADE NILTON LINS UNINILTONLINS AM Manaus Privada Universidade 2,11 3 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ UEPA PA Belém Pública Universidade 2,10 3 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E

TECNOLOGIA DE RONDÔNIA IFRO RO Porto Velho Pública Universidade 1,98 3 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E

TECNOLOGIA DO PARÁ IFPA PA Belém Pública Universidade 1,82 2

UNIVERSIDADE DO TOCANTINS UNITINS TO Palmas Pública Universidade 1,65 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ UFOPA PA Santarém Pública Universidade SC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E

TECNOLOGIA DO TOCANTINS IFTO TO Palmas Pública Universidade SC

(7)

INFORMAÇÕES CURTAS

Com a nota no IGC contínuo de 2,91, o IFAM é:

Entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades da Região Norte (128 IES) – IGC 2011

Comentário: O IFAM é a quinta melhor IES da Região Norte, à frente de 123 instituições de ensino superior.

Entre as Universidades das Regiões Norte e Nordeste – IGC 2011

Comentário: EM RELAÇÃO AO NORTE E NORDESTE é a 20ª na categoria acadêmica Universidade. Também em relação às Regiões Norte e Nordeste, o IFAM é o 3º. Instituto Federal EM TERMOS DE ENSINO SUPERIOR, atrás do IFRN e do IFPB. Mas bem à frente dos demais, como IFPE, IFCE, IFMA, os da Bahia, etc.

Entre os Institutos Federais com ensino superior – Nacional – IGC 2011

Comentário: O IFAM É O 13º. IF EM TERMOS DE ENSINO SUPERIOR. Está à frente do IFPE, CEFET/MG, CEFET/RJ, IFFluminense, etc.

Universidades – Nacional – IGC 2011 (entre 226 universidades)

Comentário: O IFAM É A 86ª UNIVERSIDADE DO BRASIL. Está à frente das PUC’S (PR, MG, Campinas/SP), de várias universidades privadas (UNINOVE, SÃO JUDAS, ULBRA) e de inúmeras universidades públicas.

Referências

Documentos relacionados

Equações Diferenciais ; Equações Diferenciais ordinárias de primeira ordem e segunda ordem; Equações diferenciais ordinárias de primeira ordem e grau superior a 2;

Embora possa haver escolhas (chamadas de “trágicas” por parte da doutrina) quanto aos meios fáticos para se efetivar um direito, a efetivação do direito a educação configura

RESUMO: Este artigo retrata a trajetória do desenvolvimento da estrutura arquivística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde a sua primeira unidade de refe-

Outro cliente pode ser utilizado para testar o servidor do exemplo, como no caso do telnet que utiliza os mesmos parâmetros: nome do. computador e número da porta

Os valores da concentração de hemoglobina (Hb), em relação aos tempos de indução, 1 hora e 24 horas após a indução, não apresentaram diferença significativa, para os grupos

Espessura total do compósito pela espessura equivalente da placa homogênea de aço, para o material composto por aço – alumínio light – aço.. Espessura total do compósito

Nos animais em que o fundo e as laterais da falha osteocondral eram constituídos por osso subcondral compacto, contendo poucos vasos sangüíneos, não foi observada remodelação óssea e

O processo de pseudo-individuação (Stanton et al., 1988) evidencia-se claramente no caso apresentado. Por um lado, Ricardo sofre pressões para individuar-se. Sua família e