• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Dispõe sobre o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Civil da Faculdade Capivari.

CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º - O presente regulamento normatiza as atividades e os procedimentos relacionados ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no âmbito do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Capivari.

Art. 2º - O TCC, constante da estrutura curricular do Curso de Engenharia Civil, estabelecida é condição sine qua non e parte dos requisitos para obtenção do grau e do diploma de Bacharel em Engenharia Civil da FUCAP.

CAPÍTULO II - DAS FINALIDADES

Art. 3º - O TCC deve resultar de leituras, observações, pesquisas e reflexões. Implica em rigor na coleta de dados, visa, portanto, consolidar e expandir os conhecimentos adquiridos durante o curso, com enfoque na articulação teórico-prática e com posicionamento analítico crítico do aluno.

§ 1º - O TCC poderá ser uma revisão de literatura, um relato de caso ou um trabalho de pesquisa experimental.

§ 2º - As especificidades do conteúdo teórico-prático ficarão a cargo de cada professor- orientador, porem deverão ser observadas as regras gerais disponíveis neste Regulamento.

(2)

CAPÍTULO III - DA CONCEPÇÃO

Art. 4º - O Trabalho de Conclusão de Curso, dividido em TCC I com 90 horas e TCC II com 90 horas, totalizando 180 horas curriculares, consiste na elaboração de uma produção acadêmica e na vivência prática, pelo aluno, de uma pesquisa nas área de abrangência da Engenharia Civil, sendo elas:

 Engenharia de Projetos e Construção/Tecnologia de Edificações: Análise ou projeto de novos materiais ou técnicas construtivas. Materias novos ou aperfeiçoamentos para alvenarias de vedação. Soluções, materias e técnicas no campo das Patologias das Construções. Inovações tecnológicas versus eficiência nos métodos construtivos. Gestão de Resíduos da construção civil como ferramenta de redução de custos. Logística da Cadeia de Suprimentos e controle da organização, serviços e processos em Canteiro de Obras;

 Estruturas: Desenvolvimento de estruturas de construção civil. Normalização de materiais ou processos. Gestão de projetos. Desenvolvimento de novas técnicas construtivas. Conservação de Estruturas. Durabilidade de Estruturas. Patologia das Estruturas. Análise Experimental de Componentes Estruturais Isolados. Análise Experimental de Componentes Estruturais em Conjunto. Projetos de construção de estruturas. Viabilização de Estruturas.

 Engenharia da Qualidade: Compatibilização de Projetos frente à competitividade econômica e qualidade do produto final. Análise teórico e prática da Eficiência da qualidade do produto final da Consrtução Civil, a partir das normas pertinentes. Controle Estatístico e Metrológico de Produtos e Processos de Construção. Normalização e Certificação da Qualidade. Confiabilidade de Produtos e Processos de Construção;

 Engenharia e Segurança do Trabalho: Análise e Prevenção de Riscos de Acidentes. A

eficácia, inconvenientes e melhorias sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPI). As normas de segurança do trabalho na Construção Civil, suas implicações econômicas, práticas, e benefícios reais observáveis com sua aplicação.

 Engenharia da Gestão de Obras e Projetos: Análise, Modelagem e Simulação de Projetos e Sistemas Constutivos no âmbito da Engenharia Civil em geral, como fator competitivo. Gestão Financeira de Projetos e Empreendimentos e Análise de Risco. A Gestão na engenharia civil como ferramenta decisória sobre a viabilidade de

(3)

empreendimentos. Análise de Demandas por Bens e Serviços.

CAPÍTULO IV - DO DESENVOLVIMENTO

Art. 5º - O TCC será desenvolvido pelo aluno(a) regularmente matriculado em Trabalho de Conclusão de Curso da matriz curricular do Curso de Engenharia Civil.

Art. 6º - O TCC ficará condicionado a escolha, pelo aluno com apoio do orientador escolhido enquanto estiver cursando Trabalho de Conclusão de Curso, de tema relacionado a área de atuação do Engenheiro Civil.

§ 1º - O aluno que não entregar o projeto de TCC no prazo estipulado não poderá concluir a disciplina no semestre corrente.

§ 2º - Os alunos poderão desenvolver o TCC de forma individual ou em duplas.

CAPÍTULO V - DOS CRITÉRIOS DA ORIENTAÇÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO

Seção I – Da Orientação

Art. 7º - Para o desenvolvimento do TCC, será obrigatória a orientação de um professor, que componha a corpo docente da instituição, escolhido livremente pelo aluno.

Art. 8º - A orientação no TCC II é garantida a cada aluno(a) regularmente matriculado(a) no Curso de Engenharia Civil da FUCAP, no 10º semestre letivo, desde que este tenha sido aprovado na disciplina obrigatória de TCC I.

Art. 9º - A oficialização do orientador deverá ocorrer no 10º semestre letivo.

Art. 10º - Cabe ao orientador:

I - acompanhar o aluno durante todas as etapas de desenvolvimento do TCC, desde a elaboração do projeto, a atuação prática do plano de aula na escola até à entrega da versão final;

(4)

III - verificar se o aluno está cumprindo o cronograma previsto no TCC;

IV - comunicar ao Coordenador de curso eventuais problemas relacionados à frequência do aluno às atividades de orientação, as atividades nas empresas de estágio e ao seu desempenho na elaboração do TCC, se assim julgar necessário;

V – Encaminhar o aluno, ou não, para a defesa do TCC, mediante parecer por escrito.

Art. 11º - Toda alteração, quer seja de orientador e/ou projeto, deverá ser solicitada e justificada ao Coordenador de curso com um prazo de, no mínimo, três meses de antecedência em relação à entrega do trabalho final.

Parágrafo único - Qualquer alteração deverá ser aprovada pelo Coordenador para que seja efetivada.

Seção II – Da apresentação

Art. 12º - A apresentação do TCC ocorrerá nas formas escrita e oral (exposição do trabalho e arguição pela banca examinadora).

§ 1º - O trabalho escrito deverá ser entregue em forma de artigo, conforme modelo disponibilizados aos acadêmicos e professores.

Art. 13º - O aluno disponibilizará, na Coordenação de Curso, respeitando a data limite estabelecida no calendário da disciplina, o TCC em 3 (três) vias impressas, em conformidade com as normas da ABNT vigentes;

§ 1º - O aluno que não entregar o TCC no prazo estipulado será reprovado em Trabalho de Conclusão de Curso, devendo, no semestre seguinte, efetuar matrícula novamente na referida disciplina.

Art. 14º - A apresentação oral do TCC, em caráter público, ocorre de acordo com cronograma definido e aprovado pelo Coordenador de curso.

(5)

Seção III - Da Avaliação

Art. 15º - A Banca Avaliadora será presidida pelo Professor Orientador, e, no mínimo, composta por mais dois professores membros de banca.

§ 1º - Até a data estipulada para a entrega do TCC, o aluno que estiver matriculado em Trabalho de Conclusão de Curso II sugerirá à Coordenação de Curso composição de banca avaliadora.

§ 2º - A designação da Banca Avaliadora será feita pela Coordenação do Curso.

Art. 16º - O TCC será aprovado se obtiver média igual ou superior a 7 (sete) atribuída pelos membros da Banca Avaliadora.

§ 1º - O aluno que tiver o TCC reprovado deverá, no semestre seguinte, efetuar matrícula novamente em Trabalho de Conclusão de Curso II.

Art. 17º - Os critérios de avaliação envolvem:

§ 1º – No trabalho escrito, a) aspectos formais do TCC, b) clareza na definição da questão/problema de pesquisa e dos objetivos de investigação, c) desenvolvimento do trabalho, e d) importância do trabalho para a formação do graduando em Engenharia de Produção.

§ 2º – Na apresentação oral, o domínio do conteúdo, organização da apresentação, capacidade de comunicar as ideias e de argumentação.

Art. 18º - Após a apresentação oral os membros da Banca Avaliadora se reunirão, sem a presença do aluno e de possível público, e deliberarão sobre a aprovação ou reprovação do TCC apresentado, comunicando a decisão, imediatamente em seguida, ao aluno.

§ 1º - A nota final atribuída ao TCC apresentado pelos alunos deverá ser entregue pelo orientador ao professor responsável pela disciplina Trabalho de Conclusão de Curso constante

(6)

da matriz curricular do curso, através do Formulário de Avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso, conforme modelo em anexo.

Art. 19º - Após a avaliação dos membros da Banca, se o TCC for aprovado, o aluno se comprometerá a depositar, no prazo de 10 dias, 1 (uma) via da versão final do trabalho, versão formato pdf, em CD-ROM, contendo as correções e sugestões da Banca.

CAPÍTULO VI - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

Art. 20º - Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Curso de Engenharia Civil. Art. 21º - Os Trabalhos de Conclusão de Curso dos acadêmicos serão inclusos no Repositório Institucional Online.

(7)

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NOME DO ALUNO:

NOME DO PROFESSOR ORIENTADOR:

NOME DOS INTEGRANTES DA BANCA:

Item de Avaliação Artigo/Apresentação Nota (1 a 10,0)

Contribuição teórica ou teórico-prática do trabalho para a área de conhecimento.

ARTIGO Introdução (relação do problema de

pesquisa com os objetivos propostos). Metodologia (apresentação, de forma clara e objetiva, dos procedimentos metodológicos utilizados, coerentes com os objetivos do trabalho).

Utilização de referencial teórico atualizado e adequado ao problema de pesquisa. Tratamento e análise dos dados e/ou conclusões.

Uso da língua padrão e respeito às normas do Roteiro de TCC do curso

Domínio do assunto.

APRESENTAÇÃO Clareza e objetividade na exposição.

Qualidade e organização do material da apresentação.

Esclarecimentos prestados à Banca Examinadora.

Referências

Documentos relacionados

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de

A operacionalização da implantação do apoio matricial às equipes de Saúde da Família, segundo Relatório do Planejamento da Gestão atual da Saúde Mental se deu

Assim, minha pesquisa poderá complementar os estudos estabelecidos sobre o Orkut e desencadear novos diálogos pertinentes a esse tema, uma vez que nela pretendo compreender como

A proposta desse trabalho, estrutura-se em três temas principais: entender o conceito de cultura digital e irreversível no contexto da era contemporânea; analisar a relação intrínseca

2: temperature (a) and relative humidity (b) measurements and monthly averages, verified during the samplings, in the Picinguaba Nucleus of the Serra do Mar State Park, State of

Os dados da pesquisa, seja por meio da análise documental das Orientações Didáticas ou das Cartelas das Aulas, como também pelos questionários propostos aos alunos de duas turmas de

Ao Excelentíssimo Senhor Procurador-Geral do Estado de Minas Gerais, Doutor Fernando Victor de Lima e Silva, que gentilmente me recebeu em sua residência, onde, numa