• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM MUSEU DA IMIGRAÇÃO Setembro Outubro 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM MUSEU DA IMIGRAÇÃO Setembro Outubro 2014"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

O Boletim do Museu da Imigração chega à sua vigésima segunda edição. Este veículo tem a proposta de manter as comunidades e o público geral informados sobre o MI, destacando ainda as atividades e ações que foram realizadas durante o bimestre.

Consulte sempre o site www.museudaimigracao.org.br e acompanhe o desenvolvimento dos trabalhos. Para saber mais sobre o acervo, programação cultural, exposições ou outras informações, entre em contato pelo e-mail: museudaimigracao@museudaimigracao.org.br. Para sugestões, críticas ou outros esclarecimentos entre em contato com a Ouvidoria pelo telefone (11) 2627-8054 ou e-mail: ouvidoria_responde@cultura.sp.gov.br.

22

BOLETIM MUSEU DA IMIGRAÇÃO

Setembro|Outubro 2014

No dia 29 de setembro, o Museu da Imigração recebeu a visita de cônsules, representantes de embaixadas e de relações internacionais do Governo do Estado de São Paulo. O tour faz parte de um projeto que visa apresentar equipamentos e programas do Governo de excelência mundial.

Como ponto de partida, o MI foi escolhido para iniciar o projeto por sua importância histórica e representatividade significativa de heranças multiculturais.

Para recepcionar o corpo consular, o encontro contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araujo, com a diretora executiva do MI, Marília Bonas, com a coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico, Renata Motta e com Paulo Mortari, assessor de Gabinete do Secretário da Cultura. Na ocasião, foram apresentadas as instalações, a exposição de longa duração e os projetos futuros do Museu, finalizando a visita com um café da manhã no jardim.

(2)

O Museu da Imigração preparou uma programação especial em celebração à 8ª Primavera dos Museus - iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) -, que nesse ano aconteceu entre os dias 22 e 28 de setembro com o tema “Museus Criativos”. A programação contou com atividades para diversos públicos e contemplou oficinas de escrita e narração, desenho e atividade educativa. Pensando no tema proposto, as atividades buscaram fomentar a ideia de museus participativos, que envolvem o seu público na criação de conteúdos.

Para iniciar a semana, no dia 23 de setembro aconteceu a oficina de narração e escrita de memórias de vida, ministrada pela doutora em educação e pesquisadora Glória Freitas. A oficina propôs aos participantes vivências de narração e escrita de memórias relacionadas às migrações. Foi explorada a experiência de cada um enquanto narrador e escritor de sua própria história, as mudanças de domicílio de seus parentes, a constituição da vida em uma nova cidade ou país e as suas moradias nos tempos de meninice, por meio de processo de reconstrução de fatos passados a serem escritos e compartilhados.

Já no dia 26, o MI ofereceu a atividade educativa Caixa de Construção, que teve como proposta uma ação poética incitando a reflexão e a criação participativa a partir de quatro temas: identidade, fronteira, memória e deslocamento Encerrando a programação, no dia 27 de setembro, a oficina e mostra “Traços e visões sobre o . Museu”, ministrada pela artista plástica e professora Maria Tereza Louro, convidou a todos para uma aula livre de desenho. A atividade propôs aos participantes um olhar detalhado sobre os objetos, arquitetura e temas diversos que podem ser encontrados no MI. O intuito foi de que os participantes afinassem o olhar e a sensibilidade, produzindo desenhos com os assuntos preferidos da visita ao Museu. Após a oficina, o público pôde montar um painel com as produções, que ficou exposto durante uma semana no Museu.

BOLETIM MUSEU DA IMIGRAÇÃO

Setembro|Outubro 2014

Conferência MyHeritage

8 ª Primavera dos Museus

(3)

Dia das Crianças

BOLETIM MUSEU DA IMIGRAÇÃO

Setembro|Outubro 2014

A data foi celebrada com exposição de brinquedos do acervo, programação cultural e educativa

No mês de outubro, o Museu da Imigração prestou uma homenagem aos pequenos personagens que fazem parte da história do Museu, ontem e hoje. Para comemorar o Dia das Crianças, o MI iniciou as atividades temáticas no dia 10/10 com uma oficina de customização de papertoy. No dia 12/10 (domingo) o Museu teve entrada totalmente gratuita e realizou a abertura da mostra “A criança e o brinquedo no Museu da Imigração” com objetos, fotografias e documentos do acervo que abordam o universo infantil da Hospedaria de Imigrantes do Brás. A programação contou ainda com apresentações circenses no jardim e atividades educativas.

(4)

BOLETIM MUSEU DA IMIGRAÇÃO

Setembro|Outubro 2014

A Criança e o Brinquedo no Museu da Imigração

No dia 12/10, o MI realizou a abertura da exposição “A criança e o brinquedo no Museu da Imigração” que aborda a importância do brincar na infância por meio de objetos, fotografias e documentos do acervo. Partindo da ideia que as crianças imigrantes equilibram-se entre a realidade que deixaram no seu local de partida e a que vivem em seu lugar de destino, as brincadeiras servem para estreitar laços e reproduzir práticas sociais nesse contexto de transição.

Assim, são apresentados o universo material e imaterial dos modos de brincar de crianças imigrantes no acervo do Museu, com jogos, miniaturas, bonecos, imagens e cantigas. O público pode conferir, por exemplo, uma casa de boneca de metal da década de 1940, da qual o mesmo modelo era fabricado na Alemanha, Estados Unidos e Brasil, e um cavalinho de corda alemão, datado da mesma época. A mostra fica em cartaz até 2 de fevereiro de 2015 no espaço Hospedaria em Movimento, no Museu da Imigração.

(5)

BOLETIM MUSEU DA IMIGRAÇÃO

Setembro|Outubro 2014

22

Parceria com a ONG IKMR

Em setembro, o Museu da Imigração iniciou uma parceria com a ONG IKMR (Eu Conheço Meus Direitos) na ação do Concurso Cultural “Lar é onde o Coração está”, uma iniciativa da IKMR com o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Como parte da campanha em defesa do “Direito à Cultura”, o concurso cultural foi destinado para crianças entre 4 e 12 anos, solicitantes de refúgio e refugiadas em todo território nacional, contando também com mais duas categorias para adultos.

No encerramento do concurso o MI recebeu, no dia 12 de outubro, 53 refugiados e solicitantes de refúgio da Angola, Irã, República Democrática do Congo e Sudão do Sul. A partir de desenhos, pinturas ou textos, as crianças puderam retratar como se sentiram quando chegaram ao Brasil. Os pais ou acompanhantes relataram, por meio de textos, como enxergaram o processo de acolhida e integração das crianças e os profissionais ou voluntários que atuam com a questão, puderam descrever, também por meio de textos, o seu olhar sobre as crianças refugiadas e solicitantes de refúgio nesta etapa inicial da uma nova vida no Brasil.

As famílias puderam visitar, ainda, a exposição temporária “A criança e o brinquedo no Museu da Imigração”, realizaram o passeio de Maria Fumaça e encerraram o dia com um piquenique no jardim do Museu. A premiação do Concurso irá ocorrer no dia 20 de novembro.

Roda de Conversa

O Museu da Imigração realizou no dia 24 de outubro, uma roda de conversa sobre o acesso à educação e a imigração. O encontro teve como proposta a reunião de pessoas com experiência ou interesse sobre a questão, que na ocasião puderam expor percepções, trocar ideias e iniciativas.

(6)

BOLETIM MUSEU DA IMIGRAÇÃO

Setembro|Outubro 2014

22

Transmuseu 2014

Ainda em outubro, a diretora executiva do Museu da Imigração, Marília Bonas, participou do seminário Transmuseu, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), onde foram discutidos temas relacionados às novas plataformas de ação para o museu no mundo contemporâneo. Junto com o jornalista Luís Marcelo Mendes, Marília debateu o tema “Experiências inovadoras em comunicação” levando ao público a experiência do MI, abordando também as novas perspectivas conceituais e projetos experimentais em curadoria, educação, engajamento de público, planejamento e gestão.

MI ganha prêmio na 4ª Bienal Iberoamericana de Diseño

Projeto desenvolvido por Felipe Tassara e Daniela Thomas, do estúdio T+T Design, leva a categoria ‘Diseño de Interiores/Espacios’

Completamente reformulado, o Museu da Imigração - reaberto em maio de 2014 -, recebe um importante prêmio de design que reconhece a aposta contemporânea desta nova fase da instituição.

Resultado de um novo conceito expográfico criado para o MI, o projeto do Estúdio T+T, de Felipe Tassara e Daniela Thomas, leva a categoria “Diseño de interiores/espacios” da quarta edição da Bienal, que avalia iluminação, desenho, instalações, museografia, arquitetura efêmera, entre outros. Na mesma categoria, concorreram projetos de países como México, Espanha, Colômbia e Portugal.

Realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, a reformulação do Museu da Imigração contou ainda com um novo plano museológico, desenvolvido pela Expomus, projeto de luminotécnica do Design da Luz Estúdio, comunicação visual BUMMUB e projeto de tecnologia e conceituação audiovisual assinado pelo Estúdio Preto e Branco.

(7)

BOLETIM MUSEU DA IMIGRAÇÃO

Setembro|Outubro 2014

22

Transmuseu 2014

MI ganha prêmio na 4ª Bienal Iberoamericana de Diseño

www.museudaimigracao.org.br

museudaimigracao@museudaimigracao.org.br

(11) 2692-1866

Referências

Documentos relacionados

A tese a ser apresentada e esboçada nesse texto: a guerra como metáfora da política – ponto predominante na abordagem da guerra no pensamento de Gramsci – tem sentido muito mais

Esta é a última etapa, por isso antes de ser iniciada o docente deve ter certeza de que o projeto principal (projeto guarda-chuva) e o projeto vinculado (projeto da

Los Angeles County Museum of Art, Los Angeles, CA MAM, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brazil MAC, Museu de Arte Contemporânea, São Paulo, Brazil MAP, Museu Arte de

Key-words: Suprachiasmatic nucleus; Intergeniculate leaflet; Circadian timing system; Retinal projections; Neurochemistry; Artibeus planirostris... INTRODUÇÃO 1.1

– Panorama da Arte Brasileira, Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo; Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro; Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, Brazil.. –

A visão do operador de empilhadeiras é fator essencial para a ampliação de segurança, produtividade e eficiência na movimentação de materiais.Para criar locais e

Museu de Arte Moderna da Bahia, Brazil Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brazil Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brazil Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brazil

APELAÇÃO AÇÃO ORDINÁRIA Discussão acerca da regularidade da cobrança de valores, lançados em caráter complementar, a título de ISS, bem como acerca do