• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL JANAÍNA PEREIRA DE ALMEIDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL JANAÍNA PEREIRA DE ALMEIDA"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

0 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

JANAÍNA PEREIRA DE ALMEIDA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DIVISA– ESTÁGIO CURRICULAR II, SERVIÇOS DA REDE BÁSICA

Porto Alegre

(2)

1 JANAÍNA PEREIRA DE ALMEIDA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DIVISA– ESTÁGIO CURRICULAR II, SERVIÇOS DA REDE BÁSICA

Relatório de estágio apresentado à disciplina de Estágio Curricular II do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como requisito parcial para aprovação.

Orientador: Profª Drª. Idiane Rosset

Enfª Supervisora do estágio: Janice Cunha Culau

Porto Alegre

(3)

2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ... 3 2 OBJETIVOS ... 5 3 CAMPO DO ESTÁGIO ... 6 3.1 Região Glória/Cruzeiro/Cristal ... 6 3.2 Local do estágio ... 6

3.3 Área de abrangência da ESF Divisa ... 7

3.4 Equipe da ESF Divisa ... 8

3.5 Programas desenvolvidos ... 8 3.6 Grupos desenvolvidos ... 8 4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ... 10 4.1 Atividades assistenciais ... 10 4.2 Atividades administrativas ... 11 4.3 Atividades educativas ... 11

4.3.1 Participação na Ação com Adolescentes na ESF Divisa ... 11

4.3.2 Participação no grupo de idosos denominado “A vida continua” ... 12

4.3.3 Organização e realização do Grupo de Hipertensos e Diabéticos ... 12

4.4 Seminários assistido pelo aluno ... 14

4.5 Orientação recebida ... 14

5 PERCEPÇÕES REFERENTES AO ESTÁGIO ... 15

6 CRONOGRAMA E CARGA HORÁRIA ... 16

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 17

(4)

3 1 INTRODUÇÃO

A Atenção Básica é um importante contato dos usuários com o sistema de saúde, respeitando os princípios da universalidade, acessibilidade, vínculo, integralidade, responsabilização, humanização, equidade e da participação social (BRASIL, 2006).

Este trabalho refere-se ao relatório de estágio realizado na Estratégia de Saúde da Família (ESF) „Divisa‟, a qual pertence ao Distrito Sanitário Cristal e à Gerência Distrital Glória/Cruzeiro/Crista do município de Porto Alegre. O estágio foi realizado no período de 25 de julho a 30 de setembro de 2011, tendo por objetivo descrever as atividades desenvolvidas no decorrer do estágio obrigatório da disciplina de Estagio Curricular II da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

As populações mais carentes são as que demandam a maior procura pela unidade de saúde. Portanto, a ESF Divisa busca atender todas as faixas etárias, desde o cuidado pré natal até a terceira idade. Além de possuir grupos e programas para melhor atender sua população e resolver suas maiores demandas em saúde.

Sendo assim, este relatório busca demonstrar as atividades vivenciadas no trabalho do enfermeiro na atenção básica, bem como as contribuições da estagiária para com o serviço e a comunidade, sendo supervisionado pela Enfermeira da Unidade de Saúde e sob orientação de uma Professora da Escola de Enfermagem da UFRGS.

Sabe-se que a Estratégia da Saúde da Família é uma importante porta de entrada do usuário ao sistema público. Além disso, a autora do presente relatório é monitora do PET-SAÚDE UFRGS na ESF Divisa, motivando-se assim em realizar o estágio nesta unidade a fim de melhor conhecer a realidade da população atendida por esta unidade da e por já conhecer o funcionamento da equipe. Este estudo também se mostra relevante, pois o Enfermeiro tem um importante papel na atenção

(5)

4 básica e conhecer suas atribuições e funções faz parte da formação do aluno em Enfermagem.

Acredita-se que este relatório possa contribuir para o desenvolvimento de novos conhecimentos e principalmente para o conhecimento do papel do enfermeiro na Saúde Comunitária.

(6)

5 2 OBJETIVOS

- Caracterizar a Estratégia de Saúde da Família Divisa do município de Porto Alegre- RS

- Relatar as atividades desenvolvidas pela acadêmica de enfermagem junto ao serviço e à comunidade.

(7)

6 3 CAMPO DE ESTÁGIO

3.1 Gerência distrital Glória/Cruzeiro/Cristal

A região Glória/Cruzeiro/Cristal é composta por três distritos sanitários: Glória, Cruzeiro e Cristal. A mesma possui um centro de Saúde (Centro de Saúde Vila dos Comerciarios) 19 ESF e 9 UBS. A população desta região é composta por 145.158 habitantes (IBGE, 2000), sendo que na região Glória há 43.819 habitantes, na região Cruzeiro há 70.573 habitantes e na região Cristal há 30.766 habitantes. Dentre esta população, cerca de 40 % vivem em vilas irregulares.

A ESF Divisa é uma das unidades de Saúde pertencente a esta gerência distrita e está localizada no distrito sanitário Cristal. Este distrito possui uma área de 3,92 km² e representa 0,82% da área do município, sendo sua densidade demográfica de 7.709,18 habitantes por km². A taxa de analfabetismo é de 3,7 % e o rendimento médio dos responsáveis por domicílio é de 9,4 salários mínimos.

3.2 Local do estágio

O estágio foi realizado na ESF Divisa, inaugurada em 10 de Junho de 2006, e está localizada na Rua Upamaroti, 735 no bairro Cristal. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta feira, exceto feriados.

A área física possui sala de espera, sala de acolhimento, banheiro para os pacientes, sala para armazenamentos dos prontuários e recepção, farmácia, consultório médico, da Enfermeira e odontológico, sala de grupo, sala de vacinas, sala de procedimentos, sala de esterilização de materiais, sala para guardar pertences dos funcionários, sala de deposito, cozinha e banheiro para funcionários.

Quanto à população da Estratégia da Saúde da Família Divisa, conforme informações disponíveis no SIAB 2011 é de 2764 pessoas cadastradas, sendo

(8)

7 divididas em quatro áreas, AI, AII, AIII e AIV. A área AI é composta por 677 pessoas, área AII por 609 indivíduos, área AIII 803 pessoas e área AIV por 674 indivíduos. Sendo que esta população atendida apresenta inúmeros contrastes, abrangendo famílias de classe média alta até famílias que vivem em situação de total miséria em moradias irregulares e em sua maior parte próximas ao Arroio Divisa.

3.3 Área de abrangência da ESF Divisa

Como já dito, a ESF Divisa, atende 300 famílias totalizando 2764 usuários cadastrados, sendo divididos em 4 Micro-áreas que compreende as seguintes ruas:

RUAS E AVENIDAS NUMERAÇÃO

MICRO-ÁREA 1

Rua Curupaiti 499 a 836

Av. Divisa 500 a 28

Travessa Jataí TODA

MICRO-ÁREA 2 Upamaroti 451 a 595 Travessa Jataí 17 a 194 Rua Capivarí 833 a 1163 Av. Divida 114 a 546 Rua Jataí 1 a 119 / 225 a 291 MICRO-ÀREA 3 Upamaroti 272 a 836 Travessa Upamaroti 315 a 515 Av Divisa 115 a 512 Rua Divisa II 7 a 877 Rua Butuí 390 a 490 MICRO-ÁREA Av. Divisa 118 a 1120 Rua Jaguari 13 a 810 Rua comandai 59 a 143 Rua Arapeí 12 a 165 Rua Divisa II 427 a 957

(9)

8 3.4 Equipe da ESF Divisa

A Equipe da ESF Divisa possui uma equipe ampliada, composta por 10 funcionários, sendo uma enfermeira especialista em saúde da família e coordenadora da unidade de saúde, uma médica (ginecologista), uma dentista, também especialista em saúde da família, uma auxiliar de dentista, duas técnicas de enfermagem, três agentes comunitários e uma auxiliar de serviços gerais.

No atual momento, há falta de uma agente de saúde comunitária, pois foi afastada e a vaga ainda não foi preenchida, sendo assim, a área pertencente a esta agente é atendida pelas outras três agentes de saúde.

3.5 Programas desenvolvidos

Os programas desenvolvidos na ESF são:

 Prá nenê;  Prá-crescer;

 Programa de Combate à Anemia Ferropriva;  Pré-natal;

 Hiperdia;

 Programa de Saúde Bucal;  Projeto de Saúde na Escola;

 Programa Nacional de Imunizações.

3.6 Grupos desenvolvidos

(10)

9  Grupo de Gestantes;

(11)

10 4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA ACADÊMICA NA UNIDADE DE SAÚDE E COMUNIDADE

As atividades desenvolvidas foram divididas em 4 partes, as atividades assistenciais, as atividades administrativas, atividades educacionais e palestras ou cursos freqüentados pelo acadêmico. Contudo, entre todas as atividades, desta-se o Grupo de Idosos que foi formado e realizado pela acadêmica de Enfermagem no decorrer do estágio.

4.1 Atividades assistênciais

Entre as assistenciais, foi possível participar das seguintes atividades:

 Atendimento na Recepção;  Acolhimento de pacientes;

 Distribuição de Medicamentos aos usuários conforme prescrição;  Vacinação em adultos e crianças

 Aplicação de medicamentos intramusculares;

 Acompanhamento e realização de Consultas do Programa de Saúde da Mulher;

 Acompanhamento e realização de Consultas do Programa de Pré-natal;  Acompanhamento e realização de Consultas do Programa de Prá-nene;  Acompanhamento e realização de Consultas do Programa de Pra-crescer;  Acompanhamento e realização de Consultas de Puerperio;

 Acompanhamento e realização de Consultas de Planejamento Familiar;  Realização do Exame Citopatológico;

 Exame físico em recém nascidos;  Encaminhamento de exames;

(12)

11  Verificação de hemoglicoteste e verificação da medida de pressão arterial;  Solicitação e encaminhamento de Exames;

 Prescrição de Medicamentos;

 Entrega e controle dos resultados dos Exames de Colo Uterino;  Acompanhamento e auxílio nas atividades da coordenação.

4.2 Atividades administrativas

Entre as atividades administrativas, destacam-se:

 Participação de reuniões na Gerência Distrital;  Participação nas Reuniões de Equipe;

 Organização de dados e digitação sobre a produção da unidade no Banco de Dados do SIAB;

 Controle e organização da freqüência de consultas dos pacientes Asmáticos;  Preenchimento e encaminhamento de formulários dos programas

desenvolvidos na unidade.

4.3 Atividades educacionais

Entre as atividades educacionais, tive a oportunidade realizar as seguintes tarefas:

(13)

12 A Ação com Adolescentes é organizada pela Equipe da unidade de Saúde e ocorre uma vez por ano. Foi realizada em 26 de julho de 2011 e foi sua terceira edição.

Para isto, seleciona-se adolescentes entre 12 a 14 anos e propósito da Ação é realizar educação em saúde, além da entrega da Carteira do Adolescente.

Entre as atividades realizadas estão: palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos, cálculo do IMC e verificação das vacinas, palestra sob saúde bucal e avaliação bucal individual.

4.3.2 Participação no grupo de idosos denominado “A vida continua”

A Vida continua é um grupo realizado na Associação dos Amigos do Cristal, tendo um encontro por mês, sempre na última terça feira de cada mês e tem o intuito de reunir mulheres idosas para o compartilhamento de experiências.

O grupo é independente da Unidade de Saúde, contudo, nas reuniões algum membro da Equipe de Saúde sempre participa dos encontros para falar de algum tema que seja de interesse do grupo.

4.3.3 Organização e realização do Grupo de Hipertensos e Diabéticos

A organização de realização do Grupo de Hipertensão e Diabetes foi a atividade de maior destaque durante o estágio e Segundo SCHIER (2001) a realização de um grupo é uma prática essencialmente educativa, participativa e que tem a possibilidade de fazer com que os participantes tenham possibilidade de adquirir conhecimentos e aprender, na medida em que surgem temas dentro de uma discussão grupal. Além disso, os participantes podem sustentar a discussão grupal com depoimentos, reposicionamentos, o que pode acarretar na mudança de hábitos

(14)

13 tanto individuais quanto em grupo e conscientização dos asuntos em questão. O que pode resultar em mudança de atitudes e comportamentos mais saudáveis.

No decorrer do estágio curricular, pude construir o Grupo de Hipertensão e Diabetes que até então, não existía na unidade. Primeiramente, em colaboração com as Agentes Comunitárias de Saúde, selecionamos os possiveis participantes de acordo com suas patologías e selecionamos os mais adeptos a estas atividades e que necessitavam de orientação. Sendo assim, fiz convites individuais, os quais foram distribuidos pelas agentes. Posteriormente, decidimos os temas dos encontros e a frequencia do grupo, que se realiza nas sextas feiras às 14 horas, com encontros quinzenais.

Além disso, os encontros tiveram participação dos PET- Odontologia e PET – Fonoaudiologia que acrescentavam conteúdo e ajudavam a trazer novos temas e discussões para o grupo.

Durante os encontros, os participantes tiveram liberdade para se expressarem, questionarem e relataremm experiências e ao término de cada grupo relataram ter gostado muito da dinâmica grupal e alegaram ter acrescentado conhecimento sobre os temas abordados e o quão importante enriquecedora se tornou aquela participação na atividade. Sendo assim, para uma continuidade do Grupo, os próximos encontros já foram marcados e também foi realizado um cartaz que está na recepção com o cronograma dos próximos encontros para que a população conheça mais o grupo e se sinta convidada a participar dos encontros.

Portanto, tenho certeza que esta experiência foi extremamente gratificante, pois, foi uma maneira de realizar educação em saúde fazendo com que os participantes expressassem suas opniões e com que a equipe de saúde tivesse uma maior integração com os usuários. Sendo assim, pode-se criar conhecimento e aprendizado de uma maneira mais interesante e descontraída.

(15)

14 4.4 Seminários assistidos pelo acadêmico

 Participação na Palestra da Rede Amamenta no Hospital Presidente Vargas em Porto Alegre-RS;

 Participação na palestra sobre o Núcleo de Apoio a Saúde da Família na PUCRS;

 Participação na Capacitação de Ervas Medicinal no Centro de Saúde Cruzeiro do Sul;

 Participação no Seminário “Análise da situação de saúde no município de Porto Alegre e Apoio Matricial” no Centro de Saúde Cruzeiro do Sul;

 Participação na capacitação de adolescentes.

4.5 Orientação recebida

A Equipe da ESF Divisa foi muito receptiva e auxiliou a acadêmica sempre que necessário. Durante as primeiras semanas a acadêmica apenas assistiu a Enfermeira Preceptora durante suas atividades, porém, com o desenvolver do estágio, a acadêmica obteve mais autonomia e segurança para assumir e realizar estas atividades. É importante ressaltar o constante ensino, paciência, segurança e conhecimento fornecidos pela enfermeira, além de suas diversas orientações durante todo o estágio.

(16)

15 5 PERCEPÇÕES REFERENTES AO ESTÁGIO

O estágio na unidade de saúde mostrou-se de extrema importância para a complementação da formação acadêmica, pois mostrou uma forma diferente e complementar da atuação de em Enfermagem quando comparada ao estagio na rede hospitalar.

Pude perceber a importância do trabalho da Enfermeira e sua maior autonomia na unidade de saúde. Percebi também que as consultas são muito resolutivas e o reconhecimento da população é nítido.

No decorrer do estágio, aprendi a ter a postura de enfermeiro ter a tomada de decisões o que fez com que eu pudesse aplicar o conhecimento adquirido ao longo da minha formação acadêmica e também fez com que eu procurasse solucionar dúvidas surgidas através do estudo e discussão com a enfermeira.

Além disso, compreendi o quanto é importante uma boa formação acadêmica, pois na atenção básica os problemas de saúde são os mais variados possíveis e a Enfermeira tem a autonomia e deve ter o conhecimento para resolução destes, fato constatado durante o meu estagio na ESF Divisa.

No entanto, apesar de todo o empenho da equipe de saúde, ainda há obstáculos na saúde comunitária, como a educação em saúde e a prevenção, pois, a maioria da população procura a unidade de saúde para resolver problemas de saúde e não para prevenir, podemos citar como exemplo a gravidez na adolescência ou complicações decorrentes da Hipertensão ou Diabete Mellitus.

Sendo assim, com este estágio, pude compreender que a atenção primária é extremamente importante e a função do Enfermeiro mostrou-se altamente resolutiva, com independência para tomada de decisões, exigindo conhecimento e habilidades do trato social e autonomia. Portanto, acredito que este estágio tenha acrescentado muito para a minha formação acadêmica e fez com que eu entendesse o quanto é importante um Enfermeiro numa Equipe de Saúde da Família e o quanto a prevenção e a educação se tornam importantes nestas comunidades mais carentes.

(17)

16 6 CRONOGRAMA E CARGA HORÁRIA

As atividades desenvolvidas no estágio compreender o período de 25/07/2011 à 30/09/201, totalizando 296 horas.

(18)

17 7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao final deste estágio pude perceber o quanto foi acrescentado a minha formação acadêmica. Apesar da minha vivência na Saúde comunitária como monitora do PET–Saúde foi apenas através do Estágio Curricular II que pude conhecer e principalmente exercer o papel de Enfermeira na Unidade de Saúde.

No decorrer do estágio tive a oportunidade de realizar as funções da enfermeira, se estendendo desde ações como acolhimento até consultas especificas de enfermagem. Acredito que a autonomia que a Enfermeira exerce foi um dos fatores mais surpreendente do estágio. Além disso, a constante ensino e conhecimento fornecidos pela preceptora foram de grande auxílio e certamente acrescentou muito para minha formação.

Além disso, a experiência junto à comunidade possibilitou com que eu conhecesse a realidade local das famílias e fez com que a assistência de enfermagem pudesse ser mais adaptada para cada realidade. Pude também perceber a importância do vinculo entre a Equipe de Saúde e os usuários, sendo um importante elo o trabalho dos Agentes Comunitários. Tive a oportunidade, de acompanhar também, as atividades de coordenação da Enfermeira, quais demandam tempo e conhecimento sobre funcionamento da unidade e da população assistida.

Portanto, acredito que ao término do estágio pude compreender um pouco mais da realidade das famílias pertencentes à Unidade de Saúde e entendi o quão importante é o vinculo e o trabalho que é exercido pelas Equipes de Saúde da Família nessa comunidade mais carente.

Sendo assim, o estágio se tornou uma fonte de aprendizado, tanto de aspetos assistenciais, e administrativos, quanto da tomada de decisões e do conhecimento adquirido com o exercício da Enfermagem.

(19)

18 REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Cadernos de Atenção Básica. Brasília, 2006. p. 1 – 192.

_______. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2000.

Schier J. “Grupo Aqui e Agora": uma ação educativa de enfermagem para o auto cuidado com o idoso hospitalizadoe seu familiar acompanhante [dissertação]. Florianópolis (SC): UFSC; 2001.

Referências

Documentos relacionados

O trabalho de Cox e Munk (1954) utiliza os parâmetros e , presentes na formulação da equação da PDF, que representam as médias quadráticas das inclinações das

Durante o exercício de 2008, a sociedade de direito espanhol Cajastur Inversiones, S.A. indicou José Maria Brandão de Brito como seu representante no Conselho Geral e de Supervisão

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Desta forma, a docência, inserida neste contexto, é apontada por Vasconcelos (1997) como uma das profissões de alto risco pela Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Concluiu-se que as perdas são absolutas, evidentes a partir de 17.000 células/mL e, para cada aumento de uma unidade na escala do logaritmo natural a partir desse valor,

Em relação à faixa etária, os jovens realizam mais a variante semáforo enquanto os idosos preferem sinaleiro, mantendo o mesmo direcionamento dos demais estados

Assim, a partir dos achados da auditoria realizada em 2017, o tribunal fez três propostas de encaminhamento no relatório geral: 1) que o relatório geral e individual fossem