• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO DAS SILAGENS DE CULTIVARES DE MILHO (Zea mays L.) E DE SORGO (Sorghum vulgare, Pers.) CULTIVADOS EM QUATRO DENSIDADES DE SEMEADURA 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO DAS SILAGENS DE CULTIVARES DE MILHO (Zea mays L.) E DE SORGO (Sorghum vulgare, Pers.) CULTIVADOS EM QUATRO DENSIDADES DE SEMEADURA 1"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

AVALIAÇÃO DAS SILAGENS DE CULTIVARES DE MILHO (Zea

mays L.) E DE SORGO (Sorghum vulgare, Pers.) CULTIVADOS EM

QUATRO DENSIDADES DE SEMEADURA

1

JOÃO CARLOS DE CARVALHO ALMEIDA2 RICARDO ANDRADE REIS3 LUIS ROBERTO DE ANDRADE RODRIGUES3 DOMINGOS FORNASIERI FILHO3

RESUMO: ALMEIDA, J. C. de C.; REIS, R. A.; RODRIGUES, L. R. de A.; FORNASIERI FILHO, D. Avaliação das silagens de cultivares de milho (Zea mays L.) e de sorgo (Sorghum vulgare, Pers.) cultivados em quatro densidades de semeadura. Revista Universidade Rural: Série Ciências da Vida, Seropédica, RJ: EDUR, v.23, n.1, p. 47-57, jan. - jun., 2003. Avaliou-se na UNESP/Jaboticabal os efeitos de quatro

den-sidades de semeadura de dois cultivares de milho, AG-5011 e C-805 (50, 60, 70 e 80 mil plantas/ha) e de um cultivar de sorgo, BR-700 (120, 150, 180 e 210 mil plantas/ha) sobre a composição química, digestibilidade e características da fermentação das suas silagens. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial: 3 cultivares, 4 densidades com 4 repetições. As silagens dos cultivares de milho de sorgo diferiram entre si com relação aos conteúdos de MS, PB, EE, MM, conteúdo de energia bruta e valores de digestibilidade. Os valores de pH e o perfi l dos ácidos orgânicos indicaram fermentação adequada das silagens. A silagem de sorgo cultivar BR 700 apresentou teores mais elevados de constituintes da parede celular e de N-FDN e N-FDA, quando comparado às silagens dos cultivares de milho. Os teores de N-NH3 diferiram entre os cultivares, sendo o menor valor observado na silagem de sorgo. Os valores de N-NH3/NT das silagens apresentaram-se abaixo dos teores máximos indicadores de processo de fermentação inad-equada, sendo registrado menores teores de NH3 na silagem de sorgo. Observou-se valores de pH mais alto e mais baixo conteúdo de ácido lático na silagem de sorgo, comparado as de milho. Em relação a densidade de semeadura, não foi observado efeito sobre os conteúdos de MS, EE, fração fi brosa, ácidos orgânicos, N-FDN, N-FDA e valores de pH das silagens. Por outro lado, registrou-se decréscimo nos teores de PB, MM e na digestibilidade das silagens em resposta ao aumento na densidade de semeadura.

Palavras-chave: composição química, digestibilidade, milho, silagem, sorgo.

ABSTRACT: ALMEIDA, J. C. de C.; REIS, R. A.; RODRIGUES, L. R. de A.; FORNASIERI FILHO, D. Cultivars silage evaluation of the corn (Zea mays L.) and sorghum (Sorghum vulgare, Pers.) sowing in different density. Revista Universidade Rural: Série Ciências da Vida, Seropédica, RJ: EDUR, v.23, n.1, p. 47-57, jan. - jun., 2003. This experiment was carried-out at the FCAV-UNESP to evaluate the effects of four sowing

densities of two corn cultivars, C-805 and AG-5011 (50; 60; 70; and 80 thousands plants/ha) and one sorghum cultivar, BR-700 (120; 150; 180; and 210 thousands plants/ha) on the chemical composition, digestibility and fermentation characteristics of the silages. It was used a randomized block design, in a factorial schedule, 3 cultivars and 4 sowing density with 4 replications. The corn, and sorghum silages presented different dry mat-ter (DM), crude protein (CP), ether extract (EE), mineral matmat-ter (MM), and gross energy (GE), and digestibility values. The pH values, and the organic acid content indicated a good fermentation process of all silages. The sorghum silage had higher cell wall content, and neutral detergent insoluble nitrogen (NDIN) and acid detergent insoluble nitrogen (ADIN) compared to the corn silage. It was observed different ammoniacal nitrogen (N-NH3) content of the silages. The sorghum silage showed the lowest N-NH3 content. The N-NH3/TN relation of the silages indicated a good fermentation condition of the different plants. It was observed a highest pH value, and a lowest latic acid content on sorghum silage compared to the corn silages. The sowing density did not affected the DM, EE, cell wall content, organic acid, NDIN, ADIN contents, and pH values of the silages. However, the ash and CP contents, and the digestibility values decreased due to sowing density elevation.

Key words: chemical composition, corn, digestibility, silage, sorghum.

1- Parte da tese de doutorado do primeiro autor, apresentada à FCAV/UNESP, para obtenção do título de Doutor em Zoo-tecnia

(2)

INTRODUÇÃO

O milho (Zea mayz L.) e o sorgo (Sor-ghum vulgare, Pers.) como recursos ali-mentícios têm sido amplamente utilizados em todo o mundo na alimentação humana e animal. Grandes áreas em vários países são ocupadas com essas culturas para produção de grãos e de silagem para a alimentação animal. O potencial do milho para a produção de forragem é eviden-ciado por sua alta produtividade. Situação semelhante é observada na cultura do sorgo (RESENDE, 1991). Porém, em conseqüência de baixo nível tecnológico utilizado nestas culturas, são observadas, ainda, baixas produtividades, levando a um alto custo de produção das silagens e dos grãos.

Algumas instituições desenvolvem trabalhos agronômicos de produção de milho para silagem, sem contudo fazer avaliações nas fases de ensilagem e armazenamento e da sua utilização por animais em produção. Outras instituições desenvolvem trabalhos sobre ensilagem e utilização da silagem de milho sem no entanto, caracterizar a cultura usada para a ensilagem. Tais observações, com certeza, podem ser aplicadas à cultura do sorgo. Contudo, ainda é baixo o nível de integração entre as diferentes instituições de pesquisa, e destas com as de extensão (FERREIRA, 1990).

No entanto, as culturas do milho e do sorgo podem oferecer grande contribuição para a solução dos problemas decorrentes da estacionalidade da produção forrageira. Assim, se generaliza a recomendação de utilização de cultivares de porte alto para ensilagem, o que é freqüentemente asso-ciado com uma maior produção de matéria seca. Embora sejam fontes importantes de alimento volumoso, a busca de maior eficiência e economia na alimentação animal, têm feito com que os pecuaristas atentem para os aspectos de valor energé-tico e qualidade da forragem. Tradicional-mente, o produtor de milho tem procurado

aqueles cultivares que se distinguem por tolerar situações adversas de solo e clima, mesmo sabendo que potencialmente não são os mais produtivos.

Com o desenvolvimento de novos sistemas de produção e tendo em vista atender também as peculiaridades das regiões produtoras, os melhoristas têm procurado plantas de menor porte, mais precoces e mais efi cientes fotossintetica-mente. Deve-se considerar que cultivares de milho apresentam ciclos de comprimen-tos variáveis, podendo ser classifi cados como precoces e normais.

Comparativamente aos híbridos de ciclo normal, os precoces tendem a apre-sentar produção de grãos por área supe-rior, ou pelo menos igual, eventualmente apresentando-se com produção inferior. Para os produtores de grãos essa infor-mação é sufi ciente, porém, para aqueles que visam a produção de silagem, a par-ticipação percentual de grãos na massa ensilada é de suma importância (SCHMID et al.,1976; VIÉGAS e PEETEN, 1987).

Além da produção de grãos, a produção total de MS pela cultura deve ser obser-vada com cuidado e, esta é dependente de três fatores: população de plantas; dis-ponibilidade de água e nutrientes; e, po-tencial genético da planta para produção. Populações de plantas excessivamente grandes têm proporcionado silagens de baixa qualidade (MUDSTOCK, 1978; PIZARRO, 1978; FARIA, 1986; POZAR e ZAGO, 1991; PAIVA et al., 1993).

O uso do sorgo para silagem no Brasil começou com a introdução de variedades de porte alto, com alta produtividade de massa e normalmente com elevados teores de açúcar. A cultura do sorgo para silagem, de modo geral, tem apresentado produções de MS mais elevadas que a do milho, especialmente em condições mar-ginais de cultivo, como aquelas de regiões de solos de fertilidade natural mais baixa e locais onde a ocorrência de estiagens lon-gas são freqüentes. O desenvolvimento de sistemas de macho esterilidade no sorgo

(3)

permitiu a síntese de híbridos comerciais dos tipos graníferos de porte baixo e hí-bridos mais apropriados para confecção de silagem de alto valor nutritivo com boas produtividades (ZAGO, 1991).

Embora a silagem de sorgo seja al-tamente digestível, ela ainda apresenta digestibilidade menor do que a da silagem de milho, o que pode levar a um pior de-sempenho dos animais alimentados com a mesma (BOIN e BIONDI, 1974; HART, 1990). As folhas de sorgo apresentam alta digestibilidade, mas seus grãos devido ao alto conteúdo de tanino apresentam baixa digestibilidade. Caules com uma alta proporção de parede celular são de baixa digestibilidade. Portanto, o valor nutritivo da silagem pode ser melhorado com a diminuição da proporção de caules na sua constituição. De maneira geral, as silagens de sorgo, têm sido reputadas como apresentando de 85 a 90% do valor nutritivo da silagem de milho.

Atualmente tem-se procurado de-senvolver híbridos que tenham um bom equilíbrio entre colmo, folhas e panícula, objetivando-se obter boas produtividades com bom valor nutritivo (ZAGO, 1991).

O desempenho animal melhora com o aumento no conteúdo de grãos na for-ragem, sendo que a maior porcentagem de panículas, além de contribuir para o aumento na qualidade da silagem, em função do seu melhor valor nutritivo, tem ainda uma participação muito grande na elevação da porcentagem de matéria seca da massa ensilada, em função do seu menor conteúdo de água (ZAGO, 1991), melhorando assim a fermentação dentro do silo.

O teor de MS por ocasião da ensilagem infl ui grandemente sobre a natureza da fermentação e a conservação da massa ensilada. Segundo Mc Cullogh (1977) os teores ideais de MS devem estar entre 28-34%. O conteúdo de água da planta for-rageira ensilada foi o fator mais importante em determinar a qualidade da silagem resultante, pois alto teor de umidade

(75-80% ou mais), correlacionou-se signifi cati-vamente com características indesejáveis, ou seja, ácido butírico e bases voláteis (ARCHIBALD et al., 1960).

Neste sentido, tem-se que o valor do pH, isoladamente não pode ser considera-do como critério seguro para a avaliação das fermentações, pois seu efeito inibidor sobre as bactérias depende da velocidade do declínio da concentração iônica e do grau de umidade do meio (WOOLFORD, 1984, McDONALD et al., 1991, MUCK & SHINNERS, 2001). Entende-se, afi-nal, que a qualidade das silagens pode ser estimada por meio da concentração de ácidos orgânicos, particularmente o butírico, do nitrogênio amoniacal e, até certo ponto, do pH (TOSI, 1973; ROTH e UNDERSANDER, 1995, ROTZ e MUCK, 1994).

Neste sentido, o presente experimento teve por objetivo avaliar a composição química,o padrão de fermentação e di-gestibilidade das silagens de dois cultiva-res de milho (Zea mays L.) e um de sorgo (Sorghum vulgare Pers.) cultivados em quatro densidades de plantio.

MATERIAL E MÉTODOS

O presente experimento foi conduzido no período de 12 de dezembro de 1997 a 23 de março de 1998 em uma área do setor de Forragicultura pertencente ao Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Uni-versidade Estadual Paulista, Campus de Jaboticabal, SP, localizada a 21º15’22”S e 48º18’58”W a uma altitude média de 595m.

O clima da região predominante é o do tipo Cwa, baseado na classifi cação cli-mática de Köepeen, sendo descrito como subtropical de estiagem no inverno (abril a setembro) e concentração das chuvas nos meses de verão (outubro a março), sendo este período responsável por 80% da precipitação anual. A precipitação

(4)

mé-Tabela 1. Análise química do solo da área experimental.

O solo da área experimental foi clas-sifi cado como Latossolo vermelho, fase arenosa e antes da semeadura foi efe-tuada a análise química do solo da área experimental (Tabela 1).

Foram avaliados dois cultivares de milho: C-805: híbrido triplo, super-precoce, de duplo propósito e AG-5011: híbrido triplo, precoce, de duplo propósito, ambos apresentando a característica de “stay green”; e um cultivar de sorgo: BR-700, de duplo propósito.

A semeadura foi efetuado manual-mente, nas densidades defi nitivas de cada tratamento, nos dias 11 e 12 de dezembro de 1997. As densidades populacionais foram de 50, 60, 70 e 80 mil plantas/ha e 120, 150, 180 e 210 mil plantas/ha, respec-tivamente para o milho e o sorgo.

As duas culturas receberam a aplicação de 400 Kg/ha da mistura 4-25-15 + BR 12 na semeadura, e duas coberturas cada uma com 100 Kg de N/ha na forma de uréia e de sulfato de amônio aos 25 e aos 45 dias após a semeadura, respectivamente.

Foram efetuadas duas capinas na área nos dias 8 e 26 de janeiro de 1998, imediatamente antes das adubações em coberturas com o nitrogênio.

As parcelas experimentais foram consti-tuídas por 8 linhas de 4 m de comprimento cada, com espaçamento de 1,0 m entre linhas. A área útil da parcela foi constituída pelas quatro linhas internas, excluindo-se 0,5 m em cada extremidade totalizando 12 m2 de área útil por parcela.

A ensilagem dos cultivares foi efetuada nos dias 17, 18 e 23 de março de 1998, para os cultivares C-805, Ag-5011 e BR-700, respectivamente, quando as plantas apresentavam os grãos no estádio

leitoso-farináceo a leitoso-farináceo. O ponto de corte da forragem foi determinado visualmente, procurando-se aproximá-lo do estádio de grão pastoso-farináceo, sendo cada culti-var colhido e ensilado no mesmo dia.

A forragem contida na área útil da parcela foi colhida, picada em partículas de 5 a 20 mm, sendo esse material bem misturado, do qual retirou-se uma amostra que foi pesada, seca a 65ºC em estufa de circulação forçada de ar por 48h, pesada novamente e desintegrada em moinho tipo “Willey”. Uma outra parte foi ensilada em silos de PVC com 300mm de altura e 150mm de diâmetro. Estes silos foram armazenados em uma sala do laboratório de forragicultura.

Após um período de 90 dias de fermen-tação, os silos foram abertos, e a seguir tomou-se uma amostra da qual extraiu-se, através de uma prensa hidráulica, o suco para as determinações de N-NH3 (PRES-TON, 1986), pH e ácidos orgânicos (ácido láctico, ácido butírico, ácido acético, ácido propiônico). O pH foi determinado por leitura direta (peagâmetro marca ORION modelo 710A). Os ácidos orgânicos foram

determinados por cromatografi a gasosa, utilizando-se um cromatógrafo marca VAR-IAN, modelo 2440, equipado com detector de ionização de chama, com coluna de vidro com 2m de comprimento, 2mm de diâmetro interno, empacotada com cro-mosorb 101, 80-100 mesh, temperatura da coluna: 200ºC, temperatura do dete-tor: 240ºC, temperatura do injedete-tor: 215ºC, segundo Wilson (1971).

Uma outra amostra foi pesada, levada à estufa de circulação forçada de ar a 65ºC por 48h e pesada novamente para a deter-minação do conteúdo de MS da silagem e

(5)

desintegrada em moinho tipo “Willey” para as análises químicas.

A composição química da silagem foi avaliada mediante as seguintes análises químicas: proteína bruta (PB), extrato eté-reo (EE), fi bra em detergente neutro (FDN), fi bra em detergente ácido (FDA), celulose, hemicelulose, lignina (LIG), matéria min-eral (MM), energia bruta (EB), nitrogênio ligado a FDN (N-FDN), nitrogênio ligado a FDA (N-FDA) de acordo com Silva (1998) e digestibilidade verdadeira “in vitro” da matéria seca (DVIVMS) segundo Van Soest (1994).

O modelo estatístico adotado para análise foi um fatorial com 3 cultivares e 4 densidades, com 4 repetições. As médias foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade, através do pacote estatístico SAS (1990).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

As silagens dos cultivares de milho e de sorgo avaliados diferiram (P < 0,05) entre si com relação às variáveis %MS, %PB, %EE, %MM e conteúdo de energia bruta

Tabela 2. Composição química (% MS) e conteúdo de energia bruta (Kcal/kg) das silagens de híbridos de milho (AG 5011, C 805) e de sorgo (BR 700) semeados em diferentes densidades.

D1, D2, D3 e D4, representam as densidades de 50, 60, 70 e 80 mil plantas/ha e 120, 150, 180 e 210 mil plan-tas/ha para milho e sorgo, respectivamente.

Médias seguidas de mesmas letras nas colunas, não diferem (P > 0,05) pelo teste de Tukey. *Valores relativos à planta inteira antes da ensilagem.

(6)

Os valores de MS se apresentaram adequados para o processo de fermenta-ção no cultivar C-805, sendo este superior (P<0,05) às demais silagens avaliadas. Observou-se valores de coefi ciente de cor-relação entre a %MS das plantas inteiras e a %MS das silagens de 0,61 (P< 0,0001). Não foram detectadas diferenças signifi -cativas para essa variável nas diferentes densidades de semeadura.

Os valores de PB diferiram (P<0,05) entre os cultivares de milho e de sorgo, registrando-se teor mais elevado (7,8%) para a silagem do AG 5011 (Tabela 2). Observou-se, para os cultivares de milho, redução nesses valores, quando se com-parou os teores de PB da planta inteira e das silagens. O coefi ciente de correlação entre a %PB na planta inteira e aquele ob-tido na silagem foi de 0,81 (P<0,0001). As densidades de semeadura causaram efeito signifi cativo sobre essa variável, ocorrendo redução com o aumento da densidade de semeadura. Estes resultados estão de acordo com as observações de Mudstock (1978), Pizarro (1978), Faria (1986), Pozar e Zago (1991) e de Paiva et al. (1993) que registraram que as populações de plantas excessivamente grandes têm proporcio-nado silagens de baixa qualidade.

Os valores de %EE dos cultivares de milho não diferiram entre si, mas foram superiores ao registrado na silagem de sorgo, por outro lado, as densidades de semeadura testadas não causaram efeito signifi cativo sobre essa variável.

Os teores de cinzas das silagens di-feriram (P<0,05) entre os cultivares as densidades de semeadura avaliadas.

Os valores de EB (Tabela 02) não diferi-ram (P > 0,05) entre os cultivares C-805 de milho, e BR-700, de sorgo, sendo superior (P<0,05) ao valor observado na silagem do cultivar AG-5011 de milho, observando-se ainda que as densidades de semeadura testadas não causaram efeito sobre essa variável.

Os valores dos constituintes da parede celular (FDN, FDA, hemicelulose, celulose

e lignina) das silagens avaliadas (Tabela 2) foram mais altos (P < 0,05) na silagem de sorgo. Em relação as densidades de semeadura não se observou efeito signi-fi cativo sobre os componentes da fração fi brosa das silagens.

De maneira geral, os conteúdos dos componentes da fração fi brosa das sila-gens dos cultivares avaliados seguiram a mesma tendência daqueles obtidos na planta inteira que lhes deu origem. Porém, registrou-se diminuição nos valores de FDN, FDA, HEM, CEL e LIG nas silagens comparado com a planta inteira (Tabela 2). Oshima e Mc Donald (1978), Mc Donald et al. (1991) afi rmaram que a atividade enzi-mática pode resultar na hidrólise de amido e hemicelulose, produzindo monossaca-rídeos, os quais proporcionariam açúcar adicional disponível para a fermentação láctica. Além desta aspecto, tem-se que a acidez oriunda da fermentação pode resultar em decréscimo nos conteúdos de FDN das silagens em decorrência da hidró-lise ácida da hemicelulose (WOOLFORD, 1984, ROTZ e MUCK, 1994).

Os valores de pH (Tabela 3) das si-lagens do cultivar AG-5011, de milho, e BR-700, de sorgo, não diferiram entre si, mas foram maiores (P<0,05) do observado na silagem do cultivar de milho C-805. Há que se considerar, que os valores de pH observados são adequados para conserva-ção da forragem, estando na faixa de 3,8 a 4,2, citada por Tosi (1972) e Roth e Under-sander (1995) e Muck e Shinners (2001) como a ideal para uma boa conservação. As densidades de semeadura avaliadas não causaram efeito signifi cativo sobre os valores de pH das silagens.

O perfi l dos ácidos orgânicos das si-lagens (Tabela 3) avaliados no presente trabalho, de maneira geral, se apresentou adequado, dentro dos limites apresentados por Toth et al. (1956), Tosi (1972), Roth e Undersander (1995), embora Andrigueto et al. (1985) tenham afi rmado que por-centagens de ácido acético maiores que 0,8% sejam indicadoras de alterações

(7)

Tabela 3. Valores de pH, de ácidos orgânicos (% MS) das silagens de híbridos de milho (AG 5011, C 805) e de sorgo (BR 700) semeados em diferentes densidades.

D1, D2, D3 e D4, representam as densidades de 50, 60, 70 e 80 mil plantas/ha e 120, 150, 180 e 210 mil plan-tas/ha para milho e sorgo, respectivamente.

Médias seguidas de mesmas letras nas colunas, não diferem (P > 0,05) pelo teste de Tukey.

Não foram observadas diferenças significativas entre cultivares e entre densidades de semeadura em relação ao conteúdo de ácido butírico, sendo que os valores obtidos encontraram-se abaixo do limite máximo de 0,10% proposto por Tosi (1972) e Roth e Undersander (1995) como indicativo de silagem de boa qualidade.

Os valores de ácido lático das sila-gens de milho (Tabela 3) encontraram-se dentro dos limites propostos por Roth e Undersander (1995) e por Muck e Shinners (2001) como sendo indicadores de uma boa fermentação. Não foram observados efeitos das densidades de semeadura sobre essa variável. Porém, a interação signifi cativa entre cultivares e densidades de semeadura ocasionou as variações observadas, resultando para a silagem de sorgo valores de ácido lático (3,8%) aquém do desejado. Tal fato pode ser resultado do baixo conteúdo de MS da forragem de sorgo observado no momento da colheita, o que pode ter afetado negativamente o processo de fermentação (ROTZ e MUCK, 1994, MUCK e SHINNERS, 2001).

Os valores de ácido acético das sila-gens dos cultivares avaliados se

apre-sentaram dentro dos limites considerados indicadores de boa fermentação (MC DO-NALD et al., 1991, ROTZ e MUCK, 1994), sendo que o cultivar AG-5011, de milho, e BR-700, de sorgo, não diferiram entre si, mas diferiram (P<0,05) signifi cativamente do cultivar C-805, de milho, o qual apresen-tou menor teor (1,0 %). Vale ressaltar que este cultivar apresentou maiores valores de MS no momento da colheita, o que pode ter permitido maior fermentação acética na fase inicial de fermentação (WOOL-FORD, 1984, Mc DONALD et al., 1991). Não foram observados efeitos (P > 0,05) das densidades de semeadura sobre essa variável, porém a interação signifi cativa en-tre cultivares e densidades de semeadura ocasionou as variações observadas.

Os valores de ácido propiônico (Tabela 3) das silagens dos cultivares avaliados se apresentaram acima dos limites consi-derados indicadores de boa fermentação (WOOLFORD, 1984, McDONALD et al., 1991), sendo que o cultivar AG-5011, de milho, e BR-700, de sorgo, não diferiram entre si, mas diferiram (P<0,05) signifi ca-tivamente do cultivar C-805, de milho. Não foram observados efeitos das densidades de semeadura sobre essa variável. indesejáveis ocorridas durante o processo

(8)

Os valores de N-FDN das silagens (Tabela 4) não diferiram entre os cultivares de milho, mas foram inferiores ao obser-vado nas silagens de sorgo. Enquanto os de N-FDA observados diferiram (P<0,05)

Tabela 4. Valores de compostos nitrogenados e de digestibilidade das silagens de híbridos de milho (AG 5011, C 805) e de sorgo (BR 700) semeados em diferentes densidades.

D1, D2, D3 e D4, representam as densidades de 50, 60, 70 e 80 mil plantas/ha e 120, 150, 180 e 210 mil plan-tas/ha para milho e sorgo, respectivamente.

Médias seguidas de mesmas letras nas colunas, não diferem (P > 0,05) pelo teste de Tukey.

Os maiores valores de N-FDN, e N-FDA observados na silagem de sorgo (Tabela 4) podem estar relacionados com o menor conteúdo de MS apresentado pela mesma (Tabela 3), bem como com um pior padrão de fermentação, resultando em menor teor de ácido lático (Tabela 3), que pode ter promovido aquecimento da silagem acarretando incremento na complexação de N com a fração fi brosa da forragem (WOLFORD, 1984, ROTZ e MUCK, 1994, MUCK e SHINNERS, 2001).

Os valores de N-FDN/NT e de NFDA/

NT foram mais alto (Tabela 4) para as sila-gens de sorgo (P<0,05). Cumpre salientar que os valores de N-FDA/NT das silagens fi caram aquém do desejado, uma vez que Roth e Undersander (1995) propuseram valores inferiores a 12%.

As densidades de semeadura não afetaram ( P > 0, 05) as variáveis N-FDN, N-FDA e N-NH3 e nem as relações N-NH3/ NT, N-FDN/NT e N-FDA/NT das silagens avaliadas (Tabela 4).

Os valores de N-NH3 das silagens entre todos os cultivares avaliados no presente trabalho, sendo que os cultivares de milho apresentaram valores inferiores ao sorgo.

(9)

(Tabela 4) diferiram (P<0,05) entre os cultivares avaliados, sendo o menor valor observado na silagem de sorgo. Os valores de N-NH3/NT (Tabela 4) apresentaram-se abaixo dos valores máximos propostos por Toth et al. (1956) e Roth e Undersander (1995), como sendo indicadores de uma boa fermentação. Não houveram diferen-ças entre as silagens de milho (P > 0,05), quanto aos valores de N-NH3/NT, mas a silagem de sorgo apresentou a menor relação (2,4).

A digestibilidade “in vitro” das silagens de milho (Tabela 4) foram superiores (P < 0,05) às da de sorgo, sendo observado co-efi ciente de correlação entre a %DVIVMS obtido para a planta inteira antes de ensilar e nas silagens de 0,78 (P<0,0001).

É importante salientar, que os valores de digestibilidade “in vitro” apresentados (Tabela 4) foram obtidos pela técnica descrita por Van Soest (1994) na qual de determina os valores de FDN do resíduo remanescente após a digestão “in vitro”. Com este procedimento, tem-se o resí-duo da parede celular indigestível, o que acarreta valores mais altos de digestibi-lidade, ou seja 12,9 pontos percentuais, comparado com a técnica convencional de avaliação de digestibilidade ïn vitro” proposta por Tilley e Terry, descrita por Silva (1998).

A menor digestibilidade da silagem do cultivar de sorgo pode estar relacionada à sua fração fi brosa, a qual apresentou teores mais elevados (Tabela 2) compara-do aos valores observacompara-dos nos cultivares de milho. Todavia, pode-se considerar os valores observados como satisfatórios, sendo que estes dados concordam com os de Boin e Biondi (1974) e Hart (1990) que afi rmaram que apesar da silagem de sorgo apresentar uma boa digestibilidade, ela é menor do que aquela apresentada por silagens de milho.

As densidades de semeadura causaram efeito signifi cativo sobre essa variável, ocorrendo redução com o aumento da sidade de semeadura. Em relação a

den-sidade de semeadura, Mudstock (1978), Pizarro (1978), Faria (1986), Pozar e Zago (1991) e Paiva et al. (1993) afi rmam que as populações de plantas excessivamente grandes têm proporcionado silagens de baixa qualidade.

CONCLUSÕES

Nas condições em que foi desenvolvido o presente trabalho, pode-se concluir que:

1. As plantas avaliadas apresentaram condições apropriadas para o processo de fermentação, quando se comparou os valores de nitrogênio amoniacal, pH e de ácidos orgânicos;

2. O cultivar de sorgo propiciou silagem com maiores conteúdos de parede celu-lar, menores valores de proteína bruta e de digestibilidade “in vitro” verdadeira da matéria seca, comparado aos cultivares de milho;

3. O aumento na densidade de semeadura acarretou decréscimo nos teores de pro-teína e na digestibilidade da silagens de milho e de sorgo; e,

4. O uso do ponto de colheita precon-izado como parâmetro de determinação do momento de colheita nos híbridos de milho com a característica de “stay green” no colmo, pode resultar em silagens com teores de MS inferiores ao desejado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDRIGUETTO, J. M., PERLY, L., MI-NARDI, I. et al. Nutrição Animal, Curitiba, Nobel. v. 1, p. 343-66. 1985.

ARCHIBALD, J. G., KUZMESKI, J. W., RUSSEL, S. Grass silage quality as affect-ed by crop composition and by additives. J. Dairy. Sci., v. 43, n. 11, p. 1648-53. 1960. BOIN, C., BIONDI, P. Milho em cultivo ex-clusivo e milho consorciado com lab-lab,

(10)

para a produção de silagem. Bol. Industr. Anim., v. 31, n. 1, p. 104-107. 1974. FARIA, V. P. Técnicas de produção de silagens. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PASTAGENS, Piracicaba. Anais..., p. 119-44. 1986.

FERREIRA, J. J. Milho como forragem: efi ciência a ser conquistada pelo Brasil. Inf. Agropec., v. 14, n. 164, p. 44-6. 1990. HART, S. P. Effects of altering the grain content of sorghum silage on its nutritive value. J. Anim. Sci., v.68, n. 11, p.3832-42. 1990.

Mc CULLOUGH, M. E. Silage and silage fermentation. Feedstuffs, v. 49, n. 26, p. 52. 1977.

Mc DONALD, P., HENDERSON, N., HERON, S. The biochemistry of silage. Marlow Bucks. Chalcombe Publications. 340 p. 1991.

MUCK, R.E., SHINNERS, K.J. Conserved forage (silage and hay): progress and prior-ities. In: International Grassland Congress, XIX. São Pedro. Proceedings...Piracicaba: Brazilian Society of Animal Husbandry. p. 753-762. 2001.

MUDSTOCK, C. M. Efeitos de espaça-mentos entre linhas e de populações de plantas em milho (Zea mays L.) de tipo precoce. Pesq. Agropec. Bras., v. 13, n. 1, p. 13-8. 1978.

OSHIMA, M., Mc DONALD, P. A review of the changes in nitrogenous compounds of herbage during ensilage. J. Sci. Food Agric., v. 29, n. 6, p. 497-502. 1978. PAIVA, L. E., ANDRADE, M. A., ANDRADE, L. A. B. et al. Infl uência da adubação nitro-genada, espaçamento e densidades na

produção de matéria seca e qualidade da silagem de milho. Ciênc. Prát., v. 17, n. 4, p. 370-6. 1993.

PIZARRO, E. A. Conservação de forragem. I. Silagem. Inf. Agropec., v. 4, n. 48, p. 20-30. 1978.

POZAR, G., ZAGO, C. P. Infl uência da densidade de plantio em milho (Zea mays L.) sobre a produção de grãos e silagem, e alguns de seus componentes de produção e qualidade. Capinópolis: Sementes Agro-ceres, 36p. 1991.

PRESTON, T. R. Analytical methods for characterizing feed resources for rumi-nants. In: ____. BETTER utilization of crop residues and by-products in animal feeding: research guidelines. 2. A practical manual for research workers. Rome: FAO, 106p. 1986.

RESENDE, H. Cultura do milho e do sorgo para produção de silagem. Coronel Pa-checo: EMBRAPA-CNPGL, 107 p. (Docu-mentos, 51). 1991.

ROTH, G., UNDERSANDER, D. Silage additives. In: CORN silage production man-agement and feeding. Madison: American Society of Agronomy, p. 27-9. 1995. ROTZ, C.A., MUCK, R.E. Changes in for-age quality during harvest and storfor-age. In: Fahey Jr., G.C. Forage quality, evaluation, and utilization. Madison. American Society of Agronomy. p.828-868. 1994.

SAS. User’s guide: statistics. 4. Ed. Cary: SAS Institute, 956p. 1990.

SCHMID, A. R., GOODRICH, R. D., JORDAN, R. M. et al. Relationships among agronomic characteristics of corn and sor-ghum cultivars and silage quality. Agron.

(11)

J., v. 68, n. 2, p. 403-6. 1976.

SILVA, D. J. Análise de alimentos (Métodos químicos e biológicos). 2.ed. Viçosa: UFV. 165p.: il. 1998.

TOSI, H. Efeito da adição de níveis cres-centes de melaço na ensilagem do capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum.), variedade Napier. Piracicaba. 87p. Disser-tação (Mestrado em Agronomia). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo. 1972.

TOSI, H. Ensilagem de gramíneas tropic-ais sob diferentes tratamentos. Botucatu. 107p. Tese (Doutorado em Agronomia). Faculdade de Ciências Agrárias, Univer-sidade Estadual Paulista. 1973.

TOTH, L., RYDIN, C., NILSSON, R. Stud-ies on fermentation processes in silage. Comparison of different types of forage crops. Arch. Microbial, v. 25, p. 208.

1956.

VAN SOEST, P.J. Nutritional ecology of the ruminant. Cornell: University Press. 476p. 1994.

VIÉGAS, G. P., PEETEN, H. Sistemas de produção. In: PATERNIANI, E e VIÉGAS, G. Melhoramento e produção do milho. Campinas: Fundação Cargill, v. 2, p. 451-538. 1987.

WILSON, R. K. A rapid accurate method for measuring volatile fatty acids and latic acid in silage. Research Report, Agricultural In-stitute, Dunsinea Research Center. Dublin, Ireland, 7p. 1971.

WOOLFORD, M.K. The silage fermenta-tion. New York: Marcel Dekker. p. 165-211. 1984.

Referências

Documentos relacionados

Elaborou-se então, com o software Microsoft Excel, uma folha de cálculo em que partindo dos dados da matriz dos tempos de deslocação e dos dados relativos ao ano de

Este artigo descreve os fatores restritivos para a democratização da banda larga no Brasil e apresenta propostas de Política Pública para promover a inclusão digital

Isso tem muita relação com o conceito do nosso projeto no que toca a idéia de que o uso da bicicleta como meio de transporte utilizado diariamente traz para o usuário maior

3. Fale um pouco sobre a forma como você vem realizando suas aulas. Como existe uma variação muito grande na Ilha, de, não é nem de talento é de, eu falo, eu chamo mais

Mesmo com estas questões em vista, como conclusão geral, observa-se que já existem hoje políticas e órgãos realmente interessados em promover o turismo na cidade, falta talvez

After analyzing all the procedures involved in the production process of GFRP profiles, it was concluded that it would be possible to improve the sustainability and

Afastamento da sala de audiências: reflete a sensibilidade dos juízes quanto ao impacto das condições físicas, sobretudo das características austeras da sala da audiência de

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a