• Nenhum resultado encontrado

Quem irá alimentar o mundo?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quem irá alimentar o mundo?"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

BOLETIM INFORMATIVO

O desafio da Ajinomoto Co., Inc.

A Ajinomoto Co., Inc. (“Ajinomoto Co.”) nasceu da pesquisa de um único cientista, há mais de 100 anos. Na época, ninguém poderia imaginar o quanto a empresa — e o mundo todo iriam mudar e crescer.

Hoje, a Ajinomoto Co. está presente em 30 países ao redor do mundo. Acreditamos fortemente que essa forte presença global coloca sobre nós uma grande responsabilidade pelo bem-estar do planeta.

Por isso, a Ajinomoto Co. apoia fortemente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDGs, em inglês), especialmente “vida saudável”, “recursos alimentares” e “sustentabilidade global”, por meio do uso ativo de “coprodutos” e aminoácidos que melhoram o mundo para as plantas, os animais e as pessoas.

Podemos ajudar a evitar uma

crise global de alimentos?

Por muitos anos, os cientistas e pesquisadores têm alertado sobre uma possível crise alimentar no mundo. Infelizmente, os dados indicam que a ameaça é real.

De acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/UN) de 2017, a população mundial já atingiu a marca de 7 bilhões e estima-se que esse número chegue a 10 bilhões no ano de 2050, o que indica uma crescente ameaça de escassez de alimentos em grande escala.

24 de Julho de 2017 - vol. 1①

1900 0 1.000 2.000 3.000 4.000 5.000 6.000 7.000 8.000 9.000 10.000 (população em milhões) 1950 2000 2050

O aumento da população mundial

Quem irá alimentar o mundo?

(2)

Infelizmente, a produção agrícola não está acompanhando a crescente demanda. Dados de 2012 mostram que, para podermos alimentar o mundo, precisaremos aumentar em 50% a produção de alimentos. Se não agirmos, cerca de 600 milhões de pessoas — quase o dobro da população dos Estados Unidos — sofrerão de desnutrição até o ano de 2030. Para acentuar o problema, existe a previsão de que a produção agrícola diminua. As causas para isto incluem: • Deterioração da qualidade do solo devido à falta de rotação de culturas, especialmente nos países em desenvolvimento. • Crescente migração de pessoas das áreas rurais para as áreas urbanas, o que gera abandono de campos agrícolas. • Transformação lenta das terras férteis em deserto por conta do desmatamento, das mudanças climáticas e das técnicas agrícolas não sustentáveis.

A quantidade global de solos aráveis parou de aumentar

Além disso, estima-se que o consumo de carne nos países em desenvolvimento aumente em 50% até o ano de 2050. E, claro, a pecuária e a agricultura estão interligadas porum único sistema: quanto mais precisarmos de animais, mais precisaremos de agricultura para alimentá-los.

Ser parte da resposta

Nesse cenário, o que o mundo precisa chega a ser um desafio. Porém, algumas ações necessárias são evidentes: • A proteção das terras

• O aumento da produtividade agrícola • O aumento da pecuária sustentável

Na Ajinomoto Co., acreditamos que a contribuição ativa para essas atividades depende das empresas mundiais de alimentos, como a nossa.

Ajinomoto Co., descarta a ideia de

“descarte”

A palavra em inglês “waste” (resíduo; lixo) significa “tudo o que é jogado fora”. Entretanto, ela também significa “perder uma oportunidade”. Por isso, a Ajinomoto Co. acha que toda essa ideia sobre resíduos é, na verdade, um grande desperdício. Toda vez que algo é fabricado, subprodutos (derivados) são criados. Na Ajinomoto Co., chamamos esses subprodutos de “coprodutos” e descobrimos ativamente outras formas de utilizá-loss em benefício do nosso planeta. Isso pode ser explicado com alguns exemplos mundiais.

Estudo de caso de Kyushu: Os resíduos

cheiram mal!

A compostagem é uma das mais famosas -- e antigas -- formas de se promover uma agricultura sustentável. O processo é realmente muito fácil: basta misturar a vegetação, como grama cortada ou folhas mortas, com restos de comida e esterco, e deixar essa mistura se decompor. Você terá um ótimo fertilizante. O único problema é o cheiro. A menos que você seja uma mosca, o odor da

decomposição não será nada agradável.

24 de Julho de 2017 - vol. 1②

(Milhões de hectares de solos aráveis)

1961 1971 1981 1991 2001 1.250 1.300 1.350 1.400 1.450 1.500 1.550

+

50

%

Consumo de carne nos países em desenvolvimento em 2050, em comparação com o período de 2005 a 2007

Aumento da demanda de carne

(3)

Porém, esse é um obstáculo que a Ajinomoto pode ajudar a superar. Durante anos, nossa fábrica em Kyushu tem criado adubos sólidos com o uso de coprodutos do processo de fermentação de aminoácidos. Embora isso reduzisse o desperdício, o adubo sólido precisava de um óleo pesado para sua preparação, ou seja, outro potencial resíduo. Mas encontramos a saída. Para acabar com o uso de óleos pesados, misturamos o adubo sólido com aqueles gerados nas fazendas locais. Assim, conseguimos economizar 600 quilolitros de óleo por ano e reduzir as emissões de CO2 em 2.000 toneladas.

Além disso (pelo menos do ponto de vista dos agricultores locais), o processo ajudou a diminuir o desagradável cheiro de amônia do adubo.

Esse projeto foi uma vitória para todos os envolvidos. O adubo gerado não só cheirava melhor, como também era mais eficiente, aumentando o rendimento agrícola e melhorando a qualidade para os agricultores locais. Isso ajudou a garantir um fornecimento constante de produtos de alta qualidade, vendidos pelos distribuidores locais — o que é bom para a economia local. Até mesmo osconsumidores se beneficiaram com as frutas e os legumes mais saborosos. Podemos dizer que essa foi uma “vitória” para o planeta, já que foi possível diminuir consideravelmente o uso de óleos pesados e as emissões de CO2.

Estudo de caso da Tailândia:

Atendendo aos interesses locais

Há mais de 40 anos, a AJINOMOTO CO., (TAILÂNDIA) Ltda. tem fornecido coprodutos como adubos orgânicos para os agricultores que trabalham próximos à fábrica da Tailândia. A subsidiária local, FD Green (Tailândia) Co., Ltda. (“FDG”), também tem orientado os agricultores para que eles aumentem os cultivos de alta qualidade e o valor agregado. Posteriormente, a FDG compra essas safras dos agricultores locais como matérias-primas para serem usadas em nossos produtos. É um cenário em que todos saem ganhando.

Agricultores locais na Tailândia

24 de Julho de 2017 - vol. 1③

Uso de adubos para

o cultivo de legumes mais saborosos e umami

Usando a energia térmica da compostagem para diminuir o consumo de óleo pesado e as emissões de CO2 Geração de adubos

de alto valor agregado

4.000 toneladas geradas anualmente

Biomassa do subproduto

Processo de compostagem por empresa de adubos Agricultores

Consumidores Varejo

Aeon Kyushu co., Ltda.

Marca de Kyushu Rikisaku Yasai (legumes) e Kyushu Rikisaku Kudamono (frutas)

com fornecimento estável

Fermentação de aminoácidos

Cadeia de valor que estimula a agricultura local em Kyushu

Todos saem ganhando

Três

vantagens

Colher comida

(4)

24 de Julho de 2017 - vol. 1④

Antes o uso Após o uso

A pulverização de em folhas de morango com deficiência de desenvolvimento provavelmente causada por danos nas raízes, resultou na recuperação do vigor e o retorno da cor nas folhasAJIFOL® AminoGuard®

Edison Cosmo, agricultor brasileiro:

Produtor local no Brasil

Efeito do fertilizante Foliar em morangos

11

kg

4

kg

3

kg

A produção pecuária consome agricultura

Essa relação simbiótica entre a FDG e os agricultores locais da Tailândia gera:

• 30% dos grãos de café usados no café enlatado Birdy® • Couve para o gyoza produzido pela Ajinomoto Frozen Foods (Tailândia) Co., Ltda.

• Óleo de girassol com alto teor oleico, usado em doces japoneses

Usar nossos produtos para melhorar

nossos coprodutos

Nossos coprodutos geram ótimos fertilizantes, pois eles estão cheios de aminoácidos, minerais e outros nutrientes naturais. Então, faz sentido adicionar mais aminoácidos e minerais em nossos coprodutos para gerar fertilizantes ainda melhores?

Sim. Colocar nossos aminoácidos em nossos coprodutos estimula o enraizamento, e crescimento das plantas e, consequentemente, a produtividade agrícola. Isso, oferece mais resistência às plantas contra doenças e gera frutos mais doces.

Certamente, nós desenvolvemos vários outros usos para nossos produtos de aminoácidos, promovendo a agricultura e os produtores que dependem dela.

Estudo de caso no Brasil:

Indo na raiz do problema

Todos sabem como funcionam as plantas. As raízes da planta abosorvem a umidade e a nutrição do solo, que são transportadas pelo caule da planta até as folhas, finalmente alcançando o fruto.

O único problema é que as raízes e o caule absorvem alguns nutrientes para si próprios. É quase um imposto pelo transporte. Do ponto de vista do agricultor, desde que as plantas sejam saudáveis, a parte importante é o fruto. Quanto mais nutrição chegar à fruta, maior será sua qualidade. Com esse propósito, no Brasil, conseguimos melhorar a própria natureza com o desenvolvimento de um fertilizante que evita totalmente o sistema de raiz da planta. O AJIFOL®

AminoGuard® é um “fertilizante foliar” que é pulverizado

diretamente sobre as folhas das plantas com frutos, tais como morangos e tomates, fornecendo aminoácidos diretamente no local que interessa aos agricultores. Isso aumenta a saúde da planta e o rendimento agrícola.tt

Reforçar a produção pecuária

A proteína é indispensável para a vida humana e, de longe, a carne é a mais rica fonte de proteína em nossa dieta. Uma vez que a população mundial continua crescendo, também cresce nossa necessidade por uma pecuária mais

sustentável. Quanto maior a quantidade de gado, maior a quantidade de alimentos necessária para alimentá-lo.

Gado:

1

kg Frango:

1

kg Ovos:

1

kg

“Estamos usando o fertilizante do Grupo Ajinomoto há dez anos e aumentando gradualmente a quantidade, pois sabemos dos resultados surpreendentes. Agora, nós o usamos em todas as plantações. É impressionante como este fertilizante tem melhorado nosso retorno e o crescimento aprimorado das plantas”.

(5)

Nossa maior contribuição para a produção pecuária sustentável está nos alimentos mais nutritivos. Os animais que consomem alimentos mais nutritivos comem menos e, com isso, geram um impacto positivo na agricultura. Estima-se que o acréscimo de lisina na alimentação do gado economize 23 milhões de hectares de terra fértil — cinco vezes a área total da terra fértil em todo o Japão!

A Lei do Barril

Os animais da (ou lei do Mínimo) precisam de uma variedade de aminoácidos para sobreviverem. De acordo com “a Lei do Barril”, quando a dieta de um animal carece de um ou mais aminoácidos essenciais, a proteína não é processada de forma eficaz e os aminoácidos excedentes serão excretados. É por causa disso que o acréscimo de lisina na alimentação do gado tem um impacto tão radical na produtividade, gerando um maior fornecimento de carne e uso mais eficiente das terras.

Estamos apenas começando

Os estudos de caso mostram apenas alguns exemplos de como a Ajinomoto Co. apoia o futuro sustentável do planeta. Estamos constantemente buscando mais oportunidades de ajudar o mundo, a começar pelas comunidades em que trabalhamos.

24 de Julho de 2017 - vol. 1⑤

Aminoácidos que não podem ser usados com eficácia

Barril instável Barril comacréscimo

de lisina Com o acréscimo da lisina, que geralmente falta nos ingredientes ingeridos, todos os outros aminoácidos podem ser usados de forma eficaz Fenilalanina + Tirosina Fenilalanina + Tirosina Isoleucina Isoleucina Tr eonina Tr eonina Leucina Leucina Triptofano Triptofano Metionina + Cisteína Metionina + Cisteína Lisina Lisina Valina Valina

Quando os animais recebem alimentos que não possuem, no

mínimo, um dos aminoácidos necessários, seus corpos não podem

usar com eficácia os outros aminoácidos para o crescimento

23,5 – (5,2 + 0,4) = 17,9 hectares

Usar 17,9 hectares de terras menos aráveis com 1,5 tonelada de lisina

Nutricionalmente equivalente para animais de pecuária Aproximadamente 70% menos de terra arável necessária

Aproximadamente 12 hectares a menos de terras aráveis usadas por tonelada de lisina

Milho 748,5 toneladas Soja 20 toneladas Outros 50 toneladas Crystalline lysine 1,5 tonelada Milho 700 toneladas Soja 20 toneladas Outros 50 toneladas

Terra arável necessária para cultivar milho e produzir 1,5

tonelada de lisina (cerca de 0,4 hectare)

Terra arável necessária para cultivar 48,5 toneladas de milho (cerca de 5,2 hectares) Terra arável necessária

para produzir 50 toneladas de farinha de soja (cerca de 23,5 hectares) Alimentação tradicional Alimentação com adição de lisina

Sobre a Ajinomoto Co.

A Ajinomoto Co. é um fabricante global de temperos, alimentos processados, bebidas, aminoácidos, produtos farmacêuticos e produtos químicos especiais de alta qualidade. Durante muitas décadas, a Ajinomoto Co. tem contribuído para a cultura alimentar e saúde humana por meio de uma ampla aplicação de tecnologias de aminoácido. Hoje, a empresa está se tornando cada vez mais engajada em soluções para recursos alimentares aprimorados, saúde humana e sustentabilidade global. Fundada em 1909 e presente em 30 países e regiões, a Ajinomoto Co. apresentou vendas líquidas de JPY 1.091,4 bilhão (US$ 10,07 bilhões) no ano fiscal de 2016. Para saber mais sobre a Ajinomoto Co. (TYO: 2802), visite www.ajinomoto.com.

Para maiores informações, referências e apoio bibliográfico sobre qualquer informação contida neste boletim informativo, contate a Ajinomoto Co., Inc. - Departamento de Comunicações Globais: ajigcd_newsletter@ajinomoto.com

A “Lei do Barril” de aminoácidos

A adição de aminoácidos na alimentação do gado economiza terras aráveis

Referências

Documentos relacionados

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

Definidos os dois eixos do domínio analisado, foram escolhidas três, das onze abordagens mencionadas por Hjørland (2002), a saber: 1) Estudos bibliométricos, no que se

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O presente artigo se propôs a estabelecer as bases fundamentais do Direito & Literatura e, a partir delas, examinar relevantes aspectos da obra literária “1984” de

Foram feitas, ainda, aproximadamente 200 prospecções com trado para descrição dos solos em diferentes pontos da folha, além da consulta de seis perfis de solos descritos no

Το αν αυτό είναι αποτέλεσμα περσικής χοντροκεφαλιάς και της έπαρσης του Μιθραδάτη, που επεχείρησε να το πράξει με ένα γεωγραφικό εμπόδιο (γέφυρα σε φαράγγι) πίσω