• Nenhum resultado encontrado

DADOS TÉCNICOS DA BIBLIOTECA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DADOS TÉCNICOS DA BIBLIOTECA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

FAHESA - Faculdades de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC – Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Ltda

BIBLIOTECA

DADOS TÉCNICOS DA BIBLIOTECA

Araguaína Março / 2014

(2)

1. ACERVO

A Biblioteca FAHESA/ITPAC é especializada nas áreas de: Saúde, Educação, Ciências Sociais e Engenharia, tem por objetivo atender aos cursos de Ciências Contábeis, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Odontologia, Pedagogia, Administração, Sistema de Informação, Educação Física, Direito e Engenharia Civil.

Dispõe-se de um acervo com aproximadamente 47.000 livros, mais de 465 títulos de revistas e periódicos técnicos científicos, jornais, dissertações, teses e coleção de materiais especiais ( CD-ROMs, Fitas de Vídeo e DVDs etc. ).

ACERVO POR CURSO (LIVROS)

CURSOS TÍTULOS EXEMPLARES

Administração 637 2261 Ciências Contábeis 1037 4002 Direito 1418 10500 Educação Física 726 2767 Enfermagem 634 2572 Farmácia/Bioquímica 612 1950 Medicina 1880 9249 Odontologia 563 2644 Pedagogia 3058 6407 Sistema de Informação 613 2547 Engenharia Civil 185 1749 Engenharia da Produção 96 742 TOTAL 12.105 47. 390

(3)

2. PLANO DE ATUALIZAÇÃO E EXPANSÃO DO ACERVO

A Biblioteca FAHESA/ITPAC possui alguns critérios para a atualização e expansão do acervo bibliográfico especializado, que obedece algumas diretrizes básicas, para se evitar a expansão “indiscriminada” do acervo, ou seja, a aquisição de materiais que não atendem aos objetivos propostos pelas ementas das disciplinas dos cursos ministrados pelas Faculdades.

Uma Política de Desenvolvimento de Coleções é a elaboração de um plano que visa primordialmente a racionalização da difícil tarefa de selecionar materiais para aquisição, quais as reais necessidades do curso, no que tange a sua bibliografia?

Dentro de uma proposta coerente com a Instituição que está em fase de desenvolvimento, a Biblioteca implantou seu próprio mecanismo para a realização de suas aquisições, de modo que, ao formar a primeira turma de cada curso, tenhamos uma Política de Desenvolvimento de Coleções concreta. 2.1 Considerações importantes para o Desenvolvimento de Coleções

2.1.1 Abrangência Temática

A Biblioteca oferece suporte bibliográfico para dez cursos de graduação distribuídos em Saúde, Humanas, Exatas e Tecnológicas, isso propicia um ambiente bastante homogêneo, no qual será decisiva a aquisição de determinados materiais. Visto que, o fato de ser uma Biblioteca Central enriquece a formação do aluno, pois oferece informações de diversas áreas do conhecimento.

2.1.2 Usuários

Determinar quem é o nosso usuário, também é um fator que colabora na formação da coleção, pois este é quem realmente tem acesso direto com a coleção identificando suas falhas.

2.1.3 Política de Seleção

A seleção do material bibliográfico da Biblioteca do ITPAC atende aos seguintes requisitos:

(4)

Autoridade: verificar junto aos professores a reputação do autor da obras, sua

credibilidade;

Atualidade: pertinência do assunto ao momento atual. (Observar que as Obras

Clássicas não se limitam a sua data de publicação, elas possuem conhecimentos que ainda não estão ultrapassados );

Cobertura: observar a temática do acervo da Biblioteca.

2.2 Formas de Aquisição:

A modalidade de aquisição mais utilizada para o desenvolvimento da coleção é a compra. Neste sistema, os procedimentos para aquisição de material bibliográfico iniciam-se com o Processo de Seleção, que envolve Coordenadores de Curso, professores e bibliotecários:

 COORDENADORES DE CURSO E PROFESSORES: semestralmente

fazem a revisão do Plano de Ensino da Disciplina e indicam a compra de material bibliográfico ( Livros, fitas de video, CD-ROM(s), Revistas e Periódicos ) para a atualização e complementação da bibliografia exigida.

 BIBLIOTECÁRIAS: através de catálogos de editores e internet, as

bibliotecárias encaminham à Coordenação de Curso e professores Catálogos atualizados de publicações para avaliação dos professores. Também são realizadas compras esporádicas de títulos novos para demonstração.

A modalidade de doação também é motivada pela Biblioteca, para o recebimento de periódicos, dissertações, teses e publicações técnicas-científicas dos professores.

A modalidade de permuta não está disponível. 2.3 Critérios para compra

Atendendo às solicitações de Coordenadores de Curso, professores e após análise das Bibliotecárias, o processo de aquisição iniciará atendendo as normativas da Instituição para Licitação de Preços.

(5)

O Critério de número de título atende às exigências mínimas de:

 3 ( três ) títulos para a Bibliografia Básica. Sendo um exemplar a cada grupo de 9 alunos;

 5 (cinco) títulos para a Bibliografia Complementar. 2 exemplares por título;

Visando dar suporte bibliográfico à disciplina e enriquecimento da coleção;

Esses itens são considerados para todas as disciplinas dos períodos básicos e profissionalizantes.

2.4 As obras de referência são adquiridas constantemente para atualizações. 2.5 Os materiais especiais ( CD-ROMs, DVDs, etc. ) são comprados através das solicitações dos Coordenadores de Curso, professores e bibliotecárias.

Publicações Periódicas:

Em parceira com as Coordenadorias de Cursos, as bibliotecárias realizam pesquisas na Internet para localizar periódicos técnicos-científicos dentro das temáticas de cada curso, observando o seguinte:

 Identificação das Bases de Dados que indexam os títulos Lilacs, Medline, IBICT etc. ( Principalmente para os títulos nacionais);

 Consulta ao QUALIS da CAPES que informa o fator de impacto do periódico e a classificação ( Conceitos A,B,C,D ).

 Atendendo as solicitações dos Coordenadores de Curso, professores e bibliotecárias.

A política de aquisição de livros e periódicos será respaldada pela vinculação de um percentual de recursos financeiros anuais.

3. EQUIPE RESPONSÁVEL: Bibliotecárias:

(6)

 Kátia Cidalina Santa Brígida Guimarães – Graduação em Biblioteconomia pela UFPA; Pós-graduada em Administração Pública com ênfase em gestão Universitária – CRB 2- 1034

 Silvana Carmen Silva de Andrade Freitas – Graduação em

Biblioteconomia pela UFPA. CRB 2 - 1478

Equipe técnica administrativa:

15 (quinze) Auxiliares de Biblioteca assim distribuídos:

SETOR Graduação QTD

ATENDIMENTO ENSINO MÉDIO 14

PROCESSAMENTO TÉCNICO

NÍVEL SUPERIOR 1

PERIÓDICO NÍVEL SUPERIOR 1

PERIÓDICO ENSINO MÉDIO 1

02 ( Dois ) Jovens Aprendiz; Funções desempenhadas:

 Atendimento: Serviço de Circulação; Agendamento de Internet; Recepção

e Controle de Escaninhos;

 Preparo de publicações (registro de publicações; carimbagem; colagem de

bolso e ficha);

 Guarda de material bibliográfico;

 Pequenos reparos em publicações danificadas;

 Controle de assinatura de periódicos.

4. ACESSO AO MATERIAL BIBLIOGRÁFICO:

O acesso ao acervo é aberto ao público, mas para utilizar os serviços oferecidos pela Biblioteca, o leitor deve estar cadastrado e apresentar sua Carteira de Usuário da Biblioteca.

(7)

5. DISPOSIÇÃO DO ACERVO:

A classificação utilizada para organização deste acervo é a CDU (Classificação Decimal Universal );

O tipo de catalogação atende as normas do CCAAR2 ( Código de Classificação Anglo-Americano ) e ABNT.

6. FORMAS DE EMPRÉSTIMO:

O empréstimo de publicações é domiciliar e está disponível apenas para os alunos, professores e funcionários da Instituição, devidamente cadastrados.

7. EMPRÉSTIMO DE MATERIAL DE REFERÊNCIA

A Coleção de Referência é composta por dicionários lingüísticos, dicionários técnicos, Enciclopédias, manuais, guias, etc. que estão disponíveis para consultas no recinto da Biblioteca, sendo vetado empréstimo domiciliar.

8. FACILIDADE PARA RESERVA DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO

Todos os procedimentos de empréstimos, devoluções e reservas são informatizados.

9. NÍVEL ATUAL DE INFORMATIZAÇÃO DA BIBLIOTECA

A Biblioteca FAHESA/ITPAC oferece aos seus usuários diversos serviços, bem como, empréstimos, reservas, pesquisas bibliográficas internas, pesquisas bibliográficas on line etc.. Para atender de modo rápido e eficiente sua clientela, a Biblioteca apresenta-se informatizada.

Todos os serviços do Setor de Circulação estão informatizados (Empréstimos, Reservas, Devoluções, Estatísticas, Carta de Cobrança, etc.), e também pesquisas do acervo estão em Bases de Dados Bibliográficas.

(8)

O programa utilizado na Biblioteca é o Software RM CORPORE, módulo RM BIBLIOS. É um programa desenvolvido pela RM SISTEMAS, o qual gerencia a Base de Dados Bibliográfica da Biblioteca e também o Serviço de Circulação (Empréstimos, devoluções, reservas, renovações, relatórios etc. ). O programa também emite as carteiras de usuários, códigos de barras para os materiais bibliográficos e etiquetas de identificação das obras.

10. FACILIDADES PARA ACESSO ÀS INFORMAÇÕES (BASES DE DADOS, INTERNET )

A Biblioteca está equipada com 8 computadores completos, 4 desses localizado no atendimento dos alunos, possuem impressora térmica Bematech e leitor de código de barras. Na sala das bibliotecárias, setor de processamento técnico e setor de periódicos encontram-se 4 computadores completos, 3 impressoras jato de tinta, uma impressora a laser para impressão de trabalho de alunos e um scanner HP 2400.

Internet da Biblioteca

Na sala onde os acadêmicos acessam Internet, existem 20 computadores completos. Gerenciados por um programa (R2A) desenvolvido para acesso de Internet em ambiente de bibliotecas. A partir do qual cada aluno tem direito a 1 hora de acesso por dia. Onde ele vai acessar através da matrícula e senha.

E Internet para livre acesso via Wireless.

Acesso às informações:

A Biblioteca conta com alguns serviços On line, que auxiliam na localização de informações científicas que servem de suporte para professores e alunos no desenvolvimento de suas atividades acadêmicas.

Através de intercâmbio direto com a BVS – Biblioteca Virtual de Saúde (BIREME) e COMUT – Programa de comutação bibliográfica, tornou-se possível atender com mais eficiência à demanda por artigos científicos, dissertações e tese.

BIREME: A BVS possui aproximadamente 15 Bases de Dados Bibliográficas

dentre elas estão; LILACS, MEDLINE, BBO – Bibliografia Brasileira de Odontologia, BDENF – Base de Dados de Enfermagem, etc. , essas bases

(9)

oferecem mais de 5.000 títulos de revistas técnicas-científicas de todas as partes do mundo. O acesso aos artigos é viabilizado através de um cadastro feito pela Biblioteca, no qual um artigo é solicitado e enviado por e-mail, correio ou fax, cobrando-se apenas um valor de cópia.

COMUT: Através do CCN – Catálogo Coletivo Nacional é possível a

localização e aquisição de cópias de artigos de revistas, capítulos de livros, teses e dissertações publicadas no Brasil.

BASE DE DADOS DE ARTIGOS DE PERIÓDICOS: A Base de artigos

está em fase de construção, mas utilizará a mesma metodologia de pesquisa da Base de Dados de Livros, como: autor, título e assunto.

- Sistema Eletrônico de editoração de

Revistas. Recomendado pela CAPES, são revistas científicas de acesso livre na

Web.Também o SEER permite que a disseminação, divulgação e preservação

dos conteúdos das revistas brasileiras apresentem uma melhoria na adoção dos padrões editoriais internacionais para periódicos on-line 100% eletrônicos. ( estamos em fase de teste, usamos somente para indicar as publicações para os alunos por enquanto).

11. ESPAÇO FÍSICO

A ampliação do espaço físico da Biblioteca acompanha o crescimento da Instituição, à medida que se aumenta o número de alunos, também o espaço é expandido para melhor acomodação da coleção e conforto dos usuários.

Área total: 1.100 M2

ITEM Quantidade

Box para Estudo Individual 40 cabines

Computadores para acesso à Internet 20

Computadores para uso administrativo 8

Computadores para pesquisa a base de dados 4

Sala para projeção 25 lugares

Sala de Estudo em Grupo 8 salas

Sala de periódicos 01 sala

Mesas (área de estudo) 40

Cadeiras (área de estudo) 114

(10)

Área destinada ao acervo de Periódicos 24,486m²

Circulação 2,216M²

12. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

As salas individuais de estudo, salas para leitura e trabalhos em grupo, Internet e os demais serviços da Biblioteca, funcionam de 2ª a 6ª feira de 7h 30m às 22h 15m, aos sábados de 8h às 15h 45m.

13. EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

A Biblioteca possui 5 ( cinco ) extintores de incêndio.

Para a segurança da coleção, a Biblioteca possui um Circuito Interno de TV que faz o monitoramento 15 horas/dia.

14. SERVIÇOS

 Empréstimo domiciliar;  Consulta local informatizada;  Consulta on line

 Treinamento de usuários através da Calourada;  Normalização de Trabalhos Acadêmicos;  Comutação Bibliográfica;

 Pesquisa Bibliográfica;

 Acesso à Bases de Dados on line;  Acesso à Internet;

 Orientação de TCCs.

Bibliotecárias: Kátia Cidalina Santa Brígida Guimarães / CRB 2/1034

Silvana Carmen S. de A. Freitas / . CRB 2 - 1478

Referências

Documentos relacionados

[r]

Figura 87: Diálogo utilizado na construção da marca Fonte: Autor (2015). A seguir algumas alternativas elaboradas ao longo do processo, seguidas do logotipo escolhido:.. Segundo

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

O objetivo desse trabalho ´e a construc¸ ˜ao de um dispositivo embarcado que pode ser acoplado entre a fonte de alimentac¸ ˜ao e a carga de teste (monof ´asica) capaz de calcular

• O modelo relacional não tem caminhos pré-definidos para se fazer acesso aos dados como nos modelos que o precederam.. • Porém, para trabalhar com essas tabelas, algumas

14) Obter a quantidade total de cada peça fornecida, somente para as peças com qtde total maior que 500: Select SUM (QTDE), cod-peça from fornecimento Group by cod-peça Having

Um INSERT que seja endereçado à tabela nota (que tem as colunas matricula_aluno e cod_disciplina definidas como NOT NULL), disparará um TRIGGER, tendo a responsabilidade de conferir

Como os dados do fornecedor não estão mais associados aos pedidos, e sim em uma tabela distinta, não há perda de informações sobre um determinado fornecedor mesmo que