• Nenhum resultado encontrado

Leia os dois artigos a seguir e complete-os com um parágrafo emitindo sua opinião e defendendo seu ponto de vista com motivos coerentes.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Leia os dois artigos a seguir e complete-os com um parágrafo emitindo sua opinião e defendendo seu ponto de vista com motivos coerentes."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

M

EDIDAS PREVENTIVAS QUANTO AOS ATENDIMENTOS DOS ALUNOS EM CASA, DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS COVID - 19.

Leia os dois artigos a seguir e complete-os com um parágrafo emitindo sua opinião e defendendo seu ponto de vista com motivos coerentes.

Atualmente, as pessoas têm dado grande importância para os animais de estimação, os famosos “pets”. Cada vez mais eles fazem parte dos lares das pessoas, sejam famílias com crianças, idosos solitários, casais... não importa o tio de lar, parece que eles agora ocupam lugar de destaque na vida de muitas pessoas.

Prova dessa popularidade é a imensa quantidade de sites, redes sociais e afins que trazem pets fofos, pets exóticos, pets de todo tipo como estrelas a serem curtidas. Eles fazem aniversário com direito a bolo, vão ao cabeleireiro, são acompanhados por nutricionistas e posam para as fotos que tanto as pessoas gostam de ver.

Embora haja muitas pessoas que amem e incentivem a adoção ou a compra de um bichinho para fazer parte de suas vidas, há ainda aqueles que não concordam com essa humanização dos animais, pois destacam que cada animal tem suas necessidades próprias e a humanização pode até ser prejudicial ao bichinho. Em minha opinião, ___________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

(2)

M

EDIDAS PREVENTIVAS QUANTO AOS ATENDIMENTOS DOS ALUNOS EM CASA, DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS COVID - 19.

Já houve um tempo em que ser “cheinha” era ser bonita. Prova disso são obras, como a famosa Vênus do pintor Boticcelli, que mostra todo seu glamour em suas curvas bem acentuadas com gordurinhas extra.

Parece até moda, o tanto de anúncios e fórmulas para emagrecer que vemos hoje e que provam que o

padrão “cheinha” de beleza não está em alta entre as mulheres.

Há quem tente toda fórmula mágica que encontra para emagrecer, há quem procure uma reeducação alimentar com uma nutricionista, há ainda outras formas de buscar a eliminação das gorduras extra. Muita água, alimentação equilibrada, remédios para emagrecer, exercícios físicos, dicas de todo tipo não faltam para quem quer ficar bem magrinha, mas nem sempre os resultados são os esperados.

Em minha opinião, ___________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

(3)

M

EDIDAS PREVENTIVAS QUANTO AOS ATENDIMENTOS DOS ALUNOS EM CASA, DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS COVID - 19.

Agora que você já aprendeu um pouco sobre a importância da OPINIÃO bem dada,

vamos falar do ARTIGO DE OPINIÃO.

Um bom artigo de opinião é composto de TRÊS partes: exposição, interpretação e opinião.

É a introdução do assunto. Nesta parte, o autor apresenta para o leitor o tema e conta brevemente sobre ele, com base em fatos reais.

A internet trouxe uma grande abertura na comunicação mundial. Hoje, nem mesmo o idioma figura como barreira para a comunicação entre as pessoas.

Com essa abertura na comunicação, houve também um aumento na exposição de situações e colocação de posicionamento das pessoas em relação às causas que acreditam.

Essa possibilidade de comunicar o que se quer pode ser uma grande vantagem, se a pessoa escrever de modo consciente. Pode, por outro lado, tornar-se motivo de aumento da intolerância com determinadas causas ou até provocar desavenças entre pessoas, conhecidas ou não.

Sempre que for escrever algo publicamente, pense se está ofendendo, atacando

desnecessariamente ou causando situações desagradáveis para alguém. Dizer o que pensa é importante, mas como tudo há o momento e o lugar de fazê-lo.

Nesta parte, o escritor traz argumentos, a favor e contra o que foi

apresentado na exposição. Ainda não toma um partido de opinião, deixando o leitor refletir sobre o assunto.

É quando o escritor coloca seu ponto de vista, dando sua opinião e explicando o motivo da mesma. É importante colocar sempre o motivo, para deixar o texto mais convincente.

(4)

M

EDIDAS PREVENTIVAS QUANTO AOS ATENDIMENTOS DOS ALUNOS EM CASA, DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS COVID - 19.

Aprendemos que o ARTIGO DE OPINIÃO é dividido em três partes principais. Monte uma legenda de cores, pintando cada nome de uma cor diferente.

Agora, leia os trechos a seguir. Eles fazem parte da EXPOSIÇÃO, da INTERPRETAÇÃO ou da OPINIÃO? Pinte os círculos da cor correspondente da legenda.

Os meios de comunicação possuem grande influência na opinião pública. A mídia expõe suas opiniões como verdades absolutas e muitos acabam aceitando-as sem questionar se são realmente certas ou não.

Desta forma, ressalto como é primordial que se crie um controle maior para a influência da mídia, de modo a proteger a população mais propícia ao sugestionamento ou sejam feitas campanhas para educar a população a respeito desse problema.

A mudança já está bem aparente nas empresas. O funcionário de hoje busca a promoção rápida e, se não consegue, procura um novo emprego, que possa reconhecer seu valor de um modo mais rápido. Ele não tem receio de recomeçar em outra empresa.

O fato de recomeçar várias vezes pode fazer com que o funcionário fique estagnado em sua função. Por sempre procurar melhor posicionamento em sua área, passa a não perceber que nem sempre ela estará em alta no mercado de trabalho e que futuramente, em 5 ou 10 anos, pode haver um excesso de funcionários que exercem a mesma função que ele.

(5)

M

EDIDAS PREVENTIVAS QUANTO AOS ATENDIMENTOS DOS ALUNOS EM CASA, DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS COVID - 19.

Os quadros da atividade anterior que estão à esquerda fazem parte de um tema relacionado à INFLUÊNCIA DA MÍDIA e os que estão à direita, tratam do assunto UM NOVO PERFIL DE TRABALHADOR.

Os textos não estão completamente desenvolvidos, eles possuem apenas o principal de cada parte do artigo de opinião. Escolha um dos temas e escreva abaixo um artigo de opinião que seja mais completo. Você pode usar as partes dos textos disponibilizadas nos quadros, apenas cuide para que seja coeso e coerente e complete-os. Se preferir, mude o parágrafo final, dando sua opinião sobre o assunto.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

nos meios de comunicação, informando os cidadãos de sua existência, entretanto é também algo perigoso por causa do poder de influência que eles possuem em relação à população.

Antes, era motivo de orgulho conseguir um emprego em um lugar e ter a estabilidade de ficar na empresa, conseguindo promoções por seu bom desempenho no trabalho.

Referências

Documentos relacionados

Foi realizada uma revista da literatura onde se procurou discutir parâmetros para indicações, melhor área doadora e técnicas cirúrgicas para remoção do enxerto de calota

Aristides Cimadon, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital destinado a inscrições para o Curso de Pós- graduação stricto sensu, Mestrado Acadêmico em Sanidade

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Embora a audiência recebesse maté- ria-prima cada vez mais diversa para cada pessoa construir sua imagem do uni- verso, a Galáxia de McLuhan era um mundo de comunicação de mão

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Ao nível municipal não são contemplados Centros de Coordenação Operacional, no entanto, de acordo com a Directiva Operacional n.º 1/2009 da Autoridade Nacional de Protecção