• Nenhum resultado encontrado

Questões Uece 2º Fase Específica Biologia. Prof. Matheus Magalhães/ Data: 26/06/14

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Questões Uece 2º Fase Específica Biologia. Prof. Matheus Magalhães/ Data: 26/06/14"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Questões Uece 2º Fase – Específica Biologia

Prof. Matheus Magalhães/ Data: 26/06/14

1. Dentre as propriedades físico-químicas da água, com grande importância sob o ponto de vista biológico, podem-se citar:

a) O alto calor específico, o pequeno poder de dissolução e a grande tensão superficial.

b) O baixo calor específico, o grande poder de dissolução e a pequena tensão superficial.

c) O baixo calor específico, o pequeno poder de dissolução e a pequena tensão superficial.

d) O alto calor específico, o alto poder de dissolução e a pequena tensão superficial. e) O alto calor específico, o alto poder de dissolução e a grande tensão superficial.

2. “A taxa de água varia em função de três fatores básicos: atividade do tecido ou órgão (a quantidade de H2O é diretamente proporcional à atividade metabólica do órgão ou tecido em questão); idade (a taxa de água decresce com a idade) e a espécie em questão (homem 64%, fungos 83%, celenterados 96% entre outros)”. Baseado nesses dados, o item que representa um conjunto de maior taxa hídrica é:

a)

Coração, ancião, cogumelo.

b)

Estômago, criança, abacateiro.

c)

Músculo da perna, recém-nascido, medusa.

d)

Ossos, adulto, “orelha-de-pau”.

3. Sabemos que a molécula de água é indispensável para o bom desenvolvimento do organismo humano, para isso sua estrutura baseia-se numa conformação organizacional composta por uniões entre átomos de hidrogênio, conhecidas como “pontes de hidrogênio”. Acerca das pontes de hidrogênio marque a afirmativa correta:

a)

Pontes de Hidrogênio são ligações que estabilizam estruturas tanto das moléculas de água quanto das moléculas de proteínas, e são conhecidas por serem de 2C-3E.

b)

São ligações extremamente fortes quanto à ligação de hidrogênio, e são caracterizadas por serem 3C-2E.

(2)

c)

São interações intermoleculares covalentes fracas, diferente das ligações de hidrogênio que são caracterizadas por ser dipolo-dipolo permanente por isso o fato de serem ligações fortes.

d)

São interações que só podem ser visualizadas em interações do hidrogênio com o oxigênio.

4. O óleo vegetal, componente do biodiesel, é do grupo dos triglicerídeos, podendo ser extraído de várias fontes, como amendoim, mamona, algodão e girassol. Sobre os triglicerídeos, é correto afirmar:

a)

São substâncias hidrofílicas sintetizadas nos vacúolos das células.

b)

São lipídios estruturais sintetizados nos cloroplastos de todas as células.

c)

São lipídios que formam exclusivamente as membranas celulares.

d)

São lipídios de reserva nutritiva.

5. A membrana plasmática é um dos principais componentes da estrutura das células em geral. É composta principalmente por lipídios e proteínas. Marque a alternativa que apresenta um dos lipídios que compõem a membrana plasmática das células e sua respectiva função:

a)

Colesterol – Enrijece a bicamada, fazendo com que proteínas e lipídios permaneçam imóveis no sentido do plano da membrana.

b)

Ceras – Reveste a superfície da membrana plasmática.

c)

Esfingolipídio – atua no reconhecimento da superfície celular e sua posição na membrana plasmática pode definir os grupos sanguíneos.

d)

Triglicerídeo – fornece a fluidez da membrana plasmática, por isso o termo “modelo do mosaico fluido”.

6. As proteínas, formadas pela união de aminoácidos, são componentes químicos fundamentais na fisiologia e na estrutura celular dos organismos. Em relação às proteínas, assinale a afirmativa correta:

(3)

a)

O colágeno é a proteína presente no tecido conjuntivo e está relacionada às fibras presentes nesse tecido, é abundante na fibra elástica.

b)

A ligação peptídica entre dois aminoácidos acontece pela reação do grupo carboxila de um aminoácido com o grupo amina de outro, sem a liberação de água.

c)

A ptialina, enzima encontrada no estômago, é responsável pela degradação das proteínas.

d)

A ligação peptídica entre dois aminoácidos acontece pela reação do grupo carboxila de um aminoácido com o grupo amina de outro, com a liberação de água.

7. “Logo quando o bebê nasce, o (a) mesmo (a) é submetido (a) ao conhecido Teste do Pezinho, onde consiste em um pequeno furo no pé do (a) recém-nascido (a) para diagnosticar possíveis doenças, dentre elas a mais conhecida: Fenilcetonúria”. Acerca da doença citada, marque a alternativa que apresenta termos relacionados à mesma:

a) Metionina – Valina – Noradrenalina. b) Cisteína – Fenilalanina – Adrenalina. c) Asparagina – Adrenalina – Noradrenalina. d) Fenilalanina – Tirosina – Adrenalina.

8. “Sabemos que o processo de Síntese de Proteínas, conhecido também como Tradução, é um fenômeno extremamente importante para o bom funcionamento do organismo humano. A Síntese de proteínas consiste em três etapas: Iniciação, Alongamento e Terminação”. Assinale a alternativa que refere-se ao aminoácido e seu respectivo códon de iniciação:

a)

Metionina – AUG

b)

Valina – CAU

c)

Triptofano – UGG

d)

Histidina – CAU

9. No mecanismo da Transcrição, uma das fitas do DNA (a fita molde) é transcrita em RNA mensageiro pela ação de:

(4)

a)

Um peptídeo sinalizador iniciador.

b)

Dois RNAs ribossômicos acoplados.

c)

Uma enzima denominada RNA polimerase dependente de DNA.

d)

Uma associação de RNAs ribossômicos com vários RNAs transportadores.

10. Cerca de 27 milhões de brasileiros têm intolerância ao leite por deficiência na produção de uma enzima do intestino, a lactose. Sobre a enzima citada e as enzimas em geral, podemos afirmar que:

a)

Aumentam a energia de ativação necessária para as reações.

b)

Atuam de forma inversamente proporcional ao aumento da temperatura.

c)

São altamente específicas em função de seu perfil característico.

d)

São estimuladas pela variação do grau de acidez do meio.

11. Em um aconselhamento genético, a chance calculada pelo cientista de um casal portador de uma doença recessiva ter uma criança afetada é de:

a)

75%

b)

100%

c)

1/8

d)

1/4

12. A fração que representa a heterozigose no cruzamento entre monoíbridos do modelo mendeliano é:

a)

2/4

b)

3/4

c)

1/8

(5)

13. Observe o Heredograma abaixo:

A partir do heredograma acima, pode-se concluir que se trata de um tipo de herança:

a) Recessiva b) Dominante c) Intermediária d) Interativa

14. A respiração, que se processa em três etapas distintas (glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória) é um processo de liberação de energia por meio da quebra de complexas moléculas orgânicas. Das afirmativas a seguir, relacionadas à respiração, indique a correta:

a)

Na glicólise, há conversão do ácido pirúvico em compostos intermediários, H2O e CO2.

b)

No Ciclo de Krebs, há conversão da glicose em ácido pirúvico.

c)

Na cadeia respiratória, há transporte de hidrogênio com formação do ácido pirúvico.

(6)

15. Existem dois tipos de respiração utilizada pelos seres vivos, aeróbia e anaeróbia. A Fermentação é um dos principais processos que remetem à respiração anaeróbia. Assinale a alternativa que apresenta um tipo de fermentação e seu respectivo exemplo:

a) Alcoólica – Utilização de protozoários. b) Acética – Fabricação de iogurtes.

c) Lática – Produção de vinhos e destilados. d) Lática – Cárie dentária.

16. Alguns dos hormônios essenciais para o homem são produzidos na hipófise, onde podem variar os seus locais de produção. Se uma jovem garota está em seu período de ovulação, consequentemente terá um pico maior de um determinado hormônio. Dentre as opções abaixo, marque a alternativa que representa o hormônio dessa garota e o seu local de produção:

a)

Hormônio Luteinizante/Glândulas Suprarrenais

b)

Prolactina/ Neuro-Hipófise

c)

Ocitocina/Adreno-Hipófise

Referências

Documentos relacionados

A avaliação da atual matriz produtiva do território Sul Sergipano com o uso de indicadores dará elementos para a construção de um estilo de produção familiar de base ecológica,

Não houve interação (P>0,05) entre os níveis de cálcio e as relações cálcio/fósforo para nenhuma das variáveis, porém os níveis de cálcio promoveram efeito (P<0,05)

Conclusão: a mor- dida aberta anterior (MAA) foi a alteração oclusal mais prevalente nas crianças, havendo associação estatisticamente signifi cante entre hábitos orais

As alterações de gabaritos oficiais preliminares e as alterações das notas da Prova Objetiva e da Avaliação de Títulos (resultado oficial preliminar), que vierem a ocorrer

Depois de uma semana em que olhámos para a forma como cuidamos uns dos outros, hoje é dia de olharmos para o que Jesus nos diz no próximo Domingo. Evangelho segundo

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

O presente estudo objetiva analisar a qualidade da tomada de decisão (TD) de atletas masculinos escolares de voleibol, comparando as situações de levantamento

[r]