• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE CORPORATIVA RH BANCO DE HORAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE CORPORATIVA RH BANCO DE HORAS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE CORPORATIVA

RH

BANCO DE HORAS

(2)

Sumário

TÓPICO: CONCEITOS ... 3

TÓPICO: CADASTROS ... 4

Banco de horas simples ... 4

Banco de horas completo ... 4

Ocorrências do banco de horas ... 7

TÓPICO: PROCESSOS ... 8

Pagamento / desconto horas excedentes Sem limite mensal ... 8

Controle do limite mensal de horas no banco ... 9

Pagamento / desconto horas vencidas ... 9

(3)

T Ó P I C O : C O N C E I T OS

O sistema passa a apresentar duas formas de pagar as horas do banco de horas, banco de horas completo ou manual.

O banco de horas completo, permite configurar as ocorrências de pagamento ou desconto do banco de horas, bem como configurar limites totais do banco ou limites por periodicidade. Além disso, também é possível configurar qual a forma de pagamento do banco.

Desta forma, a partir da implantação de um banco de horas, o sistema passará a controlar os períodos do ponto para controlar os períodos de acumulação e compensação.

Se for manual, ela ocorre através do cálculo do período com o tipo “4” selecionado (Ajuste ou abono coletivo).

(4)

T Ó P I C O : C AD AS T R O S

B

A N C O D E H O R A S S I M P L E S

A imagem abaixo demonstra o cadastro do banco de horas manual, já existente no sistema desde sua origem.

É o que se considera como controle Simples.

Nele há somente um controle de limite positivo total do banco de horas.

B

A N C O D E H O R A S C O M P L E T O

A imagem abaixo demonstra o cadastro do banco de horas completo.

Para o controle correto do banco de horas Completo, será necessário cadastrar estas ocorrências apresentadas na imagem a seguir:

(5)

Descrição de algum dos campos:

 Soma Ocorrência: utilizada para agrupar todas as ocorrências de extras que incidem no banco de horas.

 Diminui Ocorrência: utilizada para agrupar todas as ocorrências de faltas que incidem no banco de horas.

 Ocorrência da transferência: utilizada para quando um funcionário for transferido de empresa, enviar o saldo do banco de horas para a empresa destino.

(6)

 Ocorrência pagto saldo positivo: utilizada para lançar as extras excedentes ao limite do banco e/ou extras vencidas.

 Ocorrência desconto saldo negativo: utilizada para lançar as faltas excedentes ao limite do banco e/ou faltas vencidas.

IMPORTANTE: Todas estas ocorrências não poderão estar informadas no cadastro de ocorrências que incidem no banco.

 Limite total mínimo do banco de horas: Usado para controlar quantas horas negativas o saldo do banco do funcionário poderá chegar. Além desta hora, será gerado no último dia do mês de cálculo, a ocorrência “desconto saldo negativo” com a diferença entre o saldo negativo e o limite mínimo.

 Limite total máximo do banco de horas: Usado para controlar quantas horas positivas o saldo do banco do funcionário poderá chegar. Além desta hora, será gerado no último dia do mês de cálculo, a ocorrência “pagto saldo positivo” com a diferença entre o saldo positivo e o limite máximo.

 Periodicidade: Permite configurar se deseja controlar um limite de horas negativo ou positivo de horas que podem ser consideradas no banco de horas.

 Limite negativo da periodicidade: Indica quantas horas negativas para a periodicidade informada será considerada para entrar no banco de horas.

 Limite positivo da periodicidade: Indica quantas horas positivas para a periodicidade informada será considerada para entrar no banco de horas.

 Forma de fechamento: Indica a forma de fechamento do banco de horas. Se manual, o pagamento do saldo do banco de horas, deverá ser feito pelo cálculo 4 – Ajuste e abono coletivo. Já pela forma de fechamento Automático, o sistema passará a controlar o pagamento do banco a partir do momento que o banco passa a ser configurado desta forma.

 Quantidade de períodos: Usado para indicar quantos meses consecutivos serão considerados para acumular pagamento de horas.

(7)

 Quantidade de meses: Usado para indicar quantos meses uma ocorrência de falta ou extra levará para ser compensada.

 Compensar a partir do: Usado para indicar se a verificação de vencimento das ocorrências será pelo início do período ou final do período de acumulação.

O

C O R R Ê N C I A S D O B A N C O D E H O R A S

Abaixo do cadastro do banco de horas, deverá informar quais ocorrências incidirão no banco de horas.

IMPORTANTE: não é recomendado cadastrar abaixo do banco de horas, as ocorrências que foram informadas na tela de cadastro do banco de horas. São as ocorrências informadas no item anterior.

Quando usar o banco de horas completo, é recomendado informar no campo USO a opção

(8)

T Ó P I C O : P R OC E SS O S

P

A G A M E N T O

/

D E S C O N T O H O R A S E X C E D E N T E S

S

E M L I M I T E M E N S A L

Para demonstrar o funcionamento da rotina de banco de horas completo sem limite de banco de horas, segue um exemplo.

 Considerando a configuração exibida anteriormente do banco de horas completo, mas desconsiderando o limite de periodicidade mensal.

 Funcionário iniciou o mês com 12h00m positivas no banco.  Durante o mês faltou 170h00m

 No final do mês o funcionário teria 158h00m negativas.

 Como excedeu do limite de 24h00m negativas, no último dia do mês é gerado uma ocorrência com a diferença que é de 134h00m

(9)

C

O N T R O L E D O L I M I T E M E N S A L D E H O R A S N O B A N C O

Para demonstrar o funcionamento da rotina de banco de horas completo.  Considerando a configuração exibida anteriormente do banco de horas.  Funcionário iniciou o mês com 10h00m negativas no banco.

 Durante o mês faltou 212m30h.

 Mas a partir de 10 horas negativas, o sistema passa a manter a ocorrência original de desconto.

 No final do mês o funcionário terá então 20h00m negativas no banco.

 Já as 202h30m da ocorrência de Faltas, caso houver configuração de integração do ponto com a folha, seria enviado estas horas para descontar da folha de pagamento.

P

A G A M E N T O

/

D E S C O N T O H O R A S V E N C I D A S

Dependendo da configuração do período de acumulação do banco de horas, o sistema efetua o pagamento/desconto automático de horas vencidas que não foram compensadas durante um determinado tempo. Segue um cenário para exemplificar a rotina. Levando em consideração período de acumulação = 1 e período de compensação = 1

(10)

Há no sistema estes períodos de ponto

O tempo para compensar uma hora é de três meses. Sendo seu vencimento, somente no final do terceiro mês subsequente ao período que foi gerado a hora.

No período de 26/03/2016 a 25/04/2016 o funcionário efetuou estas horas extras.

Data Ocorrência Horas Data Final Período Gerado Data Vencimento

04/04/2016 Horas a creditar 03:00 25/04/2016 25/07/2016 07/04/2016 Horas a creditar 10:00 25/04/2016 25/07/2016

Elas precisam ser compensadas até 3 meses após a data final do período em que elas ocorreram. Neste caso, o vencimento é 25/07/2016.

No período de 26/04/2016 a 25/05/2016 o funcionário efetuou estas horas.

Data Ocorrência Horas Data Final Período Gerado Data Vencimento

19/05/2016 Horas a descontar 01:00 25/05/2016 25/08/2016

(11)

2. Sendo diferente de zero, procura qual período do ponto que se enquadra a data de vencimento (25/07/2016 – 3meses). É encontrado o período 26/03/2016 a 25/04/2016. 3. Se saldo positivo, procura todas as ocorrências de “HORAS A CREDITAR” que existe

neste mês. Caso contrário, procura todas as ocorrências de “HORAS A DESCONTAR” que existe no mês.

4. A partir de 26/03/2016 até o dia 25/07/2016, o sistema irá procurar todas as ocorrências contrárias a ocorrência pesquisada. Ou seja, se pesquisou “HORAS A CREDITAR” vai procurar “HORAS A DESCONTAR”.

5. Faz o abatimento de uma para outra e se no final do processo, ainda restar alguma das ocorrências encontradas no passo 3 da regra, o sistema irá gerar ou a ocorrência de pagamento ou a ocorrência de desconto de banco de horas.

Seguindo ainda o cenário de exemplo, o funcionário gerou 13h00m extras no período de 26/03/2016 e no mês seguinte gerou 1h00m de falta. Logo, restaram 12h00m que não foram compensadas.

Portanto, no dia 25/07/2016 o funcionário receberá estas 12h00m.

C

O N S U L T A D O S A L D O D O B A N C O D E H O R A S

Quando o banco de horas está configurado para pagamento automático, o sistema exibe duas colunas a mais na tela de consulta.

(12)

A primeira coluna, mostra quando a ocorrência vencerá. E a segunda coluna mostra quantas horas foram compensadas da ocorrência. Este segundo valor é levado em conta para quando for pago as ocorrências vencidas. Se elas não foram compensadas na sua totalidade, seu saldo restante deve ser pago na data de vencimento.

Referências

Documentos relacionados

• Antes de Martinho Lutero dar início à Reforma Protestante, houve pessoas e grupos que se expuseram pleiteando uma mudança radical na igreja daquela época..

Na Farmácia Rocha, todas estas fontes de informação encontram-se num local de fácil acessibilidade, por forma a tornar este processo o mais célere possível para que o utente não

A prevalência de diabetes mellitus (DM) previa- mente conhecida foi de 25,92%, sendo que dois dos pacientes eram DM tipo 1 e faziam uso regular (2x/dia) de insulina NPH

A caixa de diálogo Seleção do Component eexibe uma visão geral de todos os componentes do que podem ser instalados.AVG 9 Anti-Virus plus Firewall Se as configurações padrão não

O Comitê de Risco Goldman Sachs Brasil (GSBRC), estabelece os limites de risco de mercado em vários níveis, para o Conglomerado Financeiro.. .O intuito do limite de risco é auxiliar

O Comitê de Risco Goldman Sachs Brasil (GSBRC), estabelece os limites de risco de mercado em vários níveis, para o Conglomerado Financeiro. .O intuito do limite de risco é auxiliar

Existem muitos métodos e sistemas diferentes para obter experiências fora-do-corpo. Muitos deles, porém, ou são ambíguos ou excessivamente complicados. As técnicas

responde ao número com que a letra ficará registada na escrita da entidade liquidadora do imposto do selo, devendo obedecer à seguinte estrutura: 9 dígitos correspondentes ao número