• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANAURILÂNDIA MS CARGO: PROFESSOR ENSINO FUNDAMENTAL E OU INFANTIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA MUNICIPAL DE ANAURILÂNDIA MS CARGO: PROFESSOR ENSINO FUNDAMENTAL E OU INFANTIL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANAURILÂNDIA – MS

PROCESSO SELETIVO – EDITAL 001/2020

Nome do(a) Candidato(a) Número de Documento

CARGO: PROFESSOR – ENSINO FUNDAMENTAL E OU

INFANTIL

Este caderno de questões está constituído de 40 questões:

Língua Portuguesa : 10 Matemática : 05 Conhecimentos Pedagógicos: 05 Conhecimentos Específicos : 20 LEIA AS INSTRUÇÕES ABAIXO ANTES DE INICIAR A PROVA

1 Verifique se está sentado no local correto, condizente com a sua etiqueta (Nome do candidato e Prova). 2 Confira devidamente o caderno de questões; se houver falha, solicite a troca do caderno de questões

completo ao fiscal.

3 Confira seus dados no cartão de respostas: NOME, Nº de INSCRIÇÃO e PROVA. ASSINE no espaço indicado na frente do cartão.

4 O cartão de respostas deverá ser preenchido de caneta esferográfica transparente, azul ou preta, ponta grossa, sem rasuras e apenas uma ÚNICA alternativa poderá ser marcada em cada questão, preenchendo totalmente o espaço, e não apenas “x”.

5 Não amasse nem dobre o cartão de respostas; evite usar borracha. É vedada a substituição do cartão de respostas decorrente de erro cometido por candidato.

6 Durante a prova, não é permitida a comunicação entre candidatos nem a utilização de máquinas

calculadoras e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.

7 O tempo de duração da prova será de até 03 (três) horas. O candidato somente poderá retirar-se definitivamente do recinto de realização da prova após 1 (uma) hora, contada do seu efetivo início.

8 O candidato poderá levar o caderno de questões depois de decorridos 02 (duas) horas do início da prova. 9 Ao final dos trabalhos, devolva ao Fiscal de Sala o cartão de respostas devidamente preenchido e

assinado.

10 Os três últimos candidatos de cada sala de prova deverão permanecer no recinto, a fim de acompanhar os fiscais para o lacre dos envelopes, quando, então, poderão retirar-se do local, simultaneamente, depois de concluído.

11 O candidato, ao terminar a prova, deverá retirar-se imediatamente do local de aplicação de prova, não podendo permanecer nas dependências deste, bem como não poderá utilizar os sanitários.

12 O candidato será eliminado sumariamente caso o celular emita qualquer som.

Destaque aqui

- - - PROCESSO SELETIVO - PREFEITURA MUNICIPAL DE ANAURILÂNDIA – MS

CARGO– PROFESSOR – ENSINO FUNDAMENTAL E OU INFANTIL Marque aqui as suas respostas:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

(2)

2

(3)

3

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto e responda as questões de 1 a 10 : Uma Lição de Vida

Coprodução entre EUA, Quênia e Reino Unido, e dirigido por Justin Chadwick (Mandela: O Caminho para a Liberdade), Uma Lição de Vida promete emocionar com história verídica.

Num vilarejo do Quênia, Maruge (Oliver Litondo) ouve no rádio o anúncio da educação gratuita para todos. Não tendo tido oportunidade de estudar no passado, o senhor de 84 anos – um veterano da tribo Mau Mau que lutou para libertar o Quênia dos ingleses – bate à porta da escola primária e espera uma chance de poder aprender a ler. Rejeitado de início, Maruge não desiste: já de uniforme escolar e uma pequena bolsa a tiracolo, volta a pedir por uma vaga e insiste até ser aceito pela professora Jane (Naomie Harris). Em meio a lembranças do doloroso passado, Maruge tem de enfrentar a revolta e as ameaças das autoridades, dos moradores da região e dos pais dos alunos, inconformados por um idoso ter sido aceito em uma classe de crianças de seis anos de idade.

A despeito da péssima escolha do título em português – seria mais interessante um que se aproximasse do original, The First Grader –, o longa nos brinda com uma trama de superação que, para nosso alívio, está bem distante da fórmula “autoajuda para assistir”.

Muito poderia ser dito acerca das belezas deste filme. Seja com relação à trama ela mesma, tocante sem jamais escorregar no sentimentalismo piegas; ou então sobre os belíssimos planos fechados, capazes de causas sensações as mais diversas e que exprimem mais que palavras. Prefiro, no entanto, dar ênfase à força dos personagens e à entrega dos atores, aspectos capazes de arrepiar o espectador. Os protagonistas – o idoso Maruge e a professora Jane – colocam a determinação como base para se operar mudanças e apontam a educação como a ferramenta principal para isso.

Através de flashbacks bem situados, adentramos o passado de Maruge e somos confrontados com a chocante realidade da luta pela liberdade da ex-colônia britânica. A crueldade extrema e as condições mais desumanas foi o que Maruge encontrou nos campos de detenção na década de 50, após ter tido sua esposa e filhos cruelmente assassinados. Veio a liberdade para o Quênia, a vida continuou. O passado, porém, nunca foi de todo extinto e permanece como uma ferida que dói, além de uma dívida histórica.

Uma Lição de Vida é a história de uma luta que atravessa gerações. A luta de Maruge para superar seu passado, ir à escola e aprender a ler; a luta de Jane pelo amor à educação; a luta diária das crianças em face das condições precárias da escola, em que cinco alunos dividem uma carteira e tantos outros estudam sentados no chão. Mas também, trata-se de uma inspiradora história de conquista, portadora de uma verdade incontestável: “o aprendizado só termina quando tivermos terra nos ouvidos”.

Por Aline T.K.M. do Cen Brasil

1) O texto acima relata através de um filme uma situação vivida por um senhor de 84 anos referente ao primeiro e segundo parágrafo assinale a alternativa CORRETA:

a) Quando é expresso no texto que trata-se de uma história verídica fica claro que é uma história interessante, argumentativa pois além de ser uma história real mostra o respeito pelos idosos, principalmente pelos adultos. b) A situação vivida pelo senhor de 84 anos pode levar as pessoas a uma reflexão , porque numa época onde se exige respeito aos idosos na realidade percebe-se que há uma grande contradição relacionada ao idoso pois o mesmo é barrado quando o mesmo tem a chance de adquirir aprendizado.

c) Maruge quando ouviu no radio que a educação era gratuita para todos, ficou empolgado pois era uma oportunidade para aprender a ler e escrever sem precisar investir financeiramente na sua educação.

d)Nenhuma das alternativas.

2) “o aprendizado só termina quando tivermos terra nos ouvidos”. Analisando o contexto acima assinale a alternativa CORRETA:

a) O aprendizado faz parte da nossa vida só termina ao final de nossa vida.

b) O aprendizado termina quando temos terra nos ouvidos pois isto significa que não conseguimos aprender. c) O vocábulo “quando tivermos terra nos ouvidos” refere-se as pessoas que não demonstram interesrefere-se em ter um aprendizado e assim o aprendizado termina.

d)Nenhuma das alternativas.

3) “Através de flashbacks bem situados, adentramos o passado de Maruge e somos confrontados com a chocante realidade da luta pela liberdade da ex-colônia britânica.” A respeito do contexto acima assinale a alternativa CORRETA:

a) Através de flashbacks pode levar a reflexão de um fato acontecido no passado, mas que está inserido em um momento atual, no contexto seria o passado de Maruge e a luta pela liberdade da ex-colônia britânica. b) Através de flashbacks percebe-se a preocupação das autoridades pelo bem estar das pessoas no passado, Maruge ir à escola e aprender a ler e a luta de Jane pelo amor à educação.

c) Através de flashbacks percebe- se que o passado de Maruge ficou para trás foi extinto, ele demonstrou superação encontrando apoio na educação.

d)Nenhuma das alternativas.

4) “Maruge tem de enfrentar a revolta e as ameaças das autoridades, dos moradores da região e dos pais dos alunos,...”As palavras sublinhadas acima quanto aos encontros vocálicos são classificadas na sequência:

a) Hiato , ditongo, hiato. b) Ditongo, hiato, ditongo. c) Hiato , ditongo, ditongo. d) Nenhuma das alternativas.

5) Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a mesma regra a respeito de crase que o trecho a seguir: “...a luta de Jane pelo amor à educação;...” a) “...– bate à porta da escola primária e espera uma chance de poder aprender a ler.”

b) “dar ênfase à força dos personagens...” c) “... ir à escola e aprender a ler;...” d) Nenhuma das alternativas.

(4)

4

6) “ Seja com relação à trama ela mesma, tocante sem jamais escorregar no sentimentalismo piegas;...” O termo sublinhado é:

a) Adjunto adverbial de modo. b) Adjunto adverbial de negação. c) Adjunto adverbial de causa. d) Nenhuma das alternativas.

7) Assinale a alternativa CORRETA a qual a palavra sublinhada apresenta derivação sufixal:

a) “... após ter tido sua esposa e filhos cruelmente assassinados.”

b) “ A despeito da péssima escolha do título em português...”

c) “...portadora de uma verdade incontestável ...” d)Nenhuma das alternativas.

8) Assinale a alternativa CORRETA onde encontra-se verbos no infinitivo, gerúndio e particípio.

a)“ Rejeitado de início, Maruge não desiste: já de uniforme escolar e uma pequena bolsa a tiracolo, volta a pedir...” b)“Não tendo tido oportunidade de estudar no passado,...” c)“...e dos pais dos alunos, inconformados por um idoso ter sido aceito em uma classe de crianças de seis anos de idade.”

d)Nenhuma das alternativas.

9) Qual dos contextos abaixo apresenta uma palavra proparoxítona aparente:

a) “...a luta diária das crianças em face das condições precárias da escola,...”

b) “Veio a liberdade para o Quênia, a vida continuou.” c) “Uma Lição de Vida promete emocionar com história verídica.”

d) Nenhuma das alternativas.

10) “...em que cinco alunos dividem uma carteira e tantos outros estudam sentados no chão.” A palavra sublinhada da frase acima quanto a semântica refere-se a:

a) Parônimos.

b) Homônimos perfeitos. c) Polissemia.

d) Nenhuma das alternativas. MATEMÁTICA

11) Em um vestibular, 1040 candidatos se inscreveram. No dia da prova apenas 728 candidatos compareceram. Neste caso, qual foi a porcentagem dos candidatos que faltaram a prova?

a) 30% b) 40% c) 20%

d) Nenhuma das alternativas.

12) Os vendedores de um shopping recebem mensalmente um salário fixo no valor de R$ 1.100,00 e uma comissão de 5% referente ao valor total do que venderam no mês. Sendo assim, qual será o valor recebido por um vendedor que vendeu no mês R$13.000,00?

a) R$ 1.750,00 b) R$ 1.840,00 c) R$ 1.930,00

d) Nenhuma das alternativas.

13) Resolva a expressão numérica abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

240 ÷ {10.[44-6.(5+2)]²} a) 8

b) 5 c) 6

d) Nenhuma das alternativas.

14) Uma professora deve trabalhar 30 horas semanais. Devido a um acúmulo de serviço na semana passada, ela precisou fazer 12 horas extras. A fração que corresponde a quanto ela trabalhou a mais do que o previsto é :

a) 1/4 b) 2/5 c) 1/6

d) Nenhuma das alternativas.

15) 2 torneiras enche 100 galões de água um tanque em 6 h. Quanto tempo o mesmo tanque levará para encher os galões, se forem utilizadas 4 torneiras com a mesma vazão da torneira anterior?

a) 4 horas. b) 3 horas . c) 2 horas.

d) Nenhuma das alternativas.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

16) Analise as afirmativas abaixo a respeito da teoria de aprendizagem segundo Vygotsky.

I- O desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio.

II- Para substancialidade, no mínimo duas pessoas devem estar envolvidas ativamente trocando experiência e ideias. A interação entre os indivíduos possibilita a geração de novas experiências e conhecimento.

III- A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor.

Assinale a alternativa CORRETA. a) I, II e III.

b) Apenas II e III. c) Apenas I e II.

d) Nenhuma das alternativas. 17) Leia os contextos abaixo :

[1] Bruner distingue três modos de representação do mundo pelos quais passa o indivíduo: a representação ativa, a representação icônica e a representação simbólica. [2] Desses três modos de representação os indivíduos passam por três estágios de processamento e representação de informações: manuseio e ação, organização perceptiva e imagens, e pela utilização de símbolos. Segundo Bruner, não são exatamente "estágios", e sim fases internas do desenvolvimento.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Apenas o primeiro contexto está correto. b) Apenas o segundo contexto está correto. c) Os dois contextos estão corretos.

d) Nenhuma das alternativas.

(5)

5

[1] O processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos, ou seja, o professor dirige o estudo das matérias e assim, os alunos atingem progressivamente o desenvolvimento de suas capacidades mentais. [2] É importante ressaltar que o direcionamento do processo de ensino necessita do conhecimento dos princípios e diretrizes, métodos, procedimentos e outras formas organizativas.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Apenas o primeiro contexto está correto. b) Apenas o segundo contexto está correto. c) Os dois contextos estão corretos.

d) Nenhuma das alternativas

19) Conforme foi estabelecido no Título III da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) em vigência, é CORRETO afirmar que: a) Atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

b) Ensino fundamental para os menores de 17 (dezessete) anos que não concluíram esse nível de ensino na idade própria, em instituições filantrópicas, no horário noturno. c) Atendimento educacional gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, exclusivamente, em escolas de educação especial que ofertam a educação básica. d) Nenhuma das alternativas.

20) De acordo com essa concepção há uma complexa combinação de influências que podem favorecer o processo de aprendizagem. O ser humano não é compreendido como ser passivo, mas, ao contrário, assume um papel ativo, utilizando-se dos objetos e de suas significações para conhecer, aprender e consecutivamente, se desenvolver.

O texto acima refere-se: a) Ao interacionismo. b) Ao construtivismo. c) Ao inatismo. d) Ao behaviorismo.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21)Analise os contextos a seguir:[ 1] Os processos de desenvolvimento e de aprendizagem envolvidos no brincar são também constitutivos do processo de apropriação de conhecimentos. [2] O brincar é um espaço de apropriação e constituição pelas crianças de conhecimentos e habilidades no âmbito da linguagem, da cognição, dos valores e da sociabilidade.

Assinale a alternativa CORRETA:

a)Está correto somente o primeiro contexto. b) Está correto somente o segundo contexto. c) Estão corretos os dois contextos.

d)Nenhuma das alternativas.

22) A escola, desde a educação infantil, deve promover atividades que envolvam diversidade textual e levem os estudantes a construir conhecimentos sobre os gêneros textuais e seus usos na sociedade. Com base na informação acima assinale a alternativa CORRETA sobre textos:

a) Textos da ordem do narrar são aqueles destinados à recriação da realidade, tais como contos, fábulas, lendas. b) Textos da ordem do descrever são aqueles destinados à documentação e à memorização das ações humanas, tais como notícias, diários, relatos históricos.

c) Textos da ordem do relatar ações, são os que se destinam a instruir como realizar atividades e a prescrever. d)Nenhuma das alternativas.

23) Alguns jogos envolvem a formação de palavras e, com isso, podem ajudar no processo de alfabetização. Assinale a alternativa referente aos jogos fonológicos:

a) São aqueles em que as crianças são convidadas a manipular unidades sonoras/gráficas (palavras, sílabas, palavras), a comparar palavras ou partes delas, a usar pistas para ler e escrever palavras.

b) São aqueles em que as crianças são levadas a refletir sobre as semelhanças e diferenças sonoras entre as palavras.

c) São aqueles que ajudam as crianças a consolidar e automatizar as correspondências entre as letras e os sons. d)Nenhuma das alternativas.

24) O letramento é o exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita, e exige competências variadas, como:

I - Capacidades de ler ou escrever para atingir diferentes objetivos: informar ou informar-se. Interagir com outros, interagir no imaginário, no estético, ampliar conhecimentos, seduzir ou induzir, divertir-se, orientar-se, para apoio à memória, para catarse.

II - Habilidades de interpretar e produzir diferentes tipos e gêneros de textos; habilidade de orientar-se pelos protocolos de leitura que marcam o texto ou de lançar mão desses protocolos ao escrever.

III - Atitudes de inserção efetiva no mundo da escrita, tendo interesse e prazer em ler e escrever, sabendo utilizar a escrita para encontrar ou fornecer informações e conhecimentos, escrevendo ou lendo de forma diferenciada, segundo as circunstâncias, os objetivos, o interlocutor.

Sobre os itens acima, está correto o que se afirma em: a) I, II, III.

b) I e II, apenas. c) II apenas.

d) Nenhuma das alternativas.

25) Uma das principais colaborações da Gestalt para a aprendizagem é o fato de que, para ela, o aprendizado ocorre por insight. Pensar é compreender o todo, não somente elementos isolados.

Para a teoria da Gestalt há alguns modos de aprender. I - Aprendizagem por gradação.

II - Aprendizagem por diferenciação. III - Aprendizagem por assimilação. IV - Aprendizagem por interação. Está correto o que se afirma em: a) I, II e III.

b) I e III apenas. c) II, III e IV.

d) Nenhuma das alternativas.

26)Assinale a alternativa CORRETA a respeito de algumas teorias da aprendizagem:

(6)

6

a) Na teoria ambientalista, a prática escolar não importa e nem desafia o aluno, já que está restrito àquilo que o educando já conquistou.

b) A teoria ambientalista em sala de aula tem sua importância no planejamento de ensino, quando na organização das condições para que a aprendizagem ocorra, no esclarecimento dos objetivos instrucionais e operacionais, na sequência das atividades que levarão aos objetivos propostos e nos reforçadores que serão utilizados.

c) Na teoria inatista dá ênfase para proporcionar novas aprendizagens através da manipulação dos estímulos que vêm antes e depois do comportamento.

d) Nenhuma das alternativas.

27)Complete a lacuna a seguir: A _________________________se propõe a construir algo novo a partir do conhecimento prévio dos alunos, utilizando alguns meios, tais como o mapa conceitual. O objetivo dessa teoria é sempre descobrir coisas novas e promover uma aprendizagem prazerosa. a) teoria sociointeracionista

b) teoria da aprendizagem significativa c) teoria de aprendizagem social d)Nenhuma das alternativas.

28) Marque verdadeiro (V) e falso (F)a respeito de alguns tipos de avaliação:

( ) A avaliação formativa é uma forma que busca identificar as insuficiências principais na aprendizagem inicial, necessária à realização de momento privilegiado de aprendizagens.

( )A avaliação diagnóstica deve ser uma avaliação de conteúdo cumulativo destinado a medir diferentes etapas do programa.

( ) A avaliação formativa um dos meios pelos quais se podem conhecer os alunos.

( ) A avaliação diagnóstica envolve a descrição e classificação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a)V- V- F- V. b)V- F- V-F. c)V- F- F-V.

d)Nenhuma das alternativas.

29)Leia os contextos a seguir:[1] O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, descompondo a atividade escolar e a problemática do contexto social. [2] O planejamento é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. Assinale a alternativa CORRETA:

a) Está correto somente o primeiro contexto. b) Está correto somente o segundo contexto. c) Estão corretos os dois contextos.

d) Nenhuma das alternativas.

30)Assinale a alternativa CORRETA sobre didática: a)Conteúdo da escolarização, centrando-se as discussões típicas em torno dos problemas de seleção e de organização do conhecimento escolar.

b) Estuda e ensina como transformar o saber escolar, ou seja, o processo de pedagogização do saber científico.

c) É uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive.

d)Nenhuma das alternativas.

31)A respeito de alguns tipos de currículo assinale a alternativa CORRETA:

a)O currículo oculto se refere aos estudos e conteúdos particulares do programa total das instituições de ensino. b)O currículo formal é o plano pedagógico correspondente à forma em que a instituição é organizada.

c)O currículo integrado orienta a instituição na criação de seu currículo, o qual é fundamentado nas experiências, divergências individuais e interesses da criança.

d)Nenhuma das alternativas.

32)Na Tendência Progressista Libertadora assinale a alternativa CORRETA sobre a relação entre professor e aluno:

a) É não diretiva, o professor é orientador e os alunos livres.

b) Papel do aluno como participador e do professor como mediador entre o saber e o aluno.

c) A relação é de igual para igual, horizontalmente. d)Nenhuma das alternativas.

33)Assinale a alternativa INCORRETA sobre alfabetização:

a) Alfabetização é uma parte constituinte da prática da leitura e da escrita.

b)Alfabetização é um processo de construção de hipóteses sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.

c) Alfabetização desenvolve-se no contexto de e por meio de práticas sociais de leitura e escrita.

d)Nenhuma das alternativas.

34) Assinale a alternativa CORRETA sobre o eixo temático de língua portuguesa leitura:

a) Compreende as práticas de linguagem que decorrem do encontro do leitor com o texto escrito e de sua interpretação, sendo exemplos as leituras para fruição estética de obras literárias.

b) Compreende as práticas de linguagem que ocorrem em situação oral , por exemplo, aula dialogada, recados gravados, seminário, debate, entrevista, declamação de poemas, contação de histórias.

c) Compreende as práticas de linguagem relacionadas à interação e à autoria do texto escrito que tem por finalidades, por exemplo, expressar a posição em um artigo de opinião, escrever um bilhete, relatar uma experiência vivida, registrar rotinas escolares, regras e combinados, registrar e analisar fatos do cotidiano em uma crônica.

d)Nenhuma das alternativas.

35) Analise os contextos a seguir:

[1] Desde cedo, a criança manifesta curiosidade com relação à cultura escrita: ao ouvir e acompanhar a leitura de textos, ao observar os muitos textos que circulam no contexto familiar, comunitário e escolar, ela vai construindo sua concepção de língua escrita, reconhecendo diferentes usos sociais da escrita, dos gêneros, suportes e portadores.

[2] Na Educação Infantil, a imersão na cultura escrita deve partir do que as crianças conhecem e das curiosidades que deixam transparecer.

(7)

7

Assinale a alternativa CORRETA:

a) Os dois contextos são proposições verdadeiras e o segundo contexto é uma complementação do primeiro contexto.

b) O primeiro contexto é uma proposição verdadeira e o segundo contexto é uma proposição falsa.

c) O primeiro contexto é uma proposição falsa e o segundo contexto é uma proposição verdadeira.

d) Nenhuma das alternativas.

36) As histórias infantis levam para um mundo imaginário, no qual as crianças sentem medo, se consolam, relacionam o real com o imaginário, despertam curiosidade, acreditam nas histórias porque a visão de mundo aí apresentada está de acordo com a sua. Com base na informação acima assinale alternativa INCORRETA:

a) A contação de histórias infantis influi em todos os aspectos da educação da criança: na afetividade: desperta a sensibilidade e o amor à leitura; na compreensão: desenvolve o automatismo da leitura rápida e a compreensão do texto; na inteligência: desenvolve a aprendizagem de termos e conceitos e a aprendizagem intelectual.

b) A literatura infantil é uma peça fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social da criança, sendo que cada criança é um ser particular, cada uma possui suas dificuldades e limitações. Exercendo papel essencial na aprendizagem.

c) A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.

d) Nenhuma das alternativas.

37) Segundo RIOS assinale a alternativa CORRETA sobre educação:

a) É uma percepção clara das diferenças e especificidades dos saberes, e das práticas para realizar um trabalho coletivo e interdisciplinar.

b) É um processo de socialização da cultura, no qual se constroem, se mantêm e se transformam os conhecimentos e os valores.

c) É um elemento fundamental para o desenvolvimento do trabalho docente.

d)Nenhuma das alternativas.

38) Marque verdadeiro (V) ou falso (F) sobre alguns aspectos importantes da brincadeira de faz de conta para as crianças e o desenvolvimento.

( ) Atenção e memória ativas, por meio da concentração em detalhes do jogo e lembrança das suas regras, ainda que implícitas.

( ) Conservação da realidade, estabelecendo relações e extinguindo novas combinações.

( ) Linguagem comunicativa, coerente, permitindo a compreensão das trocas verbais.

( ) Imaginação, da representação simbólica, atribuída e depreendida dos objetos utilizados.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) V- V- F- V. b) V- F- V- V. c)V- V- F- F.

d)Nenhuma das alternativas.

39) Acerca da avaliação na educação infantil , registrar os avanços do aluno ao longo do processo de aprendizagem refere-se a:

a) Diagnóstico. b) Relatório. c) Observação.

d) Nenhuma das alternativas.

40) A história da Educação Infantil no Brasil, acompanha os parâmetros mundiais, com suas características próprias, acentuada por forte assistencialismo e improviso. Sobre a história da educação infantil no Brasil assinale a alternativa INCORRETA:

a) Em 1998, foi criado RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil), um documento que procurou nortear o trabalho realizado com crianças de 0 a 5 anos de idade.

b) A partir da Constituição 1988, a criança é concebida em sua condição própria de modo mais abrangente, tendo suas particularidades atendidas na lei.

c) Em 2009 foi a publicado as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, que destacam que a Educação Infantil deverá atender o desenvolvimento da criança de forma integral sem anteceder sua escolarização no sentido para alfabetização.

d) Nenhuma das alternativas.

Referências

Documentos relacionados

Nossa proposta parte da análises dos diários de classe da disciplina de Sociologia e, constatando que nos 14 (quatorze) anos de funcionamento da escola

No panorama atual do mercado de trabalho no campo da arquitetura, onde novas edificações inserem-se em contextos edificados com construções de diversas épocas,

Em  geral,  o  modelo  de  desenvolvimento  da  atividade  pecuária  em  áreas  de  fronteira  agrícola  se  distingue  por  um  fluxo  migratório  inicial 

A autoavaliação consiste em processos de avaliação cíclica dos resultados da instituição, como um todo, no sentido de aferir o cumprimento da sua missão e objetivos.

Por fim, para avaliar o desempenho do algoritmo PLS-PH para diferentes horizontes de predição, utilizando o conjunto de dados F-407, é realizada a

O Conselho Deliberativo da CELOS decidiu pela aplicação dos novos valores das Contribuições Extraordinárias para o déficit 2016 do Plano Misto e deliberou também sobre o reajuste

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

As seguintes medidas deveriam ser tomadas pelos poderes públicos para a efetiva implantação de uma política de lazer: defesa dos recursos naturais e criação de zonas de