• Nenhum resultado encontrado

Apostila 05 - O Reino Dividido

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apostila 05 - O Reino Dividido"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Apostila 05 - O Reino Dividido

Queda do Reino de Salomão

O capítulo final do reinado de Salomão é trágico (1 Rs 11). O rei de Isael que chegou ao ápice do sucesso nos campos da sabedoria, da riqueza, da fama e da aclamação internacional sob a bênção divina, teria terminado seu reinado de quarenta anos sob prognósticos de fracasso.

O grande rei que recebera a nobre tarefa de consagrar o templo, afastou-se de uma total dedicação a Deus. Salomão desobedeceu justamente ao primeiro mandamento, com sua norma inclusivista que permitiu a adoração aos ídolos em Jerusalém.

No começo do seu reinado Salomão firmou aliança com Faraó, aceitando a filha deste em casamento.

No auge de seu sucesso, Salomão obteve esposas entre os moabitas, amonitas, edomitas, sidônios e hititas. Além disso adquiriu um harém de setecentas esposas e princesas, além de trezentas concubinas. Não existem registros se isso foi motivado por expedientes diplomáticos ou políticos, para assegurar a paz e a segurança, ou foi pela tentativa de ultrapassar soberanos de outras nações, cujo luxo era expresso por meio de grandes haréns. Entretanto isso era contra a ordem expressa de Deus (Dt 17.7 “Tampouco multiplicará para si mulheres, para que o seu coração não se desvie; nem multiplicará muito para si a prata e o ouro”. Salomão permitiu a multiplicidade de esposas para sua própria ruína, permitindo que seu coração se afastasse de Deus.

Salomão não apenas tolerou a idolatria, mas ele mesmo prestou honrarias a Astarote, a deusa fenícia da fertilidade. Para Moloque e Camos erigiu um lugar elevado em um monte a leste de Jerusalém. Também erigiu altares para outras divindades cujos nomes não são mencionados.

1 Rs 11.1-13

1. Ora, o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias,

2. das nações de que o Senhor dissera aos filhos de Israel: Não ireis para elas, nem elas virão para vós; doutra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão, levado pelo amor.

3. Tinha ele setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.

4. Pois sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e seu coração já não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como fora o de Davi, seu pai;

5. Salomão seguiu a Astarete, deusa dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas.

6. Assim fez Salomão o que era mau aos olhos do Senhor, e não perseverou em seguir, como fizera Davi, seu pai.

7. Nesse tempo edificou Salomão um alto a Quemós, abominação dos moabitas, sobre e monte que está diante de Jerusalém, e a Moleque, abominação dos amonitas. 8. E assim fez para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e

ofereciam sacrifícios a seus deuses.

9. Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão, porquanto e seu coração se desviara do Senhor Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera,

10. e lhe ordenara expressamente que não seguisse a outros deuses. Ele, porém, não guardou o que o Senhor lhe ordenara.

11. Disse, pois, o Senhor a Salomão: Porquanto houve isto em ti, que não guardaste a meu pacto e os meus estatutos que te ordenei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo.

12. Contudo não o farei nos teus dias, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei.

13. Todavia não rasgarei o reino todo; mas uma tribo darei a teu filho, por amor de meu servo Davi, e por amor de Jerusalém, que escolhi.

(2)

A Divisão do Reino

Após a morte de Salomão, seu filho Roboão assume o trono (1 Rs 11.43).

Roboão não atendendo às orientações dos anciãos, aumentou severamente a carga de impostos de modo que houve rebelião de 10 (dez) tribos que seguiram com Jeroboão, seu novo rei.

Assim surgem os dois reinos, após a morte de Salomão, que são comumente distinguidos como “Reino do Norte” e “Reino do Sul”.

O Reino do Norte é o nome das 10 (dez) tribos que se separaram, as quais fizeram de Jeroboão o seu rei. Esse reino perdurou até 722 a.C., tendo por capital, sucessivamente, as cidade de Siquém, Tirza e Samaria.

O Reino do Sul, o menor estado, consistia das tribos de Judá e Benjamim, que apoiaram Roboão quando as demais tribos separaram-se em represália contra as medidas de Salomão e seu filho (1 Rs 12.21).

O período do reinado de Israel é simbolizado por uma reta descendente, pois os reis foram cada vez piores.

Israel (Reino do Norte) apresenta seu perfeito declínio até serem levados cativos à Assíria. O livro de Reis trata do declínio de Israel.

(3)

O Reino do Norte

O Reino do Norte existiu por 261 anos, 7 meses e 7 dias. Primeiro Rei: Jeroboão I (reinou por 22 anos).

10 (dez) Tribos. Reino de Israel

Samaria (Capital de Israel)

Efraim: Nome também utilizado com referência a todo Israel (O caráter de Efraim, após a divisão do reino significa a toda Israel).

Com a divisão do Reino vem o declínio do Reino de Israel:  Início das idolatrias (com Jeroboão);

 Jeroboão impede que o povo vá a Jerusalém para adorar a Deus;

 Foram levantados altares à Baal, deus egípcio, em forma de bezerro (deus Ra), costumes e crenças aprendidos por Jeroboão quando esteve exilado no Egito, fugindo de Salomão;

 Os levitas, sacerdotes e profetas foram expulsos;  Os rolos sagrados foram queimados;

 As 10 (dez) tribos foram levadas a total idolatria, por Jeroboão.

Situação espiritual: Reduziu-se a idolatria, com a adoração aos deuses da fertilidade, onde queimavam os filhos no fogo e vivendo em total sensualidade.

Situação social: Israel voltou-se a uma condição de despreso aos pobres e às viúvas. Escravizaram seus próprios irmãos.

Situação espiritual: Reduziu-se a idolatria, com a adoração aos deuses da fertilidade, onde queimavam os filhos no fogo e vivendo em total sensualidade.

Situação política: Total desestruturação política, onde sofreram invasões egípcias, assírias, moabitas, amonitas, amalequitas e midianitas.

Situação moral: Mergulhados em total imoralidade.

Jeroboão I Oséias

261 anos, 7 meses e 7 dias

19 (dezenove) Reis 722 a.C Em 722 a.C foram levados cativos à Assíria.

Reis de Israel após a divisão

Reis de Israel Tempo de governo

1º Jeroboão I 22 anos

2º Nadabe 2 anos

3º Baasa 24 anos

4º Zinry 7 (sete) dias

5º Elá 2 anos

6º Onri 12 anos Nesse período religião e

política foram intimamente fundidos por Onri.

7º Acabe 22 anos

O rei Acabe, era considerado um rei “manhoso”, sua mulher era Jesabel, descendente de Tiro (nacionalidade tíria).

Jesabel provocou a morte de nabote, levantando falso testemunho contra Nabote, roubando judicialmente suas terra (Terras de Nabote) – 1 Rs 16.29.

Durante o período do reinado de Acabe, haviam os profetas: Elias e Nicaías. Nicaías teve pouco tempo de ministério, não sendo mencionado.

(4)

O profeta Elias foi o que levou a Acabe a mensagem de Deus sobre a seca, e foi perseguido por Jesabel (1 Rs 17).

Reis de Israel Tempo de governo 8º Acazias 2 anos (filho de Jeorão)

9º Jorão 12 anos (filho de Acabe).

O Profeta Eliseu viveu nessa época.

Nos tempos dos reis Jorão, Jeú, Jeoacás e Jeoás, viveu o profeta Eliseu.

10º

Jeú 28 anos (filho de Jeosafá).

O Profeta Eliseu viveu nessa época. Jeú assassinou todos os descendentes de Acabe, num total de 70 homens, inclusive as crianças (2 Rs 10.1).

Jeú consegue desviar invasão dos assírios pagando tributos ao rei da Assíria.

Embora Jeú houvesse destruído os baalins, não acabou com a idolatria, por isso Deus avisa que seus filhos reinariam apenas até a quarta geração! (2 Rs 10.30)

2 Rs 9-10

11º Jeoacaz 17 anos. Segundo monarca da dinastia Jeú.

O Profeta Eliseu viveu nessa época.

2 Rs 13.1 12º Jeoás 16 anos (Filho de Jeoacaz). Terceiro

monarca da dinastia Jeú.

O Profeta Eliseu viveu nessa época. 13º Jeroboão II 41 anos (Filho de Jeoás). Quarto monarca

da dinastia Jeú.

2 Rs 14.23 – Viveu nesse período o profeta Amós. 14º Zacarias 6 meses (Filho de Jeroboão II) 2 Rs 15.8 – Viveu nesse período o profeta Jonas. 15º Salum 1 mês (Filho de Jabes). Conspirou contra

Zacarias e o matou

2 Rs 15.10

16º Menaém 10 anos (Filho de Gadi). Matou Salum 2 Rs 15.17 – Viveu nesse período o profeta Oséias.

17º Pecaías 2 anos (Filho de Menaém). 2 Rs 15.22

18º Peca 20 anos (Filho de Remalias, capitão de Pecaías). Conspirou contra Pecaías o matou.

2 Rs 15.25-29. Tiglate-Pileser III, rei da Assíria, invade Israel.

19º Oséias (não é o profeta)

9 anos (Filho de Elá). Matou Peca. 2 Rs 17.1-6. O rei Assírio Salmanesser leva o povo de Israel cativo à Assíria.

Em 722 a.C, a Assíria na última fase de seu apogeu e potência política, invadiu o Reino do Norte, (Israel ou Samaria).

Nesse período, temos:  Último rei: Oséias.  Último profeta: Oséias.

(Obs.: não são a mesma pessoa).

O povo foi lvado cativo a Elão, que estava sob o domínio assírio.

O costume dos assírios era provocar a mistura de diversos povos, para que ocorresse a descaracterização de povo,na medida que os homens e mulheres de povos diferentes se relacionavam. Assim perdiam a identidade de povo de um mesmo sangue.

Ler 2 Rs 17.1-23. Reis Assírios:

Salmanasser, Senaqueribe, Tiglate-Pileser III e Sargão.

Na primeira invasão Assíria, o povo manteve-se na Palestina, porém pagando impostos aos assírios durante 13 (treze) anos antes de 722 a.C.

O rei Oséias quis unir-se ao Egito e Síria contra os assírios, então Salmanasser sitiou Israel por 03 (três) anos e logo após Israel é invadida.

(5)

No período de 03 (três) anos do sítio dos assírios, ninguém entrava ou saía de Israel, causando grande problema comercial, gerando-se assim fome, logo Israel ficou vulnerável.

Devido a Idolatria e desobediência de Israel, Deus permitiu que fossem levados cativos pelos assírios por 136 anos. “Adoraram todos os seres dos céus”, lua, sol, estrelas etc.

Foram deixados no Reino do Norte os pobres e os que não seriam úteis para os assírios. Os remanescentes do reino do Norte em Samaria, foram misturados a outros povos que ocupavam Samaria

(É daí que vem a rixa dos judeus com os samaritanos!).

Referências

Documentos relacionados

Como se pode ultrapassar o último, se você está atrás do último, você não pode ultrapassar o último!. Calcule na

Agora se você nem fez o teste, é porque você é macho, porque macho não faz testizinhos por

Abra a porta da geladeira, retire a girafa, coloque o elefante, e feche a porta?. Esta pergunta testou sua capacidade de pensar nas

Mostra que para você o que importa é o resultado final. Está segura de si e se for preciso mostra o que pensa

Primeiro vai levar o carneiro para a outra margem e deixará na margem de origem, os dois fardos de capim.. Em seguida ele voltará e vai pagar um fardo

Assim, qualquer objeto preto maior que o rasgo que esteja por baixo da folha satisfaz a solução. Estas são as

Poderá mesmo agir com rigidez e até com dureza, e chegar a ser um pouco “maníaco” com sua obsessão de ligar rigorosamente todos os pontos... Você é

- Seu número preferido define para quantas pessoas você deve enviar este teste. O dia predileto corresponde ao dia que seu desejo se