• Nenhum resultado encontrado

Um Problema de Espaço

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Um Problema de Espaço"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

Um Problema de Espaço

Este agricultor está com um problema!

Precisa atravessar o rio para transportar sua carga que são dois fardos de capim e um carneiro. O problema é que ele só pode transportar uma coisa de cada vez no seu pequeno barco. Pior ainda, se ele deixar o carneiro e o capim juntos, o carneiro vai comer o mesmo.

Como fazer então para que ele leve sua carga para a outra margem sem prejuízo algum?

Os Atletas

Estes três Atletas estão disputando uma difícil corrida de obstáculos. Acontece que nem tudo que parece é.

Para falar a verdade, apenas um deles é um Atleta profissional.

Olhe a cena com atenção, analise com calma, e veja se você é capaz de identificar o Personagem que é o verdadeiro atleta.

É importante também dizer como chegou a essa conclusão.

(2)

Estes três Caminhões estão transportando uma carga exatamente igual.

Os caminhões também são iguais em tudo. Acontece que cada um deles está fazendo um percurso diferente. Note também que a estrada é de barro e não asfaltada.

Um deles completou 15 dias viajando, o outro completou 8 dias e outro apenas 4 dias. Acontece que o marcador de quilometragem de todos eles quebrou ao mesmo tempo. Como o fiscal vai saber quem andou mais até agora?

Olhando a cena com atenção, analisando com calma, você é capaz de dizer qual deles tem mais tempo na estrada e qual tem menos tempo, ou qual deles percorreu o maior percurso até agora e qual o que percorreu o menor?

E, Não se esqueça de dizer como chegou a essa conclusão.

RESPOSTAS!

Um Problema de Espaço:

Resultado do Enigma

Já que o carneiro não pode ficar sozinho com o capim, ele então vai fazer o seguinte:

Primeiro vai levar o carneiro para a outra margem e deixará na margem de origem, os dois fardos de capim.

Em seguida ele voltará e vai pagar um fardo de capim. Ele vai levar um fardo para a margem de destino, lá onde está o carneiro no momento. Ele então deixa lá um fardo e traz o carneiro de volta.

Então, ele deixa o carneiro sozinho na margem de origem e leva o outro fardo de capim para a margem de destino.

Finalmente ele volta e leva o carneiro.

Os Atletas

Resultado do Enigma

O esforço dedicado pelo atleta numa corrida dessas é muito grande sem dúvida.

Observe como o primeiro Atleta, o que está em primeiro plano, de camiseta verde, está suado e como seu esforço é imenso. Está quase no limite de suas forças.

O Atleta do meio sorri e além de não demonstrar esforço algum, quase não está suado.

(3)

Um Atleta profissional tem um grande vigor físico e devido ao seu condicionamento não precisa de muito esforço para realizar provas desse tipo.

Assim pelas características dos três, o Atleta profissional, aquele que demonstra está menos cansado e quase não se esforça para pular a barreira, é o do Meio.

Um Problema de Transporte

Resultado do Enigma

Observação: Podem existir outras soluções diferentes desta.

Para que os volumes sejam distribuídos em quantidades iguais entre os recipientes de 5 e 6 litros, os seguintes passos deverão ser realizados:

Primeiro; Despejar todo conteúdo do recipiente de 5 litros no recipiente de 6. Como o recipiente de 6 litros suporta apenas mais 4 litros, este ficará com 6 litros e o de 5 com 1 litro.

Segundo; Colocar todo volume do recipiente de 1 litro no recipiente de 5 litros. O recipiente de 5 litros fica então com 2 litros e o de 1 litro fica vazio.

Terceiro; Despejar o conteúdo do recipiente de 6 litros, que contém agora 6 litros, no recipiente de 5 litros. Como o de 5 litros já contém 2 litros, este suporta apenas mais 3 litros. Ele passa a ter 5 litros e o de 6 litros fica então com 3 litros.

Quarto; Despejar o conteúdo do recipiente de 5 litros no recipiente de 1 litro. Como o de 1 litro suporta apenas 1 litro, o de 5 litros fica então com 4 litros.

Referências

Documentos relacionados

Zuleica Dantas em seu trabalho sobre o sacerdote responsável destaca que apesar da indiscutível vivência dos preceitos tradicionais do candomblé, onde a africanização do

◦ Os filtros FIR implementados através de estruturas não recursivas têm menor propagação de erros. ◦ Ruído de quantificação inerente a

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Após a implantação consistente da metodologia inicial do TPM que consiste em eliminar a condição básica dos equipamentos, a empresa conseguiu construir de forma

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Incidirei, em particular, sobre a noção de cuidado, estruturando o texto em duas partes: a primeira será uma breve explicitação da noção de cuidado em Martin Heidegger (o cuidado

Assim, cumpre referir que variáveis, como qualidade das reviews, confiança nos reviewers, facilidade de uso percebido das reviews, atitude em relação às reviews, utilidade