• Nenhum resultado encontrado

LÍNGUA PORTUGUESA Leia o Texto I e responda às questões 1 a 10. TEXTO I Cultura e Juventude A juventude foi considerada, durante muitos anos, um segme

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LÍNGUA PORTUGUESA Leia o Texto I e responda às questões 1 a 10. TEXTO I Cultura e Juventude A juventude foi considerada, durante muitos anos, um segme"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Data: 17/12/2017 • Duração: 3h30min Leia atentamente as instruções abaixo:

01 Você recebeu do fiscal o seguinte material:

a) Este Caderno, com 40 (quarenta) questões da Prova Objetiva, sem repetição ou falha, conforme distribuição abaixo:

b) Um Cartão de Respostas destinado às respostas das questões objetivas.

02 Verifique se este material está em ordem e se o seu nome e número de inscrição conferem com os que aparecem no Cartão de Respostas. Caso contrário, notifique imediatamente o fiscal.

03 Após a conferência, o candidato deverá assinar no espaço próprio do Cartão de Respostas com caneta esferográfica de tinta na cor azul ou preta.

04 No Cartão de Respostas, a marcação da alternativa correta deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espaço interno com caneta esferográfica de tinta na cor azul ou preta de forma contínua e densa.

Exemplo:

05 Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 4 (quatro) alternativas classificadas com as letras (A, B, C e D), mas só uma responde adequadamente à questão proposta. Você só deve assinalar uma alternativa. A marcação em mais de uma alternativa anula a questão, mesmo que uma das respostas esteja correta. 06 Somente depois de decorrida uma hora do início das provas o candidato poderá entregar seu Caderno de

Questões (Prova), seu Cartão de Respostas e retirar-se da sala de prova. O candidato que insistir em sair da sala de prova, descumprindo o aqui disposto, deverá assinar o Termo de Ocorrência declarando sua desistência do Concurso, que será lavrado pelo Coordenador do Local.

07 Ao candidato NÃO será permitido levar seu Caderno de Questões ou copiar os seus assinalamentos (Gabarito). Será disponibilizado um exemplar (modelo) da prova no endereço eletrônico http://www.selecon.org.br, nos dias estabelecidos no cronograma, bem como o gabarito preliminar oficial.

08 Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu Cartão de Respostas. Os rascunhos e as marcações assinaladas no Caderno de Questões não serão levados em consideração.

09 Os 3 (três) últimos candidatos permanecerão sentados até que todos concluam a prova ou que termine o seu tempo de duração, devendo assinar a ata de sala e retirar-se juntos.

10 Ao término da prova, entregue ao fiscal o CARTÃO DE RESPOSTAS E O CADERNO DE QUESTÕES.

A

B

C

D

NA FORMA DE ORGANIZAÇÃO ARTICULADA:

LÍNGUA PORTUGUESA 01 a 20

MATEMÁTICA 21 a 40

(2)

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o Texto I e responda às questões 1 a 10. TEXTO I

Cultura e Juventude

A juventude foi considerada, durante muitos anos, um segmento social de segunda ordem no Brasil e no mun-do. Após os anos 40 e 50, conquistou pela primeira vez o direito de ser jovem, redefinindo estilos de vida, formas de atuação política e passando a defender ideais como amor livre, autonomia social, independência econômica e revo-lução cultural.

Nas décadas que se seguiram, o termo juventude ga-nhou ainda mais força, mais expressividade e diretamen-te relacionado a diversidade cultural, por sua forma de pensar, pelas diferentes linguagens, por novas formas de atuação político-social e por novos comportamentos.

Segundo a pesquisa “Sonho Brasileiro”, realizada pelo Instituto Box 1824 com 2.900 jovens, essa nova geração já busca se afirmar no mundo a partir de práticas solidárias para transformar a realidade. Dos jovens entrevistados, 77% acreditam que seu bem-estar depende do bem-estar da sociedade onde vivem.

Basta ver que elementos apontados como fortes cam-pos de atuação solidária da juventude estão na área da Cultura (31%), Meio Ambiente (29%), Educação (26%) e Esporte (25%). Ou seja, se considerarmos a Cultura e o Meio Ambiente como áreas afins e interligadas diretamen-te, teremos 60% dos jovens brasileiros com desejo em atuar nos campos da Cultura e Meio Ambiente como for-ma de transforfor-mar a realidade social e econômica do país. Sabemos que a cultura é um instrumento fundamen-tal para a transformação social dos jovens. Percebe-se que através da arte e do desenvolvimento profissional de jovens empreendedores no campo da cultura, é possível não somente diminuir a violência nas favelas e em outras áreas de vulnerabilidade social, como também suprir ca-rências no que tange aos direitos de todo cidadão.

Helder Quiroga Disponível em> https://www.cartacapital.com.br/sociedade/cul-tura-e-juventude>Acesso em 22 de outubro de 2017.(Fragmento)

1.

O texto I tem como finalidade desenvolver a seguinte ideia:

A) a redução da violência como meta exclusiva da juventude

B) o empreendedorismo dos jovens das favelas da periferia C) o potencial transformador da juventude e sua relação

com a cultura

D) a independência econômica dos jovens e sua qualificação profissional

2.

Para confirmar seu argumento de que os jovens já buscam o bem-estar da sociedade, o autor:

A) parte da ideia de que os jovens só atuam nas áreas de vulnerabilidade social

B) apresenta dados estatísticos que comprovam as áreas de atuação dos jovens

C) afirma que a juventude é capaz de suprir a ausência do Estado por meio da arte

D) questiona os dados que comprovam a atuação dos jovens como agentes solidários

3.

O autor transmite suas ideias utilizando-se de um gênero textual que se pode classificar como:

A) artigo científico B) entrevista expressa C) anúncio de revista D) artigo de opinião

Leia o trecho a seguir para responder às questões 4 e 5: “A juventude foi considerada, durante muitos anos, um segmento social de segunda ordem no Brasil e no mundo. Após os anos 40 e 50, conquistou pela primeira vez o direito de ser jovem...”

4.

O sujeito do verbo em destaque é: A) o direito

B) a juventude C) pela primeira vez D) um segmento social

5.

A expressão “de segunda ordem” pode ser substituída, sem alteração do sentido da frase, por:

A) de ordem secundária B) de capital importância C) de ordem numérica D) de grande relevância

(3)

6.

Em “77% acreditam que seu bem-estar depende do bem-estar da sociedade onde vivem. “os verbos concordam com o sujeito, 77% ( dos jovens entrevistados), indo para o plural.

Está correta a concordância na seguinte frase: A) Metade dos jovens do bairro estuda e trabalha. B) Mais de um jovem correram na direção do artista. C) Nesse caso, resta cerca de mil exemplares da revista. D) Cada um dos idosos devem preencher a ficha de

inscrição.

7.

No trecho “Ou seja, se considerarmos a Cultura e o Meio Ambiente”, o verbo considerar está no futuro do modo Subjuntivo. Passando essa forma verbal para o pretérito imperfeito do mesmo modo, a frase correta será:

A) Ou seja, se consideramos a Cultura e o Meio Ambiente B) Ou seja, se consideraremos a Cultura e o Meio

Ambiente

C) Ou seja, se considerávamos a Cultura e o Meio Ambiente

D) Ou seja, se considerássemos a Cultura e o Meio Ambiente

8.

A palavra décadas, no segundo parágrafo, é acentuada seguindo a mesma regra de acentuação de:

A) Grajaú B) lençóis C) autêntico D) formidável

9.

No 4º parágrafo, a expressão “Ou seja” é utilizada para introduzir:

A) um esclarecimento sobre algo que foi relatado antes B) uma enumeração da informação que virá em seguida C) uma contradição ao que foi escrito no parágrafo anterior D) um resumo das informações dos três parágrafos

anteriores

10.

No último parágrafo, a expressão “no que tange” adquire, no contexto, o seguinte sentido:

A) naquilo que realiza B) no que se contradiz C) no que se refere D) no que acerta

Leia o Texto II e responda às questões de 11 a 20. TEXTO II

Cultura Juvenil

Os jovens se expressam culturalmente de diversas formas como consumidores dos bens culturais, bem como criadores das suas próprias expressões com o intuito de mostrar à sociedade e ao mundo a importância dos seus valores e da sua cultura no processo de transformação da realidade vigente.

A juventude constrói todos os dias a sua história no presente com os olhos no futuro, tendo em vista que o passado faz parte de uma história oficial, mas que muitas vezes não corresponde à realidade vivida nos dias atuais. A herança do passado tem sido, muitas vezes, o prin-cipal obstáculo para o surgimento de novas formas de expressão e convívio social típicos dos jovens.

Entre os confrontos do “antigo” e do “novo” os jovens fazem suas escolhas. Estas escolhas, muitas vezes se dão a partir do contato com as diferentes ideologias que, às vezes, são influenciadas pela mídia e os seus apelos de consumo.

A cultura juvenil se expressa por meio da música, do cinema, do teatro e das artes em geral e encontra um grande desafio porque a indústria da cultura tenta trans-formar estas expressões contestatórias em produtos pron-tos para o consumo.

Ao lado da cultura industrial de massa, a juventude expressa cada vez mais sua cultura por suas vivências cotidianas como, por exemplo, a capoeira, os grupos de hip-hop, rock, rodas de samba, e também grafite, dese-nho animado, zines, e as ferramentas audiovisuais que aproveitam as tecnologias de informação e comunicação como o Youtube, Facebook, Twiter, Flickr, diferentes blogs, entre outros.

Disponível em <http://www.infojovem.org.br/infopedia/descubra-e-aprenda/tempo-livre/cultura-juvenil/> Acesso em 22 de outubro de 2017.(Editorial - adaptado)

11.

No trecho “ Os jovens se expressam culturalmente de diversas formas como consumidores dos bens culturais”, a palavra em destaque estabelece, entre os termos da frase, uma:

A) consequência B) comparação

(4)

12.

O “antigo” e o “novo”, termos colocados entre aspas no texto II, referem-se, respectivamente:

A) à herança do passado e a novas formas de expressão e de convivência

B) à história oficial e a essa realidade vivida pelos jovens nos dias de hoje

C) aos apelos reais de consumo da mídia e à cultura industrial de massa

D) ao contato com diferentes ideologias e às tecnologias de informação

13.

O uso de vírgulas no trecho “que aproveitam as tecnologias de informação e comunicação como o Youtube, Facebook, Twiter, Flickr, diferentes blogs, entre outros.” se justifica por:

A) dar exemplos de argumentação anterior B) isolar elementos com qualquer valor explicativo C) separar o adjunto adverbial que vem antecipado D) isolar elementos que têm funções sintáticas diversas

14.

Sobre a relação dos jovens com a cultura, uma das principais ideias trazidas pelo texto é que os jovens: A) constroem sua cultura, porém copiando a produção

representada pela herança do passado

B) têm como objetivo transformar sua cultura, mesmo que com produtos voltados para o consumismo C) são produtores de cultura em diversos campos, mas

encontram grande desafio na indústria cultural D) apenas reproduzem a cultura, ainda que seja ditada

pela ideologia política do momento

15.

As palavras próprias, história, mídia são acentuadas seguindo a mesma regra de acentuação gráfica.

São acentuadas seguindo-se uma mesma regra de acentuação as palavras da seguinte sequência:

A) saúde, céu, dói B) hábil, caráter, constrói C) repórter, obstáculo, indústria D) cronômetro, sintético, parágrafo

16.

No trecho “A juventude constrói todos os dias a sua história (...)”, o verbo construir está no presente do modo Indicativo. Passando essa forma verbal para o futuro do pretérito do mesmo modo, a frase correta será: A) A juventude construía todos os dias a sua história. B) A juventude construiria todos os dias a sua história. C) A juventude construirá todos os dias a sua história. D) A juventude construiu todos os dias a sua história.

17.

No 6º parágrafo, no trecho “Ao lado da cultura industrial de massa, a juventude expressa cada vez mais sua cultura por meio de vivências cotidianas”, a expressão em destaque denota a mesma relação lógico-argumentativa que:

A) prioritariamente a B) paralelamente a C) isoladamente da D) transversalmente a

18.

No segundo parágrafo, em”mas que muitas vezes não corresponde à realidade...”, o vocábulo destacado estabelece, com a frase anterior, uma relação de: A) tempo

B) causa C) oposição D) consequência

19.

Em às vezes, tem-se a crase obrigatória. Ocorre a crase obrigatória também em:

A) Estava prestes a chegar em casa. B) O professor não se referia a você. C) Ele estava frente a frente com o ladrão. D) Eu estava a toa quando me chamaram.

20.

No trecho “encontra um grande desafio porque a indústria da cultura tenta transformar...”( 5º parágrafo), a palavra porque pode ser substituída, mantendo-se a mesma relação de sentido na frase, por:

A) contanto que B) ainda que C) quando D) pois

(5)

MATEMÁTICA

21.

A base de uma embalagem de pizza tem a forma de um polígono regular cujo ângulo interno mede 135°. Esse polígono possui exatamente o seguinte número de lados: A) 7

B) 8 C) 9 D) 10

22.

Admita que uma mesa de botão com a forma de um retângulo tenha as seguintes dimensões: 2 m de comprimento por 1,0 m de largura. A distância, em metros, do centro desse retângulo até um de seus vértices é igual a: A)

B) C) D)

23.

Leandro e Júlia têm respectivamente, x e y anos de idade completos. Sabe-se que, somadas essas idades, o resultado obtido é 48 anos e que a idade de Júlia é a terça parte da idade de Leandro. Para se obter corretamente os valores de x e y, deve-se resolver o seguinte sistema: A)

B) C) D)

24.

Em um certo dia, a temperatura de uma região, variou entre 5 e 12 horas de acordo com a função C(t) = 1,5 t + 8,3, sendo t em horas e C em graus centígrados. Nessas condições, a temperatura em graus centígrados, às 9h era de:

A) 19,4 B) 20,4 C) 21,8 D) 22,8

25.

Abaixo estão representados dois retângulos congruentes e um quadrado. Cada um dos retângulos possui perímetro igual a 40 cm e o quadrado possui perímetro 20 cm. Esses quadriláteros são usados então, para formar o polígono ABCDEF, conforme mostram as figuras:

O perímetro do polígono ABCDEF, em cm, corresponde a: A) 70

B) 80 C) 90 D) 100

26.

Considere que o contorno de uma roda de bicicleta infantil seja uma circunferência de perímetro 60 cm. A medida, em cm, do raio dessa circunferência é igual a: A) 10

B) 20 C) 30 D) 40

27.

Camila, Fernanda, Marcos e Pedro saem de casa com uma mesma quantia em dinheiro. Após algumas compras, eles percebem que gastaram, respectivamente, , , e do que possuíam. Aqueles que gastaram a mesma quantia foram:

A) Camila e Fernanda B) Fernanda e Marcos C) Camila e Pedro D) Marcos e Pedro

28.

Uma garrafa de refrigerante com capacidade máxima de 2,25 litros contém apenas 2/3 desse total. O volume de refrigerante, em litros, contido na garrafa é igual a: A) 1,00

B) 1,25 C) 1,50 D) 1,75

29.

Certo dia Luís é informado de que o aluguel da casa onde mora sofrerá um aumento de 8% sobre o valor de hoje que é R$ 900,00. Isso significa dizer que o valor do aluguel passará a ser, depois do aumento, igual a:

(6)

30.

Uma escada de 4 m de comprimento está apoiada no chão num ponto A e na parede num ponto B como representa a figura a seguir.

A medida, em metros, da altura BC alcançada pela escada é igual a:

A) B) C) D)

31.

Um segmento de reta foi dividido em 5 partes iguais, conforme mostra a figura abaixo:

A letra P representa o seguinte número racional: A) – 2

B) – 4

C) 4

D) 8

32.

Dois pontos P e Q deslocam-se respectivamente sobre os gráficos das seguintes funções afins y = 2x – 3 e y = –5x + 4. Quando esses dois pontos estão sobre o eixo y no plano cartesiano, a distância entre eles é igual a: A) 7

B) 5 C) 4 D) 1

33.

Uma gratificação de N reais foi distribuída entre Alice, Márcia e Gabriel da seguinte maneira:

• Alice recebeu a metade de N;

• o restante foi dividido igualmente entre Márcia e Gabriel. Se Márcia recebeu R$ 735,00, o valor de N é igual a: A) R$ 2.105,00

B) R$ 2.205,00 C) R$ 2.900,00

34.

Numa aula de desenho, um aluno percebeu que o esquadro que manipulava tinha a forma de um triângulo retângulo. Um dos ângulos internos desse triângulo tem, em graus, a seguinte medida:

A) 180 B) 120 C) 95 D) 90

35.

A tabela abaixo mostra a quantidade de alunos de três turmas de uma escola:

TURMA A TURMA B TURMA C

22 30 40

O gráfico que melhor representa essa tabela é: A)

B)

C)

(7)

36.

Durante uma caminhada, Martha percorreu uma distância de 3,6 km. Essa distância, em m, equivale a: A) 0,36

B) 36 C) 360 D) 3.600

37.

Na figura a seguir, tem-se AB = 12 cm, AC = 8 cm e DE = 3 cm.

A medida do segmento CD, em cm, corresponde a: A) 1,0

B) 1,5 C) 2,0 D) 2,5

38.

Para brincar com seus alunos um professor corrigiu as provas e representou as notas com expressões numéricas. Na prova de um aluno, a nota estava representada pela expressão (–2+3).( –2)3 – (–15). Essa

nota corresponde ao seguinte valor: A) 7

B) 8 C) 9 D) 10

39.

Um quadrado de lado x metros e um retângulo de dimensões 4 metros e (x + 3) metros têm áreas iguais. O lado do quadrado, em metros, é igual a:

A) 5 B) 6 C) 7 D) 8

40.

Um professor de matemática escreveu, no quadro, a representação algébrica de quatro funções. Veja abaixo as funções escritas pelo professor:

A expressão que representa uma função exponencial é: A)

B) C) D)

(8)

Referências

Documentos relacionados

Segundos os dados analisados, os artigos sobre Contabilidade e Mercado de Capital, Educação e Pesquisa Contábil, Contabilidade Gerencial e Contabilidade Socioambiental

09:15 - 10:00 Aula híbrida sobre: Para os alunos presenciais: atividade prática – E-Class Não é necessário enviar atividade Dodgeball e Rouba-bandeira. Para os alunos

O objetivo deste experimento foi avaliar o efeito de doses de extrato hidroalcoólico de mudas de tomate cultivar Perinha, Lycopersicon esculentum M., sobre

Este estudo teve como objetivo examinar como se comportam estrategicamente as empresas da cidade de Getúlio Vargas/RS, frente ao problema empreendedor (mercado) e

These initiatives were designed to decrease the waiting time and to treat urgent cases that occurred on each occasion; eyecare services were provided every Saturday, in the period

de vermiculita tratadas com diferentes teores de cromo 65 Tabela 11 - Medidas do volume de oxigênio produzido com o tempo para amostras de.. verm-Cr 200meq em diferentes

Assim, este estudo evidenciou que não há uma correlação significativa entre o estresse oxidativo celular, as reações adversas apresentadas durante o

Cinco experimentos foram conduzidos em condições de laboratório para verificar a suscetibilidade das castas (operários e soldados) de Cornitermes cumulans a 12 isolados de