• Nenhum resultado encontrado

Área temática: Trabalho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Área temática: Trabalho"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul

IMPORTÂNCIA DO PROJETO GESTÃO, TRABALHO E RENDA E AS ATIVIDADES VOLTADAS AOS JOVENS RURAIS DA REGIÃO CENTRO

SUL DO PARANÁ, VINCULADO AO PROGRAMA UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS

Área temática: Trabalho

Coordenador da Ação de Extensão: ( Elieti Fátima de Goveia)

Elieti Fátima de Goveia (autor 1) Cristiane Carla Benin ( Autor 2) Charles Moretto (Autor 3)

Thiago Luiz Dos Santos Elias( Autor 4) Palavras-chave: CEDEJOR, Jovem Rural, Universidade.

Resumo:

O presente trabalho teve como característica uma análise e identificação das atividades a partir do projeto “Gestão,Trabalho e Renda”, focado nos jovens rurais,vinculados ao CEDEJOR a partir do Programa Universidade Sem Fronteiras. A Região Centro-Sul do Paraná possui a sua base agrícola, sustentada pela agricultura familiar. Neste aspecto, o jovem rural, anseia pela busca e diversificação de alternativa de renda em suas propriedades. Assim, o trabalho teve como objetivo geral oferecer orientações técnicas para a implantação de atividades produtivas, agrícolas e não-agrícolas, aos Jovens Rurais em suas propriedades, a partir dos trabalhos desenvolvidos pela equipe. A metodologia empregada, baseou-se em livros, relatórios dos bolsistas e saídas à campo. Os principais resultados observado pelos integrantes deste trabalho, foi que a partir das ações correlata ao projeto, não se caracterizou apenas com as orientações técnicas por parte dos bolsistas aos jovens assistidos no projeto, e sim houve uma troca de experiência entre ambos e o papel da Universidade nas comunidades que passa a ser de grande importância, por estar vivenciando a realidade na região e praticando atividades que visam contribuir e melhorar a vida de cada jovem assistido pelo projeto. Portanto, como resultado, foi possível observar que o jovem rural, apesar de seu vasto conhecimento com a atividade, necessita de apoio e orientação técnica por parte da Universidade para auxiliar em suas atividades. Sendo assim, a interpretação dos resultados foi desenvolvida de forma descritiva, como um todo.

(2)

Introdução

O projeto Gestão, Trabalho e Renda, foi desenvolvido em parceria com o CEDEJOR (Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural) e UNICENTRO, via Programa Universidade Sem Fronteiras, que surgiu das diretrizes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (SETI,considerado um dos maiores investimentos em termos de extensão,conhecido como:” a maior ação de extensão universitária em curso no Brasil” (PARANÁ, 2009), que prioriza os projetos em municípios e localidades que apresentem menor índice de desenvolvimento humano. Dentro deste aspecto, os trabalhos foram desenvolvidos a partir de visitas técnicas (saídas à campo) as propriedades dos jovens rurais, concentrados nos doze municípios da região Centro-Sul do Paraná, pertencentes ao Território e reconhecido oficialmente pelo Ministério do Desenvolvimento.Entretanto,10 municípios pertencem à AMCESPAR (Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná): Fernandes Pinheiro,Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati; Mallet, Prudentópolis, Rebouças e Rio Azul e outros 2 pertencentes a AMCG- Associação dos Municípios dos Campos Gerais: Ipiranga e Ivaí.

O Território Rural da Região Centro-Sul do Paraná, segundo Chrestani, Baniski, Rox ( 2010), está localizado na meso-região sudeste, do referido estado (Paraná tradicional), reconhecido no ano de 2005 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável (MDA, 2006).Constatou-se que a População do Território conta com um total de 220.346 habitantes (Brasil, 2007), sendo a população rural de 111.057 habitantes, e destes, 44.008 habitantes (20,11%) vivendo abaixo da linha da pobreza. A maior parte da população que vive em condição de miséria reside no meio rural (29.544 habitantes), o que corresponde a 7,13% do total de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza (PARANÁ, AMCESPAR s/d). Gonçalves e Silveira ( 2001)destaca ainda que:

Alguns dos municípios mais pobres do Paraná encontram-se no território Centro Sul, fato comprovado pelo IBGE (2003), que mostra que cerca de 20,21% da população residente nos municípios da AMCESPAR encontra-se abaixo da linha da pobreza, o que coloca a AMCESPAR na terceira pior posição nesse quesito, com uma percentagem de pessoas consideradas pobres menor apenas do que os municípios da AMOCENTRO e do Cantuquiriguaçu, de um total de 17 associações de municípios no estado. Entretanto, a economia da Região Centro-Sul do Paraná é pautada no setor de serviços, mas com grande destaque para a agropecuária. Para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (BRASIL, 2009b) a região é tipicamente agrária. É uma das regiões mais pobres e com o menor IDH do estado (BRASIL b, 2009). Neste aspecto, o projeto-Gestão, Trabalho e Renda para os jovens Rurais da Região Centro-Sul do Paraná, teve como objetivo dar assistência técnica e auxiliar os jovens rurais nos projetos implantados pelos mesmos em suas propriedades, na parte agrícola e não agrícola ( Turismo Rural), como também o desenvolvimento de oficinas nas áreas de Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental e Turismo.

O CEDEJOR, parceiro do projeto em questão, é considerado uma associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 2001 e reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e tem como missão contribuir

(3)

para a formação de jovens empreendedores […] através de iniciativas educacionais e da consolidação de parcerias interinstitucionais que promovam o desenvolvimento sustentável de territórios rurais (CEDEJOR, 2009).No CEDEJOR, os jovens elaboram um projeto para suas Unidades Familiares de Produção, que necessitam suporte tecnológico para implantação dos projetos propostos durante a formação no CEDEJOR,necessitando assim de apoio técnico por parte do projeto.Sendo assim, o projeto desenvolvido em conjunto com o CEDEJOR, via extensão da UNICENTRO, proporcionou uma complementação quanto as atividades realizadas em prol aos jovens, que buscam ajuda quanto a informações e alternativa para melhorar questões voltadas as suas propriedades, nas áreas de Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Turismo e Geografia.

Metodologia

Para alcançar os objetivos propostos, buscou-se a interação entre o trabalho a partir do papel da Universidade junto ao projeto, priorizando o atendimento aos jovens rurais. Inicialmente reuniões entre bolsistas e jovens em formação para verificar as demandas por parte dos jovens e orientações em seus projetos. Após identificadas as demandas eram realizadas visitas às propriedades dos jovens interessados para identificação dos potenciais das propriedades, disponibilidade e busca de recursos para a execução. A discussão dos resultados e planejamento de atividades futuras eram realizadas em reuniões entre coordenadores, bolsistas e representantes do Cedejor.

Na primeira fase foram realizadas13 reuniões da equipe com a coordenadora do CEDEJOR, a fim de planejar calendário de atividades, como também o desenvolvimento de oficinas, elaboração de relatórios, confecção de resumos e artigos, definição de calendário de visitas às propriedades, discussão do andamento das atividades, entrega/apresentação de atividades propostas pela Coordenação. Houve 07 encontros com os jovens rurais em formação, para orientação na elaboração dos seus projetos, etapa fundamental da formação no CEDEJOR. Como atividades técnico- práticas concluiram-se 05 oficinas, dentre os temas abordados foram “Turismo no Meio Rural”, “Introdução aos Sistemas Agroflorestais”, “Viabilidades de um Projeto”, “Cooperativismo”; Organização e realização de um curso preparatório aos jovens rurais para curso de agroecologia, realização de curso sobre “Agroindústria” em parceria com outro projeto USF (Guarapuava-PR). As visitas realizadas às propriedades totalizaram 64 visitas com objetivos de levantar a infraestrutura disponível, capital humano, possíveis demandas dos jovens em relação aos seus projetos. Em auxilio a comercialização dos produtos produzidos por jovens rurais organizou-se 07 Feiras “Sabores e Saberes”. Concluiram-se 25 análise de projetos de jovens rurais, orientando-os e avaliando os jovens em suas bancas Os resultados do projeto e suas atividades foram expostos em congressos e seminários, dentre os quais Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, em Dourados-MS, III Encontro de Ciência e Tecnologia, em Maringá-PR, participação na Feira Regional de Economia Solidária e publicação de entrevista sobre o projeto no site do CEDEJOR.

(4)

Figura 1- Apresentação dos principais resultados do Projeto PGTR para jovens em formação e seus familiares.Fonte: Cristiane e Charles (2011).

Na segunda etapa foram desenvolvidas visitas periódicas às Unidades Familiares de Produção para orientação técnica das atividades em implantação as propriedades dos jovens já formados (ADR’s).Na terceira etapa ocorreram atividades de caráter técnico- prático, por meio de oficinas com temas identificados na primeira etapa, sendo nas áreas de Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Turismo e Nutrição. Complementando as oficinas, foram organizadas visitas técnicas, com intuito de aproximar os jovens de empreendimentos que apresentaram resultados viáveis, de modo a incentivá-los.

Conclusões

Os resultados obtidos pelo projeto “Gestão, Trabalho e Renda para os Jovens Rurais da Região Centro-Sul do Paraná” em parceria com o CEDEJOR , estão apresentados de acordo com as fases de renovação. Entretanto,os resultados de maior relevância foram a realização de proteções de nascentes e adensamento da mata ciliar, incentivo à recuperação de áreas com plantio de 300 mudas nativas numa propriedade em Prudentópolis .Na terceira fase, etapa da prorrogação, estão sendo desenvolvidas atividades voltados a Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental e Turismo, priorizando a finalização de atividades que estavam em andamento nas propriedades. Os resultados foram a entrega de relatório de inventário florestal, apresentando as principais opções de manejo do plantio de Eucalyptus, acompanhamento da proteção de nascentes, desenvolvimento do Sistema agroflorestal implantado em 2010, realização de análise de solo.

Para iniciar as atividades em 2011, divulgou-se à nova turma de jovens em formação no CEDEJOR e seus familiares, as atividades do projeto, expondo os objetivos, resultados e fotos das principais atividades do projeto. Falou-se também das parcerias entre o projeto, Universidade, CEDEJOR, tendo aprovação por parte das famílias que se mostraram interessadas em receber visitas do projeto e posteriormente desenvolver melhorias em suas propriedades.

Dessa forma, os trabalhos desenvolvidos por parte dos componentes do projeto“Gestão, Trabalho e Renda para os jovens rurais da Região Centro-Sul do Paraná” vem ao encontro com esta necessidade no sentido de contribuir para que estes vejam outras formas de atividades em suas propriedades, como alternativa viável para se fixarem no campo, proporcionando o desenvolvimento local, geração de emprego e renda, diversificação da economia e melhor qualidade de vida.

Conclui-se que o trabalho desenvolvido a partir das ações correlatas ao projeto, não se caracterizou apenas com as orientações técnicas por parte dos bolsistas aos jovens assistidos no projeto, e sim houve uma troca de experiência entre ambos e o papel da Universidade nas comunidades foi de fundamental importância. Portanto, desde a implantação do projeto, foi possível observar que o jovem rural, apesar de seu vasto conhecimento com a

(5)

atividade, necessita de apoio e orientação técnica a fim de melhorar suas atividades.

Referências

ASSIS, L. R; ROMEIRO, R. A. Agroecologia e Agricultura Familiar na Região Centro-Sul do Estado do Paraná. Revista de Economia e Sociologia Rural. Vol. 43. nº 1. Brasília, 2005. BRASIL, IBGE. 2001 dado do projeto.

BRASIL, IBGE. Senso populacional. 2007. In: BRASIL, MDA. Sistema de

Informações Territoriais. Disponível em:

http://sit.mda.gov.br/territorio.menu=territorio&base=1&informe=s. Acesso em; 27/04/2009.

BRASIL. MDA. Sistema de Informações Territoriais. 2009 b. Disponível em: http://sit.mda.gov.br/territorio.php?menu=territorio&base=1&informe=s . Acesso em: 27/04/2009.

CEDEJOR. Apresentação. Disponível em

http://www.cedejor.org.br/ctms/1/1/apresentacao. Acessado em 19/05/2010. CHRESTANI, Carlos Geovanni , BANISKI, Andréia Mabel, ROX, Wanessa, SIMON, Lucas BARREIROS, Reginaldo Ferreira. Estratégia de Desenvolvimento Regional e Sustentável: Análise Do Território Centro-Sul

Do Paraná. Disponível

<http://www.uepg.br/revistaconexao/revista/edicao04/14.pdf >. Acesso em 28 de abril de 2011.

GOVEIA, Elieti F. ,ZANINI, Jeverson, MACHADO, Patrícia Yumi Corrêa, MORAES, Carlos Miguel de. O Turismo como alternativa de renda para os jovens rurais da região Centro-Sul do Paraná. In:Encontro Paranaense de Pesquisadores em Hotelaria e Turismo – VII FITUR, Irati. Anais. Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO, 2009. 1 CD.

PARANÁ. AMCESPAR. Projetos: Apresentação da Região Centro-Sul. 2009 b. Disponível em: http://www.amcespar.org.br/ acesso em: 27/04/2009.

PARANÁ. SETI. Universidade Sem Fronteiras.2009.Disponível em: http://www.seti.pr.gov.br/modules/conteudo acesso em: 27/04/2009.

SENAR. Turismo no Meio Rural e Oportunidade de Negócios. Curitiba: Senar, 2003.

SERRANO, Rossana Maria Souto Maior.Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. Disponível < http://www.redivu.org/docs/publicaciones/souto_maior_dialogo_paulo_freire.pdf > acesso em 28 de abril de 2011.

(6)

Referências

Documentos relacionados

Para cada carteira modelada faz se testes sobre os resíduos da regressão para se verificar se as hipóteses de normalidade, de homocedasticidade e de ausência

Diante disso, a pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre o comportamento dos indicadores de desempenho empresarial (vendas/ação, lucro/ação, retorno

O valor relativo aos terrenos a ceder ao município para execução das infraestruturas enquadradas em encargos especiais, supra referido, cuja comparticipação é a atribuir

A inscrição do imóvel rural após este prazo implica na perda do direito de manter atividades agropecuárias em áreas rurais consolidadas em APP e Reserva Legal, obrigando

Por exemplo, as estruturas harmônicas gerais ao estilo da música modal são: as alturas delimitadas aos graus (notas) dos modos, os tipos de acordes dados por relações intervalares

As for climate action, and based on a survey conducted by WeWorld in 2021 in 23 EU countries, Italian youth display higher levels than the European average regarding

Este trabalho teve por objetivo conhecer as experiências e as formas de atuação dos Extensionistas Rurais do órgão oficial de Assistência Técnica e Extensão

Partindo de uma análise conceitual da política de territórios rurais – implementada no Brasil a partir de 2003 pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial