• Nenhum resultado encontrado

Oficinas de Educacão para a Cidadania

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Oficinas de Educacão para a Cidadania"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

APRESENTAÇÃO

Olá!

É K0M Mu174 Al3Gr14 Kw3 4 3Kw1p3 0P33 e N37H1c2 4Pr353n74 42 0F1c1N42 D3 3DuC4Çã0 P4R4 4 c1D4D4N14 D1G174l.*

Não entendeu nada? É porque a frase acima foi escrita em L33t (leet), uma linguagem que deriva da palavra “elite”, em inglês. Essa linguagem, também conhecida como eleet ou

leetspeak, é muito utilizada na internet, com uma escrita de caracteres do alfabeto latino,

crian-do um código totalmente novo por meio da combinação de letras e números. Existem dialetos derivados do próprio leet nas mais diversas comunidades on-line, de jogos, por exemplo, ou entre os hackers. Seu nome também é usado como adjetivo, significando “realização”.

Esse é apenas um exemplo dos pequenos mundos que existem no grande universo da in-ternet. Desde o seu surgimento, a web vem evoluindo e desafiando as relações sociais. Atual-mente, integrou-se tão fortemente à vida diária, migrando para os mais diferentes aparelhos, que cada vez mais pais e educadores enfrentam o dilema de como mediar adequadamente o contato de crianças e jovens com tanta informação e tecnologia.

Em meio a tantos likes, hashtags e outras palavras importadas do inglês, fotos instantâneas, compartilhamentos e páginas, as gerações que não nasceram acostumadas ao bombardeio tecnológico e ao ritmo frenético imposto precisam aprender como lidar com questões educa-cionais frente a uma geração que já nasce postando e curtindo. Todavia, as relações on-line não se distanciam em essência das relações da vida off-line.

É preciso lembrar que, do outro lado da tela, existe outra pessoa tão importante quanto você. As relações humanas nunca foram um tema fácil. A sociedade carece de orientação para as condutas na vida digital. Se muitas das transformações na era da internet são velozes, pas-sageiras e até mesmo superficiais, existem valores que nunca mudarão, para o próprio bem da sociedade. Visando unir evolução digital com educação fundamentada em questões essenciais para a convivência humana, como respeito, direitos, deveres, tolerância, paciência e união, foi que construímos nossas Oficinas de Educação para a Cidadania Digit@l.

Os avanços e novidades tecnológicas soam tão naturalmente às novas gerações que, mui-tas vezes, ensiná-las a manusear os dispositivos informáticos é desnecessário. No entanto, tais habilidades são inversamente proporcionais à capacidade de discernimento quanto ao seu uso ético, seguro e responsável. A tecnologia, quando bem empregada, traz resultados surpreen-dentes, da mesma forma, quando mal utilizada, pode gerar muito prejuízo. É importante que nossos jovens compreendam que a internet não é um fim, e sim um meio, e o resultado de seu uso dependerá da forma como foi utilizada: se para o bem ou para o mal.

Nossa proposta é trabalhar com discussões fundamentais sobre temas como cyberbullying, redes sociais, exposição excessiva, imagem social, atitude empreendedora no mundo digital,

peer-to-peer, phishing, sexting, detox digital, entre outros, lembrando sempre que uma pessoa

cidadã é aquela que forma laços sadios, harmoniosos, produtivos e felizes com os demais. Com afeto, @Equipe Oficinas de Educacão para a Cidadania Digit@l.

* Tradução da abertura em leet: “É com muita alegria que a equipe OPEE e Nethics apresenta as Oficinas de Educação para a Cidadania Digit@l”.

(2)

ESTRUTURA

A Coleção Educação para a Cidadania Digit@l é composta por 5 livros paradidáticos e 5 manuais de aplicação para o mediador. Dessa forma, o material é direcionado para:

Em todos os livros do aluno há:

 abertura contextualizando o conceito de cidadania;

 linha do tempo relacionada à evolução do universo tecnológico;

 sugestões de aplicativos, sites e filmes relacionados ao aprendizado, lazer e organização, entre outros.

Além disso, propomos um relaxamento ao final de cada aula, para que os alunos pratiquem a concentração, o foco e o autoconhecimento.

Já nos manuais do mediador, há orientações para aplicação das atividades, elencando:  conteúdos conceituais;

 conteúdos procedimentais;  conteúdos atitudinais;  estratégias;

 dicas para ir além.

ALUNOS

• 1 livro para 2º- e 3º- anos do Ensino Fundamental I • 1 livro para 4º- e 5º- anos do Ensino Fundamental I • 1 livro para 6º- e 7º- anos do Ensino Fundamental II • 1 livro para 8º- e 9º- anos do Ensino Fundamental II • 1 livro para 1ª-, 2ª- e 3ª- séries do Ensino Médio

MEDIADORES

• 1 manual para aplicação com alunos de 2º- e 3º- anos do Ensino Fundamental I • 1 manual para aplicação com alunos de 4º- e 5º- anos do Ensino Fundamental I • 1 manual para aplicação com alunos de 6º- e 7º- anos do Ensino Fundamental II • 1 manual para aplicação com alunos de 8º- e 9º- anos do Ensino Fundamental II • 1 manual para aplicação com alunos de 1ª-, 2ª- e 3ª- séries do Ensino Médio

(3)

2º- e 3º- anos do Ensino Fundamental I 4º- e 5º- anos do Ensino Fundamental I

6º- e 7º- anos do Ensino Fundamental II 8º- e 9º- anos do Ensino Fundamental II

1ª-, 2ª- e 3ª- séries do Ensino Médio Livro do Aluno Livro do Aluno Livro do Aluno Livro do Aluno Manual do Mediador Manual do Mediador Manual do Mediador Manual do Mediador Livro do

(4)

OBJETIVOS DA COLEÇÃO

O principal objetivo da Coleção é promover a cidadania digital. Por meio de atividades, reflexões e interações ao longo dos encontros, busca-se ampliar o repertório dos alunos sobre o universo digital, bem como aprofundar o debate sobre cidadania e atitudes que favoreçam uma boa convivência nas relações presenciais e digitais, colaborando também com a formação de projetos de vida sadios, eficazes e felizes.

• Quem ministra as aulas?

Um mediador. Pode ser um professor da própria instituição, de qualquer área de formação e que tenha envolvimento significativo com os temas abordados. Para o Ensino Fundamental, é importante haver o engajamento do mediador para ministrar aulas a crianças e, no caso do Ensino Médio, a jovens.

• Qual é a duração das aulas?

Cada livro apresenta atividades para serem trabalhadas em aproximadamente 10 aulas. Assim, a utilização da Coleção se dá como um projeto voltado à Educação para a Cidadania Digit@l. Indicam-se aulas com duração de cinquenta minutos a uma hora, semanalmente, o que significa que o projeto tem duração aproximada de três meses. O mesmo poderá ser redu-zido ou ampliado conforme as necessidades de cada instituição, de acordo com sugestões do manual do mediador.

• Como inserir a Coleção em sua instituição?

As aulas podem ser inseridas na grade curricular, como um projeto ligado a alguma matéria, por exemplo, nos cursos de Filosofia, Sociologia, Ética ou outros. A Coleção também pode ser oferecida como curso extracurricular, no contraturno ao horário das aulas regulares.

• Qual é a dinâmica das aulas?

Ao longo das atividades são sugeridos vídeos, sites, filmes e outras ferramentas tecnológi-cas e audiovisuais. Dessa maneira, é indicado que os encontros sejam feitos em locais de fácil acesso a computadores e internet, tornando as aulas mais dinâmicas, interativas e promovendo a prática do bom uso dos recursos digitais.

A Editora OPEE, com experiência voltada ao desenvolvimento de materiais ligados ao aprimoramento humano e projeto de vida, em parceria com a Nethics – Educação Digital, empresa dedicada à educação de crianças, jovens e adolescentes sobre o uso ético, responsável e seguro da Internet, desenvolveu a Coleção de Educação para a Cidadania Digit@l.

(5)

Equipe

envolvida

neste

trabalho

Leo Fraiman

Psicoterapeuta e educador

Tadeu Patané

Empresário e diretor administrativo

Laura Stoppa Jornalista Rony Vainzof Advogado e professor de Direito Digital Silvana Pepe

Bacharel em Letras e pedagoga

Mariana Gonçalo

Psicóloga

Renato Opice Blum

Advogado, economista e professor de Direito Digital

Mauricio Barreto Administrador de empresas e editor Patrícia Patané Empresária e psicóloga Alessandra Borelli Advogada Juliana Abrusio

Professora de Direito Digital e advogada

(6)

2º- E 3º- ANOS

ENSINO FUNDAMENTAL I

SUMÁRIO

Atividade 1 – Linha do tempo Atividade 2 – Complete as palavras Atividade 3 – Ligue as palavras Atividade 4 – Pinte os bons exemplos Atividade 5 – Tecnobecedário

Atividade 6 – Quem sou eu? Atividade 7 – Coração aberto Atividade 8 – Quadra de cidadania Atividade 9 – Aplicativos, supersites

e filmes

Atividade 10 – Momento final Atividade 11 – Relaxamento

(7)
(8)

SUMÁRIO

4º- E 5º- ANOS

ENSINO FUNDAMENTAL I

O que é cidadania?

Atividade 1 – Linha do tempo

Atividade 2 – Escolhendo boas atitudes

Atividade 3 – Redes sociais

Atividade 4 – Lapidando o caráter

Atividade 5 – Cidadania, do conceito à prática

Atividade 6 – Conexão realidade

Atividade 7 – Tecnologia com diversão

Atividade 8 – Aplicativos, supersites e filmes

Atividade 9 – Momento final

(9)
(10)

SUMÁRIO

6º- E 7º- ANOS

ENSINO FUNDAMENTAL II

O que é cidadania?

Atividade 1 – Linha do tempo

Atividade 2 – Meios de comunicação

Atividade 3 – Cidadania, do conceito à prática

Atividade 4 – Conexão realidade

Atividade 5 – O que é a violência?

Atividade 6 – Brincadeira, bullying e cyberbullying

Atividade 7 – Gente que inspira

Atividade 8 – Aplicativos, supersites e filmes

Atividade 9 – Momento final

(11)
(12)

SUMÁRIO

8º- E 9º- ANOS

ENSINO FUNDAMENTAL II

O que é cidadania?

Atividade 1 – Linha do tempo

Atividade 2 – Imagem social

Atividade 3 – Exposição pessoal

Atividade 4 – Gente que inspira

Atividade 5 – Detox digital

Atividade 6 – Edificando uma boa vida

Atividade 7 – Conexão realidade

Atividade 8 – Estilo de vida e violência

Atividade 9 – Aplicativos, supersites e filmes

Atividade 10 – Momento final

(13)
(14)

SUMÁRIO

1ª-, 2ª- e 3ª- SÉRIES

ENSINO MÉDIO

O que é cidadania?

Atividade 1 – Linha do tempo

Atividade 2 – Conexão realidade

Atividade 3 – Quizzes

Atividade 4 – Detox digital

Atividade 5 – História da vida real e virtual

Atividade 6 – Reputação, calúnia e difamação

Atividade 7 – Empregabilidade

Atividade 8 – Empreendedorismo

Atividade 9 – Aplicativos, supersites e filmes

Atividade 10 – Momento final

(15)
(16)

Referências

Documentos relacionados

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

In this study clay mineral assemblages, combined with other palaeoenvironmental data, were studied in a core recovered from the outer sector of the Ria de Vigo, a temperate

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Costa (2001) aduz que o Balanced Scorecard pode ser sumariado como um relatório único, contendo medidas de desempenho financeiro e não- financeiro nas quatro perspectivas de

Considerando que a maioria dos dirigentes destas entidades constituem-se de mão de obra voluntária e na maioria das vezes sem formação adequada para o processo de gestão e tendo

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se