• Nenhum resultado encontrado

Apresentação 4. Ação pela inclusão e cidadania plena das pessoas autistas. 5. Desinstitucionalização e fortalecimentos dos laços familiares.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apresentação 4. Ação pela inclusão e cidadania plena das pessoas autistas. 5. Desinstitucionalização e fortalecimentos dos laços familiares."

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2018/2019

(2)

Sumário

Apresentação 4

Ação pela inclusão e cidadania plena das pessoas autistas. 5 Desinstitucionalização e fortalecimentos dos laços familiares. 5

Respeito à diversidade humana. 5

Luta contra práticas abusivas e excludentes que afetam as pessoas com autismo. 5

Gestão democrática e participativa. 5

Histórico 5 Conscientização 8 Incidência política 10 Membros 15 Núcleos Estaduais 16 Diretoria 18 Mandato: 2017 – 2020 18 Diretoria Executiva: 18 Vice-presidências regionais: 19 Conselho Fiscal: 19

(3)

Apresentação

A Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (Abraça) é uma organização nacional de defesa dos direitos humanos das pessoas autistas. Foi criada em 2008 e congrega organizações, pessoas autistas, defensores de direitos humanos e familiares comprometidos em agir pela inclusão, desinstitucionalização, fortalecimento dos laços familiares, respeito à diversidade e contra as práticas abusivas e excludentes que afetam a vida das pessoas autistas e de suas famílias.

A missão da Abraça é:

“Promover e defender os Direitos Humanos das pessoas autistas

na perspectiva da Convenção dos Direitos das Pessoas com

Deficiência (CDPD).”

A Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas

(Abraça), desde sua fundação, em 2008, tem o protagonismo e a participação ativa

de pessoas autistas em sua diretoria, em seus processos decisórios, eventos e

campanhas. Nossa atual presidenta, Fernanda Santana, é uma mulher autista.

Desde 2016, realizamos diversos encontros organizados e protagonizados por

pessoas autistas, incluindo pessoas não oralizadas, com diferentes demandas de

suporte e contextos sociais.

A Abraça atua na incidência política pela inclusão das pessoas autistas, na

ampliação da consciência sobre direitos humanos das pessoas autistas, na garantia

de direitos e no acesso à justiça para pessoas autistas e na formação de agentes

sociais sobre a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD).

Foi estabelecido pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com

Deficiência (artigo 4.3) que as pessoas com deficiência, inclusive as crianças com

deficiência, têm direito a serem consultadas e participar dos processos de

elaboração das políticas públicas por meio de suas organizações representativas.

Segundo o Comentário Geral n. 7, do Comitê da ONU sobre os Direitos das

Pessoas com Deficiência, tais organizações são aquelas lideradas, dirigidas e

governadas por pessoas com deficiência, como acontece com a Abraça.

(4)

Os

valores e princípios estatutários da Abraça são:

Ação pela inclusão e cidadania plena das pessoas autistas.

Desinstitucionalização e fortalecimentos dos laços familiares.

Respeito à diversidade humana.

Luta contra práticas abusivas e excludentes que afetam as

pessoas com autismo.

Gestão democrática e participativa.

Histórico

Desde sua fundação, a Abraça se destacou na luta por inclusão e direitos humanos das pessoas autistas em diversos campos. Houve a atuação direta na formulação da Lei 12.764/2012 – que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e na mobilização na luta pelos vetos presidenciais aos artigos que isentavam de punição os dirigentes escolares que discriminam pessoas autistas, além da participação na elaboração do decreto que regulamentou a Lei.

3ª Oficina de Capacitação e Fortalecimento das Organizações de Defesa de Direitos das Pessoas com Autismo - 30 e 31 de outubro de 2014 - Porto Alegre-RS

Entre 2014 e 2015, a Abraça realizou oficinas de capacitação em direitos humanos das pessoas com deficiência para organizações de pessoas autistas nas cinco regiões do país, mais especificamente nas cidades de Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Manaus

(5)

e Goiânia.

Fernanda Santana falando sobre Direito da Pessoa com Deficiência ao Trabalho em evento paralelo à 34º sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU - Genebra

Ao longo dos anos, a Abraça fez diversas intervenções junto à Organização das Nações Unidas (ONU), tanto em Genebra quanto em Nova Iorque, oportunizando a incidência das pessoas autistas em fóruns internacionais de alto nível, como a Conferência dos Estados Partes da CDPD. Nessas ocasiões foram denunciados violações que pessoas autistas e com outras deficiências sofriam (e ainda sofrem) em todo o Brasil. Abraça também foi co-responsável pela elaboração do Relatório da Sociedade Civil para revisão Brasileira no Comitê das Nações Unidas Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, participando da incidência junto ao Comitê, em Genebra, em 2015.

Alexandre Mapurunga fala aos membros do Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência durante a revisão do Brasil, em 2015.

(6)

Na área da conscientização da sociedade, foram realizadas diversas campanhas sobre a inclusão, sobre a situação de violação de direitos que pessoas com deficiência ainda enfrentam no país e sobre a desmistificação de estereótipos ligados à pessoa autista e ao autismo.

Fotos diversas - Várias ações relacionadas às campanhas de conscientização da Abraça nas ruas A Abraça foi, ainda, ‘Amicus Curiae' junto ao STF – Supremo Tribunal Federal - na ADI – Ação Direta de Inconstitucionalidade -, número 5357, na qual defendeu e, o mais importante, comprovou a tese de que é inconstitucional negar matrícula e cobrar valores adicionais em função da deficiência.

Foto de encerramento do 1º EBA - 22 a 24 de setembro de 2016 - Fortaleza - CE

Em 2016 foi realizado o ‘1º Encontro Brasileiro de Pessoas Autistas (EBA)’ –

primeiro evento idealizado, organizado e protagonizado por pessoas autistas de

todo Brasil e do exterior. Uma ação inédita que deu voz e comprovou que as

pessoas autistas podem e são protagonistas de suas próprias histórias.

(7)

Conscientização

Todos os anos, a Associação Brasileira por Ação pelos Direitos das Pessoas Autistas (Abraça) escolhe um tema para atuar na conscientização da sociedade, a partir do marco do Dia Mundial do Autismo, em 2 de abril. São produzidos materiais informativos, um manifesto e ações por todo o Brasil, junto à mídia, ao poder público e à sociedade para promover o debate sobre o tema escolhido.

A escolha e a construção do tema, bem como de toda a campanha, é feita a partir da participação ativa e protagonista das próprias pessoas autistas. Todas as campanhas da Abraça podem ser acessadas em: https://abraca.net.br/categoria/campanhas/

Campanha de 2018: Sou autista e viver em comunidade é

direito meu!

Pessoas autistas enfrentam as barreiras sociais do preconceito, da discriminação, da falta de apoios e de adaptações que as impedem de viver e de participar de suas comunidades em igualdade de condições com as demais pessoas, além de enfrentarem dificuldades de ter pleno acesso aos serviços públicos que garantem direitos essenciais a todos os cidadãos, como educação, saúde, segurança social e lazer. Essas barreiras contribuem para que pessoas autistas estejam mais sujeitas à violência, à invisibilidade, ao abandono, à negligência e à segregação dentro de instituições totais de longa permanência.

A campanha teve como objetivo: i) gerar consciência sobre a temática da desinstitucionalização, buscando mostrar a situação precária e violenta que vivem as pessoas em instituições totais; ii) conscientizar sobre a importância dos processos de desinstitucionalização e das políticas que asseguram a inclusão na comunidade; iii) discutir sobre o direito de viver e de ser incluído em comunidades de pessoas autistas e com outras deficiências.

Mais sobre a Campanha 2018 pode ser encontrado em:

https://abraca.net.br/campanha2018/

(8)

Campanha de 2019: Autistar é Resistir! Identidade, cidadania e

participação.

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) quebrou diversas barreiras para o Movimento das Pessoas com Deficiência. A despeito disso, nós, pessoas autistas, ainda não temos nossa voz reconhecida como sujeitos políticos plenos de direitos. Para nós, o lema “Nada Sobre Nós Sem Nós” ainda não se tornou realidade. Nós, pessoas autistas, somos frequentemente excluídas dos processos decisórios e da participação pública, mesmo quando os temas em pauta são de nosso interesse ou afetam diretamente nossas vidas. Continuamos um dos grupos menos representados politicamente, seja por meio do movimento associativo da sociedade civil, seja na política partidária institucional.

A campanha denuncia a negação de direitos, o preconceito e a falta de apoio e aceitação por que passam as pessoas autistas, inclusive a falta de oportunidade de falar por si mesmas e de se auto-representarem politicamente. Como explica Fernanda Santana: “Quase sempre são pais e profissionais que são chamados a falar e estes, frequentemente, enxergam o autismo como um problema, não como parte da diversidade humana. Pessoas autistas raramente têm chance de falar por si mesmas e dizerem que o autismo é parte de sua identidade, nem quais são os problemas que enfrentam da sua perspectiva. Isso é muito sério.”

A campanha de 2019 foi resultado de 5 meses de discussões e de trabalho, incluindo pesquisa e levantamento de dados em grupos virtuais de apoio, oficinas virtuais e presenciais com pessoas autistas e uma série de reuniões do Grupo de Trabalho responsável por sua execução. Ela foi desenvolvida majoritariamente por pessoas autistas de todo o Brasil, de várias idades e contextos sociais, com base na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) e nos Comentários Gerais do Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

(9)

Incidência política

A Abraça atua em nível local, nacional e internacional incidindo junto ao poder público para que a legislação, as políticas públicas e as práticas sociais respeitem os direitos das pessoas autistas e de suas famílias, como base no que preceitua a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

A Abraça luta pelo protagonismo das próprias pessoas autistas e contra o capacitismo, que retira a dignidade das pessoas com deficiência.

Cumbre Global de Discapacidad 2019, Buenos Aires -

Argentina, de 6 a 8 de junho de 2019

A Abraça participou da organização e programação da Cúpula. Fernanda Santana e Alexandre Mapurunga representaram a organização com o apoio de Rita Louzeiro e de Sônia de Oliveira.

Audiência Pública na Câmara dos Deputados em alusão ao dia

do Orgulho Autista , Brasília-DF, 18 de junho de 2019

(10)

Amanda Paschoal, Ciel Souza, Fernanda Santana, Rita Louzeiro, Vitor Hugo Santos e William Silva, com o apoio de Alexandre Mapurunga e de Adriana Torres.

https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/ cdhm/noticias/autistar-ser-autista-e-resistir

I Seminário Internacional de Saúde Sexual Reprodutiva, HIV e

Pessoas com Deficiência (UNFPA), em parceria com o Centro

de Promoção da Saúde (CEDAPS), Rio de Janeiro, RJ, em

novembro de 2008.

Maria Bruna representando a Abraça no I Seminário Internacional de Saúde Sexual Reprodutiva, HIV e Pessoas com Deficiência (UNFPA), em parceria com o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS), Rio de Janeiro, RJ, em novembro de 2008. https://brazil.unfpa.org/pt-br/news/seminario-provoca-reflexoes-sobre-hiv-e-saude-sexual-de -pessoas-com-deficiencia

(11)

Quem O quê Onde Quando Classificação da Ação Fernanda

Santana Fala em Workshop sobre Educação inclusiva do African Disability Forum Niamey - Níger 29 e 30 de outubro de 2019 Formação Fernanda Santana Facilitação em Treinamento da IDA - Bridge CRPD-SDGs Module 1 Afrique de l’Ouest Niamey - Níger 2 a 8 de novembro de 2019 Formação Fernanda Santana Facilitação em Treinamento da IDA - Módulo A do Treinamento de Treinadores ​BRIDGE CRPD-SDG - Francês e Português Genebra - Suíça 8 a 15 de março de 2019 Formação Alexandre Mapurunga, Fernanda Santana, com o apoio de Rita Louzeiro e Sônia de Oliveira Cumbre Global de Discapacidad 2019 Buenos Aires - Argentina 6 a 8 de junho de 2019 Incidência Política Amanda Paschoal. Ciel Souza, Fernanda Santana, Rita Louzeiro, Vitor Hugo Santos e William Silva, com o apoio de Alexandre Mapurunga e Adriana Torres Audiência Pública na Câmara dos Deputados em alusão ao dia do Orgulho Autista (Autistic Pride Day)

Brasília-DF 18 de junho de 2019 Incidência Política Adriana Torres, Adrianna Reis, Alexandre Mapurunga, Amanda Paschoal, Andressa Batista, Ciel Souza, Natália Moneda, Renata Desenvolvimento da Campanha “Autistar é Resistir! Identidade, cidadania e participação” Brasil Outubro de 2018 a Abril de 2019, com lançamento em 2 de Abril de 2019 Conscientiza ção

(12)

Bonotto, Rita Louzeiro, Thiago Lima, William Silva, Maristela Lugon e Iara Assessú Nota da Abraça a respeito do PL 3803/2019 - contra a “Política Nacional para Educação Especial e Inclusiva, para atendimento às pessoas com Transtorno Mental, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Deficiência Intelectual e Deficiências Múltiplas” Brasil 05 de setembro de 2019 Incidência Política Rita Louzeiro, Amanda Paschoal e Alex Leitão Incidência no Congresso Brasília-DF Incidência Política

Nota sobre Coleta de Dados Desagregados, o Autismo e o Censo Brasil 02 de julho de 2019 Incidência Política Lucas Sampaio Maia Entrou no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará.

Brasil - Ceará Agosto 2019 - presente Incidência Política Alexandre Mapurunga e Sônia Oliveira Construção do Relatório sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável à luz da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência na América Latina.

Cochabamba

- Bolívia 9 de março - 13 de março de 2019 Incidência Política Renata Bonotto e Mariene Maciel Representação na Red Regional por la Educación Inclusiva – Latinoamérica (RREI Latinoamérica) América Latina 2019 Incidência Política

Dienuza Costa Roda de Conversa sobre o Filme “Longe

Rio Grande do Sul - Brasil

26/11/2019 Conscientiza ção

(13)

da Árvore: Pais e Filhos e a Busca da Identidade”

Rita Louzeiro Fundação da Rede In - Rede Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência Brasília-DF 3 de setembro de 2019 Incidência Política Dienuza Costa Representação na XIII RAM- REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DO MERCOSUL na mesa Militâncias Defiças: direito das pessoas com deficiência em tempos de neoliberalismo. Porto Alegre - RS 23 de julho de 2019 Formação Fernanda Santana e William Silva Participação da Abraça no Neurosarau de outubro de 2019 São Paulo-SP 6 de outubro de 2019 Conscientiza ção

Alex Leitão Confecção, com turmas de espanhol do Centro Interescolar de Línguas 01 de Brasília, de narrativas visuais contra o assédio a pessoas neurodiversas, com o tema “Autistar é resistir!”. Brasília-DF 17 de abril de 2019 Conscientiza ção

Alex Leitão Participação no congresso ABRALIN50

Maceió-AL 6 de maio de 2019

Formação

Dienuza Costa CinePET: "Tudo que quero" + Biofórum Entendendo o Espectro Autista" Sao Gabriel - RS 7 maio 2019 Conscientiza ção

Rita Louzeiro Seminário na Câmara dos Deputados sobre Comunicação Simples Brasilia-DF 26 de setembro de 2019 Incidência Política

Dienuza Costa Participação Radio Comunitária Local Falando sobre Abraça e divulgando o Filme Longe da Árvore. São Gabriel - RS 20 Novembro de 2019 Conscientiza ção

(14)

Fátima Dourado Participação em

audiência pública sobre uso de Fogos de artifício em Fortaleza Fortaleza-CE 28 de junho de 2019 Incidência Política Ciel Souza e Maria Bruna

XIV Semana do Direito - FD/UFC Fortaleza-CE 10 de maio de 2019 Formação Vários membros da Abraça Organização do Ciclo de Palestras - Neurodiversos, Casa da Esperança e Abraça, "Autismo, Resistência e Neurodiversidade" Fortaleza-CE 24 de abril de 2019 Formação Amanda Paschoal e Rita Louzeiro Falas no plenário da Câmara Federal na solenidade em homenagem ao dia do autismo Brasília-DF 2 de abril de 2019 Incidência Política

Maria Bruna II Oficina de

Comunicação Digital e Inclusiva para pessoas com deficiência Rio de Janeiro 25 e 26/9/2019 Formação Amanda Paschoal e Adrianna Reis

Dia do orgulho autista pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF

Brasilia DF 18/06/2019 Formação

Membros

A Abraça é composta de organizações e de indivíduos que aceitam declaradamente atuar conforme seus objetivos e princípios estatutários. Os indivíduos membros da Abraça constituem os Núcleos Estaduais, base local da organização com coordenação, pauta e incidência local.

Além dos Núcleos Estaduais, atualmente a organização dispõe de um núcleo congrega membros e membras da Abraça que migraram para a Europa.

Além da organização em Núcleos Estaduais, a Abraça possui dois setoriais com o intuito de visibilizar às pautas interseccionais de pessoas autistas negras e de pessoas autistas LGBTQIA+.

(15)

Núcleos Estaduais

Alagoas

Coordenação: Isa Laura Cabral de Omena Almeida E-mail do Núcleo: alagoas@abraca.net.br

E-mail da coordenadora:

associacaoamorperfeitoazul@gmail.com; isa.almeida@membros.abraca.net.br Telefone: (82)981612172

Amapá

Coordenação: Cristina Rodrigues Dias E-mail do Núcleo: amapa@abraca.net.br E-mail da coordenadora:

cristina.dias@membros.abraca.net.br; crisvic.vini@gmail.com Telefone: (96)991210872

Amazonas

Coordenação: Gabriela Repolho de Andrade E-mail do Núcleo: amazonas@abraca.net.br E-mail da coordenadora:

gabriela.andrade@membros.abraca.net.br; g.andrad777@gmail.com Telefone: (92)984570929

Bahia

Coordenação: Mariene Martins Maciel E-mail do Núcleo: bahia@abraca.net.br E-mail da coordenadora:

mariene.maciel@membros.abraca.net.br; marienemartinsmaciel@gmail.com Telefone: (71)999561736

Ceará

Coordenação: Lucas Sampaio Maia E-mail do Núcleo: ceara@abraca.net.br E-mail do coordenador:

lucas.sampaio@membros.abraca.net.br; lucassampaio662@gmail.com Telefone: (85)999223451

Distrito Federal

Coordenação: Rita de Cassia Louzeiro Barros E-mail do Núcleo: distritofederal@abraca.net.br E-mail da coordenadora:

rita.louzeiro@membros.abraca.net.br; ritalouzeiro@yahoo.com.br Telefone: (61)994002040

Espírito Santo

Coordenação: Maristela Lugon Arantes E-mail do Núcleo: espiritosanto@abraca.net.br

(16)

E-mail da coordenadora:

maristela.lugon@membros.abraca.net.br; marislugon@gmail.com Telefone: (27)999427990

Mato Grosso

Coordenação: Josiane Batista Soares

E-mail do Núcleo: matogrosso@abraca.net.br E-mail da coordenadora:

josiane.soares@membros.abraca.net.br; psi.josianeteajudo@outlook.com Telefone: (66)996325983

Mato Grosso do Sul

Coordenação: Annebelle Arcoíris Leblanc

E-mail do Núcleo: matogrossodosul@abraca.net.br E-mail da coordenadora:

annebelle.arcoiris@membros.abraca.net.br; anneski@outlook.com.br Telefone: (67)981511963

Minas Gerais

Coordenação: Aiko Cristina Mine Cavalcante E-mail do Núcleo: minasgerais@abraca.net.br E-mail da coordenadora:

aiko.mine@membros.abraca.net.br; aikomine2@gmail.com Telefone: (31)995643973

Paraná

Coordenação: Juliana Barbosa Ferrari E-mail do Núcleo: parana@abraca.net.br E-mail da coordenadora:

juliana.ferrari@membros.abraca.net.br; julianabferrari@gmail.com Telefone: (41)991415566

Pernambuco

Coordenação: Daniel Aley Lira

E-mail do Núcleo: matogrossoosul@abraca.net.br E-mail do coordenador:

daniel.aley@membros.abraca.net.br; danielaleylira@gmail.com Telefone: (81)998798171

Piauí

Coordenação: Ana Cândida Nunes Carvalho E-mail do Núcleo: piaui@abraca.net.br E-mail da coordenadora:

ana.carvalho@membros.abraca.net.br; anacncarvalhopi@gmail.com Telefone: (86)999866602

Rio de Janeiro

Coordenação: Thiago Lima de Souza

E-mail do Núcleo: riodejaneiro@abraca.net.br E-mail do coordenador:

(17)

thiago.lima@membros.abraca.net.br; tlsouza09@gmail.com Telefone: (21)991981770

Rio Grande do Sul

Coordenação: Dienuza da Silva Costa

E-mail do Núcleo: riograndedosul@abraca.net.br E-mail da coordenadora:

dienuza@membros.abraca.net.br; costabio2017@gmail.com; Telefone: (55)999200914

São Paulo

Coordenação: William de Jesus Silva E-mail do Núcleo: saopaulo@abraca.net.br E-mail do coordenador:

william.js@membros.abraca.net.br; william.silva@gestaopublica.etc.br; Telefone: (11)930367065

Tocantins

Coordenação: Meri Sandra

E-mail do Núcleo: tocantins@abraca.net.br E-mail da coordenadora:

meri.sandra@membros.abraca.net.br; mscnbarbosa@gmail.com; Telefone: (63)981175464

Fora do País: Europa

Coordenação: Ariana Carnielli Abranches Ramos E-mail do Núcleo: europal@abraca.net.br

E-mail da coordenadora: ariana.carnielli@membros.abraca.net.br; ariana.carnielli@gmail.com; Telefone: +33666203188

Diretoria

Mandato: 2017 – 2020

Diretoria Executiva:

● Presidenta: Fernanda Santana (PR)

● Secretário Geral: Alexandre Mapurunga (CE) ● Tesoureira: Flor Saldanha (CE)

● Diretoria de Assuntos Jurídicos: Maristela Lugon (ES) ● Diretoria de Comunicação: Meri Sandra (TO)

(18)

Vice-presidências regionais:

● Norte: Cristina Dias (AM) ● Nordeste: Mariene Maciel (BA) ● Sul: Renata Bonotto (RS) ● Sudeste: Maurício Moreira(MG)

Conselho Fiscal:

● Daniele Lima (CE) ● Janaina Almeida (AL) ● Artur Holanda (CE)

Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (Abraça)

Rua Francílio Dourado, 11, Sala 10, Bairro Água Fria, Fortaleza, Ceará, Brasil. CEP: 60813-660. Telefone: +55 (85) 991773563 | site: https://abraca.net.br/ | e-mail: contato@abraca.net.br

Referências

Documentos relacionados

dos tipos de ocupação e renda da população e famílias residentes no meio rural do estado do Rio Grande do Norte (RN), entre 2002 e 2009.. Para tanto, utiliza informações

Este material foi desenvolvido como produto técnico da Dissertação apresentada como pré-requisito para conclusão do Curso de Mestrado, do Programa de

final da grelha ficando o respectivo lugar obtido na grelha vazio.  Caso existam várias trocas será utilizado o melhor tempo dos treinos para ordenar estes pilotos no final da

Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 5.1, 5.2 e 5.3.: A Instituição conta com 34 pessoal não docente, com funções relacionadas com os ciclos

 Em 2014, assinalam-se os 70 anos do nascimento do cantor Artistas da nova geração da música portuguesa sobem ao Palco Mundo, no próximo dia 31 de maio, para

As proteínas derivadas da matriz do esmalte (PDME) é uma mistura de proteínas que tem como componente principal amelogenina e apresenta poder regenerador,

RESUMO: O presente Trabalho de Conclusão de Curso, cuja problemática central é verificar o que falta para os direitos das pessoas autistas serem efetivamente assegurados no

A CAIXA pode solicitar das empresas construtoras a realização de um ensaio de eficiência térmica e um ensaio destrutivo, em laboratório designado pelo INMETRO, numa