• Nenhum resultado encontrado

NCE/15/00177 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NCE/15/00177 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

NCE/15/00177 — Relatório final da CAE

-Novo ciclo de estudos

Caracterização do pedido

Perguntas A.1 a A.10

A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Coimbra

A.1.a. Outra(s) Instituição(ões) de Ensino Superior / Entidade(s) Instituidora(s): A.2. Unidade(s) orgânica(s) (faculdade, escola, Instituto, etc.):

Instituto Superior De Contabilidade E Administração De Coimbra A.3. Designação do ciclo de estudos:

Marketing e Negócios Internacionais A.4. Grau:

Mestre

A.5. Área científica predominante do ciclo de estudos: Ciências Empresariais

A.6.1 Classificação da área principal do ciclo de estudos (3 algarismos), de acordo com a Portaria n.º 256/2005, de 16 de Março (CNAEF):

342

A.6.2 Classificação da área secundária do ciclo de estudos (3 algarismos), de acordo com a Portaria n.º 256/2005, de 16 de Março (CNAEF), se aplicável:

345

A.6.3 Classificação de outra área secundária do ciclo de estudos (3 algarismos), de acordo com a Portaria n.º 256/2005, de 16 de Março (CNAEF), se aplicável:

<sem resposta>

A.7. Número de créditos ECTS necessário à obtenção do grau: 120

A.8. Duração do ciclo de estudos (art.º 3 DL-74/2006, de 26 de Março): 2 anos/4 semestres

A.9. Número de vagas proposto: 40

A.10. Condições específicas de ingresso:

O mestrado em marketing e negócios internacionais foi projetado para se poder integrar numa formação do segundo ciclo em Marketing e Negócios Internacionais no seguimento das licenciaturas em Marketing e Negócios Internacionais e de Gestão de Empresas - ramo de Marketing. Este

mestrado deverá fornecer uma sólida formação na área do marketing e negócios internacionais. Poderão frequentar o mestrado os titulares de licenciaturas de outras áreas, que não possuam conhecimentos sólidos de marketing e gestão Comercial. Para permitir a frequência do curso a alunos sem formação base na área do marketing e gestão comercial, propõe-se a frequência de duas unidades curriculares opcionais, que visam dotar os futuros alunos do mestrado com os fundamentos de marketing e de gestão comercial, que serão ministradas no mês anterior ao início das aulas do mestrado.

(2)

1. Instrução do pedido

1.1.1. Deliberações dos órgãos que legal e estatutariamente foram ouvidos no processo de criação do ciclo de estudos:

Existem, são adequadas e cumprem os requisitos legais

1.1.2. Evidências que fundamentam a classificação de cumprimento assinalada:

Existem as deliberações do Presidente da instituição, baseado na lei e nos pareceres favoráveis dos Conselhos Técnico-Científico, Pedagógico e Consultivo da respectiva Unidade Orgânica.

1.2.1. Docente(s) responsável(eis) pela coordenação da implementação do ciclo de estudos: Foi indicado e tem o perfil adequado

1.2.2. Evidências que fundamentam a classificação de cumprimento assinalada:

São indicados dois responsáveis pelo ciclo de estudos. O primeiro é licenciado em economia

(Universidade de Coimbra, 1985), mestre em ciências empresariais (Universidade de Coimbra 1998) e doutor em gestão (Universidade de Coimbra, 2012). Está contratado a tempo integral. O segundo é licenciado em economia (Universidade do Porto, 1983) e doutor em marketing e econometria (RMIT University, Austrália, 2006). Está contratado a tempo integral.

2. Condições específicas de ingresso, estrutura curricular e plano de estudos.

2.1.1. Condições específicas de ingresso:

Existem, são adequadas e cumprem os requisitos legais

2.1.2. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinalada: Podem aceder ao ciclo de estudos os titulares de licenciaturas em marketing, negócios

internacionais e gestão de empresas (ramo de marketing) e os titulares de licenciaturas de outras áreas, sendo que nesses casos se propõe a frequência de duas Unidades Curriculares opcionais, para dotar os estudantes dos fundamentos de marketing e gestão comercial. Porém não identifica essas UC's opcionais, nem estabelece os seus objectivos e conteúdos programáticos. Não há referência à avaliação nem aos responsáveis dessas UC's.

2.2.1. Designação É adequada

2.2.2. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas.

A designação do ciclo de estudos é coerente com as áreas científicas propostas pela Instituição e com a área científica predominante - ciências empresariais (105 ECTS / 87,5 por cento do total). Os restantes ECTS estão distribuídos da seguinte forma: área científica de métodos quantitativos e sistemas de informação à gestão com 10 ECTS (8,3 por cento); e 5 ECTS (4,2 por cento) relativos a uma unidade de outra subárea científica das ciências empresariais, mas complementar deste domínio - finanças e recursos humanos.

2.3.1. Estrutura Curricular e Plano de Estudos:

Existem, são adequados e cumprem os requisitos legais

2.3.2. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinalada:

O ciclo de estudos é composto 120 ECTS distribuídos por quatro semestres, cada um com 30 ECTS. Os primeiros dois semestres são compostos por seis unidades curriculares (UC), cada uma com 5 ECTS. O terceiro e quarto semestres têm a UC de dissertação, projecto ou estágio.

3. Descrição e fundamentação dos objetivos, sua adequação ao projeto

educativo, científico e cultural da Instituição e unidades curriculares

3.1. Dos objectivos do ciclo de estudos

3.1.1. Foram formulados objectivos gerais para o ciclo de estudos: Sim

(3)

3.1.2. Foram definidos objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes:

Sim

3.1.3. O ciclo de estudos está inserido na estratégia institucional de oferta formativa face à missão da Instituição:

Sim

3.1.4. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 3.1.1, 3.1.2 e 3.1.3.:

Os objectivos gerais do ciclo de estudos são ministrar uma especialização no domínio do marketing e dos negócios internacionais e proporcionar conhecimentos multidisciplinares facilitadores de um melhor desempenho do profissional de marketing, num contexto empresarial, nacional e

internacional.

Para alcançar tais objectivos a aprendizagem centra-se num quadro teórico e aplicação das

tecnologias da informação e comunicação no contexto do marketing e dos negócios internacionais. Adicionalmente os estudantes devem ser capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos,

nomeadamente, num plano de internacionalização, definição de políticas de produto, de preço, distribuição e comunicação.

A Instituição procura formar profissionais qualificados na área das ciências empresariais, solicitadoria e da informática e este ciclo de estudos integra competências de outras áreas científicas da Instituição, na medida em que partilha UC's com outros ciclos de estudos. 3.1.5. Pontos Fortes:

Nada a acrescentar.

3.1.6. Recomendações de melhoria: Nada a acrescentar.

3.2. Adequação ao projecto educativo, científico e cultural da instituição

3.2.1. A Instituição definiu um projecto educativo, científico e cultural próprio: Sim

3.2.2. Os objectivos gerais definidos para o ciclo de estudos são compatíveis com o projecto educativo, científico e cultural da Instituição:

Sim

3.2.3. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 3.2.1 e 3.2.2.: É apresentado o processo de desenvolvimento da Instituição, com destaque para um ensino

teórico-prático adequado ao mercado de trabalho, à competitividade, centrado nas áreas da contabilidade, auditoria, gestão pública, gestão de empresas, marketing, negócios internacionais, secretariado, informática de gestão e solicitadoria, em regime diurno e pós-laboral. Ao longo dos anos desenvolveu pós-graduações, licenciaturas e mestrados na área das ciências empresariais. Nesta medida, o ciclo de estudos é compatível com o projecto educativo da Instituição, na medida em que aprofunda a área do marketing.

É referido, ainda, mas sem detalhar, que se está a desenvolver uma rede de parcerias com entidades externas, como sejam, municípios, entidades públicas, associações empresariais a fim de potenciar a aquisição de serviços a fornecer pela Instituição através de Centro de Investigação Aplicada.

3.2.4. Pontos Fortes:

Centra o projecto educativo numa área central - ciências empresariais - criando especializações por subárea científicas, na qual o presente ciclo de estudos se insere.

3.2.5. Recomendações de melhoria: Nada a acrescentar.

(4)

3.3. Da organização do ciclo de estudos

3.3.1. Os conteúdos programáticos de cada unidade curricular são coerentes com os respectivos objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências):

Sim

3.3.2. As metodologias de ensino (avaliação incluída) de cada unidade curricular são coerentes com os respectivos objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências):

Sim

3.3.3. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 3.3.1 e 3.3.2.: Em geral, os conteúdos programáticos das UC's são coerentes com os respectivos objectivos de aprendizagem e estão em consonância com as metodologias de ensino, na qual se inclui a avaliação. Nas metodologias é de referir uma componente expositiva (centrada nos conceitos teóricos) e outra componente de aplicação prática dirigida para o estudo de casos ou situações e discussão de artigos científicos sendo a avaliação suportada em trabalho ou projecto prático e em provas escrita

individual, com diferentes ponderações, consoante a UC.

Não há evidência da Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Dissertação, Projecto ou Estágio, nem do seu responsável.

3.3.4. Pontos Fortes: Nada a acrescentar.

3.3.5. Recomendações de melhoria:

A Instituição deve ponderar alargar o âmbito da UC de marketing de exportação de modo a contemplar outras formas de internacionalização e rever a designação, eventualmente para marketing internacional.

Elaborar a FUC de Dissertação, Projecto ou Estágio.

4. Recursos docentes

4.1. O corpo docente cumpre os requisitos legais (corpo docente próprio, academicamente qualificado e especializado na(s) área(s) fundamental(ais)):

Sim

4.2. A maioria dos docentes tem ligação estável à Instituição por um período superior a três anos. A Instituição mostra uma boa dinâmica de formação do seu pessoal docente:

Sim

4.3. Existe um procedimento de avaliação do desempenho do pessoal docente, de forma a garantir a necessária competência científica e pedagógica e a sua actualização:

Sim

4.4. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinalada em 4.1., 4.2. e 4.3: São indicados 11 docentes que correspondem a 10,25 ETI e a 10 a tempo integral (98%). Os

doutores são 9,25 ETI (90%) e o especialista é 1 (10%). Na área fundamental do ciclo de estudos os doutores são 6,25 ETI (61%) e os doutores e especialistas são 7,25 ETI (71%).

Os docentes do ciclo de estudos, em tempo integral, com ligação à Instituição por um período superior a três anos é de 100%.

O procedimento de avaliação do desempenho do pessoal docente da Instituição está regulado pelo despacho nº 9209/2010, de 28 de Maio, e tem em conta três componentes: pedagógica, científica e organizacional.

4.5. Pontos fortes:

Estabilidade do corpo docente. 4.6. Recomendações de melhoria:

(5)

Os docentes que cumprem os requisitos para se candidatarem ao título de especialista devem submeter-se a provas públicas para a obtenção do título.

5. Descrição e fundamentação de outros recursos humanos e

materiais

5.1. O ciclo de estudos dispõe de outros recursos humanos indispensáveis ao seu bom funcionamento: Sim

5.2. O ciclo de estudos dispõe das instalações físicas (espaços lectivos, bibliotecas, laboratórios, salas de computadores, etc.) necessárias ao cumprimento dos objectivos:

Sim

5.3. O ciclo de estudos dispõe dos equipamentos didácticos e científicos e dos materiais necessários ao cumprimento dos objectivos:

Sim

5.4. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 5.1, 5.2 e 5.3.: A Instituição conta com 34 pessoal não docente, com funções relacionadas com os ciclos de estudo em funcionamento, de apoio a docentes e estudantes, nomeadamente, serviços académicos,

gabinetes de informática, secretariado, relações internacionais, relações públicas e marketing, gabinete de estágios e saídas profissionais.

Em 2014, o pessoal não docente efectuou 16 acções de formação nas áreas de recursos humanos, gestão financeira, contabilidade e gestão académica.

A Instituição possui diversos espaços e infraestruturas e equipamentos, designadamente, salas de aula com diferentes áreas, salas de informática, anfiteatros e auditório, rede informática, biblioteca e B-on. Equipamentos são referenciados video projectores, impressoras e fotocopiadoras e quadros interactivos.

5.5. Pontos fortes: Nada a acrescentar.

5.6. Recomendações de melhoria: Nada a acrescentar.

6. Actividades de formação e investigação

6.1. Existe(m) centro(s) de investigação, em que os docentes desenvolvem a sua atividade científica, reconhecido(s) e com boa avaliação, na área predominante do ciclo de estudos:

Em parte

6.2. Existem publicações científicas do pessoal docente afecto ao ciclo de estudos, na área predominante do ciclo de estudos, em revistas internacionais com revisão por pares nos últimos cinco anos:

Em parte

6.3. Existem actividades científicas, tecnológicas, culturais e artísticas desenvolvidas na área do ciclo de estudos e integradas em projectos e/ou parcerias nacionais e internacionais:

Sim

6.4. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 6.1, 6.2 e 6.3.: São indicados seis centros de investigação mas maioritariamente em áreas de investigação que não a do ciclo de estudos. Estes centros encontram-se dispersos por um número elevado de instituições. É anexada listagem com várias referências científicas do corpo docente. De entre estas publicações, alguma possuem qualidade e encontram-se devidamente classificadas, mas mesmo estas não são na área do marketing internacional e/ou negócios internacionais.

(6)

Nada a acrescentar.

6.6. Recomendações de melhoria: Nada a acrescentar.

7. Actividades de desenvolvimento tecnológico, prestação de

serviços à comunidade e formação avançada

7.1. A oferta destas actividades corresponde às necessidades do mercado e à missão e objectivos da Instituição:

Sim

7.2. Evidências que fundamentam a classificação de cumprimento assinalada em 7.1.:

A Instituição procura acompanhar as exigências do mercado, pelo que tem desenvolvido ao longo do tempo pós-graduações, cursos intensivos, destinados a estudantes, empresários e quadros, nas áreas da contabilidade, gestão, vendas, direcção comercial, gestão bancária e seguradora, gestão de pequenas e médias empresas. A oferta formativa do 2º ciclo compreende 9 mestrados.

7.3. Pontos fortes:

Diversidade de acções de formação centradas nas ciências empresariais. 7.4. Recomendações de melhoria:

Nada a acrescentar.

8. Enquadramento na rede do ensino superior público

8.1. Os estudos apresentados (com base em dados do ME) mostram previsível empregabilidade dos formados por este ciclo de estudos:

Sim

8.2. Os dados de acesso (DGES) mostram o potencial do ciclo de estudos para atrair estudantes: Em parte

8.3. O novo ciclo de estudos será oferecido em colaboração com outras Instituições da região que leccionam ciclos de estudos similares:

Não

8.4. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 8.1, 8.2 e 8.3.: Segundo os dados do Ministério da Economia, a taxa de desempregados na área das ciências

empresariais é de 15%, sendo que a parte que é relativa à oferta formativa da Instituição é de 0,4%. Acresce que os desempregados com o grau de mestre são de 6%.

Segundo os dados da DGES, a Instituição têm preenchido as vagas no concurso nacional de acesso ao ensino superior, o que revela uma boa taxa de atracção.

O ciclo de estudos não é oferecido em parceria. 8.5. Pontos fortes:

Elevada taxa de empregabilidade e boa capacidade de atracção da Instituição. 8.6. Recomendações de melhoria:

Nada a acrescentar.

9. Fundamentação do número total de créditos ECTS do

novo ciclo de estudos

9.1. A atribuição do número total de unidades de crédito e a duração do ciclo de estudos estão justificadas de forma convincente:

Sim

(7)

Sim

9.3. Existe evidência de que a determinação das unidades de crédito foi feita após consulta aos docentes:

Sim

9.4. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 9.1, 9.2 e 9.3.: O ciclo de estudos é composto por 2 anos lectivos, repartidos por 4 semestres e conta com 120 ECTS. A Instituição dispõe de um regulamento de aplicação do sistema de créditos curriculares, sendo que a 1 ECTS correspondem 26,7 horas de trabalho do estudante.

Foi decidido que, em cada semestre, as diversas UC deviam exigir dos estudantes uma carga de trabalho equilibrada, pelo que cada docente procedeu à definição da carga de trabalho de modo a cumprir esse objectivo. Foram realizados inquéritos aos estudantes para aferir os ECTS.

As metodologias de trabalho e a avaliação das UC do ciclo de estudos tem por base a analogia possível com a experiência adquirida na definição de ECTS de outros ciclos de estudos em funcionamento.

9.5. Pontos fortes:

Procura ter em consideração a experiência acumulada em outros ciclos de estudos. 9.6. Recomendações de melhoria:

Nada a acrescentar.

10. Comparação com ciclos de estudos de Instituições de

referência no Espaço Europeu de Ensino Superior

10.1. O ciclo de estudos tem duração e estrutura semelhantes a ciclos de estudos de Instituições de referência do Espaço Europeu de Ensino Superior:

Em parte

10.2. O ciclo de estudos tem objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) análogos às de outros ciclos de estudos de Instituições de referência do Espaço Europeu de Ensino Superior:

Em parte

10.3. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 10.1 e 10.2.: São indicadas Instituições de referência no espaço europeu de ensino superior. Contudo, é feita referência a cursos dessas instituições do grau de licenciatura.

10.4. Pontos fortes: Nada a acrescentar.

10.5. Recomendações de melhoria:

Melhorar as comparações com cursos do mesmo grau de ensino, não limitando a comparação à simples identificação desses cursos. Alargar o âmbito geográfico da comparação para além do Reino Unido.

11. Estágios e períodos de formação em serviço

11.1. Existem locais de estágio e/ou formação em serviço: Sim

11.2. São indicados recursos próprios da Instituição para acompanhar os seus estudantes no período de estágio e/ou formação em serviço:

Sim

11.3. Existem mecanismos para assegurar a qualidade dos estágios e periodos de formação em serviço dos estudantes:

Sim

(8)

qualificações adequadas (para ciclos de estudos de formação de professores): Não

11.5. Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 11.1 a 11.4.: É apresentada listagem com as entidades protocoladas conducentes à atribuição de estágio, em número de 50, distribuídos por diversas regiões (Coimbra, Lisboa, Leiria, Aveiro, Porto, Braga, Espanha, Angola e São Tomé e Príncipe) e sectores de actividade económica (consultoria,

contabilidade, banca, desporto, águas, turismo, hospitais, indústria, auditoria, telecomunicações, materiais de construção e climatização, engenharia e municípios).

Em cada local de estágio, o estudante terá um supervisor que será aprovado pela comissão executiva / comissão de coordenação do mestrado. Adicionalmente o estudante terá, também, um orientador proposto pelas comissões referidas e aprovado em Conselho Técnico-Científico.

11.6. Pontos fortes:

Número elevado de estágios nos mais diversos sectores económicos e entidades. 11.7. Recomendações de melhoria:

Devem existir normas para a avaliação e selecção dos elementos das instituições de estágio.

Tratando-se de um 2º ciclo de estudos deve ser dada particular atenção às habilitações e ao perfil do orientador por parte da instituição de estágio.

12. Conclusões

12.1. Recomendação final:

O ciclo de estudos deve ser acreditado

12.2. Período de acreditação condicional, em anos (se aplicável): <sem resposta>

12.3. Condições (se aplicável): Não aplicável.

12.4. Fundamentação da recomendação:

Com base no pedido de acreditação, a Comissão de Avaliação Externa (CAE) recomenda que o ciclo de estudos seja acreditado condicionalmente.

Sem prejuízo das recomendações efectuadas neste relatório, verificou-se um adequado

enquadramento do ciclo de estudos, formulação do seus objectivos, e articulação com os conteúdos programáticos e métodos de avaliação.

Há evidência de recursos docentes e físicos para o funcionamento do ciclo de estudos. Há actividades de formação e outras iniciativas relevantes com potencial para a investigação. A

estratégia formativa institucional tem em consideração a comunidade em que está inserida, visando a integração dos jovens na vida activa e uma forte preocupação com a empregabilidade desta área do conhecimento.

A Comissão de Avaliação Externa leu atentamente a resposta da Instituição, em sede de pronúncia, à versão preliminar deste relatório. A Instituição mostra concordância genérica com o relatório

preliminar da CAE e fornece informação adicional sobre o ciclo de estudos. A CAE considera que as condições colocadas na versão preliminar deste relatório foram cumpridas em sede de pronúncia. Em conformidade, recomenda acreditar o ciclo de estudos.

Referências

Documentos relacionados

Para estabelecer os valores de referência de hemoglobinas por HPLC no Brasil, foram analisadas 482 amostras com Hb normais; 136 com Hb S em heterozigose; 106 com Hb S em

Desiste, após uma ou duas tentativas falhadas, de atingir os objetivos pretendidos e demonstra pouco interesse na atividade e não apresenta progressão relativamente

Neste trabalho, avaliou-se o termo de primeira ordem das séries de Molodenskii usando as seguintes abordagens: a solução dada pela série de Molodenskii; a solução

Aliado a isto, cabe ressaltar que a administração oral de leucina produz ligeiro e transitório aumento na concentração de insulina sérica, fato este que age

– de perdas de carga; (útil para ver quais os D preferenciais a alterar na verificação ao incêndio); recomenda-se que se altere os valores que vêm por defeito

Uma vídeo- aula assíncrona e uma síncrona para tirar dúvidas Teste semanal para fixação de conteúdo e aferição de frequência. Lista de exercícios; Vídeos e ou

Os alunos que participarem das aulas presenciais, realizarem as atividades de avaliação, elaboração da monografia e conseguirem a média exigida para aprovação, receberão o

Este estudo referencia a Inteligência Estratégica (IE), como uma das possibilidades, talvez a que mais ofereça ferramentas, para subsidiar a gestão educacional, pois