• Nenhum resultado encontrado

As diretrizes estatutárias da Comunidade de Cristo para gerenciar a igreja e lidar com conferências, incluindo a Conferência Mundial.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "As diretrizes estatutárias da Comunidade de Cristo para gerenciar a igreja e lidar com conferências, incluindo a Conferência Mundial."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Orientações parlamentares

Um dos propósitos da Conferência Mundial é tratar dos assuntos da igreja. Usando os

princípios de comum acordo, os participantes discutem questões importantes e decidem o que é essencial ao ministério contínuo da igreja. A seguir são itens úteis para o participante: • As diretrizes estatutárias da Comunidade de Cristo para gerenciar a igreja e lidar com conferências, incluindo a Conferência Mundial.

• As Regras de Ordem de Robert Recentemente Revisado “Robert’s Rules of Order Newly

Revised (11th Edition, published in 2011)” -Define procedimentos para discutir e decidir

legislação.

• Regimento, adotado em cada Conferência Mundial- procedimentos especiais especificamente para a Conferência Mundial.

• Um sistema de comunicações legislativo, que fornece uma maneira ordenada para os participantes discutirem questões e apresentarem propostas legislativas para a ação da Conferência Mundial.

Os participantes devem familiarizar-se com os princípios deste guia e os do Regimento para cumprir com suas responsabilidades de forma eficaz.

Princípios parlamentares

Os princípios básicos do procedimento parlamentar ajudam a fornecer o seguinte: 1. Justiça: Nenhuma pessoa ou ponto de vista deve ter uma vantagem decisiva ou desvantagem na abordagem de questões corretamente antes da Conferência Mundial. 2. Clareza: Os procedimentos utilizados pela Conferência devem ajudar a esclarecer as questões precisas em discussão e as propostas precisas a serem decididas em uma votação. 3. Eficiência: Dado o grande número de participantes e do tamanho da agenda, os princípios parlamentares devem ajudar o movimento da Conferência através da sua agenda em um eficiente, mas não excessivamente apressado, ritmo.

4. Proteção das opiniões minoritárias: A maioria decide a maioria dos problemas. No entanto, um voto de dois terços de aprovação é por vezes necessário. Por exemplo, as questões que afetam os direitos dos participantes (como debate de encerramento) ou que alteram os princípios básicos que regem a igreja (como alteração no Estatuto Social da Comunidade de Cristo).

A autoridade parlamentar para a Conferência Mundial é As Regras de Ordem de Robert Recentemente Revisado “Robert’s Rules of Order Newly Revised (11th Edition, published in 2011)”, exceto quando ele entra em conflito com os estatutos da igreja ou os Regimentos. As ações específicas são definidas mais adiante neste guia.

(2)

Debate e Moções Fazendo uma Moção.

Movendo um movimento Depois de ter proposto um movimento da cadeira vai pedir um segundo. Após a cadeira reconhece o segundo, você será reconhecido para falar com o seu movimento, se é discutível.

Emendas

Dê ao secretário da Conferência uma cópia escrita de qualquer proposta para alterar uma moção. Fazendo isso com antecedência ajuda a equipe de tradução e permite a projeção do texto em várias línguas. Isso ajuda a todos os participantes a compreenderem a sua ideia. No entanto, apresentar uma cópia escrita não garante que você vai ser reconhecido. É da responsabilidade do participante pedir a palavra.

Regras dos suplentes

Os participantes podem registar-se para se manifestar a favor ou contra uma proposta. A bancada normalmente irá alternar entre aqueles que desejam falar "a favor" e aqueles que desejam falar "contra".

Encerrando o Debate

Depois de dar tempo razoável para o debate, qualquer participante pode mover-se para encerrar o debate sobre a proposta atual. Se os participantes adotarem a moção para encerrar o debate, a questão então é votada sem uma discussão mais aprofundada. Tal moção vai prevalecer somente se pelo menos dois terços dos participantes votantes desejarem encerrar o debate.

Participação responsável

As sessões sobre assuntos efetivos da Conferência Mundial exigem cooperação dos

participantes. Flexibilidade, paciência e consideração pelos outros permitem que o processo legislativo seja executado sem problemas e seja justo para todos.

Os participantes não podem saber a sua posição específica na fila para falar. Para dar uma chance igual para cada participante que deseja falar, a fila é reorganizada aleatoriamente depois de cada orador ser reconhecido. O sistema de comunicações legislativo é projetado de forma que nenhum participante seja sistematicamente desfavorecido.

Vários participantes podem ser registrados para falar com uma proposta principal quando uma emenda é feita. Quando uma proposta de emenda é feita e apoiada, uma nova fila é aberta, e a bancada vai chamar as pessoas que estão registradas para falar sobre a emenda.

(3)

Os inscritos para falar sobre a moção principal permanecerão na fila de moção principal, a qual será restaurada, e deverá retornar a moção principal para mesa para mais um debate.

A bancada reconhece participantes para a finalidade a qual tenham se registado. Os

participantes reconhecidos por moções de precedência, tais como pontos de ordem, vão subir para o topo da fila. Os participantes não podem usar moções de precedência parlamentar para falar da substância de uma moção ou fazer perguntas retóricas.

O sistema de comunicações legislativo

A bancada recebe informações sobre os participantes que desejam obter a vez de falar através do sistema de comunicações legislativo. Este sistema informatizado transfere e coordena a informação ao oficiante presidente de cada púlpito. O sistema é projetado para ser ordenado e justo.

Como usar o Sistema de Comunicações Legislativo

• Familiarize-se com a lista de ações legislativas neste guia. Quando você deseja obter a vez de falar, escreva o seu número de distintivo no cartão de seus materiais de participante e o número da ação que você deseja falar a respeito antes de se aproximar do operador do púlpito. (Nota: Os números atribuídos a algumas ações parlamentares mudaram de Conferências Mundiais anteriores.)

• Tente antecipar o quando a ação você deseja tomar seria adequada. Então, enquanto coloca seu crachá de participante, se mova rapidamente para um púlpito. Você não pode registrar-se para falar sobre qualquer item até a bancada anunciar o item, e receber um segundo.

• Dê o cartão para o operador do púlpito, que irá inserir as informações no sistema.

Operadores do púlpito não podem dar conselhos parlamentares, e eles não podem dizer-lhe onde você está na fila.

• Se você tiver dúvidas sobre como o sistema de comunicações legislativo funciona e como usá-lo de forma eficaz, por favor, pergunte a um operador de púlpito, mas de preferência não durante uma sessão legislativa.

• Às vezes, um grande número de participantes tenta ter a palavra ao mesmo tempo. Porque a fila é reorganizada cada vez que uma nova pessoa é reconhecida a falar, você não vai saber quando (ou se) você será chamado para falar. Por favor, seja paciente enquanto espera. • Volte para o seu lugar até que a bancada te reconheça. Não bloqueie o corredor ou o acesso ao púlpito. Se a Conferência dispõe da questão que você levantou para falar a respeito antes de lhe ser reconhecido, você não vai ser chamado para falar.

(4)

• Se a ação que você deseja tomar tem prioridade parlamentar (como um ponto de ordem) o sistema irá alertar a bancada, mas você não será reconhecido até que o orador atual tenha terminado.

• Quando a bancada chama seu nome, fale diretamente no microfone. Comece dando o seu nome e jurisdição.

• O sistema normalmente fornece informações sobre o seu idioma principal para os tradutores e bancada.

As deliberações parlamentares em uma Assembleia Internacional

Esteja ciente de que quando você fala perante a assembleia, suas palavras são traduzidas simultaneamente. É muito importante que você fale claramente e lentamente. Isso permitirá que os tradutores acompanhem o que você está dizendo e vai dar a todos os participantes a oportunidade de compreender o seu ponto de vista. Por causa de limites de tempo para discursos, é tentador falar rapidamente, o tanto quanto possível. Se você fala muito rápido, a bancada irá interrompê-lo e pedir-lhe para falar mais devagar. É muito mais eficaz pensar cuidadosamente sobre como expressar seus pensamentos brevemente e claramente. Linguagem técnica, as referências específicas da cultura e humor não se traduzem bem. Se tradutores precisam explicar suas palavras além de traduzi-las, o seu discurso será menos eficaz.

Ações

parlamentares

Requer

Segundas Discutível Emendável Requer voto

Pode ser reconsiderado

1 Falam A FAVOR da proposta 2 Falam CONTRA a proposta 3 Corrigir as Minutas Use essa ação se você tiver que

corrigir as minutas

Não Não Não N/A Não

4 Fazer uma pergunta

Não Não Não N/A Não

5 Emenda (Mudar uma Moção) Isso muda a proposta a ser discutida pela Conferência. Certifique-se de indicar exatamente o que deve ser inserido, retirado, ou substituído com formulação exata. Ajuda se uma cópia escrita é arquivada com o secretário com antecedência.

Sim

Se aplicado a uma proposta

(5)

6 Consulte (Enviar a um comitê) Se a assembleia acredita que não tem informação suficiente, ou se muito tempo é necessário para refinar a proposta, pode ser encaminhado para um grupo específico para este trabalho. A moção a se consultar deve indicar claramente duas coisas:

a. A pessoa ou grupo a qual está se referindo; e

b. O que aquele grupo deve fazer: 1. Reportar em certo

tempo; 2. Atuar como lhe

aprouver dentro dos limites especificados; 3. Agir ou deixar de agir,

o que sentir ser mais sábio.

Sim aconselhamento Limitada a e detalhes de consulta

Sim Maioria Sim

7 Encerrar o debate

Isso interrompe o debate e solicita uma votação imediata. A bancada é justificada em regular fora de ordem até que uma diversidade de pontos de vista tenha sido bem expressa.

Quando a discussão começa a ser repetitiva, oferecer esta moção pode ser útil. Pode aplicar-se apenas a moção atual.

Sim Não Não 2/3 Sim

8 Objeto para consideração

Esta é adequada somente quando ele é observado que a discussão traria descrédito, vergonha ou divisão

injustificada à assembleia ou um membro. Se você está apenas em oposição a uma moção, o procedimento correto é falar contra ela e tentar derrota-la. Esta moção deve ser feita imediatamente após a proposta ter sido movido, destacada, e anunciada pela bancada, mas antes de qualquer debate começar.

Não Não Não 2/3 quando a Apenas

objeção é apoiada

9 Ponto de Ordem

Esta é própria se você acha que o assunto está progredindo em contrário a:

a. Regras parlamentares da conferência; b. Lei da Igreja;

c. Padrões normais de cortesia

Não Não Não Bancada

regula Não

10 Recurso

Se você acha que a bancada se pronunciou erroneamente sobre um ponto de ordem, você pode apelar para a Conferência. Esta é a única vez que a bancada tem o direito de falar em debate.

Sim aplicado a Se uma assunto discutível

(6)

11 Reconsiderar

Traz perante a assembleia uma moção que anteriormente foi executada. Pode ser movida apenas por uma pessoa que já votou no lado dominante. O segundo pode ter votado de qualquer maneira. Pode ser levantado apenas no mesmo dia ou no dia seguinte ao voto original.

Sim Mesmo

que o original

Não Maioria Não

12 Suspender as Regras

Se você acha que as regras parlamentares ou administrativas da Conferência interferem com o andamento do assunto, você pode mover-se para suspender as regras.

Exemplos disso podem ser mudar a hora da reunião, suspender a regra de suplentes, ou dar a uma pessoa honrada a vez de falar. O Estatuto ou lei da Igreja não podem ser suspensos

Sim Não Não 2/3 Não

13 Divisão da Questão

Se dois ou mais itens em uma moção podem ser aceitos ou rejeitados individualmente, esta moção pode ser usada. Se passar, a questão será votada por suas partes divisíveis, não como um todo.

Não Sim Não Sim Maioria

14 Fazer uma nomeação

Quando o espaço está aberto para nomeações, use esta opção para colocar um nome na nomeação.

(7)

Ação legislative

Referencia Rápida

Use estes números em seus

cartões legislativos.

1. Falar a favor

2.Falar contra

3.Corrigir as minutas

4.Fazer uma pergunta

5.Emenda (Mudar uma moção)

6.Consulta (Enviar ao Comitê)

7.Encerrar o Debate

8.Objeto para

Consideração

9.Ponto de Ordem

10.

Apelação

11.

Reconsiderar

12.

Suspender as Regras

13.

Divisão de uma Questão

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de