• Nenhum resultado encontrado

PROVA ESCRITA OBJETIVA 05/12/2016 RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM SAÚDE DO IDOSO FARMÁCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROVA ESCRITA OBJETIVA 05/12/2016 RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM SAÚDE DO IDOSO FARMÁCIA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PROVA ESCRITA OBJETIVA

05/12/2016

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM SAÚDE DO IDOSO

FARMÁCIA

Antes de iniciar a prova, leia atentamente as instruções abaixo:

1. A duração da prova, incluindo o tempo para a marcação do cartão de respostas, é de 2h. 2. Mantenha silêncio absoluto na sala durante a realização da prova.

3. Confira se o caderno está sem defeito e contém 25 questões.

4. Verifique se o seu número de inscrição e nome estão impressos corretamente no cartão de respostas e coloque sua assinatura no local destinado para isso.

5. Preenchimento do cartão de respostas:

- Preencha apenas uma resposta para cada questão, pois, para qualquer outra forma de preenchimento, a leitora anulará a questão;

- Preencha, totalmente, o espaço correspondente, conforme o modelo a seguir: - Utilize APENAS caneta esferográfica azul ou preta.

Atenção! Em hipótese alguma, haverá substituição do cartão de respostas, mesmo em caso de marcação incorreta!

6. Entregue, ao final, o cartão de respostas devidamente preenchido, SEM RASURAS, e o caderno de prova.

7. O caderno de questões será disponibilizado, após o encerramento da prova, no site www.ucpel.edu.br/residenciamultiprofissional.

8. Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que for surpreendido durante o período de realização de sua prova, comunicando-se com outro candidato ou utilizando aparelhos eletrônicos (telefone celular, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, etc.). 9. Por motivo de segurança, os procedimentos, a seguir, serão adotados:

- Após ser identificado, nenhum candidato poderá retirar-se da sala de prova sem autorização e acompanhamento da fiscalização;

- Não será permitido ao candidato retirar-se da sala antes de decorridos 30 minutos do início da prova;

- Os três últimos candidatos só poderão deixar o local de provas juntos.

Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.

Paulo Freire

(2)

2 Residência Multiprofissional – Prova Seletiva 2017

EIXO TRANSVERSAL

1. Sabe-se que há diferenças conceituais entre saúde coletiva e saúde pública, assim sendo, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA:

I. Saúde pública é a ciência de evitar doenças, prolongar a vida e desenvolver a saúde física e mental e a eficiência, através de esforços organizados da comunidade para o saneamento do meio ambiente, o controle de infecções na comunidade, a organização de serviços de saúde para o diagnóstico precoce e o tratamento preventivo de doenças;

II. Saúde Pública diz respeito apenas ao diagnóstico e tratamento de doenças, assegurando que o indivíduo tenha um padrão de vida que lhe assegure a manutenção da saúde.

III. Saúde coletiva surgiu para designar os novos conteúdos e projeções da disciplina que resultou do movimento sanitarista latino-americano e da corrente da reforma sanitária no Brasil.

IV. A prática da saúde coletiva requer do profissional uma atitude que vai além da observação, diagnóstico e prescrição de tratamento ao paciente, este como indivíduo isolado.

(A) I, II e III estão corretas; (B) I, II, e IV estão corretas; (C) II, III e IV estão corretas; (D) I, III e IV estão corretas; (E) Todas estão corretas.

2. No SUS, as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

(A) Universalidade, Equidade, Humanidade;

(B) Descentralização, Atendimento integral e Participação comunitária; (C) Descentralização, Hierarquização e Racionalidade;

(D) Equidade, Participação popular e Integridade;

(E) Participação comunitária, Relatividade e Integralidade.

3. Em uma Unidade Básica de Saúde, M.L.F., 72 anos, sexo feminino, foi diagnosticada com câncer de colo de útero. O médico forneceu uma guia de encaminhamento para serviço de maior complexidade, que forneceria o tratamento necessário para a usuária, sendo que na sua cidade este serviço só existe na rede privada conveniada ao SUS. Assinale a alternativa que apresenta o princípio do SUS priorizado.

(A) Universalidade (B) Igualdade (C) Equidade

(D) Descentralização (E) Atendimento Integral

(3)

4. A participação da população no controle dos serviços de saúde, prevista no Sistema Único de Saúde - SUS é viabilizada da seguinte maneira:

(A) Através dos conselhos municipais de saúde;

(B) Mobilização das comunidades por meio dos conselhos profissionais; (C) Integração dos serviços de saúde às necessidades dos gestores; (D) Participação das comunidades nas campanhas de saúde;

(E) Fazendo com que um representante da população seja chefe das unidades básicas de saúde.

5. O decreto 7.508 de 28 de junho de 2008, no artigo 9º, define como portas de entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os serviços:

(A) De atenção primária, de atenção de urgência e emergência, de atenção psicossocial e especiais de acesso aberto.

(B) De atenção primária, secundária e terciária.

(C) De atenção primária, de urgência e emergência e de atenção psicossocial. (D) De atenção primária, média e alta complexidade.

(E) De urgência e emergência, Unidades básicas e Ambulatórios.

6. A portaria interministerial nº 2.528/2006 dispõe sobre as ações e diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, diante destas afirmativas, marque a alternativa CORRETA:

I. Em 1999, a Portaria Ministerial nº 1.395 anuncia a Política Nacional de Saúde do Idoso, que determina que os órgãos e entidades do Ministério da Saúde promovam a elaboração ou a readequação de planos, projetos e atividades na conformidade das diretrizes e responsabilidades nela estabelecidas.

II. Em 2002, é proposta a organização e a implantação de Centros de Referência em Atenção à Saúde do Idoso, tendo como base as condições de gestão e a divisão de responsabilidades definida pela Norma Operacional de Assistência à Saúde (NOAS).

III. Em 2009, é aprovado e sancionado o Estatuto do Idoso, elaborado com intensa participação de entidades de defesa dos interesses dos idosos, ampliando a resposta do Estado e da sociedade às necessidades da população idosa.

IV. Em 2006, foi publicado, por meio da Portaria nº 399/GM, o documento das Diretrizes do Pacto pela Saúde. Neste documento, a saúde do idoso aparece como uma das seis prioridades pactuadas entre as três esferas de governo.

V. A finalidade primordial da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa é recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

(A) I, II e III estão corretas; (B) I, II, III e IV estão corretas; (C) III, IV e V estão corretas; (D) I, II, IV e V estão corretas; (E) Todas estão corretas.

(4)

4 Residência Multiprofissional – Prova Seletiva 2017

7. A equidade é um princípio fundamental do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse princípio pressupõe:

(A) Disponibilização de recursos de forma justa, de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

(B) Articulação de diferentes setores na resolução dos problemas no cotidiano da gestão.

(C) Atenção focada no indivíduo, família, comunidade e profissionais de saúde. (D) Transferência de responsabilidade de gestão para os municípios, atendendo

determinações legais.

(E) Nenhuma das afirmativas corresponde a este princípio.

8. A estruturação da Rede de Atenção à Saúde (RAS) é uma estratégia para superar a fragmentação da atenção e da gestão nas regiões de saúde e aperfeiçoar o funcionamento político-institucional do Sistema Único de Saúde (SUS), com vistas a assegurar ao usuário o conjunto de ações e serviços que necessita com efetividade e eficiência. Assim sendo, podemos afirmar:

I. A Rede de Atenção à Saúde é definida como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado;

II. O objetivo da RAS é promover a integração sistêmica, de ações e serviços de saúde com provisão de atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada, bem como incrementar o desempenho do Sistema, em termos de acesso, equidade, eficácia clínica e sanitária e eficiência econômica.

III. Fundamenta-se na compreensão da APS como segundo nível de atenção, enfatizando a função resolutiva dos cuidados secundários sobre os problemas mais comuns de saúde e a partir do qual se realiza e coordena o cuidado em todos os pontos de atenção.

(A) Apenas a alternativa I está correta.

(B) Apenas as alternativas I e II estão corretas. (C) Apenas as alternativas I e III estão corretas. (D) Apenas as alternativas II e III estão corretas; (E) Todas as alternativas estão corretas.

9. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde é apresentada pelo Ministério da Saúde como estratégia de reestruturação dos serviços, a partir da análise dos determinantes sociais e econômicos, mas, sobretudo, de valores e conceitos dos profissionais. Propõe transformar o profissional em sujeito, colocando-o no centro do processo ensino-aprendizagem. Assim sendo podemos afirmar que:

(A) As ações devem ser focadas na equipe multiprofissional de saúde;

(B) Seu objetivo principal é promover a transformação das práticas de saúde e reorganização dos processos de trabalho em equipe;

(C) Sua metodologia é fundamentada na resolução de problemas de saúde, no cotidiano dos serviços;

(D) Os resultados esperados são mudanças no cotidiano institucional, apropriação ativa do saber científico e fortalecimento das ações em equipe;

(5)

10. De acordo com a Portaria Nº. 2488 são fundamentos e diretrizes da Política Nacional da Atenção Básica:

I. Ter território adstrito;

II. Possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada aberta e preferencial da rede de atenção, acolhendo os usuários e promovendo a vinculação e corresponsabilização pela atenção às suas necessidades de saúde;

III. Adscrever os usuários e desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado;

IV. Estimular a participação dos usuários como forma de ampliar sua autonomia e capacidade na construção do cuidado à sua saúde e das pessoas e coletividades do território;

V. Coordenar a integralidade em seus vários aspectos, a saber: integração de ações programáticas e demanda espontânea; articulação das ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, vigilância à saúde, tratamento e reabilitação e manejo das diversas tecnologias de cuidado e de gestão necessárias a estes fins e à ampliação da autonomia dos usuários e coletividades;

(A) Apenas as alternativas I, II e III estão corretas. (B) Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas. (C) Apenas as alternativas II, III, IV e V estão corretas; (D) Apenas as alternativas I, III e V estão corretas; (E) Todas as alternativas estão corretas.

COMUM ESPECÍFICO

11. O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. A população idosa brasileira também tem crescido de forma muito rápida, e, dentro desse grupo, qual o segmento populacional que mais cresce nos últimos tempos?

(A) Idosos na faixa etária de 60- 65 anos (B) Idosos na faixa etária de 65- 70 anos (C) Idosos na faixa etária de 70-75 anos (D) Idosos na faixa etária de 75-80 anos (E) Idosos com 80 anos ou mais

12. Qual o maior determinante do envelhecimento populacional no Brasil? (A) O aumento dos níveis de fecundidade

(B) A redução da mortalidade infantil

(C) O efeito combinado da redução dos níveis da fecundidade e da mortalidade no Brasil

(D) O aumento dos níveis de fecundidade e a redução da mortalidade por todas as causas.

(6)

6 Residência Multiprofissional – Prova Seletiva 2017

13. Declínio cognitivo e quadros demenciais estão entre os problemas mais comuns que acometem os idosos. Assinale qual afirmativa não corresponde aos sinais e sintomas de um quadro demencial:

(A) Desorientação no tempo e espaço

(B) Dificuldade em falar ou esquecer o nome de objetos (anomia) (C) Alterações de humor ou comportamento

(D) Perda da memória para fatos antigos e preservação da memória recente (E) Alucinações visuais ou auditivas

14. A avaliação da pessoa idosa nos serviços de atenção básica tem por objetivo a avaliação global com ênfase em qual aspecto?

(A) Relação e apoio familiar (B) Funcionalidade

(C) Identificação de possíveis maus tratos

(D) Busca ativa de condições não relatadas pelo idoso (E) Risco de quedas e fraturas

15. As escalas de Atividades Básicas de Vida Diária (ABVDs) e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs) avaliam qual aspecto da saúde do idoso? (A) Capacidade funcional

(B) Risco de quedas (C) Depressão (D) Cognição (E) Suporte familiar

16. Instituída pelo Ministério da Saúde em 2003, a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS) foi formulada a partir da sistematização de experiências do chamado “SUS que dá certo”. No que se refere a Política Nacional de Humanização (PNH), podemos afirmar que:

I. Valoriza a dimensão subjetiva e social em todas as práticas do SUS, acolhe as diferenças e incentiva o protagonismo;

II. Trabalha os conflitos e a diversidade de idéias, raça, cor, interesses, sexo e grupos sociais;

III. Trabalha com sujeitos imaginários que se transformam, transformando as práticas.

IV. Tem como princípios a Inseparabilidade entre gestão e atenção, Autonomia e protagonismo dos sujeitos e a Transversalidade.

V. Inclui os diferentes atores e olhares que atravessam a instituição, ou seja: Gestores, usuários e trabalhadores.

(A) A alternativa III está incorreta (B) A alternativa I está incorreta

(C) As alternativas I e III estão incorretas (D) A alternativa IV está incorreta

(7)

17. De acordo com o Estatuto do Idoso, analise as afirmativas a seguir, e marque a alternativa CORRETA:

I. É obrigação exclusiva da sociedade assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais.

II. É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

III. O direito à liberdade compreende exclusivamente a faculdade de ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários; opinião e expressão; prática de esportes e de diversões e participação na vida familiar e comunitária.

IV. A assistência integral na modalidade de entidade de longa permanência será prestada quando verificada inexistência de grupo familiar, casa-lar, abandono ou carência de recursos financeiros próprios ou da família.

(A) I, II e III (B) I e III (C) II e III (D) I, II, III e IV (E) II e IV

18. Vera foi contratada para desempenhar o papel de cuidadora de Lionor, um senhor com 78 anos de idade. Lionor sofreu uma queda há 3 anos e apresenta dificuldades de locomoção. Ela procurou a Unidade Básica de Saúde buscando orientações, pois acredita que a família de Lionor está se apropriando da pensão do idoso, sem autorização do mesmo. Se esta situação fosse confirmada, ela poderia ser classificada como um caso de:

(A) Negligência

(B) Segregação Involuntária (C) Negligência social difusa (D) Abuso econômico

(8)

8 Residência Multiprofissional – Prova Seletiva 2017

19. As diversas definições de determinantes sociais de saúde (DSS) expressam, com maior ou menor nível de detalhe, o conceito muito generalizado de que as condições de vida e trabalho dos indivíduos e grupos da população estão relacionadas com sua situação de saúde. Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), quais são os fatores que compõem os DSS e que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de riscos na população? Marque a alternativa CORRETA:

(A) Fatores econômicos, culturais, étnico-raciais, geográficos e comportamentais. (B) Fatores sociais, políticos, psicológicos e comportamentais.

(C) Fatores sociais, econômicos, culturais, geográficos, étnico-raciais, psicológicos comportamentais.

(D) Fatores sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais, psicológicos e comportamentais.

(E) Fatores sociais, econômicos, culturais, psicológicos e comportamentais.

20. Com relação ao trabalho em equipe, estão corretas as sentenças:

I. A proposta do trabalho em equipe tem sido veiculada como estratégia para enfrentar o intenso processo de especialização da área da saúde. Este processo tende a aprofundar verticalmente o conhecimento e a intervenção em aspectos individualizados das necessidades de saúde, sem contemplar simultaneamente a articulação das ações e dos saberes. Sendo assim, o ideal é que o trabalho vivo em saúde fosse articulado de forma multiprofissional e interdisciplinar. II. O trabalho em equipe tem uma abordagem estritamente técnica, em que cada

área profissional é apreendido como conjunto de atribuições, tarefas ou atividades.

III. A noção de equipe multiprofissional é vista como uma realidade, uma vez que existem profissionais de diferentes áreas atuando conjuntamente, e a articulação dos trabalhos especializados não é problematizada.

IV. O trabalho em equipe multiprofissional consiste uma modalidade de trabalho coletivo que se configura na relação recíproca entre as múltiplas intervenções técnicas e a interação dos agentes das diferentes áreas profissionais.

(A) Somente as sentenças I, II e III estão corretas; (B) As sentenças I, II, e IV estão corretas;

(C) Somente as sentenças II, III e IV estão corretas; (D) Somente as sentenças I, III e IV estão corretas; (E) Todas as sentenças estão corretas.

(9)

ESPECÍFICO FARMÁCIA

21. Que via de administração tem maior probabilidade de submeter uma droga a um efeito de primeira passagem?

(A) Endovenosa (B) Inalação (C) Oral (D) Sublingual (E) Intramuscular

22. Os produtos das drogas possuem muitos tipos de nomes. Dos seguintes tipos de nomenclatura aplicados às drogas, a nomenclatura oficial e que se refere apenas àquela droga e não a um produto em particular é:

(A) Nome genérico. (B) O nome da marca. (C) O nome fantasia.

(D) A nomenclatura química. (E) Nomenclatura patenteada.

23. Em hospitais, a Comissão de Farmácia, Terapêutica e Seleção de Medicamento é multiprofissional e tem por objetivo:

(A) A seleção de fornecedores de produtos farmacêuticos e hospitalares em um sistema racional de compras.

(B) A auto-suficiência na produção dos medicamentos em um sistema racional de utilização de equipamentos.

(C) A garantia de uso de fármacos em seleção, distribuição e administração racionais.

(D) A garantia da qualidade dos medicamentos em seleção, armazenamento e conservação racionais.

(E) O desenvolvimento de insumos farmacêuticos em pesquisas clínicas na seleção racional de novos produtos.

24. A hidroclorotiazida, diurético do grupo das tiazidas, atua inibindo a reabsorção de sódio, cloreto e água, apresentado, como efeito adverso a:

(A) Hiperuricemia (B) Hipopotassemia (C) Hipocalemia (D) Hiperpotassemia (E) Hipercalcemia

(10)

10 Residência Multiprofissional – Prova Seletiva 2017

25. Os fármacos antiinflamatórios não esteróides possuem, como principal mecanismo de ação:

(A) Estimulação das cicloxigenases. (B) Inibição das ciclogenases.

(C) Inibiação das monoaminoxidases. (D) Estimulação das xantinas oxidases. (E) Estimulação das lipoxigenases.

(11)
(12)

12 Residência Multiprofissional – Prova Seletiva 2017

---(destaque aqui) ---

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM SAÚDE DO IDOSO

GABARITO RASCUNHO

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

* O gabarito estará disponível no endereço eletrônico http://www.ucpel.edu.br/residenciamultiprofissional e www.husfp.ucpel.edu.br, no dia 05/12/2016, a partir das 15h.

Referências

Documentos relacionados

Nacional de Desprecarização do Trabalho no SUS e do Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho e da Educação no SUS. As Regiões de

Os resultados apresentados nos 3 modelos indicam a rejeição da hipótese de que o nível de conservadorismo nas demonstrações contábeis das companhias brasileiras de

A espécie florestal Mimosa scabrella Benth., também conhecida por bracatinga, é uma árvore perenifólia pioneira, característica das regiões mais frias do sul do

Toda essa cultura cibernético-informacional é, de fato, incrivelmente cômoda, útil, funcional, sedutora, mas, ainda assim, afirmamos que mais informação circulando nas redes

Dedica-se ainda ao estudo das Cidades Criativas e do desenvolvimento sustentável por via do planeamento cultural, à formação em Comunicação e Marketing (Setepés / Fórum Dança)

A Tabela 4 apresenta a análise das variáveis de performance do estudo e corrobora para a teoria de trade-off, na medida em que as empresas com maior rentabilidade apresentam maior

( ) Em “mais informação circulando nas redes e mídias não significa de modo algum mais conhecimento assimilado, educação, cidada- nia” (2 o parágrafo), a forma

Foi possível levantar o percentual médio de resíduos gerados, equipamentos utilizados, a destinação dada para cada tipo de resíduos nas empresas, bem como a matéria prima