• Nenhum resultado encontrado

Projeto de alfabetização 3 Consciência das palavras e das frases

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto de alfabetização 3 Consciência das palavras e das frases"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Projeto de alfabetização 3 – Consciência das palavras e das frases

Apresentação da proposta

Fonte: iStock

O objetivo deste projeto é instigar as crianças a pensarem sobre a estrutura da língua portuguesa, conhecimento que facilitará a compreensão da lógica do sistema de escrita.

Pesquisas afirmam que as crianças geralmente já possuem uma consciência muito vaga das palavras e de sua natureza. Entretanto, elas se apropriam do conceito de palavra na medida em que faz uso delas, principalmente na escrita. No dicionário, encontramos a definição de que palavra é uma unidade linguística dotada de sentido, constituída por fonemas organizados numa determinada ordem, que pertence a uma (ou mais) categoria(s) sintática(s) e que, na escrita, é delimitada por espaços brancos. (Dicionário Porto Editora).

Já a frase é considerada como uma sequência de palavras, cadeias linguísticas pelas quais transmitimos nossos pensamentos. A presença ou ausência de significado de uma frase depende das palavras que ela venha a conter, bem como da ordem específica dessas palavras.

Para que a criança possa adquirir este conceito é importante apresentar a ela várias frases, de maneira simples, por exemplo, uma frase tem que contar alguma coisa e tem que dizer sobre quem ou o que está contando, exemplo: “Antônio tem uma camisa vermelha” é uma frase e “Camisa vermelha tem uma Antônio” não é considerado uma frase devido a sequência desordenada das palavras na sintaxe da língua portuguesa.

O verdadeiro reconhecimento da sintaxe e das regras que dão às frases sua clareza e coesão só poderá ser desenvolvido pela criança com o passar do tempo, aprendido por meio de experiências reais da leitura e da escrita.

A letra caixa alta

Sugere-se que o trabalho no início da alfabetização seja realizado, sempre que possível, com a letra de imprensa maiúscula. A percepção da letra caixa alta, maiúscula ou de forma é mais rápida e fácil do que da letra minúscula ou mesmo a cursiva, no entanto, é importante trabalhar com esta última, assim que a criança se habituar à primeira. Não há problemas se as duas formas

(2)

coexistirem por um tempo, porque, independentemente da letra, o que deve sempre estar em foco é a escrita. Pois mais importante do que a letra que a criança escolhe, é a compreensão da escrita como um ato de comunicação.

Organização do projeto

O projeto aqui proposto tem como objetivos principais:

 Introduzir a noção de que as frases são feitas de sequência de palavras;

 Reforçar a ideia de que as palavras são definidas por significado e que podem ser longas ou curtas, independentes do que significam.

Competência:

 Compreender a noção de que na língua portuguesa as frases são sequências de palavras ordenadas segundo a sintaxe e regras gramaticais.

Habilidade:

 Fortalecer a consciência do que são as palavras e seus significados.

Desenvolvimento das atividades

1) Levantamento de conhecimentos prévios e contextualização da temática

Educador, as atividades propostas nesta etapa podem ser utilizadas para uma avaliação diagnóstica, o que favorecerá suas intervenções ajudando cada criança avançar no processo de alfabetização.

Distribua para as crianças o texto com a parlenda a seguir. Explique a elas o que é o gênero textual parlenda:

“As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. São usadas por adultos também para embalar, entreter e distrair as crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. Muitas parlendas são antigas e, algumas delas, foram criadas, há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo”

(http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/parlendas.htm) Acesso em: 05/05/2015

1.1.Leia com bastante entusiasmo a parlenda e peça aos alunos que leiam com você muitas vezes.

(3)

NA MINHA CASA TEM UM GALO NA MINHA CASA TEM UMA GALINHA

NA MINHA CASA TEM UM PINTINHO O GALO CO-CÓ,

A GALINHA CÓ, O PINTINHO PIU O PINTINHO PIU O PINTINHO PIU...

(Fonte: Domínio popular)

1.2. Proponha às crianças que descubram, na parlenda, as palavras que diz quais são os animais que estão na casa e façam uma linha em volta de cada uma.

1.3.Distribua fichas com gravuras dos animais da parlenda. Os alunos deverão andar pela sala de aula emitindo o som do animal que está em sua ficha e procurar outros colegas que também estão fazendo o mesmo som. Eles formarão grupos de galos, de galinhas e pintinhos.

1.4.Peça às crianças que desenhem nos balões abaixo os animais de acordo com o som que emitem e escreva o nome de cada um, ao lado.

Có-có-có

(4)

Explique às crianças que o nome de cada animal é uma palavra.

1.5.Escreva na lousa uma frase formada por três palavras curtas, exemplo: A GALINHA CO.

Pergunte às crianças quantas palavras tem a frase.

Em seguida, escreva uma nova frase, agora com seis palavras: NA MINHA CASA TEM UMA GALINHA.

Oriente as crianças a compararem as duas frases: - Qual é a frase mais longa? Por que? - Quantas palavras tem em cada uma?

A

NA

GALINHA

MINHA

CASA

CO

TEM

UMA

GALINHA

Có-có-ri-có...

(5)

- Qual palavra é maior: CASA ou GALINHA? Por que?

Peça às crianças que falem frases curtas com palavras simples e escreva-as na lousa.

Desafie as crianças a dizerem quantas palavras há em cada frase. Mostre que as palavras, em uma frase, são separadas por pequenos espaços em branco. Mude as palavras na frase para que percebam que o sentindo muda, ou não dá para se entender, porque uma frase tem que contar alguma coisa e tem que dizer sobre quem ou o que está contando.

1.6. Letras, palavras e frases

Peça aos alunos que descubram, nos retângulos, as letras que formam os nomes dos desenhos e escrevam as palavras.

Oriente os alunos a escolherem um dos animais e escreverem uma frase sobre ele.

CO GALINHA A

CASA MINHA GALINHA NA TEM UMA

L G I L C V F A N O E U L R I H C V G A N E A U P I Z N R A T E I N H O

(6)

2) Problematizando o conteúdo

2.1.Professor, distribua para as crianças oito fichas ou quadrados de papel em branco. Cada ficha corresponderá a uma palavra.

Fale uma frase, exemplo: A GALINHA AMARELA TEM UM PINTINHO BRANCO.

As crianças deverão colocar o número de fichas da frase no chão, neste caso sobrará uma ficha, porque a frase tem apenas 7 palavras. É provável que os alunos apresentem dificuldades para decidir se os artigos (o, a) ou as preposições (de, com, em) podem ser considerados palavras, por terem poucas letras. Fique atento a esta provável dificuldade.

Variação: escreva em fichas palavras que formam uma frase. Embaralhe as fichas e as crianças

deverão colocar a frase em ordem.

2.2.Jogo: Qual é a maior palavra?

Para que as crianças abandonem a noção de que todas as palavras são formadas por apenas uma sílaba, propõe-se um jogo em que elas terão que decidir entre duas palavras qual é a mais longa, antes de vê-las escritas. Muitas vezes, as crianças têm problemas para saber qual palavra é a maior: joaninha ou boi, normalmente se apoiam no significado, tamanho do animal. Leia cada par de palavras do quadro e pergunte às crianças qual é a maior.

CAVALO JOANINHA AMBULÂNCIA CARRO AVE BORBOLETA MAÇA JABOTICABA BOI FORMIGA CASA CASINHA ELEFANTE GATO HIPOPÓTAMO ZEBRA LEÃO MOSQUITO

(7)

PARDAL PASSARINHO

MONTANHA MAR

SOL ESTRELINA

URSO CARANQUEJO

Em seguida, mostre-lhes os pares de palavras escritas para que possam comparar o tamanho da palavra, contando o número de letras, número de sílabas e não pensar no tamanho do objeto/animal que ela representa.

3) Desenvolvimento do conteúdo

3.1.Apresente o poema “É sempre era uma vez” escrito com letra caixa alta.

É SEMPRE ERA UMA VEZ...

ERA UMA VEZ UMA CACHORRINHA MUITO ALEGRE E ASSANHADINHA. ERA UMA VEZ UM TAL MARCELO

QUE SE ACHAVA MUITO BELO. ERA UMA VEZ UM TAL JOÃO QUE COMIA SORVETE COM FEIJÃO.

ERA UMA VEZ UM CACHORRÃO, ENJOADO, LATIDOR E FOLGADÃO.

ERA UMA VEZ UM PALHAÇO, QUE SÓ LEVAVA TOMBAÇO. ERA UMA VEZ UM SACRISTÃO, QUE TOCAVA SINO COM O DEDÃO.

ERA UMA VEZ UMA PROFESSORA, QUE TEIMAVA EM SER CANTORA. ERA UMA VEZ UM SAFADO PREFEITO,

QUE DIZIA: NÃO TENHO DEFEITO! ERA UMA VEZ UM MEU COLEGA, QUE LEVOU UMA BOA ESFREGA.

(8)

Cada aluno deverá ter seu texto para que possam acompanhar a leitura passando o dedo nas palavras que estão sendo lidas. Faça outras leituras junto com eles. Pergunte sobre as rimas: - Perceberam as palavras que terminam com o mesmo som?

- Quais são as palavras que rimam?

Peça que façam um círculo nas palavras que rimam e comparem as rimas falando o final das palavras.

3.2. Educador, proponha às crianças que observem o quadro para fazer o que se pede, utilizando o poema para facilitar.

Desenho

Palavra

Rima com

Final da

palavra

CACHORRINHA

ASSANHADINHA

NHA

3.3.Jogo de rimas do poema

Escreva cada verso do poema em fichas e distribua para os alunos. Eles deverão localizar no poema sua frase e se organizarem em uma fila, na ordem em que elas aparecem. O primeiro aluno deverá recitar o seu verso e o seu colega irá completar com o verso seguinte, e assim por diante.

1º colega

2º colega

ERA UMA VEZ UMA CACHORRINHA

(9)

Variação:

 Peça às crianças que recitem sua frase com as palavras fora da ordem, da direita para a esquerda, de trás para frente, exemplo: CACHORRINHA UMA VEZ ERA UMA. Questione-as: Deu para compreender?

 Outra forma de brincar com as rimas é a partir de uma palavra conhecida, descobrir novas rimas. Um colega fala uma palavra e o outro deverá falar outra que rima com ela.

3.4.Qual é a palavra que não combina na frase?

Para fazer este tipo de substituição é necessário que o aluno utilize o recurso da memória, identificando as palavras na frase. Para isso, leia a frase e a criança deverá recitá-la corretamente para depois retirar a palavra intrusa.

3.5.Jogo Lince

Educador, você poderá confeccionar o jogo junto com os estudantes. Para o tabuleiro poderão usar uma folha de papel cartão e recortar de revistas figuras para serem coladas. Para as cartelas utilize retalhos de papéis coloridos, escrito com os nomes das figuras do tabuleiro, conforme modelo abaixo.

Esse jogo pode ser jogado com no mínimo três jogadores, sendo que um ficará somente sorteando as palavras ou desenhos, dependendo do objetivo. Após o sorteio de uma palavra, que poderá ficar em uma caixa ou saquinho, ela será mostrada aos demais jogadores. Aquele que conseguir ler primeiro e encontrar a figura correspondente no tabuleiro, ganhará a cartela. Vencerá o jogador quem obtiver mais cartelas com palavras.

ERA UMA VEZ UM MARCELO QUE SE ACHAVA UM BELO MARTELO.

ERA UMA VEZ UM TAL JOÃO QUE COMIA SORVETE COM FEIJÃO E SABÃO.

ERA UMA VEZ UMA MALA QUE LEVAVA TOALHA, ROUPAS E MESA.

(10)

Fonte: Acervo do autor

4) Vivenciando e socializando

4.1. Jogo das adivinhas

Este jogo poderá ser jogado de várias maneiras. O objetivo é encontrar para cada adivinha a resposta que lhe cabe, dentre as quatro palavras do conjunto.

As palavras poderão ser substituídas por desenhos, caso as crianças ainda não dominem a leitura e a escrita.

O QUE É? O QUE É?

(11)

4.2. Varal de palavras

Buscando sempre atrair a atenção das crianças e fazendo com que a leitura seja uma tarefa divertida, confeccione um jogo de roupinhas no varal.

Materiais:

 Cordão;

 Pregadores de roupa;

 20 recortes de roupas do vestuário e 20 recortes de outros objetos;

 Folhas de jornal ou revista;

 Fichas com várias palavras escritas, nomes de roupas ou não. Estenda um varal na sala de aula.

Recorte 40 fichinhas.

Um segredo: somente 10 roupas podem ser estendidas no varal (com prendedores). As crianças devem descobrir o segredo, que será de acordo com o objetivo, exemplo: roupas de meninas, roupas coloridas, roupas que começam com R, etc.

Cada criança lê em voz alta a palavra escrita em sua roupinha e o você deverá dizer se vai ao varal ou não, de acordo com o objetivo ou critério que quiser.

5) Avaliando o conteúdo:

Educador, a avaliação deverá ser feita ao longo do desenvolvimento do projeto, procurando verificar se:

 O aluno lê buscando pistas no próprio texto, percebendo que as frases podem ter diferentes números de palavras, ao falar vocábulo por vocábulo;

 O aluno consegue verificar qual é a palavra maior e a menor da frase.

5.1.Leia o poema “Beto” várias vezes. Peça que as crianças leiam e circule a última palavra de cada estrofe: você, carrinhos, elefantes, tico-ticos. Oralmente, peça que falem outras palavras que possam substituí-las no poema e anote todas na lousa.

(12)

 Vamos mudar as palavras do texto?

Distribua uma cópia do texto para as crianças sem a última palavra no final de cada verso, para completarem com outras palavras. Dependendo do nível em que se encontra a turma, a palavra poderá ficar ou não entre parênteses.

SE VOCÊ QUER SABER,

BETO É UM GAROTO

IGUALZINHO A

(Marcelo)

BETO TEM PAPAGAIOS,

TEM BOLAS

E TEM (bicicleta)

BETO

SE VOCÊ QUER SABER,

BETO É UM GAROTO

IGUALZINHO A VOCÊ.

BETO TEM PAPAGAIOS,

TEM BOLAS

E TEM CARRINHOS.

BETO AMA ANIMAIS.

AMA OS MACACOS,

LEÕES, ONÇAS

E ELEFANTES.

BETO TAMBÉM AMA

PARDAIS E TICO-TICOS

Mary França Retirado do livro: Beto a toda cor. Editora Conquista, 1983.

(13)

BETO AMA ANIMAIS.

AMA OS MACACOS,

LEÕES, ONÇAS

E

(tigres)

BETO TAMBÉM AMA

PARDAIS E (andorinhas)

Outras sugestões de parlendas

Um, dois, feijão com arroz. Três, quatro, feijão no prato. Cinco, seis, chegou minha vez Sete, oito, comer biscoito Nove, dez, comer pastéis.

Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quanta tábua já serrou?

(Uma das crianças diz um número e as duas, sem soltarem as mãos, dão um giro completo com os braços, num movimento gracioso. Repetem os giros até completar o número dito por uma das crianças).

Um elefante incomoda muita gente...

Dois elefantes... incomodam, incomodam muita gente...

Três elefantes... incomodam, incomodam, incomodam muita gente...

Quatro elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais... (continua) Chuva, choveu Goteira pingou Pergunte ao papudo Se o papo molhou – Cala a boca!

– Cala a boca já morreu

Quem manda em você sou eu!

- Enganei um bobo... Na casca do ovo!

(14)

Fui à feira

Encontrei uma coruja Pisei no rabo dela

Ela me chamou de cara suja Bam ba la lão Senhor capitão, Espada na cinta, Ginete na mão.

Uma pulga na balança Deu um pulo

E foi a França

Era uma bruxa À meia-noite

Em um castelo mal-assombrado Com uma faca na mão

Passando manteiga no pão

A B C D

Meu burrinho sabe ler

Minha mãe mandou ir na escola Para ele aprender!

Chuva e Sol,

Casamento de espanhol Sol e chuva

Casamento de viúva

Tá com frio?

Toma banho no rio Tá com calor?

Toma banho de regador

(Fonte: Domínio Popular)

Referências:

PAMPLONA, Rosane; Nóbrega, Maria José. Salada, Saladinha - Parlendas - Série na Panela do Mingau. Editora: Moderna. São Paulo, 2005.

(15)

PRIETO, Heloisa. O Jogo da Parlenda. Editora: Companhia das Letrinhas. São Paulo, 2005. ROMERO, Silvio. Bão - Ba - La - Lão e Outras Parlendas. Editora: Scipione. São Paulo, 2005.

http://br.guiainfantil.com/adivinhacoes/136-adivinhacoes-para-brincar-com-as-criancas.html -

Acesso: 08/05/2015

http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/adivinhas.htm - Acesso: 08/05/2015

Fonte das imagens:

http://pixabay.com/pt/galo-galinha-fazenda-animais-311092/

http://pixabay.com/pt/galo-p%C3%A1ssaro-fazenda-animal-148501/

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste experimento foi avaliar o efeito de doses de extrato hidroalcoólico de mudas de tomate cultivar Perinha, Lycopersicon esculentum M., sobre

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

*-XXXX-(sobrenome) *-XXXX-MARTINEZ Sobrenome feito por qualquer sucursal a que se tenha acesso.. Uma reserva cancelada ainda possuirá os dados do cliente, porém, não terá

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de