• Nenhum resultado encontrado

LEGENDA. Retornar para Menu Principal. Cadastrar, Alterar e Excluir Grupo de Credores Exportar arquivo para TXT

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LEGENDA. Retornar para Menu Principal. Cadastrar, Alterar e Excluir Grupo de Credores Exportar arquivo para TXT"

Copied!
44
0
0

Texto

(1)
(2)

LEGENDA

Retornar para Menu Principal

Gravar Imprimir Pesquisar Excluir

Cadastrar, Alterar e Excluir Grupo de Credores Exportar arquivo para TXT

Adicionar Editar Cancelar Configuração Trocar mês Visualizar Mês anterior Próximo mês Preenchimento automático Gravar e Imprimir

Voltar Menu Anterior Confirmar

Importar acesso de outro usuário Alterar senha

(3)

www.samisistemas.com.br

Sumário

1. Cadastros ... 5

1.1. Cadastro de Assessores ... 5

1.2. Cadastro da Empresa ... 5

1.3. Cadastro de Bancos ... 8

1.4. Cadastro de Bairros ... 9

1.5. Cadastro de Regiões ... 10

1.6. Cadastro de Cidades ... 11

1.7. Cadastro de Credores ... 13

1.8. Cadastro de Tributos ... 15

1.9. Tabela de I.R.R.F... 18

1.10. Conversão de Moeda ... 19

1.11. Índices de Reajuste ... 19

1.12. Configuração de Etiquetas ... 21

1.13. Tabela de Dias Úteis ... 22

1.14. Cadastro de Mensagens ... 23

2. Bancos/ Prefeitura On-Line ... 25

2.1. Transferência Magnética I.P.T.U ... 25

2.2. Remessa de Proprietários ... 28

2.3. Liquidação Arquivo Retorno ... 30

3. Impressões ... 32

3.1. Emissão de Recibos Avulsos ... 32

3.2. Emissão de Recibos Jurídico ... 33

4. Procedimentos/ Transferências ... 34

4.1. Geração de Arquivo para Portais ... 34

4.2. Configuração e envio de SMS ... 35

(4)

4.4. Envio de E-mails Condomínio ... 37

5. Senhas ... 39

5.1. Cadastro de Novo Usuário ... 39

5.2. Definir Acesso do Usuário ... 40

5.3. Consulta Controle de Acessos ... 42

6. Backup ... 44

(5)

www.samisistemas.com.br

1

1

.

.

C

C

a

a

d

d

a

a

s

s

t

t

r

r

o

o

s

s

1.1. Cadastro de Assessores

Acesse o módulo DIVERSOS/ CADASTROS/ CADASTRO DE ASSESSORES. Este programa cadastra e altera a tabela de assessores da Administradora. Os assessores são pessoas encarregadas de uma determinada carteira de clientes. Estes clientes podem ser Proprietários ou Condomínios.

Para cadastrar um novo assessor, tecle ENTER para o sistema preencher automaticamente o próximo código disponível para cadastro. Preencha todos os campos solicitados.

Clique no botão para gravar o novo cadastro do assessor ou alterações. Para impressão de um relatório dos Assessores cadastrados, clique no botão .

1.2. Cadastro da Empresa

Acesse o módulo DIVERSOS/ CADASTROS/ CADASTRO DE EMPRESA.

Este programa cadastra e altera os dados sociais e configurações gerais da própria Administradora. Estas informações serão utilizadas por todos os módulos do SAMI.

(6)

Os dados aqui cadastrados são base para relatórios fiscais e não fiscais, dizem respeito a configurações diversas de caixa e demais módulos, devendo ser criteriosamente cadastrados.

Importante: para alterações no CPF/ CNPJ e na Razão Social da Empresa é necessário solicitar tal modificação à Equipe de Suporte Sami Sistemas.

Alguns Campos com Atenção Especial:

• Cód. na Tabela de Credores: destinado a informação do código da sua Administradora na tabela de credores deste módulo. O Sistema utiliza deste campo para identificar as administrações próprias, ou seja, os imóveis que possuem a sua locação e o condomínio do mesmo administrados pela sua Administradora.

• Cód. na Folha de Pagamento: a folha de pagamento da Administradora está inserida no Módulo comum de Folha de pagamento, junto com os Condomínios. Porém, somente pessoa com senha autorizada NO MÓDULO FOLHA DE PAGAMENTO poderá cadastrar, consultar ou alterar dados dos principais programas deste módulo. Para este fim, informe o Código no Cadastro de Empresas no Módulo Folha de Pagamento que está cadastrada sua ADMINISTRADORA.

(7)

www.samisistemas.com.br

• Cód. da Administradora no Sistema de Condomínios para:

• Contas a pagar: destinado a informação do código da Administradora no cadastro de Condomínios. A Administradora deverá ser cadastrada como um condomínio qualquer para efeitos de Contas a Pagar (provisionamentos). O Sistema identificará a Administradora no contas a pagar do Módulo de Caixa e efetuará os lançamentos contábeis gerados pelas baixas destes documentos na Contabilidade Geral da Empresa e não no conta corrente de condomínios, como ocorre com os mesmos.

• Receita Multa/Juros: informe neste campo o código da Administradora no Sistema de Condomínios usando os mesmos princípios do ítem acima, porém a finalidade é o recebimento de multas e juros neste prédio configurado daqueles prédios em que haja garantia de condomínio, mas a Administradora não quer ter o crédito na conta de Receitas na Contabilidade Geral, ficando assim estes lançamentos no diário auxiliar de condomínios.

• Possui vencimentos de aluguéis com base em dias úteis: esta opção disponibiliza a emissão dos recibos de cobrança dos aluguéis com vencimento em dias úteis. Esta configuração permitirá o usuário definir o campo "Tipo de Pagamento - Por Dia Útil" no Cadastro de Contratos correspondentes (Módulo Locação - Cadastros – Cadastro de Contratos). Caso a Administradora não utilize vencimentos de aluguéis com base em dias úteis não selecionar esta opção.

• Contrato por Mala Direta Locação no Balcão Novo: esta opção permite a Administradora gerar os contratos de locação integrados com a Mala Direta do programa Microsoft Word.

• Efetua integração de lanç. na Contabilidade Gerencial: esta opção lança paralelamente na contabilidade gerencial os lançamentos de condomínio e locação de forma sintética de forma automática em contas contábeis e históricos configurados no Módulo do Caixa na Contabilidade Gerencial da Administradora.

• Emite DOC de Condomínio individualizado (Proprietário/ Inquilino): marcando esta opção o sistema habilita a opção de emissão de dois doc’s no mês para a unidade do condomínio. Um doc com os eventos pagos pelo proprietário do imóvel e o outro com históricos pagos pelo inquilino, conforme configuração dos históricos padrões.

(8)

• Não mostrar no INIC painéis de Avisos/ Contatos: marcando esta opção o sistema não apresenta o Controle de Contatos no Programa de Inicialização do SAMI.

• Atualização Automática do Sistema: marcando esta opção o sistema atualizará automaticamente os módulos do sistema a cada acesso.

• Cadastro de FTP para envio de arquivo XML: configure estes campos caso a Administradora utilize o arquivo em formato XML para atualização dos dados da visitação virtual dos seus imóveis no seu site.

• Configurações para envio de e-mail direto: para envio de demonstrativos de proprietário e de doc’s de locação em formato PDF, configure neste campo os dados do e-mail da Administradora.

Importante: Caso não seja configurado nenhum e-mail da Administradora neste campo e não haja nenhuma informação cadastrada o sistema enviará quando confirmado o envio de recibos de inquilino e proprietário por e-mail, pelo Sendmail da Sami Sistemas.

Na aba Configurações de Imagens é possível salvar o logo da empresa que será utilizado nas telas, relatórios e boletos gerados pelo sistema. Clique no botão para localizar a imagem que será utilizada.

Importante: as imagens precisam serem previamente salvas com o formato e tamanho indicados pelo sistema.

Após informar os dados, clique sobre o botão para gravar os dados da Empresa.

1.3. Cadastro de Bancos

Acesse o módulo DIVERSOS/ CADASTROS/ CADASTRO DE BANCOS. Este programa cadastra e altera o cadastro dos bancos.

O cadastro de banco é utilizado no sistema para fins de pagamento de salários, emissões de recibos de aluguel e condomínio, contas próprias, etc.

(9)

www.samisistemas.com.br

Para cadastrar um novo banco tecle ENTER para o sistema preencher automaticamente o próximo código disponível para cadastro. Preencha todos os campos solicitados, conforme convenio firmado com o Banco.

Para acessar o cadastro de um banco já cadastrado, informe o respectivo código ou clique no botão para acessar o programa de busca de bancos.

Conforme o número nacional do banco informado alguns campos podem encontrar-se desabilitados para encontrar-seu preenchimento, preencha então somente os campos habilitados, pois os demais não são necessários para o cadastro deste banco em específico.

Clique no botão para gravar o novo cadastro do banco ou alterações. Para impressão de um relatório dos Bancos cadastrados, clique no botão .

Caso seja necessária a exclusão de um cadastro de um banco, selecione o cadastro e clique no botão .

1.4. Cadastro de Bairros

Acesse o módulo DIVERSOS/ CADASTROS/ CADASTRO DE BAIRROS.

Esta tabela cadastra os bairros utilizados nas pesquisas por região dos programas de visitação virtual de locação e venda, permitindo a inserção do mapa da zona cadastrada. Neste mapa será inserida a localização do imóvel nas pesquisas.

(10)

Para cadastrar um novo bairro, deixe o campo código em branco, cadastre o nome do bairro e clique no botão para que o Sistema preencha automaticamente o campo com o próximo código disponível para cadastro.

Para acessar o programa de busca de bairros por nome, clique sobre o botão ou tecle F2.

Para imprimir a relação de bairros cadastrados, clique no botão .

Havendo necessidade de excluir algum bairro cadastrado, clique no botão .

1.5. Cadastro de Regiões

Acesse o módulo DIVERSOS/ CADASTROS/ CADASTRO DE REGIÕES.

Esta tabela cadastra as Regiões utilizadas nas pesquisas por região dos programas de visitação virtual de locação e venda.

Tecle ENTER para que o Sistema preencha automaticamente o campo com o próximo código disponível para cadastro. Para acessar o programa de busca de regiões por nome, clique sobre o botão ou tecle F2.

No campo “Nome da Região” cadastre o nome para identificação da região criada. Exemplo: Zona Leste, Zona Sul.

No campo “Bairros Abrangidos” informe, se for o caso, os bairros que compreendem a região cadastrada.

(11)

www.samisistemas.com.br

Após informar os dados solicitados, clique sobre o botão para gravar. Para imprimir a relação das regiões cadastradas clique no botão .

Havendo necessidade de excluir alguma região cadastrada, clique no botão .

1.6. Cadastro de Cidades

Acesse o módulo DIVERSOS/ CADASTROS/ CADASTRO DE CIDADES.

Este programa destina-se ao cadastramento da tabela de cidades a serem utilizadas pelo sistema. Nos diversos cadastros, o sistema solicitará um código de cidade, e o mesmo deverá ser informado neste programa. Ex.: Endereço do Cadastro de Pessoas, Condômino, Fiador, Funcionário, etc.

(12)

Para cadastrar uma nova cidade, tecle ENTER para o sistema preencher automaticamente o próximo código disponível para cadastro. Preencha todos os campos solicitados.

Para acessar o cadastro de uma cidade já cadastrada, informe o respectivo código ou clique no botão para acessar o programa de busca de cidades.

Alguns Campos com Atenção Especial:

• Código do Município IBGE (RAIS): Informe neste campo o Código do Município para que o Sistema possa gerar magneticamente na Folha de Pagamento a RAIS da Administradora e dos Condomínios. Para acessar o programa de busca de códigos IBGE, conforme tabela determinada pelo Ministério do Trabalho, clique no botão .

• Código do Município p/DIMOB: Informe neste campo o Código do Município para DIMOB, de acordo com a tabela fornecida pela Receita Federal no programa DIMOB.

• Cidade para Pense Imóveis: Selecione no liste a cidade correspondente a cidade que está sendo cadastrada. Este campo torna-se obrigatório na utilização da integração com o Portal Pense Imóveis.

Atenção!

O SAMI já possui um cadastro predefinido de cidades de acordo com a UF de localização da sua empresa.

(13)

www.samisistemas.com.br

Clique no botão para gravar o novo cadastro da cidade ou alterações.

Para emissão de um relatório das cidades cadastradas, selecione a ordem de impressão desejada, Código ou Alfabética, e clique no botão .

1.7. Cadastro de Credores

Acesse o módulo DIVERSOS/ CADASTROS/ CADASTRO DE CREDORES.

Neste programa cadastra e altera as entidades que, de alguma forma, são credoras (Fornecedores) da Administradora. Outras Administradoras, Bancos, Empresas de manutenção, Seguradoras, Advogados, Administrações próprias, Empresas de Limpeza, Empresas de Fornecimento de Serviços (Telefonia, Energia...), Ferragens, etc...

Para cadastrar um novo credor, Tecle ENTER para que o Sistema preencha automaticamente o campo com o próximo código disponível para cadastro. Para busca de um código já cadastrado no Sistema, clique sobre o botão ou tecle F2.

Preencha os campos com os dados solicitados.

Selecione o Tipo de Credor:

• Banco: se o credor for uma Instituição Bancária.

• Administradora: se o credor for outra Administradora para pagamento de cotas condominiais de imóveis por ela administrada.

• Seguradora: campo destinado a Seguradoras, inclusive no que diz respeito a seguro fiança, onde no % Sobre Taxas: deve ser informado o percentual sobre os encargos

(14)

configurados como base para cálculo do seguro fiança e Cód. Prop. Seg. Fiança informe o código do proprietário conta analítica cadastrado para seguro fiança. Toda seguradora fiança deverá ter um cadastro de Proprietário correspondente para receber os créditos de reembolso de aluguéis pagos pelo locatário e já garantidos pela Seguradora, bem como o controle dos repasses a mesma.

• Própria: campo destinado aos prédios com auto-gestão.

• Credor: campo destinado a credores diversos que por ventura não se enquadrem nos demais específicos desta opção.

• Advogado: campo destinado para cadastro de Advogados credores e os advogados que administrem as causas judiciais da Imobiliária. No cadastro de contratos e unidades, caso as mesmas estejam em cobrança judicial ou extrajudicial através do advogado da Empresa, será informado o advogado da cobrança através do cadastro aqui criado.

Os credores cadastrados poderão ser classificados por grupos. Clique no botão para cadastrar, alterar ou excluir Grupo de Credores.

Para adicionar um novo grupo, clique no botão . Para alterar o nome de um grupo já cadastrado, clique no botão . Caso haja a necessidade de excluir um grupo, clique no botão .

Alguns Campos com Atenção Especial:

• Dados bancários para crédito em conta corrente: selecione o Banco em que o Credor possui conta bancária para depósito (Se o banco desejado não estiver relacionado

(15)

www.samisistemas.com.br

para seleção, será preciso cadastrá-lo no menu Cadastros/ Cadastro de Bancos), a Agência o Dígito e o número da Conta e Dígito correspondentes. Os dados bancários aqui informados serão utilizados para geração de arquivos de remessa de pagamentos através dos programas de contas a pagar.

• Tributos incididos: selecione os tributos que devem ser calculados no ato do pagamento ao Credor, para recolhimento das respectivas guias. O Sistema calculará os valores tributados, ao utilizar o cadastro do provisionamento para pagamento ao Credor, disponibilizando posteriormente a emissão das guias fiscais para recolhimento. Caso o tributo de incidência não esteja relacionado, é preciso cadastrá-lo através do menu Cadastros/ Cadastro de Tributos.

Após informar os dados, clique sobre o botão para gravar o cadastro do Credor. Para emitir um relatório dos credores cadastrados, selecione algumas opção de impressão no campo “Configurações para impressão do relatório” e clique sobre o botão . Para exportar este relatório gerado para o programa Microsoft Excel, clique no botão .

1.8. Cadastro de Tributos

Acesse o módulo DIVERSOS/ CADASTROS/ CADASTRO DE TRIBUTOS.

Neste programa cadastre todos os tributos a serem utilizados pelo sistema para cálculo e recolhimento de guias fiscais.

(16)

Para cadastrar um novo tributo tecle ENTER para que o sistema preencha o campo com o próximo código disponível.

Para alterar um tributo já cadastrado, selecione-o na relação abaixo (Caso já exista em cadastro).

No Campo “Busca por nome” digite as primeiras letras do nome do tributo a ser consultado. Na grade serão relacionados todos os tributos que possuem no nome as letras na sequência idêntica ao que foi informado neste campo.

Alguns Campos com Atenção Especial:

• Cód. Recolhimento: é determinado pelo órgão competente. Este campo é utilizado para emissão das guias fiscais (Ex.: IRRF: Órgão Competente: Secretária da Receita Federal).

• Percentual: informe neste campo o percentual de retenção do tributo cadastrado conforme determinação legal.

• Valor mínimo: o valor mínimo para recolhimento na guia fiscal, caso o tributo cadastrado possua esta determinação.

• Valor limite para isenção: o valor limite para isenção do tributo, ou seja, se o tributo cadastrado possui determinação de que deverá ser recolhido somente se o valor do serviço for superior a um valor pré-estabelecido.

• Tipo do vencimento:

• Mensal: selecione “Mensal” se o recolhimento do tributo ocorrerá mensalmente. • Semanal: selecione “Semanal” se o recolhimento do tributo ocorrerá semanalmente. • Quinzenal: selecione ”Quinzenal” se o recolhimento do tributo ocorrerá quinzenalmente.

• Dia de Vencimento: selecione neste campo o dia do vencimento do tributo cadastrado. Se o tipo do vencimento selecionado for Mensal, neste campo serão disponibilizados para seleção os dias 01 a 31. Se o tipo do vencimento selecionado for Semanal, serão disponibilizados os dias 01 a 05, onde:

(17)

www.samisistemas.com.br

02 = 2º dia útil da semana 03 = 3º dia útil da semana 04 = 4º dia útil da semana 05 = 5º dia útil da semana

Se o tipo de vencimento for quinzenal, serão disponibilizados os dias 01 a 06, onde:

01 = 1º dia da semana, Domingo. Este dia foi incluso para calcular o período quinzenal, onde a semana inicia no Domingo, não se utiliza para vencimentos.

02 = 1º dia útil da semana subsequente a quinzena 03 = 2º dia útil da semana subsequente a quinzena 04 = 3º dia útil da semana subsequente a quinzena 05 = 4º dia útil da semana subsequente a quinzena 06 = 5º dia útil da semana subsequente a quinzena

• Tipo de guia a imprimir: existem padronizados diversos tipos de guias para recolhimento de tributos, selecione a que deve ser impressa para o tributo cadastrado: • ISSQN: selecione esta opção se no ato da emissão de guias fiscais o tributo deve ser impresso no formulário pré-definido no Sistema como ISSQN.

• INSS: selecione esta opção se no ato da emissão de guias fiscais o tributo deve ser impresso no formulário pré-definido no Sistema como INSS.

• DARF: selecione esta opção se no ato da emissão de guias fiscais o tributo deve ser impresso no formulário pré-definido no Sistema como DARF.

• Incidência: selecione-a se o percentual deste tributo será aplicado sobre Material ou sobre Serviços. Isto para casos onde na Nota Fiscal é discriminado o valor total dos serviços e o valor total do material, exigindo que a incidência seja aplicada somente em um dos totais ou em ambos.

• Este tributo pode ser acumulado: se o valor calculado do tributo deve ser acumulado, caso não atinja o valor mínimo informado no respectivo campo.

Após informar todos os dados do tributo, clique sobre o botão para gravar os dados.

Para exclusão de um tributo já cadastrado, informe o código do mesmo e após clique sobre o botão .

(18)

1.9. Tabela de I.R.R.F.

Acesse o módulo DIVERSOS/ CADASTROS/ TABELA DE I.R.R.F.

Este programa destina-se ao cadastramento da tabela do Imposto de Renda na Fonte para fins de emissões da locação e da folha de pagamento.

Informe no Mês de Referência o mês da emissão dos recibos de Locatários, Proprietários ou de pagamento de salário. Note que não é o mês do vencimento ou do pagamento destes. Ex. Recibo com vencimento em 05/07/2015 terá como referência 06/2015.

A tabela de I.R.R.F. possui arquivo mensal. Para cadastrar a tabela de I.R.R.F. informe o próximo mês, será apresentado o botão para importação dos dados:

Efetue a Importação clicando no botão “Importar Tabela Mês Anterior” e salve a alteração.

Importante: O cadastramento correto desta tabela é essencial para o funcionamento do sistema! Consulte possíveis alterações da Tabela do Imposto de Renda (Nível, Limites, Alíquotas e Deduções) no site da Secretaria da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

(19)

www.samisistemas.com.br

1.10. Conversão de Moeda

Acesse o módulo DIVERSOS/ CADASTROS/ CONVERSÃO DE MOEDA.

Este programa é responsável pela conversão da moeda no ano informado. A implantação da tabela será de vital importância para o controle de inadimplência do Sistema de Condomínio e Locação no que se refere aos anos em que houveram a alteração de moeda e o Sistema automaticamente converteu os valores em atraso conforme divisão do mês em que ocorreu a modificação. Exemplo: Jul/1994 moeda URV = 2.750,00 (Fator de divisão).

Observe que se faz necessário informar, mesmo que não ocorra mudança de moeda, o valor da divisão e a sigla, o sistema hoje carrega ao usuário as informações da moeda corrente, somente havendo a necessidade de gravar o ano solicitado.

Após informar os dados solicitados, clique sobre o botão para gravar.

Para imprimir a listagem de conversão de moeda, clique no botão , informando o ano inicial e final de impressão.

1.11. Índices de Reajuste

Acesse o módulo DIVERSOS/ CADASTROS/ ÍNDICES DE REAJUSTE.

Este programa é responsável pelos reajustes de valores nos diversos módulos do Sistema, tais como reajuste de aluguel, correção monetária de inadimplência, etc. O seu

(20)

cadastramento é de vital importância, pois somente desta forma poderemos efetuar as devidas correções dos valores cadastrados.

Informe no campo “Mês de Referência” o mês e ano de referência para inclusão ou consulta da tabela de índice. Após a inserção do mês pressione a tecla TAB para que o sistema solicite as próximas informações.

Informe o Código do Índice do qual queira efetuar a inclusão, alteração ou consultar os valores já cadastrados. Para acessar o programa de índices já cadastrados, clique no botão ou tecle F2.

Caso queira cadastrar um índice novo tecle ENTER, para que o sistema busque o código livre para efetuar o devido cadastramento. Informe o Nome do Índice (IGPM, IGP...) e selecione uma das opções Residencial / Não Residencial / Ambos (se este índice será utilizado no reajuste de aluguéis para os contratos residenciais, não residenciais ou ambos) e clique no botão para cadastrar os percentuais dos índices, onde o campo Period.(1) é designado para correção mensal, e assim sucessivamente até o campo Period.(12) que é designado para correção anual.

Para trocar de mês, deve-se clicar no botão e depois digitar o novo mês e ano a consultar.

Após informar os dados solicitados, clique sobre o botão para gravar e para imprimir no botão , onde teremos a opção de imprimir a listagem somente com o nome dos índices ou além do nome as suas variações no mês ou no ano.

(21)

www.samisistemas.com.br

1.12. Configuração de Etiquetas

Acesse o módulo DIVERSOS/ CADASTROS/ CONFIGURAÇÃO DE ETIQUETAS. Este programa é responsável pela configuração das etiquetas utilizadas nos diversos módulos do Sistema. Tais configurações devem ser efetuadas mediante a impressora utilizada pela Empresa.

Número de etiquetas por carreiro: informe a quantidade de etiquetas por coluna (vertical).

Número de etiquetas por fileira: informe a quantidade de etiquetas por linha (horizontal).

Distância entre a margem esquerda da folha até: informe (em mm) a distância das etiquetas em relação à margem esquerda. Para conferir as margens correta posicione uma régua horizontalmente no início da folha e verificando as medidas, em milímetros, até o início da emissão de cada etiqueta, conforme numeração apresentada.

Distância entre a margem superior da folha e a borda superior da etiqueta (em mm): informe as margens das etiquetas, conforme medidas da etiqueta adquirida, posicionando uma régua verticalmente no início da folha e verificando as medidas, em milímetros, até o início da emissão de cada etiqueta, conforme numeração apresentada.

Para a melhor configuração das etiquetas, pode-se verificar na caixa da etiqueta adquirida, as margens que são utilizadas nos diversos processadores de texto ou com uma régua, verificar as margens das etiquetas.

(22)

1.13. Tabela de Dias Úteis

Acesse o módulo DIVERSOS/ CADASTROS/ TABELA DE DIAS ÚTEIS.

Este programa é responsável pela configuração dos dias úteis para o vencimento e liquidação dos recibos de cobrança, além das datas previstas para o pagamento de Proprietários.

Para configurar a Tabela de Dias Úteis, informe o mês de referência e tecle TAB. Será demonstrada em tela uma configuração padrão dos dias do mês, para cada dia normal, o dia útil do mês a que se refere. Caso ocorram feriados específicos, preencha manualmente o campo “Novo Dia” com o dia anterior, assim este dia não será computado como dia útil.

Deste modo o usuário poderá liquidar os recibos de cobrança sem consistências para o acréscimo de multas quando vencidos no fim de semana ou em feriados. Também serão configurados os dias disponíveis para o pagamento dos Proprietários (retirada da renda).

Caso seja necessário preencher novamente a Tabela com a configuração padrão clique sobre o botão para o sistema preencher automaticamente os dias úteis do mês de referência.

Para consultar a tabela do mês anterior ou posterior ao mês de referência, clique nos botões e .

Para salvar as alterações na Tabela Dias de Recebimentos/Pagamentos clique no botão .

(23)

www.samisistemas.com.br

Neste programa o usuário determinará os dias úteis para o vencimento dos recibos de cobrança dos aluguéis. Exemplo: Vencimento Antecipado, Postecipado e por Período por Dia Útil. Na tela de cadastramento dos dias úteis será apresentada a referência correspondente a cada dia configurado (1º Dia Útil, 5º Dia Útil, etc).

Este programa também é utilizado para o Sistema não gerar consistências como "Documento em Atraso, verifique valor da Multa", nos procedimentos de quitação de Recibos de Locatários ou Condôminos que tenham vencido no final de semana ou em feriados. Com este recurso o usuário não precisa responder estas consistências ou digitar informações desnecessárias, como por exemplo: Excluir os valores de multa calculados automaticamente pelo Sistema de Caixa no ato do recebimento.

A Tabela Dia de Recebimentos/Pagamentos também é utilizada para relacionar os Dias disponíveis para Pagamento de Proprietários, por exemplo: O Proprietário possui Dia de Recebimento de Aluguel pré-configurado para o Dia 11 (Sábado), com o preenchimento automático deste programa sua Renda estará disponível para retirada Dia 13 (Segunda-Feira), devidamente relacionada em seu Demonstrativo.

Para utilizar esta tabela deverá ser pré-selecionada a opção: Possui vencimentos de aluguéis com base em dias úteis no Módulo Diversos, menu Cadastros, da Empresa.

1.14. Cadastro de Mensagens

Acesse o módulo DIVERSOS/ CADASTROS/ CADASTRO DE MENSAGENS.

Este programa cadastra as mensagens que serão apresentadas no rodapé dos módulos do SAMI ERP++.

(24)

Para cadastrar uma nova mensagem, informe um código, cadastre o período de visualização da mensagem, escreva a mensagem e clique no botão para gravar a mensagem.

Para consultar uma mensagem já cadastrada, clique no botão . O sistema abrirá o programa de busca de mensagens do Menu Principal. A busca de mensagens poderá ser feita pelo período de apresentação ou por uma palavra/ trecho da mensagem.

(25)

www.samisistemas.com.br

2

2

.

.

B

B

a

a

n

n

c

c

o

o

s

s

/

/

P

P

r

r

e

e

f

f

e

e

i

i

t

t

u

u

r

r

a

a

O

O

n

n

-

-

L

L

i

i

n

n

e

e

2.1. Transferência Magnética I.P.T.U

Acesse o módulo DIVERSOS/ BANCOS/ PREFEITURA ON-LINE/ TRANSFERÊNCIA MAGNÉTICA I.P.T.U.

Este programa efetua a integração dos valores contidos no arquivo magnético fornecido pela Prefeitura com o sistema SAMI, através de um convênio firmado entre a Empresa e a Prefeitura do seu Município. O processo disponibilizará o controle do Contas a Pagar, no módulo Financeiro e a cobrança da taxa de I.P.T.U. dos inquilinos no sistema da Locação.

No “Mês Referência” informe o mês de emissão para a cobrança. Digite no formato MM/AAAA.

Busque em “Localização e nome do arquivo a ser processado” o local onde o arquivo a ser processado encontra-se. Este arquivo será fornecido por meio magnético pela Prefeitura do seu Município.

Em “Tipo de arquivo a processar” informe o tipo de processo:

• Mensal: para efetuar o processo de leitura do arquivo enviado mensalmente pela Prefeitura. Neste arquivo será disponibilizada a atualização geral da carteira de locações, indicando os novos valores da taxa de I.P.T.U., as novas inscrições para imóveis novos, suprimindo as inscrições pagas em parcela única nos meses anteriores.

(26)

• Geral: para efetuar o processo de leitura do 1º arquivo enviado pela Prefeitura no início do ano vigente. Este arquivo contém todas as inscrições e valores da Taxa de I.P.T.U. da carteira de locações.

Em “Processo a efetuar” informe:

• Imprimir borderô e efetuar o lançamento: opção para o Sistema processar a leitura do arquivo efetuando seus lançamentos no contas a pagar (provisionamentos) e no contas a receber da Administradora (Valores Variáveis - cobrança dos Inquilinos). O Sistema relacionará um borderô com todos os imóveis e inscrições da Taxa IPTU.

• Somente listar/imprimir borderô: para somente relacionar o borderô dos valores e inscrições dos imóveis da carteira, sem efetuar os lançamentos do processo de integração com o contas a pagar e a receber da Locação. Esta opção destina-se a conferência antes da execução final do processo.

“Informe a cidade a processar” selecione a cidade desejada disponível no combo de opções. Obs.: Caso sua cidade não esteja relacionada “Confirme o código da cidade na tabela de cidades” informando neste campo a cidade previamente cadastrada no Cadastro de Cidades do Sistema.

No “Código evento I.P.T.U.” informe neste campo o código do evento I.P.T.U., previamente cadastrado na tabela de eventos no Módulo de Locação.

“Vencimento do I.P.T.U. a Transferir” informe o vencimento do I.P.T.U. a ser transferido para pagamento do evento no Contas a Pagar da Locação. Este vencimento será "gravado" nos Valores Variáveis do Sistema de Locação. Digite no formato DD/MM/AAAA.

Na “Data entrada do I.P.T.U. no Contas a Pagar” informe neste campo a data em que está sendo efetuado o processo de entrada dos valores no Contas a Pagar da Locação (FINANCEIRO - CONTAS A PAGAR - DE LOCAÇÃO). Digite no formato DD/MM/AAAA.

Em “Código Credor do I.P.T.U.” informe o código do credor ou clique no botão para acessar o programa de busca de credores cadastrados.

“Quantidade de parcelas que será cobrado I.P.T.U.”: informe a quantidade de parcelas do evento IPTU. Esta informação será "gravada" nos Valores Variáveis do Sistema

(27)

www.samisistemas.com.br

da Locação com o objetivo de controlar a atualização da cobrança dos Inquilinos no Contas a Receber da Locação.

“Parcela atual do I.P.T.U.” informe o nº da parcela atual do evento IPTU. Esta informação será "gravada" nos Valores Variáveis do Sistema da Locação com o objetivo de controlar a atualização da cobrança dos Inquilinos no Contas a Receber da Locação.

Para iniciar o processo, clique sobre o botão .

Ao finalizar o processo será demonstrado em tela os imóveis não processados, basta selecionar o botão de acordo com o motivo a ser consultado:

Imóveis relacionados no arquivo da Prefeitura, mas não encontrados no Cadastro de Imóveis (SAMI).

Imóveis que constam no Cadastro de Imóveis (SAMI), mas não foram relacionados no arquivo recebido pela Prefeitura.

Imóveis cujos registros do IPTU encontram-se em outra cidade, sendo estes não relacionados no arquivo.

Imóveis cujos percentuais informados no Cadastro de Imóveis (SAMI), conforme inscrição, não totalizam 100%.

Imóveis configurados em cadastro com parcela única para pagamento ou isentos deste.

Imóveis em que os valores não foram lançados através do Contas a pagar, por não existir o evento provisionado.

imóveis em que os valores não foram lançados através

(28)

2.2. Remessa de Proprietários

Acesse o módulo DIVERSOS/ BANCOS/ PREFEITURA ON-LINE/ REMESSA DE PROPRIETÁRIOS.

Este programa efetua a geração do arquivo de envio eletrônico ao banco para crédito na conta dos proprietários do Sistema de Locação, mediante configuração pré-estabelecida dentro do cadastro de proprietários.

Informe no campo “Mês referência” o mês e ano para busca dos valores gerados através da emissão dos Demonstrativos dos Proprietários (Para gerar o arquivo é necessário que os dados bancários dos proprietários estejam corretamente informados no Cadastro de Pessoas).

Informe o código do banco ou clique no botão para acessar o programa de busca de bancos cadastrados. Selecione o banco para o envio do arquivo gerado, afim de processar os devidos créditos na conta dos proprietários.

No campo “Data de geração do arquivo” será preenchido de forma automática pela data que consta no seu sistema operacional, caso queira alterá-la clique sobre o campo, e digite a nova data.

(29)

www.samisistemas.com.br

Em “Data para crédito em conta” informe a data que será creditada o valor da renda dos proprietários nas contas informadas no cadastro de proprietários.

No campo “Dia do pagamento” informe o dia de recebimento da renda pelo proprietário, informado no cadastro do contrato. Caso queira gerar o arquivo para os proprietários que recebam especificamente no dia informado, marque a opção “Considerar este dia para teste de recebimento do Proprietário no imóvel".

No campo “Tipo de remessa” selecione qual dos tipos de operação será utilizada para o crédito da renda: conta corrente, poupança, Transferência entre contas ou TED, caso a conta do crédito seja do mesmo banco informado para débito.

No campo “Valor mínimo” informe a renda mínima para que seja efetuada a geração do arquivo.

Marque a opção “Gerar TODOS os proprietários, independente de configuração do banco da ADM.” Para que o sistema gere o arquivo de remessa para todos os proprietários configurados para recebimento no banco.

No campo “Layout” selecione o tipo de arquivo, 215 ou 240 posições.

No campo “Tipo de emissão”:

• Geral/Faixa: Selecione esta opção para relacionar todos os Proprietários, possibilitando a seleção de uma faixa sequencial de códigos.

• Individual: Selecione esta opção para informar manualmente o código dos Proprietários para gerar a remessa. Para acessar o programa de busca de Proprietários por nome, clique sobre o botão .

Para iniciar o processo de geração do arquivo, clique sobre o botão ., que ao ser concluído será consistido pelo sistema o local de geral do arquivo e emissão do relatório com os proprietários e valores gerados.

(30)

2.3. Liquidação Arquivo Retorno

Acesse o módulo DIVERSOS/ BANCOS/ PREFEITURA ON-LINE/ LIQUIDAÇÃO ARQUIVO RETORNO.

Este programa efetua a leitura do arquivo de retorno dos títulos recebidos no banco referente aos Doc´s (Boletos) de Condomínio e Locação. O Sistema emitirá um relatório da crítica do processo, informando os registros processados e os não encontrados, apresentando as devidas inconsistências. O programa também disponibiliza uma 4ª via para comprovação fiscal dos títulos de Condomínio recebidos na rede bancária.

Selecione o “Tipo de retorno” como “Cobrança” para processar o arquivo de retorno da cobrança dos doc’s recebidos através do Banco, ou “Débito em conta” para processar o arquivo de retorno do débito em conta efetuado, conforme o arquivo de débito em conta previamente enviado ao banco.

No campo “Tipo de Processamento” selecione se o arquivo a ser processado será único ou múltiplo.

No campo “Localização e nome do arquivo de retorno” clique no botão para informar o caminho onde se encontra salvo o arquivo do retorno bancário enviado pelo banco.

Em “Banco que está sendo efetuado o retorno” será informado automaticamente o nome do banco identificado através do arquivo informado.

(31)

www.samisistemas.com.br

“Imprimir via de controle interno de doc's ja baixados” Marque essa opção para que o SAMI imprima 4º via dos doc’s já baixados.

“Imprimir nome do Condômino”: marque esta opção caso deseje que conste na listagem do arquivo processado o nome do Condômino.

“4º via condomínio com Taxa banco”: selecione esta opção para emissão da 4º via do comprovante fiscal dos títulos de Condomínio recebidos na rede bancária.

No campo “Série para não processar” informe neste campo o número da série a não fazer parte do processo do retorno.

Processar arquivo com diferença a MAIOR ou a MENOR: informe nestes campos se permite que no processo de retorno bancário conste na listagem unidades/ contratos processados com doc’s pagos com diferença a maior ou menor, até o valor estipulado.

Para iniciar o processo de leitura do arquivo, clique sobre o botão . Após processar o arquivo, o sistema habilita o botão para gravar e imprimir o relatório de baixa.

As abas Retorno Bancário – Condomínios, Retorno Bancário – Locação e Retorno Bancário – Não Processados serão habilitadas após o processo de leitura do arquivo de retorno. Nessas abas serão listados os retornos dos doc’s pagos na rede bancária.

Atenção!

Se processado arquivo de retorno de débito em conta, o SAMI identificará o motivo, caso alguma unidade/ contrato não procedeu o devido débito.

Após a emissão da crítica, o sistema irá fazer a seguinte pergunta "Deseja Imprimir 4ª Via dos Doc´s recebidos no Banco?". Caso a opção seja afirmativa, o sistema irá imprimir por folha 03 boletos bancários (parecido com a Ficha de Compensação). Somente será impresso a 4ª via dos Doc´s do retorno bancário se os mesmos forem do sistema de Condomínios.

(32)

3

3

.

.

I

I

m

m

p

p

r

r

e

e

s

s

s

s

õ

õ

e

e

s

s

3.1. Emissão de Recibos Avulsos

Acesse o módulo DIVERSOS/ IMPRESSÕES/ EMISSÃO DE RECIBOS AVULSOS. Este programa destina-se a emissão de recibos avulsos para pagamento de despesas diversas sem haver a necessidade de se abrir outra ferramenta.

No campo “Dados do Recibo”, selecione o emitente:

• Administradora: já constará o campo “Busca Emitente” preenchido com os dados da Administradora.

• Credor: será habilitado o campo “Busca Emitente” para que seja informado o credor do recibo. Clicando no botão será aberta a janela de pesquisa de credores por nome. • Condomínio: será habilitado o campo “Busca Emitente” com as seguintes opções: Condomínio/ Síndico/ Condômino Proprietário/ Condômino Inquilino, para que seja selecionado o emitente do recibo. Clicando no botão será aberta a janela de busca de condomínio ou unidades, conforme a opção selecionada.

• Locação: será habilitado o campo “Busca Emitente” com as seguintes opções: Proprietário/ Favorecido/ Inquilino/ Fiador, para que seja selecionado o emitente do recibo. Clicando no botão será aberta a janela de busca de proprietários ou imóveis, conforme a opção selecionada.

• Avulso: será habilitado o campo “Busca Emitente” para que seja informado de forma manual o imóvel para emissão do recibo.

(33)

www.samisistemas.com.br

Preencha as informações do recibo no campo “Referente a”. Clique no botão para impressão do recibo.

3.2. Emissão de Recibos Jurídico

Acesse o módulo DIVERSOS/ IMPRESSÕES/ EMISSÃO DE RECIBOS JURÍDICO. Este programa destina-se a emissão de recibos de contratos que se encontram no departamento jurídico.

Informe o nome e o endereço do locatário.

Na aba Dados Impressão Recibo, selecione os meses que deseja que conste no recibo, clicando sobre o mês. Para selecionar mais de um mês, pressione a tecla CTRL. Selecione as opções que farão a composição do recibo e informe o valor.

Na aba Dados Forma Pagamento, selecione se o pagamento será realizado em dinheiro ou em cheque. Na opção cheque, preencha os dados bancários do cheque recebido.

Na aba Dados Advogado/ Número de Cópias, informe o código do Advogado, previamente cadastrado (Diversos/ Cadastros/ Cadastro de Credores) ou clique no botão

para acessar o programa de busca de credores por nome. Clique no botão para gravar os dados do recibo. Clique no botão para impressão do recibo.

(34)

4

4

.

.

P

P

r

r

o

o

c

c

e

e

d

d

i

i

m

m

e

e

n

n

t

t

o

o

s

s

/

/

T

T

r

r

a

a

n

n

s

s

f

f

e

e

r

r

ê

ê

n

n

c

c

i

i

a

a

s

s

4.1. Geração de Arquivo para Portais

Acesse o módulo DIVERSOS/ PROCEDIMENTOS/ TRANSFÊRENCIA/ GERAÇÃO DE ARQUIVO PARA PORTAIS.

Este programa gera e transmite o arquivo de imóveis de locação e/ou vendas para os portais de anúncios de ofertas de imóveis ou site da Imobiliária.

• Gerar arquivo para Pense Imóveis: Selecione esta opção para gerar e transmitir o arquivo de imóveis de locação e/ou vendas para o portal de anúncios Pense Imóveis.

• Gerar Endereço/ CEP para Imóveis de Venda • Gerar Endereço/ CEP para Imóveis de Locação • Gerar somente imóveis para opção Pense Imóveis

Será gerado um arquivo na pasta S:// Data/Internet

• Gerar arquivo para Toda Oferta: Selecione esta opção para gerar e transmitir o arquivo de imóveis de locação e/ou vendas para o portal de anúncios Toda Oferta.

(35)

www.samisistemas.com.br

• Gerar Arquivo para Chave Fácil: Selecione esta opção para gerar e transmitir o arquivo de imóveis de locação e/ou vendas para o portal de anúncios Chave Fácil.

• Gerar Arquivo para Mercado Livre: Selecione esta opção para gerar e transmitir o arquivo de imóveis de locação e/ou vendas para o portal de anúncios Mercado Livre.

• Gerar Arquivo para Imóvel Web: Selecione esta opção para gerar e transmitir o arquivo de imóveis de locação e/ou vendas para o portal de anúncios Imóvel Web.

• Gerar arquivo XML: Selecione esta opção para gerar e transmitir arquivo XML da visitação virtual dos imóveis utilizado para atualização das ofertas de locação e vendas disponíveis no SAMI ERP++. Gerado na pasta S:\\Data\Diversos\Exporta, este arquivo pode ter seu caminho destino de envio definido no Cadastro da Empresa.

• Gerar Arquivo para Viva Real: Selecione esta opção para gerar e transmitir o arquivo de imóveis de locação e/ou vendas para o portal de anúncios Viva Real.

• Gerar Endereço/ CEP para Imóveis de Venda • Gerar Endereço/ CEP para Imóveis de Locação

• Gerar Arquivo em XML: Selecione esta opção para gerar e transmitir o arquivo de imóveis de locação e/ou vendas para o portal de anúncios Toda Oferta.

Clique no botão para gerar o arquivo para o portal.

4.2. Configuração e envio de SMS

Acesse o módulo DIVERSOS/ PROCEDIMENTOS/ TRANSFÊRENCIA/ CONFIGURAÇÃO E ENVIO DE SMS.

Este programa configura e envia SMS para clientes de locação para as opções de:

• Aniversário do Proprietário • Aniversário do Inquilino • Aviso Ocupação Imóvel • Aviso Desocupação Imóvel

• Pagamento Efetuado ao Proprietário • Aviso boleto (DOC) em Atraso

(36)

Para clientes de Condomínio nas seguintes opções:

• Aniversário do Síndico • Aviso de Assembleia

• Compromissos contratuais condomínios • Saldo Negativo do condomínio

• Valor da despesa de condomínio paga, superior à • Aviso boleto (DOC) em Atraso

Marque SIM ou NÃO para o envio do SMS e selecione se deseja mandar o envio no mesmo dia ou no dia posterior.

Selecione o título do SMS na setinha. Clique no botão para gravar.

Clique no botão para configurar a mensagem que será gravada para o envio de SMS de cada uma das opões utilizando variável sugerida pelo sistema para edição do texto e após configurar clique no botão para gravá-la.

Após configurar suas mensagens selecione o tipo de mensagem a ser enviada e clique no botão para enviar o SMS.

(37)

www.samisistemas.com.br

4.3. Geração de E-mails

Acesse o módulo DIVERSOS/ PROCEDIMENTOS/ TRANSFÊRENCIA/ GERAÇÃO DE E-MAILS.

Este programa gera um relatório dos e-mails cadastrados nos diversos cadastros dos módulos do sistema.

Selecione as opções de desejadas de geração de e-mails e clique no botão . O sistema irá gerar um arquivo em XML na pasta S:/ Data/ Diversos/ Exporta/ E-mail.xml.

4.4. Envio de E-mails Condomínio

Acesse o módulo DIVERSOS/ PROCEDIMENTOS/ TRANSFÊRENCIA/ ENVIO DE E-MAILS CONDOMÍNIO.

(38)

Selecione o condomínio que deseja enviar o e-mail.

No campo “Unidades com o e-mail valido” serão listadas todas as unidades do condomínio selecionado que constam com o campo e-mail preenchido.

Selecionando a opção “Selecione todos” no campo condomínio e unidades serão enviados e-mails para todos os condomínio e unidades da carteira de condomínio da Administradora.

No campo “E-mail de envio”, preencha com o e-mail da Administradora. Informe o campo Assunto e descreva o e-mail a ser enviado.

Clique no botão para inicializar o processo de envio de e-mail aos destinatários selecionados.

(39)

www.samisistemas.com.br

5

5

.

.

S

S

e

e

n

n

h

h

a

a

s

s

5.1. Cadastro de Novo Usuário

Acesse o módulo DIVERSOS/ SENHAS/ CADASTRO DE NOVO USUÁRIO.

O Acesso ao sistema SAMI efetua-se através de Usuário/Senha respectivamente pré-cadastrados e com acessos aos Módulos e Programas pré-definidos.

Sendo assim, crie na tabela de usuários do Sistema um novo nome. Será através deste cadastro que o Administrador do Sistema poderá definir os níveis e o controle de acesso aos programas do SAMI.

No campo “Novo Usuário” informe o nome com que o usuário se identificará no Sistema. Não é necessário o nome completo, mas é importante que defina bem a quem pertence este login. Após cadastrado o nome, clique na tecla TAB e será disponibilizado o campo “Senha”, onde deve, obrigatoriamente, ser numérico com quatro dígitos. Não permita uso comum de senhas, pois todos os acessos são monitorados e arquivados para posterior consulta por diversos filtros. Após preencher o campo senha, clique na tecla TAB para a disponibilização do campo “Confirme Senha” e redigite a sua senha novamente.

No campo “Foto Usuário” é possível colocar uma imagem de identificação do usuário. Clique no botão para localizar o diretório onde está salva a foto.

(40)

No campo “Enviar Cópia do Controle de Contatos para E-mail do Funcionário”: marque esta opção para o usuário receber as notificações realizadas no controle de contatos por e-mail.

Após informar os dados do acesso do usuário, clique sobre o botão para gravar o cadastro.

5.2. Definir Acesso do Usuário

Acesse o módulo DIVERSOS/ SENHAS/ DEFINIR ACESSO DO USUÁRIO.

Neste programa é possível definir os acessos, excluir e alterar a senha de todos os usuários do Sistema. Os programas que compõem o Sistema são todos gerenciados por senhas pessoais, ficando os procedimentos registrados nos controles de acessos.

No campo “Nome do Usuário” selecione o usuário (que deverá estar previamente cadastrado na opção Cadastro de Novo Usuário) para definição dos acessos e clique na tecla TAB. O programa listará todos os módulos do Sistema para definição do acesso a cada um deles.

Selecione se o usuário possui ou não acesso ao módulo. Todos estarão previamente marcados como NÃO e, para aqueles módulos que o usuário possuir acesso, defina como SIM.

(41)

www.samisistemas.com.br

Após selecionar SIM no módulo, o Sistema demonstrará as seguintes opções: Autorizada e Tipo de Acesso.

• Autorizada: selecione se o usuário possuirá senha autorizada ao módulo em questão. A senha autorizada não define acesso a todos os programas, somente àquelas situações específicas onde é necessário possuir este acesso. Normalmente, trata-se de um acesso de gerência do setor correspondente ao módulo ou do administrador do Sistema.

• Tipo de Acesso: selecione se o usuário possuirá acesso “Total” ou “Parcial” ao módulo. Se selecionado “Total” todos os programas do Módulo serão automaticamente liberados, sem a necessidade de configuração alguma. Se selecionado “Parcial” o Administrador do Sistema deverá configurar os programas que serão liberados neste módulo ao usuário.

Após definido se o usuário possui senha autorizada e o tipo de acesso, clique na aba do módulo, nas abas dos menus do módulo e marque na coluna “Têm Acesso” as permissões de acesso do usuário.

Clique sobre o botão para que seja gravado os acessos do usuário.

Atenção:

Na aba Acesso aos Condomínio deverão ser marcados somente os condomínios que o usuário poderá acessar, caso o usuário tenha acesso a todos, marque a opção “Acesso a Todos Condomínios”. Com esta marcação, somente o condomínio liberado para este usuário poderá acessar os dados, imprimir, consultar em tela, efetuar lançamentos, alterar e excluir. Quando algum programa que tenha a opção de emissão por faixa, somente serão demonstrados os condomínios pertencentes ao usuário que está fazendo a consulta.

Caso todos os usuários tenham acesso a todos os condomínios, não será necessário efetuar a definição dos acessos, somente quando se tratar de novo usuário.

Caso o usuário já tenha acesso a algum módulo e você deseje retirá-los marque "NÃO" no módulo e confirme a retirada.

Para excluir um usuário do Sistema, clique sobre o botão , desta forma o Sistema efetuará a exclusão do usuário selecionado no campo "Nome do Usuário". Ao se excluir um usuário, em todos os procedimentos do Sistema, onde é gravado o nome do usuário que

(42)

efetuou o processo, será apagado. Ao se efetuar a consulta de acesso de todos os usuários, será mostrado todo histórico dos processos executados pelo mesmo.

Clicando no botão será habilitado o campo “Importar acessos do Usuário”. Selecionando está opção serão importados os mesmos acessos ao sistema de outro usuário selecionado. Clique no botão para importar os dados do usuário selecionado.

Logo o sistema irá disparar a consistência importação de acessos concluída com sucesso, desta forma não tendo a necessidade de configurar cada um dos acessos.

Para alterar a senha do usuário, clique sobre o botão , o Sistema demonstrará a tela para alteração da senha, conforme figura abaixo:

5.3. Consulta Controle de Acessos

Acesse o módulo DIVERSOS/ SENHAS/ CONSULTA CONTROLE DE ACESSOS.

Este programa possibilita ao administrador do sistema monitorar o uso dos usuários aos programas do Sami.

(43)

www.samisistemas.com.br

Informe no Campo “Período para Pesquisa” as datas inicial e final da pesquisa. Estas datas são obrigatórias.

Escolha no Campo “Tipo de Consulta” se a pesquisa será de todos os módulos do programa ou terá um filtro por programa.

Caso você opte pelo filtro, o programa solicitará o seguinte Campo: “Módulo/Programa A Consultar”. Nestes campos informe o módulo a consultar e, se ainda for de seu interesse, dentro deste módulo informe o programa específico a ser consultado. Neste caso, somente poderá ser selecionado um programa.

Após selecione no Campo “Usuário” um usuário específico para a consulta.

Após informar os dados para pesquisa, clique sobre o botão para iniciar a consulta.

(44)

6

6

.

.

B

B

a

a

c

c

k

k

u

u

p

p

6.1. Backup Mysql

Acesse o módulo DIVERSOS/ BACKUP/ BACKUP MYSQL.

Neste programa executa-se o backup do banco de dados MySql do programa SAMI.

Destino do arquivo do backup do MySql: clique no botão para selecionar o caminho de destino onde o arquivo de backup deverá ser salvo.

O nome sugerido pelo SAMI para o arquivo gerado será BKPMYSQL.SQL e o mesmo poderá ser alterado pelo usuário.

Clique no botão para gerar o backup.

Importante: O backup realizado neste processo refere-se ao banco de dados do SAMI que já foi migrado para o MySql. Salientamos que continua necessário a execução do backup da pasta DATA que armazena o restante dos dados do SAMI, como imagens e documentos.

Referências

Documentos relacionados

NÃO havendo lance(s) no LOTE 02, os bens móveis serão divididos por segmentos/categorias conforme detalhamento a saber: LOTE 03 – Bens Móveis pertencentes a CATEGORIA AUDIO

No sentido de reverter tal situação, a realização deste trabalho elaborado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCC V), buscou proporcionar as

Vale destacar, ainda, que, apesar de a ação de Saturnino de Brito em Passo Fundo ser mencionada pela historiografia especializada, não se dispõem de estudos aprofundados na

Data foi criada para que a população pudesse refletir acerca de temas como fome, segurança alimentar e alimentação saudável..

a) Nos ambientes onde haja perigo ou risco de acidente, o primeiro dia de trabalho do empregado será destinado, parcial ou integralmente, a treinamento com equipamentos

Ligado (marca de verificação) ou desligado (sem marca de verificação); X-PAND, temperaturas, pressão, tanques, tensões, combustível, ECO, cruzeiro, navegação, registro de

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política