• Nenhum resultado encontrado

DEFENSORIA PÚBLICA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO DPE/RJ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DEFENSORIA PÚBLICA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO DPE/RJ"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Damásio Educacional

Coordenação Pedagógica Carreiras Públicas - Abril de 2019

FUNDAMENTOS PARA RECURSOS

DEFENSORIA PÚBLICA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO –

DPE/RJ

Orientações de interposição do recurso

 O prazo para a interposição dos recursos é das 00h00min de 17/04/2019 às

23h59min de 18/04/2019, horário de Brasília DF.

 O candidato que interpuser recurso contra os gabaritos oficiais preliminares das

provas objetivas, deverá utilizar campo próprio para a interposição de recursos,

no site:

https://fgvprojetos.fgv.br/concursos

A equipe de professores Carreiras Públicas do Complexo Damásio Educacional analisou

todas as questões da prova como passíveis de recursos e, deliberou pela fundamentação e

pedido de anulação das questões.

(2)

Damásio Educacional FUNDAMENTOS

Para os fundamentos, observe o número da questão e a respectiva prova e faça a correspondência com a sua prova.

Língua Portuguesa – Prof. João Bolognesi e Prof. Eloy Gustavo Questão 12

Falando das próximas Olimpíadas, um jornal do Rio estampou a seguinte manchete: A 500 dias. Contagem regressiva para Tóquio e aposta de medalhas em esportes vitoriosos e estreantes.

Entende-se da manchete que:

(A) alguns atletas estreantes mostram chances nítidas de medalhas;

(B) os atletas brasileiros garantem medalhas em esportes em que já são vitoriosos; (C) a contagem regressiva se refere à preparação física de atletas para Tóquio; (D) os 500 dias se referem ao prazo de convocação dos atletas olímpicos; (E) as Olímpiadas incluirão esportes inéditos no calendário olímpico.

Argumentação para o recurso

Da manchete “A 500 dias. Contagem regressiva para Tóquio e aposta de medalhas em esportes vitoriosos e estreantes”, subentende-se que atletas brasileiros podem conseguir medalhas em modalidades em que já foram vitoriosos e em outras em que competirão pela primeira vez (estreantes). Isso por conta do paralelismo semântico: “vitoriosos” remete à ideia de esportes em que já participaram atletas brasileiros, por extensão “estreantes” tem que remeter à ideia de esportes em que brasileiros nunca competiram. Para que “estreantes” se refira a “esportes inéditos no calendário olímpico”, o paralelismo deveria ser algo como “aposta de medalhas em esportes consagrados e estreantes”. Como não há nenhuma outra alternativa que possa ser apontada como correta, pede-se anulação da questão.

Gabarito Preliminar: Alternativa indicada pelo gabarito é a E

Questão 18

No início de um comentário na revista Época, 14/01/2019, o jornalista Hélio Gurovitz diz: “Nenhum presidente de empresa privada acumula tanto poder, controla tantos destinos, atraí tanta inveja. Nenhum outro posto da administração pública sofre tanta pressão, recebe tanto escrutínio, é alvo de tantos ataques. Nenhum emprego tem, simultaneamente, tamanha força e fragilidade. É o pior emprego do mundo”. Assim o cargo do ministro Paulo Guedes é definido pelo jornalista Thomas Traumann em O pior emprego do mundo, lançado no meio da campanha eleitoral do ano passado.

O texto segue uma estrutura de suspense construída da seguinte forma:

(3)

Damásio Educacional

(B) utiliza primeiramente aspectos gerais para depois concretizá-los; (C) mostra aspectos contraditórios para depois esclarecê-los;

(D) qualifica determinado cargo para depois justificar as qualificações;

(E) constrói uma sequência de frases para depois resumi-las numa só afirmativa.

Argumentação para o recurso

Não se pode considerar que o texto mencione o objeto caracterizado, já que este é o cargo de Ministro da Fazenda, o que não fica nenhuma claro no texto, tornando incorreta a alternativa A.

Dentre as demais alternativas, pode-se optar pela E, pois as frases iniciais do texto vão caracterizando um emprego que acarreta muitos dissabores, e, então, na última frase, que as sintetiza, afirma-se ser o pior emprego do mundo.

Gabarito Preliminar: Alternativa indicada pelo gabarito é a A

Questão 19

Texto 3

Um texto de divulgação de um novo romance diz o seguinte:

“Um homem acorda gravemente ferido no meio de um lixão. Ao que parece, tentaram mata-lo, mas ele não se recorda dos fatos que o levaram até ali. Muito menos de seu passado recente. Seria dado como desaparecido, se houvesse alguém para sentir sua falta. Essa dolorosa ausência imperceptível é a brecha para dar vazão à sua revolta com o mundo contemporâneo e começar uma nova vida. Entre seus planos: executar criminosos intocados pela Justiça e escrever um best-seller. Mas uma paixão verdadeira e arrebatadora coloca tudo em xeque”.

(Época, 14/01/2019, p. 37)

Muitos segmentos do texto 3 podem ser reescritos sem modificação de seu sentido ou alteração na correção; a frase em que ocorre modificação ou erro é:

(A) “Um homem acorda gravemente ferido no meio de um lixão” / Um homem acorda ferido gravemente no meio de um lixão;

(B) “Um homem acorda gravemente ferido no meio de um lixão” / Um homem acorda, no meio de um lixão, gravemente ferido;

(C) “Mas uma paixão verdadeira e arrebatadora coloca tudo em xeque” / Mas uma paixão arrebatadora e verdadeira coloca tudo em xeque;

(D) “mas ele não se recorda dos fatos que o levaram até ali” / mas dos fatos que o levaram até ele não se recorda;

(E) “Seria dado como desaparecido, se houvesse alguém para sentir sua falta” / Se houvesse alguém para sentir sua falta, seria dado como desaparecido.

Argumentação para o recurso

Na alternativa E, apontada como correta, a reescrita da frase original do texto altera a sequência das orações que a compõem: de “OP +ASAdv condicional” para “OSAdv condicional +

(4)

Damásio Educacional

OP”. É sabido que tais alterações podem cumprir no máximo o papel de ênfase em alguma informação, mas não alteram o sentido da frase ou constituem erro.

Mesmo a ressalva de que a alteração pode gerar ambiguidade não se sustenta, pois o sentido global do texto e mesmo da frase torna incoerente se interpretar que quem seria dado como desaparecido é quem sentiu a falta. Como em nenhuma outra alternativa há erro ou modificação de sentido, pede-se a anulação da questão.

Gabarito Preliminar: Alternativa indicada pelo gabarito é a E

Questão 29

Observe o corpo do texto de um aviso oficial: Senhor Ministro,

Convida-se V. Ex . a participar da sessão de abertura do Primeiro Seminário Regional sobre Economia de Energia, a ser realizado em 5 de março próximo, às 9 horas, no auditório da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, localizada aqui pertinho, no Setor de Áreas Isoladas Sul, nesta capital.

O Seminário mencionado inclui-se nas atividades do Programa Nacional das Comissões Internas de Conservação de Energia em Órgãos Públicos, instituído pelo Decreto nº 99.656, de 26 de outubro de 1990, que procura, juntamente com outras inciativas, racionalizar a utilização de aparelhos elétricos, lâmpadas etc. nos prédios públicos.

A única característica da redação oficial que é respeitada neste documento é: (A) a formalidade;

(B) a impessoalidade; (C) a correção gramatical; (D) a concisão;

(E) a padronização.

Argumentação para o recurso

Na questão 29, o gabarito apresenta a impessoalidade como característica respeitada, o que está adequado. O que torna a questão errada é que a concisão está correta também.

Essa característica, no texto, é identificável, pois as informações trazem em cada item conteúdo sem redundâncias ou repetições desnecessárias.

O conteúdo semântico do trecho progride sempre acrescentando informações pertinente e dando relevo ao que era imprescindível ao interlocutor.

Em razão de duas alternativas com correção, tal questão deve ser anulada.

Gabarito Preliminar: Alternativa indicada pelo gabarito é a B

(5)

Damásio Educacional

Deve ser alterado para alternativa “D”.

Argumentação para o recurso

A sigla SCT – PR significa “Secretaria da Ciência e Tecnologia da Presidência da República”, portanto a afirmação D (“PR identifica o estão do destinatário”) está errada, exigindo a alteração de gabarito.

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, o presente estudo visa quantificar a atividade das proteases alcalinas totais do trato digestório do neon gobi Elacatinus figaro em diferentes idades e dietas que compõem

Desde logo, a nossa compreensão e interpretação da importância funcional e ritual das lamentações públicas das carpideiras e dos carpideiros egípcios é sublinhada pelo

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

O software PcModel pode ser uma ferramenta bastante útil, quando aplicado na previsão e estimativa do cálculo de energia envolvendo as conformações mais e menos estáveis do

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

Neste artigo busco pensar Américo de Castro como empresário concessionário de companhias ferro carril e em outras atividades relacionadas à construção civil e que de- pendiam

Esse foi um dos fatores que le- vou à extinção das Rodas de Expostos, que acabaram por desaparecer definitivamente da paisagem europeia em fins do século XIX (MARCÍLIO, 1998, p..

ABSTRACT: The toxicological effects of crude ethanolic extracts (CEE) of the seed and bark of Persea americana have been analyzed on larvae and pupae of