• Nenhum resultado encontrado

DIÁRIO INDÚSTRIA&COMÉRCIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIÁRIO INDÚSTRIA&COMÉRCIO"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

GRATUITAS

“Semana

da Mulher”

com palestras

on-line

No período 22 a 26 de março será realizada a “Se-mana da Mulher” com di-versos horários e variados temas ligados ao mundo feminino. A promoção, na plataforma Zoom, é da Zoli Eventos, com sede em Curitiba que tem à frente a empresária Cristiane Lissoni. Serão realizados pela plataforma zoom e está aberta ao público em geral, gratuitamente.

BUSINESS WOMAN 13

COVID-19

Saúde distribui medicamentos

para 51 hospitais do PR

▌Pág. 16

44 ANOS DE JORNALISMO CONFIÁVEL | CURITIBA, SEXTA-FEIRA A DOMINGO, 19 A 21 DE MARÇO DE 2021 | ANO XLIV | EDIÇÃO Nº 10754 | R$ 3,00

PANDEMIA

Governo prorroga prazos de reembolsos

de shows e pacotes turísticos

▌Pág. 04

DIÁRIO INDÚSTRIA

&

COMÉRCIO

AGENDA CURITIBA – COVID 19

SEXTA-FEIRA | 19/mar

1ª dose: 76 anos completos, nascidos

entre 1º de julho e 31 de dezembro

O QUE LEVAR

Documento de identifi cação com foto e CPF e a carteirinha de vacinação.

LOCAIS DE VACINAÇÃO | PONTOS FIXOS (8H ÀS 17H) 1 Pavilhão da Cura (Pq. Barigui)

2 . US Salvador Allende (Sítio Cercado) 3. US Vila Diana (Abranches)

4. US Jardim Paranaense (Alto Boqueirão) 5. US Camargo (Cajuru)

6. US Ouvidor Pardinho (Rebouças) 7. US Vila Feliz (Novo Mundo) 8. US Pinheiros (Santa Felicidade) 9. Clube da Gente (CIC)

10. Rua da Cidadania do Tatuquara 11. Rua da Cidadania do Fazendinha DRIVE TRHU (9H ÀS 16H)

1. Pavilhão da Cura (Pq. Barigui) – entrada pela BR-277

2. Estacionamento do Santuário Nossa Senhora do Carmo – Boqueirão (entrada pelo segundo portão do estacionamento, na Rua Frederico Mauer.) 3. Paróquia Santo Antônio - Boa Vista

(entra-da pela Rua Geraldo Gustavo Oscar Mueller)

De olho em Tóquio,

brasileiros treinam e

competem nos EUA

De olho na Olimpíada de Tóquio, o primei-ro grupo de brasileiprimei-ros chegou na quarta-feira nos Estados Unidos. O time composto por 18 atletas participa de mais um período de treinamentos e de uma competição no Cen-tro Olímpico de Chula Vista, na Califórnia.

ESPORTE 06

Fornecimento de kits

de alimentação das

escolas começa dia 25

Com o formato de ensino totalmente remoto até 6 de abril, a Prefeitura de Curiti-ba retoma, no próximo dia 25, o fornecimento dos kits de alimentação às famílias das crianças e estudantes da rede municipal de ensino. O cronograma de entregas será feito por regional.

COTIDIANO 05

O prefeito Rafael Greca sancionou os dois

projetos de lei que autorizam o município

a adquirir vacinas para o enfrentamento

da pandemia de covid-19 e a sua

participação no consórcio de compra de

imunizantes que deve ser formado no

próximo dia 22 de março.

COTIDIANO 05

Curitiba já

pode comprar

vacinas e

integrar

consórcio

Governo prorroga prazos de reembolsos

COMÉRCIO

para 51 hospitais do PR

▌Pág. 16

DIÁRIO INDÚSTRIA

DIÁRIO INDÚSTRIA

(2)

DIÁRIO INDÚSTRIA&COMÉRCIO

Sexta-feira a domingo, 19 a 21 de março de 2021

OPINIÃO

02

Os artigos assinados que publicamos não representam necessariamente a opinião do jornal.

Fundador e Presidente

Odone Fortes Martins Reg.Prof. DRT/PR: 6993

(ofm@induscom.com.br)

Diretor de Redação

Eliseu Tisato Reg.Prof. DRT/PR: 7568 (editor@induscom.com.br)

Diretora de Publicidade Legal e Mercado

Evelyn de Moura Cesar

BRASÍLIA

NEW CAST PUBLICIDADE & MARKETING

Atendimento : Flávio Trombieri Moreira Cel.: (61) 8155 2020 Endereço: SRTVS Quadra 701 Bloco K Sala 624 - Edifício Embassy Tower Brasília Cep.: 70.340 – 908 -

Fone/Fax: (61) 3223 4081 E-mail: new.cast@uol.com.br

SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, MINAS GERAIS, ESPÍRITO SANTO E GOIÁS

BUENO COMUNICAÇÃO

Av. Rio Branco, 26 - Sobreloja - Centro Rio de Janeiro - RJ e telefone 21-2524-5644 (SP) martim.novaes@buenocomunicacaosp.com.br

(RJ) Jefferson@buenocomunicacaorj.com.br (MG) contato.mg@buenocomunicacaomg.com.br

(ES) contato.es@buenocomunicacaoes.com.br (GO) contato.go@buenocomunicacaogo.com.br

REDAÇÃO: Rua Imaculada Conceição, 205 - Curitiba - PR

Fone: (41) 3333.9800 E-mail: pauta@induscom.com.br

DIÁRIO INDÚSTRIA

&COMÉRCIO

Fundado em 2 de setembro de 1976

E X P E D I E N T E

Tiragem e circulação auditadas por EXECUTIVE AUDITORES INDEPENDENTES

Filiado ao Sindejor | Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Paraná

PUBLICIDADE LEGAL

Rua Imaculada Conceição, 205 - Curitiba - PR Fones: (41) 3333.9800 | 3334.4665

e-mail: publegal@induscom.com.br

ASSINATURAS:

Fones: (41) 3123-9807

Parque Gráfi co e Circulação:

Rua Imaculada Conceição, 205 - Curitiba - PR Fones: (41) 3333.9800 | 3322.1012 Inco - Editora Diário Indústria e Comércio Ltda

CNPJ: 09.570.162/0001-30

DIREÇÃO E COMERCIAL:

Rua Presidente Faria, 533 Centro - Curitiba - CEP: 80020-290

Fone: (41) 3322.1882 e-mail: diretoria@induscom.com.br comercial.ic@induscom.com.br coluna@induscom.com.br

Violência inaceitável

Espera-se ainda hoje um alinhamento do sistema frontal (frente fria), com a região do Para-ná. Contudo, ao longo do dia o sis-tema desloca seu eixo mais instável para o interior do Oceano Atlân-tico, na altura do sul do país.

PREVISÃO

DO TEMPO

Mín.:

18º

Máx.:

24º

www.simepar.br

EDITORIAL

Arte: Roque Sponholz

FATOS&CONJUNTURA

RAFAEL DE LALA E FÁTIMA VITAL,

JORNALISTAS

api1934@gmail.com

FATOS&CONJUNTURA

Mulheres representativas

N

a História do Brasil

pontifi cam fi guras representativas, que assinalam este mês dedicado à Mulher. Entre elas – além da celebrada Princesa Leopoldina, de-cisiva na independência – lembramos a rainha Luísa de Gusmão, indire-tamente ligada ao nosso país nos desdobramentos da Invasão Holandesa. Expulsos do Nordeste em 1654, os invasores tentaram se aproveitar da morte do rei português D. João IV, dois anos depois, para exigir da rainha viú-va a devolução do Brasil, bloqueando o porto de Lisboa.

ANÁLISE

Nessa hora crítica a constância de Da. Luísa – apoiada na opinião de seu povo – permitiu que ela resistisse aos canhões da esquadra batava. Logo depois a História deu uma de suas voltas: o novo rei inglês, Carlos II, escolheu por esposa a princesa Ca-tarina de Bragança, fi lha de Luísa e do falecido rei D. João IV. Apoiada na forte coroa da Inglaterra, a rainha Luísa negociou com a Holanda um tratado que manteve o Brasil íntegro até sua independência.

SOLAVANCOS

DO SISTEMA

Em uma esclarecedora entrevista o ex-presidente Michel Temer abordou a questão do relaciona-mento entre o governo do presidente Bolsonaro e o Congresso, a propósito das turbulências que resulta-ram na demissão do mi-nistro Pazuello, da Saúde. Para Temer o processo te-ria sido menos traumático se o sistema político fosse instituído sob alguma for-ma de parlamentarismo ou de semipresidencialismo, em que o Poder Execu-tivo é dividido em duas funções, o presidente e o gabinete de ministros.

ANÁLISE

Nesse modelo, vigen-te na França, Portugal e outros países, há quatro instâncias de soberania: a Presidência, com elei-ção pelo povo. O Governo, composto por ministros escolhidos no Parlamento; a Assembleia de deputados e os Tribunais, encabeçados por um tribunal constitucio-nal. Essa partição do ramo moderador-executivo torna o presidente o chefe de Es-tado, enquanto a gestão do dia a dia cabe ao gabinete ministerial.

REFORMA

ELEITORAL

O advogado paranaense Luiz Fernando Casagrande Pereira foi nomeado para integrar o Grupo de tra-balho de reforma eleitoral criado pela Câmara dos Deputados, para tratar da reforma da legislação elei-toral. O órgão designado pelo presidente daquela Casa do Congresso deverá, num prazo de quatro me-ses, propor sugestões de aperfeiçoamento das regras que regem os pleitos, nota-damente fi nanciamento de campanhas, pesquisas de intenção de voto, propagan-da eleitoral, cotas de gênero e raciais, sistematização das leis esparsas sobre o tema e, ainda, criação de um código de processo eleitoral hábil para evitar o ativismo judicial, de modo a evitar mudanças a cada pleito.

Luiz Fernando, professor e advogado com vasta experi-ência na área, fez a coordena-ção cientifica de sete edições do Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral.

NOVO MINISTRO

O cenário pode estar melhorando com a nome-ação de um novo ministro para a Saúde. O cirurgião cardíaco Marcelo Queiro-ga, chega da Paraíba com disposição para dialogar e já anunciou um passo positivo: uso de máscaras e distanciamento social.

A

violência no Brasil chegou a níveis

inaceitá-veis. O medo de sair de casa e transitar pela cidade em qualquer horário do dia realmente não deveria fazer parte dos sentimentos da popu-lação, principalmente quando se leva em conta a quantidade de impostos que o cidadão paga ao governo para que existam educação e segurança de qualidade no país. A decisão de entrar na crimi-nalidade – seja pelo motivo que for – não pode ser uma das opções a serem tomadas pelos jovens, os quais precisam estudar e conseguir empregos que garantam o seu sustento no futuro.

Não apenas os governos, mas as famílias têm uma responsabilidade decisiva no combate ao crime, que, na maioria das vezes, começa a atrair a pessoa quando ela está na infância ou adolescência, morando, portanto, ainda com os pais. As estatísti-cas são alarmantes. E o que fazer para mudar esse panorama? A solução é apenas uma: o voto! Se cada cidadão abrir seus olhos e tomar consciência de que a sua escolha por um vereador, prefeito, deputado estadual e federal, senador, governador e presidente da república pode mudar o destino de toda a nação, o futuro do país vai fi nalmente melhorar.

COMÉRCIO

Intenção de Consumo das Famílias

cresce 0,6% em março, segundo CNC

A Intenção de Consu-mo das Famílias, medida pela Confederação Na-cional de Bens, Serviços e Turismo (CNC), teve uma alta de 0,6% na passagem de fevereiro para março deste ano. Com isso, o in-dicador passou para 73,8 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos.

Apesar do resultado, este é o pior mês de mar-ço desde o início da série histórica, em 2010. Na comparação com mar-ço do ano passado, por exemplo, houve uma que-da de 26,1%, o 12º recuo neste tipo de compara-ção.

O índice está abaixo

do nível de satisfação (100 pontos) desde maio de 2015, de acordo com a CNC.

Na comparação com fevereiro, cinco dos sete componentes do indi-cador tiveram alta, com destaque para o momento para a compra de bens duráveis (1,8%). Dois

componentes tiveram queda: acesso ao crédito (-0,5%) e nível de consu-mo atual (-0,6%).

Na comparação com março de 2020, os sete componentes recuaram, com destaque para mo-mento para bens duráveis (-40,2%) e perspectiva de consumo (-32,1%).

(3)

Sexta-feira a domingo, 19 a 21 de março de 2021

Diário inDústria&ComérCio

economia

03

aÇÕeS LeGaiS

BeBel Ritzmann

bebel@ncacomunicacao.com.br

Covid-19 - mais de 7,8

milhões de atos processuais

esforço concentrado

Painel aborda “a mulher

e o sistema OaB”

Entre os dias 16 de março de 2020 e 14 de março de 2021, o Poder Judiciário paranaense realizou, de forma remo-ta, mais de 7,8 milhões de atos processuais. O teletrabalho foi estabele-cido em março de 2020 pelo Decreto Judiciário nº 172/2020, que de-terminou o fechamento dos edifícios da Justiça

estadual como medida de prevenção à dissemi-nação da COVID-19. Em 365 dias de trabalho re-moto, a 1ª instância pro-feriu 3.814.869 decisões e 2.931.890 despachos. Por sua vez, a 2ª instância proferiu 609.185 decisões e 504.381 despachos. Ao todo, foram realizados 7.517.154 atos processu-ais nesse período.

Magistrados de todo o país realizam durante a semana passada um mutirão para produção de despachos, decisões e sentenças no andamento de processos relaciona-dos à violência domés-tica e familiar contra as mulheres. O esforço con-centrado marca a Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa. E o Progra-ma Justiça Para Todos convidou o magistrado Ariel Nicolai Cesa Dias, que atua no Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Foz do Igua-çu para debater os de-safios do Judiciário no tratamento de casos que envolvem violência de gênero, além de traçar es-tratégias de prevenção e combate aos crimes con-tra a mulher. Segundo o juiz, apesar dos avanços e conquistas com a Lei

Ma-ria da Penha no combate à violência doméstica, são necessárias, ainda, ações preventivas e emanci-patórias de visibilidade à luta feminina. Como a denúncia, por exemplo, que, segundo ele, é um passo muito importante para a diminuição dos casos de abusos, princi-palmente pela possibi-lidade de interromper a prática e da punição dos responsáveis.

Na próxima segunda-feira, 22 de março, um painel sobre “A mulher e o sistema OAB” dá sequên-cia à programação do mês da Mulher na seccional paranaense da Ordem. O diálogo tem início às 19h30, com transmissão ao vivo pelo perfil da sec-cional no Instagram (@ oab_pr). A exposição do tema será feita por quatro profissionais da advoca-cia: a coordenadora-geral

da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB Paraná, Adriana D´Avila Oliveira; a secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advo-gados do Paraná (CAA-PR), Silvana de Oliveira Niemczewski; a vice-pre-sidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Paraná, Heloísa Guarita Souza; e a ouvidora-geral da OAB Paraná, Maria Helena Kuss.

Magistrado Ariel

Nicolai Cesa Dias

queda de 37,5%

lucro da Caixa em 2020

chega a R$ 13,169 bilhões

O abate de bovinos no país caiu 8,5% em 2020, depois de três anos de cres-cimento. Segundo dados di-vulgados na quinta-feira, no Rio de Janeiro, pelo Institu-to Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram abatidos 29,7 milhões de animais no Brasil no ano passado.

“A arroba subiu de pre-ço, o bezerro, um dos princi-pais insumos de produção, está escasso e valorizado. Isso quer dizer que quem tem fêmea, retém para cria-ção de mais bezerros”, disse Bernardo Viscardi, pesqui-sador do IBGE.

Por outro lado, os aba-tes de suínos e de frangos atingiram valores recordes em 2020. Os suínos, por exemplo, vêm apresentan-do crescimento no abate desde 2005. No ano passa-do, foram 49,3 milhões de animais, 6,4% a mais do que em 2019.

No caso dos frangos, foram abatidos 6 bilhões de animais, um aumento de 3,3% em relação ao ano anterior.

Também tiveram va-lores recordes em 2020 a

produção de ovos, com 4

bilhões de dúzias (3% a mais que 2019), e a aquisição de leite pelas unidades proces- sadoras, com 25,5 bilhões de litros (alta de 2,1%).

O

lucro líquido da

Caixa Econômica Federal totalizou R$ 13,169 bilhões em 2020, queda de 37,5%, na comparação com o ano anterior. O resultado foi divulgado na quinta-feira pela instituição finan-ceira. No quarto trimestre de 2020, o lucro chegou a R$ 5,7 bilhões, aumento de 200% sobre o terceiro trimestre e de 15,8% na comparação com igual período de 2019.

As receitas com pres-tação de serviços e tarifas bancárias totalizaram R$ 6,2 bilhões, crescimento de 1,5% quando compa-rado ao terceiro trimestre de 2020. A Caixa destaca o aumento de 5,4% em serviços de governo, 3,2%

em cartões, 0,6% em cré-dito e 0,3% nas receitas com conta corrente.

Em 2020, a Caixa pa-gou auxílio emergencial no total de R$ 293,1 bi-lhões para 67,9 mibi-lhões de pessoas. O banco tam-bém foi responsável pela liberação de R$ 36,5 bi-lhões do Saque Emergen-cial do Fundo de Garan-tia do Tempo de Serviço (FGTS), valor pago a 51,1 milhões de pessoas.

CréDito

A carteira de crédi-to ampla (empréstimos mais as operações com títulos, valores mobiliá-rios privados e garantias) fechou com saldo de R$ 787,4 bilhões em dezem-bro de 2020. Segundo a Caixa, o aumento de 12,4% nas contratações de crédito impulsionou o crescimen-to de 13,5% no saldo da carteira em relação a 2019. As principais influências nesse resultado foram o crescimento de 9,8% em habitação, 7,7% em sane-amento e infraestrutura, 10,5% em crédito comer-cial pessoa física, 43% no rural e 83,7% em crédito comercial para pessoa ju-rídica, impactado pelas contratações por micro e pequenas empresas.

O saldo da carteira de crédito habitacional cres-ceu 9,8% em 12 meses e chegou a R$ 510,6 bilhões em dezembro de 2020, dos quais R$ 317,7 bilhões foram concedidos com recursos FGTS e R$ 193 bilhões com recursos do

Sistema Brasileiro de Pou-pança e Empréstimo. A Caixa detém a liderança do mercado habitacional com 68,8% de participação.

Durante o ano de 2020, os Programas Minha Casa Minha Vida e Casa Verde e Amarela contrataram R$ 59,3 bilhões, o equivalente a 353,3 mil novas unidades habitacionais. Somente para o Programa Casa Verde e Amarela foram disponibilizados R$ 20,4 bilhões (mais de 129,5 mil unidades habitacionais).

iNADiMplêNCiA

A inadimplência (atra-sos acima de 90 dias) das pessoas físicas chegou a 4,63% no quarto trimes-tre, queda de 0,7 ponto percentual em relação ao terceiro trimestre.

No 4º trimestre de 2020, o lucro chegou a R$ 5,7 bilhões, alta de 200%

sobre o 3º trimestre e de 15,8% em relação com igual período de 2019

segundo ibge

abate de bovinos tem queda de 8,5%

No final de fevereiro o STF decretou a cobrança do CPOM, Cadastro de Prestadores de Serviços

de Outros Municípios, inconstitucional, no julgamento do Recurso Extraordinário 1167509. Neste artigo abordaremos o CPOM, seu histórico, a decisão do STF e suas implicações futuras.

O CPOM foi criado originalmente para o combate de “estabelecimentos fantasmas” que

juridica-mente estariam localizados em municípios com ISS, Imposto Sobre Serviços De Qualquer

Natu-reza, mais baixos que o de São Paulo, mas que, na prática, operavam na capital. Havia também municípios menores que reduziam o ISS, para atrair as empresas. Em um segundo momento

essa tributação foi adotada por outras grandes cidades.

Anteriormente quando um prestador de serviços tinha sua sede em outro município, era preciso se cadastrar no município receptor. Por exemplo, em São Paulo o cadastro deveria ser efetuado no CPOM, para não sofrer a retenção de ISS. A questão era que a documentação e processo

para esses contratos podiam ser morosos e dificultosos. Na realidade o prestador acabava tendo o ISS retido pelo tomador e pagando o ISS em seu município.

No julgamento do RE n.º 1.167.509 (Tema n.º 1.020), o STF avaliou a constitucionalidade do 9.º

caput e §2º da Lei n.º 13.701/2003 do Município de São Paulo. O 9.º caput obrigava a inscrição no cadastro da prefeitura se o prestador emitisse nota fiscal por outro município. O 2.º artigo previa a retenção na fonte pela empresa contratante se o fornecedor não localizado no municí-pio não fosse cadastrado na prefeitura. Com 8 votos contra 3 a cobrança do CPOM foi julgada

inconstitucional.

Aplicações práticas dessa decisão:

Em um primeiro panorama, ela abre precedentes para todos os outros municípios. Se você prestar serviços a grandes cidades e não possuir os cadastros não precisarão pagar o ISS duas vezes, gerando economia e uma possibilidade de um mercado mais competitivo.

O STF ainda não modulou os efeitos de sua decisão, ou seja, essa não possui data fixada para começar a valer, abrindo precedentes para, talvez, restituição junto aos municípios.

Por essa razão é de suma importância ficar atento as futuras modulações e desdobramentos.

Quer uma consultoria tributária especializada para te auxiliar neste processo? Entre em contato conosco pelo corporativo@rlsolution.com.br (41) 3092-7470. Fontes:

https://valor.globo.com/legislacao/noticia/2021/02/26/maioria-no-stf-julga-inconstitucio-nais-cadastros-de-iss.ghtml

http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudenciaRepercussao/verAndamentoProcesso.asp?incidente=5 563078&numeroProcesso=1167509&classeProcesso=RE&numeroTema=1020

INFORME PUBLICITÁRIO

CPOM julgado como

inconstitucional pelo STF

Foi útil a informação? Ficou com dúvida? Fale conosco!

e-mail: corporativo@rlsolution.com.br Fone: (41) 3092-7470 www.rlsolution.com.br

(4)

Sexta-feira a domingo, 19 a 21 de março de 2021

DIÁRIO INDÚSTRIA&COMÉRCIO

BRASIL

04

ESPLANADA

LEANDRO MAZZINI contato@colunaesplanada.com.br

ESPLANADA

Dinheiro online

Existem hoje cerca de 500 sites de apostas es-portivas operando no Brasil, a grande maioria com hospedagem em servidores de internet do exterior. Controlados por estrangeiros, sem pagar impostos e arrecadando centenas de milhões de reais por mês. O faturamento chega a R$ 7 bilhões por ano só no Brasil, confi rmam operadores. As multinacionais ganham tanto que duas delas, da Grã Bretanha, pa-gam R$ 400 milhões por ano em marketing e mídia no Brasil. Um dos contratos para um canal de TV a cabo é de R$ 88 milhões. Outro, para um canal de sinal aberto, chega a R$ 58 milhões.

Lei

As apostas esportivas online já foram aprovadas em lei pelo Congresso Nacional, mas falta a regu-lamentação. Brasileiros que tentam empreender saem perdendo.

‘Democracia’ capitalista

As estrangeiras que operam no Brasil detêm 70% do mercado aqui. Se regulamentado o jogo online, a entrada dos brasileiros no negócio pode gerar até 450 mil empregos.

Alô, Secap!

O caso está nas mesas da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Economia (ufa!). Os brasileiros aguardam uma regu-lamentação para saber como e quanto investir. Por ora o mercado está com os tubarões estrangeiros.

Emprego e renda

Contatos da Coluna informam que apenas uma empresa brasileira pretende 2 mil casas de apostas de imediato se for autorizada a operar nas ruas as apostas online.

Exemplo

Ganha força, pelo país afora, a tese de que é preciso equilibrar oferta e procura neste momento de pandemia. Com o comércio fechado em muitas cidades, os hipermercados e os atacarejos vêm au-mentando seus lucros em detrimento dos pequenos comerciantes. A defesa do modelo adotado pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), tem sido crescente pelos comerciantes nos Estados.

Nos shoppings

Como foi feito no estado, supermercados, hi-permercados e atacadistas só podem vender pro-dutos de primeira necessidade - artigos de limpeza, alimentos e bebidas, preferencialmente as não-alcoólicas. Isso geraria demanda reprimida pelos produtos não-essenciais, como roupas, sapatos e outros, que seriam absorvidas futuramente pelos pequenos estabelecimentos e shoppings.

Distribuição

Para empresários consultados, isso ajudaria a pulverizar um pouco o público, hoje concentrado apenas nestas lojas. A medida também permitiria que o imenso lucro dos atacados viesse a benefi ciar as lojas do País inteiro, gerando renda e emprego.

Tiro certo

Quem é CAC (Colecionador, Atirador, Caçador) ganha moral com o presidente Bolsonaro e cai nas graças dele nas reuniões.

Migração 1

O ex-deputado Federal pelo Paraná Alex Canziani pode ir para o Avante. Ele e o deputado Campos Machado, presidente do partido em São Paulo, adiaram a reunião presencial marcada por conta da pandemia. O encontro foi remarcado para abril.

Governo prorroga prazos de reembolsos

de shows e pacotes turísticos

Medidas valem para artistas, conferencistas e outros profi ssionais

O

Diário Oficial da

União trouxe on-tem a publicação da Medida Provisória (MP) nº 1.036/21 que prorroga os prazos para adiamento e cancelamen-to de serviços, reservas e eventos de turismo e culturais afetados pela pandemia de covid-19. O texto foi assinado pelo presidente Jair Bolso-naro.

A medida altera a Lei 14.046/2020, para es-tender seus efeitos ao ano de 2021. Até então, a medida valia para eventos adiados ou cancelados até 31 de dezembro do ano passado. A MP tem validade imediata após publicação no Diário Ofi -cial da União, mas precisa ser votada pelo Congres-so Nacional em até 120 dias para não perder a validade. Na hipótese de

adia-MEDIDA PROVISÓRIA

mento ou de cancela-mento de serviços, de reservas e de eventos, incluídos shows e es-petáculos, até 31 de zembro de 2021, em de-corrência da pandemia de covid-19, o prestador de serviços ou a socieda-de empresária não será obrigado a reembolsar

os valores pagos pelo consumidor.

No entanto, eles de-vem assegurar a remarca-ção do serviço cancelado ou a disponibilização de crédito para uso ou aba-timento na compra de outros serviços, reservas e eventos até 31 de de-zembro de 2022. Caso

nenhuma dessas ações seja possível, o prestador deverá restituir os valores pagos pelo consumidor. Além disso, os créditos já adquiridos pelo con-sumidor antes da edição da MP também poderão ser utilizados até o dia 31 de dezembro do ano que vem.

MP prorroga os prazos para adiamento e cancelamento de serviços, reservas e

eventos de turismo e culturais afetados pela pandemia

Paes diz que vai defi nir medidas

mais restritivas para conter covid-19

RIO DE JANEIRO

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse ontem que vai reu-nir o comitê científico que assessora a gestão municipal, na próxima

segundafeira, para defi -nir medidas mais restriti-vas para conter o avanço do novo coronavírus. “A antecipação dos feriados do mês de abril

certa-mente será uma delas”, escreveu no Twitter.

Mais cedo, ao participar da inauguração do BioPar-que do Rio, o antigo Jardim Zoológico da cidade, Paes

disse estar discutindo a possibilidade de antecipa-ção dos feriados da Semana Santa, de Tiradentes e de São Jorge já para os próxi-mos 10, 15 dias.

Governo

libera

recursos

para mais

1.608 leitos

de UTI

SÃO PAULO

O Ministério da Saúde publicou, no Di-ário Oficial da União de ontem, portaria que autoriza a instalação de 1,6 mil leitos novos de unidades de terapia intensiva (UTIs) para adultos, e oito leitos pe-diátricos em São Paulo. Todos deverão ser utili-zados para atendimen-to exclusivo de pacien-tes contaminados pela covid-19.

(5)

Sexta-feira a domingo, 19 a 21 de março de 2021

Diário inDústria&ComérCio

cotidiano

05

Contribuição social sobre o

salário-maternidade.

Já é possível parar de

recolher e pedir restituição

dos últimos 5 anos?

Caroline Teixeira Mendes

No dia 04/08/20, o Supremo Tribunal Fede-ral (STF) finalizou julga-mento do Recurso Extra-ordinário nº 576.967, que considerou inconstitucio-nal a incidência de con-tribuição previdenciária a cargo do empregador sobre o salário-materni-dade, que é pago duran-te o período da licença. Trata-se do Tema de n. 72, cuja tese restou fixada nos seguintes termos: “É inconstitucional a inci-dência da Contribuição Previdenciária a cargo do empregador sobre o salá-rio maternidade. ”

Tal decisão ainda não transitou em julgado, eis que ainda há embargos de declaração pendentes de julgamento. Diante dis-so, as empresas que não ajuizaram ação judicial própria para o tema estão questionando se já podem deixar de recolher as con-tribuições previdenciárias patronais sobre o salário-maternidade com base no aludido julgamento, ou se devem aguardar o seu trânsito em julgado.

Pois bem. Mesmo sem o trânsito em julgado da decisão, a Procuradoria-Geral da Fazenda Na-cional, com fulcro na Lei 10.522/2002, pro-feriu o Parecer SEI n. 18361/2020/ME para orientar a dispensa de contestação e recursos nos processos judiciais que versem sobre o tema, bem como para expor o seu entendimento a respeito da extensão e do alcance do julgado do STF, a fim de que este seja corretamente observado pela Receita Federal do Brasil – RFB em suas fis-calizações. Neste Parecer são analisadas 3 (três) questões fundamentais:

1 – Se a tese do STF se estende às contribuições pagas pelas empregadas;

2 – Se a tese do STF se estende às contribuições patronais destinadas a terceiros;

3 – Se tem efeitos re-troativos.

CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS DEVIDAS PELAS SE-GURADAS – A PGF ma-nifestou-se no sentido de que o aludido julgamento do STF não tratou das

contribuições devidas pelas seguradas em gozo do salário-maternidade, nem tampouco seus fun-damentos determinantes podem ser a elas esten-didos, sob a justificati-va de que as normatijustificati-vas aplicáveis ao caso seriam diferentes.

CONTRIBUIÇÕES A TERCEIROS – Concluiu a Procuradoria que os mesmos fundamentos de-terminantes do acórdão do STF podem ser utili-zados em relação às con-tribuições de terceiros, de modo que estas também não devem incidir sobre o salário-maternidade.

EFEITOS RETRO-ATIVOS DA DECISÃO – O Parecer da PGF re-conheceu que o acórdão do STF não foi objeto de pedido de modulação de efeitos, afirmando que a declaração de incons-titucionalidade da inci-dência da contribuição previdenciária do em-pregador sobre o salário-maternidade produzirá efeitos retroativos, frisan-do, inclusive, que devem ser observados os prazos prescricionais aplicáveis ao ajuizamento das ações e aos pleitos administra-tivos de restituição.

Com efeito, ainda que a decisão do STF não tenha transitado em jul-gado, o Parecer da PGF reconhecendo o direito declarado no RE 576.967, somado aos ditames da Lei 10.522/2002, dão amparo jurídico aos con-tribuintes que quiserem deixar desde já de reco-lher a contribuição social patronal e de terceiros sobre o salário-materni-dade.

Nos termos do próprio Parecer da Procuradoria, ainda é possível reque-rer administrativamente ou judicialmente a res-tituição do que foi pago indevidamente a estes títulos nos últimos 5 (cin-co) anos.

(*)Caroline Teixei-ra Mendes é Mestre em Direito de Estado pela Universidade Federal do Paraná. E Advogada sócia do escritório Cleverson Marinho Teixeira Advo-gados Associados. caro-line@cleversonteixeira. adv.br

Curitiba já pode comprar

vacinas e integrar consórcio

Combate à Covid-19

O

prefeito Rafael

Greca sancionou, na quarta-feira, os dois projetos de lei que autorizam o município a adquirir vacinas para o enfrentamento da pan-demia de covid-19 e a sua participação no consórcio de compra de imunizan-tes que deve ser formado no próximo dia 22 de março.

“Damos, com muita alegria, esse importante passo para a compra de vacinas pelo município. Queremos vacinar nossa população que tanto vem sofrendo desse mal que nos assola há mais de um ano. Estamos con-versando com laborató-rios, vamos participar do consórcio com outros municípios. Vamos ven-cer esses tempos difíceis”, disse o prefeito.

Foram sancionadas a lei 15.814, que autoriza a compra de imunizantes pelo município e a distri-buição à população, e a lei nº 15.815, que ratifica a participação de Curitiba na compra de imunizantes em conjunto com outros

Rafael Greca sancionou os dois projetos de lei que tratam do tema

municípios. Ambos os projetos de lei foram apro-vados por unanimidade, em regime de urgência, pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

Para o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi, as leis abrem espaço para que o município possa ampliar o acesso a imu-nizantes como forma de conter o avanço da pande-mia. Mas ele ressalta que a lei, por si só, não garante a compra de vacinas.

“Ainda temos um

ca-minho até que o mu-nicípio possa comprar individualmente ou em consórcio esses imuni-zantes” diz Puppi.

“Estamos em contato com os laboratórios, mas dependemos de nego-ciações de preço, esca-la e, principalmente, da disponibilidade desses imunizantes aos muni-cípios. Não podemos, ainda, falar de prazos”, acrescentou.

Curitiba tem reserva-dos, do fundo de emer-gência do município,

cerca de R$ 100 milhões para a aquisição de va-cinas.

A lei 15.814 autoriza o município a adquirir vacinas em caso de des-cumprimento, por parte da União, do Plano Na-cional de OperaNa-cionali- Operacionali-zação de Vacinação ou ausência de cobertura imunológica suficiente contra a doença. Além disso, a legislação auto-riza o remanejamento de recursos do orçamento vigente para a compra dos imunizantes.

Consórcio de compra de imunizantes deve ser formado no próximo dia 22 de março

Fornecimento de kits

às famílias começa

no próximo dia 25

alimentação esColar

Com o formato de en-sino totalmente remoto até 6 de abril, a Prefeitura de Curitiba retoma, no próximo dia 25, o for-necimento dos kits de alimentação às famílias das crianças e estudan-tes da rede municipal de ensino. O cronograma de entregas será feito por regional.

Desta vez, o forne-cimento será iniciado

numa quinta-feira (25/3), para no sábado e domin-go e será retomado na segunda-feira seguinte (29/3).

Todos os estudantes matriculados na rede mu-nicipal têm direito ao kit, que busca suprir as neces-sidades de alimentação das crianças durante o período de suspensão de aulas presenciais na rede, por conta da pandemia Todos os estudantes matriculados na rede municipal

(6)

Sexta-feira a domingo, 19 a 21 de março de 2021

Diário inDústria&ComérCio

ESPORTE

06

De olho em Tóquio, brasileiros

treinam e competem nos EUA

ATLETISMO

Primeiro grupo, com 18 atletas, chegou nesta semana aos Estados Unidos

D

e olho na

Olim-píada de Tóquio, o primeiro grupo de brasileiros chegou na quarta-feira nos Estados Unidos. O time composto por 18 atletas participa de mais um período de treinamentos e de uma competição no Centro Olímpico de Chula Vis-ta, na Califórnia. Dos 18 atletas, 15 saíram na noite de terça-feira do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e Érica Sena, atleta da marcha atlética, e o técnico André Chocho, que viajaram de Cuenca, no Equador, e o técnico José Luís Martínez, que embarcou em Madri, na Espanha. Além dos trei-namentos na excelente estrutura do Centro Olím-pico, os brasileiros do pri-meiro grupo participarão de algumas competições previstas no calendário

norte-americano, a partir de 3 de abril, justamente em Chula Vista.

O segundo grupo, com atletas integrantes dos re-vezamentos 4x400 misto e 4x400 m masculino, segue para os Estados Unidos no dia 11 de abril. A programação é de o período de preparação terminar no dia 19 de abril, quando os atle-tas convocados para o Mundial viajam para Rio Maior, em Portugal. Lá os brasileiros farão a acli-matação e em seguida vão para a Polônia. No país do leste europeu, participa-rão do torneio na Silésia, que servirá também de seletiva olímpica, entre os dias 1º e 2 de maio.

O 4x100 m masculino e o 4x400 m misto já estão qualificados para os Jogos de Tóquio. Mas o revezamento 4x100 m feminino e o 4x400

m masculino tentarão a classificação no torneio da Polônia. Para carim-barem o passaporte, os times precisarão chegar às finais das respectivas provas.

“Este camping veio na hora certa porque as pis-tas do Pinheiros e do Nú-cleo de Alto Rendimento, em São Paulo, estão fe-chadas nesta fase emer-gencial. Digo aos atletas que somos abençoados e tudo está caminhando para fazermos a melhor preparação possível. No caso do 4x100 m mas-culino vamos defender o título de campeão mun-dial de revezamentos,” disse, à assessoria da CBAt, Felipe de Siqueira, responsável pela equipe 4x100 masculina que foi campeã mundial no Japão em 2019.

Desde setembro trei-nando somente de forma

virtual com o espanhol José Luís Martínez, a lan-çadora do disco Fernanda Borges (AABLU) está ansiosa. “Estou muito animada com a oportu-nidade de voltar a tra-balhar ao lado dele. O objetivo é fazer uma boa preparação, participar de competições em busca do índice olímpico”, afirmou a gaúcha sexta colocada no disco no Mundial de Doha-2019 à assessoria da CBAt.

Já classificada à Olim-píada na provas dos 20km da Marcha Atlética, Érica Sena (Pinheiros) busca aproveitar a estrutra do CT. “O objetivo é poder treinar mais tranquilo e ter uma boa estrutura. Quero treinar mais forte já que em Chula Vista o clima é bom e fica ao nível do mar”, disse a atleta, que mora em Cuenca, Equador.

Brasileiros participarão de algumas competições previstas no calendário norte-americano

O chefe de criação da Olimpíada de Tó-quio, Hiroshi Sasaki, anunciou sua renúncia ao cargo depois de ter feito um comentário depreciativo sobre uma artista japonesa popu-lar, a polêmica mais recente sobre comen-tários insensíveis so-bre mulheres a atingir os organizadores do evento.

Faltando somente quatro meses para o início da Olimpíada, a saída do diretor-chefe das cerimônias de aber-tura e encerramento é mais um revés para os Jogos de 2020, que foram adiados por um ano devido à pandemia de covid-19. O contratempo vem na esteira da renúncia de Yoshiro Mori da presidência do comitê organizador no mês passado depois de co-mentários sexistas que provocaram revolta.

Sasaki contou ter dito a um grupo de planejamento em uma conversa virtual que Na-omi Watanabe poderia desempenhar um papel como “Olimporca”.

“Houve uma expres-são muito inadequada em minhas ideias e comentários”, disse Sasaki em um comu-nicado emitido pelos organizadores dos Jo-gos ontem. “Peço des-culpas sinceras a ela e às pessoas que se senti-ram constrangidas por tais conteúdos.”

Chefe de criação dos

Jogos renuncia após

comentário depreciativo

OLIMPÍADAS

Sasaki usou a expressão “Olimporca” ao se

referir à artista Watanabe

Piloto Sabine Schmitz, a

“rainha de Nüerburgring”,

morre aos 51 anos

AUTOMOBILISMO

A ex-piloto de cor-rida Sabine Schmitz, conhecida como “rai-nha de Nüerburgring” e também apresen-tadora do Top Gear, programa popular da rede BBC, morreu aos 51 anos. O circuito ale-mão de Nüerburgring anunciou na

quarta-feira que “perdeu sua piloto de corrida mais famosa”.

“Sabine Schmitz faleceu cedo demais depois de uma doença longa. Sentiremos falta dela e de sua natureza alegre. Descanse em paz, Sabine”, disse o circuito no Twitter.

(7)

SÓ NOTÍCIA RUIM

Todas as notícias são péssimas. A pan-demia bate recordes. É possível que no fim de abril, tenhamos quatro mil mortos por dia. A economia vai mal. O povo vai ainda pior. A única nova do dia que pode dar algum alento à maioria empobrecida é o auxílio emergencial. Modesto, é verdade, mas quando há brasileiros morrendo de fome, chega como uma dádiva, De resto, crise em todas as áreas.

O que faz o presidente Bolsonaro diante desse quadro? Surta e diz besteiras. Elr falou ontem mais uma vez sobre a decisão do ministro Edson Fachin, do STF, que anulou as condenações do ex-presidente Lula e lhe restituiu os direitos políticos. Descontrolado, repetiu críticas ao PT e falou em ditadura. Assim, se torna presa fácil para centrão.

A dramática crise da saúde aliada ao aumento da impopularidade do presidente Jair Bolsonaro assanhou a fome do Centrão por novos ministérios. Bolsonaro precisa de apoio, tem de pagar o preço. O grupo fisiológico de legendas de centro-direita já tinha aumentado o seu preço pelo apoio ao Planalto. Agora, quer a indicação para ao menos cinco pastas: Casa Civil, Secretaria de Governo, Minas e Energia, Relações Exteriores e Educação. É um avanço claro sob dois campos que são os alicerces do bolsonarismo, o militar e o ideológico. Os três primeiros ministérios são comanda-dos por membros das Forças Armadas. Os outros dois tiveram indicações de sua base ideológica.

BRANDÃO RENUNCIA

O presidente executivo do Banco do Brasil, André Brandão, estaria desconfor-tável em permanecer no cargo desde que o presidente Jair Bolsonaro resolveu intervir e opinar sobre o seu desempenho. Ele en-tregou ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, o pedido de renúncia do cargo.

COLAPSOU

Curitiba registrou, ontem, 914 novos casos de Covid-19 e 44 óbitos de morado-res da cidade infectados pelo novo coro-navírus, conforme boletim da Secretaria Municipal da Saúde. Um recorde.

NOVO AUXILIO EMERGENCIAL

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou nesta quinta-feira a MP (Medida Provisória) que cria o novo au-xílio emergencial. O benefício terá quatro parcelas e valores de R$ 150, R$ 250 ou R$ 375, dependendo da família. Só vai receber o novo auxílio quem já recebeu no ano passado e, portanto, já está inscrito nos cadastros públicos usados para a aná-lise dos pedidos. Quem não faz parte dos cadastros não receberá o benefício. Não haverá novos pedidos.

MORRE MAJOR OLÍMPIO

O senador Major Olímpio (PSL) teve morte cerebral nesta quinta-feira (18) após ter sido diagnosticado com Covid-19, em São Paulo. O senador Sérgio Olímpio Gomes, conhecido como Major Olímpio (PSL), estava internado desde o dia 2 de março no Hospital São Camilo, na capital paulista, e no dia 5 de março foi transferido para uma unidade de tratamento intensivo (UTI).

DA TRAGÉDIA

O número de mortos pela covid-19 pode chegar a 4 mil por dia até o fim de abril. A previsão é da Rede Análise Covid – que reúne especialistas de diferentes áreas para interpretar os dados oficiais sobre a pandemia. Nesta quarta-feira, 17, a média de óbitos pela doença ultrapassou pela primeira vez a marca de dois mil. A Fiocruz afirma que o Brasil vive “o maior colapso sanitário e hospitalar da história”. Para reduzir o impacto da tragédia, defendem os especialistas, medidas severas de res-trição de circulação precisam ser adotadas imediatamente.

SUSPENSÃO DO IPTU

O deputado estadual Delegado Fran-cischini (PSL), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná, ingressou na Jus-tiça pedindo a suspensão da cobrança do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) dos estabelecimentos comerciais e de serviços impactados pelo lockdown em Curitiba. A medida também se destina a imóveis residenciais onde se desenvolvam atividades econômicas.

TEMPLO É DINHEIRO

Todos sabem do poder eleitoral das igrejas no Brasil. Sabem também que Templo é dinheiro, considerado o volu-me de arrecadação que fazem. Pois, pois, deputados e senadores não quiseram entrar em conflito com essa turma que faz da religião instrumento da política. Ao derrubarem um conjunto de vetos do presidente Jair Bolsonaro, senadores confirmaram nessa quarta-feira (17) a decisão já tomada mais cedo pelos depu-tados federais e permitiram o perdão de dívidas tributárias contraídas por templos religiosos.

SOA A DEBOCHE

Como não consegue justificar a pés-sima condução do enfrentamento da Co-vid19, o presidente Jair Bolsonaro fez o de sempre; Passou a colocar em dúvida a alta ocupação de leitos de UTI pelo Brasil em decorrência da pandemia de coronavírus. Em conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro sugeriu que pessoas internadas por outras razões além da Covid-19 poderiam estar contabi-lizadas nas taxas de ocupação hospitalar que têm sido divulgadas.

RATINHO VAI ÀS COMPRAS

O Governo do Paraná formalizou em oito cartas de intenção encaminhadas nes-te mês para diferennes-tes laboratórios o dese-jo de comprar imediatamente 16 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. Essa quantia pode chegar a 33 milhões de doses

e depende da capacidade de entrega das farmacêuticas. Confirmando a negocia-ção, os imunizantes seriam encaminhados para o Ministério da Saúde como forma de incrementar o Programa Nacional de Imunizações (PNI), com distribuição para todos os estados do País conforme regramento do Governo Federal. Essa regra é fruto de um acordo de todos os governadores do País.

“CONTINUIDADE”

A primeira aparição pública do mi-nistro da Saúde, o cardiologista Marcelo Queiroga, que não tem qualquer experi-ência em gestão pública atreveu-se a dizer que “vai dar continuidade”, ao trabalho do ainda ministro Eduardo Pazuello, considerado, no mínimo, um desastre. Dá essa declaração no dia em que o Brasil registrou novo recorde de mortes na pan-demia: 2.798. Ainda disse que “a política é do governo Bolsonaro e o ministro da Saúde executa a política do governo”. Fez lembrar a chegada de Pazuello que não sabia o que era SUS, nem fez questão de sabê-lo.

NÚMEROS MAQUIADOS

A “gestão” de Pazuello começou com a militarização da Pasta e maquiar números oficiais para esconder cadáveres. Deixou faltar testes, medicamentos e até oxigênio nos hospitais. “Um manda, o outro obe-dece”, dizia quando Bolsonaro foi chamar sua atenção o que equivale dizer que “o ministro executa a política do governo”. Queiroga pediu a “união da nação” con-tra a doença, defendeu o uso de máscara e higiene das mãos, mas não falou em isolamento social, num momento em que governadores e prefeitos enfrentam colapso do sistema (que Pazuello diz que não existe!).

CREDENCIAIS

Além de cardiologista, as credenciais de Queiroga para o cargo de Ministro são outras: ele pediu votos para Bolsonaro e é íntimo de Flávio, o primeiro filho.

MAGOADO

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e aliados criticaram a opção de Bolsonaro por Queiroga sem ouvir parla-mentares. Eles acreditaram no “conto da carochinha” que seria o Chefe do Governo ouvir deputados do Centrão para escolher o novo ministro da Saúde. O Centrão sou-be da decisão pela mídia.

TOPO DA CARREIRA

Bolsonaro prometeu um cargo no Exterior para Eduardo Pazuello, que continua ministro até semana que vem. Antes, estudou o que parecia a saída ideal promover o general de três estrelas ao grau de quatro estrelas, o topo da carreira. Mas é intendente, o militar que cuida da logística, cujo topo de carreira são três estrelas. A ideia foi estudada pela Casa Civil que acha que alterando o decreto Pazuello vira general de Exército, o topo da carreira. O problema é o regulamento interno do Exército que estabelece o prin-cípio da hierarquia.

OUTRO FILHO

A Polícia Federal abriu um inquérito para apurar suspeitas de tráfico de

in-Sexta-feira a domingo, 19 a 21 de março de 2021

Diário inDústria&ComérCio

POLÍTICA

07

Fábio

Campana

e-mail: fabio.campana@gmail.com

www.fabiocampana.com.br

Faltam leitos,

faltam equipes,

faltam insumos.

Tragédia.”

Beto Preto, secretário da Saúde

fluência envolvendo Jair Renan Bolsonaro, filho do Chefe do Governo Ele es-taria atuando para marcar reuniões e abrir portas do governo para empresas pri-vadas. Um grupo empre-sarial que atua no setores de mineração e construção com interesse junto ao go-verno presenteou Renan com um carro elétrico ava-liado em R$ 90 mil. É mais um filho do presidente que é alvo de investigações.

ESTRANGEIROS

O Incra avança nos es-tudos para a regularização fundiária em áreas de fron-teira. O assunto é polêmico e tem sido objetos de idas e vindas dentro do gover-no desde a gestão de Dil-ma Rousseff. Entre outros pontos, a medida significa a concessão de títulos de propriedade e estrangeiros – alguns há décadas insta-lados nas terras.

COTADO

O presidente Bolsonaro já conversou com o mi-nistro André Mendonça, da Justiça, que o próximo cargo vago no STF será pre-enchido por ele. Mendonça é evangélico, por sinal, frequentador de cultos em Brasília. Quem conhece o ministro, amigo de Bolso-naro, sabe que ele mantém o pé atrás: prevê que ele pode mudar de opinião à qualquer momento.

RESPONSÁVEL

Para o vice Hamilton Mourão, “a função do mi-nistro quem define, é o decisor, o presidente da República. Até por isso, então, o presidente é o responsável por tudo o que aconteça ou deixa de acon-tecer. Essa é a “realidade” Mourão comentou por con-ta da primeira fala de Mar-celo Queiroga querendo separar “política pública de Bolsonaro” de decisões do ministro da Saúde.

(8)

Novo Nissan Kicks começa

a chegar às concessionárias

O Novo Nissan Kicks começa a chegar às 179 lojas da marca de todo o Brasil. Diariamente, estão partindo do Complexo Industrial da Nissan em Resende, no estado do Rio de Janeiro, onde o crossover é produzido, dezenas de carretas carregadas com veículos rumando para todas as regiões do país. Nelas, foram embarcadas pelas rampas da área de logística da Nissan diferentes versões do modelo. No total, o Novo Kicks está disponível em quatro versões, com preços sem aumento em relação à linha anterior: a partir de R$ 90.390.

Revelado oficialmente no final de fevereiro, o Novo Nissan Kicks foi desenvolvido tendo como base três pilares: design (traduzido pelo conceito denominado Nissan Emo-tional Geometry), integração motorista e carro e tecnologia Safety Shield, que congrega sistemas de monitoramento e prevenção de acidentes, além do diferencial do sistema de som Bose Personal Plus.

Caoa Chery estende condições

especiais para o Tiggo 2

A C a o a Chery estendeu as condições es-peciais para a compra do Ti-ggo 2 durante o mês de mar-ço. A opção de financiamento

diferenciada do modelo, conta com taxa de juros zero e parcelamento em até 12 vezes com 80% de entrada. O Tiggo 2 possui motor 1.5 Flex e traz como diferenciais a altura do solo, que é uma das mais altas entre os SUV´s (186 mm), espaço interno amplo, conteúdo tecnológico, design, qualidade e um pacote completo de itens de série, alinhado às demandas dos consumidores brasileiros.

O cliente que comprar um veículo zero quilômetro da Caoa Chery em março pode aproveitar também a Campa-nha “Seguro Total”, em toda a liCampa-nha de veículos. A oferta é válida para toda a Rede de Concessionárias Caoa Chery do País, exceto para os veículos comercializados no estado do Rio de Janeiro, que terão política própria.

BMW 320i GP e X1 sDrive20i

GP em promoção este mês

Os consumi-dores interessa-dos em adqui-rir um veículo BMW no mês de março terão condições espe-ciais nos

mode-los BMW 320i GP e BMW X1 sDrive20i GP, dois líderes de venda no mercado brasileiro na categoria premium e ambos produzidos na fábrica do BMW Group, em Araquari (SC).

Ambos os modelos estão com o preço promocional de R$ 239.950,00 à vista, e o financiamento, por meio da BMW Ser-viços Financeiros, poderá ser realizado com entrada de 49% mais 36 parcelas mensais de R$ 1.990,00, mais parcela final de 40% do valor do veículo na 36ª parcela. Ainda para estes modelos, o plano de manutenção de três anos e/ou 40.000km é gratuito, independente da modalidade de compra.

A

Toyota do Brasil lança

o novo Corolla Cross, inaugurando uma nova etapa na história de sucesso da marca japonesa no País. Em mais de 50 anos, o nome Corolla, o veículo mais vendido do mundo e líder de sua cate-goria há seis anos no País, se tornou referência de qualidade, durabilidade e confiabilidade, pois é um veículo que reflete o gosto e as necessidades de seus consumidores por todo o globo. Agora, o Corolla escreve um novo capítulo em sua trajetória, além do sedã ele se transforma em um SUV, um dos segmentos que mais cresce globalmente e também no Brasil.

O Corolla Cross é o SUV que você estava esperando! De con-ceito urbano e carregando toda

a essência da marca Toyota de Qualidade, Durabilidade e Con-fiabilidade, ele não é apenas um SUV, mas sim, o SUV da Toyota. O Corolla Cross chega às concessionárias no dia 25 de março. Preços: Corolla Cross XR 2.0 Flex: R$ 139.990,00; Corolla Cross XRE 2.0 Flex: R$ 149.990,00; Corolla Cross XRV Hybrid Flex: R$ 171.990,00; Corolla Cross XRX Hybrid Flex: R$ 179.990,00; e Corolla Cross Hybrid Flex Special Edi-tion: R$ 183.980,00. Cores: As cores disponíveis para o novo Corolla Cross são Branco Polar (sólido), Branco Lunar Peroli-zado, além das cores metálicas: Preto Infinito, Prata Lua Nova, Cinza Granito, Vermelho Gra-nada e a nova e exclusiva cor Azul Netuno.

Para isso, sua concepção levou em consideração quatro pontos importantes:

Robustez urbana – força e elegância definem o design do Corolla Cross. Nele, os clientes sentem-se em um veículo de categoria superior.

Amplo espaço interno - Para os bancos traseiros, foi criado um espaço confortável, principalmente na área da cabeça. As grandes áreas das janelas evocam uma sensação aberta e espaçosa, oferecendo conforto aos ocupantes mes-mo em longas viagens. Além disso, as portas têm grande ângulo de abertura, facilitan-do a entrada e saída. O volume de 440L do porta-malas per-mite que se leve tudo o que precisa.

Toyota apresenta o novo

Corolla Cross no Brasil

mercado

Sexta-feira a domingo, 19 a 21 de março de 2021

automóveis

Diário inDústria&ComérCio

08

Chegam ao Brasil as primeiras

McLaren 765LT

Chegaram ao Brasil as duas primeiras unidades do McLa-ren 765LT destinadas ao mer-cado brasileiro. Totalmente configuradas pelos respectivos proprietários, as duas unida-des já entregues pela McLaren São Paulo (importadora ofi-cial da marca britânica para o Brasil) se destacam pelas configurações exclusivas que deixam o modelo ainda mais esportivo e elegante. Nas pró-ximas semanas, chegarão as outras três unidades do total de cinco 765LT que virão para o Brasil, cada uma por valores acima de R$ 5 milhões.

“Todos os cinco McLaren 765LT destinados ao Brasil já foram comercializados”, expli-ca Bruno Bonifacio, Gerente Geral da McLaren São Paulo. “Além de ser um modelo de produção limitada, essas cinco unidades foram configuradas pelos próprios compradores, o que confere ainda mais ex-clusividade a cada automóvel”, prossegue. A produção do McLaren 765LT foi limitada

a 765 exemplares numerados. O modelo é baseado no 720S, líder em sua classe, e ostenta um autêntico foco de pista ao elevar a novos níveis os atributos que diferenciam os LT: engajamento do piloto, dinâmica focada na pista, peso minimizado, aerodinâmica oti-mizada e maior potência.

As duas 765LT já entregues aos clientes brasileiros pos-suem diferenciais como asa traseira, teto e capô dianteiro em fibra de carbono aparente. Seus proprietários

solicita-ram também a instalação de roof scoop (tomada de ar na capota), uma solução muito utilizada em carros de corrida para aumentar a captação de ar fresco diretamente para o motor. O McLaren 765LT com numeração de série “560 of 765” é pintada na cor Papaya Spark (laranja perolizado) e tem acabamento interno em Alcantara preto com detalhes em laranja, como os cintos de segurança, as costuras dos bancos e a marcação “12 horas” no volante.

(9)

Lockdown atrasado

causou 27 mil mortes no

Reino Unido, diz estudo

pandemia

O

atraso na imposição de

um lockdown no final do ano passado causou 27 mil mortes que poderiam ter sido evitadas no Reino Unido, segundo um estudo da Reso-lution Foundation divulgado nesta quinta-feira (18). O go-verno britânico adiou o início do confinamento para janeiro, o que, de acordo com a think tank, foi um grande erro.

O estudo indica que o lo-ckdown deveria ter sido imposto no país ainda em dezembro, quando surgiram evidências do rápido aumento de casos. Além de custar vidas, a decisão de adiar confinamentos faz com que a medida tenha que ser mais severa e duradoura.

No relatório, a fundação analisou a condução da pan-demia pelo governo britânico e concluiu que o atraso na implementação de lockdowns aconteceu três vezes.

“Começar um bloqueio timi-damente e com atraso tem sido um desastre, causando milha-res de mortes evitáveis. Além do atraso, isso faz com que as restrições tenham que ser mais severas e duradouras do que em outros países, agravando os danos econômicos”, afirmou ao jornal The Guardian Mike Brewer, economista-chefe da Resolution Foundation.

O estudo lembra que o go-verno britânico levou duas semanas para decretar o

pri-meiro lockdown nacional, após a medida ter sido anunciada na Itália em março de 2020. Poste-riormente, em setembro, apesar de recomendações de especialis-tas, novamente o confinamento foi postergado e imposto por um curto período. O mesmo com-portamento foi repetido então em dezembro.

O relatório traz ainda elogios a algumas políticas adotadas pelo país, como a vacinação e o pacote de auxílio emergencial destinado a empresas e autôno-mos. Em relação à imunização, o estudo destaca que o país foi o primeiro a iniciar um programa de vacinação com um imunizan-te aprovado por agências regu-ladoras em 8 de dezembro.

Organização britânica afirma que governo errou ao não impor

confinamento ainda em dezembro

Putin ironiza Biden após americano

chamá-lo de assassino

conflito

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ironizou nes-ta quinnes-ta-feira (18) os duros ataques verbais que sofreu do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

“Não se trata unicamente de uma expressão infantil ou uma piada. Tem um sentido profun-do e psicológico. Sempre vemos nossas próprias características em outra pessoa e pensamos que elas são como nós”, disse o chefe do Kremlin.

Em entrevista à rede de TV americana ABC News na

quar-ta-feira, Biden afirmou que Putin pagará por supostamente tentar interferir nas eleições presidenciais de 2020 a favor de Donald Trump e concordou com a afirmação de que o chefe do Kremlin é um assassino.

Putin garantiu que Moscou não se deixará intimidar por Washington. “Vamos defender nossos interesses e cooperar com eles quando as condições nos foram favoráveis”, acres-centou.

As declarações foram feitas durante uma videoconferência

com representantes da socie-dade civil da Crimeia, penín-sula ucraniana anexada pela Rússia em 2014, o que iniciou o desgaste das relações entre Moscou e o Ocidente.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, considerou “muito ruins” as declarações do presidente americano. “Eu não reagiria literalmente. Direi apenas que são muito ruins as declarações do presidente dos Estados Unidos. Ele definiti-vamente não quer melhorar as relações com nosso país. Apesar de aumento de casos em dezembro, Reino Unido impôs lockdown somente em janeiro

União Europeia apresenta

hoje Passaporte Covid

trânsito fronteiriço

A União Europeia apre-sentou na quarta-feira (17) o chamado Passaporte Covid para facilitar as viagens na alta temporada e apoiar o setor de turismo - que sofre dificuldades em virtude das restrições da pandemia, com a lentidão com que avança a campanha de vacinação no bloco e dos riscos que repre-sentam as novas variantes do coronavírus.

“Temos que ser

excepcio-nalmente cuidadosos porque agora estamos lidando com uma situação extremamente injusta no mundo, onde a probabilidade de oferta ou obtenção de uma vacina tem muito a ver com o país em que se vive, muito a ver com o ní-vel de riqueza, o níní-vel de influ-ência que você ou seu governo tem nos mercados globais”, afirmou Mike Ryan, chefe de Emergências da Organização Mundial da Saúde.

Sexta-feira a domingo, 19 a 21 de março de 2021

Diário inDústria&ComérCio

mundo

09

Premiê Mark Rutte é eleito

pela quarta vez na Holanda

europa

O primeiro-ministro ho-landês, Mark Rutte, e seu Partido Popular para a Liber-dade e a Democracia (VVD), liberal de direita, venceram as eleições parlamentares antecipadas desta quarta-feira (17). Uma projeção com base em quase 90% dos votos indica que o VVD será, de longe, a força mais forte na câmara baixa do Parlamento holandês, assegurando 35 de um total de 150 mandatos.

Rutte havia renunciado em janeiro, assumindo a responsa-bilidade por um escândalo que abalou o país, no qual milhares de famílias foram injustamente acusadas de fraude relacionada a benefícios sociais.

Rutte, de 54 anos, está no poder há mais de uma década e, com mais essa vi-tória eleitoral, a caminho de recordes: quando a chanceler federal alemã, Angela Merkel, deixar o cargo, em outubro

próximo, ele será o chefe de governo mais antigo na União Europeia (UE). E no próximo ano ele pode ultrapassar o ex-primeiro-ministro holandês Ruud Lubbers em termos de anos de mandato. Em com-paração internacional, as vi-tórias eleitorais de Rutte não chegam a ser sensacionais, mas, no cenário partidário fragmentado da Holanda, já se pode ser vencedor com mais de 20% dos votos.

Espanha legaliza eutanásia

e suicídio assistido

legislação

O Parlamento espanhol aprovou nesta quinta-feira (18) uma lei que legaliza a eutanásia e o suicídio assisti-do, fazendo da Espanha uma das poucas nações do mundo a permitir que pacientes terminais ou gravemente feridos decidam acabar com seu próprio sofrimento.

A nova legislação, tratada como prioridade pelo go-verno do primeiro-ministro socialista Pedro Sánchez, foi aprovada com 202 votos a favor, 141 contra e duas abstenções na câmara de 350 assentos.

Na eutanásia, equipes médicas põem fim à vida de um paciente para aliviar seu sofrimento, usando

medica-mentos fatais. Já no suicídio assistido, pacientes adminis-tram o medicamento neles mesmos, sob supervisão médica. Ambas alternati-vas serão oferecidas pelo Sistema Nacional de Saúde espanhol a partir de meados de junho.

“Hoje somos um país mais humano, mais justo e mais livre. A lei da eutanásia, amplamente exigida pela so-ciedade, finalmente se torna realidade”, tuitou o premiê espanhol poucos minutos após a votação. “Obrigado a todas as pessoas que lutaram incansavelmente para que o direito de morrer com dig-nidade fosse reconhecido na Espanha.”

Referências

Documentos relacionados

Conteúdo da embalagem Unidade de Telefone IP PoE Adaptador de energia Guia da Instalação Rápida CD com manual do usuário Cabo RJ-45.. Instalando as conexões do Telefone

Profissão: Filiação: Joao Maria De Oliveira e Tereza De Souza Oliveira Cônjuge: Balbina Teixeira Da Silva Da Silva De Oliveira Local do sepultamento: (S.J.Dos Pinhais) Ce-

são: Militar Filiação: Rodolfo Streit e Candinha Sibila Streit Cônjuge: Eleni Domingues Streit Local do sepultamento: (Curitiba) Municipal Boqueirão Quinta-Feira, 23 de setembro

Abertas candidaturas para a 4.ª edição do “Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola”; pág.: 4.. ; pág.: 3 Decreto-lei nº 35/2017 Aplicação de

Uma grande parte do mundo havia sido dividida entre as potências imperiais européias antes de 1850, e a fase final da subdivisão aconteceu nos cinqüenta anos seguintes, quando

Descrição RESTITUIÇÃO DE VALOR REFERENTE AO PAGAMENTO EM DUPLICIDADE DO ISSQN DE OUTUBRO DE 2014... CONFORME FICHA DE CREDITO

dos seus ficheiros e bases de dados, solicitados pelo titular dos dados ao responsável pelo tratamento de dados. A eliminação dos dados solicitada nos termos do número anterior

Os valores obtidos para os níveis médio representativos da exposição do trabalhador ao ruído foram acima do que os estabelecidos pela norma NR-15 de 85 dB(A)