• Nenhum resultado encontrado

Páginas: AVALIAÇÃO DO PME. Comissão inicia sistematização do relatório de avaliação do PME

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Páginas: AVALIAÇÃO DO PME. Comissão inicia sistematização do relatório de avaliação do PME"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Diário Oficial

Ano: 3

Edição: 393

Páginas:

10

14 de maio de 2015

Prefeitura Municipal de Canavieiras

AVALIAÇÃO DO PME

Comissãoiniciasistematização dorelatóriodeavaliaçãodoPME

Acomissão organizadoraformadaporAna PaulaBáfica,Darluce deQueiroz, EdgleseMoura, JanaínaGuzzo, SoledadePaternostro,MariaJoséReis, MariaZilvaMacedoeSarahNascimentoteráumasemanaparasistematizaraavaliaçãodasmetaspropostasapresentadasnaAudiênciaPúblicadoPlano Municipalda Educação(PME), realizadanesta terça-feira (12),no SalãoParoquialde Canavieiras. Nopróximo dia22,emuma nova audiência,será apresentadoorelatóriofinal,paraumnovodebate.

Apósaleituraeaprovaçãodoregimentointerno,foiapresentadoorelatóriodeavaliaçãodoPMEreferenteaoperíodo2009à2013.Paraaelaboraçãodo material, foramutilizados instrumentoscomo questionários,análise documental (consulta ao censoescolar nos anosavaliados, certificados, materiais disponíveisnasescolas,quetenhamsidoadquiridosnoperíodode2009a2013)eentrevistas.

OPMEfoisubmetidoaamplodebate,sendoformadodentrodasmetaseestratégiasdiversasopiniõesdediferentesvisões,paraqueestesejaelaborado deformaconjuntaedequalidadetécnica,combaseemdecisõescoerentesepactuadas,deacordocomasnecessidadesecapacidadeseducacionaisdo município dentrodos seguintes eixos: EducaçãoInfantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, EducaçãoProfissional, Educaçãode Jovens eAdultos, EducaçãodoCamp,EducaçãodoCampo,EducaçãoEspecial,EnsinoSuperior,Gestão,ValorizaçãodoMagistérioeRecursosFinanceiros.

Asecretáriaafirmaqueasdemandasdaeducaçãonaatualidaderequeremdosenvolvidosnesseprocesso-sejamprofissionaisdocentesounãodocentes -umaposturamaiscríticaeparticipativapossível."Precisamosdeumplanocomtransparênciaeparticipaçãopopular,paraqueelesetornelegítimoe atendaasreaisnecessidadesdonossomunicípio.Trata-sedeumdocumentoquevainorteartodotrabalhonosetoreducacionalnomunicípio,porisso trabalhamosemconjunto,formamoscomissõescomrepresentantesdecadamodalidadedeensinoparatermosêxitononossotrabalho",avalia.

Explica a secretária municipal da Educação, Emília Cristina Augusto, que embora o plano tenha validade de 10 anos, em 2014, foi instituído o Plano Nacional da Educação, e os Planos Municipais precisam estar articulados aos planos nacional e estadual. Segundo ela, o PME é uma ferramenta indispensável para o planejamento da educação, tendo em vista que projeta as necessidades materiais e intelectuais, para que não faltem recursos financeiros e profissionais para que alcancem pleno êxito.

(2)

SINAL DIGITAL

Cooperação técnica entre Rede Bahia e Prefeitura trará sinal digital a Canavieiras

O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, recebeu nesta quarta-feira (13), em seu gabinete, uma equipe técnica da Rede Bahia (TV Santa Cruz) para tratar da recepção de sinal digital na cidade. A equipe de engenharia da rede de televisão apresentou o projeto de modernização dos equipamentos, para que Canavieiras entre na era da tevê digital.

No encontro, os técnicos da equipe de engenharia, Aelson Oliveira, José Carlos Lima e Gleidson Silva, relataram que atualmente cinco cidades já contam com o sinal digital da TV Santa Cruz: Itabuna, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Itamaraju e Porto Seguro. Agora, segundo os técnicos, Canavieiras poderá ser a primeira cidade com população acima 30 mil habitantes a receber o sinal digital.

Segundo o prefeito Almir Melo, a implantação do sinal digital para a transmissão de tevê é um avanço e finalmente Canavieiras será beneficiada. "Já na festa de São Boaventura, nosso padroeiro, poderemos assistir a programação dos festejos em alta definição. E esse acordo de cooperação técnica vai permitir que em pouco tempo já possamos desfrutar desse novo serviço, sem a necessidade de contratar canais de televisão por assinatura", ressalta Almir Melo.

Pelo acordo de cooperação técnica, a Prefeitura de Canavieiras assumiu a responsabilidade de executar a obra de construção da base para o Shelter (container), onde ficarão abrigados os equipamentos que serão implantados pela rede de televisão. A tecnologia digital possibilita a recepção do sinal de TV com alta qualidade de som e imagem em aparelhos de tevê, celular, tablete, multimídias em automóveis, dente outros.

Para ter acesso ao novo sinal, o telespectador que possui aparelho com captação em alta definição (HDTV) ou conversor digital poderá sintonizar a sua TV no sinal digital da TV Santa Cruz (da Rede Globo). Mesmo com o lançamento do sinal digital, a emissora mantém a transmissão analógica até o prazo que o Governo Federal estabelecer.

A recomendação é que os telespectadores que ainda possuem aparelhos apropriados para receber o digital e sem o sinal analógico, poderão adquirir um conversor para também receber a imagem em alta definição com custo bem acessível. O sinal analógico continuará sendo transmitido, para atender a legislação e os regulamentos da Agência de Telecomunicações.

(3)

Ano:3

Edição:

393

EventosesportivoscontamcomoapoiodaPrefeitura

Diversoseventosesportivosestãoagendadosparaseremrealizadosnomêsdemaio,emCanavieiras.TodoscontamcomoapoiodaPrefeitura,pormeio daSecretariadeTurismoeEsportes,quevemincentivandoapráticadosesportesnascomunidadesdasedeedointeriordomunicípio.

SegundooDiretordeEsportes,JoséBandeira,somentenodia24demaiopróximo(domingo)serãorealizadosdoistorneiosdefutebol:umnoCampodo PéVerde, localizadoatrásda estação rodoviária;o segundoé oTorneiodo ArealSub 12, no Campode Quinha,com aparticipaçãode equipes de CanavieiraseconvidadasdavizinhacidadedeUna.

Outroeventoaserrealizadono dia24 próximoéorganizadopeloGrupoCiclísticoH2O,quevaiparticipardepedaladanacidadedeItajuípe.Oevento tambémcontacomoapoiodaBikeShop,OiticicaeÓticaSantiago,alémdaDiretoriadeEsportesdaSecretariaMunicipaldoTurismoeEsportes.

Conhecidacomoacidadedasbicicletas,Canavieiraspossuidiversosgruposeclubesdeciclismos,quepromovempasseiossemanais,inclusivepedaladas paraoutrascidades,aexemplodePortoSeguro,porocasiãodafestareligiosadeNossaSenhoradaAjuda.OutragrandefestaciclísticaéoEcobike,que esperareunirmaisdemilciclistasnopróximoano.

Nasemanapassada,aDiretoriadeEsportesparticipou,comapoiodoTorneiodeFutebolmasculino,doBabaFiliaçãodoCruzeiro(BFC),nocampodo Caju.Oeventocontoucomaparticipaçãodeseisequipesesagroucomo campeãooCruzeiro,sendooPSGasegundacolocada,comempatede1X1no temponormale10X9nacobrançadepênaltis.

Nestedomingo(10),oBFCtambémrealizouoprimeirocampeonatointerno,comaparticipaçãodasequipesdoCuritiba,Holanda,Flamengo,Barcelona, Cruzeiro,ePSG.OBarcelosagrou-secampeãoaovenceroCruzeiropor1X0,goldeZezinho.OsartilheirosdocampeonatoforamDiego,doCuritiba,e JoãoPaulo,doBarcelona,comsetegols,cada.

OmelhorataquedotorneiofoidoCuritiba,com17gols;apiordefesaadoCruzeiro,com20golssofridos.OgoleiromenosvazadofoiPaulinho,doCuritiba, quesofreuquatrogols.OsárbitrosqueatuaramnosjogosdotorneioforamÉmersonTatu,ArlindoPastoreJaílsonNeguinho.

(4)

Mexa-serealizahomenagemàsMães

OProjetodeConvivênciaSocial"Mexa-se",coordenadopelapsicólogadoCentrodeReferênciaeAssistênciaSocial(Cras),TaísaVasconcelos,realizouna manhãdestaquinta-feira(14),naPraiadaCosta,bairrodaAtalaia,umcafédamanhãemhomenagemaoDiadasMães.Oeventoteveentregadebrindes, somaovivoeatividadesrecreativas.ExplicaapsicólogaTaísa,queahomenagemfazpartedoPlanodeAçõesdoprojeto,queumavezpormêsrealiza comemoraçõesnasdatasespeciais.

ProjetoMexa-se-Desde2009o projeto,decunhosocial, vemdesenvolvendoassuasatividadescomprofissionaisvoluntárioseparcerias.Aequipedo Mexa-seéformadapeladiretora-geralTaísaVasconcelos,adiretoraadministrativa MariadoCarmo, adiretorafinanceiraAlêdaTedescoeoEducador FísicoJulianoFraga.ApsicólogaTaísaatuavoluntariamentedesdeoiníciodoprojetoeéquemrealizaosgruposdeconvivência.JáoEducadorfísicoeo professordedançafazempartedaparceriarealizadacomaPrefeituraMunicipaldeCanavieiras,quedisponibilizadeterminadacargahoráriasemanalpara o projeto

SegundoacoordenadoradoProjetoMexa-se,psicólogaTaísaVasconcelos,temporfinalidade promoverasaúdebiopsicossocialatravés depráticade atividadefísica,realizaçãodegruposdeconvivênciaeatividadesdelazer,voltadasaoprioritariamenteopúblicodaterceiraidade.Entretanto,aidadenão fatorlimitadoreoprojetopossuiparticipantesadultosapartirdos40anos."Asexperiênciasquenósvivemosvãoficarparasempre,e,comcerteza,outros gruposvirãoparaseengajarnessesprojetos",disse.

AsatividadesdoprojetoMexa-sesãorealizadasdesegundaasexta-feira,conformeocalendário:AtividadeFísica-àssegundas,quartas,quintase sextas-feiras,das8às9horas,eàsterças-feiras,das16às17horas-naFilarmônica2deJaneiro);GruposdeConvivência:Àsquartasdas17às18horas,na IgrejaSemear;Aulasdedança:àssegundasequartas-feiras,das16às17horas,na Filarmônica2deJaneiro.

(5)

Ano:3

Edição:

393

Índice do diário

Atos Oficiais

Portaria - PORTARIAS

Edital - Nº 10/2015

Contas Públicas

(6)

Atos Oficiais

Portaria

(7)
(8)
(9)

Ano:3

Edição:

393

Edital

(10)

AVISO

HOMOLOGAÇÃO2ºTERMOADITIVO

O Prefeito Municipal de Canavieiras homologa o 2º Termo Aditivo do Pregão Presencial nº. 026/2013, que tem como objeto do contrato

CONTRATAÇÃODE EMPRESAESPECIALIZADA NAPRESTAÇÃO DESERVIÇOS DEFORNECIMENTODEBILHETESDE PASSAGENS AÉREASNACIONAISEMVÔOSREGULARES,DESTINADOSAOSSERVIDORESECOLABORADORESEVENTUAISQUANDOEMSERVIÇO OU EM ATENDIMENTO AOS INTERESSES DO MUNICÍPIO DE CANAVIEIRAS. Tendo como empresa G&M AGENCIA DE TURISMO E ORGANIZADORADEEVENTOSLTDACNPJnº.08.726.814/0001-10,conformeContratodePrestaçãodeServiços.Objetodo2ºTermoAditivo: Renovaçãodocontratoporigualperíodo.Canavieiras,(BA)22deAbrilde2015.ComissãodeLicitação.

EXTRATODECONTRATO-2ºTERMOADITIVOPREGÃOPRESENCIALN°.026/2013

N°. Processo: PREGÃO PRESENCIAL Nº. 026/2013. Contratante: PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAVIEIRAS - CNPJ Contratado: 08.726.814/0001-10.Contratado:G&MAGENCIADETURISMOEORGANIZADORADEEVENTOSLTDA.ObjetodocontratoCONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE FORNECIMENTO DE BILHETES DE PASSAGENS AÉREAS NACIONAISEMVÔOSREGULARES,DESTINADOSAOSSERVIDORESECOLABORADORESEVENTUAISQUANDOEMSERVIÇOOUEM ATENDIMENTOAOSINTERESSESDOMUNICÍPIODECANAVIEIRAS.Objetodo2ºTermoAditivo:Renovaçãodocontratoporigualperíodo. Fundamento Legal: Lein°. 8.666/93 e10.520/02.Vigência: Até 22 de Abril de 2016. Data de assinatura:22 de Abril de 2015. Comissãode Licitação.Canavieiras,22deAbrilde2015.

Contas Públicas

Contratos

Referências

Documentos relacionados

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

Vale ressaltar que, para direcionar os trabalhos da Coordenação Estadual do Projeto, é imprescindível que a mesma elabore seu Planejamento Estratégico, pois para Mintzberg (2006,

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Lück (2009) também traz importantes reflexões sobre a cultura e o clima organizacional ao afirmar que escolas possuem personalidades diferentes, embora possam

De fato, na escola estudada, o projeto foi desenvolvido nos moldes da presença policial na escola quando necessária e palestras para os alunos durante o bimestre,

A opinião dos alunos que frequentam o PA sobre a implementação do Programa de Correção de Fluxo Escolar é de extrema importância, visto serem eles os protagonistas

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

Para solucionar ou pelo menos minimizar a falta ou infrequência dos alunos dos anos finais inscritos no PME, essa proposta de intervenção pedagógica para o desenvolvimento