• Nenhum resultado encontrado

SOLICITAÇÃO DE APOIO A PROJETOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SOLICITAÇÃO DE APOIO A PROJETOS"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

SOLICITAÇÃO DE APOIO A PROJETOS

MECANISMO DE APOIO

X

MECENATO

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Título: Comunidade em Cena

Área(*): Artes Cênicas Segmento(*) Teatro

Modalidade(*): Oficina/Curso/Workshop Endereço na Internet: www.abra-ja.org.br

O projeto refere-se à Cultura Negra A iniciativa de realização é no exterior do país

Patrimônio Histórico tombado pelo IPHAN Localidade: Múnicípio de Belém do Pará

2. IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE P E S S O A J U R Í D I C A De Direito Público

Esfera administrativa Federal Estadual Municipal Administração: Direta Indireta

X

De direito privado sem fins lucrativos de natureza cultural De direito privado com fins lucrativos de natureza cultural

Entidade: Rede Brasileira de Arteducadores CNPJ: 07.180.282/0001-03 Endereço: Rua Caranapatuba, 494

Município: São Paulo UF: SC CEP: 05756-220

Telefone: 48 – 9151 2057 48 – 3237 5583 91 – 8107 8181

Fax:( ) Endereço Eletrônico(E-mail): abra@abra-ja.org.br rafaelidea2010@hotmail.com Dirigente: Manoela Paula Latrônico de Souza C.P.F : 015.588.889-77

C.I Órgão Expedidor: 2.712.130 SSP/SC Cargo: Presidente/Coordenadora de Articulação Externa

Matrícula: Função:

Endereço residencial: Rua Des. Pedro Silva, 2202 – Bloco 23 – Apto 32 - Coqueiros

Cidade: Florianópolis UF: SC CEP: 88080-700

P E S S O A F Í S I C A Nome: C.P.F

C.I Órgão Expedidor Endereço:

Cidade: UF: CEP:

Telefone: ( ) Fax:( ) Endereço Eletrônico(E-mail):

AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL DE SUA PREFERÊNCIA

(2)

3.OBJETIVOSIndique os objetivos do projeto, isto é, o que deseja realizar, inclusive seus resultados

Objetivo Geral

Promover 08 cursos de capacitação, 08 oficinas de produção artística e cultural, e colaborações interculturais e internacionais para jovens de comunidades menos favorecidas do Munícipio de Belém do Pará, através do Teatro como linguagem artística e como recurso cultural e pedagógico de acesso aos bens culturais e de organização comunitária, construção da cidadania e transformação social sustentável, entre janeiro a dezembro de 2009.

Objetivos Específicos

1) Promover a expressão cultural e artística dos jovens em sua comunidade e incentivar a produção de Teatro na Comunidade através de 08 Oficinas de Produção Artístico-pedagógica de Teatro Comunitário voltado para os jovens dos bairros menos favorecidos do Município de Belém, no período entre abril a dezembro de 2009;

2) Assessorar os 08 grupos de jovens participantes das Oficinas de Produção Artístico-pedagógica de Teatro Comunitário nas áreas artística, Artístico-pedagógica e de produção, no período entre junho a dezembro de 2009;

3) Formar jovens agentes/lideranças comunitários através de 08 Cursos de Capacitação na área de Teatro Aplicado na Comunidade como recurso de organização comunitária, construção da cidadania e transformação social sustentável, cada curso abrangendo um dos 08 Distritos Administrativos do Munícipio de Belém, no período entre junho a novembro de 2009.

4) Promover as ações artísticas e culturais dos jovens, resultantes do Curso de Produção Artístico-pedagógica de Teatro Comunitário e ações artísticas e culturais locais das comunidades beneficiadas pelo Projeto através da realização de 02 Encontros: Comunidade em Cena, com troca de experiência, apresentações artísticas e reflexões sobre o papel das linguagens artísticas como recursos de inclusão e transformação social, em agosto e dezembro de 2009.

5) Articular cooperação cultural internacional entre projetos culturais comunitários voltados para jovens no Município de Belém e projetos culturais comunitários em diferentes regiões do mundo, no período entre janeiro a dezembro de 2009, como parte do processo Rumo ao IDEA 2010 (Congresso Mundial da Associação Internacional de Drama/ Teatro e Educação que será realizado em Belém do Pará em julho de 2010).

(3)

4.JUSTIFICATIVAInforme porque propôs o projeto

A cidade de Belém, capital do Estado do Pará, tem passado nas últimas décadas por um intenso e desordenado processo de urbanização, o qual tem exposto grande parcela da população a dificuldades econômicas, sociais e ambientais. O Município de Belém possui 1.408.847 habitantes (Censo 2004/IBGE), está dividido em 8 Distritos Administrativos e 71 bairros, com um território de 50.582,30 ha. O contingente populacional na área urbana representa uma taxa de urbanização muito superior à observada para o conjunto da Amazônia e para o Estado do Pará. Atualmente, Belém apresenta uma densidade demográfica de 1.201,39 hab./km². Esse índice vem provocando uma implosão na concentração de pobreza e explosão de violência em vários bairros, atingindo profundamente a perspectiva de vida e futuro dos jovens.

Belém do Pará, mesmo com todos os desafios sociais que vem enfrentando, atualmente é considerada uma das principais portas da Amazônia e vem sendo palco de debates sobre questões ambientais, sustentabilidade e transformação social.

Neste contexto, a Rede Brasileira de Arteducadores – ABRA, decidiu como uma de suas metas para os próximos 2 anos atuar diretamente no norte do Brasil, na cidade de Belém do Pará. Desde seu lançamento no Fórum Social Mundial de 2005, a ABRA afirmou e vem abrindo espaços de encontro, intercâmbio e formação para jovens e arte educadores comunitários do Brasil, e entre estes e arte educadores dos países da América Latina (Argentina, Chile, Peru, Bolívia e Cuba), África (Uganda) e Ásia (China, Taiwan, Coréia do Sul e Hong Kong). Em abril de 2007, ABRA realizou no Brasil a oficina Jovem IDEA da América Latina, e em junho de 2008 a realizou em colaboração com organizações peruanas, no Peru. Esta oficina é parte de um processo mundial de oficinas de intercâmbio entre jovens, promovido pela IDEA, Associação Internacional de Drama/ Teatro e Educação, na qual ABRA é membro desde 2006. Um dos principais focos de IDEA é a pesquisa e o desenvolvimento de processos artísticos e pedagógicos através do Teatro com jovens como um recurso essencial de transformação social e pela busca de um futuro sustentável.

Essa decisão da ABRA gerou o Projeto Comunidade em Cena, um projeto de Teatro Aplicado na Comunidade voltado para a formação artística, cultural e social de jovens de comunidades menos favorecidas no Município de Belém.

Hoje, o teatro é conhecido como muito mais do que uma ‘arte’ ou evento por uma minoria social privilegiada. Há uma intuição popular que cada ser é teatral, seja manifestado na sua expressividade e visibilidade como protagonista social, sua performance produtiva como trabalhador, ou sua confiança de interpretação como membro das diversas platéias cotidianas de consumo. Mesmo assim, poucos pais ou mães, poucos educadores ou políticos escolheriam a linguagem do teatro como um recurso essencial ao desenvolvimento da auto-estima, produtividade social, autoconfiança crítica ou atuação consciente nos múltiplos palcos da vida.

Desde L.S. Vygotsky (1896-1934), a psicologia social tem afirmado uma relação chave entre a formação social da mente e play (brincar/atuar), para desenvolver a imaginação criativa, empatia e as inteligências emocional, espacial e analítica. A contribuição do dramaturgo brasileiro Augusto Boal ao teatro educacional mundial tem ajudado unicamente a popularizar o entendimento sobre o teatro como uma linguagem essencial na socialização, formação e transformação do ser humano. Hoje, graças ao seu teatro fórum, a expressão da linguagem teatral se manifesta em múltiplos formas e contextos sociais – do ensino primário e secundário ao ensino de línguas, intervenções terapêuticas à processos de reconciliação, consultas populares orçamentárias à técnicas de inclusão social para comunidades com necessidades especiais ou violentadas.

(4)

Pesquisas sobre Teatro Comunitário ao redor do mundo vem destacando o potencial deste recurso por sua capacidade de dar voz às comunidades excluídas social e economicamente, de desenvolver a auto-estima e o entendimento inter-cultural através de processos coletivos, e de gerar processos artístico-pedagógicos únicos e resultados estéticos que surpreendem o âmbito do teatro profissional. O Teatro Comunitário tem a capacidade de atuar diretamente nas raízes da comunidade e de seus participantes, mobilizando, abrindo perspectivas para o futuro e gerando idéias e ações significativas de intervenção na situação de vida na comunidade.

Comunidade em Cena pretende dar início neste primeiro ano de projeto a um processo de formação artística, cultural e social de jovens. Pretende incentivar a criação de grupos de teatro comunitário, e afirmar e promover a cultura das comunidades envolvidas no processo.

O Projeto será realizado através de 4 ações prioritárias:

Formação artístico-pedagógica em Teatro na Comunidade através da realização de 08 oficinas de formação em bairros do Município de Belém, abrangendo todos os Distritos Administrativos.

Formação de liderança comunitária por meio dos recursos de Teatro Aplicado na Comunidade, através da realização de 08 cursos de capacitação, sendo um em cada Distrito Administrativo abrangendo em torno de 8 a 10 bairros.

Encontro de troca de experiências, apresentações e reflexões entre todos os participantes do projeto e convidados, através da realização de 02 Encontros Comunidade em Cena, sendo um no meio do Projeto e o outro no final.

Diálogos interculturias e internacionais, através da articulação de cooperações entre projetos culturais comunitários voltados para jovens no Município de Belém e projetos culturais comunitários voltados para jovens em diferentes regiões do mundo, como recurso de motivação, continuidade e formação, e como parte do processo Rumo à IDEA 2010 - Congresso Mundial da Associação Internacional de Drama/ Teatro e Educação que será realizado em Belém do Pará em julho de 2010.

Todo o projeto será registrado em formato digital. Os Cursos, Oficinas e Encontros serão registrados segundo um plano e cronograma de filmagem, gerando ao final do projeto um dvd com a memória de todo o seu processo.

Este projeto será integrado numa série de ações culturais e educativas realizadas entre os anos de 2008 a 2010 rumo a realização do VII Congresso Mundial de IDEA, Associação Internacional de Drama/ Teatro e Educação, que acontecerá na cidade de Belém do Pará, em julho de 2010. Este é um dos maiores eventos no mundo nesta especificidade e será sediado no Brasil pela Rede Brasileira de Arteducadores - ABRA. IDEA ao longo de seus 15 anos de atuação vem advogando Teatro Comunitário como um meio transformador e um recurso pedagógico no nível local e global através de seus congressos. Em 2010, IDEA estará desenvolvendo a colaboração entre projetos comunitários, educacionais e acadêmicos entre os 90 países que fazem parte de sua rede para o desenvolvimento de comunidades de solidariedade e esperança que irão pró-ativamente e criativamente responder aos desafios de nosso século.

Comunidade em Cena vai articular um processo de cooperação cultural internacional. Através da criação de uma Rede Internacional de Projetos, vai incentivar a colaboração entre projetos culturais comunitários voltados para jovens em Belém e projetos culturais comunitários voltados para jovens de diferentes regiões do mundo, antecipando diálogos ao londo dos próximos 2 anos e encontros interculturais entre representantes desses projetos durante a realização do VII Congresso Mundial de IDEA em 2010.

Em 2010, praticantes, educadores, pesquisadores e artistas de todo o mundo visitarão estas comunidades e seus projetos artísticos, culturais e educacionais. O projeto Comunidade em Cena é também idealizado para estimular um diálogo local e mundial

(5)

5.ESTRATÉGIAS DE AÇÃO (MEMORIAL DESCRITIVO) Enumere e descreva as atividades necessárias para atingir o(s) objetivo(s) desejado(s) e explique como pretende desenvolvê-las .

O projeto será implementado através de nove passos:

1) Seleção e organização da equipe de profissionais envolvidos no projeto, planejamento geral e divulgação;

2) Mapeamento dos bairros menos favorecidos em cada Distrito Administrativo do Município de Belém onde serão realizadas as 08 Oficinas de Produção Artístico-pedagógica de Teatro Comunitário e dos 08 Cursos de Capacitação na área de Teatro Aplicado na Comunidade;

3) Articulação da realização do projeto com as escolas, centros comunitários, grupos culturais e artísticos de cada bairro e organização detalhada do calendário;

4) Realização das 08 Oficinas de Produção Artístico-pedagógica de Teatro Comunitário, em 08 bairros do Município de Belém, com 90 horas/aula cada, no período entre abril a dezembro de 2009;

5) Realização dos 08 Cursos de Capacitação na área de Teatro Aplicado na Comunidade, um em cada Distrito Administrativo do Município de Belém, com 60 horas/aula cada, no período entre junho a novembro de 2009.

6) Assessoria artística, pedagógica e de produção para cada um dos 08 grupos de jovens participantes das Oficinas de Produção Artístico-pedagógica de Teatro Comunitário, com 20 horas/aula disponível para cada grupo, no período entre maio a novembro de 2009.

7) Realização dos 02 Encontros: Comunidade em Cena, o primeiro em um dos bairros beneficiados pelo Projeto e o outro num equipamento cultural da cidade de Belém, com 06 horas/aula cada, em agosto e dezembro de 2009.

8) Articulação de cooperações culturais internacionais entre projetos culturais comunitários voltados para jovens de Belém e projetos culturais comunitários em diferentes regiões do mundo, no período entre janeiro a dezembro de 2009.

09) Documentação de todo o projeto em formato digital com produção de um DVD.

Anexo 1 - Cronograma de Ação - Projeto Comunidade em Cena: onde estão detalhados os passos do projeto com as ações e o cronograma de realização.

Anexo 2 - Equipe de Trabalho - Projeto Comunidade em Cena: onde estão listados todos os profissionais envolvidos com o projeto, e aqueles já confirmados juntamente com seus nomes e documentação.

Anexo 3 – Esclarecimento:motivos pelos quais os instrutores, oficineiros, assessores e monitores de Teatro serão selecionados na etapa inicial do Projeto.

(6)

6 . REALIZAÇÃO DO PROJETO

Tiragem: do produto cultural como CD, ,revistas, jornais, vídeos, etc.

1.500 vagas para os Cursos, Oficinas e Encontros.

3.000 dvds com a memória do projeto

Plano de distribuição do produto cultural

1.500 vagas nos Cursos, Oficinas e Encontro: As inscrições serão gratuitas e a divulgação será realizada nas escolas municipais e estaduais, associações comunitárias, bibliotecas públicas, organizações não governamentais, universidades estaduais e federais, nos centros culturais e esportivos, e espaços públicos e comerciais dos bairros do Município de Belém;

As vagas nos Cursos, Oficinas e Encontros serão destinadas entre os jovens dos bairros menos favorecidos provenientes de famílias de baixa renda, abrangendo todos os Distritos Municipais de Belém – PA.

3.000 dvds com a memória do projeto:

1.500 exemplares destinados para todos os jovens participantes do Projeto Comunidade em Cena;

200 exemplares destinados para todos os envolvidos na realizaçao do Projeto Comunidade em Cena;

700 exemplares destinados para as escolas, associações comunitárias, bibliotecas, organizações e universidades do Estado do Pará;

200 exemplares destinados para as

universidades federais e estaduais do país, com atuação nas áreas de arte e educação; 100 exemplares destinados para apoiadores do Projeto Comunidade em Cena;

300 exemplares destinados para os patrocinadores do Projeto Comunidade em Cena.

Período de execução (n.º de dias necessários para realização) 360 Dias

Duração em minutos (quando for produção audiovisual)

Datas:

Início: 05/01/2009 Término: 31/12/2009

Estimativa de público alvo:

(camadas da população/ quantos / faixa etária)

Público-alvo direto: 1.500 Jovens de bairros menos favorecidos do Munícipio de Belém, entre 15 a 29 anos de idade.

Público-alvo indireto: 60.000 pessoas Jovens, educadores, artistas, lideranças comunitárias, e público em geral de Belém; Comunidades do Município de Belém; Escolas públicas;

Jovens, artistas e educadores internacionais; e, Participantes (em torno de 2.000) do VII

Congresso Mundial de Drama/Teatro Educação – IDEA 2010, em Belém do Pará.

N.º do ato de tombamento e data (quando o bem for tombado)

(7)

7. Orçamento físico-financeiro – detalhe aqui os itens de despesa necessários à execução do projeto, dando as especificações técnicas necessárias 1-

etapas/ fases

2- Descrição das etapas/fases 3-

Quantidade 4- Unidade 5- Quantidade de unidades 6- Valor Unitário 7- Total da linha 8- Total Prazo de duração 9- Início 10-Término numere as etapas/ fases

Indique o item ou serviço que será contratado/utilizado

Indique a quantidade de cada item da coluna 2 Indique a unidade de medida de cada item da coluna 3 Indique a quantidade de unidade de medida descrita na coluna 4 Indique o preço de cada unidade de despesa coluna 3 X coluna 5 X coluna 6 Indique a soma dos totais da

coluna 7 Previsão de início e término da fase

1 PRÉ-PRODUÇÃO/PREPARAÇÃO

1.1 Coordenador Geral do Projeto 01 Mês 12 2.470,00 29.640,00

1.2 Coordenador Pedagógico do Projeto 01 Mês 12 2.470,00 29.640,00

1.3 Coordenador de Articulação Internacional do Projeto 01 Mês 12 2.470,00 29.640,00

1.4 Assistente de Comunicação 01 Mês 11 1.520,00 16.720,00

1.5 Assistente de Coordenação 01 Mês 11 1.520,00 16.720,00

1.6 Bolsa dos Monitores de Teatro 08 Mês 10 760,00 60.800,00

TOTAL DE PRÉ-PRODUÇÃO/PREPARAÇÃO 183.160,00

2 PRODUÇÃO/EXECUÇÃO 2.1

Transporte nacional para Instrutores/Oficineiros de Teatro ida-volta (da região sul/centro-oeste do Brasil)

01 Pessoa 03 1.400,00 4.200,00

2.2

Transporte nacional para Instrutores/Oficineiros de Teatro ida-volta (da região sudeste/nordeste do Brasil)

01 Pessoa 03 900,00 2.700,00

2.3 Transporte internacional para Instrutores de Teatro

ida-volta 01 Pessoa 03 2.800,00 8.400,00

2.4 Transporte urbano, passagens de ida-volta, para os

bairros 50 Serviço 10 2,00 1.000,00

2.5 Locação de veículo 08 Diária 03 120,00 2.880,00

2.8 Hospedagem e alimentação para os Instrutores/

Oficineiros de Teatro (nacionais/internacionais) 09 Diária 05 160,00 7.200,00 2.9

Pró-labore dos Instrutores de Teatro dos Cursos de Capacitação na área de Teatro Aplicado na

Comunidade

(8)

2.10

Pró-labore dos Oficineiros de Teatro das Oficinas de Produção Artístico-pedagógica de Teatro

Comunitário

08 Hora/aula 90 60,00 43.200,00

2.11

Pró-labore dos Assessores de Teatro (nas respectivas áreas específicas: artística, pedagógica de produção)

06 Hora/aula 20 60,00 7.200,00

2.12 Produtor dos Encontros Comunidade em Cena 02 Serviço 01 3.000,00 6.000,00 2.12 Revisão de texto e diagramação da Cartilhas 02 Serviço 01 900,00 1.800,00 2.13 Impressão Material Pedagógico da Cartilha

(60 páginas, p&b, A4, papel reciclado 75gr) 02 Unidade 800 2,40 3.840,00 2.14

Kit-Materiais para as oficinas e cursos (rolo de papel craft, tinta, lápis de cor, tecido, cola, tesoura, papelao, papel A4, fita adesiva)

25 kit 01 300,00 7.500,00

2.15 Tradutores/interpretes para os cursos/oficinas 03 Diária 05 920,00 13.800,00

2.16 Aluguel de equipamento de som 10 Diária 02 450,00 9.000,00

TOTAL DE PRODUÇÃO/EXECUÇÃO 161.920,00

3 DIVULGAÇÃO/COMERCIALIZAÇÃO

3.1

Criação de arte e diagramação dos materiais de divulgação: cartazes A3; 2x folder - A5 (frente e verso); cartão postal 10cmx15cm, frente 4x1 cor, verso p&b; 2x Banner; Panfleto A6 (frente e verso, 4x1 cor, papel reciclado 75gr); Programa (16 páginas, capa e miolo colorido 4x1, papel reciclado 75gr); estampa na bolsa (20cmx25cm, 4x1 cor)

1 Serviço 01 300,00 1.900,00

3.2 Produção gráfica dos cartazes A3 (4x1 cor) 01 Unidade 3.000 0,65 1950,00 3.3 Produção gráfica do folder - A5, 4x4 cor (frente e

verso) 02 Unidade 2000 0,75 3.000,00

3.4 Produção gráfica do cartão postal 10cmx15cm,

frente 4x1 cor, verso p&b 01 Unidade 4000 0,37 1.480,00

3.5 Produção gráfica do Banner (60x120cm) 01 Unidade 24 120,00 2.880,00

3.6 Produção gráfica do Panfleto A6 (frente e verso, 4x1

cor, papel reciclado 75gr) 01 Unidade 3.000 0,25 750,00

3.7 Produção gráfica do Programa (16 páginas, capa e

miolo colorido 4x1, papel reciclado 75gr) 01 Unidade 1.000 2,00 2.000,00 3.8 Produçao das bolsas (30cmx40cm, tecido brim cru,

alça) 01 Unidade 700 1,50 1.050,00

3.9 Impressão gráfica da estampa na bolsa

(9)

3.10 Revelação de filme digital 08 Unidade 200 1,00 1.600,00

3.11 Filmagem 01 Serviço 20 300,00 6.000,00

3.12 Decupagem e edição 01 Serviço 01 7.000,00 7.000,00

3.13 Produção do DVD (reproduçao e embalagem) 01 Unidade 3.000 5,00 15.000,00

3.14 Site 01 Serviço 01 2.500,00 2.500,00

3.15 Manutenção do site 01 Serviço 12 300,00 3.600,00

TOTAL DE DIVULGAÇÃO/COMERCIALIZAÇÃO 51.060,00

4 CUSTOS ADMINISTRATIVOS

4.1 Conexão para Internet 01 Mês 12 120,00 1.440,00

4.2 Telefone 01 Mês 12 150,00 1.800,00

4.3 Folha A4 (Resma) 01 Pacote 12 18,00 216,00

4.4 Tinta para Impressora 02 Cartucho 12 60,00 1.440,00

4.5 Correio postal 01 Serviço 01 5.000,00 5.000,00

4.6 Administrador 01 Mês 12 1.520,00 18.240,00

4.7 Contador 01 Serviço 12 380,00 4.560,00

TOTAL DE CUSTOS ADMINISTRATIVOS 32.696,00

5 5.1 INSS 63.872,00 TOTAL DE IMPOSTOS/RECOLHIMENTOS 63.872,00 6 ELABORAÇÃO/AGENCIAMENTO 6.1 Elaboração 10.000,00 6.2 Agenciamento 25.000,00

TOTAL DE ELABORAÇÃO E AGENCIAMENTO 35.000,00

(10)

8. RESUMO DAS FONTES DE FINANCIAMENTO

FONTES VALOR (R$)

Mecenato (Lei 8.313/91) 527.708,00

Audiovisual (Leio 8.685/93) 0,00

Recursos Orçamentários (Inclusive FNC) 0,00

Leis estaduais de incentivo 0,00

Leis municipais de incentivo 0,00

Outras fontes(inclusive contrapartida 0,00

TOTAL 527.708,00

9 . RESUMO GERAL DO ORÇAMENTO(Preencher de acordo com o que foi descrito nas planilhas)

ATIVIDADE DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES CUSTO POR ATIVIDADE

1 PRÉ-PRODUÇÃO/PREPARAÇÃO 183.160,00 2 PRODUÇÃO/EXECUÇÃO 161.920,00 3 DIVULGAÇÃO/COMERCIALIZAÇÃO 51.060,00 4 CUSTOS ADMINISTRATIVOS 32.696,00 5 IMPOSTOS /SEGUROS 63.872,00 6 ELABORAÇÃO/AGENCIAMENTO 35.000,00 VALOR DO PROJETO:(R$) 527.708,00 10 . DECLARAÇÕES OBRIGATÓRIAS M E C E N A T O

Declaro, nos termos do art. 2º do Decreto nº 83.936, de 06/09/97 que:

- as informações aqui prestadas, tanto no projeto como em seus anexos, são de minha inteira responsabilidade e podem, a qualquer momento, ser comprovadas;

- caso o apoio se concretize, a movimentação dos recursos somente poderá ocorrer quando a captação alcançar, no mínimo, 20% do orçamento total, e que deverei solicitar previamente autorização do Ministério da Cultura;

- estou ciente da obrigatoriedade de fazer constar o crédito à Lei Federal de Incentivo a Cultura, nas peças promocionais, no produto final ou serviço, conforme modelo definido pelo manual de identidade visual do Ministério da Cultura, obedecidos os critérios estabelecidos pela Portaria nº 219 de 04/12/97 e, também, que o não cumprimento deste dispositivo implicará minha inadimplência junto ao PRONAC, por um período de 12 meses;

- estou ciente de que devo estar quites com a União, inclusive com as contribuições de que tratam os art. 195 (INSS) e 239 (PIS/PASEP) da Constituição Federal, e com o FGTS, para poder me beneficiar da lei de incentivos fiscais;

- qualquer inexatidão nas declarações anteriores implicará o arquivamento do processo e que estarei sujeito às penalidades previstas no Código Penal Brasileiro, sem prejuízo de outras medidas administrativas e legais cabíveis.

11 . TERMO DE RESPONSABILIDADE P A R A T O D O S O S C A S O S

Estou ciente que são de minha inteira responsabilidade as informações contidas no presente formulário relativo ao meu projeto cultural, e que ao apresentá-lo este deve ser acompanhado dos documentos básicos e dos específicos de cada área, sem os quais a análise e a tramitação do projeto ficarão prejudicadas por minha exclusiva responsabilidade.

Local/data: São Paulo 30/ 06/ 2008.

Nome do proponente: Rede Brasileira de Arteducadores CNPJ:07.180.282/0001-03

Assinatura do Proponente: __________________________________________________ Manoela Paula Latrônico de Souza

(11)

PLANO BÁSICO DE DIVULGAÇÃO

Comprometo-me a fazer constar a logomarca do Ministério da Cultura em todos os produtos, peças gráficas e de propaganda referentes á mídia e divulgação do projeto supracitado, de acordo com o que determina a Port/MinC/219/97 e conforme abaixo especificado

NOME DO PROJETO: COMUNIDADE EM CENA

Peça de

Divulgação/Veículo

Tamanho/Duração Formato da Logomarca Posição da Logomarca

(indique a peça gráfica ou veículo de comunicação utilizada para divulgação)

(indique as dimensões da peça gráfica ou a duração no caso de peças

audiovisuais)

(indique o formato da logomarca que será utilizada de acordo com o Manual De Identidade

Visual do Ministério da Cultura)

(indique o local onde será inserida a Logomarca do Ministério da Cultura, de acordo com o disposto na

Portaria/MinC/219/97)

Materiais Pedagógicos (1) (textos)

A4

(p&b, papel reciclado 75gr, 60 páginas)

Logomarca com letras p&bs, na horizontal, sem moldura.

A logomarca do MINC estará incluída como Patrocinador através da Lei Rouanet, na contra-capa nas dimensões

1,04x3,64cm, junto às logomarcas das empresas e instituições patrocinadoras e parceiras.

Materiais Pedagógicos (2) (textos)

A4

(p&b, papel reciclado 75gr, 60 páginas)

Logomarca com letras p&b, na horizontal, sem moldura.

A logomarca do MINC estará incluída como Patrocinador através da Lei Rouanet, na contra-capa nas dimensões

1,04x3,64cm, junto às logomarcas das empresas e instituições patrocinadoras e parceiras.

Cartaz A3 Logomarca com letras azuis, na horizontal, sem moldura.

A logomarca do MINC estará incluída como Patrocinador através da Lei Rouanet, na contra-capa com as dimensões 2,08x7,28cm, junto às logomarcas das empresas e instituições patrocinadoras e parceiras.

Folder 1 A5 Logomarca com letras azuis, na horizontal, sem moldura.

A logomarca do MINC estará incluída como Patrocinador através da Lei Rouanet, na contra-capa nas dimensões

1,04x3,64cm, junto às logomarcas das empresas e instituições patrocinadoras e parceiras.

Folder 2 A5 Logomarca com letras azuis, na horizontal, sem moldura.

A logomarca do MINC estará incluída como Patrocinador através da Lei Rouanet, na contra-capa nas dimensões

1,04x3,64cm, junto às logomarcas das empresas e instituições patrocinadoras e parceiras.

(12)

Banner Dimensão 1,80m x 0,65m Colorido

Logomarca com fundo azul e letras brancas, na vertical, com moldura.

A logomarca do MINC estará incluída como Patrocinador através da Lei Rouanet, abaixo nas dimensões 2,83x9,94cm, junto às logomarcas das empresas e

instituições patrocinadoras e parceiras.

Cartão postal 10cm x 15com

papel cartão colorido, frente e verso

Sobre ilustração, logomarca com fundo branco, na horizontal, sem moldura.

A logomarca do MINC estará incluída como Patrocinador através da Lei Roanet, no verso do cartão nas dimensões

1,02x3,59cm, junto às logomarcas das empresas e instituições patrocinadoras e parceiras.

Programa

Tamanho A6,

16 páginas, capa e miolo colorido 4x1, papel reciclado 80gr

Logomarca com letras azuis, na horizontal, sem moldura.

A logomarca do MINC estará incluída como Patrocinador através da Lei Rouanet, abaixo nas dimensões 1,04x3,64cm, junto às logomarcas das empresas e

instituições patrocinadoras e parceiras.

Panfleto A6 Logomarca com letras azuis, na horizontal, sem moldura.

A logomarca do MINC estará incluída como Patrocinador através da Lei Rouanet, na contra-capa nas dimensões

1,04x3,64cm, junto às logomarcas das empresas e instituições patrocinadoras e parceiras.

Bolsa

Estampa 20cmx25cm, colorida 4x1 (impressao sobre tecido brim cru

centralizado entre 30cm x 40cm)

Logomarca com letras azuis, na horizontal, sem moldura.

A logomarca do MINC estará incluída como Patrocinador através da Lei Rouanet, abaixo nas dimensões 1,04x3,64cm, junto às logomarcas das empresas e

instituições patrocinadoras e parceiras.

DVD 30 minutos de duração Logomarca com fundo azul com letras brancas, na horizontal, sem moldura.

A logomarca do MINC entrará como Patrocinador através da Lei Rouanet, no início do DVD, antes dos letreiros de

apresentação e dos créditos finais.nas dimensões 1,04x3,64cm, em destaque, com 10 segundos de exibição; e na contra-capa da embalagem do dvd nas

dimensoes 1,04x3,64cm, junto às logomarcas das empresas e instituições patrocinadoras e parceiras.

DATA:

São Paulo, 30/ 06/ 2008.

ASSINATURA:

Manoela Paula Latrônico de Souza Presidente/Coordenadora de Articulação Externa

(13)

PLANO DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS CULTURAIS Nome do Evento/Produto

Nº de Exemplares/

Ingressos

Quantidade Total Disponível Valor Unitário (R$) Receita Prevista (R$)

Distribuição Gratuita Total para a Venda Preço

Normal

Preço

Promocional Venda Normal

Venda Promocional

Patrocinador Outros (*) Venda

Normal

Venda Promocional

Vagas nos Cursos, Oficinas e Encontros

1.500 00 1.500 00 00 00 00 00 00

DVD com a Memória do Projeto 3.000 300 2.700 00 00 00 00 00 00

(*) Especifique aqui o público-alvo a ser beneficiado com a distribuição gratuita:

Vagas nos Cursos, Oficinas e Encontros:

1.500 Jovens de bairros menos favorecidos do Munícipio de Belém, entre 15 a 29 anos de idade.

DVD Memória do Projeto:

1.500 exemplares para todos os jovens participantes do Projeto Comunidade em Cena; 200 exemplares para todos os envolvidos na realizaçao do Projeto Comunidade em Cena;

700 para as escolas, associações comunitárias, bibliotecas, organizações e universidades do Estado do Pará;

200 exemplares para as universidades federais e estaduais do país, com atuação nas áreas de arte e educação;

100 exemplares para apoiadores do Projeto Comunidade em Cena.

Receita total Prevista(R$)

(venda normal + venda promocional)

Local/Data : São Paulo, 30/ 06/ 2008.

Manoela Paula Latrônico de Souza

Presidente/Coordenadora de Articulação Externa Assinatura do Proponente

(14)

ANEXO 1:

Cronograma de Ação - Projeto Comunidade em Cena

Institutição: Rede Brasileira de Arteducadores – ABRA / CNPJ: 07.180.282/0001-03

Passo 1 Ações Jan

2009 Fev 2009 Mar 2009 Abr 2009 Mai 2009 Jun 2009 Jul 2009 Ago 2009 Set 2009 Out 2009 Nov 2009 Dez 2009 Seleção e organização da equipe

de coordenadores e profissionais envolvidos no projeto; e

planejamento geral e divulgação;

Contratação Coord. Geral, Coord. Pedagógico, Coord. Arti-culação Internacional, Assessor de Comunicação, Assistente de Coordenação, Contador, Admi-nistrador; e preparar Planeja-mento Geral.

X

Primeira produção dos mate-riais de divulgação: cartaz e folder 1. X X Criação e lançamento do website divulgação. X X Manutenção/atualização do website. X X X X X X X X X X X Divulgação e lançamento do projeto. X Seleção dos 08 Instrutores. X X

Seleção dos 16 Oficineiros. X X Seleção dos 08 monitores. X X

Seleção dos 06 Assessores. X X Planejamento/ cronograma de

registro do projeto.

X

Passo 2 Ações Jan

2009 Fev 2009 Mar 2009 Abr 2009 Mai 2009 Jun 2009 Jul 2009 Ago 2009 Set 2009 Out 2009 Nov 2009 Dez 2009 Mapeamento dos bairros menos

favorecidos em cada Distrito Administrativo do Município de Belém onde serão realizadas as 08 Oficinas de Produção Artístico-pedagógica de Teatro Comunitário e os 08 Cursos de Capacitação na área de Teatro Aplicado na Comunidade;

Mapeamento dos bairros menos favorecidos em cada Distrito Administrativo do Município de Belém.

X X

Reuniões de mobilização com as Secretarias Municipais de Cultura e Educação do

Município de Belém e do Estado do Pará.

X X

Mapeamento das escolas, centros comunitários, grupos

(15)

Estudo do mapeamento sobre os bairros menos favorecidaos em cada Distrito Administrativo do Município de Belém.

X Seleção e definição dos bairros

menos favorecidos, sendo um em cada Distritos

Administrativos do Município de Belém, para serem

beneficiados pelo Projeto Comunidade em Cena;

X

Passo 3 Ações Jan

2009 Fev 2009 Mar 2009 Abr 2009 Mai 2009 Jun 2009 Jul 2009 Ago 2009 Set 2009 Out 2009 Nov 2009 Dez 2009 Articulação da realização do

projeto com as escolas, centros comunitários, grupos culturais e artísticos de cada bairro e organização detalhada do calendário;

Segunda produção dos materiais de divulgação: folder 2, cartao postal, banner

X X

Reuniões de mobilizaçao e organizaçao com os diretores/ lideranças/ coordenadores/ responsáveis escolas, centros comunitários, grupos culturais e artísticos de cada bairro.

X X

Divulgação dos cursos e

ofici-nas nos bairros e toda cidade. X X X

Passo 4 Ações Jan

2009 Fev 2009 Mar 2009 Abr 2009 Mai 2009 Jun 2009 Jul 2009 Ago 2009 Set 2009 Out 2009 Nov 2009 Dez 2009 Realização das 08 Oficinas de

Produção Artístico-pedagógica de Teatro Comunitário, em 08 bairros do Município de Belém, com 90 horas/aula cada, no período entre abril a dezembro de 2009;

Divulgação das oficinas nos bairros e toda cidade e inscrições para participantes.

X X X Definição e contratação dos

Oficineiros e Monitores

X X X X X X X X X X Preparação e impressão dos

materiais pedagógicos 1.

X X X X X X X X Palestras de divulgação X

Preparação dos locais de realização das oficinas.

X

(16)

Passo 5 Ações Jan 2009 Fev 2009 Mar 2009 Abr 2009 Mai 2009 Jun 2009 Jul 2009 Ago 2009 Set 2009 Out 2009 Nov 2009 Dez 2009 Realização dos 08 Cursos de

Capacitação na área de Teatro Aplicado na Comunidade, um em cada Distrito Administrativo do Município de Belém, com 60 horas/aula cada, no período entre junho a novembro de 2009.

Divulgação do curso na cidade

e inscrições para participantes. X X X Definição e contratação dos

Instrutores e Tradutores

X X X X X X X Preparação e impressão dos

materiais pedagógicos 2.

X X X X X X Palestras de divulgação. X X

Preparação dos locais de realização dos cursos.

X

Realização dos cursos. X X X X X X

Passo 6 Ações Jan

2009 Fev 2009 Mar 2009 Abr 2009 Mai 2009 Jun 2009 Jul 2009 Ago 2009 Set 2009 Out 2009 Nov 2009 Dez 2009 Assessoria artística, pedagógica e

de produção para cada um dos 08 grupos de jovens participantes das Oficinas de Produção Artístico-pedagógica de Teatro Comunitário, com 20 horas/aula disponível para cada grupo, no período entre maio a novembro de 2009.

Definição e contratação dos

Assessores X X X X X X X

Assessoria artística,

pedagógica e de produção para cada um dos 08 grupos.

X X X X X X X

Passo 7 Ações Jan

2009 Fev 2009 Mar 2009 Abr 2009 Mai 2009 Jun 2009 Jul 2009 Ago 2009 Set 2009 Out 2009 Nov 2009 Dez 2009 Realização dos 02 Encontros:

Comunidade em Cena, o primeiro em um dos bairros beneficiados pelo Projeto e o outro num equipamento cultural da cidade de Belém, com 06 horas/aula cada, em agosto e dezembro de 2009.

Organização da programação com os jovens participantes, coordenadores do projeto, oficineiros, instrutores e assessores.

X X X X

Organização do Encontro. X X

Produção dos materiais de di-vulgação do encontro: panfle-to; programa e bolsa (somente no 2º encontro). X X Divulgação do Encontro Comunidade em Cena. X X X X Realização do Encontro. X X

(17)

Avaliação do processo com as Institutições parceiras do

Projeto e plano de continuidade X X

Passo 8 Ações Jan

2009 Fev 2009 Mar 2009 Abr 2009 Mai 2009 Jun 2009 Jul 2009 Ago 2009 Set 2009 Out 2009 Nov 2009 Dez 2009 Articulação de cooperações

cultu-rais internacionais entre projetos cultu-rais comunitários voltados para jovens no Município de Belém e projetos culturais comunitários em diferentes regiões do mundo, entre janeiro a dezembro de 2009.

Mapeamento de organizações e

projetos. X X X Lançamento e convite para

participação na Rede de

Colaboração. X X

Cadastramentos de projetos. X X X X X X Articulação entre os projetos

em Belém e projetos em outros

paises. X X X X

Organização e recepção de representantes de projetos de outros países durante o 2º En- contro Comunidade em Cena.

X X

Passo 09 Ações Jan

2009 Fev 2009 Mar 2009 Abr 2009 Mai 2009 Jun 2009 Jul 2009 Ago 2009 Set 2009 Out 2009 Nov 2009 Dez 2009 Documentação de todo o projeto

em formato digital.

Documentação do projeto X X X X X X X X X X X Decupagem do material digital

de documentação do projeto. X X X X X

Seleção do material de

documentação digital X X X

Edição do material digital

escolhido X X Diagramação da Capa do DVD X X Produção de DVD (impressão da Capa, reprodução) X Lançamento (encerramento do projeto) X

(18)

Rede Brasileira de Arteducadores - ABRA

Caranapatuba, 494 - Jardim Umarizal – São Paulo

CEP: 05756-220 – SP / CNPJ: 07.180.282/0001-03 Fone: (48) 9151 2057 – (48) 3237 5583

Projeto Pedagógico

Ciclo de Formação em Teatro Comunitário

Comunidade em Cena

Objetivos Principais

Promover o Teatro como linguagem atística e como recurso cultural e pedagógico de acesso aos bens culturais e de organização comunitária, construção da cidadania e transformação social sustentável aos Jovens do Município de Belém do Pará, através de cursos de capacitação, oficinas de produção artística e cultural, e de colaborações interculturais e internacionais em comunidades menos favorecidas do Município de Belém, Pará, entre janeiro a dezembro de 2009.

Proposta

Comunidade em Cena é um projeto de Teatro Aplicado na Comunidade voltado para a formação artística, cultural e social de jovens de comunidades menos favorecidas do Município de Belém, Pará, entre Janeiro a Dezembro de 2009.

O Projeto será realizado através de 4 ações prioritárias:

a. Formação artístico-pedagógica em Teatro na Comunidade através da realização de oficinas de formação em 16 bairros do Município de Belém, sendo dois bairros em cada Distrito Administrativo.

b. Formação de liderança comunitária por meio dos recursos de Teatro Aplicado na Comunidade, através da realização de 08 cursos de capacitação, sendo um em cada Distrito Administrativo abrangendo em torno de 8 a 10 bairros.

c. Encontro de troca de experiências, apresentações e reflexões entre todos os participantes do projeto e convidados, através da realização de 02 encontros Comunidade em Cena, sendo um no meio do Projeto e o outro no final.

d. Diálogos interculturias e internacionais, através da articulação de cooperações entre projetos culturais comunitários voltados para jovens no Município de Belém e projetos culturais comunitários voltados para jovens em diferentes regiões do mundo, como recurso de motivação, continuidade e formação, e como parte do processo Rumo à IDEA 2010 (Congresso Mundial da Associação Internacional de Drama/ Teatro Educação que será realizado em Belém do Pará em julho de 2010)

Coordenador Pedagógico

Ailton Alves Gobira

Temas Abordados

Teatro; teatro comunitário, teatro aplicado na comunidade, escola, grupos de teatro comunitário; formação; jovens; ação comunitária; liderança e protagonismo juvenil, transformação social; futuro; sustentabilidade e meio ambiente.

Períoso de Realizaçao

(19)

Carga Horária

60 horas/aula de Cursos de Capacitação na área de Teatro Aplicado na Comunidade (divididos em 6 etapas com 10 horas/aula cada).

90 horas/aula de Oficina de Produção Artístico-pedagógica de Teatro Comunitário (divididas em 30 etapas de 3 horas/aula cada).

12 horas/aula de Encontro Comunidade em Cena (divididas em 2 Encontros de 06 horas/aula cada)

Profissionais

01 Coordenador Geral do Projeto; 01 Coordenador Pedagógico do Projeto;

01 Coordenador de Articulação Internacional do Projeto; 01 Assistente de coordenação;

01 Assistente de comunicação;

08 Instrutores/Especialistas que ministrarão os Cursos de Capacitação na área de Teatro Aplicado na Comunidade. Dentre eles 3 serão instrutores nacionais, 3 serão instrutores internacionais, e 2 serão instrutores do estado do Pará;

16 Oficineiros que ministrarão as Oficinas de Produção Artístico-pedagógica de Teatro Comunitário. Dentre eles 3 serão nacionais, 3 serão internacionais, e 10 serão instrutores do estado do Pará (os mesmos instrutores de teatro internacionais dos cursos também estarão atuando como oficineiros de teatro nas oficinas);

06 Assessores, nas respectivas áreas: 04 assessores na área artística, 01 assessor na área pedagógica e 01 assessor na área de produção.

08 Monitores estudantes no curso e/ou formados pela Escola de Teatro/ Instituto de Ciências das Artes-UFPA e ex-participantes dos Cursos de Teatro da Fundação Curro Velho, e artistas/educadores atuando na área de Teatro Comunitário.

Público alvo direto

1.500 Jovens de bairros menos favorecidos do Munícipio de Belém, entre 15 a 29 anos de idade.

Público alvo indireto

60.000 Pessoas:

Jovens, educadores, artistas, lideranças comunitárias, e público em geral de Belém; Comunidades do Município de Belém;

Escolas públicas;

Jovens, artistas e educadores internacionais; e,

Participantes (em torno de 2.000) do VII Congresso Mundial de Drama/Teatro Educação – IDEA 2010, em Belém do Pará.

Número de Participantes:

Curso = 100 vagas (cada) Oficina = 40 vagas (cada)

(20)

Rede Brasileira de Arteducadores - ABRA

Caranapatuba, 494 - Jardim Umarizal – São Paulo

CEP: 05756-220 – SP / CNPJ: 07.180.282/0001-03 Fone: (48) 9151 2057 – (48) 3237 5583

Projeto Pedagógico

Cursos de Capacitação na área de Teatro Aplicado na Comunidade

Projeto Comunidade em Cena

Metodologia

Serão realizados 08 Cursos de Capacitação na área de Teatro Aplicado na Comunidade, um em cada Distrito Administrativo do Município de Belém, com 60 horas/aula cada divididas em 6 etapas, no período entre junho a novembro de 2009.

Será produzido uma Cartilha de apoio para cada participante, preparado pelo Coordenador Pedagógico do Projeto e pelos Instrutores do Curso. Cada Especialista preparará um plano detalhado com o Conteúdo Programático que será integrado com as 6 fases pedagógicas do curso:

Fase 1: Criar um palco de autodeterminação Fase 2: Cultivar a solidariedade empática Fase 3: Criar a motivação coletiva

Fase 4: Experimentar sem medo de errar e produzir coletivamente Fase 5: Avaliação pessoal, em dupla e coletiva

Fase 6: Criar um ritual final de continuidade

Os participantes também serão consultados para darem permissão de publicar as fotos e filmagens do processo vivenciado durante o curso.

Os especialistas serão definidos na etapa inicial do projeto, conforme Esclarecimento (Anexo 2) do Projeto Comunidade em Cena.

Haverá a tradução consecutiva para o português nos casos de especialistas internacionais. Cada Curso será realizado num bairro de um Distrito Municipal de Belém. Cada Distrito tem em torno de 8 a 12 baiirros.

Conteúdo Programático

Curso 1: Introdução ao Teatro Aplicado na Comunidade

Curso 2: Teatro como Recurso de Diálogo Comunitário - mobilização e decisão coletiva Curso 3: Teatro como Recurso de Diálogo Comunitário - temas especificos

(Mulheres, Jovens, Racismos...)

Curso 4: Teatro como Recurso de Prevenção e Cuidado com a Saúde

Curso 5: Teatro como Recurso de Resolução de Conflitos e Direitos Humanos

Curso 6: Teatro como Recurso de Cuidado Ambiental e Embelezamento na Comunidade

Recursos

Cartilha impressa; música; performance, vídeo e power points; recursos comunitarios.

Memória

A documentação será realizada de 4 formas:

1. Documentação por parte dos participantes: registro de todas as atividades, perguntas, descobertas, desafios e insights.

2. Documentação por parte do Instrutor: registro de todas as atividades, observações, perguntas, descobertas, desafios e insights.

(21)

3. Documentação áudio/visual: registro em fotos, áudio e vídeo de cada fase do processo.

4. Produção, publicação e distribuição do DVD a partir das 03 formas anteriores de memória e da memória das oficinas, encontros de criação, e encontros de troca e convivência.

Avaliação

A avaliação se dará sempre ao final de cada fase do processo. Serão dedicados, no mínimo 20% do curso para momentos de reflexão e iluminação.

Momentos de avaliação:

1. Resgatar e registrar cada fase do processo em duplas; 2. Identificar descobertas e desafios;

3. Transformar os desafios em peguntas;

4. Integrar 2 duplas e buscar um desafio/pergunta coletiva e transformá-los em próximo passo;

5. Compartilhar o desafio/pergunta coletiva e proposta de próximo passo na grande roda com todos os participantes;

6. Iluminar o processo (Instrutor/especialista): transparecer o processo de todas as atividades de formação e lançar perguntas e reflexões para o futuro; gerar ações para concretizar os próximos passos levantados pelos participantes;

7. Agradecimento entre todos.

Continuidade

A continuidade se dará através de dois caminhos:

1. O dvd com a Memória do Processo, a partir da memória dos cursos/ seminários e encontros, vai possibilitar a todos os participantes dos cursos avançarem seu trabalho cotidiano; e também vai possibilitar que outros educadores e profissionais tenham acesso a essas informações através da distribuição do dvd para as principais escolas do Estado do Pará, bibliotecas e universidades federais e estaduais do país que atuam com as áreas de arte e educação. Também serão distribuídos para o Ministério de Educação e Cultura

(22)

Rede Brasileira de Arteducadores - ABRA

Caranapatuba, 494 - Jardim Umarizal – São Paulo

CEP: 05756-220 – SP / CNPJ: 07.180.282/0001-03 Fone: (48) 9151 2057 – (48) 3237 5583

Projeto Pedagógico

Oficinas de Produção Artístico-pedagógica de Teatro Comunitário e

Encontros Comunidade em Cena

Projeto Comunidade em Cena

Metodologia

Serão realizados 08 Oficinas de Produção Artístico-pedagógica de Teatro Comunitário, em 08 bairros do Município de Belém, com 90 horas/aula, no período entre abril a dezembro de 2009. As Oficinas serão coordenadas por um oficineiros/especialista que contarão com o apoio de um monitor.

As Oficinas serão práticas e teóricas e estarão promovendo a expressão cultural e artística dos jovens em sua comunidade e incentivando a produção de Teatro na Comunidade por jovens de bairros menos favorecidos do Município de Belém. Estes jovens terão a assessoria artística, pedagógica e de produção, com 20 horas/aula para cada grupo de Teatro Comunitário durante o período de realização das oficinas.

Será realizado 02 Encontros: Comunidade em Cena, o primeiro em um dos bairros beneficiados pelo Projeto e o outro num equipamento cultural da cidade de Belém, com 06 horas/aula cada, em agosto e dezembro de 2009. Nestes Estes encontros vão promover a troca de experiências, apresentações e reflexões entre todos os participantes do projeto e convidados.

Será produzido uma Cartilha para os participantes das oficinas, preparado pelo Coordenador Pedagógico do Projeto e Oficineiros ministrantes da Oficina.

Conteúdo Programático

Nas Oficinas de Produção Artístico-pedagógica de Teatro Comunitário serão abordados diversos temas: 1. Sensibilização sobre as histórias de vida da comunidade: pesquisa, processo dialógico, contação de histórias; música, danças populares; danças narrativas.

2. Técnicas teatrais 3. Produção teatral

4. Espaços teatrais na comunidade

Recurso

Cartilha impressa; música; performance, vídeo, power points, recursos comunitários (música, cultura popular, objetos, artesanatos, conhecimentos locais...).

Memória

A documentação será realizada de 4 formas:

1. Documentação por parte dos participantes das Oficinas, Encontros de Criação e Encontros de Troca e Convivência : registro de todas as atividades, perguntas, descobertas, desafios e insights.

2. Documentação por parte do oficineiro/especialista e do monitor: registro de todas as atividades, observações, perguntas, descobertas, desafios e insights.

3. Documentação áudio/visual: registro em fotos, áudio e vídeo de cada fase do processo.

4. Produção, publicação e distribuição do dvd a partir das 03 formas anteriores de memória e da memória dos Cursos.

(23)

Avaliação

A avaliação se dará sempre ao final de cada Oficina e de cada Encontro de Criaçao. Serão dedicados, no mínimo 10% de cada processo para momentos de reflexão e iluminação.

Momentos de avaliação:

1. Resgatar e registrar cada fase do processo em duplas; 2. Identificar descobertas e desafios;

3. Transformar os desafios em peguntas;

4. Integrar 2 duplas e buscar um desafio/pergunta coletiva e transformá-los em próximo passo;

5. Compartilhar o desafio/pergunta coletiva e proposta de próximo passo na grande roda com todos os participantes;

6. Iluminar o processo (oficineiro e monitor): transparecer o processo de todas as atividades de formação e lançar perguntas e reflexões para o futuro; gerar ações para concretizar os próximos passos levantados pelos participantes;

7. Agradecimento entre todos.

Continuidade

Além da produção do dvd com a Memória do Processo e sua distribuição aos participantes durante a realização do Projeto será estabelecido um diálogo com a Universidade Federal, e a Prefeitura de Belém e as Secretarias de Educação e Cultura do Município de Belém e do Estado do Pará para gerar incentivos que possibilitem a continuidade da formação dos jovens e dos grupos de teatro que forem criados durante o projeto.

(24)

Rede Brasileira de Arteducadores - ABRA

Caranapatuba, 494 - Jardim Umarizal – São Paulo

CEP: 05756-220 – SP / CNPJ: 07.180.282/0001-03 Fone: (48) 9151 2057 – (48) 3237 5583

Projeto Pedagógico

Rede Internacional de Projeto

Projeto Comunidade em Cena

Proposta

O Projeto Comunidade em Cena vai articular um processo de cooperação cultural internacional. Através da criação de uma Rede Internacional de Projetos, vai incentivar a colaboração entre projetos culturais comunitários voltados para jovens em Belém e projetos culturais comunitários voltados para jovens de diferentes regiões do mundo, no período entre janeiro a dezembro de 2009.

Esta Rede fará parte do processo Rumo à IDEA 2010, Congresso Mundial da Associação Internacional de Drama/ Teatro Educação que será realizado em Belém do Pará em julho de 2010, antecipando diálogos ao londo dos próximos 2 anos e encontros interculturais entre representantes desses projetos durante a realização do VII Congresso Mundial de IDEA em 2010.

IDEA ao longo de seus 15 anos de atuação vem advogando Teatro Comunitário como um meio transformador e um recurso pedagógico no nível local e global através de seus congressos. Em 2010, IDEA estará desenvolvendo a colaboração entre projetos comunitários, educacionais e acadêmicos entre os 90 países que fazem parte de sua rede para o desenvolvimento de comunidades de solidariedade e esperança que irão pró-ativamente e criativamente responder aos desafios de nosso século. Em 2010, praticantes, educadores, pesquisadores e artistas de todo o mundo visitarão estas comunidades e seus projetos artísticos, culturais e educacionais. Comunidade em Cena é também idealizado para estimular um diálogo local e mundial entre educação, cultura, meio ambiente e sustentabilidade.

Coordenador de Articulação Internacional

Júlio Rafael Cogo Cançado

Metodologia

Será realizado um mapeamento de organizações e projetos culturais comunitários em Belém, e ao redor do mundo a partir da rede de membros da Associaçåo Internacional de Drama, Teatro e Educação – IDEA. Através da internet e telefone será lançado o convite para participação na Rede de Colaboração e iniciará o cadastramentos de projetos.

A medida que projetos forem sendo cadastrados, será promovido a articulação e o diálogo entre dos os projetos em Belém e projetos em outros países.

Para o 2º Encontro Comunidade em Cena serão convidados os representantes de projetos de outros países, recepcionados pelas comunidades em Belém.

Recursos

(25)

Memória

A documentação será realizada de 4 formas:

Documentação por parte dos membros representantes dos projetos.

Documentação por parte do Coordenador de de Articulação Internacional do Projeto e do Assistente de Comunicação.

Documentação áudio/visual dos projetos e encontros entre os projetos.

Produção, publicação e distribuição do dvd com a Memória do Projeto a partir das 03 formas anteriores de memória.

Avaliação

A avaliação se dará ao final do projeto, através de um diálogo entre os represetantes de projetos.

Continuidade

Além da produção do dvd com a Memória do Processo e sua distribuição aos participantes durante a realização do Projeto será estabelecido um diálogo direto com a organização do VII Congresso Mundial de Drama/ Teatro e Educação – IDEA, para prosseguir com a Rede Internacional de Projetos criada durante Comunidade em Cena.

Referências

Documentos relacionados

Na primeira, pesquisa teórica, apresentamos de modo sistematizado a teoria e normas sobre os meios não adversarias de solução de conflitos enfocados pela pesquisa, as características

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

As sementes tem dormência imposta pelo tegumento e para a superação é necessário submetê-las à embebição em água (24 a 48 horas), escarificação mecânica ou

A análise mostrou a oportunidade de (i) adoção de uma estratégia de planejamento que reflita um modelo sustentável de desenvolvimento que inclua decisões sobre o futuro da Amazônia

The analysis found that there is an opportunity to (i) enact a planning strategy that reflects a sustainable development model and includes decisions about the future of the Amazon

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

As variáveis peso, estatura e circunferência da cintura apresentaram valores médios superiores aos homens em relação as mulheres, sendo o inverso observado para índice