• Nenhum resultado encontrado

DISE apreende drogas e um pé de maconha em operação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DISE apreende drogas e um pé de maconha em operação"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ITA NEWS

Fundador: Francisco Carli Neto | Ano XVI - Edição 1.127 | Itapeva, 26 de Fevereiro de 2021 | www.jornalitanews.com.br

R$ 3,00

PÁGINA 03

PÁGINA 07

PÁGINA 07

PÁGINA 02

PÁGINA 02

PÁGINA 08

Aulas presenciais

estão suspensas em

Ribeirão Branco

Na segunda-feira (22), a

popu-lação de Itaberá foi surpreendida com o pedido de renuncia do ve-reador Itamar do Mercado (PP).

Vereador pede

renuncia do cargo

em Itaberá

No último dia 19 aconte-ceu o lançamento do Livro “O Poder da Conexão” do

escri-tor Itapevense Ricardo Mach-ado, conhecido como Rico Machado. Página 08.

Rico Machado, o

escritor itapevense

grato às suas raízes

Investigações da DISE de

Itapeva/SP renderam Ordens Judiciais para revistarem duas casas, uma na Vila Santa Ma- ria e outra na Vila Mariana. Página 07.

DISE apreende

drogas e um pé de

maconha em operação

Itapevense

morre em

acidente

na SP-258

A Polícia Militar Rodo-viária deteve um indivíduo nesta quinta-feira (25), de-pois do mesmo ter disparado

contra um motorista de um caminhão na Rodovia Fran-cisco Alves Negrão, SP-258.

Página 07.

Homem é detido

depois de atirar

contra motorista

que o “fechou”

Jovem itapevense

vence seletiva

da CIA de Dança

Millennium

Guarda

Municipal

apreende

adolescente

praticando

tráfico

de drogas

Farmácia Municipal orienta

sobre os horários para

retirada de medicamentos

do Alto Custo

“Há soluções satisfatórias

e criativas para conciliar

e se dividir entre o

trabalho e a família”

(2)

Indústria Gráfica IN Ltda - ME

CNPJ: 15.017.953/0001-30 Inscrição Estadual: 372.082.326.112 Rua Alfredo Moreira de Souza, 379 - Parque Industrial

CEP 18.410-640 - Caixa Postal 854 Fones: 3521-1386 | 99774-6296 E-mail: jornalitanews@gmail.com

Editor-chefe e Jornalista Responsável: Juliana Carli Ferreira - MTB 79.010/SP Consultor Jurídico: Nickson Ferreira da Silva - OAB 422.808

Impressão: Grafinorte (Registrada em Cartório sob nº 2470 em 26/08/2009) - Tiragem: 1.800 exemplares. Registrado em Cartório sob nº 2474, no livro de matrículas de jornal no dia 17/09/2009.

A direção deste jornal não se responsabiliza por artigos assinados que não necessariamente expressam a opinião deste veículo. O jornal Ita News não é responsável pela qualidade, proveniência, veracidade e pontualidade das colocações dos anúncios classificados publicados em suas páginas, bem como os conteúdos de seus colunistas, os quais não possuem nenhum vínculo empregatício com a empresa. Circula em

Buri, Capão Bonito, Guapiara, Itararé, Itapeva, Nova Campina, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul e Taquarivaí.

Editorial

Torre de Babel

Se hoje tivéssemos que construir uma nova torre de Ba-bel, com certeza o Brasil seria o país ideal para tal monumento.

Afinal, aqui não conseguimos falar a mesma língua faz tempo, não há consenso em nada, ou melhor, parece que somente em no que diz respeito ao BBB houve enfim concordância geral, porém somente no que nada acrescenta em nossa sociedade a união do povo foi visto.

Agora, no que diz respeito ao futuro e até mesmo a vida dos nossos, aí é cada um por sí, muitos alimentados, para não dizer alienados por visões políticas, onde mais vale é

de-fender uma tese, mesmo que sem respaldo científico ou no mínimo coerente do que ceder ao que pode ser uma saída para o momento que passamos.

A grande verdade é que não adianta expor e compro-var aquilo que é FATO, direita x esquerda, economia x saúde, cada qual entende de sua ma-neira o que é posto ou imposto como queiram.

Se a torre de Babel ruiu por não se falar a mesma língua, aqui caminhamos para a ruína por não aceitarmos aquilo que entendemos perfeitamente. Como diria um de nossos famo-sos colunistas: oremos!

A Secretaria Municipal da Saúde informa que no mo-mento mantém a vacinação de Covid-19 para pessoas a partir de 85 anos. Estamos com previsão para iniciar a vacinação de 80 a 84 anos em 01/03, porém, aguardamos o recebimento das doses do Es-tado para podermos divulgar de forma precisa e oficial esta data. Há cronogramas em gru-pos de WhatsApp que não são verídicos, por isso orientamos a população buscar informa-ções através dos sites oficiais

da Prefeitura de Itapeva ou pela Unidade de Saúde de seu bairro. Informamos que os agendamentos para trabalha-dores da Saúde, incluindo os de instituições privadas, serão realizados quando o município tiver doses disponíveis, e será divulgado previamente. Neste momento, os telefones para agendamento estão SUSPEN-SOS. Ainda informamos que já iniciamos a aplicação da se-gunda dose aos profissionais linha de frente do combate ao Covid-19.

INFORME

VACINAÇÃO

COVID

Na segunda-feira (22), a população de Itaberá foi sur-preendida com o pedido de re-nuncia do vereador Itamar do Mercado (PP).

O anúncio da renuncia foi rea-lizado na sessão de Câmara. Ao fazer uso da palavra o vereador acabou falando que estava renunciando ao cargo por perceber que não poderia cumprir com o que havia prometido e que se fosse para permanecer no cargo a base de mentiras a população, preferia tentar ajudar aos que precisam por conta própria do que depender da politicagem.

Itamar se emocionou ao ci-tar um caso de uma criança que estava internada em Itapeva com quadro grave, pediu para aos colegas de bancada que vão continuar legislando para que batalhassem pelo povo. A fala surpreendeu até mesmo os ve-readores, que não esperavam a

Vereador pede renuncia

do cargo em Itaberá

decisão do parlamentar. Em suas redes sociais, Ita-mar escreveu “Sair custa MUITO, mas não sair custa TUDO! Sair custa a sensação de SEGURAN-ÇA, mas ficar MATA um futuro de PROMESSAS. Deus nunca te manda sair de um lugar se já não tiver um lugar melhor para te oferecer. Deus mandou sair? Saia sem olhar para trás! Que Deus te abençoe sempre”.

Itamar foi o candidato a vereador em Itaberá eleito em primeiro lugar, ao todo foram 902 votos, ou seja, 8,83% dos votos válidos.

A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria da Saú-de e da Farmácia Municipal, orienta a população sobre os horários para retirada dos medicamentos do Alto Custo no mês de março. De 05 de

março de 2021 a 12 de março de 2021, a retirada acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h. Vale destacar que não serão atendidos pacientes após o horário estipulado.

A Farmácia de Alto Custo é um programa do Governo Es-tadual, que contempla a dis-pensação de medicamentos para às seguintes doenças: pulmonar obstrutiva crônica, mental,

crônicas-degenerati-vas (como câncer, esclerose, lupus, artrite, Parkinson, Al-zheimer), de Chron, hepatite B e C, endometriose, retocoli-te, fenilcetonúria, talassemia, diabetes insípidus, asma, mio-ma, colesterol e osteoporose.

Farmácia Municipal orienta sobre

os horários para retirada

de medicamentos do Alto Custo

A

Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretar-ia Municipal de Saúde DVS (Departamento de Vig-ilância em Saúde)- DVACZ - Di-visão de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses, alerta a população sobre a infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya na cidade.

Do início de 2021 até o dia 18 de fevereiro, foram notificados 12 casos de suspeitos da doença, 01confirmado autóctone - Bair-ro Vila Nova, 2 casos confirma-dos importaconfirma-dos (1 da cidade de Sengés- Paraná, 01 Peruíbe SP) 4 casos descartados, 05 ainda aguardam resultado.

A DVACZ reforça, que so-mente a picada do mosquito não transmite a Dengue, ele precisa estar contaminado pelo vírus. Os bloqueios realizados pela equipe da Vigilância Am-biental servem justamente para eliminar os mosquitos que possam picar a pessoa doente e dar início a transmissão no município.

A contribuição de cada ci-dadão é de grande importância no combate ao mosquito, at-ravés da eliminação de criadou-ros em suas residências.

Cuide de sua casa : tampe os tonéis e caixas d’água; mantenha as calhas sempre limpas; deixe garrafas sempre

viradas com a boca para baixo; mantenha lixeiras bem tampa-das; deixe ralos limpos e com aplicação de tela; limpe com escova ou bucha os potes de água para animais; retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar rou-pa; cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas, limpe ralos e canaletas exter-nas; atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água; deixe lonas usadas para cobrir obje-tos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água; ver-ifique instalações de salão de festas, banheiros e bandeja de geladeira.

É preciso também que os munícipes fiquem atentos aos sintomas:

febre com duração máxima de 7 dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sin-tomas: dores nas articulações, dores musculares, dor de cabeça, dor retro orbitária (fundo dos olhos), cansaço e manchas aver-melhadas pelo corpo.

Se você viajou para regiões onde tem casos de Dengue,Zi-ka e Chikungunya e/ou estiver com os sinais e sintomas da doença, procure urgente a Uni-dade de Saúde mais próxima e informe ao médico, para que sejam tomadas as providências necessárias.

Dengue também mata,

cuide de seus familiares

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas –IBGE, está com as inscrições do Pro-cesso Seletivo Simplificado (PSS) abertas para todo o Brasil, inclusive para Itapeva e região.

São vagas para Agente

Cen-sitário Municipal (ACM), Agen-te Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador (REC). No total são 89 vagas disponíveis para Itapeva, sendo uma para ACM, sete para ACS e 81 para REC.

Para ACM e ACS as

inscri-IBGE com abre processo seletivo

com vagas em Itapeva e região

ções vão até dia 15 de março, já para REC as inscrições se en-cerram no dia 19 de março. As inscrições devem ser realizadas pelo site www. Cebraspe.org. br/concursos e as vagas são de

ensino médio para ACM e ACS e ensino fundamental para REC.

Para ACM a remuneração é de R$ 2.100, para ACS R$ 1.700, já para REC a remuneração é por produção.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo ciente de sua res-ponsabilidade em divulgar a ação de golpistas junto à socie-dade, informa que criminosos estão utilizando o bom nome desta Instituição, fazendo uso de postos e graduações milita-res, bem como nomes fictícios, se fazendo passar por policiais para efetuarem compras via te-lefone no comércio da região. Também solicitam recargas de celulares e compras on line dos sistemas “Apple” e “Android”, fraudando funcionários e pro-prietários desses estabeleci-mentos comerciais. Após breve verificação da origem dos

te-lefones usados, foi detectado que, possivelmente, os núme-ros tenham origem em presí-dios do Estado de São Paulo e todas as providências cabíveis estão sendo tomadas.

Orienta-se que, qualquer pedido efetuado via telefone ou aplicativo, tenha sua proce-dência devidamente verificada, evitando-se assim possíveis es-telionatos.

Importante salientar que a credibilidade e a confiança de-positadas pela comunidade na Polícia Militar não será macu-lada, sendo que a atenção de todos deve estar voltada para a prevenção de tais delitos.

Polícia Militar alerta

sobre golpes telefônicos

Em nome de seus familiares,

lamentamos o falecimento do casal

Juliano Rodrigo de Brito e Vivian Araujo

Gomes, ambos vítimas de Coronavírus.

Que Deus conforte a todos. Nossos

sinceros sentimentos.

A COVID-19 não teve fim e continua

ceifando a vida de muitos, de jovens

a idosos, com comorbidades ou sem.

Cuide-se e preserve seus entes queridos.

A dor de perder alguém é muito grande.

Em oração por todas as famílias e

também pelas vítimas de Coronavírus.

(3)

ITA NEWS DE OURO - PREMIADOS

Em seu primeiro mandato como vereador, Christian Gal-vão está diariamente percor-rendo os bairros do município e em contato com a população, ouvindo suas demandas em busca de melhorias. Devido a pandemia, o parlamentar ex-plica que os assuntos relacio-nados à saúde são, indiscutivel-mente, a maior prioridade dos vereadores. “Mesmo assim não podemos deixar de lado os out-ros pedidos dos munícipes, que são muitos”, disse.

Em suas visitas pela cida-de, Christian tem visto muitos pontos que precisam de manu-tenção e limpeza, em praças públicas, calçadas e terrenos baldios. “São inúmeros os re-latos de animais peçonhentos circulando nessas áreas, geral-mente muito frequentadas por crianças. E também pude observar vários pontos de es-goto a céu aberto, acúmulo de

Christian Galvão

fala sobre os

primeiros meses

como vereador

lixo e entulho, o que muito me preocupa, pois esse tipo de problema está diretamente relacionado à saúde também. Se as pessoas estão expostas à esse problema do esgoto e a possíveis ataques de animais peçonhentos, mais cedo ou mais tarde essas mesmas pes-soas vão acabar parando no hospital ou postos de saúde. E todos conhecemos o tamanho do problema que isso repre-senta hoje”, comentou.

Em sua atuação, o vereador tem acompanhado os problemas dos campos e quadras esporti-vas, como é o caso do campo da Vila São Benedito. Também vem cobrando as obras nas estradas da zona rural, principalmente nessas épocas de chuvas.

A vereadora Débora Mar-condes entregou duas mo-tos XTZ Yamaha 0 km para a Guarda Civil Municipal. A aquisição foi possível por meio emendas impositivas. “É uma grande alegria poder de alguma forma contribuir para a segurança pública do nosso município e principal-mente com GCM, que faz um trabalho exemplar”, disse.

De acordo com a parlamen-tar, os guardas são guerreiros, que merecem trabalhar com segurança. “Sei da importân-cia do trabalho deles, no ano de 2019 ajudei na compra de uniformes e sempre estou fazendo requerimentos em prol da classe, como a sede própria, licença prêmio

ret-GCM recebeu duas motos

0 km por meio de emenda

da vereadora Débora

roativa e hoje estou pedindo a vacinação da Covid-19 para toda a cooperação, por estar-em diariamente estar-em situação de risco. Parabenizo todos os

GCMs, em nome do Coman-dante Rafael e do senhor Di-valdo, secretário Municipal de Defesa, pelo excelente traba-lho efetuado”, acrescentou. O município de Ribeirão

Branco tomou medidas mais duras no que diz respeito à vol-ta as aulas. Preocupados com a situação do Covid-19, o Comitê de Enfrentamento ao Coronaví-rus deliberou pela proibição de qualquer atividade presencial nas escolas do município. A me-dida vale para as escolas muni-cipais, estaduais e particulares.

O decreto do dia 15 de feve-reiro diz que as medidas visam

prevenir a disseminação e o contágio do Coronavírus. As re-gras entraram em vigor no dia 19 de fevereiro.

O ofício encaminhado as autoridades sobre o decreto foi assinado pelo Diretor Técnico da Vigilância Sanitária, Agnaldo Aparecido Alves, cita ainda o nú-mero de óbitos no município por conta do Coronavírus, até o dia 19 deste mês foram registradas 15 mortes oriundas da doença.

Aulas presenciais

estão suspensas em

Ribeirão Branco

A

Prefeitura Municipal de Itapeva, por meio do Comitê de Combate e Enfrentamento à Covid-19, reuniu-se com os gerentes de todas as agências bancárias de Itapeva, na manhã desta terça--feira, dia 23.

A principal pauta da reu-nião foi a situação em que o município se encontra nesta fase da pandemia, com altos índices de internações e casos confirmados e suspeitos da Co-vid-19.

Para tanto, o prefeito Mario Tassinari solicitou a colabora-ção dos bancos no sentido de fiscalizar e ficar atentos aos protocolos sanitários preconi-zados pelo Ministério da Saúde, respeitando o uso de máscaras, de álcool em gel, bem como o distanciamento nas filas, um problema que tem se arrasta-do, principalmente em épocas de pagamento, causando muita

Prefeitura e bancos firmam parceria

para manter o distanciamento em filas

Ação tem como objetivo cumprir com os

protocolos sanitários no combate à Covid-19

o cumprimento das normas contra a Covid-19 e orientar as pessoas nas filas. “Este trabalho já terá início nesta quarta-feira, dia 24, quando

os funcionários municipais passarão em todas as agên-cias da cidade orientando a população e fiscalizando de forma efetiva as filas, numa

tentativa de evitar que mais pessoas se contaminem com o coronavírus”, disse o prefeito.

De acordo com o secretário de Finanças, Edivaldo Souza,

nos próximos dias, mais técni-cos de enfermagem serão dis-ponibilizados para a realização deste tipo de serviço e cons-cientização de todos.

aglomeração.

Todos os gerentes se de-monstraram bastante solíci-tos aos pedidos do chefe do Executivo, que está bastante preocupado com o aumento da doença em Itapeva. Eles se comprometeram a disponibi-lizar mais funcionários para fazer triagem e dar orienta-ções em suas agências quan-to aos proquan-tocolos sanitários, a oferecer todas as condições aos seus clientes de higieni-zação e distanciamento, bem como aumentar a recolha de pessoas para o interior da agência, tendo em vista que é permitido nesta fase até 40% de ocupação.

Em contrapartida, a Prefei-tura Municipal se comprome-teu em realizar as marcações de distanciamento, bem como disponibilizar quatro técnicos de enfermagem aos bancos para que possam fiscalizar

O vereador Ronaldo Pinheiro protocolou na Câmara Municipal de Itapeva dois requerimentos, solicitando ao Executivo que apresente Projeto de Lei para a diminuição da jornada de tra-balho de algumas categorias da área da saúde, de 40 para 30 horas, em seis dias na semana. As catego-rias beneficiadas pelo PL seriam: Auxiliar de Enfermagem, Técni-co de Enfermagem, Enfermeiro, Farmacêutico, Farmacêutico/Bio-químico, Fonoaudiólogo, Psicólo-go, Psicólogo (Casa Transitória), Psicólogo com ênfase em Recur-sos Humanos e Nutricionista.

Segundo o vereador, são profissões de maior desgaste físi-co e mental da área da saúde e os profissionais trabalham, atual-mente, sob um regime de carga horária exaustiva, o que pode fa-vorecer falhas e erros. “O excesso de trabalho, os baixos salários, a falta de condições dignas para o descanso, representam fatores de desmotivação do profissional que lida com as vidas humanas e se expõe para cuidar dos outros,

principalmente neste momen-to de pandemia que vivemos”, disse. Projeto de mesma monta tramita no Senado Federal.

REAJUSTE DE SALÁRIO

O vereador Ronaldo também levantou a bandeira do reajuste de salário dos Técnicos e Auxil-iares de Enfermagem, seguindo PL n° 2564/2020, que tramita no Senado Federal, e determina valor proporcional a 70% e 50% respectivamente, aos cargos cita-dos em relação ao salário de En-fermagem no município.

Representantes das Técnicas de Enfermagem estiveram na Sala de Comissões da Câmara Municipal e expuseram suas pautas, que também conta com a extensão do auxílio COVID, que foi pago pela Prefeitura por ape-nas três meses, e a pandemia já dura um ano.

Ronaldo ganhou o apoio dos outros vereadores para a aprovação da pauta e aguarda posicionamento do Poder Ex-ecutivo.

Vereador Ronaldo protocola

requerimento em favor das

30 horas e reajuste de

salário para profissionais

da enfermagem

(4)

N

a correria do dia a dia, parece estar cada vez mais distante a atenção desejada aos filhos, principal-mente em sua fase de desen-volvimento. Porém, com uma rotina organizada, a cirurgiã--dentista, Dra. Raquel Hussne, conta que é possível conciliar a profissão com os cuidados com a filha Maya, além de cuidar de sua casa e casamento. “Essa equação pode sim ter um sal-do bastante positivo. Sempre li muitos textos e ouvi diversos relatos sobre como é difícil con-ciliar maternidade e carreira, principalmente considerando a sociedade em que vivemos, que pressupõe a necessidade de dedicação total da mulher para ser uma boa mãe”, disse.

Dra. Raquel explica que é possível conciliar as duas ro-tinas. “As mulheres atuais, em sua maioria, encontram-se sem um referencial, sem mod-elos a seguir e, assim, têm que buscar novas formas de lidar com as situações do dia a dia, ainda mais se considerarmos o cenário atual de pandemia e

“Há soluções satisfatórias e criativas para conciliar

e se dividir entre o trabalho e a família”, diz Raquel

Hussne, mãe, empresária e cirurgiã-dentista

Raquel Hussne é cirurgiã-dentista especialista em ortodontia e odontopediatria na Dom Odontologia, palestrante internacional e mãe da Maya

isolamento social. A boa notícia é que há soluções satisfatórias e criativas para conciliar e se dividir entre o trabalho e a família”, explicou.

Nas redes sociais, Raquel di-vide com seus seguidores as ex-periências da vida profissional com o dia a dia de sua casa, em especial suas aventuras com o marido e a filha nas mais diver-sas datas comemorativas du-rante o ano. “Embora tenhamos que passar muitas horas longe de casa em virtude do trabalho, em casa nós tentamos tornar o

tempo com nossa filha o mel-hor possível. Mesmo durante esse momento de novos desafi-os em função de tanto medo e incertezas, é possível conciliar tudo e trazer mais leveza para as crianças. Ah! E sem o uso de telas”, ressaltou.

Ela ainda contou à nossa reportagem sugestões das prá-ticas que realizam em sua casa, em família:

“Pelo menos uma vez por semana, criamos um momento em família, como

preparar uma refeição

jun-tos, fazer um piquenique, um artesanato ou simplesmente uma rodada de conversa; Não permitimos que o foco esteja nos eletrônicos e sim em colo-car o corpo em movimento, pois assim exploramos a capacidade criativa e imaginária de nossa filha; A colaboração em tarefas domésticas é bem valoriza por aqui, como organizar e limpar o próprio quarto e os brinquedos, ajudar a lavar e guardar a louça e cuidar das plantas. Além de ser uma maneira de manter o corpo em movimento, a criança trabalha a coordenação motora e ainda desenvolve o senso de colaboração. Da mesma forma que temos nossa rotina diária, achamos fundamental man-ter com nossa filha uma roti-na das comemorações anuais, pois assim ela vai construindo suas memórias afetivas e per-cebendo que há momentos de seriedade, mas que também é importante ter leveza na vida”, esclareceu.

Por fim, Dra. Raquel deixou uma reflexão e um depoimento bastante sincero. “Vale não só

para mulheres que são mães ou para as que pensam em ser um dia, mas também para todas as pessoas que lidam diretamente com mães: A maternidade trans-forma. Nós, mães,

desenvolve-mos habilidades e instintos que nos tornam mais fortes, mais capazes e mais criativas. Mães profissionais merecem respeito e confiança. Acredite, aposte e se surpreenda”, concluiu.

(5)

M

aria Fernanda Mendes Mattos, de 12 anos e Maria Sofia Mendes Mattos, 9 anos, filhas de nando Henrique Mattos e Fer-nanda Mendes Mattos, sempre desmontaram o amor pelos an-imais, mas a paixão por cavalos era desconhecido para elas.

Com o passar dos anos, a conexão com os cavalos fez com que ambas descobrissem o

esporte, onde uniu a brincadei-ra com a competição, atbrincadei-ravés de seus companheiros fiéis Fama e Big.

Com aproximadamente dois anos da descoberta desse amor, algo se tornou sério e ao mes-mo divertido. Elas entendem as responsabilidades que esse es-porte traz e fazem com prazer, além de contar com todo apoio dos pais e familiares.

Maria Fernanda e Maria Sofia são competidoras da As-sociação Brasileira Quarto de Milhas, raça dos seus cavalos e já ganharam vários

prêmi-os, como Top Five do Rancho Pacahu, 1° Lugar Kids Maria Sofia e Top Five Rancho Paca-hu, 3° Lugar Mirim Maria Fer-nanda.

As irmãs Maria Fernanda

e Maria Sofia e o amor

pelos cavalos

A Prefeitura de Itapeva em par-ceria com o Sebrae-SP, oferece para a população o curso “Empreenda Rápido”, que tem o foco na forma-ção de novos empreendedores.

Para fazer a inscrição basta comparecer em uma das unidades do CRAS, munido de documenta-ção pessoal com foto e compro-vante de residência. O curso tem duração de uma semana e a pri-meira turma irá iniciar no dia 15 de março.

O curso é voltado para maiores de 18 anos, que tenham interesse em montar seu próprio negócio, ou para os que já atuam com o empreendedorismo, mas desejam se capacitar com novas técnicas de administração e gerenciamento.

Entre os temas abordados,

as-suntos como Sucesso da Empresa, Marketing, Estratégias de Vendas, Formalização de Negócio, entre outros, serão amplamente traba-lhados com os participantes.

O curso será realizado no CRAS Santa Maria, CRAS Vila Nova e CRAS Morada do Bosque, respei-tando sempre todos os protocolos de segurança e saúde, vigentes no município.

O Prefeito de Itapeva, Mario Tassinari, falou sobre a impor-tância das parcerias para a con-quista de novas oportunidades à população. “Esta parceria entre a Prefeitura e o Sebrae possibilitou a realização deste curso, que é im-prescindível nos dias atuais para fomentar a economia e diminuir o desemprego”, completou.

Sebrae e Prefeitura de Itapeva

oferecem curso gratuito de

Empreendedorismo

(6)

O

afastou e optamos por não realizar nossa festa do Ita News de Ouro 2020, mesmo sendo possível com algumas res-trições, visando preservar

e familiares. Entendemos que realmente não era o momento adequado. Mas achamos que deve-ríamos homenagear em-presários guerreiros que

atípico e difícil. Temos fé que 2021 será um ano de conquistas para todos nós e esperamos que em bre-ve possamos nos abraçar novamente e comemorar

a todos vocês que confiam em nosso trabalho. Obri-gado!

Na próxima semana, serão divulgadas mais fo-tos! Parabéns a todos.

(7)

PROCLAMAS

FAÇO SABER, que pretendem se casar e

apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro, a saber:-Nºs I, III e IV EDUARDO ILCZUK DE

OLI-VEIRA e ANA CAROLINA DA SILVA NASCIMENTO, sendo ELE:- natural de

Itapeva-SP, solteiro, com 23 anos de idade, nas-cido a 14 de maio de 1997, conferente de expe-dição, residente Sítio Santa Cruz, Bairro Taquari, Itapeva - SP, filho de EDUARDO BUENO DE

OLIVEIRA, pedreiro, nacionalidade brasileira,

42 anos, natural de Itapeva-SP e de ARLETE

REGINA ILCZUK OLIVEIRA, do lar,

nacio-nalidade brasileira, 46 anos, natural de Itapeva-SP, residentes e domiciliados em Itapeva-SP; sendo

ELA:- natural de Guarulhos-SP, solteira, com 22

anos de idade, nascida a 23/01/1999, escriturária, residente Estrada Municipal, nº 564, Jardim Bela Vista, Itapeva - SP, filha de JURACI

ANASTA-CIO DO NASCIMENTO, motorista,

naciona-lidade brasileira, 43 anos e de ROSICLEIDE

MONTEIRO DA SILVA NASCIMENTO,

auxiliar de enfermagem, nacionalidade brasileira, 39 anos, residentes e domiciliados em Itapeva-SP. Itapeva. 17 de fevereiro de 2021

Nºs I, III e IV KEVIN EDUARDO LINS

DUARTE e ALINE CÂNDIDO SANTOS SOUZA DE MELO, sendo ELE:- natural de

Apiaí-SP, solteiro, com 19 anos de idade, nascido a 25 de dezembro de 2001, frentista, residente à Rua Wagner Durante, nº 289, Casa 14, Jardim Vila Rica, Poços de Caldas - MG, filho de

MAR-CIO GONÇALVES DUARTE, mecânico,

nacionalidade brasileira, 42 anos, residente e domiciliado em Poços de Caldas - MG e de

FRANCIANE LINS, vendedora, nacionalidade

brasileira, 34 anos, residente e domiciliada em São José dos Pinhais - PR; sendo ELA:- natural de Itapeva-SP, solteira, com 19 anos de idade, nasci-da a 21/08/2001, secretária, residente à Rua Luiz de Souza Camargo, nº 74, Jardim Guanabara, Itapeva - SP, filha de CLAUDINEI SOUZA

DE MELO, motorista, nacionalidade brasileira,

39 anos, natural de Itapeva - SP e de REGIANE

APARECIDA PONTES CÂNDIDO DOS SANTOS SOUZA MELO, do lar,

nacionali-dade brasileira, 40 anos, natural de Itapeva - SP,

natural de Itapeva-SP, solteira, com 25 anos de idade, nascida a 16/06/1995, do lar, residente no Bairro do Pacova, Itapeva - SP, filha de

CLAU-DIO JOSÉ MENDES, natural de São

Paulo-SP, nacionalidade brasileira, falecido em São Paulo-SP e de ERONILDES APARECIDA

DE MORAIS MENDES, professora,

naciona-lidade brasileira, 50 anos, natural de Itapeva-SP, residente e domiciliada em Itapeva-SP. Itapeva. 23 de fevereiro de 2021

Nºs I, III, IV e V VALDECIR CASEMIRO

DE LIMA e CLAUDELI VIEIRA DA SIL-VA ANSELMO, sendo ELE:- natural de

Guapiara-SP, divorciado de Maria Rosaria Paes, cujo o casamento foi dissolvido aos 23/04/2019, com 39 anos de idade, nascido a 11 de abril de 1981, lavrador, residente à Rua Francisco Vaz de Oliveira, nº 270, Jardim Bela Vista, Itapeva - SP, filho de JOÃO CASEMIRO DE LIMA, na-cionalidade brasileira, falecido em Taquarivaí - SP e de LUIZA RODRIGUES DE LIMA, do lar, nacionalidade brasileira, 62 anos, residente e do-miciliada em Taquarivaí - SP; sendo ELA:- natural de Itapeva-SP, viúva de Genovir Anselmo, falecido no dia 10/10/2013, com 44 anos de idade, nascida a 01/07/1976, do lar, residente à Rua Francisco Vaz de Oliveira, nº 270, Jardim Bela Vista, Itapeva - SP, filha de BENEDITO MANOEL PRIMO, aposentado, nacionalidade brasileira, 81 anos e de

CONCEIÇÃO VIEIRA, do lar, nacionalidade

brasileira, 78 anos, residentes e domiciliados em Nova Campina - SP. Itapeva. 23 de fevereiro de 2021

SE ALGUÉM SOUBER de algum

impedi-mento, acuse-o na forma e sob as penas da Lei. Lavro o presente que será afixado em Cartório, em lugar de costume e publicado pela imprensa local no Jornal Ita News.

Lara Lemucchi Cruz Moreira

Oficial Titular

OBS:- Venho através deste, informar a todos os interessados que, o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da Sede da Comarca de Itapeva – SP, não possui convenio com nenhum filmador ou fotógrafo (profissional / amador).

residentes e domiciliados em Itapeva - SP. Itapeva. 17 de fevereiro de 2021

Nºs I, II, III e IV KAUÊ CARVALHO DA

SILVA e ANA PAULA DE ALMEIDA FLO-RIANO, sendo ELE:- natural de Capão

Bonito--SP, solteiro, com 19 anos de idade, nascido a 18 de junho de 2001, serviços gerais, residente à Rua da Liberdade, nº 172, Vila Nova, Itapeva - SP, filho de EMERSON DA SILVA, eletricista, naciona-lidade brasileira, 37 anos, natural de Barueri - SP, residente e domiciliado em Rio Claro - SP e de

JA-NAINA DE CARVALHO, do lar, nacionalidade

brasileira, 37 anos, natural de Santo André - SP, residente e domiciliada em Itapeva - SP; sendo

ELA:- natural de Itapeva-SP, solteira, com 17 anos

de idade, nascida a 21/10/2003, do lar, residente à Rua da Liberdade, nº 172, Vila Nova, Itapeva - SP, filha de ANTONIO CARLOS ALVES

FLO-RIANO, serviços gerais, nacionalidade brasileira,

53 anos, natural de Itapeva - SP, nascido na data de 14 de junho de 1967 e de VANDERLEIA

APA-RECIDA DE ALMEIDA FLORIANO, do lar,

nacionalidade brasileira, 52 anos, natural de Itape-va - SP, nascida na data de 01 de janeiro de 1969, residentes e domiciliados em Itapeva - SP. Itapeva. 18 de fevereiro de 2021

Nºs I, II, III e IV WILLIAN CESAR DA SILVA

COSTA e MARIA DE FÁTIMA BARBOSA DE ALMEIDA, sendo ELE:- natural de

Itape-va-SP, solteiro, com 23 anos de idade, nascido a 06 de junho de 1997, serviços gerais, residente à Rua Manoel Elói Garcia Martinez, nº 86, Vila Nossa Senhora de Fátima, Itapeva - SP, filho de

CLAU-DIO FERREIRA DA COSTA, motorista,

na-cionalidade brasileira, 47 anos, natural de Capão Bonito - SP e de ROSIMARI RODRIGUES

DA SILVA, lavradora, nacionalidade brasileira,

43 anos, natural de Adrianópolis - PR, residente e domiciliada em Itapeva - SP; sendo ELA:- natural de Itapeva-SP, solteira, com 16 anos de idade, nas-cida a 07/04/2004, estudante, residente no Bairro das Pedras, Itapeva - SP, filha de ODIRLEI

APA-RECIDO DE ALMEIDA, operador de secador,

nacionalidade brasileira, 40 anos, natural de Itape-va - SP, residente e domiciliado em ItapeItape-va - SP e de SUZANA APARECIDA BARBOSA DE

ALMEIDA, natural de Charqueada - SP,

naciona-lidade brasileira, falecida em Itapeva - SP na data de 11 de dezembro de 2019. Itapeva. 19 de fevereiro de 2021

Nºs I, III, IV e V LEANDRO MENDES

DU-ARTE e ANA CAROLINA VASCO RO-DRIGUES, sendo ELE:- natural de Itaberá-SP,

solteiro, com 24 anos de idade, nascido a 27 de fevereiro de 1996, lavrador, residente à Rua Sefe-rino Alves Rodrigues de Oliveira, nº 31, Bairro de Cima, Itapeva - SP, filho de JOSÉ CARLOS

DUARTE, lavrador, nacionalidade

brasilei-ra, 55 anos, natural de Itaberá-SP, residente e domiciliado em Itapeva-SP e de

ALBERTI-NA APARECIDA MENDES DUARTE,

lavradora, nacionalidade brasileira, 50 anos, natural de Itaberá-SP, residente e domiciliada em Itaberá-SP; sendo ELA:- natural de Itapeva--SP, divorciada de Luiz Felipe Lima de Oliveira, cujo o casamento foi dissolvido aos 07/11/2018, com 25 anos de idade, nascida a 21/12/1995, do lar, residente à Rua Seferino Alves Rodrigues de Oliveira, nº 31, Bairro de Cima, Itapeva - SP, filha de GILSON RODRIGUES, funileiro, nacionalidade brasileira, 50 anos e de NOEMI

RODRIGUES VASCO, do lar, nacionalidade

brasileira, 42 anos, residentes e domiciliados em Itapeva-SP. Itapeva. 19 de fevereiro de 2021 Nºs I, III, IV e V SIDNEI DE LIMA SANTOS e LIDIA AMÉLIA GARCIA DIAS, sendo

ELE:- natural de Araçaíba, Apiaí-SP, solteiro,

com 36 anos de idade, nascido a 28 de fevereiro de 1984, consultor de TI, residente à Rua Adelino Ferreira Leite, nº 18, Jardim Bela Vista, Itapeva - SP, filho de IVO RODRIGUES DOS SANTOS, motorista, nacionalidade brasileira, 64 anos, natural de Araçaíba / Apiaí - SP, residente e domiciliado em Apiaí - SP e de VANILDA DUARTE DE

LIMA SANTOS, natural de Araçaíba / Apiaí - SP,

nacionalidade brasileira, falecida em Apiaí - SP; sendo ELA:- natural de Avaré-SP, divorciada de Thiago Martins Guimarães, cujo o casamento foi dissolvido aos 09/04/2019, com 37 anos de idade, nascida a 14/10/1983, analista de RH, residente à Rua Adelino Ferreira Leite, nº 18, Jardim Bela Vista, Itapeva - SP, filha de MILTON DIAS, aposenta-do, nacionalidade brasileira, 62 anos e de SUELIS

AMÉLIA GARCIA DIAS, aposentada,

nacio-nalidade brasileira, 68 anos, residentes e domicilia-dos em Itararé - SP. Itapeva. 20 de fevereiro de 2021 Nºs I, III e IV ARNALDO GALVÃO DE LIMA

NETO e MARIA EDUARDA DE MORAIS FONTES, sendo ELE:- natural de Itapeva-SP,

solteiro, com 22 anos de idade, nascido a 05 de janeiro de 1999, atendente balconista, residen-te à Rua Roberto Butzer, nº 28, Vila Taquari, Itapeva - SP, filho de JOSÉ FERNANDO

LAURENTINO DOS SANTOS,

caminho-neiro, nacionalidade brasileira, 45 anos, natural de Teresinha-PE e de SANDRA MARIA

NUNES DE LIMA SANTOS, empregada

doméstica, nacionalidade brasileira, 44 anos, natural de Itapeva-SP, residentes e domiciliados em SP; sendo ELA:- natural de Itapeva-SP, solteira, com 19 anos de idade, nascida a 12/04/2001, do lar, residente à Rua Sérgio Ma-zeto, nº 91, Jardim Europa, Itapeva - SP, filha de

LUIZ CLAUDIO FONTES, caminhoneiro,

nacionalidade brasileira, 53 anos, natural de Itapeva-SP e de MARIA APARECIDA

GO-MES DE MORAIS FONTES, professora,

nacionalidade brasileira, 54 anos, natural de Itapeva-SP, residentes e domiciliados em Itape-va-SP. Itapeva. 22 de fevereiro de 2021 Nºs I, III e IV ROGER LUIZ DIAS

OLIVEI-RA e GOLIVEI-RAÇA DE JESUS RODRIGUES MOTA, sendo ELE:- natural de Itapeva-SP,

soltei-ro, com 22 anos de idade, nascido a 06 de fevereiro de 1999, pedreiro, residente à Rua Antonio Gomes, nº 790, Vila Santa Maria, Itapeva - SP, filho de

RO-BINSON DE SOUZA OLIVEIRA, natural

de Ribeirão Branco - SP , nacionalidade brasileira, falecido em Itapeva - SP e de KÁTIA DIAS

BOAVENTURA, doméstica, nacionalidade

brasileira, 42 anos, natural de Barra do Chapéu - SP, residente e domiciliada em Itapeva - SP; sendo ELA:- natural de Itapeva-SP, solteira, com 18 anos de idade, nascida a 03/05/2002, do lar, residente à Rua Antonio Gomes, nº 790, Vila Santa Maria, Ita-peva - SP, filha de BENEDITO RODRIGUES

MOTA, pedreiro, nacionalidade brasileira, 51 anos,

natural de Itapeva - SP, nascido na data de 16 de junho de 1969, residente e domiciliado em Itape-va - SP e de VANDERLEIA APARECIDA

RODRIGUES MOTA, natural de Itapeva - SP

, nacionalidade brasileira, falecida em Itapeva - SP na data de 05 de setembro de 2015. Itapeva. 22 de fevereiro de 2021

Nºs I, III, IV e V JORGE RODRIGUES

BAPTISTA JUNIOR e GRAZIELLEN BEATRIS DE PAULA SILVA, sendo ELE:-

natural de Ribeirão Branco-SP, divorciado de

GRAZIELLEN BEATRIS DE PAULA SILVA, cujo o casamento foi dissolvido aos

14/12/2020, com 26 anos de idade, nascido a 29 de junho de 1994, engenheiro florestal, residente à Rua João Lobo Carvalho, nº 38, Jardim São Camilo, Itapeva - SP, filho de JORGE

RODRI-GUES BAPTISTA, natural de Ribeirão

Bran-co-SP, nacionalidade brasileira, falecido em Ri-beirão Branco-SP na data de 21 de junho de 2019 e de MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA

BAPTISTA, lavradora/ aposentada,

naciona-lidade brasileira, 69 anos, natural de Ribeirão Branco-SP, nascida na data de 17 de agosto de 1951, residente e domiciliada em Ribeirão Branco-SP; sendo ELA:- natural de Itapeva-SP, divorciada de

JORGE RODRIGUES BAPTISTA JUNIOR,

cujo o casamento foi dissolvido aos 14/12/2020, com 21 anos de idade, nascida a 05/03/1999, gerente admi-nistrativo, residente à Rua João Lobo Carvalho, nº 38, Jardim São Camilo, Itapeva - SP, filha de EZIQUIEL

DE PAULA, gerente administrativo, nacionalidade

brasileira, 45 anos, natural de Luiziânia-PR, nascido na data de 25 de março de 1975 e de

ADRIA-NA CAMARGO DA SILVA DE PAULA,

governanta, nacionalidade brasileira, 41 anos, natural de Nova Campina-SP, nascida na data de 13 de maio de 1979, residentes e domiciliados em Ribeirão Branco-SP. Itapeva. 23 de fevereiro de 2021

Nºs I, III e IV JONATHAN EZIQUIEL DE

PONTES ARAÚJO e THAYNA CRISTIA-NE DE MORAIS MENDES, sendo ELE:-

na-tural de Itapeva-SP, solteiro, com 31 anos de idade, nascido a 19 de junho de 1989, safrista, residente no Bairro do Pacova, Itapeva - SP, filho de

EZI-QUIEL DOS SANTOS ARAÚJO,

nacionali-dade brasileira, 55 anos, natural de Itapeva-SP e de

EVANICE DE PONTES, do lar, nacionalidade

brasileira, 52 anos, natural de Itapeva-SP, residen-tes e domiciliados em Itapeva-SP; sendo ELA:-

Na tarde de quarta-feira (24), um acidente fatal foi re-gistrado na Rodovia Francisco Alves Negrão, SP-258, próximo a Taquarivaí e envolveu uma carreta e uma caminhonete.

Segundo a Polícia Militar Rodoviária, o motorista da caminhonete teria perdido o controle do veículo próximo ao quilômetro 256 e acabou coli-dindo em uma carreta que se-guia no sentido contrário.

Com a batida o passageiro da caminhonete, que era de Ita-peva, não resistiu aos ferimen-tos e morreu no local do aciden-te. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia.

Itapevense morre em

acidente na SP-258

A Polícia Militar Rodoviá-ria deteve um indivíduo nes-ta quinnes-ta-feira (25), depois do mesmo ter disparado contra um motorista de um caminhão na Rodovia Francisco Alves Ne-grão, SP-258.

De acordo com os policiais, ao patrulhar pela rodovia no mu-nicípio de Itapeva, depararam-se com um motorista de um cami-nhão que informou aos policiais que após “fechar” a passagem de uma Hilux, foi surpreendido pelo motorista do veículo que efetuou um disparo de arma de fogo em sua direção.

Diante da informação e das características do veículo, os policiais realizaram patrulha-mento com vistas a encontrar o atirador e localizaram o mesmo ainda na rodovia. Ao realizar a abordagem e vistoriar o carro os policiais encontraram um revólver calibre 38

desmuni-Homem é detido

depois de atirar contra

motorista que o “fechou”

ciado e uma espingarda calibre 12, desmontada e também des-municiada no interior de uma maleta. Foram encontrados ainda 9 munições calibre 38 e 143 cartuchos calibre 12, todos intactos.

O condutor da Hilux

apre-sentou documentação das ar-mas e registro de “CAC” (Caça-dor, Atirador e Colecionador). Diante dos fatos da ocorrência, o indivíduo foi encaminhado ao Plantão Policial onde as me-didas cabíveis foram tomadas pelo delegado.

Investigações da DISE de Itapeva/SP renderam Ordens Judiciais para revistarem duas casas, uma na Vila Santa Ma-ria e outra na Vila MaMa-riana. Na manhã de quarta-feira (24), com apoio de Policiais Civis da DIG e de Guardas Munici-pais com a cachorra farejado-ra Zafarejado-ra, as duas casas citadas foram revistadas resultando em apreensões de drogas em ambas e prisão em flagrante de dois indivíduos, um em cada casa.

O indivíduo da casa da Vila Mariana empreendeu fuga

DISE apreende

drogas e um pé de

maconha em operação

quando percebeu que os Poli-ciais estavam adentrando, o mesmo correu por diversos tel-hados no local e escondeu-se num casa onde foi capturado. Ele já havia sido preso antes por tráfico de drogas e posto em liberdade na audiência de custódia, tem 20 anos de idade.

O indivíduo da Vila Santa Maria já havia sido preso antes tam-bém por tráfico de drogas, tem 42 anos.

Foram apreendidas diversas porções de drogas nos dois en-dereços e um pé de maconha de cerca de dois metros na casa da Vila Santa Maria.

Na terça-feira (23), durante patrulhamento de rotina pela Vila Bom Bosco, uma equipe da Guarda Civil Municipal de Itapeva deparou-se com um indivíduo, o qual estava mani-pulando algo ilícito na calçada.

Quando o adolescente perce-beu a presença da GCM, acabou se evadindo do local e adentran-do um estabelecimento comer-cial. No interior do comércio ele foi abordado pelas equipes da Base Móvel e do Canil.

Durante a revista com ele foi encontrado R$ 72,00 em dinheiro. Na calçada em que o adolescente estava foram loca-lizadas 25 pedras fragmenta-das de crack. Questionado, ele confessou que estava pratican-do o tráfico de drogas.

O jovem foi

encami-Guarda Municipal

apreende adolescente

praticando tráfico de drogas

nhado à sua residência, onde foi comunicado à sua mãe o que havia ocorrido, a qual acompanhou as guarnições até o Plantão Policial.

Apresentada a ocorrência, a autoridade policial determinou

o registro da ocorrência sobre Ato Infracional - Tráfico de En-torpecentes, apreendendo as drogas e o dinheiro, sendo o adolescente Sindicado e entre-gue à sua responsável ao final da ocorrência.

(8)

O

sonho de qualquer ar-tista é ser aprovado em uma instituição de re-nome no meio artístico, e essa

Jovem itapevense vence seletiva

da CIA de Dança Millennium

honra coube a uma dançarina de Itapeva.

Ana Lívia Ribeiro de 14 anos foi aprovada em uma seletiva

da CIA de Dança Millennium. A jovem faz parte da Associação de Formação Artística e Cultu-ral da Criança e Adolescente Código de Honra, que há 20 anos realiza um trabalho social através de expressões artísti-cas.

Ao saber da seletiva feita pela CIA de Dança Millennium, a jovem se dispôs a participar e mandou um vídeo onde criava uma coreografia. A adolescente ficou em primeiro lugar e assim adquiriu uma vaga na concei-tuada instituição.

Ana Lívia já está participan-do das aulas da Millennium e a conquista da jovem foi come-morado por todos os compo-nentes do Código de Honra.

do escritor Itapevense Ricardo Machado, conhecido como Rico Machado.

Com essa conquista, Rico agradeceu a esposa Edi Marisa, com quem é casado há 24 anos, e comentou com a nossa equi-pe de reportagem, que sem ela, não chegaria onde está. “Ela é um presente do próprio Deus para minha vida”, disse.

Rico é um Itapevense gra-to às suas raízes. Filho do em-presário já falecido Paulo Mach-ado e da professora Lea Moura Machado, é neto de dona Nara do Correio. Seu avô paterno Joaquim Bueno Machado, pop-ularmente conhecido como Padeiro, que foi o fundador do Jornal Folha do Sul. Rico diz que seu dom de escrever vem

das influências de sua mãe e de seu avô Joaquim, pois o visita-va todos os dias na tipografia onde era feito o jornal. O es-critor Itapevense estudou na escola Dom Silvio Maria Dario e Cel. Acácio Piedade. Aos 14 anos foi morar com a irmã mais velha na cidade de Rio Claro, onde começou a trabalhar em uma loja de sapatos de seu cunhado, sendo o Embaixador de importantes marcas de sap-ato no país. Rico formou-se em Designer/Estilista de calçados pelo Senai/Ipiranga e é lojista na cidade de Itu, onde reside desde 1998.

Neste ano começou sua jornada como escritor. Par-ticipou de grandes for-mações em desenvolvimento

pessoal, com passagem até pelo Coach em Miami EUA.

Rico pretende lançar mais dois livros em 2021.

Rico Machado, o escritor

itapevense grato às suas raízes

No último dia 19 aconteceu o lança-mento do Livro “O Poder da Conexão”

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Nossos objetivos indicam a ação estratégica de sistematização do conhecimento singular – seja esse conhecimento associado ao inanciamento, à formação docente ou à

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Combinaram encontrar-se às 21h