• Nenhum resultado encontrado

PROJETOS DE PESQUISA GESTÃO DA INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETOS DE PESQUISA GESTÃO DA INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROJETOS DE PESQUISA

GESTÃO DA INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Diálogo com gestores de Recursos Humanos

Docente responsável: Adriana Cristina Ferreira Caldana

Descrição: O fator humano é cada vez mais reconhecido como uma das principais fontes de vantagem competitiva em organizações de alto desempenho. Por trás desse fato está o cenário atual de negócios, que se encontra em rápida mudança e consequentemente necessita de Gestores de Recursos Humanos - GRH - conscientes globalmente e com fluência multifuncional, englobando desde a alfabetização tecnológica, habilidades empreendedoras, até a capacidade de operar em diferentes culturas, estruturas e mercados. Diante desse cenário, este projeto objetiva levantar as práticas contemporâneas de gestão de pessoas, a partir da visão de profissionais de Recursos Humanos de empresas reconhecidas no mercado, com o propósito de conhecer as opiniões, percepções e comportamentos relativos ao tema. Sendo assim, o presente projeto trespassa os olhares de GRH para além da visão tradicional, tendo implicações gerenciais importantes, sendo estes conhecimentos aplicáveis para os mais diversos públicos.

Financiamento: Grupo Campinas de Recursos Humanos.

Sustentabilidade como Capacidade Dinâmica: Evidências no Setor Elétrico

Docente responsável: Adriana Cristina Ferreira Caldana

Descrição: A sustentabilidade é uma tendência que assume papel central na reflexão da estratégia das organizações. As organizações e o ambiente caótico e turbulento em que operam podem ser analisados à luz da teoria de sistemas em que um sistema social se adapta à complexidade de seu entorno para a sobrevivência. O presente estudo tem foco neste processo adaptativo, para entender quais e como os processos organizacionais são alterados quando uma organização tem como estratégia tornar-se sustentável. Sabe-se que este processo de adaptação se reflete em práticas inovadoras. Porém, há ainda um distanciamento entre as práticas, muitas vezes desconexas, e as estratégias empresariais. A capacidade de uma empresa tornar a sustentabilidade algo dinâmico e integrado com as estratégias, transformando-a em uma habilidade de negócios é ainda algo a ser estudado. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar fatores organizacionais que levem à sustentabilidade corporativa como uma capacidade dinâmica. Para tal, será realizada uma pesquisa qualitativa, com base descritiva, por meio de um estudo de caso. Serão entrevistados os gestores de diferentes áreas da empresa selecionada e stakeholders. Para a análise de dados será utilizada a Soft System Methodology que consiste em uma técnica sistêmica de estruturar o conhecimento, sendo possível a melhor compreensão da situação analisada, inclusive com propostas de mudanças e sugestões. Esperam-se resultados que exponham categorias de fatores organizacionais e suas relações com a estratégia em prol da sustentabilidade e que estas considerações proporcionem conhecimento suficiente para a reprodução da pesquisa em outras empresas do setor.

(2)

Aplicação para o Brasil do Golden for Sustainability – parceria com a Universidade Bocconi (Itália)

Docentes responsáveis: Adriana Cristina Ferreira Caldana / Lara Bartocci Liboni Amui

Descrição: Construir uma plataforma de colaboração e compartilhamento de conhecimentos sobre mudança e adaptação para a integração da sustentabilidade e responsabilidade corporativa nos negócios.

Financiamento: Center for research on organization and management – Croma Bocolo.

Ligando métodos multicritério, teoria dos jogos e neuroeconomia para apoio a decisões complexas

Docente responsável: Alexandre Bevilacqua Leoneti

Descrição: Enquanto que no passado os gestores tinham que tomar decisões com ausência de dados ou informações, nos dias atuais a situação foi invertida. Neste novo cenário, com informações abundantes e de problemas multicritério, também há a necessidade de se considerar a crescente participação de colaboradores e stakeholders no processo de decisão. Todavia, as aplicações da maioria dos métodos multicritério tem como base o tomador de decisão como um indivíduo ao invés de um grupo. Dentro deste contexto, Leoneti (2016) propôs um método baseado em princípios da teoria dos jogos para modelar a interação estratégica que ocorre entre os jogadores no curso de estabelecer a sua alternativa preferida no processo de tomada de decisão em grupo, considerando os perfis dos jogadores e suas diferentes preferências sobre os múltiplos critérios em avaliação. A vantagem da utilização do método proposto envolve os benefícios de se tratar a resolução de um problema a partir de uma visão multicritério em um processo de decisão em grupo, onde os agentes não precisam, necessariamente, estarem dispostos a tomar uma decisão colaborativa. No contexto da presente proposta, será investigado se a negatividade relacionada ao feedback (perdas serem mais significantes do que ganhos) proposta pela Teoria da Perspectiva estão em conformidade com as previsões deste método formal por meio de técnicas da neuroeconomia. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa é testar empiricamente e fornecer modelos psicofisicamente plausíveis aos tomadores de decisão nas organizações, permitindo que os mesmos possam tomar decisões complexas envolvendo múltiplos critérios, indivíduos e alternativas em uma situação de elevada incerteza estratégica. A partir da comprovação empírica do método, os gestores e os pesquisadores de todas as áreas do conhecimento poderão testar soluções de equilíbrio para os problemas que são tradicionalmente abordados com otimização e métodos multicritério tradicionais.

Sustentabilidade Ambiental e Engenharia de Produção: construção de uma pauta de pesquisa para unificação de interesses nacionais e internacionais com enfoque na área de gestão de operações (Ciência Sem Fronteiras)

Docente responsável: Charbel José Chiappetta Jabbour Descrição: Projeto CNPq (Processo 400101/2013-0). Financiamento: CNPq.

Utilização de Modelagem de Equações Estruturais para análise quantitativa das principais características do treinamento ambiental: survey junto a empresas com certificação ISO14001 localizadas no Brasil

Docente responsável: Charbel José Chiappetta Jabbour Descrição: Projeto FAPESP (Processo 2011/23454-1). Financiamento: FAPESP.

(3)

Identificação de tecnologias promissoras: uma aplicacação para Biotecnologia

Docente responsável: Geciane Silveira Porto

Descrição: O objetivo principal desta pesquisa é a elaboração de um índice de impacto tecnológico mais robusto, que considera todas as inter-relações entre as tecnologias concomitantemente à evolução do impacto das mesmas no tempo. OBJETIVOS ESPECIFICOS: i. Organizar uma base de dados de patentes em biotecnologia, com base na classificação OCDE (2005); ii. Aprimorar a abordagem metodológica proposta para a elaboração de um índice de impacto tecnológico. iii. Elaborar uma rotina (algoritmo) a ser utilizada em um software que permita a aplicação da metodologia quantitativa proposta para identificação de tecnologias promissoras; iv. Aplicar a abordagem proposta para mapeamento de tecnologias na Base de Dados de Patentes de Biotecnologia, afim de identificar tecnologias promissoras, isto é aquelas com impacto ao longo do tempo, utilizando o algoritmos a ser desenvolvido; v. Realizar testes de sensibilidade com a metodologia, validando a consistência dos resultados por intermédio de simulações para os diferentes segmentos da biotecnologia (verdem vermelha, branca e azul). Processo 480447/2013-6.

Financiamento: CNPq.

Eficiência da gestão pública em promover desenvolvimento local: uma proposta utilizando análise envoltória de dados em regiões produtoras de sucroenergia

Docente responsável: Lara Bartocci Liboni Amui Financiamento: CNPq.

Repasse Cambial no Brasil : Uma Investigação em Nível Agregado e da Hipótese de Pricing-to-Market

Docente responsável: Sérgio Kannebley Júnior

Descrição: Esse projeto deverá produzir estimativas de repasses cambias aos preços de importação, ao atacado e ao consumidor, além de testar a hipótese de precificação a mercado para as exportações brasileiras.

Financiamento: CNPq.

Produtividade Científica e Tecnológica das Infraestruturas de Pesquisa Brasileiras

Docente responsável: Sérgio Kannebley Júnior

Descrição: Esse projeto busca analisar determinantes da produtividade científica e tecnológica de aproximadamente 1760 infraestruturas de pesquisa no Brasil. Para isso será construída uma tipologia das infraestruturas, bem como serão estimados modelos econométricos que busquem explicar a produtividade científica e tecnológica das infraestruturas de pesquisa. Para realização desse projeto será construída ampla base de dados a partir da conjunção de informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Plataforma Lattes - CNPq e Thomson Reuters para o período de 2009 a 2013.

Financiamento: FAPESP / CNPq.

Obtenção de tecnologia através de alianças para desenvolvimento da capacidade de absorção das empresas de TIC

Docente responsável: Simone Vasconcelos Ribeiro Galina

Descrição: Tradicionalmente, a necessidade de recursos pelas empresas internacionalizadas é resolvida a partir da otimização da rede de produção. Essas soluções são adequadas quando o recurso é um fator de produção, é relacionado a mão-de-obra, ou é um fator cujo saber é

(4)

explícito. No entanto, esses fatores deixaram - ou vão deixando - de ser estratégicos, à medida que todas as empresas começam a ter igual acesso a eles, o que acontece em consequência da globalização e da facilitação do acesso aos mercados remotos. Os recursos estratégicos têm, num ambiente dependente da geração do conhecimento, outra natureza: são recursos imateriais, baseados no saber das empresas, em geral raros, difíceis de imitar ou de substituir (Doz et.al., 2001). Essas características nos remetem à visão baseada em recursos (RBV - resource-based view) (Wernerfelt, 1984, Barney, 1991) e à teoria de capacidades dinâmicas Dynamic Capabilities (DC), que pode ser considerada uma extensão da RBV de acordo com Eisenhardt e Martin (2000), Teece e Pisano (1994) e Teece et al. (1997). A DC se refere à habilidade da empresa em integrar, construir e reconfigurar competências internas e externas em resposta aos ambientes de rápidas mudanças (Teece et al., 1997). Wang e Ahmed (2007) subdividiram DC em três dimensões: capacidade de adaptação (habilidade de identificar e aproveitar oportunidades de mercado), de absorção (habilidade de aprender com parceiros, integrar informações externas e transformá-las em conhecimento), e de inovação (habilidade de desenvolver novos produtos e mercados). Fica evidente, nessa proposta de Wang e Ahmed (2007), a importância da inovação e da exploração de competências de fontes externas à organização para o desenvolvimento de capacidades dinâmicas que garantam competitividade. Dessa forma, especialmente em setores dinâmicos e globais, é relevante que as empresas desenvolvam e mantenham capacidades dinâmicas, para permanecerem competitivas na sua adaptação ao mercado a partir das habilidades de absorção e de inovação. Ademais, ressalta-se que empresas com alta capacidade de absorção demonstram uma habilidade forte em aprender com os parceiros, integrar as informações externas e transformá-las em informação útil para empresas (WANG e AHMED, 2007). Uma das indústrias que se adequam a esse perfil de empresa é a de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) pelo dinamismo e necessidade de inovação característico do setor. Dessa forma, o intuito desta pesquisa é responder a seguinte pergunta: As alianças contribuem para o desenvolvimento da capacidade de absorção das empresas de TIC? Essa temática tem sido amplamente estudada, porém de acordo com Flatten et al. (2011a), o constructo de capacidade de absorção é insuficientemente validado empiricamente, sendo que a maioria dos trabalhos existentes sobre capacidades dinâmicas é qualitativa (Wang e Ahmed (2007), o que abre oportunidade para avanço do conhecimento. Para a execução deste projeto, serão utilizados os dados das cinco edições da PINTEC/IBGE para empresas do setor de TIC (compreende as Divisões CNAE 2.0 (e equivalentes na CNAE 1.0): 26, 61, 62, 63). O estudo longitudinal com cinco edições da PINTEC permite analisar a continuidade, ano a ano, dos dados empresariais (por meio das variáveis escolhidas) para obter dados na tentativa de medir dinamicamente as capacidades de absorção. O presente estudo permitirá um avanço na literatura sobre capacidades dinâmicas, especificamente na sua dimensão capacidade de absorção, e também auxiliará os gestores das empresas de TIC na identificação de habilidades empresariais que levam ao desenvolvimento de capacidades dinâmicas e consequentemente ao aumento da competitividade. Outro beneficiário dos resultados deste trabalho é o governo, na formulação de políticas públicas para estímulo à competitividade global e à inovação no setor de TIC.

Financiamento: CNPq.

Ecoeficiência em Gestão de Resíduos: oportunidades de negócios, geração de renda e sustentabilidade

Docente responsável: Sonia Valle Walter Borges de Oliveira

Descrição: Grande parte das atividades humanas gera resíduos que podem ser reutilizados, reciclados, transformados em energia, ou simplesmente necessitam de tratamento e destinação

(5)

adequados para a minimização de impactos ambientais. O objetivo geral do presente projeto de pesquisa é identificar práticas de ecoeficiência na gestão de resíduos que possam trazer oportunidades de negócios, geração de renda e sustentabilidade. A presente pesquisa pode ser classificada como uma pesquisa aplicada, quali-quantitativa, por tratar de elementos que envolvem conceitos e leis, de caráter qualitativo, bem como aspectos de caracterização e análises econômicas de viabilidade, de caráter quantitativo. Esta pesquisa pretende auxiliar os gestores, empreendedores, pesquisadores, governantes, investidores e a população em geral no desenvolvimento de novos modelos e práticas de gestão de resíduos que possam contribuir para a geração de renda, criação de oportunidades de negócios, redução de custos e de impactos ambientais.

Referências

Documentos relacionados

Assim pa a além do Secto das Est adas este modelo de O&M Assim, para além do Sector das Estradas, este modelo de O&M poderá estender-se no curto prazo a outros sectores,

O objetivo que se estabeleceu para o estudo foi avaliar de forma crítica alguns dos processos que integram a Pró-Reitoria de Recursos Humanos, tais como assistência à

Desta forma, a pesquisa desenvolveu-se a partir dos seguintes objetivos específicos: descrever a estrutura administrativa da CDE7 no contexto organizacional

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura:

Este estudo objetivou descrever e analisar as principais barreiras enfrentadas pelas Micro e Pequenas Empresas (MPE) para participarem de licitações, na modalidade pregão

dois blocos de granito que formam o teto do abrigo e de utensílios de cozinha antigos. Foto 15 – Entrada da Caverna do Rei II. Foto: Nair Fernanda Mochiutti. Foto 16 – Primeiro

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Os gráficos de controle para altura total HT apresentaram tendência de diminuição do erro médio absoluto, à medida que os plantios envelhecem, a exceção dos plantios de sete anos