• Nenhum resultado encontrado

AUTOR(ES): THAMIRES COLDIBELLI DA SILVA, ALINE APARECIDA MOREIRA, LARISSA MOTA DE SOUZA COELHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AUTOR(ES): THAMIRES COLDIBELLI DA SILVA, ALINE APARECIDA MOREIRA, LARISSA MOTA DE SOUZA COELHO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

16°

TÍTULO: O ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ÁREA:

SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): THAMIRES COLDIBELLI DA SILVA, ALINE APARECIDA MOREIRA, LARISSA MOTA DE SOUZA COELHO

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ROMILSON CESAR LIMA ORIENTADOR(ES):

(2)

1. Resumo

O artigo desenvolvido tem como objetivo geral, trazer informações relacionadas ao marketing interno, identificando quais são os pontos positivos e negativos de utilizar o endomarketing como ferramenta de comunicação dentro das organizações. Em seguida serão destacados argumentos que mostram a importância dos clientes internos para a empresa e como a comunicação destina-se dentro do ambiente interno.

Palavras-chave: Endomarketing, Cliente Interno, Comunicação Interna. 2. Introdução

No marketing tradicional possui-se estratégias e elementos voltados para o ambiente externo das organizações, já o endomarketing mostra-se o oposto, ele utiliza-se dessas estratégias e elementos voltados para seus colaboradores, estando ligada diretamente com a comunicação interna, com as informações geradas dentro das organizações, motivação de seus funcionários e satisfação do cliente. Só existe uma boa relação com o cliente interno, quando as organizações dão ouvidos aos seus funcionários, deixando-o abertura para entrada de informações que podem levar a empresa ao sucesso, pois os funcionários devem-se estar motivados, felizes no seu ambiente de trabalho para que o negócio aconteça (BRUM, 2010).

Para Moura (2011), quando se tem um publico interno andando lado a lado com a empresa, ampliar o mercado e identificar novas oportunidades de venda, passa-se ser mais fácil, pois, o cliente final possui maiores informações de seus serviços e produtos.

Desta forma, surge a seguinte pergunta: será que o endomarketing realmente é um diferencial estratégico para as empresas?

Piccoli (2011) defende a ideia de que o funcionário é o fator primordial para o sucesso do negócio, mas para isso a empresa precisa fazer com que seu funcionário se sinta parte da organização, valorizando-o como ser humano e como funcionário ativo, assim existira uma boa relação entre funcionário e empresa, e os objetivos serão alcançados juntamente, pois um funcionário que trabalha motivado poderá render mais para o sucesso da empresa.

(3)

De um lado nota-se o funcionário satisfeito e motivado por se sentir parte de empresa e por outro lado a organização atingirá os seus principais objetivos, tornando-o mais visível no mundo competitivo, para que isso aconteça, necessita-se que às organizações utilizem-se o endomarketing e/ou marketing interno, que procura atender as necessidades da empresa, quando se trata de seus funcionários (SOUZA, 2011).

Para Halfeld (2016) manter-se um bom relacionamento com os funcionários da empresa mostra-se um desenvolvimento eficaz na empresa. O atual desafio na empresa apresenta-se ao criar afinidade com os funcionários, a fim de motivá-los, fazendo com identifiquem-se com o ambiente de trabalho, assim, vendem a camisa da empresa.

3. Objetivos

3.1 Geral

- Identificar as ferramentas do endomarketing fortalecendo a comunicação entre funcionário e organização.

3.2 Especifico

- Explicar o conhecimento dos clientes internos em relação às ferramentas do endomarketing.

- Analisar as ferramentas do endomarketing para as organizações.

4. Metodologia

Este artigo tem-se como objetivo pesquisar se o “endomarketing é um diferencial estratégico para as empesas”, optando-se pela utilização do método qualitativo, que Minayo (2010) define o método qualitativo como:

“... é o que se aplica ao estudo da história, das relações, das representações, das crenças, das percepções e das opiniões, produtos das interpretações que os humanos fazem a respeito de como vivem, constroem seus artefatos e a si mesmos, sentem e pensam. Embora já tenham sido usadas para estudos de aglomerados de

(4)

grandes dimensões (IBGE, 1976; Parga Nina et.al 1985), as abordagens qualitativas se conformam melhor a investigações de grupos e segmentos delimitados e focalizados, de histórias sociais sob a ótica dos atores, de relações e para análises de discursos e de documentos.” Com o proposito de identificar as metodologias realizadas nos estudos sobre o endomarketing como ferramenta de comunicação e, descrever os métodos qualitativos utilizados, estruturou-se uma pesquisa documental publicadas em periódicos. Foram analisados artigos publicados no período de 1995 á 2016. As classificações dos artigos utilizados estruturando-se a análise documental foram nas seguintes etapas:

1- Identificação dos artigos: quantitativo, qualitativo, quali-quantitativa e ensaio teórico;

2- Classificações das pesquisas qualitativas de acordo com o método utilizado (pesquisa);

3- Desclassificação dos artigos: quantitativa, quali-quantitativa e ensaio teórico, que não se baseiam-se com o tema;

4- Reconhecimento dos principais temas com abordagem qualitativa.

Através das pesquisas identificam-se que o endomarketing busca como principal beneficio fortificar os relacionamentos, compartilhando entre os funcionários e empresa os objetivos e fortalecendo este relacionamento.

5. Desenvolvimento

5.1 Endomarketing

A palavra endomarketing originou-se após a década de 70, atribuída por Saul Bekin, este que quando gerente de uma empresa apresentou-se dificuldades internas, visando que precisava “vender” a empresa para os seus funcionários antes de “vender” para o publico interno, criando-se a marca endomarketing (BEKIN, 1995).

(5)

A autora Brum (1998) afirma que, há uns 100 anos atrás os funcionários permaneciam-se presos em suas máquinas, sem nenhuma motivação e hoje o empregador é capaz de tudo para satisfazer necessidades e reter o funcionário para a empresa.

Para que o desafio de motivar os funcionários seja superado, a autora Brum (2010), destaca-se o desenvolvimento de ações, servindo-se de exemplo para estabelecer uma maior afinidade com o seu cliente interno e melhorar o clima organizacional. Adequando-se o endomarketing como ferramenta de gestão.

Empresas estão descobrindo os fatores de endomarketing, no qual inclui-se a comunicação interna e o primordial cliente interno, afirma Regioli (2014) é necessário destacar-se que endomarketing é uma ferramenta de gerenciamento, e não serve somente para deixar os colaboradores motivados, mas sim para alcançar os objetivos e metas da organização e ter um nível maior de empregabilidade.

Uma empresa forma-se por seres humanos, afirma Brum (2015), portanto quanto mais seres humanos felizes melhor será o ambiente de trabalho, mas a quantidade de mal-entendidos que rodeiam a empresa mostra-se que nem sempre os funcionários permanecem felizes. Brum (2015) ainda afirma que:

[...] Cientistas calculam que 50% da felicidade de uma pessoa são determinados pela genética, 10% pelas circunstâncias de vida e 40% por pensamentos e ações. Se 40% da felicidade é determinada por pensamentos e ações, quanto mais informações a empresa tornar disponível, melhores serão os pensamentos em relação a ela e melhores serão também as ações. Porque a informação bem trabalhada gera segurança e as pessoas somente têm coragem para agir em favor da empresa quando se sentem seguras daquilo que fazem e do que podem fazer [...].

Para Louise (2016) ao usa-lo o endomarketing, a empresa apresenta-se habilidades e benefícios atingindo-se melhorias. Conforme os novos funcionários integram-se a equipe de trabalho, são incorporados também novos características

(6)

de individualidade, contentamento que exigem mudanças internas. Então as empresas estão utilizando-se o endomarketing para abranger a equipe e melhorar o desempenho do todo.

5.2 Cientes Internos

Segundo Cerqueira (2005), o cliente interno são os funcionários / colaboradores de uma organização através deles são possíveis obter resultados positivos e/ou negativos. É necessário investir no cliente interno, pois eles são o capital humano da empresa, através de benefícios, plano de carreira ou até mesmo liberdade para expor ideias, tornando-os funcionários motivados, impactando positivamente na empresa. A autoestima em nível elevado faz com o estado emocional aumente e todos sintam-se bem no ambiente de trabalho.

O relacionamento entre as organizações e os colaboradores aproxima-se cada vez mais, com base nas citações de Carnevalli e Tófani (2008), pois para que atinja-se os objetivos é necessário ter um relacionamento produtivo, com base na confiança, transparência e principalmente a comunicação .

“Pessoas motivadas são pessoas lucrativas, empresas melhores para as pessoas trabalharem se tornarem mais rentáveis, sólidas e competitivas”. (Costa, Daniel. Endomarketing Inteligente: a empresa pensada de dentro para fora. 2010, p.13).

O cliente interno, através de sua motivação ou da ausência da mesma, faz com que transpareça a imagem da organização e a margem de resultados, pois quando um colaborador está motivado, ele executa da melhor forma possível suas tarefas e o resultado será sempre positivo. A reputação da empresa é um diferencial competitivo e ela é formada principalmente pelos seus clientes internos, através de uma comunicação integrada, alcançando-se metas e objetivos da empresa (COSTA, 2010).

5.3 Comunicações Internas

Comunicar-se bem não é apenas transmitir ou apenas receber uma informação, comunicação é troca de entendimento e sentimento (MATOS, 2004).

(7)

Segundo, França e Leite (2007), a necessidade da informação passou a ser de extrema importância para o desenvolvimento das pessoas dentro das organizações. Destaca-se que a comunicação se tornou um valor estratégico, pois gera o conhecimento, e acabou se tornando símbolo de poder, e por isso as organizações passaram a ter necessidade de repensarem as informações ao seu público interno.

“A habilidade de se comunicar é característica fundamental da condição humana. O que diferencia o homem do resto dos seres vivos é a capacidade de inter-relação com outras pessoas, através do intercâmbio de ideias.” (Locatelli, Revista Modapalavra e-periódico: Dois Vizinhos-PR, 2008, p. 11-20).

Identifica-se que comunicação interna faz parte do endomarketing, ela é sustentada pelos canais internos de comunicação, têm iniciativas de propaganda interna, relacionamento com os clientes internos e ações motivacionais, além da comunicação direta. A comunicação proporciona segurança ao cliente interno quando utilizada para medir a satisfação de seus colaboradores (COSTA, 2010).

Melo (2014), diz que para uma organização obter sucesso depende de sua habilidade em lidar com as pessoas. Os colaboradores são vistos como capital para as organizações e por esse motivo os funcionários passam a querer participar mais dos projetos da empresa, sentem a necessidade de participar do planejamento organizacional, buscando-se maiores informações e isso leva todos a um maior envolvimento com a organização.

Rodrigues (2014), afirma que as informações ao ser absorvidas e interpretadas por quem esta recebendo, podem influenciar em seu comportamento, gerar mudanças de atitudes em relação a outras pessoas ou à própria organização. Nesse sentido, destaca-se que a comunicação interna é responsável pela integração dos diferentes setores das organizações, Ela cria valor para a organização, de forma que seus colaboradores conheçam os objetivos da organização, e os resultados esperados de cada um.

(8)

6. Resultados

6.1 Endomarketing

Dizer que o essencial do endomarketing é fazê-lo com que as pessoas sejam felizes no seu local de trabalho, mostra-se ser exagero afirma Brum (1998). Investi-los em um bom relacionamento, motivações e uma boa comunicação ao cliente interno mostra-se mais eficaz na utilização do endomarketing, aumenta-se a produtividade, estimula nas tomadas de decisão e ajuda no sucesso da empresa.

O endomarketing mostra-se desafiador por motivo da empresa ter a necessidade de transparência com os colaboradores explica Brum (2014). A informação é o caminho de aproximação da empresa com seus funcionários, por isso, necessita-se investir na comunicação interna, deixando-os seus funcionários à parte do que acontece dentro da empresa.

6.2 Cliente Interno

É através do cliente interno que as organizações obtém os resultados (CERQUEIRA, 2005), sendo ele positivo ou não, por isso, com base na pesquisa, afirma-se ser de extrema importância o investimento em cliente interno ( BRUM, 2005).

Comprova-se que colaboradores motivados exercem sua função da forma mais correta possível e faz criar e/ou fortalecer um relacionamento produtivo com a organização (COSTA, 2010).

6.3 Comunicação Interna

A comunicação interna é importante para os gestores, porém necessária a todos os colaboradores. Para Mello (2006) necessita-se potencializar a força humana dentro das empresas, e sabe-se que para isso ocorrer não é somente ter uma equipe de pessoas talentosas e motivadas, é necessário que os colaboradores estejam bem informados e seus integrantes comunicando-se da maneira correta.

A comunicação interna é fundamental nas organizações, para gerar credibilidade e confiança dos clientes internos, deve-se mostrar claramente o foco do negócio. Espera-se incentivar, motivar e interar os colaboradores nas decisões

(9)

das organizações, o cliente interno deve sentir-se parte das empresas, dessa maneira alcançando os objetivos e metas estabelecidas (NERY, 2010).

7. Considerações Finais

O estudo proporcionou um esclarecimento sobre o que é o endomarketing,

sua importância e suas finalidades, bem como o conhecimento das ferramentas para que sejam implementadas dentro de uma organização.

De acordo com a pesquisa realizada todo administrador que deseja atuar em uma organização tende conhecer bem o endomarketing, já que suas ferramentas ajudarão em uma grande parte dos resultados que a empresa vai obter no mercado, e seus colaboradores tornam-se ainda mais comprometidos quando existe um plano de endomarketing bem elaborado.

Com as ações do endomarketing, torna-se possível mudar a cultura da organização e orientá-la para a excelência na produção, motivação e desempenho de cada colaborador.

8. Fontes Consultadas

BEKIN, Saul Faingaus. Conversando sobre endomarketing. São Paulo: Makron Books. 1995.

BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing: Como estratégia de Gestão. Porto Alegre: L&PM. 1998.

BRUM, Analisa de Medeiros. Face a Face com o Endomarketing. O papel

estratégico das Lideranças no Processo das Informações. Porto Alegre: L&PM.

2005.

BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing de A a Z: como alinhar o

pensamento das pessoas à estratégia da empresa. São Paulo: Integrare Editora.

2010.

BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing e estratégia: entrevista com

Analisa de Medeiros Brum. 2014. Disponível em:

<https://analisademedeirosbrum.wordpress.com/2014/11/11/endomarketing-e-estrategia-entrevista-com-analisa-de-medeiros-brum/>. Acesso em: 24 Maio 2016.

(10)

BRUM, Analisa de Medeiros. O futuro da comunicação para dentro. 2014. Disponível

em:<https://analisademedeirosbrum.wordpress.com/category/endomarketing/>. Acesso em: 24 Maio 2016.

BRUM, Analisa de Medeiros. A Essência do Endomarketing. 2015.

Disponível em:

<https://analisademedeirosbrum.wordpress.com/category/endomarketing/>. Acesso em: 25 Maio 2016.

CARNEVALLI, Viviane Mendes Leal, TÓFANI, Flávio. Endomarketing como

ferramenta estratégica de valorização do cliente interno. 2008. Disponível em:

<http://www.webartigos.com/artigos/endomarketing-como-ferramenta-de-valorizacao-do-cliente-interno/7484/>. Acesso em: 23 Abril 2016.

CERQUEIRA, W. Endomarketing: educação e cultura para a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark. 2005.

COSTA, Daniel. Endomarketing Inteligente: a empresa pensada de dentro

para fora. Porto Alegre: Dublidense, 2010. COSTA, Paula Cristina. Motivação no

Trabalho. 2010. Disponível em:

<http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?rh=Motivacao-no Trabalho&idc_cad=x9oif4v7j>. Acesso em: 24 Abril 2016.

FRANÇA & LEITE, G. A comunicação como estratégia de Recursos

humanos. Rio de Janeiro: Qualitymark. 2007.

HALFELD, Raiza. Cliente interno: por que é importante cuidar dele. 2016. Disponível em: < http://www.ideiademarketing.com.br/2016/05/19/mobile-supera-desktop-como-se-comunicar-com-seu-cliente-agora/>. Acesso em: 19 Maio 2016.

LOCATELLI, Viviane Gomes. A importância de uma Comunicação Interna

como Diferencial Competitivo na Indústria do Vestuário. Revista Modapalavra

e-periódico: Dois Vizinhos-PR, n. 2, p.11-20, ago./dez. 2008.

MATOS, Gustavo Gomes de. Comunicação sem complicação: como

simplificar a prática da comunicação nas empresas. Rio de Janeiro: Elsevier,

(11)

MELO, Vanêssa Pontes Chaves. A comunicação interna e sua importância

nas organizações. 2006. Disponível em:

<http://www.institutoidentidade.com.br/fotos/artigospdf/A%20comunica%C3%A7%C3 %A3o%20interna%20e%20sua%20import%C3%A2ncia%20nas%20empresas.pdf>. Acesso em: 24 Abril 2016.

MINAYO, Mcs. Com o objetivo de identificar as características. 2010. Disponível em: https://psicologado.com/psicologia-geral/introducao/metodo-de-pesquisa-qualitativa-usos-e. Acesso em: 21 Maio 2016.

MOURA, Flávio. A importância da comunicação interna. 2011. Disponivel em: <http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/carreira/a-importancia-da-comunicacao-interna/57119/>. Acesso em: 24 Abril 2016.

NERY, Meire. Para que serve a tal comunicação interna. 2010. Disponível em: <http://vozdacomunicacao.blogspot.com.br/2010/07/para-que-serve-essa-tal-comunicacao.html>. Acesso em: 24 Abril 2016.

PICCOLI, Bruno. O Endomarketing como estratégia de gestão de pessoas. 2011. Disponível em: <http://www.ebs.edu.br/portal/artigos-de-alunos/o-endomarketing-comoestrategia-de-gestao-de-pessoas-por-bruno-piccoli/>. Acesso em: 26 Abril 2016.

REGIOLI, Fabio, Endomarketing: Planejamento Inteligente. 2014.

Disponível em:

<http://www.mundodomarketing.com.br/13094,artigos,endomarketing-em-novaperspectiva.htm.> Acesso em: 26 Abril 2016.

RODRIGUES, Vitor Dorneli. A comunicação interna como gestão

estratégica em diferentes segmentos. 2014. Disponível em:

<http://intranet.feol.com.br:8081/revista/index.php/R1/article/view/41>. Acesso em: 24 Abril 2016.

SOUZA, Jacob. Como vai seu cliente interno. 2011. Disponível em:

<http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/como-vai-o-seu-cliente-interno/58279/>. Acesso em: 26 Abril 2016.

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

O desenvolvimento das interações entre os próprios alunos e entre estes e as professoras, juntamente com o reconhecimento da singularidade dos conhecimentos

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Desta forma, é importante a utilização de diferentes fontes de carbono nos estudos onde o micro-organismo empregado não é conhecido, como é o caso do consórcio

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Para contratações realizadas pelas Cooperativas Unimed, exceto transferências de apólices do Unimed Vida em Grupo vigentes, e por empresas fornecedoras, prestadoras e clientes

O surfactante do tipo nonil fenol etoxilado sulfatado produziu curvas mais largas com todos os tipos de combinação de monômeros utilizados, produzindo uma