• Nenhum resultado encontrado

Serviço de Apoio à Criação de Emprego e estágios

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Serviço de Apoio à Criação de Emprego e estágios"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Serviço de Apoio à Criação

de Emprego e estágios

Outubro de 2009

Agenda

EM DESTAQUE

Estágios e Suplemento ao Diploma- uma aposta no futuro!

Manz na Lusófona

Conferência Saber e Fazer

Índice

Nota Editorial Eventos/Notícias Na Primeira Pessoa Empresa do Mês Protocolos Contactos e Informações

(2)

Nota Editorial

E

stágios e

S

uplemento ao

D

iploma – uma aposta no

futuro

!

A participação activa na comunidade social e empresarial através de estágios ou voluntariado é sem dúvida uma mais-valia e uma forma de demonstração das competências, em contexto real de trabalho. É fundamental para o enriquecimento curricular. Apelamos aos nossos alunos e diplomados para participar nestas iniciativas e oportunidades de partilhar experiências e aprender numa lógica de continuidade.

Os estágios extracurriculares podem ser considerados em Suplemento ao Diploma, quando reconhecidos pela Direcção de Curso como uma experiência realizada no âmbito do plano curricular do respectivo Curso.

O Suplemento ao Diploma é um documento complementar ao certificado de habilitações e ao diploma que, para além de outras informações, contempla os estágios extracurriculares, permitindo o reconhecimento pela Universidade de todas as actividades desenvolvidas pelo aluno, em todos os anos do Curso, que possam estar relacionadas com o Curso.

A participação em estágios extracurriculares desde o primeiro ano do Curso, permite um contacto de base com o mercado de trabalho e permite ainda que o aluno possa, para além da aquisição de experiência, verificar na prática, as possíveis saídas profissionais existentes para o Curso que escolheu, o que também o ajudará a escolher a sua profissão no presente ou no futuro!

Outubro é o Mês de…

Ler

Manual de Comunicação Empresarial

Autores: Inacio Beirão, Paulo Vasconcelos, Luís Rasquilha*, Luís de Matos, Anabela Fernandes, Maria Inês Nunes, Joaquim Caetano e Maria de Vasconcelos *Prof. Dr. Luís Rasquilha, Professor Titular no INP e Professor convidado no ISG – Grupo Lusófona

Ano de publicação/reimpressão: 2008; 112 páginas, Plátano Editora

Ver/ procurar

(3)

Eventos/ Notícias

MANZ na Lusófona

Nos dias 14 e 15 de Setembro, a Manz Produções esteve no Campus da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias a promover e a apresentar aos alunos e diplomados do Grupo Lusófona, as novas Pós-Graduações da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona. Estas Pós-Graduações são formações que conferem conhecimentos de excelência, aliando competência científica a uma elevada experiência de trabalho no terreno, sob a coordenação e docência de uma equipa de Professores de currículo sobejamente reconhecido, terão início no presente ano lectivo.

Mais informações em: Faculdade de Educação Física e Desporto

Agência Nacional PROALV

No Passado dia 24 de Setembro, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias recebeu a Agência Nacional PROALV, que organizou a Conferência “Saber e Fazer: A Centralidade do ERASMUS na

Cooperação Estratégica Universidades – Empresas”, no

Auditório Agostinho da Silva.

No painel de abertura da Conferência estiveram presentes o Presidente do Grupo Lusófona, Prof. Doutor Manuel de Almeida Damásio e a Directora da Agência Nacional PROALV, Dra. Isabel Duarte.

Esta Conferência contou ainda com a participação de representantes de diversas instituições públicas e privadas de Ensino Superior e representantes de outras instituições e programas, nomeadamente da ANQ – Agência Nacional para a Qualificação, do PEJENE – Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas e da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários.

(4)

Na Primeira Pessoa

Perfil

Nome: Luminita Paucean Fernandes Idade: 32

Formação Académica: Empresa onde efectuou E-mail: lominaa@gmail.com

“Aprender a Aprender”

Três anos passados desde a entrada para o curso de Turismo. Três anos que passaram rápido como se de três dias apenas se tratassem. O Estágio, que era tão receado quando falávamos sobre o assunto, está agora terminado. Tive neste estágio o apoio necessário

e ambiente se tornasse não num obstáculo mas num bom desafio profissional e pessoal.

Tive a oportunidade de realizar o estágio profissional no Hotel Olissippo Oriente, durante os meses de Junho - Julho de 2009, na recepção

técnicos até ao Director Geral. Foi um estágio proveitoso, com erros ultrapassados e aprendizagem constante a nível pessoal e profissional,

profissional. “Aprender a Aprender”

deparar-me com tantas actividades que não sabia como fazer, ao conhecer e assimilar permanentemente compreendi que a minha formação ainda agora começou e que muito mais há para descobrir.

As tarefas realizadas neste estágio foram inúmeras. No entanto, acabam por ser repetidas, fazendo com que a minha evolução ao longo destes meses se caracterizasse não tanto pelo desempenho de actividades mais difíceis das primeiras mas sim por uma progress

execução dessas mesmas actividades. As competências que adquiri com o estágio vão muito para além de arrumar facturas ou atender telefones, preencher dados no computador ou contar dinheiro. Aprendi que é importante prestar sempre o melhor serviço ao cliente e de como a qualidade do atendimento é privilegiada em relação a todos os outros produtos do hotel, aprendi que um bom ambiente de equipa (não só da recepção mas entre todo o staff do hotel) é fundamental para que o trabalho seja feito com sucesso. Sei agora que os erros que cometemos são a forma mais eficaz de aprender e que, por isso, não devemos desmoralizar com eles.

Proveitos para ambas as partes fazem com que, no meu entender, o estágio seja algo essencial para empresas e alunos, especialmente para os últimos. A percepção da realidade do trabalho torna conscientes da necessidade vital de querer aprender sempre mais e ser sempre melhor. esquecerei destes ensinamentos.

Luminita Paucean Fernandes

Formação Académica: Licenciatura em Turismo

Empresa onde efectuou o estagio: Hotel Olissipo Oriente lominaa@gmail.com

Três anos passados desde a entrada para o curso de Turismo. Três anos que passaram rápido como se de três dias apenas se tratassem. O Estágio, que era tão receado quando falávamos sobre o assunto, está agora terminado. Tive neste estágio o apoio necessário para que a mudança de hábitos e ambiente se tornasse não num obstáculo mas num bom desafio profissional e pessoal.

Tive a oportunidade de realizar o estágio profissional no Hotel Olissippo Oriente, durante os meses de Julho de 2009, na recepção do mesmo. Senti-me realmente bem-vinda por todos, desde aos técnicos até ao Director Geral. Foi um estágio proveitoso, com erros ultrapassados e aprendizagem constante a nível pessoal e profissional, uma experiencia deveras enriquecedora a nível pessoal e

“Aprender a Aprender” é uma das máximas que levei deste estágio, de facto, ao

me com tantas actividades que não sabia como fazer, ao conhecer e assimilar permanentemente compreendi que a minha formação ainda agora começou e que muito mais há para

As tarefas realizadas neste estágio foram inúmeras. No entanto, acabam por ser repetidas, fazendo com que a minha evolução ao longo destes meses se caracterizasse não tanto pelo desempenho de actividades mais difíceis das primeiras mas sim por uma progressiva independência e agilidade na execução dessas mesmas actividades. As competências que adquiri com o estágio vão muito para além de arrumar facturas ou atender telefones, preencher dados no computador ou contar dinheiro.

r sempre o melhor serviço ao cliente e de como a qualidade do atendimento é privilegiada em relação a todos os outros produtos do hotel, aprendi que um bom ambiente de equipa (não só da recepção mas entre todo o staff do hotel) é fundamental para que o balho seja feito com sucesso. Sei agora que os erros que cometemos são a forma mais eficaz de aprender e que, por isso, não devemos desmoralizar com eles.

Proveitos para ambas as partes fazem com que, no meu entender, o estágio seja algo essencial para mpresas e alunos, especialmente para os últimos. A percepção da realidade do trabalho torna conscientes da necessidade vital de querer aprender sempre mais e ser sempre melhor.

Três anos passados desde a entrada para o curso de Turismo. Três anos que passaram rápido como se de três dias apenas se tratassem. O Estágio, que era tão receado quando falávamos sobre o para que a mudança de hábitos e ambiente se tornasse não num obstáculo mas num bom desafio profissional e pessoal.

Tive a oportunidade de realizar o estágio profissional no Hotel Olissippo Oriente, durante os meses de vinda por todos, desde aos técnicos até ao Director Geral. Foi um estágio proveitoso, com erros ultrapassados e aprendizagem uma experiencia deveras enriquecedora a nível pessoal e é uma das máximas que levei deste estágio, de facto, ao me com tantas actividades que não sabia como fazer, ao conhecer e assimilar permanentemente compreendi que a minha formação ainda agora começou e que muito mais há para

As tarefas realizadas neste estágio foram inúmeras. No entanto, acabam por ser repetidas, fazendo com que a minha evolução ao longo destes meses se caracterizasse não tanto pelo desempenho de iva independência e agilidade na execução dessas mesmas actividades. As competências que adquiri com o estágio vão muito para além de arrumar facturas ou atender telefones, preencher dados no computador ou contar dinheiro.

r sempre o melhor serviço ao cliente e de como a qualidade do atendimento é privilegiada em relação a todos os outros produtos do hotel, aprendi que um bom ambiente de equipa (não só da recepção mas entre todo o staff do hotel) é fundamental para que o balho seja feito com sucesso. Sei agora que os erros que cometemos são a forma mais eficaz de

Proveitos para ambas as partes fazem com que, no meu entender, o estágio seja algo essencial para mpresas e alunos, especialmente para os últimos. A percepção da realidade do trabalho torna-nos conscientes da necessidade vital de querer aprender sempre mais e ser sempre melhor. Não me

(5)

Instituição do Mês

Trabalho em Part-Time e Call-Center Perfil

Nome: Dra. Célia Cristina Soares Vieira

Formação Academica: Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos Cargo: Process Manager

Instituição: Kelly Services

Sector de Actividade: Trabalho Temporário

Email: celia.vieira@kellyservices.pt

Cada vez mais o trabalho em part-time é procurado por estudantes que encontram no trabalho temporário um rendimento extra e uma forma de adquirirem experiência no mercado de trabalho, iniciando a sua actividade antes do fim do curso.

Seja em part ou full-time, ou ainda um estágio de Verão, na área para a qual está a estudar ou numa outra, contar com uma experiência profissional durante o curso pode ser um bom trunfo na altura de procurar emprego. Além de enriquecer o currículo, poderá ser uma oportunidade para alargar conhecimentos em áreas distintas e tomar contacto com o funcionamento das empresas. Mais tarde, um empregador poderá encará-lo como um profissional dinâmico que procurou ganhar o máximo de experiência profissional dentro do curso, factor cada vez mais valorizado pelas empresas.

Call Center

Os call centers são uma opção muito comum para quem procura um trabalho em part-time. Este género de trabalho tem a vantagem de ter vários horários disponíveis, pelo que representa uma excelente opção a ter em conta para estudantes que pretendem conciliar as suas aulas com uma actividade profissional.

Este é um dos bons exemplos de ofertas que são, na sua maioria, preenchidas, por estudantes ou jovens à procura do primeiro emprego. Os profissionais que trabalham em Contact Centers ganham algumas das competências mais importantes para uma carreira de sucesso neste ou em qualquer outro sector: sucesso no relacionamento directo com o cliente e desenvolvimento de aptidões comerciais; integração em equipas e a possibilidade de liderarem grupos de trabalho numa fase ainda inicial da sua carreira profissional; e a utilização de meios informáticos em ambiente profissional.

É curioso constatar que muitos dos que trabalharam com a Kelly em Call Center ou noutras áreas durante os seus cursos são novamente entrevistados pela Kelly Services, mais tarde. Com o curso concluído, numa outra fase da sua vida profissional, estes candidatos procuram agora uma oportunidade na sua área de formação. E a experiência adquirida através do trabalho temporário é, sem dúvida, reconhecida por nós e pelos nossos clientes.

Algumas das ofertas actualmente disponíveis em call center são: Assistente de Telemarketing, Assistente a Clientes, Assistente de Cobranças, Outbound e Inbound Comercial. Ofertas que se adaptam a diferentes perfis, habilitações e disponibilidades.

(6)

Protocolos

• Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal

http://www.apdp.pt

• Escola Intercultural das Profissoes e do Desporto da Amadora

http://www.escoladasprofissoes.pt

• Isabel Maria Ferreira da Silva, Advogada

Contactos e Informações

http://emprego.grupolusofona.pt

Teresa do Rosário Damásio

Directora

DRIE – Direcção de Relações Internacionais, Estágios, Emprego e Empreendedorismo Tel: 217 515 565 Fax: 217 515 534

trdamasio@ulusofona.pt

Cristina Matos Lopes

Coordenadora

Serviço de Apoio à Criação de Emprego e Estágios Tel: 217 515 500 - ext. 2113 Fax: 217 515 534

cristina.matos@ulusofona.pt

Carmen Pereira

Manager

Serviço de Apoio à Criação de Empregos e Estágios Tel: 217 515 500 - ext. 2323 Fax: 217 515 534

carmen.pereira@ulusofona.pt

Pedro Manuel de Andrade

Manager

Serviço de Apoio à Criação de Empregos e Estágios Tel: 217 515 500 - ext. 2323 Fax: 217 515 534

Referências

Documentos relacionados

No corpo do estômago de ratos, a túnica muscular apresenta dois estratos bem definidos, o circular e o longitudinal, sendo raras as fibras com disposição

Porém, na tinta formulada com a mistura do grafite expansível e biomassa de caroço de pêssego (EGP1) observou- se um aumento na resistência mecânica da camada carbonosa

Conforme ilustrado pela Figura 5, é possível classificar as superfícies, segundo sua propensão à molhabilidade, em quatro categorias: primeiramente, uma superfície

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Alves (2001) ressalta que a variável custos da qualidade ambiental decorrente de gastos para manter o padrão de emissão dos resíduos, em conformidade com as leis que regulamentam

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

In: VI SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISADORES DA HISTÓRIA DAS COMUNIDADES TEUTO-BRASILEIRAS (6: 2002: Santa Cruz do Sul).. BARROSO, Véra Lúcia