• Nenhum resultado encontrado

CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO NA FORMA NA FORMA INTEGRADA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO NA FORMA NA FORMA INTEGRADA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ORIENTAÇÕES

Verifique se seu caderno de provas contém 02 textos, 20 questões (10 de Língua Portuguesa e 10 de Matemática) e uma orientação para produção textual.

 Leia com bastante atenção os textos deste caderno.

 Leia com bastante atenção cada questão antes de

responder.

 Lembre-se de que, para cada questão, existe apenas

uma resposta certa.

 Transfira suas respostas para o Cartão de Respostas

somente quando não for mais modificá-las.

 Leia cuidadosamente a orientação e os critérios de

correção para a produção escrita.

JUNHO, 2017

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Pró-Reitoria de Ensino

Coordenação de Acesso Discente

CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO NA FORMA NA

FORMA INTEGRADA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE

JOVENS E ADULTOS

(PROEJA)

EDITAL Nº

. 19/2017

- PROEN/IFRN

(2)

2

TEXTO 1

A tragédia dos índios brasileiros

Vanderlei Ferreira de Lima Durante uma de minhas aulas, discorrendo sobre a capacidade civil do índio, fiz a seguinte reflexão: no dia 19 de abril, comemorou-se o Dia Nacional do Índio, mas não há nada a comemorar! Em 1500, quando o Brasil foi descoberto, nas Terras de Vera Cruz (primeiro nome de nosso país), havia mais de 5 milhões de índios. No decorrer desses mais de 500 anos de história de nosso país, seria natural que essa população aumentasse, mas o que acontece é exatamente o contrário: um massacre histórico, provocado pela violência de guerras feitas para a conquista de suas terras, a exploração econômica delas e a subjugação de sua cultura aos nossos costumes. Segundo dados do IBGE de 2010, essa população foi sendo dizimada ao longo do tempo. Hoje, existem pouco mais de 800 mil índios vivendo em condições precárias em nossas cidades e menos da metade vivendo em áreas rurais. Isso é o que se pode chamar de verdadeiro etnocídio, isto é, a destruição de um povo e de sua cultura que perdura por séculos.

Na tentativa de proteger e preservar os índios e sua cultura, atualmente, existe um arcabouço legislativo, previsto na Constituição Federal de 1988. A Lei 6001/73, conhecida como Estatuto do Índio, prevê em seu Artigo 231 que "São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, além dos direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, cabendo à União demarcá-las, protegê-las e fazer respeitar todos os seus bens". Para a legislação vigente, os índios são pessoas isoladas; em vias de integração e integrados. Os índios isolados são aqueles que não tiveram contato com a nossa cultura. Os índios em via de integração são aqueles que vivem em contato intermitente ou permanente com a nossa cultura, no entanto, conservam menor ou maior parte das condições de sua vida nativa, mas aceitam algumas práticas e modos de existência de nossa cultura na qual vão se integrando cada vez mais. Índios integrados são aqueles que estão incorporados plenamente à nossa cultura e às nossas práticas, embora conservem seus usos, costumes e tradições.

Por terras tradicionalmente ocupadas pelos índios deve-se entender como sendo aquelas habitadas em caráter permanente bem como as utilizadas para suas atividades produtivas e as imprescindíveis à proteção dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e à sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições. São terras inalienáveis e indisponíveis e seus direitos imprescritíveis, destinando-se à posse permanente dos índios que podem de forma exclusiva, explorar as riquezas do solo, dos rios e dos lagos nela existentes.

Conforme se pode ver, essa proteção deferida, embora amenize o seu etnocídio, não se tem mostrado suficiente para evitar a guerra contra os índios, os ataques localizados, os suicídios e as violações à sua cultura que ainda são praticadas nos dias atuais. É necessário, então, que a sociedade brasileira lance um novo olhar para essa parcela minoritária e sofrida da população, respeitando o seu direito de ser índio e de seguir suas tradições, sua organização social, seus costumes, suas línguas e crenças, propiciando plenamente, caso o desejarem, sua participação efetiva na vida política, econômica, social e cultural do Estado Brasileiro. A pluralidade cultural deve ser arraigada na consciência da Nação brasileira.

(3)

1

TEXTO 2

POPULAÇÃO INDÍGENA NO BRASIL

Quantos são

Estima-se que existam hoje no mundo pelo menos 5 mil povos indígenas, somando mais de 370 milhões de pessoas (IWGIA, 2015). No Brasil, até meados dos anos 70, acreditava-se que o desaparecimento dos povos indígenas seria algo inevitável.

Nos anos 80, verificou-se uma tendência de reversão da curva demográfica e, desde então, a população indígena no país tem crescido de forma constante, indicando uma retomada demográfica por parte da maioria desses povos, embora povos específicos tenham diminuído demograficamente e alguns estejam até ameaçados de extinção. Na listagem de povos indígenas no Brasil elaborada pelo ISA, sete deles têm populações entre 5 e 40 indivíduos.

Dos 253 povos listados, 48 têm parte de sua população residindo em outro(s) país(es). Quando há informações demográficas a respeito, essas parcelas são contabilizadas e apresentadas separadamente, segundo a fonte da informação, e não contam na estimativa global para o Brasil.

Os mais de 240 povos indígenas somam, segundo o Censo IBGE 2010, 896.917 pessoas. Destes, 324.834 vivem em cidades e 572.083 em áreas rurais, o que corresponde aproximadamente a 0,47% da população total do país.

Onde estão

Os povos indígenas contemporâneos estão espalhados por todo o território brasileiro. Vários desses povos também habitam países vizinhos. No Brasil, a grande maioria das comunidades indígenas vive em terras coletivas, declaradas pelo governo federal para seu usufruto exclusivo. As chamadas Terras Indígenas (TIs) somam, hoje, 704.

Nos estados da Amazônia Legal Brasileira, a população de pessoas indígenas, conforme o Censo IBGE 2010, é de 433.363 (somando os estados Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e Maranhão - desconsiderando que apenas parte do Maranhão é Amazônia Legal, uma vez que os dados divulgados do Censo não possibilitam esse recorte apurado).

O reconhecimento das Terras Indígenas por parte do Estado (processo de demarcação) é um capítulo ainda não encerrado da história brasileira. Muitas delas estão demarcadas e contam com registros em cartórios, outras estão em fase de reconhecimento; há, também, áreas indígenas sem nenhuma regularização. Além disso, diversas TIs estão envolvidas em conflitos e polêmicas.

Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/c/0/1/2/populacao-indigena-no-brasil>. Acesso em: 05 maio 2017. Adaptado para uso nesta avaliação.

1. O propósito comunicativo dominante no Texto 1 é A) refletir sobre o processo de aculturação do índio no Brasil. B) divulgar os direitos dos índios garantidos na Constituição de 1988. C) mostrar o desrespeito à cultura e aos costumes dos índios brasileiros. D) defender a ideia de que os direitos dos índios brasileiros não têm sido respeitados.

2. No Texto 1, predomina o tipo textual

A) argumentativo, pois a maioria das formas verbais está no presente do indicativo. B) argumentativo, pois a maioria das formas verbais está no presente do subjuntivo. C) descritivo, pois a maioria das formas verbais está no pretérito perfeito do indicativo. D) descritivo, pois a maioria das formas verbais está no futuro do pretérito do subjuntivo 3. Quanto ao gênero discursivo, o Texto 1 se configura como

A) um artigo informativo. B) um artigo de opinião. C) uma reportagem. D) uma notícia.

(4)

4 4. A temática predominante no Texto 1 é

A) a discussão sobre os direitos dos índios brasileiros. B) o crescimento da população indígena brasileira. C) a análise dos costumes dos índios brasileiros. D) o direito às comemorações do Dia do Índio. 5. A leitura do Texto 1 permite inferir que

A) a sociedade brasileira tem consciência da importância da pluralidade cultural. B) a legislação de proteção ao índio não garante efetivamente os seus direitos. C) o índio brasileiro não tem consciência do que seja pluralidade cultural. D) o Dia do Índio não pode deixar de ser comemorado no Brasil.

Considere o trecho seguinte para resolver as questões 6, 7, 8, 9 e 10.

Na tentativa de proteger e preservar os índios e sua cultura, atualmente, existe um arcabouço legislativo, previsto na Constituição Federal de 1988. A Lei 6001/73, conhecida como Estatuto do Índio, prevê em seu Artigo 231 que "São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e

tradições, além dos direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, cabendo à União demarcá-las, protegê-las e fazer respeitar todos os seus bens

"

.

6. O primeiro período do trecho é composto por A) duas orações.

B) três orações. C) quatro orações. D) cinco orações.

7. Mantendo-se o registro formal escrito, o vocábulo EXISTE pode ser substituído por A) há.

B) tem. C) têm. D) havia

.

8. O vocábulo ARCABOUÇO tem sentido de A) projeto.

B) modelo. C) proposta. D) estrutura.

9. No trecho, o uso das aspas marca A) ironia.

B) ênfase. C) citação direta. D) citação indireta.

10. A expressão LAS retoma a palavra A) tradições.

B) crenças. C) línguas. D) terras.

(5)

5 11. Segundo o Texto 2, a população indígena no planeta é estimada em

370 milhões de pessoas. Estimando-se que a população mundial é de 7 bilhões de pessoas, o percentual de indígenas no mundo é de

A) 4,50%. B) 5,28%. C) 7,40%. D) 10,10%.

12. O Texto 2 informa que a população indígena no Brasil é estimada em 896.917 pessoas e, segundo o Texto 1, “em 1500, quando o Brasil foi descoberto, nas Terras de Vera Cruz (primeiro nome de nosso país), havia mais de 5 milhões de índios”. Com essas informações,conclui-se que a população indígena em nosso país diminuiu, aproximadamente, em A) 50%.

B) 70%. C) 82%. D) 90%.

13. Em um mapa da região dos estados da Amazônia Legal Brasileira, na escala de 1:500.000, a distância entre duas tribos indígenas é de 6 cm. Logo, é correto afirmar que a distância real, em quilômetros, entre essas duas tribos, é de

A) 3 Km. B) 30 Km. C) 300 Km. D) 3.000 Km.

14. Três indianistas viajam por várias tribos indígenas, pesquisando os hábitos das comunidades nelas instaladas. Em certo dia, os três se encontraram numa mesma tribo, para um trabalho comum e para avaliação das últimas visitas. Cada um desses três indianistas retornará a essa mesma comunidade em intervalos diferentes, de 24, 30 e 48 dias, respectivamente. Após esse encontro relatado, a primeira vez que esses três indianistas se encontrarão novamente nessa mesma tribo será em

A) 360 dias. B) 240 dias. C) 200 dias. D) 120 dias.

15. É comum, em tribos indígenas, haver a realização de trabalhos coletivos. Em uma dessas comunidades, cinco índias fazem 𝟓 𝟕⁄ de uma tarefa em 35 dias. Seguindo o mesmo ritmo de trabalho, essas índias acabarão a tarefa, no mínimo, em

A) 10 dias. B) 12 dias. C) 14 dias. D) 20 dias.

16. A Fazenda NOVA VIDA foi desapropriada por estar em área notadamente de origem indígena. Para a desapropriação, o fazendeiro solicitou que houvesse um aumento de 25% no valor declarado para a propriedade, o que faria com que tal propriedade passasse a custar R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais). Contudo, o aumento que foi implementado foi de apenas 20%, o que nos leva a afirmar que a fazenda foi desapropriada pelo Governo Federal pelo valor de

A) R$ 2.000.000,00. B) R$ 2.400.000,00. C) R$ 2.500.000,00. D) R$ 2.880.000,00.

(6)

6 17. A Fazenda NOVA VIDA, desapropriada pelo Governo Federal, foi repartida entre três tribos, naturais da região dessa fazenda. A primeira tribo ficou com a metade do terreno que fora dividido, a segunda tribo ficou com um quarto do restante e a terceira ficou com 60 km2. Nesse caso, a área total da fazenda que foi

destinada à demarcação para as três tribos foi de A) 100 Km2.

B) 120 Km2.

C) 140 Km2.

D) 160 Km2.

18. No Brasil, mesmo que sejam “reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, além dos direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, cabendo à União demarcá-las, protegê-las e fazer respeitar todos os seus bens", algumas tribos indígenas assimilaram alguns costumes que lhes eram externos. Entre estes costumes, há o futebol. Em um campeonato envolvendo várias comunidades indígenas, a tribo A está em primeiro lugar com 10 pontos. Pelas regras do campeonato, a vitória vale 3 pontos, o empate vale 1 ponto e a derrota, zero. Sabendo-se que, em 5 jogos, a equipe que representa a tribo A teve apenas uma derrota, então, até esse momento, ela conseguiu obter

A) 1 vitória. B) 2 vitórias. C) 3 vitórias. D) 4 vitórias.

Leia o trecho a seguir e responda às questões 19 e 20.

Os mais de 240 povos indígenas somam, segundo o Censo IBGE 2010, 896.917 pessoas. Destes, 324.834 vivem em cidades e 572.083, em áreas rurais, o que corresponde aproximadamente a 0,47% da população total do país.

19. De acordo com os dados contidos no trecho do Texto 2, aproximando-se a população indígena em nosso país a um total de 900.000 (novecentas mil) pessoas e considerando-se que haja exatamente 240 povos indígenas no Brasil, é correto afirmar que, em média, cada povo indígena no nosso país, tem um total de

A) 4.000 pessoas. B) 3.750 pessoas. C) 3.500 pessoas. D) 3.000 pessoas.

20. Considerando uma aproximação de 900.000 (novecentas mil) pessoas como população indígena em nosso país, segundo o Censo IBGE 2010, e considerando também um crescimento populacional de 1% a cada ano sobre a população do ano anterior, ao final do ano de 2012, aproximadamente, já teríamos A) 909.000 indígenas.

B) 918.000 indígenas. C) 954.000 indígenas. D) 990.000 indígenas.

(7)

7 ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL

A partir dos seus conhecimentos prévios sobre a temática abordada nos textos desta prova, escreva um artigo de opinião, posicionando-se sobre a seguinte questão: os indígenas brasileiros têm motivos para comemorar o Dia Nacional do Índio? Assine sua produção com o pseudônimo de Ubirajara do Potengi.

Ao redigir sua resposta, use caneta esferográfica preta, escreva com letra legível, identifique-se apenas no local indicado.

Você poderá utilizar as informações presentes na prova, sem, no

entanto, se limitar a copiar trechos desta avaliação. Além disso, não faça desenhos e/ou marcas na Folha de Resposta da questão discursiva.

Lembre-se de que seu texto será avaliado, levando-se em consideração os seguintes critérios: a) produção do gênero textual proposto no comando da questão;

b) uso da variedade linguística adequada à situação de comunicação proposta; c) abordagem do tema proposto no comando da questão;

d) uso adequado de elementos responsáveis pela textualidade (coesão, coerência, informatividade e progressão).

Você será penalizado em até 10 (dez) pontos se, em sua produção textual, desrespeitar os direitos humanos.

(8)

8 R A S C U N H O

Referências

Documentos relacionados

1.8 O Curso Ensino Médio com Qualificação Profissional em “Informática Básica” na Modalidade de Jovens e Adultos (EJA), tem a duração de dois anos, o curso é

A educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio, na modalidade de Educação de jovens e adulto sé uma das possibilidades de

1.8 O Curso Ensino Médio com Qualificação Profissional em “Informática Básica” na Modalidade de Jovens e Adultos (EJA) tem a duração de dois anos e é integrado ao Ensino

Aulas teóricas expositivas, aulas práticas em laboratório, desenvolvimento de projetos Leitura de textos, palestras, seminários, visitas técnicas, pesquisas bibliográficas

A organização curricular do Curso observa as determinações legais presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e Educação Profissional de

Procedimentos Metodológicos e Recursos Didáticos Aulas teóricas expositivas, aulas práticas em laboratório, desenvolvimento de projetos Leitura de textos, palestras,

Procedimentos Metodológicos e Recursos Didáticos Aulas teóricas expositivas, aulas práticas em laboratório, desenvolvimento de projetos Leitura de textos, palestras,

O Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Recursos Pesqueiros na modalidade de Educação de Jovens e Adultos tem como objetivo geral: Formar técnicos de nível