• Nenhum resultado encontrado

Informativo. Fundamental I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo. Fundamental I"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

I

nformativo

Fundamental I

2017

(2)

1

APRESENTAÇÃO

Este Regulamento traz informações importantes sobre regras e procedimentos do Fun-damental I do Colégio Uirapuru.

O Fundamental I, está estruturado em cinco anos:

ANO Idade Completos até

1º ano 6 anos 30 de junho 2º ano 7 anos 30 de junho 3º ano 8 anos 30 de junho 4º ano 9 anos 30 de junho 5º ano 10 anos 30 de junho

A palavra chave para o trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental I é autonomia – a autonomia progressivamente conquistada.

Nesta etapa a ênfase do trabalho centra-se na aquisição e domínio da leitura e da escrita e na construção do raciocínio lógico e dos conceitos estruturantes e fundamentais da Matemática, considerados pontos estratégicos para a aprendizagem escolar e o desenvolvi-mento integral dos alunos. Também está centrado nas informações relacionadas às áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, transformadas em conhecimentos, contribuindo para a inserção no mundo.

No Ensino Fundamental I os projetos transversais, que envolvem diferentes disciplinas e também temas ligados às atitudes e valores, tornam-se complexos.

Os alunos constroem noções de responsabilidade e compromisso com seus deveres e direitos. Exemplo disso são as tarefas de casa, que são diárias. O aluno passar a “caminhar” por si próprio e suas conquistas adquirem o sabor do esforço recompensado.

O domínio da leitura e da escrita é um ponto altamente valorizado no Colégio Uirapuru. Afinal, quem lê muito, consegue escrever bem, com bom e amplo vocabulário. Há também um grande incentivo ao esporte, artes, música, teatro, enfim, uma diversificada gama de atividades, que busca, em última instância, o pleno desenvolvimento de cada um, em suas especificidades.

A boa comunicação entre coordenação, professores, pais e alunos possibilita uma sau-dável parceria. O diálogo nos aproxima e nos torna parceiros na educação.

(3)

2

SUMÁRIO

1. ATENDIMENTO ... 3

2. HORÁRIOS ... 3

2.1. Horários do Período Regular ... 3

3. ENTRADA/SAÍDA ... 3

3.1. O aluno do Fundamental I deve entrar/sair pelo portão correspondente ... 3

3.2. Saída antecipada ... 4

3.3. Saída com outras pessoas ... 4

3.3.1.Em caso de Guarda Unilateral ... 4

4. AVALIAÇÃO ... 4

5. CRITÉRIOS PARA DIVISÃO DE TURMAS ... 6

6. LANCHE ... 7

7. UNIFORME ... 7

8. ESPAÇO "ACHADOS E PERDIDOS" ... 7

9. SUPERDIAS ... 7

10. QUINTAL UIRAPURU ... 7

11. CLASSROOM – Google For Education ... 8

12. BRINQUEDOS ... 8

13. ATIVIDADES EXTRAS (4º e 5º anos) ... 8

14. ANIVERSÁRIO ... 8 15. FICHA DE SAÚDE ... 9 16. FICHA MÉDICA ... 9 16.1. Outros Medicamentos ... 10 17. DOENÇAS ... 10 18. CONTATO ESCOLA-FAMÍLIA ... 10 19. ESCOLINHA DE NATAÇÃO ... 10

(4)

3

1.

ATENDIMENTO

Recepção:

(15) 2102-6600 / segunda-feira a sexta-feira das 7h às 18h

Secretaria: (secretaria@colegiouirapuru.com.br)

(15) 2102-6608 / Ramal 608 / segunda-feira a sexta-feira das 8h às 17h

Tesouraria: (tesouraria@colegiouirapuru.com.br)

(15) 2102-6610 / Ramal 610 / segunda-feira a sexta-feira das 7h30 às 12h e das 13h às 17h

2.

HORÁRIOS

Para o melhor desenvolvimento do aluno é importante que os horários sejam respei-tados, pois assim participará integralmente das atividades.

A pontualidade e a participação em todas as aulas são essenciais para um bom apro-veitamento de estudos. Portanto, certifique-se quanto a horários regulares, atrasos e saídas antecipadas.

2.1.

Horários do Período Regular

São consideradas atividades regulares aquelas que acontecem durante o período em que o aluno está matriculado, envolvem Português, Matemática, Ciências, História, Geogra-fia, Educação Física, Inglês, Arte, Biblioteca, Música e uso de tecnologias.

Essas atividades acontecem em diferentes espaços: sala de aula, parque, areia, ginásio poliesportivo, quadras externas, sala de expressão corporal e Quintal do Uirapuru.

Entrada Saída

MANHÃ 7h40 12h15

TARDE 13h 17h35

3.

ENTRADA/SAÍDA

3.1.

O aluno do Fundamental I deve entrar/sair pelo portão

correspondente:

Portão 1 (Bloco C) Portão 1 (Bloco C) Portão 2 (Bloco B) Portão 4 (Bloco A)

Manhã Tarde Manhã Manhã

3º ano A 2º ano D 2º ano B 1º ano A

3º ano C 2º ano E 2º ano C 1º ano B

4º ano A 2º ano F 3º ano B 2º ano A

4º ano B 3º ano D 5º ano A

4º ano C 3º ano E

5º ano B 4º ano D Tarde

5º ano C 4º ano E 1º ano D

5º ano D 1º ano E

(5)

4

A entrada, após o início da aula, pode acontecer em casos de necessidade. Se for possível, avisar com antecedência a professora e/ou a Coordenação. Nessa situação o aluno deve entrar pelo portão 3 na Recepção.

3.2.

Saída antecipada

Para melhor andamento das atividades e desenvolvimento do aluno, a saída anteci-pada deve ser evitada. Quando houver necessidade, deve ocorrer até 30 minutos antes do encerramento da aula.

Para maior organização e controle, quando for inevitável é necessário informar pelo Caderno de Recados e, em casos emergenciais, telefonar para a Coordenação.

Os pais/responsáveis comunicam a chegada ao Colégio na Recepção e aguarda o aluno no portão correspondente.

3.3.

Saída com outras pessoas

A saída do aluno é autorizada aos pais/responsáveis, ou pessoas indicadas pelos pais/responsáveis e devidamente autorizadas por impresso próprio na Secre-taria/Coordenação.

Por motivos de segurança, quando o aluno sair do Colégio com alguém, que ainda não tem autorização, é preciso que a professora e/ou a coordenadora seja informada com ante-cedência, de preferência por escrito, tendo nome completo e RG da pessoa que retirará o aluno. O documento deverá ser apresentado na retirada do aluno.

3.3.1. Em caso de Guarda Unilateral

Havendo decisão judicial que imponha qualquer espécie de restrição quanto à entrega do aluno a um dos pais/responsável, a ordem judicial deverá ser comprovada por documen-to oficial, a ser prodocumen-tocolado na Secretaria do Colégio.

4.

AVALIAÇÃO

Verificação do Rendimento Escolar

A verificação do rendimento escolar será realizada pelo professor através de sua observação contínua ao longo do período letivo e através de trabalhos práticos, provas e demais instrumentos.

A verificação do rendimento escolar (Prova Bimestral) ocorre em quatro períodos fixa-dos no Calendário Escolar, elaborado antes do início do ano letivo.

É altamente inconveniente viajar no período de provas, estabelecido no Calendário Escolar. Caso o aluno não compareça no dia da prova bimestral, os pais/responsáveis devem requerer diretamente com a Fabiana (Auxiliar de Coordenação), preenchendo requerimento próprio e efetuando pagamento na Tesouraria. Nos casos de doenças, mediante atestado médico, comunicar a Coordenação para providências.

Será atribuída nota zero ao aluno surpreendido utilizando-se de meios fraudulentos durante os procedimentos de avaliação, conforme previsto no Regimento Escolar.

(6)

5

Critérios para Composição da Nota 1º ano

Em Português, Matemática, História, Geografia e Ciências não há especificação de nota em função de realização de provas. Há acompanhamento diário para verificação dos avanços no processo de desenvolvimento da leitura e da escrita e, consequentemente, nas demais áreas. É estabelecido um conjunto de objetivos que sinalizam o que se espera do aluno em cada período de dois meses (Bimestre).

2º e 3º anos

Matemática, Ciências, Geografia e História

(

) (

) (

)

MédiaBimestral 10 1 * * Tarefas 2 * Diárias Atividades 7 Bimestral Prova = × + × + × 2º e 3º anos Português

(

)

Bimestral Média 10 1 * * Tarefas 2 * Diárias Atividades 7 2 10 Texto de Produção 10 Ortografia Gramática ção Interpreta = × + × + × +                                               4º e 5º anos

Matemática, Ciências, Geografia, História e Inglês

(

) (

) (

)

MédiaBimestral 10 1 * * Tarefas 1 * Diárias Atividades 8 Bimestral Prova × + × + × = Português

(

)

Bimestral Média 10 1 * * Tarefas 1 * Diárias Atividades 8 2 10 Texto de Produção 10 Ortografia Gramática ção Interpreta = × + × + × +                                              

* As atividades diárias representam o conjunto de exercícios individuais e em grupo, participação em sala de aula que revele aprendizagem e avanço nos conhecimentos, por isso a presença do aluno é de fundamental importância.

** Terá nota de pontuação de tarefa o aluno que, durante o bimestre, entregar 70% das propostas de atividades, nos prazos previamente estabelecidos.

(7)

6

Aprovação/Reprovação

A aprovação ou reprovação incide sobre o componente curricular individualmente considerado.

O aluno será considerado aprovado ou reprovado no componente curricular conforme o seguinte:

M ≥ 6,0 APROVADO e M < 6,0 REPROVADO

Também é condição de Aprovação a nota mínima de 6,0 no 4º bimestre.

Será considerado promovido na série o aluno aprovado em todos os componentes cur-riculares e retido se reprovado em qualquer componente curricular.

Será submetido ao Conselho de Professores, que decidirá pela sua promoção ou reten-ção, o aluno reprovado em qualquer componente curricular.

Procedimentos de Recuperação 1º ano

A cada bimestre, os pais receberão relatório contendo análise do desempenho e das dificuldades apresentadas, descritivo das intervenções realizadas e os resultados.

2º ao 4º anos

A cada bimestre, após a divulgação das notas bimestrais, o aluno com média inferior a 6,0 (seis) realizarão atividades de recuperação com o propósito de retomar conteúdos ainda não aprendidos. Os pais receberão relatório contendo análise das dificuldades apresentadas, descritivo das intervenções realizadas e os resultados.

5º ano

Após divulgação das notas bimestrais, o aluno que obtiver média inferior a 6,0 (seis), em Português e Matemática, participarão de oficinas com o propósito de retomar conteúdos ainda não aprendidos. A assiduidade a essas oficinas e, especialmente a dedicação às ativi-dades propostas serão fundamentais para um efetivo aproveitamento. Exigir-se-á a frequên-cia de 100% e o cumprimento obrigatório de todas as atividades propostas.

5.

CRITÉRIOS PARA DIVISÃO DE TURMAS

Quando necessário, os grupos pertencentes a uma determinada fase serão divididos. A redistribuição do grupo tem como responsáveis a equipe pedagógica, considerando os crité-rios:

Possibilidade de melhor desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem; Afinidade entre as crianças;

Equilíbrio entre gêneros (meninos/meninas);

Equilíbrio entre quantidades de crianças de um grupo.

(8)

7

6.

LANCHE

O aluno deverá trazer o lanche de casa.

Somente aluno do 2º ao 5º anos poderá ter acesso à cantina uma vez na semana onde o valor trazido pelo aluno não deve ser superior a R$10,00.

O aluno deve trazer diariamente uma garrafinha para água (tipo Squeeze) transparen-te, a qual será utilizada durante o período de aula.

7.

UNIFORME

O uniforme é obrigatório para todas as aulas independente do período. O uso do mesmo é fundamental para a sua identificação no Colégio e fora dele.

Masculino: bermuda, camiseta, calça comprida, agasalho e/ou moletom, tênis. Feminino: bermuda, camiseta, calça comprida, agasalho e/ou moletom, tênis. Natação: maiô (meninas) e sunga (meninos), roupão, touca.

Cada peça do uniforme deve ter identificação (nome completo) do aluno.

8.

ESPAÇO "ACHADOS E PERDIDOS"

As peças do uniforme e os pertences do aluno devem ser identificados com o nome completo, pois em caso de esquecimento, perda ou extravio podem ser localizados mais facilmente.

Se alguma peça de uniforme, material ou pertence for encontrado e não seja do aluno, solicitamos que seja devolvido na Recepção.

Ao final de cada semestre os itens que permanecerem no espaço "achados e perdidos" serão doados a entidades assistenciais.

9.

SUPERDIAS

Os Superdias são atividades pedagógicas relacionadas aos assuntos estudados no ano, com o objetivo de ampliá-los, fixá-los e/ou motivá-los.

Essas atividades ocorrem fora do Colégio, em Sorocaba ou em cidades próximas, uma vez durante o ano.

10.

QUINTAL UIRAPURU

O Quintal Uirapuru é um espaço para desenvolvermos, atividades relacionadas ao meio ambiente, proporcionando contato direto com a natureza – plantas e animais.

As atividades são organizadas pelas professoras, com assessoria de especialistas do Sítio Reino Animal.

(9)

8

11.

CLASSROOM – Google For Education

É a plataforma acadêmica on-line, na qual você terá acesso a: Lista de exercícios;

Materiais de aula (vídeos, textos, etc.); Registro de atividades.

12.

BRINQUEDOS

Os brinquedos, trazidos de casa, não devem fazer parte da rotina diária do aluno. O brinquedo pode ser trazido, mediante comunicado da professora, especificando o dia e o tipo de brinquedo.

É preciso que, mesmo nos dias em que é permitido trazer brinquedos, sejam evitados aqueles que têm muitas peças pequenas, pois o risco de perdê-las é grande, e que sejam identificados com o nome completo da criança.

No Colégio NÃO É PERMITIDO, ao aluno, o uso de brinquedos eletrônicos e de celula-res.

13.

ATIVIDADES EXTRAS

4º ano Basquete Vôlei Jazz 5º ano Basquete Vôlei Jazz Futsal

14.

ANIVERSÁRIO

No Colégio:

A comemoração é realizada no horário do lanche.

A professora deve ser avisada com, pelo menos, dois dias de antecedência.

A família pode trazer bolo, suco e uma bandeja de salgadinhos/docinhos, assim como pratinhos, garfinhos e copos descartáveis.

Não é permitido enviar convites e trazer enfeites (toalhas, chapeuzinhos, lembranci-nhas, bexigas).

(10)

9 Fora do Colégio:

Deve ocorrer em horário diverso ao da aula.

Os convites serão entregues, no Colégio, desde que todos os alunos da classe sejam convidados.

Caso os pais/responsáveis optem por um transporte para pegar os alunos no Colégio e levá-los para a festa, precisam encaminhar com os convites duas autorizações, por aluno.

Os pais/responsáveis de cada aluno entregarão as autorizações para a professora que encaminhará uma para a família do aniversariante e a outra será arquivada no Colégio.

Na hora da saída os responsáveis pela festa devem retirar os alunos pelo portão cor-respondente à série/ano.

Obs.: Não fornecemos telefone e/ou endereço de alunos.

15.

FICHA DE SAÚDE

A Ficha de Saúde contém informações fundamentais para atendermos melhor nossos alunos, principalmente, em alguma eventualidade de caráter médico.

O Colégio Uirapuru mantém convênio com o "SOS-Emergência/UNIMED – Área Prote-gida". Isso significa que, em situações de urgência e emergência, após avaliação de um socorrista e da coordenação do Uirapuru, chamaremos (se necessário) equipe especialmente treinada que fará o atendimento com rapidez e segurança.

Acessando o site www.unimedsorocaba.com.br/sosunimed vocês encontrarão infor-mações sobre esse serviço.

Como sempre acontece nessas situações, vocês serão informados e confirmarão para onde seu(sua) filho(a) será encaminhado(a), se houver necessidade.

A Ficha de Saúde deve ser preenchida e atualizada pelos pais/responsáveis, sempre que houver alteração de dados, pois quando o aluno não se sente bem durante o período escolar, os pais/responsáveis são informados através de contato telefônico.

16.

FICHA MÉDICA

O Colégio evita, em princípio, o uso de qualquer medicamento. Os remédios serão ministrados, após avaliação, apenas ao aluno que tiver prescrição médica arquivada (ficha médica, assinada e carimbada pelo médico). A relação de medicamentos disponíveis no Uirapuru foi definida pela assessoria médica do Colégio: Paracetamol gotas e solução (Tylenol), Dipirona gotas e solução (Novalgina) e Buscopam simples.

Em caso de necessidade de medicar o aluno, entraremos em contato com os pais, com o responsável indicado ou, na ausência deles, com o médico.

A ingestão de medicamento no Colégio é realizada mediante prescrição médica e auto-rização dos pais/responsáveis, registrada no Caderno de Recados.

(11)

10

16.1 Outros Medicamentos

A administração de medicamentos na escola deve ser evitada ao máximo e ser restrita aos casos com receita médica em que não haja outra opção de horário, considerando o tempo que a criança fica na escola e a periodicidade do medicamento prescrito. Se for ne-cessário tomar medicação específica, o aluno deve trazê-las, juntamente com a prescrição médica.

17.

DOENÇAS

O aluno que apresentar sintomas de indisposição ou de alguma doença infectoconta-giosa deve ser afastado do ambiente escolar, seguindo orientações do médico especialista.

Os pais/responsáveis devem avisar a professora e/ou a Coordenação e encaminhar o atestado ao Colégio.

A ingestão de medicamento no Colégio é realizada mediante prescrição médica e auto-rização dos pais/responsáveis, registrada no Caderno de Recados.

18.

CONTATO ESCOLA-FAMÍLIA

Os contatos com a família são regularmente realizados por meio de: Circulares, bilhetes e comunicados internos (via e-mail);

Site; Telefone;

Reunião, previamente agendada, com as Coordenações, professores e pais; Reunião de pais e professor(a).

A Coordenação está à disposição para atender aos pais, responsáveis e/ou especia-listas mediante agendamento prévio.

A mudança de endereço eletrônico, de residência ou de telefones deve ser informada através do site do Colégio (www.colegiouirapuru.com.br), com acesso restrito na Intranet, pelo login (nº do CPF) e senha (definida pelo sistema do Colégio) enviados pelo e-mail.

19.

ESCOLINHA DE NATAÇÃO

A Escolinha de Natação ocorre num período oposto da aula, mediante a matrícula na Tesouraria.

A responsabilidade pela troca e condução da criança até a piscina é da família. Os pais devem fazer a entrada para esta atividade, pelo portão 6.

Horários no site.

Referências

Documentos relacionados

QUESTÃO 4 – De acordo com o texto, lixo inorgânico é: (A) Todos os dejetos que apodrecem, como casca de frutas.. (B) Todos os dejetos que apodrecem, como papel, plástico,

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para

Evidentemente, a língua portuguesa representa o Brasil. A valorização da mesma significa, por transferência de significado, uma valorização da nação brasileira. A comparação do

Minha posição é a de que as feministas (outras pessoas e outros grupos também) precisam de uma contínua reinvenção cultural, de uma crítica pós-modernista e de um

Entre os bairros avaliados o Santa Rita apresentou as condições mais precárias de saneamento básico no ano de 2007 em função da ausência de fornecimento de

Por motivos de segurança, quando o aluno sair do Colégio com alguém, que ainda não tem autorização, é preciso que a professora e/ou a Orientadora Educacional seja informada com

Por motivos de segurança, quando o aluno sair do Colégio com alguém, que ainda não tem autorização, é preciso que a professora e/ou a Orientadora Educacional seja informada com

Transformar los espacios es también transformar la dinámica de las relaciones dentro del ambiente de trabajo, la glo- balización alteró el mundo corporativo, en ese sentido es