• Nenhum resultado encontrado

Rita Colla AEN A OUSADIA DE SE EXERCER. A a vida e a trajetória de Marlene Modesti Petrikovski

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rita Colla AEN A OUSADIA DE SE EXERCER. A a vida e a trajetória de Marlene Modesti Petrikovski"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

CIDADE

ESPORTE

ANO XXXIV

Nº 7789 PATO BRANCO, QUARTA-FEIRA, 16 DE DEZEMBRO DE 2020

R$ 2,50

diariodosudoeste.com.br ¦ facebook.com/diariodosudoeste ¦ @diariodsudoeste

A OUSADIA DE

SE EXERCER

A a vida e a trajetória de

Marlene Modesti Petrikovski

Rita Colla

COMÉRCIO NA EXPECTATIVA

DE VENDER MAIS APÓS

PAGAMENTO DO 13º

Pesquisas da Fecomércio/PR indicam uma movimentação levemente

superior a 2019, neste período. Em Pato Branco o setor está otimista

com o possível crescimento das vendas, que deve se intensificar após o

pagamento da segunda parcela do 13º salário, que deve ocorrer até

20 de dezembro. PÁG. 4

Prefeito eleito, Robson

Cantu apresenta dois

novos secretários

A partir de 1º de janeiro do próximo ano, Pato Branco terá

com Ivan Lima a frente da Secretaria Municipal Executiva e

com Lilian Cristina Brandalise como secretária de Saúde.

PÁG. 3

Escola municipal é inaugurada no bairro

São Francisco em Pato Branco

Com 854 m², a estrutura atende alunos da pré-escola ao 5º ano e conta com

seis salas de aula, espaço administrativo, sala de professores, biblioteca,

laboratório de informática, cozinha, pátio coberto e banheiros. PÁG. 5

Unidep Futsal anuncia renovações

PÁG. 15

(2)

diariodosudoeste.com.br 16 de dezembro de 2020

A2

Política

Vacina e faz-de-conta

Passados 116 da Revolta da Vaci-na, que teve 30 mortes, 110 feridos e 12.400 prisões no Rio de Janeiro e o go-verno recuou da obrigatoriedade da imu-nização contra a varíola, assistimos agora a escaramuças de novo em torno de uma vacina. De um lado o Governo Federal e de outro o Governo de São Paulo. O Se-cretário-Executivo do Ministério da Saú-de, como portavoz do Governo, disse que quando houver vacina licenciada, a estru-tura habitual do governo, que aplica 300 milhões de doses anuais de 19 vacinas, será acionada via SUS, em seus 38 mil postos. E acusou Dória de vender sonhos e se aproveitar da esperança do povo. Em meio à pandemia, a população se divide entre os que esperam salvação na vacina e os que preferem esperar, diante vacinas tão pouco testadas em tão pouco tempo. E ainda temos as de engenharia genéti-ca, que nunca tomamos. A produtora ale-ga no contrato que não se responsabiliza por efeitos colaterais.

Sempre citada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que é autônoma, não está submetida a governos e muito me-nos à política, como salientou seu dire-tor-geral. Os funcionários da ANVISA fize-ram uma nota reiterando isso. A agência tem por obrigação a defesa da saúde da população, assumindo a responsabilida-de pela segurança responsabilida-de vacinas. Se liberar uma vacina que cause danos à saúde das pessoas, será responsabilizada. Se permi-tir que o governador Dória aplique a vaci-na chinesa sem que ela esteja licenciada na China e aqui, também será responsabi-lizada. E se as pessoas a serem vacinadas assinarem um termo de responsabilidade, como fazem antes de cirurgias?

A lei da pandemia prevê autorização emergencial, que não é a vacinação em massa. Assim, não se pode atropelar, por ânsia política, o rito científico que visa à segurança da vacina. O próprio gover-nador de São Paulo, que havia prometi-do entregar daprometi-dos da fase III da vacina chinesa, adiou o prazo, embora já tenha anunciado início da vacinação para 25 de janeiro, o que é uma precipitação ou desejo de apressar a Anvisa. Enquanto isso, há resultados marcantes nos trata-mentos preventivo e precoce. Nenhum laboratório até agora entrou na agên-cia pedindo registro para uso emergen-cial e experimental. No entanto, o relator de ações no Supremo, Ministro Lewan-dowski, deu 48 horas para o Governo marcar data de início e fim da vacinação. Parece que vivemos no país do faz-de--conta. Faz de conta que temos a vacina, faz de conta que ela é segura, faz de con-ta que está aprovada, faz de concon-ta que até sabemos quando a vacinação vai co-meçar e terminar. Brinca-se com a saú-de e a esperança do povo, como se fôsse-mos cordeirinhos descerebrados.

Agência Brasil

O presidente Jair Bolsona-ro emitiu nessa terça-feira (15) mensagem oficial em que cum-primenta o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden. O co-municado ocorre um dia depois da votação do Colégio Eleitoral que confirmou a eleição do de-mocrata como próximo presi-dente norte-americano, e cinco

semanas após o encerramento das eleições.

“Saudações ao presidente Joe Biden, com meus melhores votos e a esperança de que os EUA sigam sendo ‘a terra dos li-vres e o lar dos corajosos’. Esta-rei pronto a trabalhar com vossa excelência e dar continuidade à construção de uma aliança Bra-sil-EUA, na defesa da soberania,

da democracia e da liberdade em todo o mundo, assim como na integração econômico-co-mercial em benefício dos nossos povos”, disse Bolsonaro. A men-sagem foi publicada pelo Minis-tério das Relações Exteriores e reproduzida nas redes sociais do presidente brasileiro.

Com base nos resultados da votação de novembro, Biden

ob-teve 306 votos do Colégio Elei-toral contra 232 do republica-no e atual presidente, Donald Trump. Nas urnas, Biden obteve 81,2 milhões de votos (51,3%) contra 74,2 milhões de Trump (46,8%). Biden e sua compa-nheira de chapa, Kamala Harris, tomam posse no dia 20 de janei-ro para um mandato de quatjanei-ro anos.

Bolsonaro reconhece Joe Biden como presidente eleito dos EUA

Estadão Conteúdo

O procurador-geral da Re-pública, Augusto Aras, disse ontem (15), que são “graves” as acusações de que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) elaborou orientações para au-xiliar a defesa do senador Flá-vio Bolsonaro (Republicanos--RJ), mas ressaltou que ainda faltam provas para confirmar o episódio. Aras cobrou informa-ções do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e da Abin so-bre o caso

“O fato em si narrado é gra-ve, o que não temos são provas desses fatos, nós não trabalha-mos com narrativas.

Trabalha-mos com fatos e provas”, dis-se Aras, durante conversa com jornalistas na sede da Procura-doria-Geral da República (PGR), em Brasília, para fazer um ba-lanço de fim de ano.

“Por enquanto temos fa-tos transmitidos pela imprensa, que levamos a sério. Mas pre-cisamos ter elementos, não po-demos trabalhar apenas com a informação jornalística. Por en-quanto temos as narrativas, mas não temos as provas”, comple-tou o procurador.

Indicado ao cargo pelo pre-sidente Jair Bolsonaro sem dis-putar a eleição interna promovi-da por procuradores, o chefe do

Ministério Público Federal disse que esperava que os parlamen-tares que acionaram a PGR for-necessem elementos para com-provar as suspeitas de ajuda da Abin, mas observou que as pro-vas não foram encaminhadas. “O MP vai ter de fazer a inves-tigação. Vamos fazer perguntas aos órgãos competentes, fica-mos à mercê dessas respostas”, afirmou.

“Sem os elementos ao me-nos indicados pela imprensa es-taremos com dificuldade para fazer essas investigações, mas a imprensa contribuiria muito se fornecesse os elementos mate-riais”, acrescentou Aras.

Durante uma hora de con-versa com repórteres, o procura-dor também defendeu a necessi-dade de distinguir a atuação do órgão público e a de seus agen-tes. “Nesse momento não sabe-mos se tesabe-mos uma atuação do órgão ou de algum agente públi-co que se desviou de suas ativi-dades lícitas. Em tese pode ser até crime, o que precisamos sa-ber é se o fato existiu e precisa-mos ter elementos”, frisou.

O procurador reuniu a im-prensa para um balanço de fim de ano de sua gestão, em uma sala ventilada na cobertura da PGR. Todos os presentes usa-ram máscaras.

‘Acusação de ajuda da Abin a Flávio é grave, mas precisa

ser provada’, diz Aras

AEN

O Governo do Estado pror-rogou por mais seis meses o prazo de vigência do Decreto Estadual 4.319, publicado em março, que declarou estado de calamidade pública para enfren-tamento e resposta à pandemia do novo coronavírus e termina-ria no dia 31 de dezembro. Nes-sa terça-feira (15) foi encami-nhado à Assembleia Legislativa o decreto 6.543, que trata da prorrogação, para que seja ho-mologado pelos deputados.

O instrumento jurídico

chamado de Estado de Calami-dade Pública flexibiliza ques-tões orçamentárias e admi-nistrativas para assegurar os recursos necessários para áre-as prioritáriáre-as como a Saúde. Dessa forma, investimentos previstos no orçamento para outras áreas podem ser redi-recionados para fazer frente à crise sanitária, econômica e so-cial decorrente da pandemia, sem ferir a Lei de Responsabi-lidade Fiscal.

A prorrogação também per-mite a continuidade de diversos

contratos emergenciais firma-dos, principalmente, pela Secre-taria da Saúde, para viabilizar medidas de prevenção e enfren-tamento da pandemia, que te-riam de ser encerrados com o fim da vigência do estado de ca-lamidade pública.

Em mensagem enviada ao Legislativo, o governo explica que a medida é necessária em função do crescimento dos ca-sos da doença. O Paraná registra nesta terça-feira um acumulado de 336.825 casos confirmados e 6.859 óbitos, desde o início da

pandemia. Nas últimas 24 horas foram confirmados mais 2.458 casos e 116 mortes em decor-rência da infecção causada pelo novo coronavírus.

Monitoramento feito pela Secretaria da Saúde indica que a média móvel de casos e de óbi-tos em todas as regiões do Es-tado encontra-se em patamares muito elevados, evidenciando a aceleração da circulação viral.

O decreto estadual entra em vigor assim que for aprova-do pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Governo prorroga situação de

calamidade pública por mais seis meses

Jonathan Campos/aEn

texto que trata da prorrogação do Estrado de Calamidade, foi encaminhado à alep

(3)

Da Redação ADI-PR Curitiba jornalismo@adipr.com.br diariodosudoeste.com.br

16 de dezembro de 2020

Política

A3

Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

Jéssica Procópio reportagem@diariodosudoeste. com.br

Na manhã dessa terça--feira (15), o prefeito eleito Robson Cantu (PSD) e a vice, Angela Padoan, anunciaram dois nomes que vão compor o primeiro escalão do futuro governo. Assim, o prefeito eleito, confirmou o nome de Ivan Lima, ̶ que trabalhou na coordenação de campa-nha e mesmo antes do pro-cesso eleitoral ter início já era tido por Cantu como um nome a compor seu secreta-riado ̶, para a Secretaria Executiva.

Já para a pasta da Saú-de, o nome apresentado foi do Lilian Cristina Brandali-se, que possuiu ampla atu-ação junto à Secretaria Es-tadual de Saúde (Sesa) e que até recentemente esta-va atuando como Secretaria Executiva da Comissão In-tergestores Bipartite (CIB).

Durante a divulgação dos secretários, em uma entrevista coletiva na Câ-mara Municipal de Pato Branco, Cantu reafirmou que sua gestão será base-ada, entre outros fatores,

em um rígido controle das contas públicas.

O prefeito eleito tam-bém falou a respeito de uma reforma administrativa, da qual prevê uma redução de secretarias, passando de 13 para dez pastas. Cantu não divulgou as três secretarias que serão desativadas. A ex-pectativa fica agora para os próximos anúncios, uma vez que na prática os dois no-mes divulgados nessa terça, não estão diretamente e ofi-cialmente ligados a nenhum grupo político, que apoio Cantu e Angela no processo eleitoral.

Secretaria

Executiva

Ao ser nomeado, Lima anunciou que buscará medi-das para diminuir os custos municipais sem comprome-ter serviços ou atividades do Município.

O futuro secretário co-mentou que há seis meses vem estudando a adminis-tração de Pato Branco e que, segundo suas análises, o pa-gamento de servidores é um dos maiores gastos do Mu-nicípio. O funcionalismo é

muito caro para o municí-pio, que conta hoje com cer-ca de 2.600 servidores. No nosso entendimento, nós só vamos conseguir atingir o que temos traçado através dessas equipes , disse ao revelar que uma das estra-tégias da nova administra-ção é firmar acordos com os servidores a fim de utili-zar em sua excelência o po-tencial de todos os funcio-nários públicos.

Secretaria

de Saúde

A vice-prefeita eleita foi quem anunciou o nome da profissional que estará res-pondendo pela Saúde em Pato Branco a partir do ano que vem. Ao anunciar Lilian como a próxima secretária da pasta, Angela disse que o compromisso, pelos próxi-mos quatro anos, é grande.

Sabemos que é uma pas-ta baspas-tante delicada, princi-palmente quando incluímos ela em um momento de pan-demia, como vivemos ago-ra , disse ao comentar que são muitos desafios e pro-jetos para serem colocados em prática.

Lilian, bastante emocio-nada com a nomeação, co-mentou que, assim como Lima, vem estudando o sis-tema de saúde municipal há alguns meses e já está mon-tando sua equipe. Não vim para cá enganada. O desafio maior, é com relação à pan-demia, onde vamos ter que dobrar os nossos joelhos e tentar minimizar as situa-ções causadas por ela. É um assunto delicado e vamos precisar do apoio de todo mundo.

A futura secretária de Saúde revelou que sua che-fia na pasta buscará se base-ar em um planejamento es-tratégico, com o objetivo de prestar uma maior assistên-cia à comunidade.

Por fim, Lilian salien-tou que a pandemia ainda não acabou e que as pesso-as precisam entender isso.

Estamos nos aproximando das festas de fim de ano e a população precisa ter cons-ciência do perigo que está correndo ao se aglomerar , comentou ao chamar a aten-ção para a necessidade do uso de máscaras, da higiene pessoal e do distanciamen-to social.

JÉSSICA PROCÓPIO

Robson Cantu e Angela Padoan apresentam

dois novos secretários municipais

A partir de 1º de janeiro, Ivan Lima assumirá a Secretaria Executiva e

Lilian Cristina Brandalise estará a frente da Saúde

Lilian Cristina Brandalise

Formada em Assistência Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), especialista em Sistemas de Gestão de Saúde pela FioCruz, Lilian trabalha como funcionária pública concursada na Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), desde 1981.

A futura secretária já atuou na equipe técnica da 7ª Regional de Saúde, como diretora e também foi presidente da Fundação de Saú-de Saú-de Pato Branco Saú-de 1981 a 2004.

Lilian também atuou na Escola de Saúde Pública do Paraná de 2004 até 2008, foi secretária Executiva do Conselho Estadual de Saúde de 2008 até 2011 e secretária Executiva da Comissão Inter-gestores Bipartite de 2012 até 2020.

Desde 2004 vem atuando na sede da Sesa em Curitiba, da qual está se desligando para assumir a pasta no próximo ano.

Ivan Lima

O próximo secretário executivo de Pato Branco é formado em medicina vete-rinária pela Pontifícia Universidade Cató-lica (PUC) do Rio Grande do Rio Sul, tem especialização em Marketing Corporati-vo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialização em Produção de Aves, pela Apinco de Tecnologia Avícola e possui um MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em formação de executivos.

Lima, trabalhou como diretor executi-vo por 14 anos como CEO no ramo de avi-cultura.

Apresentação dos futuros secretários municipais ocorreu na Câmara Municipal de Pato Branco

Tá reservado!

O deputado federal e líder do Governo na Câmara, Ricar-do Barros (PP), afirmou que o Governo Federal está editanRicar-do uma Medida Provisória para reservar cerca de R$ 20 bilhões para a compra de vacinas de prevenção a Covid-19. Barros afir-ma que a vacina será garantida para toda a população brasilei-ra. O anúncio foi feito nesta terça-feira (15), durante a reunião da Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legisla-tiva do Paraná.

Combate a Covid

O deputado estadual Michele Caputo (PSDB), coordena-dor da Frente Parlamentar e da Assembleia Legislativa no en-frentamento ao coronavírus no Paraná, apresentou o relató-rio dos trabalhos realizados pela frente durante o ano de 2020.

Esse relatório é fiel às 12 reuniões realizadas pela Frente Par-lamentar de Combate a Covid-19. Nossa equipe elaborou essa síntese com base no bom debate realizado entre os especia-listas, população e deputados que participaram ao longo das reuniões dessa frente .

LOA

O legislativo paranaense aprovou o parecer da Comissão de Orçamento, emitido pelo relator, deputado Tiago Amaral (PSB). A proposta prevê um orçamento de total de R$ 50,6 bi-lhões para o próximo ano e a destinação obrigatória de R$ 5,5 bilhões para a Saúde, R$ 9,8 bilhões para a Educação e R$ 4,45 bilhões para a segurança pública.

Politização

O Secretário de Saúde do Estado alertou para o risco de politizar a discussão sobre vacina, isso não contribui para a busca da solução .

O Secretário destacou que o Programa Nacional de Imu-nização (PNI), do Ministério da Saúde, sempre foi o orienta-dor das ações, referência para o mundo. E reiterou que a po-sição do Paraná é muito clara. É respeitar a linha orientadora do PNI, que sempre foi o norte em todos os momentos da saú-de pública .

LDO

O Congresso Nacional pode votar nesta quarta-feira, 16, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2021. A LDO orienta a elaboração da proposta orçamentária e a execu-ção do Orçamento para o ano seguinte. Ela define a meta fis-cal, as regras sobre as ações prioritárias e trata sobre a transfe-rência de recursos federais para os entes federados e o setor privado.

Sem aglomeração

O prefeito Chico Brasileiro (PSD), disse que sua posse ao segundo mandato na prefeitura de Foz do Iguaçu será sim-ples, formal, austera, sem aglomeração e dentro das regras sa-nitárias em função da pandemia do coronavírus.

Chico Brasileiro foi reeleito em 15 de novembro e a posse ao segundo governo será em 1º de janeiro em horário e local ainda a ser confirmados pela Câmara de Vereadores.

Detran-PR

O Detran-PR está completando 82 anos de existência. Re-conhecido nacionalmente como o mais moderno do Brasil, o Detran do Paraná administra frota formada por mais de 7,5 mi-lhões de veículos, a terceira maior do País, e mais de 6 mimi-lhões de condutores habilitados, além de diversos convênios e par-cerias que fazem parte do trânsito como um todo.

Lei Mansur

Deputados estaduais do Paraná aprovaram a propos-ta que dispõe sobre a Lei Espropos-tadual De Liberdade Econômi-ca. O PL tem o objetivo de adequar a legislação paranaense ao modelo de desburocratização e simplificação das relações entre empreendedores e o Estado.

O nome da lei homenageia os ex-servidores da Casa Ci-vil, Phelipe Abib Mansur, falecido no último mês de junho, que contribuíram diretamente para a construção e o desen-volvimento da proposta em questão.

(4)

diariodosudoeste.com.br 16 de dezembro de 2020

A4

Cidade

Cristina Vargas cristina@diariodosudoeste.com.br O comércio parana-ense cresceu 1,1% em ou-tubro em relação a setem-bro e 4,7% em comparação a outubro de 2019, segun-do a Pesquisa Mensal segun-do Co-mércio (PMC), divulgada no último dia 10 pelo Institu-to Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os índi-ces são da variante amplia-da, que engloba as vendas de veículos e materiais de construção e apresenta re-trato mais fiel da atividade econômica.

As vendas foram puxa-das por móveis (41,4%), ele-trodomésticos (22,5%), arti-gos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (12,9%), hiper-mercados e superhiper-mercados (8%), materiais de constru-ção (6,1%) e itens de uso pessoal e doméstico (6%).

Segundo divulgado na Agência Estadual de Notícias (AEN), um dos destaques neste indicador é o setor de móveis, que cresceu de maio a outubro, entre 21,4% (maio de 2019 a maio de 2020) e 49,1% (junho de 2019 a ju-nho de 2020). Houve evolu-ção também no setor de hi-permercados e mercados, que teve um desempenho melhor neste ano em rela-ção ao ano passado, com ta-xas de evolução entre 3,4% (agosto) e 12,6% (maio).

Pato Branco

O presidente do

Sin-dicato Patronal do Comér-cio Varejista de Pato Bran-co (SindiBran-comércio), Ulisses Piva, comentou que pesqui-sas realizadas pela Fecomér-cio/PR indicam um movi-mento de vendas levemente superior em relação a 2019, entre 5% e 10%. “Até o mo-mento, as previsões não se confirmaram. Há a expecta-tiva de que, com o pagamen-to do 13º salário, ocorra au-mento nas vendas”.

O que pode aumen-tar, segundo ele, é o tíque-te médio, estimado em R$ 100. “Como muita gen-te não deve viajar no final de ano, em função da pan-demia, é possível que parte deste dinheiro seja direcio-nado para o comércio local”, destacou.

O presidente do Sindi-comércio também expres-sou preocupação com o crescente do número de ca-sos de Covid-19 na região. “Mais uma vez, fazemos um apelo aos empresários do comércio, para que redo-brem os cuidados e sigam as medidas preventivas. Manter o distanciamen-to seguro entre as pessoas, usar máscaras e disponibili-zar álcool em gel, sempre”, alertou.

Horários especiais

Os horários especiais de funcionamento do comércio neste período de fim de ano, seguem em Pato Branco. Nessa terça-feira (15) ini-ciou o horário estendido até às 20h, que segue até a

sex-ta-feira (18).

No sábado (19), o ex-pediente no comércio será até às 18h. De segunda (21) a quarta (23), o horário de funcionamento será até às 22h. Dia 24, véspera de Na-tal, o expediente ocorre das 9h às 15h; e no dia 25 o co-mércio estará fechado.

No sábado após o Natal (26), e no dia 31, véspera de Ano Novo, o expediente será até meio-dia. No dia 1º de janeiro, sexta-feira, o comér-cio estará fechado e retorna no sábado (2) pela manhã, até meio-dia.

No Estado

Em relação ao cresci-mento do setor, o gover-nador Carlos Massa Rati-nho Junior destacou que está “ancorado na expecta-tiva de melhora do cenário econômico. Apesar dos nú-meros ainda tímidos, é um movimento constante e que acompanha a evolução na indústria, as contratações com carteira assinada e os investimentos do setor pri-vado. Há um cenário otimis-ta pela frente com as vendas de fim de ano”.

Esse movimento do co-mércio, segundo Ratinho, já havia sido sentido por um estudo das secretarias esta-duais da Fazenda e de Pla-nejamento e Projetos Estru-turantes que destacou que os estabelecimentos comer-ciais registraram em setem-bro, em média, aumento de 51,9% nas vendas. Foi a pri-meira vez que o índice

ultra-passou 50%.

O comércio também foi o segundo setor que mais contratou no Paraná em

ou-tubro, com 9.423 carteiras assinadas, segundo o Ca-dastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged),

do Ministério da Economia. O Paraná já é o segundo es-tado do País em geração de emprego.

Assessoriaq

A Secretaria Munici-pal de Meio Ambiente, com o apoio da Associação Re-gional de Engenheiros e Ar-quitetos (AREA), realizou no sábado (12), no Largo da Li-berdade, mais uma edição da campanha para coleta de lixo eletroeletrônico. Fo-ram recebidos diversos ma-teriais, totalizando 5,5 to-neladas. Após a coleta, os resíduos foram levados para os barracões da Coopera-tiva dos Trabalhadores e Agentes Ambientais de Pato Branco (COTAAPB), para a destinação correta.

A campanha é realiza-da em Pato Branco a carealiza-da quatro meses com o

obje-tivo de conscientizar a po-pulação sobre o descarte correto, já que o lixo eletro-eletrônico, além de ocupar espaço nas residências pos-sui componentes contami-nantes que degradam o solo e água, causando sérios pro-blemas ao meio ambiente. Nessa edição foram recolhi-dos televisores, computado-res, impressoras, telefones celulares, aparelhos de som, entre outros materiais.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Cezar Soares, avalia que a ação foi eficaz e que os vá-rios materiais que seriam jo-gados em terrenos baldios e em passeios públicos, foram descartados de maneira

cor-reta. “A cada edição, percebe-mos o grande número de ele-troeletrônicos recolhidos, o que demonstra a conscienti-zação da população para com o meio ambiente”, ressalta. Para descartar os mate-riais eletroeletrônicos, bas-ta levar na Cooperativa dos Trabalhadores e Agentes Ambientais de Pato Branco (COTAAPB), situada junto ao aterro sanitário, na BR-158. O local atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h15 e, aos sá-bados, das 8h às 12h. Mais informações pelo telefone (46) 3220-1505 ou na Se-cretaria Municipal de Meio Ambiente, na Prefeitura de Pato Branco.

Campanha recolhe 5,5 toneladas de lixo eletrônico em Pato Branco

Expectativa é de que 13º ainda intensifique

vendas de fim de ano

Em Pato Branco, comércio segue na expectativa de vender bem neste período; no Paraná,

segundo pesquisa, o setor cresceu pelo sexto mês consecutivo

Empresários do setor estão confiantes

- O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) teve em novembro a sexta alta consecutiva no Paraná. Isso demonstra a recuperação gradativa da confiança dos empresários, segundo a Fecomércio. Com 108 pontos, foi o segundo mês em que o indicador ficou acima de 100 pontos e, portanto, considerado “satisfatório”.

- Os índices do Brasil e Paraná se igualaram, com alta de 3,3% na comparação com outubro. No entanto, houve uma redução de 8,7% no ICEC entre as empresas de médio e grande porte (mais de 50 funcionários), ante aumento de 3,6% entre os estabelecimentos comerciais de pequeno porte.

- Os empreendedores desse setor se mantiveram esperançosos durante quase todo o ano, tanto que o índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) só ficou pessimista em junho, quando caiu para 96,8 pontos. De lá para cá, o sub-indicador vem aumentando gradualmente e está em 149,7 pontos, com alta de 1,8% em relação a outubro.

- A análise é feita mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio).

(FONTE: AEN) ArI DIAS/AEN

(5)

diariodosudoeste.com.br

16 de dezembro de 2020

Cidade

A5

Paloma Stedile

paloma@diariodosudoeste.com.br

Em um evento restrito, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, foi inau-gurada oficialmente, na manhã de terça-fei-ra (15), a Escola Municipal Edelviterça-fei-ra Roldo de Col. A estrutura, situada no bairro São Francisco em Pato Branco, atende alunos da pré-escola ao 5º ano.

O prefeito Augustinho Zucchi expli-ca que a escola entrou em funcionamento no início do ano letivo. A inauguração iria ocorrer nos primeiros meses também. Con-tudo, as aulas e a inauguração precisaram ser suspensas devido a covid-19. “Pensamos em não fazer a inauguração antes, por con-ta da pandemia, e escon-tamos fazendo agora, extremamente restrita, apenas com a famí-lia da professora Edelvira, que leva o nome da escola, e com os profissionais que traba-lham aqui”.

Estrutura

Com o investimento de quase R$ 1,3 milhão, em recursos oriundos do Governo Federal, com a contrapartida do Município, a escola tem 854 m² e conta com seis salas de aula, espaço administrativo, sala de pro-fessores, biblioteca, laboratório de informá-tica, cozinha, pátio coberto e banheiros.

Atualmente são 137 crianças matricu-ladas, porém a escola tem capacidade para atender até 240 alunos. Já o corpo social da escola, no momento, conta com oito profes-soras, uma coordenadora pedagógica, uma zeladora e uma merendeira. “Um espaço amplo e moderno, que com certeza propor-cionará ótimas condições de trabalho aos professores e também de ensino aos alu-nos”, afirma Zucchi, observando que antes no bairro não tinha escola.

De acordo com a secretária de Educa-ção, Heloí Aparecida De Carli, o São Fran-cisco cresceu muito nos últimos dez anos. “Anteriormente, as crianças desse bair-ro frequentavam as escolas municipais Pe-queno Príncipe, Vila Izabel ou Fraron. Com isso, dependiam de transporte escolar, sen-do que o Município disponibilizava cinco ônibus para esses deslocamentos. Assim, a prioridade é atender o próprio bairro, mas também crianças do seu entorno e proximi-dades”.

Heloí lembra que, com essa inaugura-ção, “a administração do prefeito Zucchi completa quatro novas escolas entregues à

população: Veneza, em cujo bairro de mes-mo nome não havia espaço escolar; Passo da Ilha, que substituiu a antiga escola des-truída por incêndio; e Udir Cantu, atenden-do aos bairros São João e Alto da Glória”.

Ela também destaca sobre os centros municipais de educação infantil. “Foram construídos e postos em funcionamento dois grandes cmeis: no Parque do Som e no bairro São Cristóvão (Elisa Padoan). Além disso, tiveram seu início de funcionamen-to outros dois novos cmeis: Enedina Cola, no bairro Alvorada; e São João, no bairro de mesmo nome”.

Demanda

A secretária informa que, em 2012, a Educação Infantil em Pato Branco tinha um total de 2.771 matrículas; enquanto que em 2020 foram registradas 4.020 (aumen-to de 69%). Já o Ensino Fundamental con-tava com 4.221 matrículas, de 1º ao 5º ano em 2012; e em 2020 conta com 4.700 alunos matriculados, ou seja, aumento de 10,19%.

Contudo, ela considera que a matrícu-la obrigatória para todos os alunos a par-tir de quatro anos [no ano de 2016] fez

com que as crianças de cinco anos [cerca de 1.000, que são da Educação Infantil] au-mentassem a demanda por vagas nas esco-las. “Pois todas as crianças dessa faixa etária são atendidas nas escolas para liberar va-gas para os menores nos cmeis, que signifi-ca um aumento de 1.479 vagas em escolas municipais, o que equivale a um aumento de 31,46% de necessidades de vagas em esco-las municipais, entre 2013 e 2020”.

Assim, conforme Heloí, a infraestrutu-ra das escolas é suficiente painfraestrutu-ra atender à demanda do Infantil por 5 anos até o 5º ano do Ensino Fundamental. “O que preci-sa de atenção é a demanda por vagas de 0 a 3 anos, que contava com lista de espera de 622 crianças, em 1º de setembro deste ano. Em 2013, a lista era de 1.368 crianças [ou seja, houve o atendimento de 45,46% dessa demanda]. Lembrando que existe uma ne-cessidade maior de vagas para crianças até três anos, porque as turmas são menores [quatro a seis crianças por turma]”.

Homenageada

Por iniciativa dos vereadores Claudemir Zanco (Biruba) e Fabricio Preis de Mello, o prefeito Augustinho Zucchi sancionou o

projeto de lei apresentado na Câmara Mu-nicipal, que denomina a escola como Edelvi-ra Roldo de Col.

Natural de Antonio Prado (RS), em 1930, professora Edelvira mudou-se com sua família para Pato Branco em 1946. Qua-tro anos depois, começou a lecionar na co-munidade de São Miguel Cachoeirinha, aon-de morou por muitos anos, e nos últimos cinco anos de profissão atuou na Escola Possídio Salomoni.

Ela se aposentou em 1985, com 35 anos de trabalho; e faleceu em 15 de ju-lho de 1994, devido a um câncer de mama. “Para nós é muito gratificante, porque ela trabalhou em escolas a vida toda e se dedi-cou. É uma grande honra ter o nome da nos-sa mãe nesnos-sa escola e sentir que será perpe-tuado”, declara Enerci Maria Battistus, filha de Edelvira.

Para Zucchi, a homenageada “tem uma história bastante emblemática com relação à educação. Pois começou em 1950, quando Pato Branco iniciava ainda os primeiros passos para se tornar municí-pio, e continuou com essa vocação de sem-pre ensinar. Com certeza é uma homena-gem justa, legítima”.

Pato Branco inaugura escola municipal no bairro São Francisco

(6)

diariodosudoeste.com.br 16 de dezembro de 2020

A6

(7)

diariodosudoeste.com.br 16 de dezembro de 2020

Regional

A7

Júlia Heimerdinger e assessoria redacao@diariodosudoeste.com.br Nessa terça-feira (15) o Sudoeste registrou mais 364 casos de covid-19. De acordo com o boletim epi-demiológico emitido, on-tem, pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), a região chega a um total de 20.009 contaminados com a doença. Ao todo, 13.824 pessoas já se recuperaram no Sudoeste.

Segundo os dados es-taduais, mais sete pesso-as evoluíram a óbito no Su-doeste em decorrência de

complicações causadas

pela covid-19. Com as no-vas mortes a região totali-za 245 vítimas da doença. Entre elas, 154 pertenciam a microrregião de Francisco Beltrão, da 8ª Regional de Saúde, e 91 a área de Pato Branco da 7ª RS.

De acordo com os dados da Sesa uma morte foi con-tabilizada em Chopinzinho, uma morte em Pato Bran-co. Francisco Beltrão tam-bém registrou um novo óbi-to, Manfrinópolis registrou seu primeiro óbito, no muni-cípio de Renascença foi re-gistrado mais uma morte e Salto da Lontra contabilizou mais um óbito.

Até o fim do dia, 2.300 pessoas aguardam o resulta-do resulta-do exame de testagem da covid-19 no Sudoeste. En-tre elas, 1.158 pertenciam a municípios da micro de Bel-trão e 1.142 a regional de Pato Branco.

Taxa de ocupação

Até segunda-feira, se-gundo o portal da transpa-rência da Sesa, a taxa de ocupação dos leitos de Uni-dade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos covid-19, era de 97% no Sudoeste, contendo apenas um lei-to livre na regional de Palei-to Branco.

Na mesma data, os lei-tos de enfermaria exclusivos covid-19 registraram uma taxa de ocupação de 62%,

restando 21 leitos livres.

Paraná

A Secretaria de Esta-do da Saúde divulgou mais 2.458 casos confirmados e 116 mortes em decorrên-cia da infecção causada pelo novo coronavírus.

A Sesa registra tam-bém 5.070 casos confirma-dos retroativos do período entre 13 de março a 12 de dezembro que estavam com investigação em aberto e agora foram encerrados como casos confirmados e automaticamente computa-dos no sistema.

Os dados do monitora-mento da covid-19 apresen-tam 336.825 casos e 6.859 mortes em decorrência da doença no estado do Paraná. Júlia Heimerdinger

redacao@diariodosudoeste.com.br A associação Brasileira de Empresas de Tratamen-to de Resíduos e Efluentes (Abetre) divulgou na segun-da-feira (14) o mapa atua-lizado em relação ao desti-no dos resíduos sólidos em todos os 5.570 municípios do Brasil. A pesquisa apon-tou que 2,7 mil cidades des-cartam de maneira incorreta os resíduos. Mas, ainda que seja um número elevado, di-minuiu em relação ao mape-amento anterior.

Verificado em setem-bro, o resultado apresenta um progresso em referên-cia ao primeiro trimestre do ano, no momento em que 3.257 municípios realiza-vam a destinação indevida do lixo, através de lixões na sua própria área, lixões em municípios vizinhos, deno-minados aterros controla-dos, que são o oposto dos aterros sanitários, que con-tém os devidos cuidados

com a impermeabilização do solo.

O levantamento contou com dados fornecidos do Sistema Nacional de Infor-mações sobre a Gestão de Resíduos (Sinir) e foi divul-gado na internet, através de uma plataforma interativa, que qualquer pessoa pode acessar por meio do site da associação.

A pesquisa contabiliza que 2.707 municípios rea-lizam o descarte final ade-quado aos resíduos sólidos, em aterros sanitários priva-dos, municipais ou intermu-nicipais, ou aterros em vala. Segundo o presidente da Abetre, Luiz Gonzaga, Santa Catarina é o estado melhor posicionado quanto ao des-carte final dos resíduos só-lidos.

Dados da

microrregião

A microrregião de Pato Branco contempla 15 mu-nicípios, entre eles apenas

seis possuem aterros muni-cipais próprios, que é con-siderado a melhor maneira de descartar os resíduos só-lidos. Os aterros sanitários

proporcionam melhores

vantagens para o meio am-biente, pois são construídos em áreas adequadas,

utili-zando manta de impermea-bilização e equipamentos de coleta de chorume e gases.

Pato Branco é um dos municípios que possui ater-ro sanitário no próprio mu-nicípio. Saudade do Iguaçu, Coronel Vivida, Chopinzi-nho e Palmas também são

municípios que possuem aterro sanitário municipal próprio. O município São João possui um aterro con-trolado municipal.

Os demais municípios da microrregião: Sulina, Itapejara d’Oeste, Bom Su-cesso do Sul, Vitorino,

Ma-riópolis, Mangueirinha, Ho-nório Serpa, Clevelândia e Coronel Domingos Soares não possuem aterro mu-nicipal próprio para cada município. Eles realizam a incineração nos próprios municípios, através de em-presas terceirizadas.

Sudoeste ultrapassa 20 mil casos de covid-19

AEN

2.300 pessoas aguardam o resultado do exame de testagem da covid-19 no Sudoeste

Seis municípios da microrregião

possuem aterros municipais próprios

Dos 15 municípios da microrregião de Pato Branco, apenas seis possuematerros municipais adequados

A pesquisa apontou que 2,7 mil cidades descartam de maneira incorreta os resíduos sólidos

(8)

diariodosudoeste.com.br 16 de dezembro de 2020

A8

Geral

Governo

aumenta

para R$ 1.088

previsão para

mínimo em

2021

Agência Brasil

O governo aumentou para R$ 1.088 a estimativa para o salário mínimo em 2021. O valor consta de mensagem mo-dificativa ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano, que deverá ser votado amanhã (16) pelo Con-gresso. O ofício foi enviado nessa terça-fei-ra (15) pelo Ministério da Economia.

O valor representa R$ 21 de aumen-to em relação à projeção de R$ 1.067 que constava da proposta do Orçamento Geral da União, enviada ao Congresso no fim de agosto. A medida deverá ter im-pacto de R$ 7,4 bilhões nas contas pú-blicas em 2021.

A alta deve-se a um repique da in-flação e à revisão da projeção para o Ín-dice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), usado para cumprir o objetivo da Constituição de manter o poder de com-pra do salário mínimo. Em agosto, quan-do os preços ainda estavam impactaquan-dos pela crise da pandemia do novo corona-vírus, a equipe econômica projetava que o INPC encerraria 2020 em 2,09%. No fim de novembro, a previsão saltou para 4,1%, após a alta no preço dos alimentos no segundo semestre.

Segundo o projeto da LDO, cada R$ 1 de aumento do salário mínimo eleva a previsão de gastos do governo em R$ 355 milhões. Isso porque diversos gas-tos, como o piso dos benefícios da Pre-vidência Social, o abono salarial e o se-guro-desemprego, estão atrelados ao salário mínimo. Dessa forma, a alta de R$ 21 impacta as despesas federais em R$ 7,4 bilhões.

De 2012 a 2019, o salário mínimo era reajustado por uma fórmula que se-guia a variação do INPC do ano anterior mais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzi-das no país) registrada dois anos antes. O mínimo de 2020 em diante passou a ser corrigido apenas pelo INPC do ano precedente, de forma a não descumprir a Constituição.

AEN

O ano letivo de 2021 na Rede Estadu-al de Ensino do Paraná vai começar em 18 de fevereiro em formato híbrido. Ou seja, com parte dos alunos assistindo às aulas de forma presencial nas escolas, enquanto o restante dos estudantes acompanha, si-multaneamente, a mesma aula de maneira remota. A intenção é que haja um reveza-mento semanal entre os estudantes dentro do próprio sistema.

A confirmação do calendário escolar foi feita pelo governador Carlos Massa Ra-tinho Junior durante entrevista coletiva, na terça-feira (15), no Palácio Iguaçu. “Monta-mos um planejamento especial, com todos os cuidados necessários para que os alunos possam voltar às aulas presenciais de uma maneira segura. O retorno é um anseio da sociedade, pela volta da convivência no am-biente escolar”, afirmou. “É um modelo que garante qualidade e segurança para estu-dantes e professores”.

De acordo com o governador, a priori-dade será dos alunos que não têm acesso à tecnologia em casa, como um computador ou aparelho de telefone celular – o Gover-no do Estado já subsidia atualmente, com a programação de ensino a distância, a inter-net de quem não tem condições de pagar por um provedor.

Quem não se enquadrar na categoria poderá seguir o modelo atual, com a im-pressão do material didático. Segundo

da-dos da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, cerca de 5% dos matriculados na rede se encontram nesta condição.

“Será uma operação grande, que envol-ve tecnologia, livros, transporte e merenda, tudo com as adequações necessárias, pen-sando na rotina dos nossos jovens”, explicou Ratinho Junior.

De acordo com a secretaria, os colégios estaduais vão adotar as medidas do proto-colo de prevenção contra a Covid-19 ela-borado pela Secretaria de Estado da Saúde, seguindo o mesmo modelo já usado no re-torno de atividades extracurriculares no fim de outubro.

Entre outros itens, haverá medição de temperatura na entrada das escolas, uso obrigatório de máscara, distanciamento so-cial respeitando o distanciamento de 1,5 metro entre alunos e disponibilização de ál-cool em gel dentro da escola. A capacidade da sala de aula também será reduzida a no máximo 50% da ocupação normal. “Pensa-mos em salas de aulas com oito a dez alunos no máximo, seguindo fielmente os protoco-los exigidos pela Secretaria da Saúde”, res-saltou o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder.

Transmissão

Paralelamente, um novo modelo de transmissão de aulas remotas será adotado. A nova formulação das aulas a distância, ex-plicou Feder, permitirá maior interação com os estudantes, com transmissão das aulas presenciais via Google Meet, já usado em 2020 pelos professores da rede. No come-ço do ano essa transmissão será feita atra-vés de notebooks, mas a intenção é entregar um novo equipamento, atualmente em fase de testes pela secretaria, para substituí-los.

Cada sala de aula terá ainda ponto de acesso wi-fi e uma TV LED instalada em um suporte, conectada a um computador com acesso à internet e a uma câmera com mi-crofone. Assim, o professor dará aula aos alunos que estão na sala ao mesmo tempo em que poderá ver e interagir com os que estão em casa, transmitindo a todos o mes-mo conteúdo. A mes-modalidade permite, por-tanto, um ensino completo, interativo e dinâmico. O investimento por parte do Go-verno do Estado na modernização do pro-cesso de transmissão é de R$ 70 milhões.

“Quem ficar em casa vai assistir ao vivo à aula. E para o professor vai aumentar a interação, já que ele poderá ver o rosto de quem está no outro ambiente, sanar as dú-vidas no mesmo momento. Haverá

sincro-nia total entre quem está nas salas de aula e quem está em casa”, ressaltou Feder.

Prevenção

Apenas no segundo semestre de 2020 a pasta investiu R$ 5,96 milhões na compra de equipamentos de prevenção para abaste-cer as mais de 2 mil escolas do Estado com álcool em gel, álcool líquido 70%, dispen-sers para o produto, medidores de tempera-tura, macacões para as equipes de limpeza e máscaras de tecido. Os materiais das esco-las já foram distribuídos aos 32 Núcleos Re-gionais de Educação.

Outros materiais como luvas e botas para profissionais de limpeza e fitas adesi-vas para orientar o distanciamento social em pátios e salas de aulas estão sendo ad-quiridos pelas próprias escolas, com verba do fundo rotativo.

Autorização

A confirmação da presença dos alunos nas escolas será feita por pais ou respon-sáveis legais, que assinarão um documento autorizando a ida do estudante. Eles terão li-berdade para aderir ou não ao modelo pre-sencial. Profissionais do grupo de risco, por exemplo, estão liberados das atividades pre-senciais.

Educar para prevenir

O ano letivo de 2021 contará com o programa Educar para Prevenir. Parceria entre as secretarias da Educação e da Saúde, o projeto vai levar orientações sobre doen-ças, como prevenção e cuidados, para den-tro da grade escolar dos alunos. De acordo com o planejamento, entre 10% a 15% do conteúdo de Ciências para alunos do Ensino Fundamental nos anos finais e de Biologia no Ensino Médio abordarão o tema.

A ação se dará uma vez por semana com objetivo de tornar a escola agente de disseminação de informação sobre preven-ção de doenças, inicialmente com foco na pandemia do novo coronavírus e depois ex-pandindo para outras doenças endêmicas e doenças crônicas não degenerativas.

Aula Paraná

Formato adotado desde o início de abril, em virtude da pandemia da Covid-19, o Aula Paraná será mantido no começo do ano le-tivo, com os canais de TV aberta, Youtube, aplicativo e demais plataformas, como Goo-gle Classroom. Ele ficará à disposição tan-to para os estudantes que precisam quantan-to para professores como suporte.

Em formato híbrido, ano letivo de

2021 começa dia 18 de fevereiro

RodRigo Felix leal

(9)

diariodosudoeste.com.br

(10)

Indicadores Econômicos: elaboração da agência

Dossiê:Dinheiro. Fone: (41) 99632-7866

Índices em % jun jul ago set out nov ano 12m

INPC (IBGE) 0,30 0,44 0,36 0,87 0,89 0,95 3,93 5,20 IPCA (IBGE) 0,26 0,36 0,24 0,64 0,86 0,89 3,13 4,31 IPCA-15 (IBGE) 0,02 0,30 0,23 0,45 0,94 0,81 3,13 4,22 IPC (FIPE) 0,39 0,25 0,78 1,12 1,19 1,03 4,79 5,78 IGP-M (FGV) 1,56 2,23 2,74 4.34 3,23 3,28 21,97 24,52 IGP-DI (FGV) 1,60 2,34 3,87 3,30 3,68 2,64 22,16 24,28 IPA-DI (FGV) 2,22 3,14 5,44 4,38 4,86 3,31 30,83 33,89 IPC-DI (FGV) 0,36 0,49 0,53 0,82 0,65 0,94 4,06 4,86 INCC-DI (FGV) 0,34 1,17 0,72 1,16 1,73 1,28 8,05 8,28

out nov dez

TJLP (%) 4,55 4,55 4,55 Sal. mínimo 1.045,00 1.045,00 1.045,00 FGTS (%) 0,2466 0,2466 0,2466 UPC 23,54 23,54 23,54 TAXA SELIC ANUAL: 2,0%

Facultativo

Contribui com 20% sobre qualquer valor entre R$ 1.045,00 (R$ 209,00) a R$ 6.101,06 (R$ 1.220,21), através de carnê. Empregados - taxas de desconto Taxa até R$ 1.045,00 (sal. mínimo) 7,5% Taxa entre R$ 1.045,01 e R$ 2.089,60 9% Taxa entre R$ 2.089,61 e R$ 3.134,40 12% Taxa entre R$ 3.134,41 e R$ 6.101,06 14% COMO EFETUAR O CÁLCULO: é preciso calcular o valor da taxa para cada intervalo de salário, e depois somar os va lores obti-dos.

EMPREGADOR Pessoas físicas e empresas não optantes do Simples pagam uma taxa de 12%

BASE (R$) Alíquota Parc. a % deduzir Até 1.903,98 - -De 1.903,99 até 2.826,65 7,5 142,80 De 2.826,66 até 3.751,05 15 354,80 De 3.751,06 até 4.664,68 22,5 636,13 Acima de 4.664,68 27,5 869,36

Deduções: a) Assalariados: 1-R$ 189,59 por dependente; 2 - pensão alimentícia; 3 - contribuição à Prev. Social; 4 - R$ 1.903,98 por aposentado a partir de 65 anos; 5 - contri bui ções à previdência privada e aos Fapi pagas pelo contribuinte; b)

Carne Leão:itens de 1 a 3 mais as despesas escrituradas no livro-caixa.

Período POUP POUP TR ANTIGA NOVA 27/10 a 27/11 0,5000 0,1159 0,0000 28/10 a 28/11 0,5000 0,1159 0,0000 1/11 a 1/12 0,5000 0,1159 0,0000 2/11 a 2/12 0,5000 0,1159 0,0000 3/11 a 3/12 0,5000 0,1159 0,0000 4/11 a 4/12 0,5000 0,1159 0,0000 5/11 a 5/12 0,5000 0,1159 0,0000 6/11 a 6/12 0,5000 0,1159 0,0000 7/11 a 7/12 0,5000 0,1159 0,0000 8/11 a 8/12 0,5000 0,1159 0,0000 9/11 a 9/12 0,5000 0,1159 0,0000 10/11 a 10/12 0,5000 0,1159 0,0000 11/11 a 11/12 0,5000 0,1159 0,0000 12/11 a 12/12 0,5000 0,1159 0,0000 13/11 a 13/12 0,5000 0,1159 0,0000 14/11 a 14/12 0,5000 0,1159 0,0000 15/11 a 15/12 0,5000 0,1159 0,0000 16/11 a 16/12 0,5000 0,1159 0,0000 17/11 a 17/12 0,5000 0,1159 0,0000 18/11 a 18/12 0,5000 0,1159 0,0000 19/11 a 19/12 0,5000 0,1159 0,0000 20/11 a 20/12 0,5000 0,1159 0,0000 21/11 a 21/12 0,5000 0,1159 0,0000 22/11 a 22/12 0,5000 0,1159 0,0000 23/11 a 23/12 0,5000 0,1159 0,0000 24/11 a 24/12 0,5000 0,1159 0,0000 25/11 a 25/12 0,5000 0,1159 0,0000 26/11 a 26/12 0,5000 0,1159 0,0000 27/11 a 27/12 0,5000 0,1159 0,0000 28/11 a 28/12 0,5000 0,1159 0,0000 1/12 a 1/1 0,5000 0,1159 0,0000 TR MÊS % ano 12 m Novembro/20 0,00 0,00 0,00 Dezembro/20 0,00 0,00 0,00

Fonte: Sinduscon/PR e Sinduscons regionais - R8N

R$/m2 OUT NOV %m %ano %12m

Paraná 1.678,69 1.696,22 1,04 6,44 6,56 Norte 1.709,38 1.755,40 2,68 9,82 10,08 Noroeste 1.499,16 1;529,92 2,05 3,61 3,42 Oeste 1.715,92 1.736,45 1,02 7,89 8,58 SOJA - saca 60kg PRAÇA R$ SEM 30 d. Paranaguá 154,00 0,0% -4,3% Ponta Grossa 143,00 -2,7% -11,7% Maringá 142,00 -1,4% -17,0% Cascavel 142,00 -1,4% -17,0% Sudoeste 142,00 -1,4% -17,0% Guarapuava 142,00 -1,4% -14,5% MILHO - saca 60kg Paranaguá 68,00 -2,9% -10,5% Sudoeste 70,00 -2,8% -7,9% Cascavel 70,00 -2,8% -7,9% Maringá 68,00 -2,9% -11,1% Ponta Grossa 70,00 -2,8% -7,9% Guarapuava 70,00 -2,8% -7,9% TRIGO - saca 60kg PRAÇA R$ SEM 30 d. Curitiba 80,00 -4,8% -8,0% Ponta Grossa 79,00 -4,8% -8,1% Maringá 75,00 -4,5% -6,3% Cascavel 75,00 -4,5% -6,3% SALÁRIO FAMÍLIA 2020 - Salários até R$ 1.425,56 48,62 Venc.: empresas 18/12, pes.físicas 15/12, emp. do més ticos 6/12. Atraso gera multa 4% a 100%+juros.

Empresário/empregador

Contribui com 11% sobre o pró-labore, en tre R$ 1.045,00 (R$ 114,95) e R$ 6.101,06 (R$ 671,12), através de GPS. Autônomo

1)Quem só recebe de pessoas físicas: recolhe por carnê 20% sobre os limites de R$ 1.045,00 (R$ 209,00) a R$ 6.101,06 (R$ 1.220,21).

2)Quem só recebe de pessoas jurídicas: a empresa recolhe 11% sobre o máximo de R$ 6.101,06 (R$ 671,12) e desconta do autônomo

3)Quem recebe de jurídicas e físicas: des conto de 11% sobre as jurídicas, até R$ 6.101,06 (R$ 671,12). Se não atingir este teto, reco lhe 20%, via carnê, sobre a dife rença até R$ 6.101,06.

4) Aut. especial: sobre R$ 1.045,00, recolhe 5% (donas de casa, Lei 12.470/2011) ou 11% (demais especiais), mas a aposenta-doria é por idade..

SOJA- US$cents por bushel (27,216 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊS

jan/21 1.184,25 14,75 3,4% 3,2% mar/21 1.188,75 14,25 3,2% 3,5%

MILHO- US$cents por bushel (25,4 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊS

mar/21 424,75 0,75 1,2% 1,3% mai/21 427,75 0,50 1,1% 0,9% FARELO- US$ por tonelada curta (907,2kg)

jan/21 388,20 7,50 3,0% 0,1% mar/21 388,90 6,90 2,7% 1,2%

TRIGO- US$cents por bushel (25,4 kg)

mar/21 599,75 3,25 5,2% -0,4% mai/21 601,25 2,75 4,9% -0,6% Ações % R$ Petrobras PN +0,83% 27,85 Vale ON +1,14% 84,50 ItauUnibanco PN +0,91% 31,16 Bradesco PN +0,42% 26,55 Lojas Americanas ON +7,49% 25,27 Sid. Nacional ON +6,15% 73,86 Hypera ON +5,59% 33,79 Magazine Luiza ON +2,33% 24,61 INDICE BOVESPA Alta: 1,34% 116.148 pontos

Volume negociado: R$ 27,21 bilhões

*Diferença sobre dia anterior. 1,00 ponto = US$ 0,01 na soja, milho e trigo e US$ 1,00 no farelo

IR 2020 - A 7ª parcela do IR 2020 ven ce em 30/12, com taxa de juros Selic de 1,82%.

MÊS TAXA SELIC Set/20 0,16% Out/20 0,16% MÊS TAXA SELIC Nov/20 0,15% *Dez/20 1,00% *No mês corrente a Selic é sempre 1,00%

CÂMBIO 15/12/20

Indicadores Econômicos

Mercado Agropecuário

BOVESPA 15/12/20

IR

POUPANÇA, TR

ÍNDICES DE INFLAÇÃO

LOTES - ATACADO 15/12/20

Soja, milho e trigo: fonte Dossiê:Dinheiro; Cepea/Esalq: mais informações em www.cepea.esalq.usp.br

PREVIDÊNCIA COMPETÊNCIA NOVEMBRO

SELIC/IR

REAJUSTE ALUGUÉIS

SAL. MÍNIMO - PARANÁ OUTROS INDICADORES

Índice out nov dez

INPC (IBGE) 1,0389 1,0477 1,0520 IPCA (IBGE) 1,0314 1,0392 1,0431 IGP-M (FGV) 1,1794 1,2093 1,2452 IGP-DI (FGV) 1,1844 1,2212 1,2428

* Correção anual. Multiplique valor pelo fator acima

CUB PARANÁ

POUP. ANTIGA % ano 12 m

Novembro/20 0,5000 5,64 6,17 Dezembro/20 0,5000 6,17 6,17 NOVA POUPANÇA % ano 12 m

Novembro/20 0,1159 1,99 2,29 Dezembro/20 0,1159 2,11 2,11

Produto unidade média var. var. var. F Belt. Pato B. PR - R$ diária 7 dias 30 dias R$ R$

SOJA saca 60 kg 133,33 -0,1% -3,3% -10,0% 133,00 134,50 MILHO saca 60 kg 62,33 0,6% -0,5% -8,1% 63,00 63,70 TRIGO saca 60 kg 67,16 0,0% -2,5% -11,9% 67,00 67,00 FEIJÃO CAR. saca 60 kg 275,09 -6,1% -7,6% 5,5% - 270,00 FEIJÃO PRETO saca 60 kg 288,04 -1,9% -1,2% 15,1% - 270,00 BOI GORDO arroba, em pé 259,01 -1,1% -2,9% -4,3% 250,00 255,00 SUÍNO kg, vivo 6,75 -0,7% -6,0% -23,4% 6,50 6,00 ERVA MATE arroba 19,89 0,0% 0,0% -10,2% - 19,00 FRANGO kg, vivo 2,80 0,0% 0,0% 0,0% - - PREÇO AO PRODUTOR 15/12/20 MERCADO FUTURO INDICADORES CEPEA/ESALQ PRODUTO 15/12 DIA MÊS Bezerro (1) 2.470,99 -1,30% -4,02% Boi gordo (2) 262,55 1,10% -7,47% Café (3) 596,64 -0,62% -1,71% Algodão (4) 378,08 -0,52% -5,53%

1- preço médio no MS, unidade de 8 a 12 meses; 2 -média à vis ta da arroba no Estado de SP; 3 - valor à vista saca 60kg posto SP Capital, arábica, bica corrida, tipo 6; 4 - em pluma, cent/R$ por libra peso (453 gr), posto SP Capital.

BOLSA DE CHICAGO (CBOT) 15/12/20

BOLSA DE NOVA YORK (NYBOT) 15/12/20

CAFÉ- US$cents/libra peso (0,453 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊS

dez/20 123,10 -0,45 5,1% 12,7% mar/21 124,65 -1,50 4,5% 11,1%

BOLSA DE MERCADORIAS DE SÃO PAULO (BM&F) 29/08/17

*Diferença s/ dia anterior. 1,00 ponto = US$ 0,01 no café e algodão. 113.793 113.001 115.128 115.128 114.611 116.148

SOJA Fin. Cross Listing- US$ saca 60 kg

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. MÊS

nov/17 20,66 -0,09 0,0% -7,5% mai/18 21,25 -0,07 0,2% -6,2%

MILHO- R$/saca 60 kg

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. MÊS

set/17 27,29 0,02 -2,4% 4,5% nov/17 28,91 0,09 -0,7% 2,9% BOI GORDO- R$/arroba

ago/17 141,88 1,62 2,3% 8,5% set/17 142,98 0,89 2,8% 7,8%

CAFÉ- US$/saca 60 kg (arábica)

set/17 151,25 -3,45 -0,2% -8,2% dez/17 156,90 -2,20 0,3% -7,8% 08/12 09/12 10/12 11/12 14/12 15/12

Fonte: Sima/Deral/Seab. Os preços nas praças referem-se aos valores “mais comuns” apurados OURO - BM&F var. dia

15/12 R$ 299,55 /grama +0,35%

DÓLAR COMERCIAL

Baixa: 0,66% Var. dezembro: -4,81%

Compra R$ 5,088

Venda R$ 5,089

DÓLAR PTAX (Banco Central)

Alta: 0,77% Var. dezembro: -4,41%

Compra R$ 5,0962

Venda R$ 5,0968

DÓLAR PARALELO

Baixa: 0,74% Var. dezembro: -4,47%

Compra R$ 4,94

Venda R$ 5,34

DÓLAR TURISMO

Baixa: 0,75% Var. dezembro: -4,49%

Compra R$ 4,94

Venda R$ 5,32

EURO

Alta: 1,02% Var. dezembro: -2,89%

Compra R$ 6,1929

Venda R$ 6,1957

EURO TURISMO

Baixa: 0,77% Var. dezembro: -3,45%

Compra R$ 5,79

Venda R$ 6,44

OUTRAS MOEDAS X REAL

Iene R$ 0,0491 Libra esterlina R$ 6,83 Peso argentino R$ 0,06 US$ 1 É IGUAL A: Iene 103,74 Libra esterlina 0,75 Euro 0,82 Grupo 1 R$ 1.383,80 Trab.s na agricultura. Grupo 2 R$ 1.436,60 Serviços administrati vos,

domésticose ge rais, ven -dedores e trab. de reparação.

Grupo 3 R$ 1.487,20 Trab. produção de bens e serviços industriais Grupo 4 R$ 1.599,40 Técnicos nível médio. *Valores válidos de 01/01/20 a 31/12/20 Poupança antiga: depósitos até 03/05/12 Nova poupança: dep. a partir de 04/05/12

ALGODÃO- US$cents/libra peso (0,453 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊS

dez/20 75,59 0,92 7,7% 10,4% mar/21 76,34 0,83 6,1% 8,4% BOLSAS NO MUNDO % Dow Jones 30.199,31 +1,13 Londres 6.513,32 -0,23 Frankfurt 13.362,87 -0,28 Tóquio 26.687,84 -0,17 diariodosudoeste.com.br 16 de dezembro de 2020

A10

Economia

46 - 3220 - 2066

Estadão Conteúdo

O Brasil ainda convive com alto índice de perda de água no sistema de distribuição, de 39,2% - número que inclusive subiu en-tre 2018 e 2019. O dado repre-senta a água disponibilizada que não foi contabilizada como volu-me utilizado pelos consumidores, seja por vazamentos, falhas nos sistemas de medição ou ligações clandestinas.

Apesar de ser um problema inerente ao abastecimento, o ní-vel é considerado excessivo, sen-do um sen-dos gargalos sen-do setor de

saneamento no Brasil, já que a re-dução de perdas significaria maior eficiência das empresas prestado-ras de serviços e menor desperdí-cio de recursos naturais. O dado é retirado do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), cujos números de 2019 fo-ram divulgados nesta terça-feira, 15, pelo Ministério do Desenvolvi-mento Regional.

O Coordenador Geral de Ges-tão Integrada na Secretaria Nacio-nal de Saneamento, Luiz Antonio Pazos Moraes, chamou atenção não só para o fato de o número

ser alto, mas também para o cres-cimento do indicador. No SNIS de 2019, o índice de perdas era de 38,5%. Isso para nós é muito pre-ocupante, está aumentando, é uma deficiência grande, nossos colegas da ANA começam a ligar as ante-nas , disse Moraes.

Incumbida pelo novo marco legal do saneamento para editar normas de referência para o se-tor, a Agência Nacional de Águas (ANA) tem como uma das missões elaborar regras para redução pro-gressiva e controle da perda de água. Segundo a proposta de

agen-da regulatória do órgão, as diretri-zes para esse assunto devem ser publicadas em 2022.

Novos dados

Segundo o SNIS de 2019, 83,7% da população é atendida com rede de água. Houve pou-co avanço em relação a 2018, em que o índice era de 83,6%. O ní-vel de investimento em sistemas de água também variou pouco, de R$ 5,75 bilhões para R$ 5,76 bilhões no ano passado. Os da-dos sobre abastecimento de água pelo Brasil consideram as

respos-tas de 5.191 municípios que par-ticiparam da pesquisa, 93,2% do total.

Em relação aos prestadores dos serviços, o quadro também é muito similar ao de 2018, com apenas 8,7% de empresas priva-das. O governo espera que essa proporção mude a partir da apro-vação do novo marco legal, san-cionado em julho, que abre espa-ço para a iniciativa privada atuar com mais força no setor, ao obri-gar que os municípios abram lici-tações quando forem delegar os serviços de saneamento.

Estadão Conteúdo

O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, afirmou que ações de educação financeira se tornam ainda mais relevantes no cenário pós-pandemia, que será marcado pelo aumento da inadimplência no Brasil. Com a retração forte da

economia, que vamos ter de 4% ou 5%, é inevitável que a inadimplên-cia suba de patamar. Precisamos lidar com isso, bancos estão pre-cavidos , disse ele, durante even-to de lançameneven-to do Programa de Aceleração Meu Bolso em Dia Fe-braban.

Ele lembrou que o setor

ban-cário brasileiro fortaleceu suas provisões para devedores duvido-sos, as chamadas PDDs, em um movimento prévio à elevação dos calotes diante da forte queda da economia, que já está contratada, de acordo com as projeções de economistas.

O movimento foi feito em

pa-ralelo à uma forte expansão de crédito em meio à crise gerada pela pandemia. O presidente da Febraban lembrou que os bancos emprestaram R$ 3 trilhões, consi-derando contratações novas, reno-vações e suspensão de parcelas de dívidas feitas anteriormente.

Fizemos a repactuação mais

de 16 milhões de contratos com operações em dia, com saldo deve-dor de R$ 1 trilhão. Prorrogamos R$ 135 bilhões em parcelas, com carência entre dois e seis meses , acrescentou ele, mencionando ain-da que os principais beneficiários foram pessoas físicas e pequenas e médias empresas

Perda de água no sistema de distribuição é de

39,2%, com avanço em relação a 2018

(11)

diariodosudoeste.com.br

16 de dezembro de 2020

Social

A11

De São Lourenço D’Oeste (SC), Daiana e Ricardo Antonio Soster em

maravilhoso ensaio gestante à espera da Elisa.

Foto Casulo Baby

Se deslumbre com essa

preciosidade, linda Heloisa em

suas recordações Natalinas.

Amor dos papais Viviane e Arlei

Piovesani. Estúdio Francieli Dias

Luiza Hillesheim

de Bortoli é filha

de Fernanda e

Amarildo, fez sua

sessão fotográfica

de um aninho

na Foto Chicoski

Digital

Emanuelly da Silva fez sua sessão de Natal

na Foto Chicoski Digital

(12)

PRIMAVERA

Boas amizades, sucesso profi ssio-nal, social e fi nanceiro é o que pre-nuncia este dia para você. Poderá ter, por outro lado, algum aborreci-mento passageiro provocado pelos fi lhos ou pais.

Examine com atenção suas possi-bilidades de se realizar profi ssional-mente e descobrirá contatos pesso-ais e amizades, que poderão lhe ser altamente proveitosos.

Muito boa infl uência para você. Aproveite o bom fl uxo para tratar dos assuntos familiares pendentes, para obter melhores resultados pro-fi ssionais possíveis e para tratar com pessoas conhecidas.

Difi culdade na vida doméstica e de-sejos poderão ser concretizados neste dia, principalmente se man-ter-se otimista e mais confi ante. Su-cesso amoroso, social e profi ssional. Ajude os mais necessitados. Tire da mente as más intenções, o

pessimismo e o desânimo. Coloque no lugar, otimismo e força de von-tade que tudo deverá melhorar para você. Êxito fi nanceiro inesperado.

Os novos planos para a sua elevação de cargo e conhecimentos profi s-sionais deverão ser estudados ago-ra. De resto, a infl uência será ótima para a vida amorosa e familiar.

CÂNCER21/06 A 20/07 LIBRA 23/09 A 22/10

VIRGEM23/08 A 22/09 SAGITÁRIO22/11 A 21/12

Os astros favorecem as suas ideias elevadas. A partir de hoje, procure desenvolver grandes obras. Bom dia para se destacar intelectual-mente sobre os demais, inclusive no seu ambiente de trabalho.

Para tirar algum proveito deste dia, será necessário usar toda a sua ha-bilidade comercial. Previna-se con-tra escândalos, injúrias e não se dei-xe infl uenciar por pessoas falantes. A sua elevação social poderá ser efetivada pelos seus superiores. Procure tranquilizar-se em alguns setores da sua vida. Espere os pró-ximos dias para tomar qualquer de-cisão que possa mudar a rotina da sua vida.

ÁRIES21/03 A 20/04

GÊMEOS21/05 A 20/06

TOURO 21/04 A 20/05 LEÃO22/07 A 22/08 ESCORPIÃO23/10 A 21/11

Dia indicado para o êxito e suces-so em todas as coisas que em-preender, principalmente, no tra-balho. O amor estará bastante benefi ciado, juntamente com a saúde e as relações sociais e pes-soais.

Depois do meio-dia, você terá óti-mas infl uências para cuidar de questões financeiras, contá-beis, bancárias. Obterá lucros através de publicidade, rádio, jornal e televisão.

Notáveis probabilidades de suces-so em questões relacionadas com a vocação, concurso, testes, em-pregos, aumento de vencimen-to e rendimenvencimen-tos. O contavencimen-to com amigos e vizinhos lhe será útil.

CAPRICÓRNIO 22/12 A 20/01

PEIXES 20/02 A 20/03

AQUÁRIO21/01 A 19/02

www.simepar.br

HORÓSCOPO

PATO BRANCO

F. BELTRÃO

CURITIBA

CASCAVEL

LONDRINA

LUA

ESTAÇÃO

TELEFONES ÚTEIS

MÁX.

MIN.

26°/18°

29°/19°

25°/20°

29°/20°

25°

18°

POLÍCIA

190

BOMBEIROS 193

SAMU

192

NOVA

PROBABILIDADE DE CHUVA 60% | 10mm diariodosudoeste.com.br 16 de dezembro de 2020

A12

Variedades

PASSATEMPO

TEMPO

RADICCI

iotti

ILUSTRAÇÃO

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br

© Revistas COQUETEL

BANCO 32 M T A B A N D A G E M F I M I M U N E O R A B A D A A D A M O F D E R T R I G O A G I T O L R T R A N S I T A R A N T U R V O D O T AR A I D A O I DA DE V ID R A Ç A I N E U T R A AL O L A E R E A S (?) da Mentira: 1o de abril Instrumento musical como o bumbo (?) Sandler, ator dos EUA Nascido sob o primeiro signo (Astrol.) Queimar na super-fície Paciente do pré-natal Cereal com o qual se fabrica pão Principais atrações de Barretos (SP) Circular; percorrer Atribuir algum dom a Vitamina abundante na man-teiga Anticon-cepcional colocado no útero Parte transpa-rente de janelas Cada divisão da escola de samba A pessoa que não toma partido Vias (?): são afetadas na gripe O produto que não agride o meio ambiente

Museu de Arte Moderna (sigla) Atadura; faixa Encerra-mento Elis Regi-na, cantora Sacudo (o frasco) Escuro; nebuloso Que não é reta Tempo de vida Medida agrária Band-(?), curativo Alçar; levantar Protegido Prato feito com o rabo do boi Fim, em

inglês Próximo àmetade Líquido próprio para se beber Lolita Rodri-gues, atriz Hiato de "miúdo" Expressão dita ao telefone

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

▪ Quanto a solução para os conflitos entre os pais e a escola, houve um grande número de pais que não responderam, o que pode nos revelar que os pais não fizeram

Os dados experimentais de temperatura na secagem da pêra em estufa a 40 o C estão apresentados na Figura 6, assim como os valores calculados pelo modelo

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam