• Nenhum resultado encontrado

Art. 2º A solicitação deverá ser formalizada em requerimento onde constem as certidões a serem requeridas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Art. 2º A solicitação deverá ser formalizada em requerimento onde constem as certidões a serem requeridas."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PORTARIA SRTE-GO Nº 09, de 23/02/2012

Dispõe sobre as normas para emissão de Certidão de Débitos Salariais, Certidão de Infrações Trabalhistas, Certidão de Infrações à Legislação de Combate ao

Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente e Certidão do Cadastro de Empregadores que Tenham Mantido Trabalhadores em Condição Análoga à de Escravos, no âmbito da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás.

O SUPERINTENDENTE REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO EM GOIÁS, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Portaria GM/MTE nº 440, de 03 de outubro de 2007, publicada no Diário Oficial da União de 04 de outubro de 2007,

CONSIDERANDO a necessidade de estabelecer procedimentos para a expedição de certidões de débitos salariais, infrações trabalhistas, infrações à legislação de combate ao trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente e do cadastro de

empregadores que tenham mantido trabalhadores em condição análoga à de escravos no Estado de Goiás,

CONSIDERANDO que todos têm direito a receber dos Órgãos Públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, ressalvadas as hipóteses legais, conforme dispõem o art. 5º, inciso XXXIII, da Constituição Federal, em seu caput e alínea "b", os artigos 1º e 2º da Lei nº 9.051, de 18 de maio de 1995 e as disposições da Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, em especial seus artigos 5º a 9º, resolve:

Art. 1º A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás - SRTE/GO fornecerá, gratuitamente, aos interessados legitimados nos termos do art. 9º da Lei nº 9.784/1999, informações contidas no sistema informatizado do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, por meio de certidões.

Art. 2º A solicitação deverá ser formalizada em requerimento onde constem as certidões a serem requeridas.

Art. 3º O requerimento da certidão solicitada deverá ser protocolizado nas unidades da SRTE/GO onde exista o sistema oficial de protocolo.

Art. 4º O requerimento deverá conter, obrigatoriamente, a razão social, CNPJ/CEI/CPF, endereço completo, telefone e endereço eletrônico (e-mail) da empresa ou pessoa física requerente, a referência expressa à certidão requerida, os fins e as razões do pedido e a assinatura, com cópia de documento de identidade do interessado ou de procurador devidamente habilitado.

§ 1º Ao requerimento deverão ser anexadas cópias da inscrição no CNPJ/CEI/CPF e dos atos constitutivos atualizados do requerente.

(2)

previstas no caput e § 1º deste Artigo.

§ 3º O deferimento do pedido fica condicionado, em primeira análise, ao fornecimento de dados cadastrais corretos por parte do interessado, a fim de possibilitar com

efetividade a realização das diligências necessárias à emissão das certidões pleiteadas.

Art. 5º Os processos relativos a requerimento de certidões terão tramitação prioritária no âmbito da SRTE/GO.

Art. 6º Serão emitidas as seguintes certidões:

I - Certidão de Débitos Salariais;

II - Certidão de Infrações Trabalhistas;

III - Certidão de Infrações à Legislação de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente e

IV - Certidão do Cadastro de Empregadores que tenham mantido Trabalhadores em Condição Análoga à de Escravos.

§ 1º As certidões constantes dos incisos I, II, III e IV, do caput deste Artigo, serão emitidas no prazo de 15 (quinze) dias, contados a partir do registro do pedido, satisfeitos os requisitos previstos no artigo 4º.

§ 2 º As certidões relacionadas nos incisos I, II e III do caput deste Artigo terão validade de 180 (cento e oitenta) dias, contados a partir da data de sua emissão.

§ 3º A renovação de emissão de certidão não se dará antes do final do prazo de validade da certidão anteriormente emitida.

§ 4º Tratando-se da certidão prevista no inciso I, deste artigo, o requerente firmará declaração acerca da regularidade de suas obrigações de natureza salarial com relação aos seus empregados, conforme modelo do ANEXO V, que deverá acompanhar o requerimento.

Art. 7º A retirada da certidão no Setor competente será realizada pelo signatário do documento, representante legal devidamente habilitado ou preposto autorizado, devendo cópia do respectivo instrumento de mandato ser juntada ao processo.

§ 1º Quando não for cabível a emissão de certidão de débito salarial, o pedido será indeferido e caso o interessado assim se manifeste, será emitida certidão positiva de débito salarial.

(3)

Art. 8º As empresas que possuírem estabelecimentos, matriz ou filiais, em outra unidade da federação, em relação a estes, deverão solicitar a certidão de débito salarial na SRTE da respectiva circunscrição.

Art. 9º As certidões de que trata o Art. 6º, incisos I, II, III e IV serão emitidas pela Seção de Multas e Recursos - SEMUR, com base em consulta ao sistema Controle de Processos de Multas e Recursos - CPMR.

§ 1º Para fins de emissão das certidões, considerar-se-á:

I - Negativa - quando não constarem processos administrativos no sistema CPMR ou que tiverem sido arquivados em decorrência de:

a) Recolhimento de multa administrativa imposta;

b) Decisão definitiva de improcedência de auto de infração;

c) Incidência de prescrição do procedimento administrativo.

II - Positiva - quando constarem no sistema CPMR processos de multa administrativa, ainda que tramitem em outras SRTE, que não se enquadrem nas situações descritas no inciso I deste artigo.

§ 2º Na emissão da certidão positiva deverá constar, obrigatoriamente, a fase em que se encontra o processo de multa administrativa, bem como a SRTE em que tramita.

Art. 10 As certidões deverão ser emitidas de acordo com os modelos dos Anexos I, II, III e IV desta Portaria.

Art. 11 O disposto nesta Portaria aplica-se também às microempresas e empresas de pequeno porte.

Art. 12 Os casos omissos e as dúvidas surgidas na aplicação da presente Portaria serão solucionados pelo Superintendente Regional do Trabalho e Emprego.

Art. 13 Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

HEBERSON ALCÂNTARRA

ANEXO I

(4)

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO EM GOIÁS

CERTIDÃO DE DÉBITOS SALARIAIS

Atendendo a requerimento protocolizado nesta Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás, sob o nº ____________________, tendo em vista declaração de inexistência de débitos, firmada pela requerente, nos termos da Portaria SRTE/GO nº ____, publicada no DOU, de ____/___/___ e, com base em consulta aos bancos de dados desta Unidade Administrativa, onde não consta trâmite de processos referentes a débito salarial relativo aos empregados da empresa ____________, inscrita no CNPJ sob o nº ________ e com endereço à ____________, nº _____, bairro ____________, cidade ______________, UF ____, CERTIFICO que in(existe) débito salarial em nome da requerente.

Esta certidão é válida por 180 (cento e oitenta) dias a contar da data de sua emissão.

Goiânia/GO, em ____ de ____________ de ______

Chefe do Setor de Fiscalização do Trabalho

ANEXO II

Modelo de Certidão de Infrações Trabalhistas

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO GOIÁS

CERTIDÃO DE INFRAÇÕES TRABALHISTAS

Certifico, atendendo a requerimento protocolizado nesta Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás, sob o nº _______ e à vista do que consta dos registros desta unidade administrativa, que IN(EXISTEM) tramitando, nesta data, (os seguintes) processos de infrações trabalhistas contra a empresa ______________, inscrita no CNPJ sob o nº ______ e com endereço à ____________, (Processo nº ______, Auto de Infração __________, situação: ____________, autuado em ____/____/_____).

Esta certidão é válida por 90 (noventa) dias, a contar da data de sua emissão.

Goiânia/GO, em ____ de ____________ de _____

Chefe da Seção de Multas e Recursos

(5)

Modelo de Certidão de Infrações à Legislação de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO EM GOIÁS

CERTIDÃO DE INFRAÇÕES À LEGISLAÇÃO DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL E PROTEÇÃO AO TRABALHADOR ADOLESCENTE

Certifico, atendendo a requerimento protocolizado nesta Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás, sob o nº ______ e à vista do que consta dos registros desta unidade administrativa, que IN(EXISTEM) tramitando, nesta data, (os seguintes) processos de infrações à legislação de combate ao trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente contra a empresa ____________, inscrita no CNPJ sob o nº ______ e com endereço à ____________, (Processo nº _______, Auto de Infração ______, situação: ___________, autuado em ____/____/_____).

Esta certidão é válida por 90 (noventa) dias, a contar da data de sua emissão.

Goiânia/GO, em ____ de ____________ de _____

Chefe da Seção de Multas e Recursos

ANEXO IV

Modelo de Certidão do Cadastro de Empregadores que Tenham Mantido Trabalhadores em Condição Análoga à de Escravo

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL TRABALHO GOIÁS

SEÇÃO DE MULTAS E RECURSOS CERTIDÃO DO CADASTRO DE EMPREGADORES QUE TENHAM MANTIDO TRABALHADORES EM CONDIÇÃO ANÁ- LOGA À DE ESCRAVO

Certifico, atendendo a requerimento protocolizado nesta Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás, sob o nº ______ que a empresa ____________, inscrita no CNPJ sob o nº ________ e com endereço à _______________, (NÃO) CONSTA, nesta data, do Cadastro de Empregadores que Tenham Mantido Trabalhadores em Condição Análoga à de Escravo, disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e

Emprego em seu site www.mte.gov.br e atualizado até a data de __ de __________ de ____ .

(6)

ANEXO V

Modelo de Declaração de Inexistência de Débito Salarial.

DECLARAÇÃO DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO SALARIAL

Eu, _______________________, nacionalidade ___________, estado civil __________, RG nº ______, CPF nº, na condição de __________ da empresa

________________, inscrita no CNPJ sob nº _________, declaro sob as penas da lei*, que a pessoa jurídica acima nominada encontra-se em situação regular com todas as obrigações trabalhistas de natureza salarial (salários mensais, gratificação natalina, verbas rescisórias e depósitos do FGTS) para com seus empregados na presente data.

Por ser esta expressão da verdade, firmo a presente declaração.

Goiânia/GO, em ____ de ____________ de _____ Assinatura.

*Código Penal, artigo 299.

Referências

Documentos relacionados

Na hipótese de não constar prazo de validade nas certidões apresentadas, a Administração aceitará como válidas as expedidas nos 180 (cento e oitenta) dias

Estudos verificados na literatura evidenciam a participação do sistema inato nas DP de diversas formas: ativação e sinalização dos Receptores Semelhan- tes a Toll (TLRs); produção

Na hipótese de não constar prazo de validade nas certidões apresentadas, a Administração aceitará como válidas as expedidas até 180 (cento e oitenta) dias

Na hipótese de não constar prazo de validade nas certidões apresentadas, a Administração aceitará como válidas as expedidas nos 180 (cento e oitenta) dias

Na hipótese de não constar prazo de validade nas certidões apresentadas, a Administração aceitará como válidas as expedidas nos 180 (cento e oitenta) dias

Na hipótese de não constar prazo de validade nas certidões apresentadas, o CPB aceitará como válidas as expedidas até 180 (cento e oitenta) dias

Com a tentativa de propiciar aos alunos uma situação de produção, na qual se tornam sujeitos do seu enunciado por meio da compreensão ativa do outro, em que a escrita tem

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCNs), documento que serve como orientação para os professores de Língua Portuguesa no país, trazem, referente ao ensino