• Nenhum resultado encontrado

VALOR JUSTO: O IMPACTO NA MENSURAÇAO DOS ATIVOS BIOLÓGICOS EXISTENTES NAS EMPRESAS DO SEGMENTO DO AGRONEGÓCIO LISTADAS NA BM&FBOVESPA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VALOR JUSTO: O IMPACTO NA MENSURAÇAO DOS ATIVOS BIOLÓGICOS EXISTENTES NAS EMPRESAS DO SEGMENTO DO AGRONEGÓCIO LISTADAS NA BM&FBOVESPA"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

VALOR JUSTO: O IMPACTO NA MENSURAÇAO DOS ATIVOS BIOLÓGICOS EXISTENTES NAS EMPRESAS DO SEGMENTO DO AGRONEGÓCIO

LISTADAS NA BM&FBOVESPA

Scheila Carine Scherer1 Diego Saldo Alves2

RESUMO

O estudo objetiva-se em avaliar o impacto do valor justo na mensuração dos ativos biológicos existentes nas empresas do segmento agronegócio listadas na BM&FBovespa no período de 2008 a 2013. Os dados foram extraídos das demonstrações contábeis divulgadas. O desenvolvimento fez-se a partir da pesquisa descritiva, documental, bibliográfica e qualitativa. Os resultados obtidos demonstram dados constantemente crescentes. Concluindo, as adequações a partir da aplicação do CPC 29 impactou fortemente na evidenciação contábil dos ativos biológicos, observadas efetivamente na adoção dos novos critérios, atualmente praticada normalmente. As notas explicativas apresentam informações básicas quanto a efetiva mensuração dos ativos, dificultando a analise da situação dos ativos.

Palavras-chave: Ativos Biológicos; BM&FBovespa; CPC 29; Valor Justo.

ABSTRACT

The study aimed to assess the impact on the fair value on the measurement of biological assets in the agribusiness segment listed on the BM & FBovespa from 2008 to 2013. Data were extracted from the published financial statements. The development was made from the descriptive, documentary, bibliographical and qualitative. The results show constantly growing data. In conclusion, the

(2)

adjustments from the application of CPC 29 strongly impacted the accounting disclosure of biological assets, effectively observed in adopting the new criteria, currently practiced normally. The notes offer basic information on the effective measurement of assets, making it difficult to analyze the situation of the assets.

Key-words: Biological Assets; BM&FBovespa; CPC 29; Fair Value.

1 INTRODUÇÃO

A partir do surgimento dos novos cenários econômicos, a necessidade da existência de uma linguagem universal, direcionando e permitindo a comparabilidade das informações contábeis, ocorreu o processo de convergência das demonstrações contábeis no Brasil, a aplicabilidade da lei 11.638/07, visa a interação, entendimento e homogeneidade da contabilidade com as demais economias internacionais. O CPC 29 – Ativo Biológico e Produto Agrícola determinou muitas mudanças principalmente para as companhias de capital aberto, em consequência para as demais do segmento. Os ativos biológicos começaram a ser mensurados e registrados a valor justo por meio da Resolução CFC nº1. 186/09.

Nesse trabalho serão apresentados assuntos relevantes para a construção e desenvolvimento do estudo dos ativos biológicos, assunto que esta sendo debatido com importância no Brasil, devido a sua dificuldade de mensuração e seu enorme grupo de espécies animais e vegetais dos quais a contabilidade agrícola trata. Por esse motivo será necessário o conhecimento geral da contabilidade, evoluindo até os mais específicos que é o tema desse estudo, e para que assim possa ser elaborada uma opinião com base em resultados concretos, devem-se aprofundar os conceitos fundamentais dos ativos biológicos.

Conforme exposto, formulou-se o seguinte problema da pesquisa: Qual o impacto do valor justo na mensuração dos ativos biológicos existentes nas empresas do segmento agronegócio?

Buscando resposta para esse problema foi traçado o seguinte objetivo geral: Avaliar o impacto do valor justo na mensuração dos ativos biológicos existentes nas empresas do segmento agronegócio listadas na BM&F Bovespa.

(3)

E tem-se como objetivos específicos, dissertar sobre a convergência das Normas Internacionais de Contabilidade; desenvolver o tema, ativos biológicos mensurados a valor justo; avaliar os ativos imobilizados em questão a valor justo;

Este estudo justifica-se pelo objetivo fornecer informações e material para futuras pesquisas, quanto à contabilização e a apresentação dos reflexos contábeis da adoção do valor justo nas demonstrações contábeis, analisar e buscar em estudos já divulgados se possuem informações suficientes para auxiliar na mensuração dos ativos biológicos. Desenvolvendo assim, material que contribua ao mercado, auxiliando os gestores, desenvolvedores das demonstrações das entidades do agronegócio e também para os usuários externos, podendo compreender e aprofundar os efeitos da adoção do valor justo. O estudo caracteriza-se pela utilização da pesquisa exploratória e descritiva, de natureza qualitativa. O estudo desenvolveu-se nas companhias de capital aberto listadas na BM&F Bovespa no ramo do agronegócio referente ao período de 2008 a 2013. O presente trabalho está estruturado em cinco seções, a primeira seção diz respeito a essa introdução, a segunda seção apresenta-se a revisão da literatura, que inclui basicamente assuntos relacionados ao conceito, características e formas de mensuração de ativos biológicos para a produção, além do modelo conceitual de pesquisa. A terceira seção encontra-se os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa, por fim a quarta seção onde estão apresentadas as referencias bibliográficas.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Conceito dos Ativos Biológicos

Os ativos biológicos são todos aqueles ativos dotados de vida e por esse motivo estão sujeitos a transformações biológicas, como, crescimento, degeneração, e morte, no momento que termina ou cessa a vida o ativo biológico passa a ser considerado produto agrícola. Outros fatores influenciam em seu estado físico de forma constante, como, as alterações das condições climáticas da região, as quais podem afetar consideravelmente o seu valor. Os ativos biológicos são aqueles de onde são derivados ou extraídos os produtos agrícolas no momento da sua obtenção ou colheita.

(4)

2.2 Principais Definições do CPC 29 - Ativo Biológico e Produto Agrícola

O CPC 29 - Ativo Biológico e Produto Agrícola por meio de audiência publica nº15/2009, em 28 de maio de 2009, publicado em 7 de agosto de 2009 e aprovado pela Resolução CFC nº 1.186/09, entrando em vigor em 24 de julho de 2009 para os exercícios iniciados em 01 de janeiro de 2010. Visa reconhecer nas entidades que possuem ativos biológicos e produtos agrícolas, as mudanças no valor justo de um ativo biológico á medida que se desenvolve. O CPC 29 -Ativo Biológico e Produto Agrícola estabelece que os ativos biológicos e os produtos agrícolas serão avaliados ao valor justo, menos o custo de venda, considerando a transformação biológica causadora de alterações quantitativas e qualitativas, desde o inicio do ciclo de vida até o momento da colheita. As principais definições desse pronunciamento é determinar que, o ativo biológico é todo animal ou planta vivo, o produto agrícola é o produto colhido de um ativo biológico, as transformações biológicas consistem no processo de crescimento, degeneração, produção e procriação.

2.3 Avaliação dos Ativos Biológicos e Produtos Agrícolas

O pronunciamento CPC 29 - Ativo Biológico e Produto Agrícola especifica o tratamento do ativo biológico que resulta no produto agrícola, resultado da colheita ou obtido a partir do ativo biológico. Já o produto resultante da colheita: resultado da transformação dos produtos agrícolas e devem ser tratados pelo CPC 16 - Estoques. O valor justo é valor pelo qual o ativo biológico ou produto agrícola pode ser negociado no mercado, o seu valor de mercado, imune de fatores que possam pressionar o valor para a liquidação forçada. O objetivo é definir o valor, a contabilização pelo valor justo menos as despesas de venda, desde o reconhecimento inicial, exceto quando o valor justo não estiver disponível. As variações no valor justo dos ativos biológicos são referentes às receitas e despesas na demonstração do resultado do período.

2.4 Principais Definições do CPC 46 - Mensuração do Valor Justo

O objetivo CPC 46 - Mensuração do Valor Justo é definir o valor justo, estabelecer em um único pronunciamento a estrutura para a mensuração e

(5)

divulgações. O valor justo é baseado no mercado, estima-se o preço pelo qual uma transação não forçada para vender o ativo ou para transferir o passivo ocorreria entre participantes do mercado na data, sob condições correntes de mercado, o preço de saída na data de mensuração do ponto de vista de participante do mercado que detenha o ativo ou passivo. Sua definição se concentra em ativos e passivos, eles são o objeto primário da mensuração contábil. A aplicabilidade desse pronunciamento se da quando outro pronunciamento requer ou permitir mensuração do valor justo ou ainda divulgações sobre valor justo. O ativo ou passivo mensurado ao valor justo pode ser qualquer um como, ativo ou passivo individual, como, um instrumento financeiro ou um ativo não financeiro, grupo de ativos, grupo de passivos ou grupo de ativos e grupo de passivos, como, unidade geradora de caixa ou um negócio.

2.5 Reconhecimento e Mensuração dos Ativos Biológicos

O ativo biológico deve ser reconhecido somente quando a entidade controla tal ativo, resultante de eventos passados, quando for provável que fluirão benefícios econômicos futuros para a entidade associados com o ativo e quando o valor justo ou o custo do ativo poder ser mensurado com confiabilidade. A mensuração dos ativos biológicos pelo valor justo faz-se com a diminuição dos gastos estimados para a sua venda. Entretanto quando o valor justo não for possível de ser mensurado com confiabilidade, devem ser avaliados pelo seu valor de custo diminuindo a depreciação acumulada ou a perda por irrecuperabilidade. Para determinar o valor justo deve-se seguir uma hierarquia, o preço do ativo em um mercado ativo, não havendo mercado ativo deve-se utilizar como referencia o preço obtido na ultima transação recente, o mercado ativo similar, ajustando para refletir as diferenças, o benchmarks, procedimentos de operação mais eficaz que conduz para um desempenho superior e o valor presente do fluxo de caixa futuro esperado do ativo;

3 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS

(6)

Este trabalho concretizou-se por meio de pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, partindo de dados já divulgados sobre o tema. Foi utilizada como base para desenvolvimento inicial e elaboração do projeto e a pesquisa bibliográfica e documental, fez-se necessária a realização de uma pesquisa abrangente em websites, visando atingir o objetivo desse estudo que é avaliar o impacto do valor justo na mensuração dos ativos biológicos existentes nas empresas do segmento agronegócio listadas na BM&F Bovespa.

A pesquisa descritiva para Silva (2003, p. 65) “tem como objetivo principal a descrição das características de determinada população ou fenômeno, estabelecendo relações entre as variáveis”.

Em relação à abordagem qualitativa, Richardson (1999, p.80) menciona que “os estudos que empregam uma metodologia qualitativa podem descrever a complexidade de determinado problema, analisar a interação de cartas variáveis, compreender e classificar processos dinâmicos vividos por grupos sociais”. Ressalta também que podem “contribuir no processo de mudança de determinado grupo e possibilitar, em maior nível de profundidade, o entendimento das particularidades das particularidades do comportamento dos indivíduos”.

A escolha do tema em questão fez-se pelo fato doo agronegócio possuir extrema importância no cenário econômico nacional e mundial, onde muitos dos ativos biológicos servem de base como matéria prima e matrizes na produção dos bens de consumo, sendo este o setor que sofreu maiores impactos do CPC 29 - Ativo Biológico e Produto Agrícola, devido ao numero de ativos biológicos registrados no patrimônio das entidades.

3.2 Tratamento das Informações

A população deste estudo compreende 23 companhias exploradoras de Ativo Biológico e Produto Agrícola listadas na BM&FBovespa, que divulgam o ativo biológico e produto agrícola nos períodos de 2009 a 2013. Como amostra do estudo foram selecionadas 15 empresas para análise devido ao nível de informações disponibilizados pelas mesmas nos cinco anos que constituem o período de estudo.

Os dados utilizados para o desenvolvimento deste trabalho foram coletados por meio das demonstrações contábeis e os relatórios anuais auditados e publicados na página eletrônica da BM&F Bovespa e também no

(7)

sitio das próprias entidades. A analise dos valores dos ativos biológicos foram necessários para verificar qual o impacto da adoção do valor justo na mensuração dos ativos biológicos e seus resultados produzidos durante os respectivos exercícios. A analise das notas explicativas foram com o objetivo de observar qual o nível de detalhamento, evidenciação e divulgação das informações que se referem especificamente aos ativos biológicos pelas empresas aqui amostradas.

Os critérios de avaliação e analise utilizados neste estudo são constituídos pelo conjunto dos seguintes itens, informações sobre a existência de ativos biológicos mensurados por valor de custo; informações sobre o risco dos ativos biológicos; reflexo do valor justo por efeito de preço e por feito do crescimento do ativo; ativos biológicos separados por espécie; informações sobre mudança de critério de mensuração; ativos biológicos separados por idade ou maturidade; notas explicativas especificas para ativos biológicos; ativos biológicos separados em linhas separadas nas demonstrações; relatório da empresa faz referencia a IAS 41/CPC29; evidenciação de acordo com as normas internacionais de contabilidade. Para evidenciar o nível de informações disponibilizados pelas empresas foi adotando o seguinte critério, atribuiu-se 1 para confirmar a divulgação de determinada informação e 0 para a ausência da mesma, a soma final da pontuação obtida evidencia a quantidade de informações que empresas demonstraram. Os resultados obtidos foram distribuídos em planilhas e gráficos, com critério de classificação para melhor entendimento e evidenciação, onde estão alocados e comparados com base nas informações obtidas, bem como, os valores de participação, classificação, ramo e variações pertinentes a cada grupo de ativos biológicos animais e vegetais do período analisado.

4 ANÁLISE DE DADOS

A Tabela 1 evidencia a participação dos ativos biológicos em relação ao ativo total das empresas selecionadas como amostra, no intervalo de 2008, 2009, 2010 e 2013. O total geral de ativos divulgados pelas amostras em suas demonstrações contábeis foi no exercício de 2008 de R$ 4.972.288, em 2009 um total de R$ 8.016.977, em 2010 somou-se R$ 10.771.985, em 2013 R$ 12.149.235. Em 2010 ocorreu uma considerável variação da participação dos ativos biológicos comparados com o ano de 2009, essa representa um

(8)

acréscimo de 25,58% ou R$ 2.755.008. Tal variação esta relacionada com a obrigatoriedade da mensuração dos ativos biológicos no ano de 2010 a valor justo. A média de participação dos ativos biológicos em relação ao ativo total no comparativo do período obteve os seguintes resultados, em 2008 de 7%, no ano de 2009 foi de 8%, no ano de 2010 obteve-se 10% e em 2013 foi de 9,6%. Pode-se observar uma média constante entre os períodos, onde, entre as amostras analisadas houve pouca variância, apenas em 2008 a 2010 com maiores divergências, devido à convergência as Normas Interacionais de Contabilidade, sendo em sua maioria positivamente crescente.

Tabela 1 Participação dos Ativos Biológicos em Relação ao Ativo Total, 2009 a 2010 Empresa VL AB % VL AB % VL AB % VL AB % CH 2008 AT CH 2009 AT VJ 2010 AT 2013 VJ AT Battistela 80.077 17% 106.628 18% 80.830 14% 0 0% Cel.Irani 45.754 4% 42.816 4% 238.215 21% 268.725 16% Cosan 942.533 17% 1.106.675 15% 1.561.132 8% 989.239 3% Duratex 182.184 5% 362.857 7% 1.030.717 17% 1.125.616 14% Eucatex 181.720 13% 199.780 14% 223.696 14% 340.032 18% Ferbasa 70.499 7% 84.504 8% 123.521 10% 175.089 13% Fibria 1.339.294 10% 3.698.765 11% 3.550.636 12% 3.423.434 13% Itausa 182 0% 363 0% 1.030 0% 1.126 3% JBS 279.356 2% 249.618 1% 430.685 1% 1.070.725 2% Marfrig 241.799 2% 344.089 3% 970.594 4% 494.340 2% Minerva 84.720 4% 81.076 4% 69.807 3% 79.341 2% Martinho 454.804 11% 461.952 12% 435.532 11% 797.400 14% SLC 193.855 7% 189.514 6% 208.983 7% 382.942 9% Suzano 865.157 5% 1.081.533 6% 1.811.094 10% 2.965.872 11% Trevisa 10.354 8% 6.807 5% 35.513 26% 35.354 25% TOTAL 4.972.288 7% 8.016.977 8% 10.771.985 10% 12.149.235 10% Fonte: Elaborado pelo autor, (2015)

Na tabela 3 esta descriminada a variação dos ativos biológicos nos exercícios de 2009 a 2013, os dados foram analisados a partir da seguinte sistemática, primeiramente foram coletados os valores dos ativos biológicos conforme divulgado no sitio da BM&FBOVESPA e distribuídos na tabela. A variação total encontrada no comparativo de 2008 para 2009 foi positiva em R$ 3.087.843 com média geral de R$ 205.856, de 2009 para 2010 a variação foi de

(9)

R$ 2.748.639 a média de R$ 183.242, de 2010 para 2011 a variação foi negativa com R$ 194.766, assim diretamente influenciando na média geral, negativa com R$ 12.984, de 2011 para 2012 de R$ 1.545.941 e média geral de R$ 103.062, a variação de 2012 para 2013 foi a menor dos períodos de R$ 26.075 com média de R$ 1.738. As empresas com maior aumento em seus ativos biológicos foi a Suzano com variação altamente positiva em todos os períodos. As empresas Fibria e Cosan destacaram-se das demais pela considerável redução em ativos biológicos conforme demonstra na tabela 3.

Tabela 3 – Variação dos Ativos Biológicos 2008 - 2013

EMPRESA (2008-2009) (2009-2010) (2010-2011) (2011-2012) (2012-2013) Battistela 26.551 -25.798 -12.361 -68.469 0 Cel. Irani -2.938 195.399 1.782 23.295 5.433 Cosan 164.142 454.457 -593.109 0 21.216 Duratex 180.673 667.860 63.503 8.117 23.279 Eucatex 18.060 23.916 34.641 37.641 44.054 Ferbasa 14.005 39.017 16.743 11.685 23.140 Fibria 2.359.471 -148.129 -286.426 61.394 97.830 Itausa 181 667 64 8 24 JBS -29.738 181.067 -221.142 944.390 -83.208 Marfrig 102.290 626.505 -39.642 266.241 -702.853 Minerva -3.644 -11.269 -22.127 -6.917 38.578 S. Martinho 50.302 -15.018 197.372 0 164.496 SLC -4.341 1.698 70.714 29.881 73.364 Suzano 216.376 729.561 595.501 237.345 321.932 Trevisa -3.547 28.706 -279 1.330 -1.210

Fonte: Elaborado pelo autor, (2015)

O gráfico 1 representa a classificação setorial e ramo de atuação das empresas selecionadas para analise neste trabalho. Os setores que apresentaram o maior percentual de participação em relação aos demais é o setor de matérias básicos, madeira papel e celulose com 33% e o setor de consumo não cíclico, de alimentos processados, carnes e derivados com 20%, juntos representam 53% do total geral. Pode-se ainda observar através do estudo que os ativos biológicos estão presentes nos mais diversos setores de

(10)

atuação da economia, como destaque para os casos dos setores de construção e transporte, financeiro, siderurgia e metalurgia, os quais apresentam ativos biológicos evidenciados em suas demonstrações.

Gráfico 1 – Classificação Setorial e Ramo de Atuação Fonte: Elaborado pelo autor, (2015)

A partir da analise dos valores mínimos, máximos, médias e medianas foi possível determinar a menor presença de ativos biológicos por empresa registrados em suas demonstrações contábeis, neste caso especifico destaca-se a empresa Itausa Investimentos Itaú S.A, com os seguintes números, em 2009 R$ 363, no ano de 2010 R$ 1.030, em 2011 R$ 1.094, no ano de 2012 R$ 1.102 e em 2013 R$ 1.126, em milhões de reais. A Itausa Investimentos tem atuação em holdings de instituições não-financeiras e por se exploradora de atividades não dependentes e nem estar ligadas diretamente ao ramo dos ativos biológicos possui o índice mínimo entre as demais empresas.

A empresa que possuiu o maior presença de participação de ativos biológicos evidenciado nas suas demonstrações contábeis é a Fibria Celulose S.A com, em 2009 R$ 1.339.294, em 2010 R$ 3.698.765, no ano de 2011 R$ 3.550.636, em 2012 R$ 3.325.604 e no ano de 2013 R$ 3.423.434, motivo para tal deve-se ao fato de estar atuando no setor de materiais básicos, madeira e papel, papel e celulose, sua atividade esta diretamente relacionada a exploração dos ativos biológicos, como a fabricação de celulose e outras pastas para a fabricação de papel e o cultivo de eucalipto.

A média e a mediana constituiu-se se atreve de cálculos estatísticos, onde a média obteve-se primeiramente a partir da soma de todos os resultados divulgados referente os ativos biológicos das amostras, após divide-se o valor total geral por n (quantidade de amostras), alcançando assim as médias para cada período. A partir da analise das médias é possível observar que as mesmas mantiveram-se constantes, positivas e crescentes, no ano de 2008 a média registrada foi de R$ 331.473, em 2009 R$ 534.440, em 2010 em R$ 712.743, no ano de 2011 foi de R$ 705.075, em 2012 de R$ 808.210 e em 2013 registrou média de R$ 809.949. A mediana obteve-se com base no seguinte fórmula estatística, n+1/2, onde, primeiramente todos os resultados são planilhados em ordem crescente, do menor ao maior, assim n representa o

(11)

numero total de amostras para cada exercício, a partir do resultado obtido é possível verificar a posição em que se encontra a mediana nesta mesma planilha, alcançando os seguintes resultados, no ano de 2008 a mediana foi de R$ 182.184, no ano de 2009 R$ 199.780, em 2010 R$ 238.215, em 2011 R$ 258.337, em 2012 R$ 309.578 e no exercício de 2013 R$ 382.942. Concluindo assim que a mediana foi da mesma forma como a média constante, positiva e crescente entre os períodos analisados.

Tabela 4 – Mínimo, Máximo, Média e Mediana 2009 - 2013 (em milhões de reais)

Descritiva 2008 2009 2010 2011 2012 2013

MINIMO 182 363 1030 1094 1102 1126

MAXIMO 1.339.294 3.698.765 3.550.636 3.264.210 3.325.604 3.423.434 MÉDIA 331.473 534.440 712.743 705.075 808.210 809.949 MEDIANA 182.184 199.780 238.215 258.337 309.578 382.942 Fonte: Elaborado pelo autor, (2015)

Com relação as informações disponíveis nas notas explicativas, elaborou-se a tabela 5 onde conta um resumo dos resultados para o melhor entendimento. Os resultados gerais obtidos podem ser avaliados da seguinte maneira:

100% das 15 empresas analisadas divulgaram suas informações de acordo com as normas internacionais de contabilidade, 87% das empresas fizeram referencia a IAS 41/CPC 29 quanto as mudanças de critérios de mensuração dos ativos biológicos em notas explicativas, 100% das entidades os ativos biológicos são evidenciados em linhas separadas nas demonstrações contábeis, 93% possuem notas explicativas especificas para ativos biológicos, desse modo demonstrando que as empresas estão empenhadas em esclarecer informações divulgadas pertinentes a tais ativos, 100% das empresas não possuem ativos biológicos separados por idade ou maturidade em suas demonstrações divulgadas, o que demonstra com esse resultado que as mesmas não se preocupam em transmitir tal informação, 100% não divulgaram seus ativos biológicos separados por espécie, 67% apresentam em seus demonstrativos informações sobre a mudança de critério de mensuração dos ativos biológicos.

Os reflexos do valor justo por efeito de preço e por efeito do crescimento do ativo não esteve presente na maioria das empresas analisadas,

(12)

representando apenas 7% do tal informação. As informações sobre o risco dos ativos biológicos não foram divulgado em nenhuma das demonstrações contábeis analisadas neste estudo, o que diz respeito a 100% da amostragem, 7% das empresas divulgaram informações sobre a existência de ativos biológicos mensurados por valor de custo, as quais o possuíam.

Tabela 5 – Informações Divulgadas em Notas Explicativas 2008 - 2013

Itens Analisados nas Notas explicativas SIM NÃO Evidenciação de acordo com as normas internacionais 100% 0% O relatório da empresa faz referencia a IAS 41/CPC 29 87% 13% Ativos biológicos evidenciados separadamente nas demonstrações 100% 0% Notas explicativas especificas para ativos biológicos 93% 7% Ativos Biológicos separados por idade ou maturidade 0% 100%

Ativos Biológicos separados por espécie 0% 100%

Informações sobre a mudança de critério de mensuração 67% 33% Reflexo do Valor Justo por efeito de preço e de crescimento 7% 93% Informações sobre o risco dos ativos biológicos 0% 100% Informações sobre existência de ativos biológicos mensurados por

valor de custo 7% 93%

Fonte: Elaborado pelo autor, (2015)

Adotou-se a seguinte classificação geral para as empresas, atribuindo 1 e 0, onde 1 representa a confirmação da divulgação de determinada informação, 0 a ausência da mesma, a pontuação máxima corresponde a 10, onde, 10 representa 100% de excelência nas divulgações. A tabela evidencia a classificação geral das amostras, contudo a empresa que apresentou maior numero de dados divulgados foi a Fibria recebendo a primeira colocação, atribuindo escore 6, seguida pela Battistela, Celulose Irani, Duratex, Eucatex, Ferbasa, JBS, Marfrig, SLC, Suzano e Trevisa, todas na quinta colocação, com escore 5, as demais obtiveram índices muito abaixo do esperado.

A partir desses resultados é possível confirmar que faltam dados importantes nas notas explicativas dessas empresas, onde por sua vez as notas explicativas são de grande importância para os usuários das informações, ficando prejudicada a tomada de decisões, a analise da real situação dos ativos, bem como os critérios utilizados para reconhecimento, mensuração e

(13)

evidenciação.

Tabela 6 - Classificação Geral das Empresas 2008 – 2013 Classificação Empresas Escores

1º Fibria 6 2º Battistela 5 Celul Irani 5 Duratex 5 Eucatex 5 Ferbasa 5 JBS 5 Marfrig 5 SLC 5 Suzano 5 Trevisa 5 3º Itausa 4 Minerva 4 4º Cosan 3 5º São Marinho 2

Fonte: Elaborado pelo autor, (2015) 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A pesquisa atingiu seu objetivo quanto a avaliar o impacto do valor justo na mensuração dos ativos biológicos existentes nas empresas do segmento agronegócio listadas na BM&F Bovespa, bem como os impactos da convergência as Normas Internacionais de Contabilidade. Os dados disponibilizados nos períodos de 2008 a 2013, em observância a aplicação do CPC 29, demonstraram um período critico entre 2009 e 2010, no comparativo entre o tratamento tradicional, a custo histórico, em relação à convergência as normas internacionais de contabilidade, a valor justo. O período efetivo de adequações impactou nas demonstrações contábeis, tratando-se da amostra, em 2009 os ativos biológicos apresentaram somatório de R$ 8.016.977 a custo histórico e R$ 9.358.308 após o ajuste a valor justo. Os períodos de 2011 a 2013 não sofreram maiores impactos devido ao fato de já estarem evidenciados em conformidade as novas exigências, obtendo índices positivos e crescentes. As

(14)

médias e medianas da mesma forma foram positivamente crescentes, sem variação significativa, verificáveis através das demonstrações.

A adoção do CPC 29 influenciou no cenário dos ativos biológicos, compreendendo os processos de crescimento, degeneração, produção e procriação, precificando plantas, animais vivos e suas transformações, gerando mudanças qualitativas e quantitativas. Os dados obtidos comprovam tais afirmativas, como no caso das perdas registradas após os ajustes nas empresas Battistela e Corsan, em 7,4% e 12,9% consecutivamente no registro de seus ativos. As notas explicativas apresentaram informações que transmitem dados suficientes quanto ao tratamento, quantidades e espécies exploradas, tornando-se satisfatórias para a compreensão e obtornando-servação da situação das companhias. Auxiliando na identificação dos critérios utilizados para o reconhecimento, mensuração e evidenciação dos ativos biológicos.

A importância dessa pesquisa esta no aproveitamento e fornecimento de material para futuras pesquisas, auxiliando no esclarecimento do impacto da mensuração dos ativos biológicos, bem como na divulgação desse ramo aos demais estudantes e interessados. Recomenda-se que sejam feitas novas pesquisas com o objetivo de aprofundar e agregar maiores informações quanto ao detalhamento, tratamento e mensuração dos ativos biológicos, contribuindo com discussões e analises sobre o tema.

REFERENCIAS

BM&FBOVESPA. Bolsa de Mercadoria e Futuros, Bolsa de Valores de São

Paulo. Empresas Listadas. Disponível em:

<

http://www.bmfbovespa.com.br/cias-listadas/empresas-listadas/BuscaEmpresaListada.aspx?idioma=pt-br>. Acesso em 25 ago. 2014. COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. CPC 29 Ativo Biológico e Produto Agrícola. In: (Ed.). Brasília: Conselho Federal de Contabilidade, 2009. Disponível em: <http://www.cpc.org.br>. Acesso em: 30 out. 2014.

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. CPC 46 Mensuração do Valor Justo. In: (Ed.). Brasília: Conselho Federal de Contabilidade, 2012. Disponível em: <http://www.cpc.org.br>. Acesso em: 30 out. 2014.

(15)

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC). Resolução 1.186/09. Disponível em: http://www2.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx? Codigo=2009/001186. Acesso em: 19 ago. 2014.

GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1999.

MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho

Cientifico. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1992.

MARION, J.C. Contabilidade Rural: Contabilidade Agrícola, Contabilidade da Pecuária, Imposto de Renda Pessoa Jurídica. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2012. RICHARDSON, Robert Jarry et al. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SILVA, A. C. R. Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2003.

Referências

Documentos relacionados

A trajetória de Flora Tristan contraria, em grande medida, as versões mais difundidas sobre o surgimento das ideias socialistas, assim como sobre os papeis sociais destinados

indicam que os novos empreendimentos internacionais são um fenômeno importante‖, tendo em vista que àquela época haviam sido identificados novos empreendimentos

Segundo autores como DaMatta (2003), os Jogos Olímpicos podem ser compreendidos como rituais seculares de celebração da modernidade que influenciam as mais

Figura 3 – Cumprimento das orientações pré-operatórias pelos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca eletiva no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de

Assim, em ordem a fomentar o arrendamento e a transmitir aos proprietários a segurança jurídica necessária para tal, o PSD propõe alterações à taxa especial dos

01400.077222/2014-84, com o devido cadastro como Curso de Extensão/PREX sob o código CH00.2015.CS.0251, torna público o presente Edital e divulga a seleção para a

A maioria dos adjetivos que são biformes, ou, seja, possuem formas distintas para cada gênero, concorda com o substantivo que eles modificam em gênero e número.. Os adjetivos

Este trabalho investigou o uso de técnicas de Inteligência Artificial baseadas em algoritmo de clusterização k-means e em rede neural não- supervisionada do tipo