• Nenhum resultado encontrado

Contro Técnico Atrottpociol Instituto do Estudos Avonçodot Rodovlo do» Tomoiot, Km 5, Soo JOM dot Compot-SP Brotil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Contro Técnico Atrottpociol Instituto do Estudos Avonçodot Rodovlo do» Tomoiot, Km 5, Soo JOM dot Compot-SP Brotil"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

NOTA TÉCNICA

- IEA»/NT- pio/83

11 JUL 198 3

ATUALIZAÇÃO DA BIBLIOTECA DE DADOS DO CÓDIGO LEOPARD

por

L. Henrique Claro

Artur da Cunha Menezes Filho

Contro Técnico Atrottpociol

Instituto do Estudos Avonçodot

Rodovlo do» Tomoiot, Km 5,5

12200-Soo JOM dot Compot-SP

(2)

CORRIGENDUM

Pagina 8:

a) Na tabela 3, o valor de N(B ) : N(U-235), para o caso BAW-1, é igual a .0374.

b) Na tabela 3, a fração jnolar do DJD, para o caso BAW-2, é igual a .4966, e o valor de N ( B1 0) : N(U-235) e igual a zero.

Pagina 9:

a) No item 1, onde se lê epitérmica,deve-se ler térmica.

b) No item 2, onde se lê térmica , deve-se ler epitermica.

28 28 c) No título da tabela 3, onde se lê 6 , deve-se ler p .

(3)

RESUMO

A atualização da biblioteca do código LEOPARD é efetuada para células unitárias típicas de PWR com enriquecimento entre 1.0 e 4.12(W/o) e razão H 0:U variando entre 1.0 e 10.0.

Uma concordância razoavelmente boa com valores experimentais para ai guns índices espectrais I obtido se a seção de choque de fissão do U-235 é redu zida por .6% na faixa térmica e por 20% na faixa epitérmica; a seção de choque epitérmica do U-238 i aumentada de 20% e o número de neutrons por fissão na faixa térmica do U-235 é aumentada de .8%.

ABSTRACT

The LECk J» library is updated and tested for typical PWR unit cells with enrichment .A-.^'ng from 1.0 to 4.1%(W/o) and H_0:U ratio varying from 1.0

to 10.0.

A reaso <*t>ly good agreement with experimental values for some spectral indices is obtai >d if the fission cross section of U-235 is reduced by .6% in the thermal ran-' and by 20% in the epithermal range; the epithermal capture cross section fcv U-238 is increased by about 20% and the number of neutrons per fission in t ;.e thermal range of U-235 is increased by .8%.

(4)

ÍNDICE

. LISTA DE TABELAS ii

. LISTA DE FIGURAS iii

1 - INTRODUÇÃO 1

2 - PREPARAÇÃO DA BIBLIOTECA 2

2.1 - Geração de dados na faixa térmica O.eV—».625eV 2

2.2 - Geração de dados na faixa epitérmica (.625eV — » lOMeV 2

2.3 - Geração de biblioteca binaria para o código LEOPARD 4

3 - MODIFICAÇÃO NO CÕDIGO LEOPARD 5

4 - DESCRIÇÃO DE PROBLEMAS PADRÃO PARA AJUSTE DE BIBLIOTECA 7

5 - AJUSTES E RESULTADOS 7

5.1 - Ajustes 7

5.2 - Resultados 9

5.3 - Comparação de resultados para célula típica do reator

de Angra I 13

6 - CONCLUSÕES 13

. REFERÊNCIAS 20

(5)

11

LISTA DE TABELAS

TABELA 1 - Modificações no programa SPOTS 5 TABELA 2 - Modificações no código LEOPARD 6 TABELA 3 - Descrição de alguns problemas padrão utilizados no

ajustamento da biblioteca do código LEOPARD 8 ~ 28

TABELA 4 - Comparação entre 6 calculado com biblioteca antiga e

biblioteca atualizada 9 25

TABELA 5 - Comparação entre 6 calculado com biblioteca antiga e

biblioteca atualizada 10 — 28

TABELA 6 - Comparação entre <5 calculado com biblioteca antiga e

biblioteca atualizada 10 TABELA 7 - Comparação entre C* calculado com biblioteca antiga e

biblioteca atualizada Jl TABELA 8 - Comparação entre K f (para células críticas) calculado

com biblioteca antiga e atualizada 12 TABELA 9 - Dados de entrada para o programa LEOPARD, célula típica

(6)

LISTA DE FIGURAS ill FIGURA (IT.1) FIGURA (V-l) FIGURA (V-2) FIGURA (V-3) FIGURA (V-4) FIGURA (V-5) FIGURA (V-6)

- Diagrama de fluxo para a preparação da biblioteca

do código LEOPARD 3 - Taxa de produção de Pu-240(Kg/T) para vários passos

de queima (MWD/T) 15 - Taxa de destruição do U-235 (Kg/T) para vários

passos de queima (MWD/T) 16 - Taxa de conversão (razão entre captura nos isótopos

férteis e absorção nos isótopos físseis) para vários

passos de queima (MWD/T) 17 - Fator de multiplicação infinito para vários passos de

queima (MWD/T) 17 - Seção de choque microscópica de absorção térmica do

Pu-240 (barn) para vários passos de queima (MWD/T) 18 - Seção de choque microscópica de captura térmica do

(7)

I - INTRODUÇÃO

Apesar de ter sido desenvolvido no final da década de 1950, o código LEOPARD tem sido ainda largamente utilizado para cálculos de células típicas de reatores térmicos.

Embora contenha várias aproximações, o código é extremamente útil, quando aplicado ã reatores moderados à água leve, devido ã simplicidade de pre paraçao de dados de entrada, pequeno tempo computacional e principalmente, em virtude de sua opção de cálculo de queima de combustível.

Em sua versão mais difundida, LEOPARD utiliza uma biblioteca de se ções de choque baseada em dados provenientes da "Evaluated Nuclear Data File" -Versão B, n9II(ENDF/B-II). A fim de reproduzir o fator de multiplicação (K ,) para células críticas, típicas de reatores térmicos, alguns ajustes foram introduzidos na biblioteca, principalmente no número de neutrons por fissão. É interessante observar, contudo, que ajustamentos tomando K como parâmetro in tegral de referência, podem mascarar erros que se cancelam. 6 possível então, que o esforço de ajustamento realizado para uma célula no início da vida do rea tor seja perdido durante a queima, porque outros isótopos passarão a fazer par te do sistema.

Na sua versão original, a biblioteca do código LEOPARD contém 9 ele mentos com informação de ressonância, onde não estão incluídos alguns materiais estruturais como o ferro, níquel, etc., e 16 elementos com informação de es palhamento inelástico, sendo que os Plutônios - 240, 241 e 242 não são conside rados de uma forma explícita.

0 objetivo deste trabalho I produzir uma biblioteca do código LEOPARD, ã partir de dados da ENDF/B-IV, que embora já não seja a última pala vra em termos de dados básicos, representa um progresso razoavelmente grande em relação ã ENDF/B-II, principalmente em relação ã informação de ressonância.

A versão da ENDF/B-IV existente no IEAv, não possui dados relativos a produto de fissão condensado("lumped"). Como o trabalho de criação desse ar quivo ainda está em andamento no IEAv, todas as seções de choque de produto de fissão condensado da nova biblioteca são iguais àquelas existentes na biblio teca anterior.

Na parte II, todas as fases de preparação da biblioteca decimal inter medíaria(arquivo SPOTD), para posterior transformação em biblioteca binaria, através do programa SPOTS, são apresentadas. São indicadas também, as modifí caçoes introduzidas no programa SPOTS para que possa acessar a nova biblio toca. Km decorrência das modificações no SPOTS, e necessário que o usuário in trculuza também algumas alterações no cõdí^o LEOPARD. Estas sao descritas na

(8)

parte III. Na parte IV ê apresentada uma descrição detalhada de algumas cê lulas usadas como referencia. Os ajustes e resultados sao mostrados, em forma de tabelas e gráficos, na parte V e, finalmente, na parte VI, algumas conclu soes sao indicadas.

II - PREPARAÇÃO DA BIBLIOTECA

A preparação de uma nova biblioteca para o código LEOPARD, envolve a utilização de vários códigos de processamento. Em virtude dos modelos de cal culo usados na faixa de energia térmica(E < ,625eV) serem diferentes dos proce dimentos usados na faixa epitêrmica(E > .625eV), ê necessário que se usem códi gos diferentes para essas duas faixas de energia. Em geral, para energias epi

úcaj ,(3)

- . (2)

térmicas usa-se o código ETOG , e para a faixa térmica do espectro, o código

ETOr

0 processamento combinado da ENDF/B-IV através da cadeia ETOG + ETOT para cada um dos 25 elementos que compõem a biblioteca do código LEOPARD, leva ã um arquivo decimal chamado SPOTD, que I utilizado como entrada para o progra ma SPOTS. Este programa é o que gera a biblioteca binaria para o código LEOPARD. Essa cadeia de processamento é mostrada na figura(II.l).

II. 1) GERAÇÃO DE DADOS NA FAIXA TE"RMICA(O.eV—».625eV)

Para a faixa de energia térmica, foi utilizado o código ETOT, com a opção TEMPEST, em 172 grupos de energia. A função de ponderação usada para esta faixa, foi do tipo l/E, depois de vários testes com outros espectros de ponderação, que indicaram uma completa insensibilidade das seções de choque com respeito ã escolha do espectro.

Na versão existente no IEAv, o código ETOT nao acessa o arquivo 7 da ENDF/B-IV(leí de espalhatnento ã baixas energias). Devido ã necessidade que as seções de choque do hidrogênio e do deutêrio sejam calculadas, considerando que estes ísótopos estão ligados nas moléculas de H~0 e D O , respectivamente, o

(4) l i

código FLANGE-2 foi usado para este fim.

II.2) GERAÇÃO DE DADOS NA FAIXA EPITÉRMICAÇ. 625eV — » lOMeV)

(9)

ETOT (TEMPEST) 172 GRUPOS FLANGE&2 (LEI DE ESP) 172 GRUPOS SPOTD SPOTS BIBLIOTECA BINARIA LEOPARD ETOG (MUFT) 54WWPOS 1

(10)

MUFT, em 54 grupos de energia. A função de ponderação usada foi do tipo l/E + espectro de fissão.

No código LEOPARD, as reaçoes(n,2n) são tratadas como reações de fis sao com o valor do número de neutrons por fissão igual ã 2. A utilização dessa opção no código ETOG implica em que os elementos Níquel, ZircSnio, Crotno, Deuté rio e Samário, possuam seções de choque de "fissão" diferentes de zero. Cãlcu los realizados para células de instrumentação e células de veneno queimãvel, ti picas de reatores do tipo PWR, onde nao exista a presença de isótopos fisícamen te físseis, conduzem a resultados absurdos, porque LEOPARD tenta calcular o va lor do "buckling" para a criticalidade em um sistema onde essa operação é des provida de sentido.

A solução encontrada foi adicionar as seções de choque de "fissão" pa ra aqueles 5 elementos, ã seção de choque de espalhamento inelástico( uma das opções do código ETOG ) . Vários testes foram realizados, indicando diferenças desprezíveis em parâmetros integrais importantes, entre um e outro tratamento.

II.3) GERAÇÃO DE BIBLIOTECA BINARIA PARA 0 CÕDIGO LEOPARD

Na antiga versão do arquivo SPOTD, a biblioteca térmica era preparada em 246 grupos de energia, para posterior condensação para os 172 grupos efetiva mente usados pelo LEOPARD. Essa condensação era realizada pelo programa SPOTS, através de interpolações. Em sua nova versão, o arquivo térmico do SPOTD, é ge rado em 172 grupos de energia, o que permite suprimir do programa SPOTS a subro tina COFE e a função TERP. Este procedimento é claramente superior ao origí nal porque evita erro de interpolação e reduz o tempo de computação do processa mento SPOTD ^ SPOTS •Biblioteca.

(11)

Além dessas modificações, o esquema de leitura existente no programa SPOTS foi alterado para permitir uma menor utilização do espaço de memória.

A versão original da biblioteca do código LEOPARD continha 9 elemen tos com informação de ressonância e 16 elementos com informação de matriz de espalhamento inelástico. 0 processamento do código ETOG indicou, para a nova biblioteca, a existência de 17 elementos com ressonâncias e 22 elementos com matriz de espalhamento inelástico. Para que essas modificações pudessem ser acessadas pelo programa SPOTS, as dimensões das variáveis NRIC, LRIG, EM, R, ALPHA, PROB e SI tiveram que ser redefinidas de acordo com a tabela abaixo.

VERSÃO ANTIGA VERSÃO ATUALIZADA

NRIG(10,30) NRIG(17,30) LRIG(10,30) LRIG(17,3O) EM (200) EM (700) R (200) R (700) ALPHA(200) ALPHA(700) PROB(325,16) PROB(325,22) SI (16,54) SI (22,54)

TABELA 1: Modificações no programa SPOTS

III - MODIFICAÇÕES NO CÕDIGO LEOPARD

A fim de fazer com que o código LEOPARD seja consistente com a nova estrutura do programa SPOTS, é necessário que as modificações indicadas na tabe la(l) sejam igualmente realizadas em LEOPARD.

Fará o cálculo da probabilidade de escape da ressonância, o código LEOPARD utiliza como primeira aproximação os valores provenientes da integral de ressonância calculada através de uma correlação empírica . Os valores das seções de espalharcento a serem utilizados devem ser iguais aos da seção de choque potencial. Na versão original, estes valores coincidem com aqueles existentes no grupo 45 da seção de choque de espalhamento elástico. Na versão nova, a seção de choque de espalhamento elástico para o t'-238 no grupo 45 da faix.i epi térmÚM, v diferente da seção de choque potencial, tornando necessário

(12)

que se introduzam algumas modificações, para que o calculo através da correia çao empírica nao seja alterada. Ê" necessário então, que o usuário efetue as modificações abaixo, 1.3 subrotina MUFT:

Versão Antiga Versão Atualizada

F.QUIVALENCE(EN,VFAST(1)),(SS,SSC(1,A5) ) EQUIVALENCE(EN, VFAST(l)). A remoção da equivalência entre SS e SSC, implica em que a variável SS, lida era INPUT, seja transmitida ã subrotina MUFT através de um COMMON do tipo COMMON/IEAV83/SS(25), que deve estar presente nas subrotinas INPUT, THRMAL, INGR e MUFT e na função QD. A fim de evitar erros de compilação, a variável SS(que era definida em SPOTS, mas não era usada pelo código LEOPARD)de ve ser alterada para uma variável "muda" qualquer.

A tabela 2 mostra, de forma condensada, as modificações a serem intro duzidas pelo usuário para que o código LEOPARD possa acessar a biblioteca atua lizada.

VERSÃO ORIGINAL VERSÃO ATUAL SUB-ROTINAS OU FUNCTION A SEREM MODIFICADOS PROB(325,16) NRIG(10,30) LRIG(10,30) EM(200) R(200) ALPHA(200) PROB(325,22) NRIG(17,30) LRIGU7.30) EM(70O) R(700) ALPHA(700)

TABELA(2): Modificações no código LEOPARD (*) variável "muda" MUFT, SLOW RESINT, ED34 EQUIVALENCE (EN,VFAST(1)),(SS, SSC(1,45)) SS(25) NÃO EXISTE EQUIVALENCE (EN, VFAST(l)) WW(25)* COMMON/IEAV83/SS(25) MUFT INPUT, THRMAL, INGR, MUFT, QD INPUT, THRMAL, INGR, MUFT, QD

(13)

IV - DESCRIÇÃO DE PROBLEMAS PADRÃO PARA AJUSTE DE BIBLIOTECA

Para que se procedesse ao ajustamento de nova biblioteca do código LEOPARD, foram selecionados um total de 35 problemas * ' simulando cê lulas unitárias típicas de reatores a água leve pressurizada, com enriquecimen tos variando de 1.0 I 4.1%(W/o) e razão H20:U variando de 1.0 ã 10.0.

A tabela(3) apresenta as características físicas para 10 desses pro blemas padrão.

V - AJUSTES £ RESULTADOS

V.l) AJUSTES

Na análise dos resultados produzidos pela nova biblioteca, através do código LEOPARD, foram utilizados os seguintes índices espectrais como parâme tros de referencia para ajustes:

28 ~ — —

p : Razão entre taxa de captura epitérmica e taxa de captura térmica

para o U-238;

25 ~ -6 : Razão entre taxa de fissão epitérmica e taxa de fissão térmica

para o U-235;

6 : Razão entre taxa de fissão total no U-238 e taxa de fissão total no U-235;

C* : Razão entre taxa de captura total no U-238 e taxa de fissão to tal no U-235; e

K f: Fator de multiplicação efetivo.

Os procedimentos utilizados anteriormente ' , para o ajustamento da biblioteca do LEOPARD tomavam como referência o valor do fator de multiplica ção para células típicas de PWR. A expectativa era que uma boa predição de K . implicaria em erros pequenos para taxas de reação. Na realidade é possí vel que, através de cancelamento de erro, taxas de reação com desvios razoável

mente grandes em relação â valores medidos, possam produzir valores bastante precisos de fator de multiplicação. Em virtude disso, neste trabalho, o fator de multiplicação é ajustado depois que os índices espectrais ji o foram, já que estos demonstram ser relativamente insensíveis a variações no numero de neu trons por fissão.

As análises dos resultados produzidos pela nova biblioteca(sem ajusta

ry n ry n jç

mento), indicavam que existia uma tendência para que p , 6 e C fossem subestimados, e que o valor de r"i~ fosse superestimado. A partir dessas obser

(14)

r

caso 'RX-2 . I 3,' • r r COM3. <J-MF.7.\l U- M f TAL J - i I- - • -BA* . o C , i " -.oil PAW-B V i •JO, ENRtQ !*/o) • , 3 ' , 3 _

r

3,745 4,069 H,0 U

h

3,58 4, 8 3 £,lti 10,38 4,51 2,55 2,55 DENSIDADE («/cm) ( b) ( b ) 10,53 10,53 10,53 10,18 10,18 10,37 9,46 9,46 DIÂMETRO PASTILHA (cm) 0,983 0,083 0,0728 0,97?8 0,9728 0,7620 0,7620 0,7544 LI278 1,1278 MATERIAL ENCAMISA-MENTO A L A L AL AL AL SS-304 SS-304 SS-304 SS-304 SS-304 DIAMEXT ENCAM. (cm) 1,1506 1,1506 1,1506 1,1506 1,1506 0JB594 0,8594 o.e'-co 1,2090 1,2090 ESPESSURA ENCAM (cm) 0,0711 0,0711 0 . . 7 , , 0,0711 U,U7! 1 0,04085 0,040 S6 0,0406 0,0406 0,0406 PITCH (cm) ic) 1,8060 2,1740 IC) 1,0520 ic) 1,8060 id) 1,0287 l o j (d) 1,2522 1,5113 (o) 1,5113 B ( mf) 5 , n o 54,69 34, J.' , 40,7 5 38.J9 14,23 FRACAO MOLAR DsO 0 , NÍU235) 0 , 0, i 0, • ' • • 0, | —! ^ * o, t o, 0, 0,6970 0, 0,374 0,0062

TABELA 3 DESCRIÇÃO DE ALGUNS PROBLEMAS RADRAO UTILIZADOS NO AJUSTAMENTO DA BIBLIOTECA DO CÓDIGO LEOPARD la) - USADOS APENAS PARA O AJUSTE DO FATOR DE MULTIPLICAÇÃO

(b)-PARA CÉLULAS DE URÂNIO METÁLICO E* MAIS CONVENIENTE FORNECER AS CONCENTRAÇÕES AO INVE's DE VOLUME (U 2 3 5 = 6^235» l Ò a t / b a r n , U.238 = 4 . 7 2 O 5 * l o o t / b a r n )

(c)-CÉLULAS HEXAGONAIS (d)-CÉDULAS QUADRADAS

(15)

vaçoes, e através de um procedimento heurístico, uma das combinações de ajustes que melhor reduzia aquelas tendências era:

1) Reduzir eti .6% os valores das seções de choque de fissão epitêrrni ca do l>2 35;

2) Reduzir em 20% os valores das seções de choque de fissão térmica do U-235;

3) Aumentar de 20% os valores das seções de choque de captura epitér mica do U-238, e

4) Aumentar de .8% o valor do número de neutrons por fissão (faixa térmica do U-235).

V.2) RESULTADOS

As tabelas (4) ã (8) comparam resultados provenientes da biblioteca original e da biblioteca ajustada para os problemas-padrão descritos na parte IV deste trabalho. £ possível observar que para circa de 85% dos casos a nova biblioteca prediz os índices espectrais com um menor afastamento em rela ção aos valores medidos, quando comparada com a biblioteca antiga.

CASO BAPL-1 BAPL-2 BAPL-3 TRX-1 TRX-2 VALOR 1.43 1.15 .943 1.320 .837 EXPERIMENTAL + .01 + .01 + .010 + .021 • .016 ENDF/B-II 1.3161 1.1208 .8466 1.2696 .7761 (-8.0)* (-2.5) (-9.4) (-3.8) (-7.3) ENDF/B-IV 1.3334 1.1349 .8568 1.2915 .7870 (-6.7) (-1.3) (-8.3) (-2.2) (-5.9) ~ 28

TABELA 4: Comparação entre 6 calculado com biblioteca antiga e biblioteca atualizada.

(*): Valorem entre parênteses significam erros percentuaís(^) em relação ao valor experimental.

(16)

10

CASO

BAPL-1

BAPL-2

BAPL-3

TRX-1

TRX-2

VALOR

.089

.072

.055

.0987

.0614

EXPERIMENTAL

+ .002

+ .001

+ .001

+ .001

+ .0008

ENDF/B-II

.0794 (-10.8)'' '

.0669 (-7.1)

.0498 (-9.5)

.0995 (.8)

.0606 (-1.3)

ENDF/B-IV

.0810 (-9.0)

.0679 (-5.7)

.0502 (-8.7)

.1032 (4.5)

.0615 (.2)

25

TABELA 5: Comparação entre 6 calculado com biblioteca antiga e

biblioteca atualizada.

(*): Valores entre parênteses significam erros percentuais(Z) em

relação ao valor experimental.

CASO

BAPL-1

BAPL-2

BAPL-3

TRX-1

TRX-2

VALOR EXPERIMENTAL

.078 +

.070 +

.057 •

.0946 +

.0693 •

.004

.004

.003

.0041

.0035

ENDF/B-II

.0698 (-10.5)

<

*

)

.0610 (-12.9)

.0478 (-16.1)

,0889 (-6.0)

.0594 (-14.3)

ENDF/B-IV

.0720 (-7.7)

.0631 (-9.9)

.0496 (-13.0)

.0918 (-3.0)

.0616 (-11.1)

_ 28

TABELA 6: Comparação entre 6 calculado com biblioteca antiga e

biblioteca atualizada.

(*): Valores entre parênteses significam erros percentuais(%) em

relação ao valor experimental.

(17)

11

CASO

BAPL-1

BAPL-2

BAPL-3

TRX-1

TRX-2

VALOR

.8182

.7431

.6614

.797

.647

EXPERIMENTAL

(a)

(a)

(a)

+ .008

+ .006

ENÜF/B-II

.7797 (-4.7)

v

'

.7211 (-3.0)

.6365 (-3.8)

.7661 (-3.9)

.6188 (-4.4)

ENDF/B-1V

.7908 (-3.3)

.7307 (-1.7)

.6442 (-2.6)

.7780 (-2.4)

.6268 (-3.1)

*

TABELA 7: Comparação entre C calculado com biblioteca antiga e

biblioteca atualizada.

(a): Devido ã inexistência de valores experimentais, para estes ca

sos os,valores de referência foram obtidos com o código

HAMMER* '.

(*): Valores entre parênteses significam erros percentuais(Z) em

relação ao valor experimental.

(18)

12 CASO TRX-1 TRX-2 BAPL-1 BAPL-2 BAPL-3 YCE-1 WAP-1 BAW-1 BAW-2 BAW-3 ENDF/B-II 1.0037 1.0016 1.0001 .9992 .9962 1.0026 1.0060 .9988 1.0488 1.0589 ENDF/B-1V 1.0047 1.0025 .9996 .9989 .9944 .9933 1.0018 .9908 1.0203 1.0283

TABELA 8: Comparação entre K .(para células críticas) calculado com biblioteca antiga e atualizada.

(19)

13

V-3) COMPARAÇÃO DE RESULTADOS PARA CÉLULA TÍPICA DO REATOR DE ANGRA I

Como já foi dito anteriormente, o código LEOPARD é bastante utilizado para cálculos envolvendo queima de combustível. Na ausência de valores experi mentais, o desempenho da biblioteca atualizada é verificada em relação ã resul tados produzidos pela biblioteca original, para alguns parâmetros integrais se lecionados.

Os dados de entrada usados em LEOPARD, para a célula, sao apresenta dos na tabelai9). Resutados para taxa de produção de Pu-240, taxa de destrui çao de U-235, taxa de conversao(razão entre captura nos isótopos férteis e absorção nos isótopos físseis) e fator de multiplicação infinito, sao apresenta dos, para 10 passos de queima(Burnup < 14000MWD/T) nos gráficos(l) I (4).

Os gráficos(5) e (6) mostrando seções de choque microscópicas de absorção térmica do Pu-240 e de captura térmica do Pu-239, indicam que a biblio teca antiga(ENDF/B-II) tendia a subestimar estes valores em relação ã bibliote ca atualizada(ENDF/B-IV).

VI) CONCLUSÕES

6 importante ressaltar que o ajuste de uma biblioteca está diretamen te ligado ao tipo de problema ao qual a mesma será aplicada. Por esta razão, nao existe um ajuste padrão, para grupos de usuários diferentes. Códigos como (8) -o LEOPARD, que geram seções de ch-oque para -outr-os códig-os(ex: CITATION) nã-o devem ter suas bibliotecas ajustadas tomando como referência o valor do fator de multiplicação, mas sim os valores de taxas de reação e/ou índices espectrais.

0 procedimento mais correto para ajustamento de biblioteca do código LEOPARD, é minimizar diferenças entre valores calculados e medidos, ao longo de um ciclo de queima de combustível. Em geral, esses valores experimentais não são disponíveis no estágio do código LEOPARD, mas sim num estágio posterior, co mo por exemplo depois do processamento de códigos como o CITATION.

Este trabalho procurou reduzir as diferenças entre valores calculados e medidos, trabalhando dentro das várias limitações que as aproximações existen tes no código impõem. Por exemplo, algumas células analisadas possuem um "passo"(pitch) muito pequeno, o que invalida a utilização de um espectro de equilíbrio na faixa térmica(Wígner-Wilkíns), para condensação de seções de choque. Além disso, o modelo de ressonância estreita(aproximaçao NR), utiliza do para o cálculo do fluxo na faixa opitérmíca, índuz a erro quando aplicado às ressonâncias largas existentes ã baixas energias.

(20)

kNGRA CELL (2.6 PC

1 0 0 0 0 1

30.0

60.0

70.0

110.0

991.0

1000.0

7770.0

18-0.026

291289.0

7770.a

1200. 1250.

.4095 .47491

22i>0. 0.

1.0 101.64

1-130.

2-850.

3-1000.

4-2000.

5-2000.

6-2000.

7-2000.

8-2000.

9-1000.

10-1000.

7770.

ENRCH.) INITIAL

1

0 0 0 0

-0.41756

0.0 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0

643.0

1.2319

0.95

1289.

979.

941.

910.

791.

632.

463.

285.

105.

11.0

0.

LOAD TEST

0 0 1 0

0.0

.00154646

3.40825

1.74966

0.0

.993076

0.0

584.4

0.

PROB

0

.

8

-031

-039

0

0 « 0

Ltn

NUV

0 1

110740

.2421

.81647

.32410

.0

878075

.0

737747

-04

-03

-04 -04

.0820313

0.85

TABELA 9: Dados de entrada para o programa LEOPARD, Angra I, 10 passos de queima.

(21)

15

1 . 20

E N D F / B - I V ENDF/ B - D i _ l l , . l L * A l t t i 1 i 1 I ' * f » f I t.k--l>-i.~L_Á.-.4_l—A.

0.00 0.20 0.40 0.60 0.80 1.00

B I ' K M T •. H ) ' ' F i k; u r t ( V - l ) - : . i x ; i < ! « . • . > r •.!•.! ;.!•• < ! . • i ' u - -' ' > < i ( K . : , ' I ' ) ;• ,: . » v i i i . j u r i n i . i ( ' • ' / . ! ' - I )

1 .20

••!;•. i / I' _ 1 . 00 4

0 . 8 0

JO.

60

\

4

0 . 4 0

i

JO. 20

•i

]

4 ) \ i

.Jo.

oo

1. 40

(22)

16 ENDF/B-IV ENDF/B-n

0.00

x IU Kg/T - 0 . 2 0 . - 0 . 4 0

-0.

60

. - 0 . 80 - 1 . 00 - 1 . 2 0 0 . 0 0 0 . 2 0 0 . 4 0 0 . 6 0 0 . 8 0 1 . 0 0 1 . 2 0 BlfKNl'P x 10 MWD/T

Figura(V-2) - taxa de d e s t r u i ç ã o do U-235(Kg/T) para v á r i o s passos

di-que ima (MWD/T)

-1 . 40 1. 40

(23)

17 ENOF/B-IV ENDF/B-IX •o . 4 0 1 0 • 00 5.W> s.«o 9.40

o.o» o.fo 0 40 o.oo o oo 1.00 1.10 1.40 1.00

BURNUP x IO4 MWD/T

Figura(V-3) - taxa de conversão(razão entre captura nos isótopos férteis t> absorção nos isótopos físseis) para • vários passos de queima(MW!)/T)

. t o 1.18 I 10 •-MDF/i-IV — CMOf/í-JI i.os 1.00 0.1 o.oo o. to 0.40 0.00 0.00 1.00 1.(0 1.40 I «O BURNUP x 1U MWD/T

Figura(V-A) - fator de multiplicação infinito parj v.írío.s passos de quoima(MWD/T)

(24)

18

o.oo

o.ao

0.«0

O.M

O.N

1.00

t.M

1.40 1.00!.7S

Figura(V-S) - seção de choque microscópica úv absorção térmica do Pu-24O(barn) para vários passos de queima(MWI)/T)

(25)

19

0.1

•.ao

o. «o

O . M

o.

t.oo

I.M

Figura(V-6) - seção de choque microscópica de captura térmica do

Pu-239(barn) para vários passos de queima(MWD/T)

(26)

20

concluir que a nova biblioteca, baseada na ENDF/B-IV, calcula com uma precisão

razoavelmente boa os parâmetros de células unitárias típicas de reatores ã

água leve. 6 conveniente dizer que o ajustamento foi realizado para células

com combustível fresco ou seja, sem que produtos de fissão ou isótopos formados

por captura radioativa, estivessem presentes. A verificação prática de quali

dade dos dados nucleares relativos ã cadeia do Plutõnio e/ou produtos de fissão,

sõ poderá ser feita a partir da experiência do usuário.

REFERENCIAS

1 - R.F. Barry, "LEOPARD - A Spectrum - Dependent Non - Spatial Depletion

Code for the IBM-7094", USAEC Report WCAP-3269-26(1963)

2 - D.E. Kusner, R.A. Dannels, "ETOG3, A FORTRAN IV Program to Process Data

from the ENDF/B File to the MUFT, GAM and ANISN Formats", USAEC Report

-WCAP-3845(1969)

3 - C.L. Beard, R.A. Dannels, "ETOT3, A FORTRAN IV Program to Process Data

from the ENDF/B File to Thermal Library Format", USAEC Report

WCAP-7363-(1971)

4 - H.C. Honeck, D.R. Finch, "FLANGE-II, A Code to Process Thermal Neutron

Data from an ENDF/B Tape", Report DP-1278, Savannah River Lab(1971)

^ " L.E. Strawbridge, R.F. Barry, "Criticality Calculations for Uniform

Water-Moderate Lattices", Nucl.Sci.Eng., 23,58(1965)

6 - Jung-Do-Kim, Jong Tai Lee, /Group Data Library and Computer Code, preparing

ENDF/B IV Data for input to LEOPARD", Report IAEA-NDS-36(1981)

7 - J. Barhen, et.al., "The HAMMER Code System", Report EPRI.NP-565(1978)

8 - T.B. Fowler, D.R. Vondy, "Nuclear Reactor Core Analysis Code: CITATION",

Report ORNL-TM-2496, Rex.2(1971)

9 - "Reactor Physics Constants", Report ANL-5800, USAEC(1963)

10- W. Rclhenstein, "Thermal Reactor Lattices Analysis using ENDF/B-IV Data

with Monte Carlo Resonance Reaction Rates", Nucl.Sci. Eng.,59,337(1976)

11- "ENDF-202 Cross Section Evaluation Working Group Benchmarks Specification",

Referências

Documentos relacionados

Para além disso, é também importante considerar, para certos produtos, a sazonalidade, o possível aumento na sua publicitação em meios de comunicação, e por

Quanto às suas desvantagens, com este modelo, não é possível o aluno rever perguntas ou imagens sendo o tempo de visualização e de resposta fixo e limitado;

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

The Anti-de Sitter/Conformal field theory (AdS/CFT) correspondence is a relation between a conformal field theory (CFT) in a d dimensional flat spacetime and a gravity theory in d +

O desafio apresentado para o componente de Comunicação e Percepção Pública do projeto LAC-Biosafety foi estruturar uma comunicação estratégica que fortalecesse a percep- ção

É possível perceber como a interação entre as ciências, incluindo a História da Arte e sua filosofia, situou este pertencimento a uma humanidade plena como principal interface

Este EPEI não é muito flexível pois os clientes de cada referência produzida durante o mês terão de esperar até ao início do mês seguinte para receber a sua encomenda do