• Nenhum resultado encontrado

A INCLUSÃO DA DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DOS PROFESSORES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A INCLUSÃO DA DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DOS PROFESSORES"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

0

Pró-Reitoria de Graduação

Curso de Licenciatura em Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso

A INCLUSÃO DA DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO

FÍSICA NA VISÃO DOS PROFESSORES

Autor: MARTA FERNANDES DE MELO

Orientador: NILZA MARIA DO VALLE PIRES MARTINOVIC

(2)

1

A INCLUSÃO DA DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DOS PROFESSORES

Marta Fernandes de Melo

RESUMO

O ser humano possui múltiplas habilidades físicas, e a dança está entre estas habilidades, através do movimento corporal, com o seu crescimento e desenvolvimento. O presente estudo teve como objetivo verificar a inclusão da dança nas aulas de Educação Física na visão dos professores. Para tal foi feito uma pesquisa descritiva, com questionário de nove questões, a amostra foi composta de 24 professores das escolas públicas e particulares de Taguatinga. Como resultado os professores consideraram que a dança na escola objetiva desenvolver a consciência corporal sobre as possibilidades corporais, além de explorar as possibilidades de movimento das crianças. Conclui-se que a dança vem sendo pouco difundida nos conteúdos de Educação Física, pois a falta de conhecimento dos professores nesta área tem sido um fator que dificulta desenvolver a dança nas escolas. As escolas devem apoiar os professores, investindo em cursos profissionalizantes e em sua formação, devem conscientizar a sociedade sobre a inserção da dança escolar e outros inúmeros benefícios para o desenvolvimento integral do aluno.

Palavras chaves: dança, escola, educação física, docentes.

INTRODUÇÃO

Na atualidade, a Educação Física é reconhecida como uma área de conhecimento da cultura corporal de movimento. Já a Educação Física escolar, é uma disciplina obrigatória no currículo escolar, que introduz e integra o aluno na cultura de seu país, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças, das lutas e das ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida.

A Educação Física escolar deve considerar a diversidade como um princípio que se aplica à construção dos processos de ensino e aprendizagem e orienta a escolha de objetivos e conteúdos, visando a ampliar as relações entre os conhecimentos da cultura corporal de movimento e os sujeitos da aprendizagem. Busca-se legitimar as diversas possibilidades de aprendizagem que se estabelece com a consideração das dimensões afetivas, cognitivas, motoras e socioculturais

(3)

2 dos alunos, um exemplo destas possibilidades é a dança que é uma das mais divertidas e adequadas para ensinar, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano.

Contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais, como conteúdo integrante da Educação Física, a dança é uma proposta de grandes possibilidades no que tange ao trabalho das valências e habilidades físicas, pois, segundo Laban (1990), citado por Santos et AL (2003), afirma que a dança na educação tem por objetivo ajudar o ser humano a achar uma relação corporal com a totalidade da existência. Por isso, na escola, não se deve procurar a perfeição ou a execução de danças sensacionais, mas a possibilidade de conhecimento que a atividade criativa da dança traz ao aluno.

Segundo os PCN’s, (1997) a dança associada à Educação Física, tem papel fundamental enquanto atividade pedagógica, desperta no aluno uma relação concreta do sujeito com o mundo. Por meio da dança, o aluno poderá recobrar a confiança no ser humano que é: pleno e capaz de desenvolver a capacidade de movimentar-se criativamente, pois a dança é uma das expressões que suscita o sentido do ser.

A diversidade cultural no Brasil tem na dança uma de suas maiores expressões, constituindo um amplo leque de possibilidades de aprendizagem (PCN’s,1997). A dança vem sendo incluída nos currículos escolares ou extraescolares, sendo trabalhada em algumas escolas que acreditam que ela proporciona um forte estímulo de percepções sensoriais, como ritmos, sonoridade, visão e expressão que são capacidades levadas ao extremo nessa prática corpórea. Os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam que diferentemente das tradicionais e já conhecidas técnicas, a Dança aplicada ao conteúdo escolar de Educação Física, não pretende formar bailarinos, antes disso, consiste em proporcionar ao aluno um contato mais efetivo com a possibilidade de se expressar criativamente por meio do movimento (Pcn”s,1997), ou seja, não é necessário o professor ser um profissional dança e seguir técnicas de ballet, baby-class, jazz e outros, muito menos seguir modismos de coreografias prontas pela mídia. É fundamental que a dança na escola se realize por meio de um professor que não seja impositor de técnicas e

(4)

3 conceitos, mas o fomentador das experiências, o guia que orienta os alunos para uma descoberta pessoal de suas habilidades. (PCN,1997).

De acordo com Nanni (2002), a escola deverá estar sensível ao mundo daqueles que são a maioria: as classes populares e se valer da vontade de fazer chegar a elas conteúdos significativos que tenham relação com sua vida e que permitam a compreensão em si, das coisas que a cercam, e da relação entre ambos. Por essa razão é possível afirmar que a escola é um espaço que possibilita o encontro de várias e diversas etnias, culturas (classe econômica, política, tribos), indivíduos que possuem diferentes histórias, tornando-se dessa forma um precioso local para que seja ensinada a Dança, através da construção de conhecimentos, e pelas influências de inúmeros fatores vivenciados no cotidiano escolar.

A Dança oferece aos educadores, um universo de possibilidades a serem ensinadas na instituição escolar. A aula de Educação Física ocupa um espaço privilegiado para a construção de representações da corporeidade humana e de seus valores. Refletir a Dança no contexto escolar implica primeiramente entender que esta é primeiramente construção cultural sobre a qual são empregadas diferentes marcas de diferentes tempos, espaços, grupos sociais, étnicos, etc. Tornando-se uma rica parte dos conteúdos que compõem a Educação Física a ser ensinada. De acordo com o PCN’s o professor pode trabalhar vários conteúdos dentre eles: A diferença entre gêneros, meninos e meninas têm comportamentos diferentes que podem ser facilmente notados e trabalhados por meio da dança; O domínio corporal e a ritmicidade, o dançarino tem um domínio lógico, espaço/temporal bastante desenvolvido. Assim, dominar ritmos pode contribuir para as ações do cotidiano, auxiliando em atividades do dia a dia; A diversidade cultural e os vários estilos.

Estudos sobre a dança apontam os resultados de uma pesquisa que investiga o ensino e o papel da dança no contexto escolar, Duarte (2003) citando Pacheco (1999) apresentou entre os principais problemas enfrentados pelo ensino de dança através da Educação Física escolar, a falta de preparo e conhecimento dos professores, ao desenvolverem o conteúdo dança na escola, e a questão do sexismo, ou seja, o preconceito e a dificuldade de participação masculina em atividades rítmicas ou dançantes.

(5)

4 Se um dos problemas é a falta de preparo dos professores de Educação Física ao trabalharem com dança, observa-se na literatura a respeito deste assunto, que isto tem sido um dos maiores fatores da não inclusão da dança no contexto escolar. Para, Strazzacappa (2001) a Dança raramente está presente no ambiente escolar, seja pela falta de especialistas da área nas escolas, seja pelo despreparo do professor. Diante destes problemas nos questionamos será que a dança é lembrada ou aplicada de fato no conteúdo da Educação Física?

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi verificar a inclusão da dança nas aulas de Educação Física escolar na visão dos professores da rede particular e pública em Taguatinga-DF.

MATERIAIS E MÉTODOS

Amostra e população

Fez parte da amostra deste estudo 24 professores de sete escolas distintas, sendo 12 professores da rede pública e 12 professores da rede particular, ambos o sexo.

Instrumento de pesquisa

Como instrumento de medida utilizou-se um questionário, Peres et al (2001) em anexo 1, composto por 09 perguntas fechadas, sendo 03 perguntas com opção de resposta sim ou não e 06 perguntas para indicar as 3 alternativas mais importantes. Para a realização da coleta de dados foi fornecido às escolas um termo de autorização, anexo 2.

Análise de dados

Os dados receberam tratamento estatístico, e foram analisados de forma quantitativa, com o auxílio de operações estatísticas para compor os resultados, tabulação de dados e somatória de opiniões. O estudo caracterizou-se como uma

(6)

5 pesquisa descritiva, onde os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem a que o pesquisador interfira sobre eles, de acordo com Andrade (1997).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

As questões foram analisadas e colocadas em forma de figuras e tabelas, apresentados a seguir:

Questão 1: sobre a dança na formação dos professores

Figura 1

Verificou-se que 96% dos professores entrevistados tiveram alguma experiência com dança durante a sua formação acadêmica, seja disciplinas rítmica e dança e ginástica rítmica desportiva. Apenas 4% informou não ter nenhuma experiência com a dança no seu curso de Educação Física. Com relação a esta questão Morin (2003), afirma que a dança como processo educativo universitário deve buscar um equilíbrio entre a técnica, a arte, a educação, o desenvolvimento e aprimoramento das capacidades físicas. Deve também proporcionar o surgimento da criatividade expressiva de cada um, pois todo indivíduo tem capacidade de aprendizado e dessa maneira estará apoiando sua metodologia no Paradigma de complexidade. 0% 20% 40% 60% 80% 100% 96% 4% Sim Não

(7)

6

QUESTÃO 2: Sobre a inclusão da dança pelos Parâmetros Curricular Nacional.

Figura 2

O objetivo desta questão verificou se os professores tinham conhecimento sobre a inserção da dança nos blocos de conteúdo da Educação Física nos PCN’s. A maioria dos professores respondeu sim, ou seja, 70% dos entrevistados, mas quando perguntados sobre a inclusão da dança nas aulas de Educação Física, os mesmos comentaram não utilizar, ao não ser quando em eventos ou festivais da escola. Foi observado que há uma negligência com relação à dança. O próprio Parâmetro Curricular Nacional (2007), enfatiza que a dança como conteúdo da Educação Física escolar, busca contribuir para implementar novas oportunidades de lazer e de ampliação da cidadania, colaborando para a construção de uma base menos distante de relacionamento entre os distintos grupos sociais, e o objetivo é valorizar diversas escolhas de interpretação e de criação, na escola e na sociedade, trabalhando com temas que busquem desenvolver e contribuir para: a consciência corporal, expansão do vocabulário de movimento, a socialização, a cooperação em grupos e a valorização da cultura. Somente 30% responderam não ter conhecimento sobre a inclusão da dança nos Pcn’s.

0% 20% 40% 60% 80% 70% 30% SIM NÃO

(8)

7

QUESTÃO 3: pergunta sobre os objetivos da dança.

Objetivos Ordem de importância 1º 2º 3º f % f % % Desenvolver criatividades - - 4 16,7 11 45,8 Detectar Tendências artísticas - - - -

Trabalhar habilidades físicas

e motoras 8 33,3 13 54,2 4 16,7 Desenvolver consciências

das possibilidades corporais 16 66,7 5 20,8 1 4,2 Enriquecer festas escolares - - - - - - Trabalhar desibinição, iniciativa. - - 2 8,3 2 8,3 Formar dançarinos - - - - - - Promover conhecimento cultural - - - - 6 25 Total 24 100 24 100 24 100 Tabela 1

De acordo com a maioria das opiniões, 66,7%, o objetivo de maior importância, é desenvolver a consciência corporal das possibilidades corporais. Segundo Laban (1990), a dança na educação tem por objetivo ajudar o ser humano a achar uma relação corporal com a totalidade da existência. Por isso, na escola, não se deve procurar a perfeição ou à execução de danças sensacionais, mas a possibilidade de conhecimento que a atividade criativa da dança traz ao aluno. Já em segundo lugar de importância 54,2% dos entrevistados indicaram o item trabalhar habilidades físicas e motoras, dando ênfase a esta questão a autora Nanni (1995), ressalta que a dança escolar está basicamente voltada à aprendizagem do movimento e à exploração das capacidades de se movimentar. Para isso, as atividades deveriam ser elaboradas nas diferentes possibilidades de variações desses movimentos, que englobam as habilidades físicas e as motoras. Já o terceiro lugar de importância ficou o item desenvolver criatividade com 45,8%.

(9)

8

QUESTÃO 4: sobre os conteúdos mais importantes no ensino da dança.

Conteúdos

Ordem de importância

1º 2º 3º

f % f % %

Educação do senso rítmico 2 8,3 15 62,5 3 12,5 Interpretação e expressão

corporal 18 75 6 25 1 4,2

Reconhecimento de

trajetórias, direções - - - - 2 8,3 Formas básicas do movimento

corporal 1 4,2 3 12,5 9 37,5 Criação de coreografia - - - - 2 8,3 Possibilidades de movimentos 3 12,5 - - 6 25 Conhecimentos teóricos - - - - 1 4,2 Total 24 100 24 100 24 100 Tabela 2

Nesta questão 75% dos entrevistados opinaram que a interpretação e expressão corporal é o conteúdo de maior importância no ensino da dança escolar. Gariba (2005) citando Pereira et al (2001), afirma que a dança é um conteúdo fundamental a ser trabalhado na escola: com ela pode-se levar os alunos a conhecerem a si próprios e aos outros; a explorarem o mundo da emoção e da imaginação; a criarem. Ao explorar novos sentidos, os movimentos livres(...). Verifica-se assim, as infinitas possibilidades de trabalho com o aluno e com sua corporeidade por meio dessa atividade.

(10)

9

QUESTÃO Nº 5: sobre os requisitos essenciais para um professor de Educação Física trabalhar com a dança na escola.

Requisitos essenciais Ordem de importância 1º 2º 3º f % f % % Formação profissional em dança 2 8,3 2 8,3 4 16,7 Conhecimento do desenvolvimen motor 5 20,8 6 25 9 37,5 Domínio corporal 1 4,2 12 50 4 16,7 Criatividade, força de vontade 1 4,2 3 12,5 5 20,8 Conhecimento dos conteúdos

da dança escolar 15 62,5 - - 2 8,3 Conhecimento das crianças em

diferentes idades - - 1 4,2 - -

Total 24 100 24 100 24 100

Tabela 3

Opinaram 62,5% dos professores, que o conhecimento dos conteúdos da

dança escolar, é o requisito de maior importância, para um professor de Educação Física trabalhar com dança na escola. Segundos os Parâmetros é importante que o profissional tenha consciência que os PCN’s é um documento que necessita de reflexão e atualização sem prática pedagógica dimensionada, não podemos abordar com maiores possibilidades os conteúdos da Educação Física Escolar (Pcn’s, 1997).

(11)

10

QUESTÃO 6: sobre a existência de alguma dificuldade em trabalhar com a dança escolar.

Figura 3

Nesta questão, 92% dos professores entrevistados opinaram sobre a existência de alguma dificuldade em trabalhar com a dança escola. Alguns professores colocaram que infelizmente, não incluíam a dança nos seus conteúdos, visto que não tinham apoio para tal, não tinham espaço físico, outros colocaram que os meninos não aceitavam dançar por preconceito. Se recorrermos à literatura existente, vamos observar que um dos fortes argumentos para inexistência dança no contexto escolar, são questões estruturais e de conhecimento e de aceitação por parte dos alunos, especialmente do sexo masculino. Somente 2% opinaram sobre a não existência de dificuldade de trabalho com a dança.

0% 20% 40% 60% 80% 100% 92% 8% Sim Não

(12)

11

QUESTÃO Nº 7: sobre as principais dificuldades do professor no ensino da dança.

Dificuldades do professor

Ordem de importância

1º 2º 3º

f % f % %

Falta de conhecimentos nessa

área 10 41,7 12 50 2 8,3

Falta de instalações e materiais

na escola 6 25 10 41,7 4 16,7 Pouca afinidade com a dança 8 33,3 2 8,3 12 50 Crianças não gostam de Dançar - - - - - -

Outros - - - - 6 25

Total 24 100 24 100 24 100

Tabela 4

Observou-se que 50% dos professores opinaram que a falta de conhecimento nessa área, é uma das principais dificuldades do professor. Para, Strazzacappa (2001) a Dança raramente está presente no ambiente escolar, seja pela falta de especialistas da área nas escolas, seja pelo despreparo do professor. Deixando uma dúvida quanto à graduação em Educação Física pelas Universidades e o seu ensino com relação à dança. Segundo Nanni ( 2003) , na universidade o aluno deve ser capaz de desenvolver a capacidade de pensar, refletir, analisar, sentir, agir, e reagir artisticamente percebendo o corpo e os seus princípios gerais do movimento como arte e como educação.Outros 50% opinaram que o item que fala sobre a pouca afinidade com a dança. Acerca desta questão Cunha (1992), afirma que não é necessário ser um bailarino para dar aulas de dança escolar, entretanto é indispensável conhecer as diferentes reações psicofísicas, relativas a cada faixa etária, para atingir com êxito os objetivos que o professor se propôs.

(13)

12

QUESTÃO Nº 8: sobre como suprir as dificuldades pelo professor de Educação Física, no trabalho com a dança.

Dificuldades no trabalho com dança

Ordem de importância

1º 2º 3º

f % f % %

Fazer aulas em academia de

dança 1 4,2 5 20,8 6 25

Participar de cursos de dança

escolar 21 87,5 3 12,5 - -

Auxilio de livros - - 3 12,5 4 16,7 Materiais e instalações

específicos nas escolas 2 8,3 13 54,2 5 20,8

Outros - - - - 9 37,5

Total 24 100 24 100 24 100

Tabela 5

De acordo com a pesquisa, 87,5% dos professores entrevistados

responderam que para suprir as dificuldades, o professor deve participar de cursos de dança escolar. Quanto a isto, sabemos que a universidade não irá fornecer fórmulas pré-fabricadas e receitas de como trabalhar a dança na escola. É necessário que os profissionais acreditem em sua criatividade e experiência de vida, trabalhando os aspectos que consideram mais importantes para o desenvolvimento do aluno na escola, como consciência corporal, senso rítmico, criatividade e outros. Conforme citado anteriormente, os Pcn’s coloca que o professor não deve ser impositor de técnicas e conceitos, mas o fomentador das experiências, o guia que orienta os alunos para uma descoberta pessoal de suas habilidades. Orientar o aluno para o despertar da capacidade de movimentar-se criativamente, pois a dança lhe devolve toda a potencialidade de se realizar plenamente.

(14)

13

QUESTÃO Nº 9: sobre a elaboração e a aplicação das aulas de dança na Educação Física.

Elaboração e aplicação

Ordem de importância

1º 2º 3º

f % f % %

Exige maior tempo de trabalho

que as outras modalidades 3 12,5 - - Requer muita dedicação pois é

um trabalho difícil 1 4,2 4 16,7 Deve ocorrer em datas festivas - - - - 3 12,5 Deve considerar os interesses

e características dos alunos 14 58,3 6 25 3 12,5 Pode acontecer como

qualquer outra aula 6 25 4 16,7 9 37,5 Serve de complemento a

outras disciplinas - - 14 58,3 5 20,8

Total 24 100 24 100 24 100

Tabela 6

As considerações dos professores na pesquisa foram que 58,3% opinaram

que deve considerar os interesses e características dos alunos. Considera-se a dança uma expressão representativa de diversos aspectos da vida do homem, portanto conhecer melhor o seu aluno, ou seja, saber suas preferências, sobre o que gosta de brincar, de cantar, de ouvir, discutir suas experiências, fazer fluir na imaginação e verificar a influência dela na realidade e nas atitudes da criança, sobre isso, Reis et al (2003), cita (VERDERI, 1998).

Considerações Finais:

Neste estudo verificou-se que os professores entrevistados opinaram que os principais objetivos da dança seriam: desenvolver a consciência das possibilidades corporais e trabalhar habilidades físicas e motoras. Algo coerente, pois as aulas de Educação Física nas escolas proporcionam as crianças o contato com uma grande variedade de movimentos, por meio da dança o aluno experimenta outro meio de

(15)

14 expressão diferente da palavra, que aumentam o seu repertório gestual e suas possibilidades de movimento.

Por meio dos dados obtidos, observou-se também que a maioria dos professores tem conhecimento da inclusão da dança como conteúdo dos Parâmetros Curriculares Nacionais, mas não aplica na Educação Física, dizendo não se sentirem preparados (50%), outros 50% dos professores disseram não ter afinidade com a dança. Foi visto também que, algumas escolas particulares entrevistadas oferecem a dança como atividade extraclasse no horário contrário da aula para as meninas, nas modalidades baby-class, jazz e balé.

Verificou-se neste estudo que a maioria dos professores teve alguma experiência com dança na sua formação acadêmica, seja na disciplina rítmica e dança ou ginástica rítmica desportiva, mas não acham o suficiente para prepará-los, pois para atingir com êxito os objetivos que o professor se propõe, é de suma importância que os profissionais de Educação Física atuantes na escola, uma vez que se sintam despreparados, busque alternativas que objetivem a inclusão da dança nas aulas, e a partir de sua criatividade pessoal tornar esse processo de inserção algo natural.

Enfim, as escolas devem apoiar os professores na sua formação e dar espaço para incluir a dança. Os professores devem conscientizar a sociedade sobre as verdadeiras características da dança escolar e os inúmeros benefícios que a dança proporciona para o aluno no seu desenvolvimento integral.

(16)

15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ANDRADE; Maria Margarida. Como preparar trabalhos para cursos de Pós-graduação. 2ª. Edição- São Paulo: Atlas, 1997.

CUNHA, Morgado. Dance aprendendo aprenda dançando. Porto Alegre: Sagra DC Luzatto, 1992.

GARIBA, Chames Maria. Artigo - Dança escolar: uma linguagem possível na Educação Física. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Nº 85, 2005. http://www.efdeportes.com/efd85/danca.htm

LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna.São Paulo,1990;

MORIN, E.Sete Saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez,2003; NANNI, D. Dança Educação: pré-escola à universidade, Rio de Janeiro: Sprint, 2003;

PARAMETRO CURRICULAR NACIONAL, Artes e Educação Física, 1997.

PERES et al, Artigo - A dança escolar de 1ª a 4ª série na visão dos professores de Educação Física das Escolas Estaduais de Maringá, (2001). Revista da Educação Física/UEM;

REIS et al, Artigo - A dança no contexto da Educação Física: na visão dos professores de Ensino Infantil e Fundamental de Romaria-MG, 2003; STRAZZACAPPA, M. A educação e a fábrica de corpos. Caderno Cedes. Unicamp/SP. V.21 n.53, p.3 – 12, abr. 2001;

Site: http://cev.org.br/biblioteca/a –dança-escola-arte-que-comunica-expressa-transforma/acesso 11/03/2013

Site:http://www.educacional.com.br/educação_fisica/educadores/educadores22_impr imir.a.... acesso em 11/03/2013

Site: http://www.metodista.br/ppc/multiplas-leituras/multiplas-leituras-02/dançando – esc... acesso em 11/03/2013

(17)

16

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ALUNA: MARTA FERNANDES DE MELO

Obs. Por favor, gostaria de sua colaboração para responder o meu questionário do TCC sobre a inclusão da dança no contexto escolar.

QUESTIONÁRIO

1. Responda sim ou não:

Você teve alguma experiência com dança durante a sua graduação? ( ) sim

( ) não

2. Você tem algum conhecimento sobre o conteúdo da dança sugerido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais?

( ) sim ( ) não

3. Classifique por ordem de importância, as respostas abaixo relacionadas, sobre os objetivos da dança, sendo a nº 1 como a mais importante (marque até 3 alternativas)

( ) Desenvolver criatividade ( ) Detectar tendências artísticas

( ) Trabalhar habilidades físicas e motoras

( ) Desenvolver consciências das possibilidades corporais ( ) Enriquecer festas escolares

( ) Trabalhar desibinição, iniciativa ( ) Formar dançarinos

( ) Promover conhecimento cultura

4. Dê sua opinião por ordem de importância, sobre os conteúdos mais importantes no ensino da dança escolar. (marque até 3 alternativas, sendo a nº 1 a mais importante).

( ) Educação do senso rítmico

( ) Interpretação e expressão corporal ( ) Reconhecimento de trajetórias, direções ( ) Formas básicas do movimento corporal ( ) Criação de coreografias

( ) Possibilidades de movimentos ( ) Conhecimentos teóricos

(18)

17

5. Dê sua opinião por ordem de importância, sobre os requisitos essenciais para um professor de Educação Física trabalhar com a dança na escola. (marque até 3 alternativas, sendo a nº 1 a mais importante).

( ) Formação profissional em dança

( ) Conhecimento do desenvolvimento motor ( ) Domínio corporal

( ) Criatividade, força de vontade

( ) Conhecimento dos conteúdos da dança escolar ( ) Conhecimento das crianças em diferentes idades

6. Responda sim ou não, sobre a existência de alguma dificuldade em trabalhar com a dança escolar.

( ) sim ( ) não

7. Responda por ordem de importância, as principais dificuldades do professor, no ensino da dança (marque até 3 alternativas, sendo a nº 1 a mais importante).

( ) Falta de conhecimento nessa área ( ) Falta de instalações e materiais na escola ( ) Pouca afinidade com a dança

( ) Crianças não gostam de dançar ( ) Outros

8. Responda por ordem de importância, sua opinião de como suprir as dificuldades pelo professor de Educação Física, no trabalho com dança. (marque até 3 alternativas, sendo a nº 1 a mais importante).

( ) Fazer aulas em academia de dança ( ) Participar de cursos de dança escolar ( ) Auxílio de livros

( ) Materiais e instalações específicos nas escolas ( ) Outros

9. Responda por ordem de importância, suas considerações sobre a elaboração e a aplicação das aulas de dança na Educação Física (marque até 3 alternativas, sendo a nº 1 a mais importante).

( ) Exige maior tempo de trabalho que outras modalidades ( ) Requer muita dedicação pois é um trabalho difícil ( ) Deve ocorrer em datas festivas

( ) Deve considerar os interesses e características dos alunos ( ) Pode acontecer como qualquer outra aula

( ) Serve de complemento a outras disciplinas

Referências

Documentos relacionados

Os objetivos elencados foram: analisar de que forma os jogos rítmicos podem facilitar o ensino do conteúdo dança nas aulas de Educação Física; compreender os conceitos

Percebendo isto, surge uma reflexão sobre a formação acadêmica dos professores que lecionam os conteúdos da disciplina do Ensino das Artes – Dança e como ela está sendo abordada

Este estudo teve como objetivo compreender o processo de constituição do Instituto de Cultura Física de Porto Alegre, desde sua fundação em 1928, até o ano de 1937, quando mudaram

Para ele, a consciência do corpo é adquirida por meio de alguns elementos que a compõem, como o esquema corporal, que é noção do próprio corpo, o reconhecimento do estado e

Nesse sentido, imbricados na contrarreforma do aparelho do Estado, formulamos, a partir desses processos sócio-históricos imbricados no capitalismo contemporâneo,

Responsible teacher (name /weekly teaching load) Ana Cristina Bolota Valério do Couto. Other teaching staff (name /weekly

Uma das implicações que poderiam ser analisada é em relação ao período de transição para a convergência às Normas Internacionais de Contabilidade, Lei 11.638/2007 que

Atividades oferecidas: taekwondo, jiu jitsu, capoeira, judô, futsal, futebol, voleibol, handebol, atletismo, ginástica rítmica desportiva, dança de salão, ginástica para terceira