• Nenhum resultado encontrado

RESOLUÇÃO Nº 14/2020, DO CONSELHO DA FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESOLUÇÃO Nº 14/2020, DO CONSELHO DA FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Conselho da Faculdade de Gestão e Negócios

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bloco 1F Sala 216 - Campus Santa Mônica - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902

Telefone: (34) 3239-4132 - www.fagen.ufu.br - fagen@ufu.br

RESOLUÇÃO Nº 14/2020, DO CONSELHO DA FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS

Regulamenta a Consulta Eleitoral Simples para escolha do(a) Coordenador(a) do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia – SIGLA/FAGEN/UFU – Gestão 2020/2022.

O CONSELHO DA FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS – CONFAGEN, no uso das competências que lhe são conferidas pelo art. 34 do Estatuto da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, em sua 11ª Reunião Ordinária realizada de forma remota aos 06 dias do mês de outubro do ano de 2020,

R E S O L V E

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

Art. 1º Esta Resolução regulamenta a Consulta Eleitoral simples para escolha do(a) Coordenador(a) do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia – PPGGO/FAGEN/UFU, para a gestão 2020/2022.

Art. 2º A Consulta Eleitoral simples será realizada, de forma remota, no dia 12 de novembro de 2020. Parágrafo único. Para a apuração do resultado da consulta eleitoral será considerada maioria simples. Art. 3º O colégio eleitoral, com direito a voto não obrigatório, será cons tuído:

I – pelos docentes, permanentes e colaboradores, que atuam no Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional (PPGGO/FAGEN);

II – pelo corpo técnico-administra vo, cons tuído pelos integrantes do quadro de pessoal ocupantes de cargo de provimento efe vo, em exercício, lotados na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional (PPGGO/FAGEN); e

III – pelo corpo discente, cons tuído por alunos regulares devidamente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional (PPGGO/FAGEN).

(2)

Parágrafo único. À manifestação de cada segmento do colégio eleitoral serão atribuídos os seguintes pesos:

I – segmento docente: 1/3 (um terço);

II – segmento técnico-administra vo: 1/3 (um terço); e III – segmento discente: 1/3 (um terço).

CAPÍTULO II

DA COMISSÃO ELEITORAL

Art. 4º Para coordenar, organizar e supervisionar a Consulta Eleitoral e proceder à apuração dos votos será cons tuída, especificamente para este fim, uma Comissão Eleitoral composta dos seguintes membros indicados pelo CONFAGEN:

I – 1 (um) representante efe vo e 1 (um) suplente do corpo docente; II – 3 (três) representantes efe vos e 3 (três) suplentes do corpo discente; e

III – 3 (três) representantes efe vos e 3 (três) suplentes do corpo técnico-administra vo.

§ 1º O Presidente deste Conselho editará Portaria estabelecendo a composição da Comissão Eleitoral e demais disposições necessárias à deflagração da Consulta Eleitoral.

§ 2º Cada candidato poderá indicar um representante junto à Comissão Eleitoral, com direito a voz, porém sem direito a voto.

§ 3º São impedidos de integrar a Comissão Eleitoral, o(a) Diretor(a) da FAGEN, os Coordenadores dos Cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação, os candidatos inscritos, seus cônjuges e parentes até 2º grau, tanto por consanguinidade como por afinidade.

§ 4º Os membros da Comissão Eleitoral não poderão manifestar-se a respeito de candidaturas e/ou candidatos, além de sua competência.

Art. 5º A Comissão Eleitoral deliberará por maioria simples de votos, com a presença de mais da metade de seus membros.

Parágrafo único. Compete ao Presidente da Comissão Eleitoral exercer, nas reuniões plenárias, o direito de voto e usar o voto de qualidade, no caso de empate.

Art. 6º À Comissão Eleitoral compete:

I – coordenar, organizar e supervisionar o processo de inscrição das candidaturas;

II – fiscalizar a observância das normas estabelecidas no processo e, em caso de infringência, oferecer denúncia à Diretoria da FAGEN, que poderá deliberar sobre a impugnação de candidatura; III – elaborar o calendário dos debates públicos;

IV – divulgar a listagem nominal dos integrantes do Colégio Eleitoral, com antecedência mínima de até 7 (sete) dias da data da Consulta Eleitoral, garan ndo a contestação pelos candidatos no prazo de até 72 (setenta e duas) horas e decidir sobre as impugnações apresentadas, sem comprometer o calendário da eleição;

(3)

V – elaborar o mapa final com os resultados da Consulta Eleitoral e encaminhá-lo à Diretoria da FAGEN;

VI – levar ao conhecimento da Diretoria da FAGEN, para as providências que se fizerem necessárias, os casos de dano ao patrimônio da UFU oriundos de mau procedimento da propaganda eleitoral pelos candidatos concorrentes;

VII – decidir sobre impugnação que for reme da à comissão;

VIII – decidir, em grau de recurso, sobre a aplicação de sanções aos candidatos; IX – decidir, em grau de recurso, sobre a nulidade de voto.

X – ao final dos trabalhos, entregar à Direção da FAGEN, todo o material porventura manuseado no processo eleitoral.

CAPÍTULO III

DA INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS

Art. 7° Poderão candidatar-se para o cargo de Coordenador(a) do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia – PPGGO/FAGEN/UFU, para a gestão 2020/2022, os professores integrantes da Carreira do Magistério Superior, em exercício, do quadro efe vo da Faculdade de Gestão e Negócios, pertencentes ao Regime de Trabalho de Dedicação Exclusiva, com tulação de Doutor, credenciado como professor do quadro permanente doPrograma de Pós-Graduação em Gestão Organizacional (PPGGO/FAGEN).

Art. 8° A inscrição dos postulantes a candidato será feita mediante requerimento, encaminhado à Presidência da Comissão Eleitoral.

Parágrafo único. Caberá à Comissão Eleitoral deferir o pedido, no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas, se cumpridas as exigências con das no Art. 7º desta Resolução.

Art. 9° A inscrição dos candidatos será feita junto à Secretaria da Coordenação, via email, no endereço ppggo@ufu.br, nos dias 22 e 23 de outubrode 2020, no horário das 00h do dia 22/10/2020 às 23h59m do dia 23/10/2020, mediante requerimento, acompanhado de programa de trabalho e de uma declaração de aceitação dos termos desta Resolução.

§ 1º Em nenhuma hipótese haverá prorrogação do período de inscrição.

§ 2º A relação contendo os nomes dos candidatos inscritos será disponibilizada na página da FAGEN na internet no primeiro dia ú l após o encerramento das inscrições.

§ 3º Caberá impugnação de candidaturas até 72 (setenta e duas) horas após a divulgação da relação com os nomes dos inscritos.

§ 4º É vedada a inscrição de candidatos por procuração.

(4)

DA DIVULGAÇÃO DAS CANDIDATURAS

Art. 10. A divulgação das candidaturas deverá operar-se nos limites do debate de ideias e defesa das propostas con das nos programas dos candidatos.

Art. 11. As formas de divulgação das candidaturas restringir-se-ão a realização de debates, entrevistas, à elaboração de documentos e de programas, que poderão ser disponibilizadas na internet e em locais próprios para este fim, autorizados pela Comissão Eleitoral, nas dependências da FAGEN.

§ 1º Somente será permi da a propaganda por meio de afixação de material publicitário, faixas e cartazes na forma e locais indicados pela Comissão Eleitoral.

§ 2º Fica proibida a divulgação de candidaturas por meio de material e equipamentos ins tucionais, bem como pela u lização de meios reprográficos, da rádio, da televisão e da gráfica da Universidade.

§ 3º Fica autorizada a u lização da página da FAGEN na internet para a divulgação das candidaturas. Art. 12. Não será permi do o uso de outdoors, de propaganda sonora por meio de veículos de som, charangas e batucadas, dentro das dependências da UFU, bem como pichações de qualquer espécie. Art. 13. Fica vedada a divulgação das candidaturas em rádio, televisão e jornais.

Art. 14. Fica proibida a abordagem e o convencimento de eleitores (boca de urna) no dia da Consulta Eleitoral.

Art. 15. As pesquisas de intenção de votos que forem realizadas durante o período da campanha, por inicia va de membros da comunidade FAGEN, somente poderão ser divulgadas, observando-se o seguinte:

I – apresentação da data da pesquisa de intenção de votos, quem a realizou, metodologia u lizada, nome do solicitante e universo pesquisado;

II – as pesquisas de intenção de votos somente poderão ser divulgadas, no máximo, até 24 (vinte e quatro) horas antes do início da Consulta Eleitoral; e

III – o material da pesquisa de intenção de votos será apresentado à Comissão Eleitoral e ficará à disposição do público, mediante solicitação por e-mail ao presidente da Comissão Eleitoral.

Art. 16. Os dispêndios com a divulgação das candidaturas serão de responsabilidade dos candidatos e grupos internos de apoio, sendo vedado, a qualquer tulo, o uso de recursos ins tucionais ou de fontes externas à UFU.

CAPÍTULO V

(5)

Art. 17. A votação será realizada via internet, e os seus procedimentos serão detalhados em instrução a ser divulgada até 15 dias antes da Consulta Eleitoral.

CAPÍTULO VI

DOS LOCAIS E PROCEDIMENTOS DE VOTAÇÃO

Art. 18. O processo de Consulta Eleitoral será realizado de forma remota, via sistema gratuito de votação "Helios Vo ng", disponibilizado no site: h ps://vote.heliosvo ng.org/ .

Art. 19. Os procedimentos de votação deverão seguir as instruções que serão publicadas pela Comissão Eleitoral até 15 dias antes da Consulta eleitoral.

Art. 20. Cada eleitor votará em apenas um candidato.

Parágrafo único. Sob nenhuma hipótese será admi do o voto por procuração.

CAPÍTULO VII

DA APURAÇÃO DOS VOTOS

Art. 21. A junta apuradora será composta pelos membros da Comissão Eleitoral. Art. 22. Compete à junta apuradora:

I – garan r o encerramento da Consulta Eleitoral no horário es pulado; II – verificar a auten cidade da votação;

III – julgar a legalidade dos votos;

IV – proceder à contagem preliminar dos sufrágios, confrontando-os com o número de votantes registrados no sistema de votação;

V – dirimir dúvidas sobre a validade ou nulidade de voto em caso de impugnação; VI – efetuar a contagem final de votos, registrando-a nos mapas competentes; e

VII – entregar à Diretoria da FAGEN, ao final dos trabalhos, todo o material manuseado no processo de apuração.

Parágrafo único. Das decisões da junta apuradora caberá recurso, no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas, sob pena de preclusão do direito, à Direção da FAGEN.

Art. 23. A decisão de impugnação da votação pela Comissão Eleitoral ocorrerá nos seguintes casos: I – violação das regras da votação;

(6)

II – discrepância superior a um por cento (1%) entre o número de eleitores que confirmaram a votação e o número de votos apurados pelo sistema.

Art. 24. Outras orientações e instruções de apuração serão divulgadas posteriormente em até 15 dias antes da votação.

CAPÍTULO X

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 25. A Comissão Eleitoral deverá encaminhar relatório conclusivo de suas a vidades à Diretoria da FAGEN, no prazo improrrogável de até 1 (um) dia ú l após a Consulta Eleitoral.

Parágrafo único. A Comissão Eleitoral será ex nta automa camente, uma vez aprovado o seu relatório pela Diretoria da FAGEN.

Art. 26. Ressalvadas as questões de ordem legal, os termos da presente Resolução não poderão ser modificados até a conclusão do processo de Consulta Eleitoral, que se fará com a divulgação oficial dos seus resultados.

Art. 27. Os casos omissos na presente Resolução serão decididos pela Comissão Eleitoral.

§ 1º As decisões da Comissão Eleitoral, a que se refere o caput, serão divulgadas na página da FAGEN na internet.

§ 2º Dessas decisões caberá recurso, no prazo de até 1 (um) dia ú l, a contar da publicação oficial de que trata o parágrafo anterior, ao CONFAGEN, que se reunirá extraordinariamente, para julgamento. § 3º A interposição de recurso não acarretará efeito suspensivo ao andamento da Consulta Eleitoral. Art. 28. Esta Resolução entra em vigor nesta data.

Uberlândia/MG, 06 de outubro de 2020.

KÁREM CRISTINA DE SOUSA RIBEIRO Presidente

(7)

ANEXO 1

CALENDÁRIO DO PROCESSO ELEITORAL

A vidade Prazo

Período de publicidade da Resolução 07 a 21 de outubro de 2020

Período de inscrições dos candidatos 22 e 23 de outubro de 2020, das 00hdo dia 22 às 23h59m do dia 23/10/2020, via email ppggo@ufu.br

Divulgação do deferimento das inscrições 26 de outubro de 2020

Período de campanha eleitoral 27/10/2020 a 10/11/2020

Divulgação da lista do Colégio Eleitoral 04 de novembro de 2020

Consulta eleitoral 12 de novembro de 2020 das 9h às16:00h, no site h ps://vote.heliosvo ng.org/

Apuração dos votos 12 de novembro de 2020 a par r das16:01 h

Divulgação do Resultado Final 12 de novembro de 2020 - após aapuração

Documento assinado eletronicamente por Kárem Cris na de Sousa Ribeiro, Presidente, em 06/10/2020, às 14:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.

A auten cidade deste documento pode ser conferida no site h ps://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?

acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2305078 e o código CRC 6BD6E53C.

Referências

Documentos relacionados

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Para tanto, recorre às reflexões de Beatriz Sarlo, Paul Ricoeur, Régine Robin e Jeanne Marie Gagnebin.. Tais teóricos preocupam-se em caracterizar as relações entre memória

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies

Esta dissertação debruça-se sobre a problemática da Integração de Contas numa Entidade do Setor não Lucrativo (ESNL) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE) – e apresenta uma

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

b) Maior pontuação na entrevista;.. O Processo Seletivo Simplificado, regulado por este Edital, é apenas um requisito para a contratação pretendida, não tendo condão de criar