• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

EDITAL no 030/17-TC/PPGEAL/UFPR

PROCESSO SELETIVO DO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS

MESTRADO E DOUTORADO (Turmas de março de 2018)

1. APRESENTAÇÃO

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos (PPGEAL) do Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no uso de suas atribuições legais e atendendo o disposto na Resolução No 65/09-CEPE/UFPR, torna público o presente Edital do

Processo Seletivo para o preenchimento das vagas dos cursos de Mestrado e de Doutorado nas linhas de pesquisa do Programa.

2. COMISSÃO DE SELEÇÃO

2.1 A comissão de seleção é assim composta: Presidente: Prof. Dr. Marcos R. Mafra

Membros: Profa. Dra. Rosemary Hoffmann Ribani

Prof. Dr. Vítor Renan da Silva

Profª. Drª. Franciny Campos Schmidt Profª. Drª Luciana Igarashi Mafra Profa. Dra. Maria Lúcia Masson

Profa. Dra. Regina Maria Matos Jorge

O processo de seleção contará ainda com a participação das subcomissões de seleção compostas pelos professores com vaga para orientação, conforme descrito no item 4 deste edital.

(2)

3. CRONOGRAMA

O processo seletivo ocorrerá conforme o cronograma abaixo:

ETAPA DATA

Lançamento do edital 08 de dezembro de 2017

Período de inscrição 11 de dezembro de 2017 a 02 de fevereiro de 2018 Homologação das inscrições até 09 de fevereiro de 2018

Divulgação dos resultados até 28 de fevereiro de 2018 Período de matrícula 01 a 09 de março de 2018 Início provável das aulas 12 de março de 2018

4. NÚMERO DE VAGAS

4.1. Para o presente processo seletivo as vagas de mestrado e doutorado estarão distribuídas nos seguintes grupos de pesquisa:

Grupo 1: Compostos bioativos: obtenção, caracterização e aplicação  Número de vagas:

◦ Mestrado: 2 (duas) vagas ◦ Doutorado: 3 (três) vagas

 Temas, orientadores e disponibilidade de vagas:

◦ Produção, recuperação e aplicação de bioproduto microbiano de interesse para a indústria de alimentos e bebidas.

Profa. orientadora: Michele Rigon Spier

◦ Extração, separação e identificação de compostos bioativos e suas características funcionais quando da aplicação em alimentos.

Profa. orientadora: Rosemary Hoffmann Ribani

(3)

◦ Biossorção de compostos bioativos em leveduras – mecanismo e bioacessibilidade. ◦ Obtenção de celulose bacteriana enriquecida com compostos bioativos: propriedades

químicas e estruturais.

Prof. orientador: Charles Windson Isidoro Haminiuk

Grupo 2: Processos de separação, transformação e propriedades termodinâmicas

 Número de vagas:

◦ Mestrado: 5 (cinco) vagas ◦ Doutorado: 5 (cinco) vagas

 Temas, orientadores e disponibilidade de vagas:

◦ Influência do congelamento a vácuo na cinética de liofilização de alimentos.

Profa. orientadora: Franciny Campos Schmidt

◦ Extração semi-contínua de biomoléculas empregando solventes verdes.

Profa. orientadora: Luciana Igarashi Mafra

◦ Desenvolvimento de processos de secagem para obtenção de produtos em pó. ◦ Aplicações de ácido lactobiônico em alimentos.

Profa. orientadora: Maria Lucia Masson

◦ Desenvolvimento de processos com fluidos pressurizados para recuperação de compostos a partir de biomassa.

Prof. orientador: Marcos Lucio Corazza

◦ Extração, separação e purificação de compostos fenólicos empregando solventes verdes (solventes eutéticos profundos).

◦ Estudo da solubilidade de biomoléculas em solventes eutéticos profundos: abordagem experimental e termodinâmica.

(4)

◦ Desenvolvimento de catalisadores heterogêneos aplicados a síntese de produtos de interesse da indústria de alimentos.

Prof. orientador: Vitor Renan da Silva

4.2 Como mencionado no item 2, os professores orientadores de cada grupo compõe as subcomissões de seleção.

4.3 Após a divulgação deste edital, vagas extras poderão eventualmente ser disponibilizadas em função da disponibilidade de orientação dos docentes do PPGEAL/UFPR.

5. INSCRIÇÕES

5.1 As inscrições serão realizadas exclusivamente pela plataforma SIGA (Sistema de Gestão Acadêmica), disponível no site do PPGEAL-UFPR (www.posalim.ufpr.br) no link http://www.prppg.ufpr.br /siga/visitante/processoseletivo/index.jsp?sequencial=717 (Mestrado) e http://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/processoseletivo/index.jsp?sequencial=719 (Doutorado). 5.2 A inscrição realizada na plataforma SIGA somente será efetivada com o carregamento (upload)

dos seguintes documentos (exclusivamente em formato PDF):

a) Documentos pessoais: Cópias da carteira de identidade e do CPF. No caso de candidato estrangeiro, cópia do passaporte (folha de identificação e do visto de permanência no país). b) Foto atual em formato JPG.

c) Cópia do diploma do curso superior (para os candidatos ao mestrado e doutorado) e do mestrado (para os candidatos ao doutorado) ou declaração que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso de graduação ou de mestrado antes do término do período para matrícula (09 de março de 2018).

d) Cópia do histórico escolar da graduação (para candidatos ao mestrado e doutorado) e do mestrado (para candidatos ao doutorado).

e) Currículo modelo Lattes – documentado: Neste campo deverá ser enviado em arquivo único no formato PDF o seguintes documentos, apresentados na sequência abaixo:

 Anexo 1 (disponível no formato Word a partir do endereço eletrônico www.posalim.ufpr.br pelo link: Mestrado/Seleção ou Doutorado/Seleção) preenchido.  Cópia do Currículo Lattes (atualizado).

(5)

 Comprovantes de todos os itens passíveis de pontuação, de acordo com o Anexo 1 deste edital, sendo que estes devem ser anexados ao currículo na sequência em que são citados no referido anexo. Itens do currículo sem a devida comprovação não serão considerados para fins de pontuação.

f) Carta de Detalhamento das Razões para Ingresso: Neste campo, o candidato deverá obrigatoriamente optar por um único Grupo de Pesquisa (Grupo 1: Compostos bioativos: obtenção, caracterização e aplicação OU Grupo 2: Processos de separação, transformação e propriedades termodinâmicas). A respeito desta escolha, deverá o candidato:

 MESTRADO: Justificar a escolha do Grupo de Pesquisa em que deseja atuar em no máximo 10 linhas.

 DOUTORADO: Justificar a escolha do Grupo de Pesquisa em que deseja atuar em no máximo 20 linhas.

5.3 Além dos documentos listados no item 5.1, serão exigidas duas Cartas de Recomendação (CR) que deverão ser preenchidas em Formulário específico - Anexo 2 (disponível no formato Word a partir do endereço eletrônico www.posalim.ufpr.br pelo link: Mestrado/Seleção ou Doutorado/Seleção). É obrigatório que as cartas sejam preenchidas e enviadas, para o e-mail selecao.ppgeal@ufpr.br até a data final do período inscrição (02 de fevereiro de 2018), por professores universitários ou profissionais de nível superior que possam opinar sobre a aptidão do candidato para estudos avançados. Recomenda-se que as cartas sejam emitidas, preferencialmente, por orientadores e/ou ex-orientadores. Não serão aceitas, em nenhuma circunstância, cartas de recomendação remetidas pelo próprio candidato.

5.4 Qualquer forma que provoque dúvidas quanto ao teor do documento enviado levará a anulação do mesmo para efeitos da seleção de que trata este edital.

5.5 A homologação da inscrição de cada candidato pela Comissão de Seleção está condicionada ao recebimento de toda a documentação exigida até a data final do prazo de inscrição (02 de fevereiro de 2018).

(6)

5.6 A responsabilidade sobre a entrega da documentação dentro do prazo máximo previsto cabe exclusivamente ao interessado. O PPGEAL/UFPR não se responsabilizará por eventuais problemas decorrentes da prestação de serviços de internet.

6. DESCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

6.1 O processo seletivo a que se refere este edital será realizado em 02 (duas) etapas:

Etapa 1: Avaliação do Currículo (CV)

A comissão de seleção procederá a avaliação dos itens que compõe o Currículo (CV) conforme o Anexo 3 deste edital. Somente serão pontuados os itens que apresentarem documentação comprobatória apresentada na sequência em que é citada no Anexo 3. Não deverão ser incluídas cópias de certificados de participação em eventos (científicos, cursos, treinamentos, entre outros), uma vez que esse item não compõe os critérios de avaliação. Qualquer informação não verdadeira implicará em cancelamento da inscrição. A nota do currículo será normalizada entre os candidatos de forma que a nota varie de zero (0,0) a dez (10,0) pontos.

Serão selecionados para a Etapa 2 do processo seletivo os candidatos melhores classificados na avaliação do currículo (CV) na razão de até 3 (três) vezes o número de vagas ofertadas para o cada curso (Mestrado e Doutorado).

Etapa 2: Avaliação das Cartas de Recomendação (CR) e Carta de Detalhamento das Razões para Ingresso (CD)

Os candidatos selecionados para a Etapa 2 serão distribuídos para o Grupo de Pesquisa indicado pela sua opção.

Cada subcomissão de seleção, composta pelos professores orientadores de cada Grupo de Pesquisa e assessorada pelos membros da comissão de seleção, promoverá a avaliação da carta de recomendação e da carta de detalhamento das razões para ingresso. Para cada um destes itens, será atribuída por cada um dos membros da submissão de seleção uma nota variando de zero (0,0) a dez (10,0) pontos. A nota final em cada item (Carta de Recomendação e Carta de Detalhamento das Razões para Ingresso) será obtida pela média simples das notas atribuídas pelos membros da subcomissão de seleção.

(7)

6.2 A Média Final (MF) dos candidatos classificados será obtida através do somatório das notas dos três itens (Currículo, Carta de Recomendação e Carta de Detalhamento das Razões para Ingresso), obedecendo a seguinte ponderação para os cursos de MESTRADO e DOUTORADO:

 Currículo Vitae (CV): ◦ Mestrado: 40 % ◦ Doutorado: 50 %  Carta de Recomendação (CR): ◦ Mestrado: 20 % ◦ Doutorado: 10 %

 Carta de Detalhamento das Razões para Ingresso (CD): ◦ Mestrado: 40 %

◦ Doutorado: 40 %

7. Resultado Final

7.1 Os candidatos serão classificados dentro de cada Grupo de Pesquisa em ordem decrescente de Média Final.

7.2 As listas de classificados para os cursos de mestrado e doutorado serão divulgadas no endereço eletrônico www.posalim.ufpr.br. Não serão fornecidas informações sobre o resultado por telefone ou e-mail.

7.3 Estarão aptos a efetuar matrícula somente aqueles candidatos que preencherem o número de vagas oferecidas nos termos do previsto no Item 4 deste Edital. Os demais candidatos comporão lista de espera por ordem de classificação e poderão ser convocados para o aproveitamento de eventuais futuras vagas. Não há, entretanto, nenhum compromisso do PPGEAL/UFPR quanto à convocação desses candidatos. A lista de espera perderá automaticamente a sua validade quando do lançamento de um novo edital de seleção.

7.4 A confirmação de interesse na vaga deverá ser enviada por e-mail à Secretaria do Programa (posalim@ufpr.br) até o dia 05 de março de 2018.

(8)

7.5 Caso ocorram desistências de candidatos aptos a efetuar matrícula, os demais candidatos classificados poderão ser chamados a ocupar as vagas remanescentes, sendo respeitada a ordem de classificação.

7.6 Os candidatos selecionados para os cursos de Mestrado e Doutorado deverão apresentar, no ato da matrícula, o Requerimento Compartilhado para Concessão de Matrícula (disponível no link

http://www.posalim.ufpr.br/ArqDisponiv/RequerimentoConcessaoBolsa.doc) do professor do

Grupo de Pesquisa para o qual foi selecionado.

7.7 O candidato que não se matricular até o término do período de matrícula será considerado como desistente.

8. Bolsas

A distribuição de bolsas em cada Grupo de Pesquisa priorizará candidatos com dedicação exclusiva para a realização do curso.

9. Considerações Finais

9.1 O candidato, ao apresentar a documentação requerida, é responsável pela veracidade de todas as informações prestadas.

9.2 Todos os itens deste edital devem ser cumpridos na sua totalidade sob a pena de não homologação da inscrição.

9.3 Cada candidato apto a efetuar matrícula deverá apresentar na Secretaria do PPGEAL, no ato da mesma, a documentação original comprobatória relativa à documentação enviada durante a inscrição neste processo seletivo.

9.4 Os casos omissos, não previstos neste edital, serão decididos pelo Colegiado do PPGEAL. Curitiba, 08 de dezembro de 2017.

Profa. Dra. Michele Rigon Spier Prof. Dr. Marcos R. Mafra

Coordenadora do TC/PPGEAL-UFPR Presidente da Comissão de Seleção

(9)

ANEXO 1

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO

TURMA: MARÇO/2018

CANDIDATO:

CURSO:

( ) MESTRADO

( ) DOUTORADO

GRUPO I – FORMAÇÃO ACADÊMICA

Página Pontuação

Máxima

Pontuação Obtida (Comissão) 1.1 GRADUAÇÃO

1.1.1 Na área de interesse do programa (Eng. de Alimentos, Eng. Química, Eng.

de Bioprocessos) até 50 pontos

a

1.1.2 Em áreas afins (outras Engenharias, Ciência e Tecnologia de Alimentos,

Tecnologia de Alimentos, Química, Química Industrial, Farmácia) até 25 pontos

a

1.1.3 Em outras áreas até 10 pontosa

1.2 ESPECIALIZAÇÃO

1.2.1 Na área de interesse do programa até 2 pontos

1.2.2 Em áreas afins até 1 ponto

1.3 MESTRADO

1.3.1 Na área de interesse do programa até 20 pontosb

1.3.2 Em áreas afins até 10 pontosb

1.3.3 Em outras áreas até 5 pontosb

TOTAL – GRUPO I

(10)

GRUPO II – EXPERIÊNCIA/ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE INTERESSE DO PROGRAMA

(ÚLTIMOS CINCO ANOS)

Página Pontuação

Máxima

Pontuação Obtida (Comissão)

2.1 Atividades de Ensino até 2 pontos

2.2 Participação em Programas de Monitoria até 0,5 ponto

2.3 Participação em Programa de Educação Tutorial (PET) até 1,0 ponto

2.4 Participação em Programa de Iniciação Científica até 1,5 pontos

2.5 Outros (Empresa Júnior, Intercâmbio, Proficiência em idiomas, Organização de

eventos, Experiência profissional) até 0,5 ponto

TOTAL – GRUPO II

TOTAL NORMALIZADO – GRUPO II (preenchido pela comissão)

GRUPO III – PUBLICAÇÕES DE INTERESSE DO PROGRAMA

(ÚLTIMOS CINCO ANOS)

Página Pontuação

Máxima

Pontuação Obtida (Comissão)

3.1 Artigos completos publicados em periódicos até

5 pontos/artigoc

3.2 Trabalhos completos publicados em anais de congressos

(máximo de 10 trabalhos) 0,5 ponto/trabalho

3.3 Resumos publicados em anais de congressos (máximo de 10 trabalhos) 0,2 ponto/resumo

3.4 Autor de livro publicado com ISBN (máximo de 2 livros) 3 pontos/livro

3.5 Capítulo de livro publicado com ISBN (máximo de 2 capítulos) 1,5 ponto/capítulo

3.6 Patente depositada (máximo de 2 patentes) 1,5 ponto/patente

TOTAL – GRUPO II

TOTAL NORMALIZADO – GRUPO III (preenchido pela comissão)

(11)

Para a pontuação dos Grupos I e III poderão ser avaliados os seguintes aspectos: GRUPO I – FORMAÇÃO ACADÊMICA

 Média geral  Reprovações

 Tempo para conclusão do curso

 Conceito atribuído pelo MEC ao curso de graduação.  Conceito atribuído pela CAPES ao curso de pós-graduação. GRUPO III – PUBLICAÇÕES DE INTERESSE DO PROGRAMA

 Fator de Impacto (JCR).

 Classificação no Qualis CAPES para a área de Ciência de Alimentos.

CÁLCULO DA NOTA FINAL DO CURRÍCULO VITAE (CV)

MESTRADO

GRUPO I – Formação Acadêmica

50 %

GRUPO II - Experiência/Atuação Profissional de Interesse do Programa

20 %

GRUPO III - PUBLICAÇÕES DE INTERESSE DO PROGRAMA

30 %

DOUTORADO

GRUPO I – Formação Acadêmica

40 %

GRUPO II - Experiência/Atuação Profissional de Interesse do Programa

10 %

(12)

ANEXO 2

CARTA DE RECOMENDAÇÃO

NOME DO CANDIDATO:

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos da UFPR esclarece que esta avaliação é de caráter confidencial e será utilizada no processo seletivo de ingresso ao Programa. NOME DO INFORMANTE: Instituição/Departamento: Endereço: Cidade/Estado: Telefone (ramal):

INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS SOBRE O CANDIDATO

1. Conheço o candidato desde _____ (ano) como meu aluno em curso de: ( ) Graduação ( ) Pós-Graduação ( ) Outros:

2. Com relação ao candidato fui seu:

( ) Professor em disciplina ( ) Professor em várias disciplinas ( ) Professor orientador ( ) Chefe de departamento

( ) Outras funções (especificar):

(13)

3. Desejamos ter a sua opinião sobre o candidato que deseja matricular-se no Programa para que possamos julgar sua adequação, capacidade e iniciativa para estudos avançados e pesquisa. Em comparação com outros estudantes com os quais você manteve contato nos últimos anos, avalie o candidato nas seguintes categorias:

Abaixo da

média Médio Bom Excelente

Não observado Capacidade intelectual

Motivação para estudos avançados

Capacidade para trabalho individual

Facilidade de expressão oral Facilidade de expressão escrita Iniciativa e criatividade

Maturidade e responsabilidade Avaliação global

4. O histórico escolar do aluno reflete adequadamente sua capacidade?

( ) Sim ( ) Não (justifique):

5. Favor comentar sobre o potencial do(a) candidato(a) para estudos avançados e pesquisa. Outras informações que julgue conveniente para a avaliação são bem-vindas.

6. Recomendaria a aceitação do candidato em seu próprio programa de pós-graduação? ( ) Sem reservas ( ) Definitivamente não

( ) Com reservas (especifique) ( ) Não dispomos de curso comparável

Local e data: Assinatura:

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

17.1 A Alfa Seguradora se reserva o direito de a qualquer tempo, durante a vigência deste contrato, proceder inspeção no local do Seguro, devendo o Segurado proporcionar todos

Para além deste componente mais prático, a formação académica do 6º ano do MIM incluiu ainda disciplinas de cariz teórico, nomeadamente, a Unidade Curricular de

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

A difusão da pedagogia froebeliana e sua influência no Brasil é analisada no terceiro capítulo no qual a autora discorre sobre o apoio que este educador teve das mulheres para

Desta forma, é de grande importância a realização de testes verificando a segurança de extratos vegetais de plantas como Manjerona (Origanum majorana) e Romã

Tendo como objetivo comparar a translucidez de diferentes marcas comerciais de resinas com- postas microparticuladas com a translucidez do esmalte dental, pode-se observar, a partir

Mudança de data do evento não será cobrada do contratante, caso a mesma seja comunicada 10 dias úteis antes do evento e remarcada para um dia que haja disponibilidade