• Nenhum resultado encontrado

Implementor é aconselhado no tratamento da depressão. 2. O que precisa de saber antes de tomar Implementor

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Implementor é aconselhado no tratamento da depressão. 2. O que precisa de saber antes de tomar Implementor"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Folheto informativo: Informação para o utilizador Implementor 50 mg comprimidos

Cloridrato de Pirlindol

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para si.

- Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente.

- Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. - Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros. O

medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença.

- Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Ver secção 4

O que contém este folheto:

1. O que é Implementor e para que é utilizado

2. O que precisa de saber antes de tomar Implementor 3. Como tomar Implementor

4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Implementor

6. Conteúdo da embalagem e outras informações

1. O que é Implementor e para que é utlizado Implementor é um medicamento antidepressor.

Implementor é aconselhado no tratamento da depressão.

2. O que precisa de saber antes de tomar Implementor Não tome Implementor

- Se tem alergia (hipersensibilidade) ao Pirlindol ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6).

- Se tem doenças hemotológicas graves - Se tem alterações hepáticas ou renais graves Advertências e precauções

Fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes de tomar Implementor. - Em caso do doente sofrer de transtornos cardiovasculares graves (tais como

perturbações da condução, angina de peito ou enfarto do miocárdio recente) para além das precauções habituais, deverá ser vigiada a administração de qualquer terapêutica concomitante. No caso dos doentes epiléticos, deverá ser vigiada a frequência das crises. Não há notícia de que tenham surgido crises provocadas por pirlindol. No

(2)

entanto, a administração de pirlindol em doses elevadas (324 mg Kg –1 i.p.) a ratos provocou crises convulsivas.

- Nos doentes nos quais Implementor produza insónias, aconselha-se que a última administração se faça 5-6 horas antes de deitar.

- Não é recomendável a administração de Implementor a crianças com idade inferior a 12 anos.

- Pensamentos relacionados com o suicídio e agravamento da sua depressão ou distúrbio de ansiedade

Se se encontrar deprimido e/ou tem distúrbios de ansiedade poderá por vezes pensar em se autoagredir ou até suicidar. Estes pensamentos podem aumentar no início do tratamento com antidepressores, pois estes medicamentos necessitam de tempo para atuarem. Normalmente os efeitos terapêuticos demoram cerca de duas semanas a fazerem-se sentir mas por vezes pode demorar mais tempo.

Poderá estar mais predisposto a ter este tipo de pensamentos nas seguintes situações: - Se tem antecedentes de ter pensamentos acerca de se suicidar ou se autoagredir. - Se é um jovem adulto. A informação proveniente de estudos clínicos revelou um maior risco de comportamento suicida em indivíduos adultos com menos de 25 anos com problemas psiquiátricos tratados com antidepressores.

Se em qualquer momento vier a ter pensamentos no sentido de autoagressão ou suicídio deverá contactar o seu médico ou dirigir-se imediatamente ao hospital. Poderá ser útil para si comunicar a uma pessoa próxima de si ou a um familiar que se encontra deprimido ou que tem distúrbios de ansiedade e dar-lhes este folheto a ler. Poderá também solicitar-lhes que o informem caso verifiquem um agravamento do seu estado de depressão ou ansiedade, ou se ficarem preocupados com alterações no seu comportamento.

Outros medicamentos e Implementor

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente, ou se vier a tomar outros medicamentos.

Não administrar Implementor simultaneamente com I.M.A.O. nem com aminas simpaticomiméticas (dopamina, metaraminol, epinefrina, norepinefrina,

isoproterenol), pois corre-se o risco de hipertensão. Recomenda-se um intervalo de 14 dias entre a administração de I.M.A.O. e o início de um tratamento com Implementor. A administração concomitante de Implementor com antihipertensores (metildopa, guanetidina, reserpina) poderá potenciar o efeito destes, pelo que se desaconselha a sua associação.

A administração simultânea de Implementor e de antidepressores tricíclicos não revela uma incidência de efeitos adversos superior à dos fármacos administrados isoladamente, no entanto, recomendam-se as seguintes precauções:

(3)

- aconselha-se que a associação dos dois fármacos seja feita em simultâneo, iniciando-se a terapêutica com doiniciando-ses mais baixas que as usuais;

- em caso de substituição da terapêutica com Implementor, o doente que o esteja a tomar deveria fazer um período de washout de 7 dias antes de iniciar um antidepressor tricíclico;

- administrar, preferencialmente, a amitriptilina a outros antidepressores tricíclicos. Implementor com alimentos e bebidas

- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento. Gravidez e amamentação

Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.

Apesar das experiências farmacológicas demonstrarem a inocuidade da administração do fármaco em animais gestantes, não se recomenda a sua administração durante a gravidez nem durante o período de aleitamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas

É aconselhável alguma precaução na condução ou no manuseamento de máquinas. Implementor contém lactose mono-hidratada. Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

3. Como tomar Implementor

Tome este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

A administração de Implementor pode ocorrer em qualquer momento, no entanto, nos doentes com insónias, aconselha-se que a última administração se faça 5-6 horas antes de deitar.

Administrar os comprimidos por via oral. Deglutir os comprimidos com o auxílio de um pouco de água.

A dose deve ser individualizada para cada paciente.

É usual começar o tratamento com 50 mg, 2 vezes ao dia e, lentamente, incrementar a dose até alcançar a ação terapêutica desejada.

A dose média está compreendida entre 150-200 mg por dia. A dose máxima é de 400 mg por dia, em tomas repartidas.

(4)

Em idosos e pacientes debilitados, aconselha-se uma dose máxima de 150 mg por dia, em várias tomas.

A duração do tratamento médio deve ser estabelecida pelo médico, individualizando-a, de acordo com o tipo de depressão, o estado do doente e a tolerância ao

medicamento.

Se tomar mais Implementor do que deveria

Em caso de intoxicação massiva com o medicamento, proceder a tratamento sintomático. A sobredosagem aguda, por pirlindol, em ratos produziu efeitos semelhantes aos da sobredosagem por imipramina (i.e. convulsões tónicas, morte), revelando-se o Diazepam como antagonista eficaz desses efeitos.

Caso se tenha esquecido de tomar Implementor

Administrar a dose omitida logo que possível; se estiver próxima da administração seguinte não duplicar as doses.

Se parar de tomar Implementor

Não deve suspender o tratamento com Implementor sem antes consultar o seu médico. Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

4. Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestam em todas as pessoas.

Foram observados:

- Náuseas, vómitos, secura de boca, cefaleias. - Alterações do sono.

- Raramente ocorrem: tremor, hipotensão e taquicardia (aquando da administração de doses elevadas).

De frequência não conhecida, foram notificados casos de ideação/comportamento suicida durante o tratamento com Implementor ou imediatamente após a sua descontinuação (ver Tome especial cuidado com Implementor)

Comunicação de efeitos secundários

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Também poderá comunicar efeitos secundários diretamente ao INFARMED, I.P. através dos contactos abaixo. Ao comunicar efeitos secundários, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.

(5)

INFARMED, I.P.

Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 53 1749-004 Lisboa

Tel: +351 21 798 71 40 Fax: +351 21 798 73 97

Sítio da internet: http://extranet.infarmed.pt/page.seram.frontoffice.seramhomepage E-mail: farmacovigilancia@infarmed.pt

5. Como conservar Implementor

Manter este medicamento fora da vista e do alcance e das crianças. Não conservar acima de 25ºC.

Conservar na embalagem de origem.

Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem exterior, após “Val.”.. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.

6. Conteúdo da embalagem e outras informações Qual a composição de Implementor

- A substância ativa é o Cloridrato de Pirlindol.

- Os outros componentes são lactose mono-hidratada, amido de milho, amido de milho pré-gelatinizado e estearato de cálcio.

Qual o aspeto de Implementor e conteúdo da embalagem

Implementor são comprimidos acondicionados em frasco de polietileno opaco com cápsula inviolável, em embalagens de 20 e 60 comprimidos.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. Titular da Autorização de Introdução no Mercado

Tecnimede - Sociedade Técnico-Medicinal, S.A. Rua da Tapada Grande, nº 2 - Abrunheira 2710-089 Sintra

(6)

Fabricante

Atlantic Pharma - Produções Farmacêuticas, S.A. Rua da Tapada Grande, nº 2 Sintra

2710-089 Sintra

Referências

Documentos relacionados

“Eu mal posso desarmar os Corpos Auxiliares e as Esquadras do Mato desta Capitania; porque os primeiros estão prontos para marchar comigo em Socorro do Rio de Janeiro e

O conjunto de dados obtidos nas avaliações da germinação e da emergência (Tabelas 2 e 3) revelou que o armazenamento a 20 °C desfavoreceu o desempenho das sementes, nos dois teores

Anotação na foto: Informação retirada da dissertação: Carregar o “Raído”, o “pedaço mais amargo do dia

7 Instalar a mangueira de pressão (ventiladores pneumáticos) 38 7.1 Ligar o componente eléctrico ao ventilador

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO 2014 Estágios aos alunos daMetodista junto

Desse modo, nosso objetivo é descrever as relações entre os alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na

2.1 A seleção dos candidatos inscritos para o Concurso Público de que trata o presente Edital dar-se-á por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e

São alimentos extremamente perecíveis e para ga- rantimos uma segurança e boa qualidade devemos: Peixe Fresco -> ele não foi congelado ou passou por algum processo de