• Nenhum resultado encontrado

CONDIÇÕES GERAIS DO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ADMINISTRAÇÃO DO CARTÃO DE CRÉDITO MARISA ITAUCARD MASTERCARD E OUTRAS AVENÇAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONDIÇÕES GERAIS DO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ADMINISTRAÇÃO DO CARTÃO DE CRÉDITO MARISA ITAUCARD MASTERCARD E OUTRAS AVENÇAS"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

CONDIÇÕES GERAIS DO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ADMINISTRAÇÃO DO CARTÃO DE CRÉDITO MARISA ITAUCARD

MASTERCARD E OUTRAS AVENÇAS INFORMAÇÕES PRÉVIAS

a) Emissor – BANCO ITAUCARD S.A., CNPJ Nº 17.192.451/0001-70, instituição financeira sediada na Alameda Pedro Calil nº 43, Vila das Acácias, Poá, Estado de São Paulo, CEP 08557-105.

b) Titular - é a pessoa vinculada aos termos deste contrato, responsável pelas operações realizadas com o uso do cartão e pela sua guarda.

c) Associado – é o Titular e pessoas por ele indicadas para uso de cartão adicional.

d) Cartão - cartão de crédito e os cartões de crédito adicionais a ele vinculados

emitidos e concedidos para uso pessoal e intransferível do Associado. e) Bandeira – empresa domiciliada no País ou no exterior, que cede ao

Emissor o direito de usar sua marca (MASTERCARD) e sua rede de Estabelecimentos Credenciados para o uso do cartão.

f) Estabelecimentos Credenciados – fornecedores de bens ou serviços onde o Titular poderá efetuar pagamento com o uso do cartão.

g) Fatura - demonstrativo enviado ao Titular para que efetue o pagamento devido ao Emissor em virtude da utilização do cartão. Contém a descrição das despesas realizadas com o cartão, saques, encargos, limites de crédito e data de vencimento.

h) Linhas de crédito – O Emissor, respeitados os limites de crédito, poderá disponibilizar ao Associado o financiamento do saldo da fatura (Crédito Rotativo), pagamento parcelado do valor total da fatura (Parcelamento da Fatura), parcelamento com juros (Crédito Parcelado) ou saque (Saque), conforme informações constantes da fatura.

i) Limite de crédito – valor máximo, indicado na fatura mensal pelo Emissor, para realização de transações e contratações com o uso do cartão. O limite de crédito é único e compartilhado entre os plásticos representativos de um mesmo cartão.

j) Limite de crédito saque – é o valor máximo, informado na fatura, à disposição do Associado para, com o uso do cartão e senha, realizar saque em dinheiro nos terminais eletrônicos e nas Lojas Marisa, quando habilitadas conforme aviso nelas constante.

k) Parcelamento da Fatura – é o pagamento da fatura em parcelas mensais, conforme previsto nestas condições gerais.

l) Encargos – são os juros remuneratórios, os tributos, as tarifas e as despesas incidentes sobre as operações de crédito realizadas com o cartão, compreendendo, ainda, na hipótese de atraso no pagamento, os juros moratórios, a multa e as despesas de cobrança.

(2)

m) Encargos Financeiros Rotativo - são os juros devidos ao Emissor pelo Titular sempre que for utilizado o Crédito Rotativo para financiamento do saldo remanescente da fatura.

n) Encargos Financeiros Parcelado - são os juros devidos ao Emissor pelo Titular sempre que for utilizado o Crédito Parcelado.

o) Encargos Saque - são os juros devidos ao Emissor sempre que for efetuado Saque.

p) Juros Moratórios - são encargos cobrados na hipótese de atraso no pagamento.

q) Juros Remuneratórios - são os encargos incidentes sobre as operações de crédito realizadas com o cartão, informados na fatura.

r) Custo Efetivo Total (CET) – é o custo total de operação de crédito que

poderá ser contratada com o uso do cartão, expresso na forma de taxa percentual anual e informado pelo Emissor na fatura, ou por outros meios, inclusive pela Central de Atendimento.

s) Valor mínimo obrigatório – valor informado na fatura, correspondente à fração do valor total devido ao Emissor, que deve obrigatoriamente ser pago pelo Titular na data de vencimento, sob pena de caracterizar atraso no pagamento.

t) Atraso no pagamento – é a situação em que o Titular se encontrará se, no vencimento da fatura, não efetuar, pelo menos, o pagamento do valor mínimo obrigatório indicado na fatura.

u) Lojas Marisa - são as lojas, centrais de atendimento telefônico, sites da Marisa na rede mundial de computadores (Internet) e quaisquer outros pontos de venda da Marisa S.A., nas quais o Associado poderá efetuar o pagamento de compras com o uso do cartão.

v) Terminais eletrônicos – são os terminais eletrônicos conveniados ao Emissor e disponibilizados pelas instituições financeiras sob controle comum do Banco Itaú Holding Financeira S.A. para uso do cartão pelo Associado. w) Central de Atendimento – é a central de atendimento telefônico à disposição

do Titular.

x) Valor presente - é o saldo devedor da operação de crédito com os juros e eventuais encargos devidos até a data da amortização ou liquidação e considerada a taxa de desconto proporcional ao período a decorrer.

y) Taxa de desconto - é a taxa a ser utilizada para cálculo do valor presente nas hipóteses de amortização ou liquidação antecipada de operação de crédito.

z) Taxa SELIC - é a taxa de juros fixada pelo Conselho de Política Monetária e divulgada pelo Banco Central do Brasil, que, por determinação do Conselho Monetário Nacional, deve compor a taxa de desconto para as amortizações ou liquidações antecipadas de operações de crédito que especifica.

a.a) Short Message Service (SMS) – é mensagem, arquivo, dado ou outro tipo assemelhado de informação enviado pelo Emissor ao Titular ou ao Portador Adicional por meio de telefone celular, se disponível.

(3)

1. VÍNCULO COM A PROPOSTA - ESTAS CONDIÇÕES GERAIS SÃO COMPLEMENTADAS PELOS DADOS DA PROPOSTA DE CONTRATAÇÃO E PELAS CONDIÇÕES ESPECÍFICAS CONSTANTES DAS COMUNICAÇÕES DE ACEITAÇÃO QUE O EMISSOR ENVIARÁ AO TITULAR, AS QUAIS INTEGRARÃO A PROPOSTA.

1.1. Se o Titular não concordar com estas Condições Gerais e com as condições específicas informadas pelo Emissor nas comunicações de aceitação, não deverá desbloquear o cartão. SE O CARTÃO OU QUALQUER DOS CARTÕES ADICIONAIS FOR DESBLOQUEADO, SIGNIFICARÁ QUE O TITULAR CONCORDOU COM OS DADOS INFORMADOS, QUE PASSARÃO A INTEGRAR ESTA CONTRATAÇÃO. 1.2. O Emissor poderá alterar este contrato, mediante prévia comunicação ao

Titular, enviada por meio de carta, ou aviso inserido na fatura mensal. 1.2.1. As alterações serão averbadas no registro do contrato perante o

competente Cartório de Registro de Títulos e Documentos.

1.2.2. Se o Titular não concordar com as alterações comunicadas na forma do subitem 1.2., poderá extinguir o contrato no prazo de 10 (dez) dias contados da data do recebimento da comunicação. Nesse caso, o Titular e os demais Associados, se houver, suspenderão imediatamente o uso dos respectivos cartão e cartões adicionais e os devolverão, quebrados, ao Emissor, aplicando-se no que couber, o subitem 14.

1.2.3. O Titular declara que os dados indicados na Proposta são verdadeiros e comunicará ao Emissor qualquer alteração naqueles dados, bem como a atender às solicitações de atualização dos dados feitas pelo Emissor.

1.3. O Titular autoriza o Emissor a:

a) verificar qualquer informação a seu respeito necessária à análise da proposta e à manutenção deste contrato;

b) consultar, a qualquer tempo, mesmo após o término deste contrato, o SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE CRÉDITO, organizado pelo Banco Central do Brasil, sobre eventuais informações a seu respeito existentes naquele SISTEMA, e declara que as consultas efetuadas pelo Emissor àquele SISTEMA, antes desta contratação, contaram com a sua autorização, no mínimo verbal; e

c) fornecer ao Banco Central do Brasil, para integrar o SISTEMA DE INFORMAÇÕES CRÉDITO, informações sobre o montante de suas dívidas a vencer e vencidas, bem como o valor das coobrigações por ele assumidas e das garantias por ele prestadas.

1.4. O TITULAR AUTORIZA AS LOJAS MARISA, O EMISSOR, E QUALQUER SOCIEDADE SOB O CONTROLE DO BANCO ITAÚ HOLDING FINANCEIRA S.A. A TROCAR ENTRE SI INFORMAÇÕES CADASTRAIS A SEU RESPEITO.

1.5. O TITULAR AUTORIZA O EMISSOR E AS LOJAS MARISA A:

a) DIVULGAR, POR MEIO DE CORRESPONDÊNCIA, INCLUSIVE ELETRÔNICA, CONTATO TELEFÔNICO E POR MENSAGENS DE TEXTO

(4)

PELO CELULAR (SMS), PRODUTOS OU SERVIÇOS QUE POSSAM SER ADQUIRIDOS COM O USO DO CARTÃO;

b) ENVIAR MENSAGENS DE TEXTO PELO CELULAR (SMS), CONTENDO INFORMAÇÕES DO CARTÃO DE CRÉDITO, TAIS COMO, TRANSAÇÕES, LIMITE DE CRÉDITO E VENCIMENTO DA FATURA.

1.5.1. O TITULAR PODERÁ REVOGAR ESTA AUTORIZAÇÃO A QUALQUER TEMPO, MEDIANTE AVISO PRÉVIO DE 10 (DEZ) DIAS. 2. ADMINISTRAÇÃO DO CARTÃO DE CRÉDITO - O Associado poderá

utilizar o cartão para pagamento de compras realizadas nos Estabelecimentos Credenciados e nas Lojas Marisa, bem como para efetuar saques em dinheiro com o uso da senha nos terminais eletrônicos e nas Lojas Marisa, quando habilitadas para o saque conforme aviso nelas constante, observados os limites de crédito informados na fatura.

2.1. Os valores utilizados no pagamento à vista das despesas serão faturados sem acréscimos de juros no período compreendido entre a data de utilização do cartão e a data de vencimento da fatura seguinte.

2.2. Os valores provenientes de saque serão acrescidos de juros a partir da data do saque.

2.3. Os limites de crédito serão reduzidos pelos valores utilizados e encargos e recompostos pelos valores dos pagamentos.

2.3.1. O limite de crédito será reduzido pelas compras e saques realizados no período, pelos encargos devidos, pelo saldo total financiado na fatura anterior.

2.3.2. O limite de crédito saque será reduzido pelo valor dos saques em dinheiro realizados no período e encargos devidos. O LIMITE DE CRÉDITO SAQUE CONSTITUI PARCELA DO LIMITE DE CRÉDITO. SE O ASSOCIADO ESTIVER UTILIZANDO O VALOR MÁXIMO DO LIMITE DE CRÉDITO, O LIMITE DE CRÉDITO SAQUE SERÁ IGUAL A ZERO.

2.3.3. O limite de crédito será reduzido pelo valor total das parcelas a vencer e recomposto no vencimento de cada parcela.

2.4. AS DESPESAS E OS SAQUES EFETUADOS COM O(S) CARTÃO(ÕES) ADICIONAL(IS) SÃO DE RESPONSABILIDADE DO TITULAR.

2.5. O Estabelecimento Credenciado e a Lojas Marisa são responsáveis:

a) pela qualidade, quantidade, vícios ou defeitos, ainda que ocultos, garantia ou assistência técnica dos bens e dos serviços cujo pagamento ocorrer com o uso do cartão;

b) pela estipulação de juros ou encargos eventualmente incidentes em parcelamentos ou financiamentos contratados entre o Titular e/ou demais Associados e o estabelecimento ou a Lojas Marisa;

c) por eventual cobrança de preços diferentes com ou sem o uso do cartão;

(5)

d) por eventual negativa na aceitação do cartão como meio de pagamento, exceto nas hipóteses de suspensão, bloqueio ou cancelamento do cartão pelo Emissor.

3. LINHAS DE CRÉDITO - O Emissor abre crédito e promete conceder financiamentos ao Titular pelo prazo de 30 (trinta) dias, até o valor do limite de crédito disponível, nos termos que seguem.

3.1. O Emissor poderá renovar o crédito por iguais períodos. Sempre que a fatura mensal indicar os limites de crédito, significará que o crédito foi renovado nas condições indicadas.

3.1.1. SEMPRE QUE A RENOVAÇÃO OCORRER COM ALTERAÇÃO DE LIMITE, A UTILIZAÇÃO DO CARTÃO OU DE QUALQUER DOS CARTÕES ADICIONAIS APÓS A RENOVAÇÃO SIGNIFICARÁ QUE O TITULAR CONCORDOU COM A ALTERAÇÃO.

3.1.2. A TENTATIVA DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO ALÉM DO LIMITE DISPONÍVEL CARACTERIZARÁ PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO DO TITULAR AO EMISSOR PARA UTILIZAÇÃO ACIMA DO SEU LIMITE

DE CRÉDITO DISPONÍVEL. O EMISSOR PODERÁ,

EXCEPCIONALMENTE E A SEU CRITÉRIO, AUTORIZAR A TRANSAÇÃO, SEM QUE ESSA AUTORIZAÇÃO CARACTERIZE AUMENTO DE LIMITE DE CRÉDITO. O TITULAR RESPONDERÁ PELO VALOR TOTAL UTILIZADO E PELA TARIFA DE UTILIZAÇÃO DE VALOR EXCEDENTE AO LIMITE.

3.1.3. O Emissor informará, na fatura, ou por outros meios, inclusive por meio da Central de Atendimento, o CET máximo das modalidades de linhas de crédito.

3.2. Crédito Rotativo – Financiamento do saldo da fatura – O Emissor concede crédito ao Titular no valor do saldo remanescente da fatura apurado após o pagamento, no vencimento, do valor mínimo obrigatório, respeitado o Limite de Crédito.

3.2.1. CET do Financiamento do saldo da fatura - O CET para o próximo período é apresentado na fatura. Para o cálculo do CET são considerados o valor total do limite de crédito, o prazo de 30 (trinta) dias, descontado o valor mínimo obrigatório, a taxa de juros remuneratórios para o próximo período informada na fatura, o valor dos tributos, da tarifa bancária, se houver, e das demais despesas previstas nestas Condições Gerais.

3.2.2. O PAGAMENTO DE VALOR IGUAL OU MAIOR DO QUE O MÍNIMO E MENOR DO QUE O TOTAL DA FATURA SIGNIFICARÁ A UTILIZAÇÃO DO CRÉDITO ABERTO PELO EMISSOR PARA FINANCIAMENTO DO SALDO DA FATURA E A CONCORDÂNCIA DO TITULAR COM TODAS AS CONDIÇÕES DESSA OPERAÇÃO DE CRÉDITO.

3.2.3. O saldo da fatura e os encargos sobre a utilização do crédito serão cobrados na fatura seguinte. As taxas de juros remuneratórios não excederão os juros remuneratórios máximos para o próximo período,

(6)

informados na fatura, e serão aplicadas sobre o saldo remanescente a partir da data de vencimento da fatura.

3.3. Crédito Parcelado – Parcelamento com juros - O Associado poderá optar pelo parcelamento com juros do valor da despesa sempre que, no momento da utilização do cartão, o Emissor informar a disponibilidade dessa linha de crédito para pagamento de itens que compõem a despesa. As parcelas serão debitadas mensal e consecutivamente nas faturas imediatamente seguintes à data da despesa.

3.3.1. CET do Parcelamento com juros – O CET do parcelamento com juros será informado ao Associado em cada operação pelo Estabelecimento Credenciado, conforme dados fornecidos ao Estabelecimento Credenciado pelo Emissor. Para o cálculo do CET são considerados o valor do crédito concedido, o número de parcelas a pagar e a data de pagamento de cada uma, o prazo do contrato (em dias corridos, a partir da data da contratação do crédito até o vencimento da última parcela), a taxa de juros remuneratórios, o valor dos tributos, da tarifa bancária, se houver, e das demais despesas previstas nestas Condições Gerais.

3.3.2. O número e o valor das parcelas serão acordados a cada operação e a taxa de juros não excederá os Encargos Financeiros Parcelado informados na fatura para o período. A OPÇÃO DO ASSOCIADO PELO PARCELAMENTO COM JUROS, SIGNIFICARÁ A SUA CONCORDÂNCIA COM AS TAXAS E A FORMA DE CÁLCULO DOS ENCARGOS.

3.3.3. ENQUANTO HOUVER UMA OPERAÇÃO DE PARCELAMENTO COM JUROS EM ANDAMENTO, A DATA DE VENCIMENTO DA FATURA DO CARTÃO NÃO PODERÁ SER ALTERADA.

3.4. Saque – O Associado poderá, se houver Limite de Crédito para Saque disponível, contratar empréstimo em dinheiro com o uso do cartão nos terminais eletrônicos e nas Lojas Marisa, quando habilitadas para o saque conforme aviso nelas constante, mediante a digitação da senha, de seu uso exclusivo.

3.4.1. CET Saque - O CET Saque para o próximo período será indicado na fatura. Para o cálculo do CET são considerados o valor total do limite Saque colocado à disposição do Titular durante 30 (trinta) dias, a taxa de juros remuneratórios para o próximo período informada na fatura, o valor dos tributos, da tarifa bancária, se houver, e das demais despesas previstas nestas Condições Gerais.

3.4.1.1. Se o saque for de valor inferior ao do limite Saque, a taxa percentual do CET será informada ao Titular por meio da Central de Atendimento.

3.4.2. Antes de efetuar o saque o Titular deve estar ciente dos encargos incidentes sobre o valor sacado, inclusive das tarifas, podendo solicitar essas informações a Central de Atendimento ou obtê-las nas Lojas Marisa.

(7)

3.4.3. O SAQUE SIGNIFICARÁ A CONCORDÂNCIA DO TITULAR COM OS ENCARGOS E A SUA FORMA DE CÁLCULO.

3.4.4. As taxas de juros do saque não excederão os Encargos Saque informados na fatura para o período. Sobre os valores do saque incidirão encargos a partir da data do saque até a data do efetivo pagamento, calculados na forma e às taxas em vigor na data do saque. 3.5. Parcelamento da fatura - o Titular poderá pagar o valor total da fatura em

parcelas mensais, desde que:

a) esteja prevista tal possibilidade na fatura; ou

b) o Titular solicite o Parcelamento da Fatura na Central de Atendimento e o Emissor, após análise de crédito do Titular, aceite a solicitação do parcelamento.

3.5.1. No caso da letra “a” do subitem 3.5, as condições específicas do parcelamento constarão da fatura. No caso da letra “b”, se aceita a solicitação de parcelamento pelo Emissor, as condições específicas serão negociadas por telefone.

3.5.2. CET do Parcelamento da Fatura - O CET dos planos de parcelamento oferecido na fatura será indicado na própria fatura. Para o cálculo do CET são considerados o valor do crédito concedido, o número de parcelas a pagar e a data de pagamento de cada uma, o prazo do contrato (em dias corridos, a partir da data da contratação do crédito até o vencimento da última parcela), a taxa de juros remuneratórios para o próximo período informada na fatura, o valor dos tributos, da tarifa bancária, se houver, e das demais despesas previstas nestas Condições Gerais.

3.5.2.1. Se o Titular solicitar, por meio da Central de Atendimento ou por outros meios, plano de parcelamento diferente daqueles oferecidos pelo Emissor na fatura, será informado o CET respectivo.

3.5.3. Ao efetuar o pagamento, até a data do vencimento, do valor exato da primeira parcela de qualquer um dos planos oferecidos, o Titular estará optando pelo parcelamento da fatura e concordando com todas as condições nela informadas. As parcelas seguintes serão cobradas nas faturas mensais subseqüentes.

3.5.4. CASO O TITULAR EFETUE QUALQUER PAGAMENTO DIFERENTE DO VALOR DA PRIMEIRA PARCELA DOS PLANOS OFERECIDOS, OU QUALQUER PAGAMENTO APÓS A DATA DE VENCIMENTO, SIGNFICARÁ QUE NÃO OPTOU PELO PARCELAMENTO DA FATURA.

3.5.5. O pagamento da primeira parcela de qualquer dos planos oferecidos valerá como pagamento mínimo obrigatório da fatura. SE NÃO OPTAR PELO PARCELAMENTO, O TITULAR DEVERÁ PAGAR, AO MENOS, O VALOR MÍNIMO OBRIGATÓRIO INFORMADO NA FATURA.

3.5.6. Se o Titular optar pelo parcelamento da fatura, o valor total parcelado será deduzido do seu Limite de Crédito, até que ocorra o pagamento total do parcelamento.

(8)

3.5.7. No parcelamento da fatura incidirão juros à taxa nela indicada.

3.5.8. O valor do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) decorrente do parcelamento será informado e cobrado na próxima fatura ou, se financiado, incluído nas parcelas mensais, com incidência de juros à taxa referida no subitem 3.5.6. Em qualquer caso, o Emissor recolherá o IOF ao Tesouro Nacional, no prazo e na forma da legislação em vigor. 3.6. LIQUIDAÇÃO DE OBRIGAÇÕES EM DATA CERTA (PAGUE CONTAS) - O

Emissor poderá oferecer ao Titular, mediante pagamento de encargos, a liquidação de obrigações, em data certa e determinada, com vencimento à vista, utilizando o cartão como meio de pagamento.

3.6.1. O Titular somente poderá utilizar o Pague Contas até o limite mensal, que será equivalente ao valor do limite de crédito. A recomposição do limite do Pague Contas somente ocorrerá após o processamento do pagamento da fatura, ainda que o Titular realize a liquidação ou amortização antecipada da operação.

3.6.1.1. SE O TITULAR UTILIZAR O PAGUE CONTAS ALÉM DO LIMITE REFERIDO NO SUBITEM ANTERIOR, O EMISSOR PODERÁ CANCELAR ESSA MODALIDADE DE CRÉDITO.

3.6.2. A obrigação será liquidada pelo Emissor, por conta e ordem do Titular, na data em que o cartão de crédito for utilizado como meio de pagamento da obrigação.

3.6.3. O Emissor concederá crédito ao Titular desde o dia da liquidação da obrigação até o dia do vencimento da fatura em que constar o pagamento. 3.6.4.CET do Pague Contas - No momento da contratação, o Titular será

informado do CET da operação. Para o cálculo do CET são considerados o valor do crédito concedido ao Titular durante 30 (trinta) dias, a taxa de juros remuneratórios para o próximo período informado nos canais de contratação, o valor dos tributos, da tarifa bancária, se houver, e das demais despesas previstas nestas Condições Gerais.

3.6.5.No momento da contratação, o Titular será informado, de acordo com a data de vencimento da obrigação, por quantos dias pagará juros remuneratórios e o valor total desses juros.

4. TARIFAS - O Titular pagará as seguintes tarifas ao Emissor, conforme Tabela de Tarifas afixada nas Lojas Marisa, em vigor na data da prestação dos serviços:

a) tarifa de manutenção, devida pela administração do cartão de crédito pelo Emissor e cobrada quando houver saldo na fatura;

b) tarifa de excesso de limite utilizado no cartão em valor superior ao limite disponível;

(9)

c) tarifa de emissão de 2ª via da fatura; d) tarifa de emissão de 2º via de cartão; e) tarifa de emissão de 2º via de senha;

f) tarifa para recargas de celular ou bilhete único realizadas à vista; g) tarifa SMS decorrente do serviço denominado Short Message Service;

h) tarifa de aditamento devida por celebração, entre o Emissor e o Titular, de acordo para renegociação de valores em atraso, devidos pelo Titular ; e i) tarifa do serviço “Pague Contas”, devida no momento da contratação do

pagamento de cada obrigação a ser liquidada, em razão da prestação do serviço de liquidação, por conta e ordem do Titular.

5. EMISSÃO DA FATURA – O Emissor emitirá e remeterá ao Titular, no endereço constante da proposta, fatura para pagamento contendo a descrição das despesas realizadas e, se houver, da utilização de linha de crédito, detalhando os encargos incidentes e informando, no mínimo:

a) o número do cartão;

b) o Limite de Crédito e o Limite Saque;

c) o saldo remanescente não liquidado na fatura anterior; d) a relação dos valores utilizados no período;

e) os pagamentos efetuados no período;

f) a taxa e o valor dos encargos devidos pelo Titular;

g) os Encargos Financeiros Rotativo, os Encargos Financeiros Parcelado e os Encargos Saque a vigorar para o período seguinte e os cobrados no período compreendido pela fatura;

h) o valor total devido pelo Titular;

i) o valor do pagamento mínimo obrigatório;

j) o CET do Financiamento do Saldo da Fatura, o Parcelamento da Fatura e o Saque, se oferecido pelo Emissor;

k) a data de vencimento da fatura;

l) a taxa de juros moratórios que incidirá sobre o valor total devido na hipótese de atraso no pagamento.

5.1. Se o valor total devido pelo Titular for, a critério do Emissor, de pequena monta, o Emissor poderá deixar de emitir a fatura mensal ao Titular e cobrará os valores devidos em fatura posterior. O FATO DE O EMISSOR NÃO ENVIAR FATURA AO TITULAR NÃO SIGNIFICARÁ QUE O VALOR DEVIDO POR ELE SEJA ZERO. Não incidirão encargos financeiros sobre o valor devido nesse período.

5.2. Os encargos sobre a utilização de Linha de Crédito serão debitados na fatura.

5.3. Sobre o valor do Saque e das operações de crédito incidirá o IOF, nos termos da legislação em vigor. O Titular é o contribuinte desse tributo que

(10)

será recolhido pelo Emissor ao Tesouro Nacional, no prazo e na forma da legislação em vigor.

5.3.1. Se o IOF for financiado, o seu valor será incluído nas parcelas mensais, com incidência dos respectivos encargos.

5.4 Na hipótese de o Emissor assumir, a título de concessão de desconto em favor do TITULAR, as despesas de IOF, informará o fato na fatura

imediatamente anterior. O Emissor informará, também na fatura

imediatamente anterior ao evento, em que data deixará de assumir o pagamento dos tributos.

5.4.1. O Emissor somente assumirá o pagamento de tributos, se o Titular

estiver em dia com as suas obrigações perante o Emissor.

5.5. O TITULAR DEVERÁ CONFERIR OS DADOS CONSTANTES DA FATURA E, NO PRAZO MÁXIMO DE 90 (NOVENTA) DIAS APÓS O SEU VENCIMENTO, COMUNICAR AO EMISSOR QUALQUER EVENTUAL IRREGULARIDADE VERIFICADA.

5.5.1. NO VENCIMENTO DA FATURA O TITULAR DEVERÁ EFETUAR O PAGAMENTO DOS VALORES NÃO DISCUTIDOS, SOB PENA DE INCORRER EM ATRASO NO PAGAMENTO.

5.5.2. ENQUANTO O EMISSOR ESTIVER APURANDO OS FATOS COMUNICADOS PELO TITULAR NA RECLAMAÇÃO, OS VALORES QUESTIONADOS NÃO TERÃO DE SER PAGOS. APÓS A APURAÇÃO FINAL, O EMISSOR COMUNICARÁ AS CONCLUSÕES AO TITULAR E.

a) SE O QUESTIONAMENTO DO TITULAR FOR ACOLHIDO, O

EMISSOR DEMONSTRARÁ O ESTORNO DOS VALORES

QUESTIONADOS NA FATURA IMEDIATAMENTE SEGUINTE À DA APURAÇÃO FINAL;

b) SE O QUESTIONAMENTO DO TITULAR NÃO FOR

ACOLHIDO, SERÁ DEVIDO O PAGAMENTO DO VALOR

QUESTIONADO MAIS OS ENCARGOS DEVIDOS PELO ATRASO E AS DESPESAS DO EMISSOR COM A APURAÇÃO. O EMISSOR LANÇARÁ OS VALORES DEVIDOS NA FATURA SEGUINTE À DA DATA FINAL DA APURAÇÃO.

5.6. O TITULAR COMUNICARÁ AO EMISSOR, DE IMEDIATO E POR ESCRITO, QUALQUER ALTERAÇÃO NO SEU ENDEREÇO.

5.7. Se o Titular não receber a fatura até 03 (três) dias antes do vencimento (dia escolhido pelo Titular na proposta de associação), deverá informar o fato ao Emissor, que lhe fornecerá os dados da fatura para pagamento nas Lojas Marisa, quando habilitadas para o recebimento conforme aviso nelas constante, nas agências do Banco Itaú S.A., ou de outras instituições financeiras informadas pelo Emissor ao Titular. A pedido do Titular, o

Emissor lhe disponibilizarásegunda via da fatura mensal.

6. PAGAMENTO – Na data de vencimento da fatura o Titular pagará ao Emissor o valor total nela indicado ou, de pelo menos, o valor mínimo obrigatório se optar pela utilização do Crédito Rotativo para pelo financiamento do saldo da

(11)

fatura, sob pena de incorrer em atraso de pagamento. O Titular poderá efetuar o pagamento nas Lojas Marisa, quando habilitadas para o recebimento conforme aviso nelas constante, nas agências do Banco Itaú S.A., ou de instituições financeiras indicadas pelo Emissor.

6.1. O PAGAMENTO DA FATURA SERÁ PROCESSADO VIA SISTEMA E/OU COMPENSAÇÃO BANCÁRIA E SERÁ LIQUIDADO JUNTO AO EMISSOR:

a) imediatamente, quando o pagamento for realizado, em dinheiro, nas Lojas

Marisa habilitadas para o recebimento, conforme aviso dela constante;

b) em até 2 dias úteis quando o pagamento for realizado no Banco Itaú S.A.; c) em até 5 dias úteis, quando o pagamento for realizado por outros meios.

6.2. DURANTE OS PRAZOS DE LIQUIDAÇÃO, E DE ACORDO COM O MONTANTE DO LIMITE DE CRÉDITO UTILIZADO PELO ASSOCIADO, A REALIZAÇÃO DE DESPESAS COM O USO DO CARTÃO PODERÁ DEPENDER DE CONSULTA PRÉVIA AO EMISSOR POR MEIO DA CENTRAL DE ATENDIMENTO.

7. VENCIMENTO ANTECIPADO - O EMISSOR cancelará todos os cartões e exigirá de imediato o pagamento antecipado total da dívida, mediante aviso que enviará ao Titular com antecedência mínima de 10 (dez) dias, se:

a) o Titular deixar de cumprir qualquer de suas obrigações advindas deste contrato, sofrer legítimo protesto de título ou tiver a sua insolvência decretada; b) o Titular descumprir qualquer obrigação assumida em outros contratos com o

Emissor e/ou quaisquer sociedades sob o controle, direto ou indireto, do Banco Itaú Holding Financeira S. A.;

c) o EMISSOR constatar não ser verdadeira qualquer informação que o Titular lhe tenha fornecido na ficha cadastral ou na Proposta;

d) houver medida ou evento que afete as garantias ou os direitos creditórios do Emissor.

8. ATRASO DE PAGAMENTO E MULTAS

8.1 - Se houver atraso no pagamento ou vencimento antecipado, o Titular pagará juros moratórios à taxa resultante da soma da taxa de juros remuneratórios máximos para o próximo período, informada na última fatura, mais 1% (um por cento) ao mês, capitalizados mensalmente. O Emissor poderá, no dia do pagamento, a seu critério, cobrar juros moratórios a taxas inferiores à indicada neste item;

8.2. No caso de processo judicial, em lugar dos juros moratórios previstos acima, o Emissor poderá optar pela cobrança de juros moratórios de 1% (um por cento) ao mês, capitalizados em periodicidade mensal, mais correção monetária com base na variação do IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado), ou, na sua falta, do IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna), ambos publicados pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, ou, na falta destes, do IPC (Índice de Preços ao Consumidor), publicado pela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP.

(12)

8.3. O Titular pagará, também, tanto na cobrança judicial como na extrajudicial, despesas de cobrança, inclusive custas e honorários advocatícios e multa no percentual máximo permitido pela legislação aplicável sobre o total em atraso. 8.4. O RECEBIMENTO DO PRINCIPAL PELO EMISSOR NÃO SIGNIFICARÁ A

QUITAÇÃO DOS ENCARGOS PREVISTOS NESTE CONTRATO OU NAS OPERAÇÕES DE CRÉDITO.

8.5. Se o Titular tiver que cobrar do EMISSOR qualquer quantia em atraso, ele pagará, tanto na cobrança judicial como na extrajudicial, despesas de cobrança, inclusive custas e honorários advocatícios e multa no percentual aplicável ao Titular.

8.6. O TITULAR, QUANDO TAMBÉM TITULAR DE CONTA CORRENTE DE DEPÓSITO JUNTO AO BANCO ITAÚ S.A., AUTORIZA O BANCO ITAÚ S.A. A, APÓS 10 (DEZ) DIAS DA DATA DE VENCIMENTO DA FATURA, DEBITAR EM SUA CONTA CORRENTE DE DEPÓSITO, CASO HAJA SALDO DISPONÍVEL SUFICIENTE, O VALOR MÍNIMO OBRIGATÓRIO, CONSTANTE DA FATURA REPASSANDO-O AO EMISSOR.

8.6.1. SE O TITULAR MANTIVER MAIS DE 1 (UMA) CONTA CORRENTE DE DEPÓSITO JUNTO AO BANCO ITAÚ S.A., O DÉBITO DO VALOR CORRESPONDENTE AO MÍNIMO CONSTANTE DA FATURA OCORRERÁ EM QUALQUER UMA DELAS, SENDO QUE A PRIMEIRA TENTATIVA DE DÉBITO OCORRERÁ NA CONTA CORRENTE DE DEPÓSITO MAIS ANTIGA.

9. ROUBO, PERDA, FURTO OU EXTRAVIO DO CARTÃO - O Titular comunicará imediatamente ao Emissor, por meio da Central de Atendimento Telefônico ou qualquer meio de comunicação que o Emissor colocar à sua disposição, confirmando a seguir por escrito, o furto, roubo ou extravio de seu cartão ou de qualquer dos cartões adicionais sob sua responsabilidade. 9.1. Toda compra ou saque que acontecer antes do comunicado é de

responsabilidade do Titular.

9.2. A partir do recebimento da comunicação, o Emissor cancelará o cartão e informará o cancelamento às Lojas Marisa e aos Estabelecimentos Credenciados, de modo a assegurar que o cartão não mais seja aceito.

9.2.1. Uma vez cancelado, o cartão não mais poderá ser utilizado pelo Associado. NA HIPÓTESE DE SER ENCONTRADO, O CARTÃO DEVERÁ SER IMEDIATAMENTE QUEBRADO E DEVOLVIDO AO EMISSOR.

10. UTILIZAÇÃO INDEVIDA - O cartão somente poderá ser utilizado pela pessoa nele indicada, após ter sido assinado por ela, e com obediência a este contrato e às regras estabelecidas pelas autoridades competentes, sob pena de o Emissor cancelá-lo imediatamente. No ato do cancelamento, o Titular devolverá ao Emissor o cartão recebido, quebrado, e a liquidará o total de seu débito, inclusive multas contratuais.

10.1. A SENHA É ASSINATURA ELETRÔNICA PESSOAL DO TITULAR, DE SEU USO EXCLUSIVO E INTRANSFERÍVEL, SUA UTILIZAÇÃO INDEVIDA

(13)

É DE RESPONSABILIDADE DO TITULAR, QUE TEM A OBRIGAÇÃO DE NÃO A DIVULGAR A TERCEIRO E DE ORIENTAR OS ASSOCIADOS PARA QUE NÃO A DIVULGUEM.

10.2. O Titular deverá, imediatamente, recusar o recebimento de sua senha ou do cartão, se o envelope que os contiver apresentar qualquer tipo de rasura ou sinal de violação, e de que deverá comunicar o fato imediatamente ao Emissor.

10.3. O Banco Central do Brasil poderá comunicar à Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda qualquer irregularidade verificada na utilização do cartão, sem prejuízo das medidas punitivas do próprio Banco Central do Brasil.

11. SAQUE DE LETRAS DE CÂMBIO - O Titular autoriza o Emissor a sacar,

para cobrança, letras de câmbio representativas de qualquer quantia em atraso.

12. PAGAMENTO ANTECIPADO

12.1. SE O TITULAR EFETUAR QUALQUER PAGAMENTO AVULSO, ESTARÁ AMORTIZANDO OU LIQUIDANDO VALORES DEVIDOS NA DATA DE VENCIMENTO DA PRÓXIMA FATURA, LIMITADOS AO SEU VALOR TOTAL.

12.1.1. SE ESSA PRÓXIMA FATURA JÁ TIVER SIDO PROCESSADA, O PAGAMENTO AVULSO LIQUIDARÁ OU AMORTIZARÁ VALORES DEVIDOS NA FATURA SUBSEQÜENTE, NA DATA DE SEU VENCIMENTO, LIMITADO AO VALOR TOTAL DESSA FATURA .

12.2. SE O TITULAR DESEJAR AMORTIZAR OU LIQUIDAR

ANTECIPADAMENTE OPERAÇÕES DE PARCELAMENTO DA FATURA, SAQUE, PAGUE CONTAS OU PARCELAMENTO COM JUROS, DEVERÁ CONTATAR A CENTRAL DE ATENDIMENTO E INFORMAR QUAL OPERAÇÃO PRETENDE LIQUIDAR. NO CASO DOS PARCELAMENTOS, O EMISSOR CALCULARÁ O VALOR PRESENTE DA OPERAÇÃO COMO SEGUE:

a) se o prazo do parcelamento a decorrer for de até 12 (doze) meses ou se a amortização ou a liquidação antecipada ocorrer em até 7 (sete) dias da contratação, com aplicação da taxa de desconto que será a taxa de juros remuneratórios contratada;

b) se o prazo do parcelamento a decorrer for superior a 12 (doze) meses, com a aplicação da taxa de desconto resultante do percentual correspondente à diferença entre a taxa de juros remuneratórios da operação e a taxa SELIC da data da contratação, mais a taxa SELIC do dia da amortização ou liquidação antecipada;

12.2.1. O Titular poderá consultar a taxa SELIC na Central de Atendimento. 13. DIVULGAÇÃO DE ATRASO DE PAGAMENTO – Na hipótese de ocorrer

descumprimento de qualquer obrigação ou atraso no pagamento, o Emissor comunicará o fato a SERASA, ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), bem como a qualquer outro órgão encarregado de cadastrar atrasos de pagamento e descumprimento de obrigações contratuais.

(14)

13.1 Se o Emissor tomar conhecimento de qualquer restrição de crédito ou de descumprimento de qualquer obrigação em nome do Titular, seja através da SERASA, do SPC, do CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo) ou por meio de quaisquer órgãos encarregados de cadastrar atrasos de pagamento e descumprimento de obrigações contratuais, poderá, a seu critério, bloquear o limite do cartão de crédito, mediante aviso ao Titular.

14. PRAZO - Este contrato tem prazo indeterminado, podendo ser rescindido por qualquer das partes, mediante comunicação por escrito com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, hipótese em que o Titular devolverá ao Emissor o cartão e os cartões adicionais, quebrados.

14.1. Em qualquer caso de término deste contrato, o Titular deverá pagar o total de seu débito até o último dia do prazo de aviso de rescisão, e suas obrigações persistirão até a liquidação de seu débito.

14.2. O TITULAR, SE CORRENTISTA DO BANCO ITAÚ S. A., AUTORIZA O EMISSOR A INFORMAR ÀQUELE BANCO, COM O QUAL ELE POSSUI CONVÊNIO, O SALDO DEVEDOR APURADO COM A RESCISÃO OU VENCIMENTO ANTECIPADO DESTE CONTRATO, E AUTORIZA O REFERIDO BANCO A PROCEDER AO DÉBITO DO VALOR, INTEGRAL OU PARCIAL, EM SUA CONTA CORRENTE DE DEPÓSITO.

15. TOLERÂNCIA – A tolerância do Titular ou do EMISSOR não significará renúncia, perdão, novação ou alteração do que foi contratado.

16. SOLUÇÃO AMIGÁVEL DE CONFLITOS - Para a solução amigável de eventuais conflitos relacionados a este contrato, o Titular poderá dirigir pedido de cancelamento, reclamações e sugestões ao SAC ITAUCARD (0800 724 4833) ou ao SAC ITAUCARD exclusivo ao deficiente auditivo (0800 724 4899). O Emissor coloca ainda à disposição do Titular o Fale Conosco (www.itau.com.br). Se não for solucionado o conflito, o Titular poderá recorrer à Ouvidoria Corporativa Itaú (0800 570 0011, em dias úteis das 9 às 18 horas, ou Caixa Postal 67.600, CEP 03162-971).

17. FORO – Fica eleito o Foro do local da assinatura da proposta desta contratação, podendo a parte que promover a ação optar pelo Foro do domicílio do Titular.

Este Contrato foi registrado no Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas da Comarca de Poá/SP, sob o nº 59965, em 04/12/2008 e no 8º Registro de Títulos e Documentos de São Paulo/SP, sob o nº 1182066, em 04/12/2008 e aditado com os documentos registrados no Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas da Comarca de Poá/SP sob o nº 60294 em 23/12/2008 e no 8º Registro de Títulos e Documentos de São Paulo/SP sob o nº 1183569 em 23/12/2008.

Referências

Documentos relacionados

Para avaliação do estado imunológico da população em estudo, foram colhidas amostras de soro sanguíneo de 133 aves e submetidas a provas sorológicas como a Reação

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

I, Seltan Segued, emperor of Ethiopia, believe and profess that Saint Peter, prince of the Apostles was nominated head of the Christian Church by Christ our Lord, who bestowed

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

Este ap´ os fazer a consulta ` a base de dados e carregar toda a informa¸ c˜ ao necess´ aria para o preenchimento da tabela envia-a para o Portal de Gest˜ ao onde a interface