• Nenhum resultado encontrado

HRT destaca a saúde do homem em apoio a campanha Novembro Azul

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HRT destaca a saúde do homem em apoio a campanha Novembro Azul"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

HRT destaca a saúde do homem

em apoio a campanha Novembro

Azul

Novembro é considerado nacionalmente o mês de alerta para a saúde do homem com foco especial na prevenção ao câncer de próstata.

O objetivo da campanha Novembro Azul, promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), tem como propósito conscientizar e divulgar a importância do diagnóstico precoce desse câncer que é registrado como o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros.

Especialistas alertam que para uma vida com saúde, mais do que genética, é preciso fazer escolhas conscientes. Hábitos saudáveis e saúde preventiva são os passos para um envelhecimento com qualidade de vida. Mas, mesmo sabendo disso, homens costumam dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas médicas.

Tabu

A psicóloga Karina Rui explica que este é um fator cultural. “Se observar a historicidade da masculinidade, o homem não é culturalmente estimulado ao autocuidado. Com isso, observamos um grande tabu, vergonha e medo ainda existente que permeiam e até mesmo freiam a busca pelos cuidados e prevenção a saúde do público masculino”, enfatizou.

Para o médico urologista Jarlisson Rebelo, diretor técnico do Hospital Regional do Tapajós (HRT), apesar da resistência do homem de procurar um médico, essa realidade está mudando gradativamente. “A mulher se cuida mais, mas isso está mudando. Ainda que devagar, estamos conseguindo mudar a concepção dos homens e eles estão se conscientizando e

(2)

procurando maior prevenção”, destacou.

Ainda segundo o especialista, o câncer de próstata em uma fase inicial não apresenta sintomas. “Por isso, é necessário fazer o exame para identificar o câncer precocemente”, disse.

Avaliação de risco

A SBU recomenda que se inicie a avaliação do risco de câncer de próstata aos 50 anos, porém homens com parentes de primeiro grau com histórico de câncer de próstata ou homens afrodescendentes devem começar aos 45 anos.

Jarlisson explica ainda que o diagnóstico é feito por meio de rastreio, através do toque retal e da dosagem sanguínea do PSA, que são as formas mais eficientes para identificar o tumor em fase inicial. “Se os resultados forem alterados, o diagnóstico patológico se dará com a realização da biópsia de próstata e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento”, esclareceu.

O especialista ressalta que o tratamento é um tripé, sendo ele cirúrgico, se identificado na fase inicial, Radioterapia e Hormonioterapia, destacando que em uma fase mais tardia somente é possível realizar a Hormonioterapia. “Mesmo com os avanços vale enfatizar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata”, completou.

Fonte: Ascon/HRT Com Foto

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site:

(3)

w w w . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r e -mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

http://www.folhadoprogresso.com.br/vagas-para-residencia-pelo-enare-estao-abertas-saiba-como-se-inscrever/

Novembro Azul: Boas práticas

para manter a saúde em dia

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil para cada ano do biênio 2018/2019. É o tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, ocorrendo geralmente em homens com mais de 65 anos. Neste mês do Novembro Azul, profissionais de saúde e segurança comentam sobre a importância da disciplina de incluir check-ups médicos e adotarem práticas saudáveis de vida.

(4)

Levantamento feito pela Doctoralia, maior plataforma de agendamento de consultas do mundo, apontou que os homens representam apenas 24% dos acessos à página enquanto as mulheres são responsáveis pelos outros 76% (120 milhões de cliques), comprovando a grande diferença quando o assunto é prevenção. O Técnico de Segurança do Trabalho da Guamá Tratamento de Resíduos, Odailson Neves, 37 anos, se orgulha de, depois de vivenciar um problema renal, constar nas estatísticas dos homens que buscam prevenção de forma disciplinada. “Desde que vivenciei um doloroso problema de saúde nos rins e precisei fazer cirurgia, passei a atentar mais para a minha saúde. De três em três meses, faço consultas e exames, mantendo esta rotina para me cuidar. Paralelamente, faço musculação, caminhada e corrida em ambientes abertos como o Parque do Utinga”, relata.

A valorização da saúde preventiva de Neves também o incentiva a motivar outros colegas de trabalho a estabelecer uma rotina médica preventiva ao longo do ano. “Costumo participar das palestras e incentivo os profissionais que trabalham comigo a também se cuidarem melhor, reforçando a importância da

(5)

prevenção para a qualidade de uma vida mais longa. Recentemente, um destes colegas começou a se cuidar melhor”, comenta.

Programações – Iniciado em 2003 na Austrália, o movimento

Novembro Azul tem o propósito de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina com ênfase na prevenção do câncer de próstata. Palestras e rodas de conversa online marcaram a campanha Novembro Azul na Mineração Rio do Norte (MRN), maior produtora de bauxita do Brasil que opera no Distrito de Porto Trombetas, município de Oriximiná, oeste do Pará. A programação envolveu colaboradores do Hospital de Porto Trombetas e da empresa. Os médicos Túlio César Gonçalves e Ranah Nogueira abordaram temas como “Combate ao câncer de próstata” e “Prevenção e promoção à saúde dos homens”. “As c a m p a n h a s s u r g e m p a r a a d i f u s ã o d e c o n h e c i m e n t o e esclarecimento para as populações. Quando um assunto considerado tabu é amplamente divulgado e debatido, as pessoas sentem-se mais seguras e encorajadas a procurarem conhecer mais sobre o assunto, e assim, no caso do Novembro Azul, procuram o atendimento médico”, declara Gonçalves.

Para o médico, com o passar dos anos, o tema prevenção ao câncer de próstata vai se tornando habitual aos homens. Hoje em dia, um homem de 35 anos já conhece sobre o assunto, diferente do pai dele, que não conhecia na mesma idade. “Um homem que vai fazer o controle anual pela primeira vez e percebe que não é ruim nem embaraçoso como ele imaginava, percebe que é bem acolhido e atendido, torna-se difusor de conhecimento para seu grupo de amigos. Acho que também ajuda, no caso aqui de Trombetas, o fato da maioria dos colaboradores já me conhecerem e, mesmo, já terem passado em consulta comigo por outros motivos, pois já trabalho aqui há quase 10 anos. A confiança e boa relação com o médico ajuda muito neste caso”, relata o médico.

(6)

começar o mais cedo possível, evitando excessos de bebidas alcoólicas, incluindo uma boa alimentação e a prática de esportes com acompanhamento profissional. “Homens tendem a relaxar com os cuidados de saúde e acabam procurando atendimento quando sentem alguma coisa, quando o melhor seria fazer um acompanhamento antes de apresentar qualquer sintoma”, comenta Gonçalves. Ele lembra que os principais fatores de risco para o câncer de próstata são a idade avançada e o histórico familiar. Estudos mostram que, quanto mais idoso, maior a chance de aparecimento do câncer. Um parente direto – pai, irmão ou tio com histórico de câncer de próstata – também aumenta a chance do indivíduo ter o câncer. “Fazendo o acompanhamento desde cedo, conseguimos este diagnóstico precoce e cura”, assinala o profissional.

A partir dos 40-45 anos, o exame de próstata é fundamental, mas os homens devem procurar o médico sempre que necessário, segundo Gonçalves. “O ideal seria, pelo menos, uma vez ao ano fazer os exames básicos para um envelhecimento saudável. Todos querem viver bastante, mas, para ter uma velhice saudável, chegar aos seus 80-90 anos com vitalidade, os cuidados devem iniciar aos 20 anos”, conclui.

Foto: Ascom MRN/Divulgação Por: OESTADONET com Ascom MRN

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: w w w . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r e -mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

(7)

uitos-e-on-line-de-formacao-continuada-para-professores/

Publicado dia 16 de Novembro de 2020 às 16:48:01, por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) W h a t s A p p : - 9 3 - 9 8 4 0 4 6 8 3 5 ( C l a r o ) - S i t e : w w w . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r e -mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

Câncer de próstata é o mais

recorrente no Pará em 2020

O câncer de próstata pode ser descoberto precocemente. Mortes podem ser evitadas. (Foto:Divulgação)

Este ano, 104 casos já foram confirmados no estado. Doença matou 374 pessoas em 2019.

O vendedor de coco Reinaldo Vasconcelos tem 47 anos de idade e nunca fez exame de próstata. Ele sabe que essa prevenção é importante, mas o trabalho cansativo o impede de fazer essa consulta. “Eu sei que tem que fazer. A gente trabalha o dia todo, o tempo vai passando e a gente acaba adiando”, contou ele, que reside no bairro de Águas Lindas, em Ananindeua.

Entre os tipos de óbitos por câncer, o de estômago tem sido o mais letal nos homens com residência no Pará. Só em 2019, causou a morte de 416 pessoas do sexo masculino, seguido pelo de próstata, responsável por 374 óbitos. A informações foram divulgadas pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Mas, em número de casos, segundo o DataSUS, em 2020 o câncer de próstata é o mais recorrente: 104 confirmados entre 1º de janeiro e 30 de setembro deste ano, seguido por 85 novos

(8)

pacientes de câncer de estômago no mesmo período.

A tendência foi a mesma em 2019, finalizado com 378 casos de câncer de próstata e 200 de estômago. A Sespa destaca que a campanha “Novembro Azul” marca o mês de conscientização sobre a prevenção e a promoção dos cuidados integrais com a saúde do homem, visando reverter estatísticas que apontam a indiferença masculina em relação à prevenção de doenças e, ao mesmo tempo, a mortalidade por agravos que poderiam ser evitados.

O vendedor de coco Reinaldo Vasconcelos tem 47 anos de idade e nunca fez exame de próstata (Akira Onuma/O Liberal)

O vendedor Reinaldo disse que reveza na venda de coco com outra pessoa. Na prática, trabalha um dia e folga o outro. Mas, quando trabalha, começa às 6 da manhã e vai até 9 da noite. Ele acorda às 4h30 da madrugada. E, de ônibus, vai até seu local de trabalho, na travessa Perebebuí, perto do Bosque Rodrigues Alves, no bairro do Marco. Ele vende cocos há 20 anos. “Nunca fiz (esse exame). Ainda não me interessei. Na

(9)

folga, fico descansando”, contou.

Em sua fase inicial, câncer de próstata não causa sintomas, diz urologista

O médico urologista Maurício Massulo, titular da Sociedade Brasileira de Urologia, diz que os exames de próstata não são competitivos. Eles se complementam. “O exame físico, que é o toque retal, complementa o exame de laboratório, que se chama PSA. Um exemplo: o paciente tem um PSA no valor limítrofe da normalidade. Mas, se eu faço o toque, e tem um caroço, um nódulo, a conduta é uma. Se ele não tem caroço, mesmo com o PSA limítrofe, a conduta é outra”, afirmou.

Segundo ele, o homem que não quer fazer toque retal não passa nem na porta do consultório do urologista. “A gente acha que os homens só estão querendo fugir de exame físico. Mas acontece uma realidade: muitos pacientes, devido a essas campanhas de conscientização, chegam e falam: ‘olha, dr., eu passava com outro colega seu, e ele dizia que não era necessário fazer o toque. Eu vim aqui para o senhor fazer’. Acontece isso muito. Acontece de ele saber que é importante fazer o toque e chega pedindo para fazer o toque. Isso acontece com muita frequência”, acrescentou.

Maurício Massulo falou da importância de se fazer o exame da próstata – o toque, o PSA. “O câncer de próstata, em sua fase inicial, não causa sintoma nada de sintoma. E é justamente nessa fase que a gente consegue fazer o tratamento curativo. A pessoa ficar curada. Como vou dar o diagnóstico em uma doença que não causa sintoma? Só se eu estiver investigando por essa doença. Em Urologia, a gente não faz um preventivo de câncer de próstata.

A gente não consegue prevenir o câncer. A gente faz uma detecção precoce. Um rastreamento. Na fase inicial, o câncer não causa nenhum tipo de sintoma”, afirmou. Ele explicou que, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, todos os homens

(10)

com 50 anos de idade devem fazer o exame. Quem tem histórico na família, a partir de 45 anos (toque e PSA). “Se der alguma coisa alterada, a gente vai fazer a biópsia, que é quem dá o diagnóstico”, afirmou.

Campanha

Orientada a partir da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, do Ministério da Saúde, a campanha deste ano, realizada pela Sespa, aborda, em webconferências, as consequências da pandemia de covid-19 na população masculina, aponta alternativas para a manutenção da saúde física e mental e resguarda as medidas preventivas recomendadas pelos órgãos de saúde. Nesse contexto, a mobilização também recomenda aos municípios que reforcem as ações em favor da diminuição de doenças crônicas, como hipertensão arterial e diabetes, e outras mais graves, aqui incluídas as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a exemplo do HIV/Aids, sífilis e hepatites, e os cânceres de próstata e de estômago – os mais recorrentes entre os homens.

Pelas estatísticas do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), que reúne dados inseridos por todos os municípios brasileiros, entre 1º de janeiro e 30 de agosto deste ano foram registradas 72.232 internações masculinas no Pará – pessoas maiores de 20 anos. As principais causas foram externas (17.353), como esfaqueamentos, traumatismos e envenenamentos; seguidas por doenças infecciosas e parasitárias (15.247); doenças do aparelho digestivo (8.459); doenças do aparelho respiratório (7.675) e do aparelho circulatório (6.582).

Em 2020, a Coordenação Estadual de Saúde do Homem decidiu abordar a saúde masculina dentro do contexto da pandemia, na qual houve maior número de mortes entre os homens.

“É uma realidade com a qual ainda estamos aprendendo a lidar, uma vez que o Sars-CoV-2 produz efeitos que ainda não são

(11)

totalmente conhecidos.

Por tudo isso, a edição de 2020 do Novembro Azul precisa ser diferenciada, pois trabalharemos para levar informações de como o homem deve se alimentar para ter um organismo mais resistente ao vírus, o que pode fazer para manter sua saúde mental e poder tocar sua vida. Nossa agenda está dividida em lives semanais, com informações que serão divulgadas pelas redes sociais e nos serviços de saúde em espaços com grande concentração masculina”, diz o coordenador de Saúde do Homem da Sespa, Diego Cutrim.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: w w w . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r e -mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

http://www.folhadoprogresso.com.br/fies-estudantes-podem-renov ar-contratos-do-segundo-semestre-ate-dia-3011/

Referências

Documentos relacionados

CEL: crista epicondilar lateral; COE: colo da escápula; COU: colo do úmero; CRU: crista do úmero; EE: espinha da escápula; FI: fossa infraespinhal; FO: fossa do olécrano; FS:

Em relação as políticas públicas voltadas à saúde do homem livramentense implantadas pela Secretaria de Saúde daquele município, destaca-se a Campanha

Em São Jerônimo da Serra foram identificadas rochas pertencentes à Formação Rio do Rasto (Grupo Passa Dois) e as formações Pirambóia, Botucatu e Serra Geral (Grupo São

 A incidência de carcinoma da tiroide é baixa 5-10% dos nódulos da tiroide-e a maioria tem um comportamento pouco agressivo.  O rastreio de patologia nodular

Extinguem-se igualmente as Casas de Cultura, tendo em conta que a produção e fruição culturais, enquanto formas de preservação de uma identidade colectiva, por um lado, e

Os resultados deste estudo mostram que entre os grupos pesquisados de diferentes faixas etárias não há diferenças nos envoltórios lineares normalizados das três porções do

b) a compatibilidade da deficiência constatada com o exercício das atividades inerentes à função ao qual concorre, tendo por referência a descrição das atribuições

A espécie mais adequada de crotalária para o consórcio com milho deve apresentar produção de biomassa satisfatória, contribuindo para o sistema de produção, sem comprometer