• Nenhum resultado encontrado

GUIA DO ESTUDANTE DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA DO ESTUDANTE DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)
(2)

São Luís, 2016

GUIA DO ESTUDANTE DO

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR

EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

(3)

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – BICT

Comissão de Elaboração e Implantação do Guia do Estudante do

Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

(Portaria n° 23/2016-GABPROEN):

Presidente:

Prof. Dr. José Renato de Oliveira Lima Membros:

Prof. Dr. Ridvan Nunes Fernandes Prof. Dr. Marcos Aurélio Araujo Santos Prof. Dr. Inaldo Capistrano Costa Prof. Dr. Vilson Souza Pereira

Pedagoga: Delene Thais Sousa Pimentel

Profa. Dra. Nair Portela Silva Coutinho

Reitora

Prof. Dr. Fernando Carvalho Silva

Vice-Reitor

Prof.ª Dr.ª Isabel Ibarra Cabrera

Pró-Reitora de Ensino

Prof. Dr. José Renato de Oliveira Lima

(4)

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – BICT

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO

5

2. COMO SERÁ? ORGANIZAÇÃO DO CURSO

5

2.1.VOU ESTUDAR O QUÊ? ESTRUTURA CURRICULAR 7

2.2. ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

7

2.3. ESTÁGIO CURRICULAR

7

3. PERFIL DO BACHAREL EGRESSO DO BICT

7

4. SOU BACHAREL EM CIENCIA E TECNOLOGIA. COMO

INGRESSO NAS ENGENHARIAS?.

8

(5)

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – BICT

1. APRESENTAÇÃO

Você acaba de se matricular no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia - BICT da UFMA que existe desde 2013 e está vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnologia – CCET.

O BICT é a porta de entrada das Engenharias da UFMA que utilizam o modelo de dois ciclos. Civil, Ambiental, Mecânica e da Computação são algumas. O BICT tem como objetivos: agregar uma formação geral, humanística e científica com aprofundamento no campo das Ciências e das Tecnologias, que inclui a física, matemática, química, letras, administração e componentes das áreas tecnológicas; formar profissionais com sólidos fundamentos teóricos e práticos e com uma visão integrada dessas diferentes áreas do saber; e possibilitar ao aluno a aquisição de competências e habilidades específicas para o aprendizado no campo da Engenharia.

O Curso possui caráter interdisciplinar que se configura numa formação tecnológica mais ampla e abrangente, completa para uma formação superior e introdutória para várias engenharias. Cursando com êxito essa matriz curricular, o aluno recebe a diplomação plena de Bacharel em Ciência e Tecnologia. Esta diplomação qualifica e habilita o Bacharel a concorrer a vagas no mercado de trabalho, em cursos de pós-graduação de mestrado e doutorado e, especialmente, nos Cursos de 2 Ciclos, dentro ou fora da UFMA.

O 2º Ciclo será cursado de acordo com horários, grade curricular e organização didático-pedagógica independente e desvinculada do Primeiro Ciclo, regido por Projeto Pedagógico próprio que aproveita os componentes cursados no BICT.

2. COMO SERÁ? ORGANIZAÇÃO DO CURSO

O BICT está estruturado em três grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas, Humanidades e Tecnológica que, articuladas entre si, devem garantir a interdisciplinaridade e flexibilidade curricular.

O currículo do BICT está organizado por núcleos de conteúdos comuns, eletivos, e ainda os trabalhos de contextualização e integração curricular e atividades complementares que totalizam uma carga horária de 2.400 horas, integralizadas no prazo médio de 3 a 4,5 anos.

O núcleo eletivo é subdividido em tecnológico e generalista. A escolha entre o núcleo tecnológico ou generalista é uma opção do aluno, o que definirá a sua formação.

O Quadro 1 apresenta a carga horária e percentual relativo à estrutura curricular do BICT.

(6)

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – BICT

O aluno, após integralizar a carga de 1.530 horas do Núcleo Comum, deverá optar pela formação no núcleo eletivo. Escolher o Núcleo Tecnológico (azul) implica seguir a Engenharia de sua preferência. Isto, além de assegurar sua diplomação no curso BICT, o habilitará a concorrer à vagas para reingresso no curso de Engenharia de dois ciclos. Escolher o Núcleo Generalista (lilás) completará sua formação em BICT para atuar no mercado de trabalho ou prosseguir para uma pós-graduação. A Figura 1 apresenta a estrutura curricular do BICT.

O Núcleo Comum será ofertado nos turnos matutino e noturno. Os Núcleos Tecnológicos serão ofertados em horário de acordo com o funcionamento dos cursos de segundo ciclo.

NÚCLEO GENERALISTA - É destinado ao aluno que deseja concluir o BICT, sem prosseguir os estudos em um Curso de dois ciclos (Engenharias).

(7)

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – BICT

NÚCLEO TECNOLÓGICO - É composto por disciplinas das áreas específicas dos

2.1. TCIC I E II

Ao longo do curso, o aluno deve desenvolver Trabalho de acadêmico regulado por normas internas próprias e gerenciados por comissão permanente de professores do curso.

2.2. ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

As atividades complementares são atividades extracurriculares obrigatórias e têm por finalidade o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem, ampliando o conhecimento de forma diferenciada e prática. Tais atividades serão consideradas válidas se forem exercidas em data posterior à data de matrícula. São categorias de atividades complementares:

I. Atividades de pesquisa: participação em núcleos de pesquisa ou projetos de Iniciação Científica - IC, publicação de trabalhos, participação em seminários e eventos científicos relacionados com os cursos de 2 ciclos.

II. Atividades de ensino: monitoria de disciplinas, professor de curso técnico nas áreas de ciências exatas, etc.

III. Atividades de extensão: cursos na área de exatas ou de gestão empresarial, cursos de língua estrangeira, projetos e eventos de extensão, etc.

O discente deverá desenvolver atividades complementares obrigatoriamente em, no mínimo, duas das categorias listadas acima. A carga horária total mínima de atividades complementares deve ser de noventa horas (90 h).

O aluno deverá solicitar à Coordenação do Curso a matricula e posterior consolidação da carga horária de Atividades Complementares em seu histórico escolar mediante documentos comprobatórios.

2.3 ESTÁGIO CURRICULAR

O curso de BICT prevê a realização de estágio curricular na modalidade não obrigatório, nos termos do Regulamento de Estágio dos Cursos de Graduação da UFMA e Normas Específicas do Colegiado do Curso.

3. PERFIL DO BACHAREL EGRESSO DO BICT

O Bacharel será capaz de:

•Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos de pesquisa na área de tecnologia; •Gerir trabalho em grupo e em equipes multidisciplinares;

•Fazer uso de tecnologias da informação e da comunicação;

cursos de dois ciclos (Engenharia), concentradas em núcleos definidos por cada Curso. Após definir o núcleo, as disciplinas são obrigatórias para o reingresso no segundo ciclo dos cursos de Engenharia.

(8)

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – BICT

•Identificar, planejar e tomar decisões para solucionar problemas do campo de Ciência e Tecnologia.

E atuar :

•No setor de serviços – atendimento técnico especializado;

•Em cargos de gestão de projetos, notadamente em pesquisa e desenvolvimento tecnológico; •No empreendedorismo do setor de novas Tecnologias - com o conhecimento e habilidades adquiridos no curso o Bacharel terá um vasto campo para empreender nos mais diversos setores da sociedade, ciência e tecnologia.

Carreira acadêmica - pesquisa e pós-graduação:

•Atuação como pesquisador em instituições e empresas de desenvolvimento de novas tecnologias;

•Especialização, mestrado e doutorado (profissional ou acadêmico) - Aprofundamento em área específica desenvolvendo pesquisas e projetos. Os diversos programas de pós-graduação da UFMA são a opção inicial, porém a "construção" de uma pós-graduação própria Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia será o futuro.

4. SOU BACHAREL EM CIENCIA E TECNOLOGIA. COMO INGRESSO NAS ENGENHARIAS?

Após integralização dos créditos de colação de grau como bacharel em Ciência e Tecnologia, através do Núcleo Tecnológico, o egresso estará apto a cursar uma das engenharias de 2 ciclos ofertadas pela UFMA. Para o acesso às engenharias o egresso deverá atender, em tempo hábil, aos itens de edital específico de processo seletivo de reingresso nos cursos de graduação de 2 ciclos, observando o numero de vagas do curso desejado e o turno de oferta do mesmo (Quadro 2). O aluno ingressante em uma das engenharias de 2 ciclos, aproveitará os créditos do BICT no novo curso, devendo cumprir ainda os créditos referentes aos 4 semestres da engenharia escolhida, para obtenção do titulo de bacharel.

(9)

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – BICT

5. ONDE AS COISAS FUNCIONAM

Coordenação/Secretaria - gestão e suporte acadêmico do curso. Documentos, ajustes, cancelamentos e aproveitamento de disciplinas entre outras. secretaria.bct@ufma.br - Local: do

Centro Pedagógico Paulo Freire, 3º andar, asa sul.

Referências

Documentos relacionados

Além da análise da região Xq27.1-q27.3, considerando o grande número de genes de microtúbulo que tem sido relacionado a malformações do córtex cerebral, esse trabalho

C.C.T.F.: aposentadoria aos 65 anos e horizonte de vida de 95 anos; renda constante ao longo do tempo; hipóteca de 20% de 12 salários mensais e poupança de 0,0% do salário bruto

aulas a serem ministradas, possibilitando a construção do senso crítico do aluno diante do estudo, buscando sempre uma relação com a temática proposta e o cotidiano

Com o rápido processo de urbanização, especulação imobiliária das áreas centrais e o aumento do valor do solo urbano a população de baixa renda perece pois as políticas

Pathway generated by Kegg Database (Kanehisa et al. Nipponbare) after four days of iron excess exposure where each CRE is significantly present; b) Histogram that

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

requisitos para provimento: por instituio de ensino reconhecida pelo minist pina 3 de 50 diploma do curso de graduao de nel superior em administrao, expedido. Elaborao Do Plano

13 Assim, a primeira fase no momento da dispensa de um MSRM é a validação da receita, por isso, independentemente do modo de disponibilização da prescrição, a receita