• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 11/2014, de 04 de agosto de 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 11/2014, de 04 de agosto de 2014"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Sudeste de Minas Gerais

EDITAL Nº 11/2014, de 04 de agosto de 2014

SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE COORDENADOR DE POLO DOS CURSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NA FORMA SUBSEQUENTE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, NO ÂMBITO DA REDE ETEC

BRASIL / SETEC/MEC

Processo nº 23223.000141/2014-17

A Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), pelo presente Edital e observadas as disposições da Resolução FNDE/CD nº 36, de 13 de maio de 2013, da Resolução CD/FNDE nº 54, de 29 de outubro de 2009 e da Resolução CD/FNDE nº 18, de 16 de junho de 2010, torna públicos os procedimentos e as normas para realização da Seleção Simplificada DE CANDIDATOS A COORDENADOR(A) DE POLO EaD, para atuar na condição de Bolsista pela Rede e-Tec Brasil/IF Sudeste MG, instituída pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Decreto nº 7.589 de 26 de outubro de 2011. A seleção obedecerá às seguintes disposições:

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 A presente seleção de Coordenador(a) de Polo EaD será regida por este Edital e será executado por uma Comissão de Seleção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, composta por dois membros das coordenações gerais e adjuntas da Rede e-Tec Brasil no IF Sudeste MG.

1.2 As vagas de Coordenadores(as) de Polo EaD serão preenchidas tão logo seja homologada a seleção, ou conforme necessidade do IF Sudeste MG, seguindo a ordem de classificação.

1.3 As atribuições dos Coordenadores de Polo EaD selecionados estão discriminadas no item 3 deste edital. Ao efetuar a inscrição, o candidato estará ciente das atribuições e assinará declaração de concordância com todos os termos do referido item.

2. DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS

2.1 São oferecidas 02 (duas) vagas para a função de Coordenador de Polo, distribuídas, nos Municípios/Polos, conforme o QUADRO 1, a seguir:

QUADRO 1

Polo Vagas Endereço

Divino 01 Rua Atratino Vitor de Oliveira, nº 423 – Givisiez Ilicínea 01 Avenida: XV de Novembro, nº 1457- Bairro Jardim

Primavera

3. DAS ATRIBUIÇÕES DO(A) COORDENADOR(A) DE POLO EaD: 3.1 Exercer as atividades inerentes à gestão e coordenação de polo. 3.2 Coordenar e acompanhar as atividades dos tutores presenciais. 3.3 Acompanhar e gerenciar a entrega dos materiais no polo.

(2)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Sudeste de Minas Gerais 3.4 Gerenciar a infraestrutura do polo.

3.5 Relatar situação do polo ao coordenador da Rede e-Tec.

3.6 Realizar a articulação para o uso das instalações do polo de apoio presencial para o desenvolvimento das atividades de ensino presenciais.

3.7 Realizar a articulação de uso das instalações pelas instituições ofertantes e pelo curso ofertado.

3.8 Mediar a comunicação entre o município e os Institutos Federais ofertantes em seu Polo de atuação.

3.9 Comunicar, imediatamente ao Coordenador Geral da Rede e-Tec, toda e qualquer irregularidade que, por ventura, possa perturbar e até mesmo impedir o bom andamento dos trabalhos da Rede e-Tec.

3.10 Realizar atividades afins que se refiram ao bom funcionamento do polo. 4. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

4.1 Poderá se inscrever no processo seletivo simplificado o candidato que preencher os requisitos, a seguir e de acordo com a Resolução CD/FNDE nº 54, de 29 de outubro de 2009 e Resolução CD/FNDE nº 18, de 16 de junho de 2010:

a)Ter Nível Superior;

b) Ter experiência, comprovada, de no mínimo 3 (três) anos em magistério na educação básica ou superior;

c) Ter conhecimento básico em tecnologia da informação e habilidade para utilizar computadores com sistema operacional Windows ou Linux.

d) Estar, obrigatoriamente, em efetivo exercício do magistério na rede pública de ensino.

d) Não ser aluno da Rede e-Tec Brasil.

e) Não estar vinculado a qualquer Programa ligado ao FNDE.

f) Residir no município do polo de apoio presencial para o qual se inscreve.

g) Não ter sido desligado, nos últimos 12 (doze) meses, como bolsista pelo FNDE, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, por problemas no cumprimento de suas funções/atribuições, por insuficiência técnica, pedagógica e/ou disciplinar.

5. DAS INSCRIÇÕES

5.1 As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas, somente via internet, de 08 a 12 de agosto de 2014 até as 23:59h, no endereço eletrônico: http://moodle.jf.ifsudestemg.edu.br/moodle12/coordenador/inscricao/. Observado o horário oficial de Brasília/DF.

5.2 A Comissão de Seleção não se responsabiliza por solicitação de inscrição, via internet, não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

5.3 Após a efetivação da inscrição conforme o item 5.1, o candidato deverá encaminhar a documentação comprobatória, via SEDEX, para o endereço citado no Quadro 2, até o dia 13 de agosto de 2014, sendo esta última, a data final para postagem do envelope com a referida documentação.

(3)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Sudeste de Minas Gerais

Quadro 2

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Reitoria; Sede 2

Assunto: Seleção de Coordenadores de Polo Rua Delfim Moreira, 285

Centro Juiz de Fora – MG

CEP: 36010-570

5.4 Somente será validada a documentação comprobatória encaminhada, via SEDEX; documentação recebida por outro encaminhamento não será analisada e o candidato será desclassificado.

5.5 A documentação comprobatória de que trata o item 5.3 será composta por cópias dos seguintes documentos (os documentos originais deverão ser apresentados, para conferência no dia da análise presencial da Carta de Intenção):

I- Requerimento de Inscrição gerado no momento da inscrição online, devidamente preenchido e assinado;

II- CPF e Documento de Identificação, com foto (RG. CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte);

III- Diploma e Histórico Escolar do Curso de Graduação;

IV- Diploma e Histórico Escolar do Curso de Pós-Graduação, se possuir; V- Comprovante de residência.

VI- Comprovante de experiência de, no mínimo, três anos de magistério na educação básica ou superior, por meio de declaração emitida pela Instituição de Ensino na qual exerceu a atividade. Serão aceitos os seguintes documentos: certidões, declarações, contratos de trabalho, carteira de trabalho e certificados.

VII- Comprovantes das titulações apresentadas, conforme descrito no Anexo II, deste edital. Somente serão aceitos comprovantes de experiências com datas de início e fim.

VIII- Comprovante de vínculo no magistério da Rede Pública de Ensino.

5.6 A lista dos candidatos inscritos para a seleção simplificada será divulgada no endereço eletrônico www.ifsudestemg.edu.br.

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1 A seleção do(a) Coordenador(a) de Polo se realizará em três etapas, sendo a primeira eliminatória e classificatória, e a segunda e terceira, classificatórias:

a) Primeira etapa: a análise e homologação da documentação de que trata o subitem 5.5 terá caráter eliminatório. Serão desclassificados os candidatos que não preencherem os requisitos no item 4.1 deste Edital. A lista das inscrições homologadas será publicada no endereço eletrônico www.ifsudestemg.edu.br, no dia 18 de agosto de 2014, após as 15 horas.

A análise de títulos terá caráter classificatório e será realizada pela comissão de seleção. Os critérios de pontuação estão descritos no Anexo II deste Edital

b) Segunda etapa: consiste na elaboração presencial de uma Carta de Intenção, na qual deverá constar o seu interesse e sua proposta de trabalho na coordenação do polo. Para

(4)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Sudeste de Minas Gerais

a realização dessa etapa o candidato(a) deverá comparecer no Polo de Apoio Presencial (endereço no Quadro 1), de acordo com cronograma, a seguir, Anexo I, e terá uma hora para elaborar essa carta. Os candidatos deverão portar um documento original de identidade, com foto.

c) Terceira etapa: participarão dessa etapa os dez primeiros candidatos classificados, na primeira etapa, para explanarem oralmente as justificativas e as intenções apresentadas na Carta de Intenção elaborada na segunda etapa. De acordo com cronograma, a seguir, Anexo I. Será pontuada, conforme Anexo III. Nessa etapa, também será realizada a conferência dos documentos originais com a documentação comprobatória que tratam os subitens 5.4 e 5.5, pela Comissão de Seleção juntamente com o candidato. Se dentre os dez primeiros não houver candidato selecionado serão realizadas novas chamadas. 6.2 O candidato que não enviar a documentação exigida e não comparecer para a elaboração da Carta de Intenção no dia e horários estabelecidos será eliminado.

6.3 O cronograma do processo seletivo é o constante no Anexo I, cujas datas deverão ser respeitadas, podendo ser alteradas de acordo com o interesse e/ou necessidade da Administração.

6.4 O candidato deverá se comprometer a acompanhar as demais publicações, com horários e instruções para a análise presencial dos currículos, no endereço eletrônico www.ifsudestemg.edu.br.

6.5 A classificação far-se-á respeitando-se a ordem decrescente a partir da soma dos pontos obtidos por cada candidato.

6.6 Os(As) candidatos(as) selecionados(as) para as vagas de Coordenador(a) de Polo EaD serão chamados(as) de acordo com a ordem de classificação.

7 DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

7.1 Para fins de análise de currículo serão considerados os critérios de pontuação, conforme ANEXO II.

7.2 Os candidatos serão avaliados na terceira etapa conforme os critérios constantes do ANEXO III.

8 DAS CONDIÇÕES DE BOLSISTA

8.1 O(A) Coordenador(a) de Polo EaD atuará no município, com carga horária de 20 horas semanais, incluindo os sábados, domingos e feriados, de modo a atender às demandas das atribuições da função.

8.2 O(A) Coordenador(a) de Polo EaD receberá uma bolsa no valor de R$ 1.100,00 (Um mil e cem reais) mensais, paga pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FNDE/MEC, de acordo com a Resolução CD/FNDE Nº, 18 de 16 de junho de 2010, sendo que esse valor poderá sofrer alterações, conforme determinações do referido órgão. 8.3 O(A) Coordenador(a) de Polo selecionado(a) será inscrito como bolsista na Rede e-Tec Brasil/MEC. Essa bolsa não caracteriza vínculo empregatício junto ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – IF Sudeste MG ou com o FNDE.

(5)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Sudeste de Minas Gerais

8.5 No caso de descumprimento das exigências previstas no item 3 deste Edital poderá ocorrer a substituição do(a) Coordenador(a) de Polo.

9. DA CLASSIFICAÇÃO E DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

9.1 O processo de classificação se dará em ordem decrescente do total de pontos obtidos, pela média aritmética das notas das duas etapas, em lista geral. A nota variará de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

9.2 Serão usados como critérios de desempate:

1º) Candidato(a) com maior pontuação em títulos acadêmicos; 2º) Candidato(a) com maior pontuação em experiência docente; 3º) Candidato(a) com maior pontuação em cursos de capacitação; 4º) Candidato(a) com maior idade;

10. DOS RESULTADOS, HOMOLOGAÇÃO DOS RESULTADOS E PRAZO PARA RECURSOS

10.1 O resultado provisório será divulgado no endereço eletrônico www.ifsudestemg.edu.br, após às 15 horas do dia 26 de agosto de 2014.

10.2 O formulário para interposição de recurso do resultado da Seleção Simplificada deverá ser, obrigatoriamente, o modelo de recurso disponível no ANEXO IV deste Edital e encaminhado à Comissão de Seleção, no prazo de um dia útil após a divulgação do resultado provisório, via e-mail: redeetecbrasil@ifsudestemg.edu.br, ou seja, até as 15 horas do dia 27 de agosto de 2014.

10.3 O resultado final será divulgado no dia 28 de agosto de 2014, após as 15 horas e será homologado pela Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.

11. DO ENCERRAMENTO DA ATIVIDADE DE COORDENADOR(A) DE POLO EaD 11.1 O(A) candidato(a) selecionado(a) para exercer a função de Coordenador(a) de Polo EaD poderá, a qualquer momento, solicitar o desligamento da coordenação do polo. Para isso, basta manifestar seu interesse através de declaração simples entregue ou enviada para a Coordenação Geral da Rede e-Tec do IF Sudeste MG.

11.2 Por força de legislação competente ou por encerramento das atividades do polo de apoio presencial, o (a) Coordenador(a) de Polo EaD poderá, a qualquer momento, ser desligado. Poderá, ainda, ser desligado, a qualquer momento, considerando-se o baixo desempenho técnico e não-adaptabilidade do(a) Coordenador(a) de Polo EaD na realização de suas funções; ou pela sua ausência a 3 (três) reuniões ou demais atividades presenciais previstas durante o ano letivo, sem apresentação das devidas justificativas legais.

11.3 O(A) Coordenador(a) de Polo EaD que receber uma comunicação de dispensa, poderá entrar com recurso dessa decisão ao Diretor de Educação a Distância, até 48 horas após o recebimento da comunicação. O processo de análise e emissão de parecer

(6)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Sudeste de Minas Gerais

sobre o recurso deverá ser realizado pelo Diretor de Educação a Distância e pelos integrantes do Fórum de Educação a Distância, com convocação específica.

12. DISPOSIÇOES GERAIS

12.1 A inexatidão das afirmativas ou irregularidades de documentos, ainda que verificadas posteriormente, eliminarão o candidato da Seleção Simplificada, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

12.2 O cancelamento da bolsa e desligamento do programa poderá ocorrer a qualquer tempo por determinação do Coordenador Geral da Rede e-Tec do IF Sudeste MG, de acordo com o disposto no item 11.

12.3 O não cumprimento das etapas nas datas estabelecidas implicará na sua desclassificação automática da Seleção Simplificada.

12.4 Quaisquer dúvidas ou informações complementares poderão ser respondidas pela Comissão de Seleção do IF Sudeste MG e pela Coordenação Geral da Rede e-Tec do IF Sudeste MG, pelo e-mail, preferencialmente, redeetecbrasil@ifsudestemg.edu.br ou pelo telefone (32) 3216-2611 (Coordenação Geral da Rede e-Tec no IF Sudeste MG).

12.5 Os casos omissos, situações não previstas no presente Edital, serão resolvidos pela Comissão e/ou encaminhados ao Coordenador Geral do e-Tec, para o e-mail: redeetecbrasil@ifsudestemg.edu.br.

12.6 A aprovação na Seleção Simplificada assegurará, apenas, a expectativa de direito à contratação, ficando a concretização deste ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes do interesse e da conveniência da administração do IF Sudeste MG, da rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade da Seleção. O candidato(a) selecionado(a) deverá preencher, assinar e reconhecer firma no Termo de Compromisso do Bolsista.

12.7 Será vetado o pagamento de bolsas pela Rede E-Tec Brasil ao participante com vinculação em outro programa de bolsa de estudo cujo pagamento tenha por base a Lei n°. 11.273/2006, conforme Resolução FNDE/CD 26/2009, art. 9°, § 3°.

12.8 A vigência desta Seleção é de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Juiz de Fora, 04 de agosto de 2014

Maria Elizabeth Rodrigues Pró-Reitora de Ensino

IF Sudeste MG

Portaria nº 488, DOU 21/05/2013

(7)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Sudeste de Minas Gerais ANEXO I – Cronograma

Eventos Datas

Divulgação do Edital 04 de agosto de 2014

Período de inscrição 08 a 12 de agosto de 2014

Último dia para postagem da documentação 13 de agosto de 2014 Divulgação das inscrições homologadas 18 de agosto de 2014 Elaboração da Carta de Intenção – Ilicínea Ilicínea - 19 de agosto de 2014,

às 9 horas

Elaboração da Carta de Intenção - Divino Divino - 21 de agosto de 2014 às 13 horas

Explanação oral da Carta de Intenção e conferência da documentação comprobatória

Ilicínea - 19 de agosto de 2014, à partir das 10 horas Explanação oral da Carta de Intenção e

conferência da documentação comprobatória

Divino - 21 de agosto de 2014 à partir das 14 horas Divulgação do resultado provisório 26 de agosto de 2014 Divulgação do resultado final 28 de agosto de 2014

(8)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Sudeste de Minas Gerais ANEXO II

Item Pontuação Ponderações Pontuação

máxima Formação Complementar Doutorado 30 Não cumulativos – prevalecendo a maior titulação 30 Mestrado 20 Especialização 10 Experiência em Educação à Distância Prática docente, tutoria em EAD: 3 (três) pontos por ano ou período completo de 365 (trezentos e sessenta e cinco dias), até 30 (trinta) pontos.

3 (Não serão pontuadas atividades paralelas) 30 Experiência profissional Atuação profissional na área (direção, coordenação e/ou supervisão escolar): 4 (quatro) pontos por ano ou período completo de 365 (trezentos e

sessenta e cinco dias), até 40 (quarenta) pontos. 4 (Não serão pontuadas atividades paralelas) 40 Pontuação total 100

(9)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Sudeste de Minas Gerais

ANEXO III

Critério Pontuação

Disponibilidade de 20 h semanais, incluindo finais de semana

20 Experiência profissional em EaD e/ou

de gestão em instituições de ensino

10 Apresentação e defesa presencial da

carta de intenções

(10)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Sudeste de Minas Gerais

ANEXO IV - Modelo de Recurso

1. Dados Pessoais:

Nome: ________________________________________________________________ RG: __________________________________________________________________ E-mail: ________________________________________________________________

2. Dados do Processo Seletivo:

Edital n°: ____________________________________ Coordenador de Polo Município: 3. Justificativa: _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ ______________________________

Referências

Documentos relacionados

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

Através da revisão de literatura e a análise crítica do autor, este trabalho apresenta uma proposta de “estrutura conceitual” para a integração dos “fatores humanos” ao

Assim, propusemos que o processo criado pelo PPC é um processo de natureza iterativa e que esta iteração veiculada pelo PPC, contrariamente ao que é proposto em Cunha (2006)

Na década de 1970, a utilização das técnicas de gerenciamento de projetos passou a difundir-se por diversos ramos e setores da economia, sendo modelo de gestão