• Nenhum resultado encontrado

REALIZAÇÃO DO ACOLHIMENTO, ACONSELHAMENTO E TESTE RÁPIDO DO HIV COMO UMA ABORDAGEM PREVENTIVA DE UMA COMUNIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REALIZAÇÃO DO ACOLHIMENTO, ACONSELHAMENTO E TESTE RÁPIDO DO HIV COMO UMA ABORDAGEM PREVENTIVA DE UMA COMUNIDADE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA

( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO

( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE

( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

REALIZAÇÃO DO ACOLHIMENTO, ACONSELHAMENTO E TESTE RÁPIDO DO HIV COMO UMA ABORDAGEM PREVENTIVA DE UMA COMUNIDADE

TKACENKO, Amanda1

BARRETO, Maynara Fernanda Carvalho2 MIRANDA, Amanda Gomes de3

SILVA, Carla Luiza da4

CABRAL, Luciane Patrícia Andreani5

RESUMO – A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids/Sida) é relativamente recente, foi descrita como entidade nosológica em 1981, nos Estados Unidos da América (EUA). Em 1983 foi descoberto o agente etiológico, denominado Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). A grande maioria dos casos de Aids ocorre por transmissão sexual e em pessoas heterossexuais, levando as mulheres a assumirem o papel central na incidência de casos na presente década. A transmissão sexual representa mais de 75% dos casos em mulheres, chegando a 95% em 2004. Os Centros de Orientação e Apoio Sorológico (COAS) surgem em 1988, no bojo das modificações decorrentes da Reforma Sanitária, para atender as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), dentre as quais: capacitar recursos humanos para a prestação de assistência médica e psicossocial, organizar serviços de saúde para atender a população, entre eles os que demandavam a realização dos testes anti-HIV e, ao mesmo tempo, minimizar os problemas vivenciados na época, a exemplo da discriminação e da exclusão social. Mediante esse contexto, buscou-se por meio de um projeto de extensão conhecer essa temática, juntamente com os participantes, para entender essa realidade e com isso realizar a educação em saúde e aconselhamento sobre essa problemática. Objetivou-se neste estudo realizar o acolhimento, aconselhamento e teste rápido do HIV como medida de prevenção em participantes do projeto. Trata-se de uma pesquisa de campo, quantitativa, realizada pelos acadêmicos de enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa– Pr (UEPG) por meio do projeto de extensão “Enfermagem na busca e prevenção do HIV/AIDS” realizado mensalmente no Campus de Uvaranas na UEPG. Os encontros mensais do ano 2012 resultaram em uma amostra de 66 participantes,dentre eles 39 eram mulheres e 27 homens,distribuídos na faixa etária entre 10 e 59 anos.

PALAVRAS CHAVE – HIV. EDUCAÇÃO EM SAÚDE. ENFERMAGEM.

1

Acadêmica do 4º ano do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa -Pr, apresentadora e autora, amanda_tk_panda@hotmail.com.

2

Acadêmica do 3º ano do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa -Pr, apresentadora e autora, maynara_barreto@hotmail.com

3

Acadêmica do 3º ano do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa -Pr, apresentadora e autora, m_a_n_d_inha@hotmail.com.

4

Mestranda em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná,

Docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa –Pr, autora, e-mail: clsilva21@hotmail.com

5

Especialista em Gestão em saúde pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa –Pr, autora, e-mail: luciane_pac@hotmail.com

(2)

Introdução

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids/Sida) é relativamente recente, foi descrita como entidade nosológica em 1981, nos Estados Unidos da América (EUA). Em 1983 foi descoberto o agente etiológico, denominado Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) (AMATO, 1996).

Estima-se que, no Brasil, até meados de 2009 cerca de 630 mil indivíduos de 15 a 49 anos vivam com HIV/AIDS. A taxa de prevalência da infecção no país, nesta população, mantém-se estável em aproximadamente 0,6% desde 2004. De acordo com parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde, a epidemia de AIDS no país é concentrada, e com tendência à estabilização nas regiões Sul e Sudeste, e crescimento nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste (BRASIL, 2010a).

A tendência de crescimento da epidemia de HIV/Aids no Brasil já sinalizava há anos, variações na probabilidade dos indivíduos se infectarem. Nos países pobres e em desenvolvimento, desigualdades socioeconômicas e de gênero contribuem para a dinâmica da epidemia. Ao longo dos últimos anos, o perfil da epidemia de Aids vem apresentando mudanças significativas no perfil epidemiológico, dentre as quais se pode citar a diminuição na razão de casos entre homens e mulheres. a grande maioria dos casos de Aids ocorre por transmissão sexual e em pessoas heterossexuais, levando as mulheres a assumirem o papel central na incidência de casos na presente década. A transmissão sexual representa mais de 75% dos casos em mulheres, chegando a 95% em 2004. (BRASIL, 2010 b)

No Brasil, o aconselhamento para DST/HIV/Aids, foi introduzido inicialmente por

organizações não governamentais e, posteriormente, passou a ser realizado pelo setor público em serviços especializados, como os Centros de Orientação e Apoio Sorológico (COAS), atuais Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Os Centros de Orientação e Apoio Sorológico (COAS) surgem em 1988, no bojo das modificações decorrentes da Reforma Sanitária, para atender as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), dentre as quais: capacitar recursos humanos para a prestação de assistência médica e psicossocial, organizar serviços de saúde para atender a população, entre eles os que

demandavam a realização dos testes anti-HIV e, ao mesmo tempo, minimizar os problemas vivenciados na época, a exemplo da discriminação e da exclusão social. Esses serviços teriam como finalidade prover educação e aconselhamento pré e pós teste, e oferecer testes sorológicos/rápidos.

Estes testes sorológicos são para a detecção de anticorpos anti-HIV e produzem resultados em, no máximo, 30 minutos. Existem atualmente no mercado diversos testes rápidos disponíveis, produzidos por vários fabricantes e que utilizam diferentes princípios técnicos. Geralmente os testes rápidos apresentam metodologia simples, utilizando antígenos virais fixados em um suporte sólido (membranas de celulose ou nylon, látex, micropartículas ou cartelas plásticas) e são acondicionados em embalagens individualizadas, permitindo a testagem individual das amostras.

O aconselhamento pré - teste, pode ser individual ou coletivo, e deve ser oferecido a todos os usuários que desejarem realizar o exame do HIV, sendo decisão dos mesmos utilizá-lo ou não. Mesmo que o usuário opte pela não realização do aconselhamento pré - teste, o que não significa suprimir o acolhimento, o diálogo sobre a motivação para a realização do teste, metodologia utilizada e as expectativas do resultado (BRASIL, 2010b).

O aconselhamento pós - teste é individual, neste, o profissional de saúde necessita manejar adequadamente as reações dos usuários frente ao diagnóstico, reiterar as orientações preventivas e todas as entregas de exames, independente do resultado (BRASIL, 2010 b).

Mediante esse contexto, buscou-se por meio de um projeto de extensão conhecer essa temática, juntamente com os participantes, para entender essa realidade e com isso realizar a educação em saúde e aconselhamento sobre essa problemática.

Objetivos

Realizar o acolhimento, aconselhamento e teste rápido do HIV como medida de prevenção em participantes do projeto;

Enfatizar a necessidade da prevenção, com o intuito de buscar os possíveis portadores de HIV/Aids, possibilitando a troca de experiencias entre os profissionais que possuem o conhecimento sobre o assunto e a comunidade;

(3)

Metodologia

Trata-se de uma pesquisa de campo, quantitativa, realizada pelos acadêmicos de enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa– Pr (UEPG) por meio do projeto de extensão “Enfermagem na busca e prevenção do HIV/AIDS” realizado mensalmente no Campus de Uvaranas na UEPG.

Todos os participantes voluntários que participaram do acolhimento, aconselhamento e teste rápido do HIV foram inclusos no projeto. Obteve-se uma amostra de 66 voluntários de ambos os sexos no período de Março a Novembro de 2012.

Os acadêmicos do 3º e 4º ano de Enfermagem juntamente com professores responsáveis pelo projeto e enfermeiros capacitados realizaram o acolhimento, aconselhamento e teste rápido do HIV.

Nos encontros mensais, primeiramente todos os pacientes são reunidos em uma sala para a realização do acolhimento pelos acadêmicos de enfermagem e posteriormente o aconselhamento por uma profissional capacitada pelo Ministério da saúde (MS), onde explicam os riscos e benefícios, meios de transmissão e importância do uso da camisinha nas relações sexuais. É informado sobre os procedimentos a serem realizados e os possíveis resultados e é garantido o sigilo e confidencialidade.

Posteriormente, os acadêmicos de enfermagem são responsáveis a auxiliar no preenchimento das folhas da busca ativa de pacientes, incluindo a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, do instrumento de pesquisa do projeto, do MS e avaliação. Após o preenchimento de todas essas folhas, é feita a coleta do material, identificado o material coletado e marcado a hora.

Após aproximadamente 20 minutos os documentos são encaminhados em confidencialidade juntamente com o participante para uma sala reservada onde é entregue o resultado. Em outro local reservado, a mesma profissional que passou todas as informações anteriores, passa-se neste momento o resultado ao paciente, sendo entregue o resultado, realizado demais orientações sobre a importância de relações sexuais seguras e é entregue outras informações e panfletos do projeto.

Resultados

Os encontros mensais do ano 2012 resultaram em uma amostra de 66 participantes,dentre eles 39 eram mulheres e 27 homens,distribuídos na faixa etária entre 10 e 59 anos.

Pesquisa realizada com homens de uma empresa de transportes de São Paulo constatou que estes são mais vulneráveis às doenças sexualmente transmissíveis (DST) em função de se sentir mais forte e imune a doença (FRANCISCO,SPINDOLA,MARTINS et al. 2010). Os dados achados nessa pesquisa apontam um número maior de mulheres participantes,devido a este grupo,procurar mais os serviços de saúde e consequentemente o rastreamento de doenças.

No estudo realizado por Toledo no estado do Espírito Santo,quanto à evolução da epidemia, nos últimos anos, observa-se que a incidência acumulada é maior na faixa etária de 20 a 39 anos (70%) que na faixa de maior que 50,coincidindo-se em partes com o que foi encontrado nessa pesquisa.

(4)

Conclusões

O acolhimento, aconselhamento é uma estratégia de prevenção e controle da transmissão das DST/HIV/Aids, que desempenha importante papel no contexto da epidemia da Aids e contribui para que a pessoa aceite sua soropositividade e proporciona a aceitação do doente pela família e comunidade, ajuda na decisão de realizar ou não o teste de HIV, e se reafirma como um campo de conhecimento estratégico para a qualidade do diagnóstico, reduzindo a transmissão do vírus e contribuindo com o controle da epidemia.

Referências

ARAÚJO, Maria Alix Leite; VIEIRA, Neiva Francenely Cunha; ARAÚJO, Carla Luzia França. Aconselhamento coletivo préteste anti hiv no pré natal uma análise sob a ótica dos profissionais de saúde. Rev. baiana saúde pública;33(2), abr.-jun. 2009.

BOUSFIELD, Andrea Barbara S; CAMARGO, Brigido Vizeu. Divulgação dos conhecimentos científicos sobre o HIV e suas representações sociais. Act.Colom.Psicol., Bogotá, v. 14, n. 1, June 2011 .

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Coordenação Nacional de DST e Aids. Diretrizes dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Manual. Brasília; 1999.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Coordenação Nacional de DST e Aids. Boletim Epidemiológico de Aids. Brasília; jan./jun. 2004, ano 1, n.1.

BRASIL. Ministério da Saúde. Unidade de Laboratório e Rede Nacional de Direitos Humanos da CN-DST/Aids.Testes rápidos: consideraçöes gerais para seu uso com ênfase na indicaçäo de terapia anti-retroviral em situaçöes de emergência. DST j. bras. doenças sex. transm;11(1):36-8, graf.1999

FRANCISCO, Márcio T.R.; SPINDOLA ,Thelma ; MARTINS, Elizabeth R.C. Aids na população masculina e comportamento de risco. 48º Congresso do HUPE-Saúde do Homem. V. 9 , 2010. -

FREITAS, Telma Ferreira de. O aconselhamento como prática na oferta da testagem do HIV na rede de atenção primária de saúde do município de Jaboatão dos Guararapes – PE. Recife; s.n; . 21 p.2011.

SILVA, Sonia Maria Batista da. Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA: caminhos e trilhas em construção. – Rio de Janeiro: UFRJ/ NESC, 2004.

SOARES, Priscilla da Silva; BRANDÃO,Elaine Reis. O Aconselhamento e a Testagem anti-HIV como Estratégia Preventiva: uma revisão da literatura internacional, 1999-2011. 0 Saúde Soc. São Paulo, v.21, n.4, p.940-953, 2012

(5)

TLEDO, Lidiane da Silveira Gouvea ;MACIEL, Ethel Leonor Noia ; RODRIGUES, Lívia Carla de Melo ; TRSITÃO-SÁ, Ricardo ; FREGONA Geisa. Características e tendência da AIDS entre idosos no Estado do Espírito Santo. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. V. 43 , n. 3, p. 264-267 . Mai-jun, 2010.

Referências

Documentos relacionados

Vale ressaltar que, para direcionar os trabalhos da Coordenação Estadual do Projeto, é imprescindível que a mesma elabore seu Planejamento Estratégico, pois para Mintzberg (2006,

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

ambiente e na repressão de atitudes conturbadas e turbulentas (normalmente classificadas pela escola de indisciplina). No entanto, as atitudes impositivas da escola

Lück (2009) também traz importantes reflexões sobre a cultura e o clima organizacional ao afirmar que escolas possuem personalidades diferentes, embora possam

De fato, na escola estudada, o projeto foi desenvolvido nos moldes da presença policial na escola quando necessária e palestras para os alunos durante o bimestre,

Para solucionar ou pelo menos minimizar a falta ou infrequência dos alunos dos anos finais inscritos no PME, essa proposta de intervenção pedagógica para o desenvolvimento

Nessa perspectiva, na intenção de fortalecer as ações de gestão da escola por meio de uma possível reestruturação mais consistente e real do PPP; na busca

Optamos por escolher o tema gestão democrática a partir do PPP, primeiramente, porque a escola ainda não o possui, e, também, por considerarmos esse documento