• Nenhum resultado encontrado

Art. 1º - A Federação Apícola do Rio Grande do Sul e o XVIII Seminário Estadual de Apicultura e

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Art. 1º - A Federação Apícola do Rio Grande do Sul e o XVIII Seminário Estadual de Apicultura e"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

R

Re

eg

g

ul

u

la

am

m

e

e

nt

n

t

o

o

P

Pr

ê

mi

m

io

o

d

de

e

In

I

no

ov

va

çã

ão

o

T

Te

ec

cn

no

ol

óg

gi

ic

ca

a

p

pa

ar

ra

a

A

A

pi

p

ic

cu

ul

lt

t

ur

u

ra

a

e

e

/o

/

ou

u

M

Me

el

li

ip

po

on

ni

ic

c

ul

u

lt

t

ur

u

ra

a

Art. 1º - A Federação Apícola do Rio Grande do Sul e o XVIII Seminário Estadual de Apicultura e XI Encontro Estadual de Meliponicultores criam o PPRRÊÊMMIIOODDEEIINNOOVVAAÇÇÃÃOOTTEECCNNOOLLÓÓGGIICCAAEEMM A

APPIICCUULLTTUURRAA EE//OOUU MMEELLIIPPOONNIICCUULLTTUURRA, A para inovação em equipamentos apícolas/meliponícolas desenvolvidos fora das instituições de ensino, pesquisa e extensão, por apicultores, meliponicultores, inventores e/ou pequenas oficinas que não se caracterizam como fábricas ou empresas.

Art. 2º - Na consecução de seus objetivos, o PPRRÊÊMMIIOO DDEE IINNOOVVAAÇÇÃÃOO TTEECCNNOOLLÓÓGGIICCAA EEMM A

APPIICCUULLTTUURRAA EE//OOUU MMEELLIIPPOONNIICCUULLTTUURRA valer-se-á do apoio e da parceria de Secretarias de A Estado, instituições organizadas da sociedade civil e instituições de ensino, pesquisa e extensão com sede no Estado do Rio Grande do Sul. Na edição 2200114, é um importante parceiro 4 institucional o Instituto Superior de Educação de Ivoti (ISEI).

Art. 3º - O PPRRÊÊMMIIOODDEEIINNOOVVAAÇÇÃÃOOTTEECCNNOOLLÓÓGGIICCAAEEMMAAPPIICCUULLTTUURRAAEE//OOUUMMEELLIIPPOONNIICCUULLTTUURRA A tem como objetivo geral estimular, identificar e divulgar inventos que facilitem a atividade dos apicultores e meliponicultores, e que sejam produzidos de forma rústica, barata e, preferencialmente, com material reciclável ou renovável. Como objetivos específicos, o Prêmio incentiva, junto aos apicultores, meliponicultores, inventores e pequenas oficinas que não se caracterizam como fábricas ou empresas:

I. Valorizar o saber e a inventividade populares, como forma de demonstrar a importância estratégica da tecnologia na solução de problemas do dia-a-dia dos apicultores e meliponicultores.

II. Valorizar a interação entre os saberes e a inventividade popular e a técnico-científica.

III. Estimular a criação de mecanismos tecnológicos de menor grau de complexidade com alto grau de aplicabilidade.

§ 1º. Para fins deste Regulamento, habilitam-se a concorrer, equipamentos e componentes apícolas e/ou meliponícolas fabricados no Brasil e passíveis de financiamento pelos Programas Oficiais de apoio à Agropecuária Familiar – Apicultura e/ou Meliponicultura.

§ 2º. O equipamento ou máquina deverá ser original, resultado da criação do inventor, não sendo aceito, sob pena de desclassificação, a inscrição de equipamentos ou máquinas com similares no mercado.

Art. 4º - Na CCAATTEEGGOORRIIAA em exame, a premiação será concedida somente a produtos que,

atendendo aos objetivos do Prêmio, venham a contribuir para a melhoria da produção e da produtividade apícola e/ou meliponícola, para a qualidade de vida das populações e para a preservação do meio ambiente.

(2)

Art. 5º - A concessão do PPRRÊÊMMIIOO DDEE IINNOOVVAAÇÇÃÃOO TTEECCNNOOLLÓÓGGIICCAA EEMM AAPPIICCUULLTTUURRAA EE//OOUU

M

MEELLIIPPOONNIICCUULLTTUURRA, não implica certificação de qualidade e/ou de conformidade, sendo A vetado aos premiados a divulgação de informações que deem margem a tal interpretação, sob pena de desmentido público sem prejuízo de outras sanções.

P

PAARRTTIICCIIPPAANNTTEESSEECCAATTEEGGOORRIIAAS S

Art. 6º - O concurso PPRRÊÊMMIIOO DDEE IINNOOVVAAÇÇÃÃOO TTEECCNNOOLLÓÓGGIICCAA EEMM AAPPIICCUULLTTUURRAA EE//OOUU

M

MEELLIIPPOONNIICCUULLTTUURRA se destina a pessoas físicas e jurídicas, que se dividirá em duas categorias, A que não concorrem entre si, a saber:

I. Categoria IINNVVEENNTTOORR: participam apicultores, meliponicultores, inventores e/ou

pequenas oficinas que não se caracterizam como fábricas ou empresas.

II. Categoria IINNCCEENNTTIIVVOO ÀÀ PPEESSQQUUIISSA: participam instituições de ensino superior, A entidades de pesquisa, entidades de extensão rural, escolas técnicas, cooperativas e organizações não-governamentais.

D

DAACCAATTEEGGOORRIIAAIINNVVEENNTTOORR

Art. 7º - Na Categoria IINNVVEENNTTOORR, serão premiados os produtos inscritos, em obediência ao

estabelecido neste Regulamento, que se destacarem pelas seguintes características: produtos desenvolvidos por apicultores, meliponicultores, inventores e/ou pequenas oficinas que não se caracterizam como fábricas ou empresas e que constituam-se como inventos e/ou inovação tecnológica ou aperfeiçoamento desenvolvido para a apicultura e/ou meliponicultura devidamente caracterizados, potencialmente capazes de contribuir, de forma efetiva, para a produção e para a produtividade apícola e/ou meliponícola, para a qualidade de vida das populações e para a preservação do meio ambiente.

§ 1º. Cada apicultor/meliponicultor, inventor e/ou pequena oficina poderá inscrever apenas 1 (um) produto na Categoria IINNVVEENNTTOOR. R

§ 2º. Os produtos que já foram premiados em outros eventos, só poderão ser inscritos se apresentarem aperfeiçoamentos e/ou melhorias significativas, devidamente apontadas, no ato da inscrição, pelo apicultor/meliponicultor, inventor e/ou pequena oficina.

D

DAACCAATTEEGGOORRIIAAIINNCCEENNTTIIVVOOÀÀPPEESSQQUUIISSAA

Art. 8º - Na Categoria IINNCCEENNTTIIVVOO ÀÀ PPEESSQQUUIISSAA, serão premiados os produtos inscritos, em

obediência ao estabelecido neste Regulamento, que se destacarem pelas seguintes características: produtos desenvolvidos por apicultores, meliponicultores, inventores e/ou pequenas oficinas que não se caracterizam como fábricas ou empresas e que constituam-se como inventos e/ou inovação tecnológica ou aperfeiçoamento desenvolvido para a apicultura e/ou meliponicultura devidamente caracterizados, potencialmente capazes de contribuir, de

(3)

forma efetiva, para a produção e para a produtividade apícola e/ou meliponícola, para a qualidade de vida das populações e para a preservação do meio ambiente.

§ 1º. Cada instituição (instituições de ensino superior, entidades de pesquisa, entidades de extensão rural, escolas técnicas, cooperativas e organizações não-governamentais) poderá inscrever até (três) produtos na Categoria IINNCCEENNTTIIVVOOÀÀPPEESSQQUUIISSAA.

§ 2º. Os produtos que já tenham sido premiados em outros eventos, só poderão ser inscritos se apresentarem aperfeiçoamentos e/ou melhorias significativas, devidamente apontadas, no ato da inscrição, pela instituição candidata.

D

DAACCOOMMIISSSSÃÃOOJJUULLGGAADDOORRAA

Art. 9 º - O PPRRÊÊMMIIOODDEEIINNOOVVAAÇÇÃÃOOTTEECCNNOOLLÓÓGGIICCAAEEMMAAPPIICCUULLTTUURRAAEE//OOUUMMEELLIIPPOONNIICCUULLTTUURRA, A será composto por uma única Comissão Julgadora, especialmente designada para tal fim, mediante CONVITE DA ORGANIZAÇÃO do XVIII Seminário Estadual de Apicultura e XI Encontro Estadual de Meliponicultores.

Art. 10 - A CCoommiissssããooJJuullggaaddoorra será composta por quatro membros, sendo, um representante a dos Apicultores, um representante dos Meliponicultores, um representante da EMATER e um representante do SENAR.

D

DOOJJUULLGGAAMMEENNTTOOEEPPRREEMMIIAAÇÇÃÃOO

Art. 11 - Os membros da CCoommiissssããoo JJuullggaaddoorraa selecionarão as 6 (seis) melhores inovações

tecnológicas, sendo 3 (três) na categoria IINNVVEENNTTOORR e 3 (três) na categoria IINNCCEENNTTIIVVOO ÀÀ P

PEESSQQUUIISSAA, dos quais a referida comissão classificará o primeiro, segundo e terceiro lugares.

§ 1º. A CCoommiissssããooJJuullggaaddoorraa avaliará e selecionará as máquinas ou equipamentos, com base na

visualização da máquina em exposição, detalhes técnicos, respondendo questionário dirigido de pontuação, contemplando os seguintes itens, nesta ordem: originalidade e criatividade; praticidade do equipamento em facilitar e agilizar o trabalho no campo; viabilidade de sua fabricação em larga escala; menor impacto social e ambiental; relação custo/benefício, em consonância com a tabela anexa ao presente regulamento – Anexo I;

§ 2º. Em caso de empate, serão melhor classificados os equipamentos ou máquinas que obtiverem as maiores notas nos critérios de seleção descritos no § 1º na respectiva ordem.

Art. 12 - Poderá ser concedida premiação até o terceiro lugar conforme os critérios da C

CoommiissssããooJJuullggaaddoorraa para aqueles produtos que apresentem os atributos mais significativos.

Parágrafo Único - A premiação se constituirá de Troféus alusivos ao evento. Não haverá premiação em dinheiro.

(4)

Art. 13 - Os premiados, cujos equipamentos, componentes e/ou sistemas informatizados de uso apícola e/ou meliponícola tenham sido laureados, ficam autorizadas a utilizar, nestes produtos e nos respectivos materiais de divulgação, o selo promocional especialmente concebido para esse fim pelo XVIII Seminário Estadual de Apicultura e XI Encontro Estadual de Meliponicultores.

Art. 14 - A CCoommiissssããooJJuullggaaddoorra reserva-se o direito de não conceder a premiação, se assim for a de seu entendimento, caso as máquinas ou equipamentos inscritos não atendam os critérios de avaliação previstos neste regulamento.

Art. 15 - A CCoommiissssããoo JJuullggaaddoorraa éé ssoobbeerraannaa eemm ssuuaass ddeecciissõõeess, não cabendo recurso ou

impugnação em qualquer fase do processo de premiação.

Art. 16 - Ao final das atividades de premiação, a CCoommiissssããooJJuullggaaddoorraa emitirá documentos com

o registro dos premiados para fins de divulgação pela organização do Prêmio.

Art. 17 - A cerimônia oficial de entrega dos prêmios será realizada em concomitância com o Jantar de Confraternização do XVIII Seminário Estadual de Apicultura e XI Encontro Estadual de Meliponicultores, a se realizar em 25 de julho de 2014.

D

DAASSIINNSSCCRRIIÇÇÕÕEESS

Art. 18 - A inscrição dos trabalhos, será gratuita e deverá ser feita pelo site www.isei.edu.br ou na Administração do Seminário localizada na Rua Rua Júlio Hauser, 171 - Sete de Setembro, Ivoti - RS, 93900-000, (51) 3563-8656, até o dia 24 de julho de 2014.

§ 1º. O interessado deverá preencher a ficha de inscrição, anexa a este regulamento (Anexo II), descrevendo o equipamento, seus aspectos inovadores e sua praticidade, demonstrando a utilidade do mesmo através de fotos e anexar cópia da identidade e do CPF/CNPJ.

§ 2º. O preenchimento incompleto da ficha de inscrição, a falta de documentação informacional exigida e o não atendimento ao disposto no parágrafo anterior implicarão no cancelamento da inscrição.

§ 3º. Os documentos enviados pelos concorrentes não serão devolvidos.

Art. 19 - A apresentação da inscrição implica na concordância e na aceitação de todas as cláusulas e condições do presente Regulamento por parte dos candidatos.

Art. 20 - O participante garante, desde já, que é o inventor do equipamento ou máquina apresentado, e que o mesmo não infringe quaisquer direitos autorais de terceiros, bem como que possui todas as autorizações para divulgação do invento inscrito, sob pena de responder civil e criminalmente pelos prejuízos e/ou danos materiais e/ou morais que eventualmente

(5)

venham a ser causados ao Organizador ou terceiro lesado, eximindo-se a promotora do concurso de qualquer responsabilidade.

D

DAAEEXXPPOOSSIIÇÇÃÃOO

Art. 21 - A Exposição de Inventos e Inovações Tecnológicas concorrentes ao PPRRÊÊMMIIOO DDEE I

INNOOVVAAÇÇÃÃOOTTEECCNNOOLLÓÓGGIICCAAEEMMAAPPIICCUULLTTUURRAAEE//OOUUMMEELLIIPPOONNIICCUULLTTUURRAA se dará na área interna

do Instituto Superior de Educação de Ivoti (ISEI).

Parágrafo Único - O inventor é responsável pela exposição e zelo do invento durante XVIII Seminário Estadual de Apicultura e XI Encontro Estadual de Meliponicultores, no período de 24 a 26 de julho de 2014.

Art. 22 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Julgadora, ouvidas as entidades promotoras.

(6)

A

ANNEEXXOOII––DDOOSSCCRRIITTÉÉRRIIOOSSDDEEJJUULLGGAAMMEENNTTOO

1. Na categoria IINNVVEENNTTOORR serão observados os seguintes critérios de avaliação:

a) Apresentação do invento: comunicação, domínio do apresentador sobre o funcionamento do invento e clareza do apresentador sobre a contribuição do invento para solução do problema a que se propõe resolver;

b) Facilidade de adoção do invento: custo do material utilizado, facilidade na fabricação, potencial de retorno econômico com a adoção, facilidade de assimilação e praticidade de uso e manutenção;

c) Potencial de contribuição do invento: importância e abrangência do problema a que o invento se propõe a resolver;

d) Originalidade do invento: novidade da solução dada pelo invento ao problema abordado.

2. Para cada item de avaliação o julgador atribuíra 4 (quatro) níveis de julgamento, segundo as ponderações abaixo:

• nível 1: nota máxima correspondente a 4 (quatro) pontos; • nível 2: nota correspondente a 3 (três) pontos;

• nível 3: nota correspondente a 2 (dois) pontos; • nível 4: nota mínima correspondente a 1 (um) ponto.

3. As notas atribuídas, segundo os quatro níveis de julgamento, receberão ponderação, conforme tabela abaixo:

4. Tabela de Julgamento - Categoria IINNVVEENNTTOOR R

Nível de julgamento do item A B C D Fator de Ponderação

Pontos totais ponderados* Pontuação correspondente 4 3 2 1

1– Apresentação do invento

Domínio do apresentador sobre o invento

5 2 – Facilidade de adoção Custo do material

5 Custo de manufatura

5 Custo/benefício

9 Assimilação

9 Praticidade

7 3 – Potencial de contribuição Importância do problema 15 Sucesso alcançado 15

(7)

4 – Originalidade do invento

Novidade do problema 15

Novidade da solução 15

Total 100%

Classificação Geral:

(*) Cálculo: Pontos atribuídos a cada item multiplicado pelo fator de ponderação.

5. Na categoria IINNCCEENNTTIIVVOO ÀÀ PPEESSQQUUIISSA serão observados os seguintes critérios de A avaliação:

a) Apresentação do invento: domínio do invento pelo apresentador, funcionamento do protótipo ou modelo em escala e apoio didático empregado pelo apresentador; b) Facilidade de adoção do invento: custo do material utilizado, facilidade na fabricação,

potencial de retorno econômico com a adoção, facilidade de assimilação e praticidade de uso e manutenção;

c) Potencial de contribuição do invento: importância e abrangência do problema a que o invento se propõe a resolver;

d) Originalidade do invento: novidade da solução dada pelo invento ao problema abordado.

6. Para cada item de avaliação o julgador atribuíra 4 (quatro) níveis de julgamento, segundo as ponderações abaixo:

• nível 1: nota máxima correspondente a 4 (quatro) pontos; • nível 2: nota correspondente a 3 (três) pontos;

• nível 3: nota correspondente a 2 (dois) pontos; • nível 4: nota mínima correspondente a 1 (um) ponto.

7. As notas atribuídas, segundo os 4 (quatro) níveis de julgamento, receberão ponderação, conforme tabela abaixo:

8. Tabela de Julgamento - Categoria IINNCCEENNTTIIVVOOÀÀPPEESSQQUUIISSAA

Nível de julgamento do item A B C D Fator de Ponderação

Pontos totais ponderados* Pontuação correspondente 4 3 2 1

1- Apresentação do invento

Domínio do apresentador sobre o invento 5

2 – Facilidade de adoção

Custo do material 5

Custo de manufatura 5

(8)

Assimilação 9 Praticidade 7 3 – Potencial de contribuição Importância do problema 15 Sucesso alcançado 15 4 – Originalidade do invento Novidade do problema 15 Novidade da solução 15 Total 100% Classificação Geral:

(9)

A ANNEEXXOOIIII––FFIICCHHAADDEEIINNSSCCRRIIÇÇÃÃOO Categoria pretendida: I INNVVEENNTTOOR R IINNCCEENNTTIIVVOOÀÀPPEESSQQUUIISSA A Identificação: Nome/Razão Social:

Endereço (Rua, No, Apto.):

CEP /Cidade / Estado:

Telefones (DDD):

E-mail

Identificação do equipamento/inovação tecnológica:

Em que classe o produto está inscrito?

Equipamento completo Componente Acessório

Atual estágio de desenvolvimento do produto:

(10)

Aplicação (a que se destina, que operações executa e sob que condições....)

O produto é lançamento no Concurso?

Sim Não

Em caso negativo, qual a data da sua entrada no mercado? dd/mm/aaaa

Outras informações:

Local / Data:

Responsável:

Referências

Documentos relacionados

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

Para tanto, no Laboratório de Análise Experimental de Estruturas (LAEES), da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG), foram realizados ensaios

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O Conselho Deliberativo da CELOS decidiu pela aplicação dos novos valores das Contribuições Extraordinárias para o déficit 2016 do Plano Misto e deliberou também sobre o reajuste

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

Uma vez que o instituto da detenção administrativa aplica-se para o estrangeiro, por- que entrou ou permanece irregularmente no território da União Europeia, discute-se muito a