• Nenhum resultado encontrado

BESA PATRIMÓNIO FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO PROSPECTO. A Identificação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BESA PATRIMÓNIO FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO PROSPECTO. A Identificação"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

BESA PATRIMÓNIO

FUNDODEINVESTIMENTOIMOBILIÁRIOFECHADO PROSPECTO

A – Identificação Denominação:

BESA Património – Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Tipo de Fundo e Duração: Fundo de investimento imobiliário fechado, com duração

determinada de 5 anos.

Início de Actividade: 13 (treze) de Dezembro de 2008

Entidade Gestora: BESAACTIF – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento, S.A. (com sede social na Rua Guilherme Pereira Inglês, nº 43,1.º - Largo e Bairro das Ingombotas – Luanda, Angola)

Banco Depositário: Banco Espírito Santo Angola, S.A., com sede na Rua do 1º Congresso, n.º 27, Bairro da Ingombota, Luanda, Angola.

Auditores: KPMG Auditores e Consultores Angola, SARL, com sede no Edifício Presidente, Largo 4 de Fevereiro, Nº 3, 1ºAndar, Caixa Postal 2021, Luanda, República de Angola, Contribuinte nº 0.105.576/00-0.

Entidades Distribuidoras: Banco Espírito Santo Angola, S.A. .

Peritos Avaliadores: As avaliações dos valores imobiliários que integram a carteira do Fundo, são efectuadas por diferentes peritos avaliadores independentes, directamente contratados pela Sociedade Gestora, nos termos definidos pela regulamentação da Comissão do Mercado de Capitais (CMC) e pelo Regulamento de Gestão do Fundo. Os peritos avaliadores deverão ser pessoas ou instituições com vasta experiência no ramo imobiliário.

(2)

Consultores de Investimento e outros Prestadores de Serviços:

Não existem consultores de investimento para o Fundo, contudo a Sociedade Gestora reserva o direito de contratar os serviços de análise e acompanhamento de projectos imobiliários a entidades com experiência e idoneidade adequadas, estando ainda autorizada a celebrar acordos de parceria com vista ao desenvolvimento de projectos de construção e reabilitação com entidades de reconhecida competência técnica e experiência no sector imobiliário.

B - Características Objectivos e Política de Investimentos:

O objectivo de investimento do Fundo é o de alcançar, numa perspectiva de longo prazo, uma valorização satisfatória do capital, através da constituição e gestão profissional de uma carteira de valores constituída por um conjunto diversificado de activos, fundamentalmente imobiliários, nos termos e segundo as regras previstas em regulamento da CMC e no Regulamento de Gestão do Fundo.

Considerando o seu objectivo, o Fundo investirá em activos e valores imobiliários que são susceptíveis de integrar o património dos fundos de investimento imobiliários e temporariamente em liquidez, decidindo a Sociedade Gestora, em cada momento e independentemente da prévia autorização dos Quotistas, dentro dos limites legalmente estabelecidos, qual a proporção de investimento por activo.

O Fundo procurará fundamentalmente o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, tais como projectos de construção e reabilitação de imóveis, para revenda, arrendamento ou outras formas de exploração onerosa, bem como a aquisição de imóveis prontos ou fracções autónomas, mediante a aquisição de direitos de propriedade ou parcelares desses direitos ou de natureza meramente obrigacional para revenda, arrendamento ou outras formas de exploração onerosa.

O Fundo pode ainda adquirir participações em sociedades que tenham por objecto principal ou complementar actividades de âmbito imobiliário e quotas de fundos de investimento imobiliário.

Não podem ser adquiridos para o Fundo imóveis em regime de compropriedade, excepto nas situações previstas na lei e no Regulamento de Gestão.

Considera-se liquidez: numerário, depósitos bancários, certificados de depósitos bancários, quotas de fundos de investimento imobiliário e / ou mobiliário, quotas de fundos de tesouraria e valores mobiliários emitidos ou garantidos pelo Estado Angolano com prazo de vencimento residual inferior a 12 meses (títulos de tesouro e títulos de renda fixa).

A Sociedade Gestora pode utilizar derivativos nos casos admitidos por regulamentação da CMC.

Os imóveis detidos pelo Fundo correspondem a prédios urbanos, e / ou fracções autónomas, prédios mistos ou rústicos, estando localizados em uma ou mais províncias da República de Angola, em zonas com diversos índices de aproveitamento urbanístico ou rural, nos termos permitidos por lei.

A forma de comercialização de todo e qualquer empreendimento imobiliário a ser comercializado pelo Fundo será previamente dado a conhecer à CMC.

Os projectos de construção e os imóveis serão avaliados mediante os métodos de avaliação idóneos no mercado imobiliário de Angola.

(3)

Composição do Património do Fundo:

A composição do património do Fundo deverá obedecer às normas legais e regulamentares aplicáveis nesta matéria. A Sociedade Gestora privilegiará a seguinte composição:

(a) o valor dos imóveis não represente menos de 75% do activo total do Fundo; (b) O FUNDO não adquira, até ao máximo de 25% do seu activo total, em quotas de outros fundos de investimento imobiliário; (c) no seu conjunto, os fundos geridos pela Sociedade Gestora não adquiram mais de 25% das Quotas do Fundo ou de um único fundo de investimento imobiliário; (d) o Fundo poderá adquirir até o máximo de 10% do seu activo total, participações em sociedades que tenham por objecto principal ou complementar actividades de âmbito imobiliário.

Sempre que sejam utilizados derivativos transaccionados fora de mercado regulamentado, o Fundo não pode, relativamente a cada contraparte, apresentar uma exposição superior a um terço do seu património. A Sociedade Gestora poderá efectuar qualquer transacção entre diferentes fundos de investimento que administre se a tal for autorizada, relativamente a cada operação, pela CMC.

Riscos Associados ao Investimento:

O risco de um Fundo de Investimento varia de acordo com o risco implícito nos activos de base que constituem a carteira de investimentos do Fundo. Tratando-se de um Fundo de Investimento Imobiliário o risco associado às aplicações resulta de vários factores, sendo de destacar a evolução dos preços dos activos, a sua qualidade e diversificação, sector de actividade económica, localização geográfica, bem como a qualidade dos inquilinos.

Tal como resulta do supra referido, o Fundo investirá num conjunto diversificado de activos, fundamentalmente imobiliários, o que consubstancia uma forma de minimização de riscos associados à concentração do investimento por activo ou por entidades.

No sentido de minimizar os riscos acima referidos a Sociedade Gestora adoptou uma política de gestão de riscos que passará por uma análise rigorosa das aplicações do Fundo, tentando assegurar a diversificação das mesmas.

Perfil do Investidor:

O Fundo adequa-se a todos os investidores com uma apetência média ao risco, que de uma forma estável tenham expectativas de valorização do investimento realizado, numa perspectiva de Médio/Longo Prazo. O período mínimo de investimento recomendado neste Fundo é de 5 anos.

Comissões e Encargos do Fundo: Comissões:

O Fundo suporta uma comissão nominal anual de gestão, calculada mensalmente sobre o valor do Património Líquido do Fundo, e cobrada mensalmente no primeiro dia útil do mês seguinte a que respeita, de 2,5% mediante a fórmula:

Comissão de Gestão = (2,5% x (n.º dias do mês/365) x Valor do Património Líquido do Fundo do final do mês).

O Fundo suporta ainda uma componente variável da comissão de gestão (“Comissão de Performance”) calculada e deduzida mensalmente sobre o valor do património líquido do Fundo, depois de deduzidas as comissões de Gestão (fixa) e de depósito, sendo cobrada no primeiro dia útil do período anual (correspondentes ao ano civil, com excepção do primeiro período em que será considerado o tempo decorrido até 31 de Dezembro de 2008 sendo a comissão calculada em pró-rata) seguinte àquele que respeite, pelo que a performance anual é calculada através da seguinte fórmula:

(4)

Comissão de Performance = 25% x (Rentabilidade Anual do Fundo - 8%)

O Fundo suporta uma comissão de depósito, devida ao Depositário, anual nominal de 1% calculada mensalmente sobre o valor do património líquido do Fundo, depois de deduzida a comissão de gestão (componente fixa), e cobrada trimestralmente no primeiro dia útil do trimestre seguinte, através da seguinte fórmula:

Comissão de Depósito = (1% x (n.º dias do mês/365)) x Valor do Património Líquido do Fundo (depois de deduzida a Comissão de Gestão) do final do mês.

Encargos:

Constituem ainda encargos do Fundo todas as despesas referentes à compra, manutenção, arrendamento, realização de projectos de construção, reabilitação e venda de imóveis; despesas referentes a avaliações realizadas por conta do Fundo a bens da titularidade do mesmo ou que se destinem a uma eventual detenção por este; despesas com expediente do interesse do Fundo, incluindo comunicações aos Quotistas, e com impressão, expedição e publicação de relatórios, formulários e informações e publicações periódicas obrigatórias, tal como previstas na lei, na regulamentação aplicável e no Regulamento de Gestão; todas as despesas com a constituição, fusão, cisão, liquidação ou outras vicissitudes legais típicas do Fundo; todas as despesas relativas à convocatória e realização das Assembleias de Quotistas; campanhas publicitárias e outros eventos promocionais realizadas com o objectivo de promoção dos bens do Fundo; todas as despesas de compra e venda, permuta e outros actos de disponibilização de valores mobiliários por conta do Fundo; quaisquer impostos, taxas, contribuições oficiais, encargos e despesas que recaiam, ou venham a recair, sobre quaisquer bens, direitos e obrigações que compõem o património do Fundo; eventuais taxas de supervisão e outros custos análogos aplicáveis ao respectivo mercado e actividade por lei ou regulamento; todas as despesas não expressamente previstas no presente parágrafo e que sejam ou venham a ser autorizadas pela Assembleia de Quotistas no interesse do Fundo.

Determinação do Valor da Quota:

A Sociedade Gestora calculará no último dia útil de cada mês, às 17 horas e 30 minutos, e com referência ao último dia desse mês, o valor da Quota dividindo o valor do património líquido total do Fundo pelo número de Quotas do mesmo em circulação.

Divulgação do Valor da Quota:

O valor das Quotas do Fundo é divulgado em jornal de grande circulação e na página da Internet da Sociedade Gestora, no dia seguinte ao do seu apuramento, de acordo com o Regulamento de Gestão do FUNDO.

Admissão à Cotação:

Não está previsto o pedido de admissão à negociação em qualquer mercado organizado das Quotas do Fundo.

Subscrição:

O valor das Quotas do Fundo, para efeitos das subscrições seguintes, as quais só podem ter lugar em caso de aumento de capital, será apurado com base no valor do Património Líquido Total do Fundo do mês anterior àquele em que for efectuada a respectiva liquidação financeira.

O montante mínimo de subscrição e permanência no Fundo, por investidor, é o correspondente a Kz 115.000,00 (cento e quinze mil Kwanzas).

(5)

considerando-se a subscrição efectiva no dia útil seguinte ao da liquidação financeira das Quotas (pagamento das Quotas) respectivamente distribuídas. Este prazo poderá ser prorrogado por até igual período, caso tal seja solicitado pela Sociedade Gestora e autorizado pela CMC.

Qualquer entidade que seja contratada pela Sociedade Gestora na qualidade de Empreiteiro Civil de obras a desenvolver em imóveis pertencentes ao Fundo apenas pode subscrever ou adquirir Quotas correspondentes a um máximo de 10% do valor total do mesmo.

A subscrição das Quotas será efectuada exclusivamente na sede do Depositário. Resgates:

Dado tratar-se de um Fundo de Investimento Imobiliário fechado, os resgates não são permitidos. No entanto, sempre que o prazo de duração do Fundo seja prorrogado por deliberação tomada em Assembleia de Quotistas, os Quotistas que tenham votado contra a prorrogação terão direito ao reembolso, total ou parcial, do valor das Quotas do Fundo que detiverem, sendo as respectivas Quotas amortizadas nos termos da lei.

Os Quotistas que se enquadrem na situação descrita no parágrafo anterior, e pretendam solicitar o reembolso do valor das Quotas do Fundo de que sejam titulares, deverão comunicar tal intenção por carta registada dirigida à Sociedade Gestora indicando o número de Quotas do Fundo a amortizar no prazo de 30 dias subsequentes à deliberação da Assembleia de Quotistas que aprovou a prorrogação do prazo do Fundo.

Em caso de liquidação do Fundo, o produto da sua liquidação será pago aos Quotistas à medida que for feita a liquidação do património, devendo a Sociedade Gestora publicar imediatamente o facto em local a indicar pela CMC e comunicar individualmente esse facto a cada um dos Quotistas. A liquidação do património deverá ocorrer no prazo máximo de 1 ano a contar da data de início da liquidação, sem prejuízo da possibilidade da CMC, a requerimento da Sociedade Gestora, prorrogar esse prazo.

A Sociedade Gestora procederá por uma só vez à liquidação financeira dos reembolsos solicitados, no prazo de 90 dias, contados a partir do termo do prazo de duração do Fundo, podendo este prazo, mediante autorização prévia da CMC, ser prorrogado até 1 ano, sempre que para o efeito se verifique a necessidade de proceder à alienação de imóveis.

Em casos excepcionais, e por deliberação favorável da Assembleia de Quotistas, a Sociedade Gestora pode, mediante autorização prévia da CMC, determinar o reembolso e amortização parcial das Quotas do Fundo.

O valor das Quotas do Fundo para efeitos de reembolso é apurado com base no valor patrimonial da data do final do prazo de duração do Fundo.

O reembolso e amortização das quotas do Fundo serão efectuados exclusivamente na sede da Sociedade Gestora ou do Depositário.

(6)

Distribuição de Rendimentos:

A política de rendimentos do Fundo privilegia a distribuição de resultados distribuíveis (montantes correspondentes aos resultados do mesmo que excedam as necessidades previsíveis de reinvestimento, salvaguardadas que estejam a solvabilidade e solidez financeira do Fundo, bem como a sua tesouraria e a normal evolução dos negócios) apenas a partir do 36.º mês de duração do Fundo, ou seja até ao final do terceiro ano a contar da data do seu lançamento, o Fundo não distribuirá rendimentos. Após este período, a periodicidade da distribuição de resultados, caso ocorra, é efectuada semestralmente.

Cabe à Sociedade Gestora definir as necessidades previsíveis de reinvestimento, bem como os montantes necessários para salvaguardar a solvabilidade e solidez financeira do Fundo, a sua tesouraria e a normal evolução dos negócios, a periodicidade da distribuição dos resultados, sendo os montantes distribuídos pelos Quotistas em função do número de Quotas do Fundo de que cada um seja titular à data da distribuição.

As distribuições de resultados que vierem a ser efectuadas serão devidamente publicitadas, nos termos definidos pela CMC.

Consulta de Informação e Documentação:

O Prospecto só contém a informação essencial sobre o Fundo de forma resumida.

Composição da Carteira do Fundo: A Sociedade Gestora publicará mensalmente, com referência ao último dia de cada mês anterior, em jornal de grande circulação e na sua página da Internet, a composição discriminada das aplicações do Fundo, o respectivo valor do Património Líquido Total do Fundo, o número e o valor das Quotas do Fundo em circulação. A Sociedade Gestora terá ainda à disposição dos Quotistas do Fundo, para consulta, na sua sede e na do Depositário, informação discriminada sobre a carteira do Fundo.

Outras Informação sobre o Fundo: A Sociedade Gestora publicará ainda, em jornal de grande circulação e na sua página da Internet, um aviso para informar que os documentos de prestação de contas, compreendendo o relatório de gestão, as contas e o relatório de auditoria, e bem assim o Regulamento de Gestão e as respectivas alterações, se encontram à disposição para consulta do público na sua sede e no balcão da sede do Depositário. A Sociedade Gestora preparará e divulgará relatórios da actividade e das contas do Fundo e publicitará outras informações periódicas e, em especial, o Relatório Semestral do Fundo no prazo de 90 dias após os meses de Junho e Dezembro, que estarão igualmente à disposição para consulta do público na sua sede e no balcão da sede do Depositário.

Regime Fiscal:

O fundo de investimento imobiliário, os respectivos quotistas e a Sociedade Gestora estão sujeitos à tributação, nos termos e condições constantes da legislação actualmente aplicável e sem prejuízo para a que possa vir a incidir, de futuro, sobre esta matéria.

Contacto:

Qualquer esclarecimento adicional pode ser solicitado à Sociedade Gestora do Fundo na sua sede ou através do número (+244) 222333722

Referências

Documentos relacionados

(vendedora) e Sabugal Fundo de investimentos e Participações FII (Comprador), a Escritura Pública de Venda e Compra relativa aos imóveis discriminados no quadro abaixo.

Os terrenos adquiridos pelo Fundo foram registados pelo valor da escritura, acrescido de outras despesas relacionadas com a compra.. efectuados, acrescidos das despesas relativas

ADMINISTRADOR e dos demais prestadores de serviços do FUNDO, constituem encargos do FUNDO as seguintes despesas: (i) taxas e tributos que recaiam ou venham a recair sobre

As construções acabadas adquiridas pelo Fundo são registadas de acordo com os pagamentos efetuados, acrescidos das despesas relativas a escrituras, registos e

Os terrenos adquiridos pelo Fundo foram registados pelo valor total da escritura, acrescido de outras despesas relacionadas com a compra. Os terrenos nos quais estão a ser

As construções acabadas adquiridas pelo Fundo são registadas de acordo com os pagamentos efetuados, acrescidos das despesas relativas a escrituras, registos e

Não existem outros encargos suportado pelo OIC. As despesas relativas à compra e venda de valores por conta do OIC, aos honorários do Auditor do OIC, assim como a taxa

As construções acabadas adquiridas pelo Fundo são registadas de acordo com os pagamentos efetuados, acrescidos das despesas relativas a escrituras, registos e